armas dos titulos privativos da Coroa

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Títulos

armas dos titulos privativos da Coroa

#110129 | köln | 19 jan 2006 14:26

Caros Confrades:

Tendo em conta que as actuais armas de S.A.R. Duque de Bragança são as mesmas das armas do reino, queiram-me ilucidar relativamente às distinções heraldicas dos restantes titulos da coroa nomeadamente do Duque de Barcelos, de Beja, de Viseu, Coimbra, Guimarães, e do Porto.

Cordialmente
Köln

Resposta

Link directo:

RE: armas dos titulos privativos da Coroa

#110140 | Marcondes | 19 jan 2006 16:19 | Em resposta a: #110129

Não existe "armas de títulos". O que existe são as armas dos titulares. Ou seja, para um mesmo título, cada titular pode ter usado armas diferentes.

Atenciosamente
Marcondes

Resposta

Link directo:

RE: armas dos titulos privativos da Coroa

#110218 | köln | 20 jan 2006 11:45 | Em resposta a: #110140

Caro Marcondes

Peço-lhe que me desculpe pelo erro evocado pois a intenção com que formulei a questão anterior foi com o intuito de abordar o tema referente às armas dos titulares. Naturalmente que mesmo para títulos associados à casa real, as armas vão variando tal como foram variando as armas do reino desde os Avis até aos Bragança.
Contudo quando me refiro a “armas dos títulos”, embora de um modo erróneo, quero com isto questionar acerca das diferenciações heráldicas que se mostram ser mais ou menos constantes para cada título atrás referido. Por exemplo:
- Para o de Duque de Beja – escudo com as armas do reino com diferença de um banco de pinchar de prata de 2 pendentes franchados, sendo os campos altos e baixos de vermelho e 3 palas de ouro e os dos flancos de Aragão e Sicília.
- Para o de Duque da Guarda e Trancoso – escudo com as armas do reino com diferença de um banco de pinchar de prata de 3 pendentes, contendo o pendente esquerdo as armas de Castela e Leão e o dextro, as armas de Aragão
- Para o de Duque de Coimbra – escudo com as armas do reino com diferença de um banco de pinchar de prata de 3 pendentes com 10 pontos contendo 2 deles 2 mosquetas

Estas foram algumas descrições que encontrei se bem que um site francês contém as armas do Duque de Coimbra e do de Viseu de um modo que desconhecia. Como não tenho a certeza destas descrições nem como qualquer referência às armas usadas pelos restantes titulares referidos no post anterior, agradecia que me pudessem ajudar nesta matéria.

Com os melhores cumprimentos
Köln

Resposta

Link directo:

RE: armas dos titulos privativos da Coroa

#110221 | JCC | 20 jan 2006 12:14 | Em resposta a: #110218

Caro Koln

As diferenças heráldica usadas pela família real estão bem descritas. De momento não tenho comigo a documentação mas sei, de memória, ue nas várias pernas do banco de pinchar vão sendo introduzidas armas que, salvo erro entre outras origens, provêem do lado materno.

Esta forma de diferençar garante a unicidade das armas de cada príncipe. A situação que descreve tem a ver com uma determinada família e não com a generalidade (dito de outro modo, os filhos de D. João VI teriam armas diferentes das dos filhos de D. José).

Por outro lado as diferenças são estabelecidas para o filho primogénito, secundogénito, etc e não para o Principe da Beira, Duque de Beja, Duque de Coimbra, etc..

Cumprimentos

Joãon Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: armas dos titulos privativos da Coroa

#110227 | Marcondes | 20 jan 2006 12:56 | Em resposta a: #110221

Prezado Köln,

O João Cordovil já explicou muito bem sobre as diferenças. Não tenho mais nada a acrscentar.

Cumprimentos,

Washington Marcondes Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 18:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen