Castanheira, Comarca de Torres Vedras sécXVII

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Castanheira, Comarca de Torres Vedras sécXVII

#110157 | victorferreira | 19 jan 2006 18:52

Caros confrades,
Num texto referente às primeiras décadas de seiscentos, fala-se de uma "D. Joana do Amaral, que ... viveu na Qta. De Valle Flôres, por cima de Castanheira, Comarca de Torres Vedras"
Há um palácio e Quinta de Valflores em Santa Iria de Azoia (actual Conc. de Loures) que pertenceu à família Barros, descendentes de Jorge de Barros, feitor de D. João III na Flandres.
Mas será essa? Parece-me demasiado perto de Lisboa para ter sido Comarca de Torres Vedras.
Haverá uma quinta com esse nome em Castanheira do Ribatejo? [algum Palha Blanco está on-line? :-)]
Ou em Castanheira de Pêra, lá na Lousã? Será demasiado a Norte?
Algum dos confrades terá alguma pista para a identificação desta Joana do Amaral, ou da Quinta de "Valle Flores"(sic) ou da 'Castanheira' na Comarca de Torres, de que fala o texto?
Os meus agradecimentos antecipados.
VF

Resposta

Link directo:

Castanheira, Comarca de Torres Vedras sécXVII

#110293 | victorferreira | 21 jan 2006 00:39 | Em resposta a: #110157

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Castanheira, Comarca de Torres Vedras sécXVII

#139996 | fernandofaneira | 12 jan 2007 08:54 | Em resposta a: #110157

Penso que esta quinta será na realidade uma que existe a norte de Castanheira do Ribatejo, (concelho de ViLa Franca de Xira) mas já dentro da área administrativa da freguesia do Carregado (concelho de Alenquer); é possivel que tenha então, nestas circunstâncias, pertencido à comarca de Torres Vedras devido à sua relativa proximidade.

Fernando Faneira - Castanheira do Ribatejo

Resposta

Link directo:

RE: Castanheira, Comarca de Torres Vedras sécXVII

#140000 | pmpm | 12 jan 2007 10:13 | Em resposta a: #110157

Caro Victor Ferreira

Existe uma Quinta de Vale Flores na estrada que liga o Carregado a Arruda dos Vinhos, com uma grande casa. Eu costuma ir para lá acampar à cerca de 20 anos e o "palácio" já estava um bocado degradado.
Esta zona situa-se a Norte da Castanheira do Ribatejo e na altura a que se refere pertencia à comarca de Torres Vedras que chegava até Alverca do Ribatejo.

Cumprimentos,

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

Castanheira, Quinta de Vale Flores sécXVII

#140001 | salen | 12 jan 2007 10:17 | Em resposta a: #139996

Caro Fernando Faneira,
Muito grato pela sua contribuição.
Mas veja como são as coisas: andei anos à procura de localizar a tal Quinta, e na sequência, alguém que pudesse ter informação acerca dos antigos (ou actuais?) proprietários, para ver se recolhia elementos sobre a dita Senhora, lá do séc. XVII. Nada.
Uma bela tarde estava em casa de uns familiares, nas encostas sobre Vila Franca, com aquela vista belíssima da noite sobre o Tejo e a lezíria, e o meu parente me fala que a mata à nossa frente se estende até mais ali acima, até Castanheira ... eu pergunto-lhe se conhece alguma Quinta de Vale Flores ... ele diz-me que claro, a Quinta, os donos ...
Ainda não falei com ninguém, mas descobri a Quinta, e com sorte vai a Sexta e o fim-de-semana todo.
Mesmo assim, muito grato mais uma vez, cumprimentos e bom fim-de-semana. VF

Resposta

Link directo:

RE: Castanheira, Comarca de Torres Vedras sécXVII

#140003 | salen | 12 jan 2007 10:19 | Em resposta a: #140000

Acabei de responder a outra gentil indicação neste tópico.
Agradeço igualmente a sua.
Os meus cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 12:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen