Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#110176 | mfcr | 19 jan 2006 22:24

Caros Confrades

A Câmara Municipal de Castro Verde, editou em tempo, um livro da autoria do Padre João Rodrigues Lobato e Joaquim de Brito Nobre, com o título: Vila de Entradas - Breves Notas de História e Antologia.

Nas páginas 60 e 61, consta uma relação de individuos de que estou particularmente interessado e que são:

Luis Baião Faleiro e seus filhos José Guerreiro Faleiro e Manuel Guerreiro Faleiro.
Manuel Afonso Inglês, José Afonso Inglês, Miguel Afonso Inglês, tenho também João Afonso Inglês e Barbara Inglesa.

Algum confrade por acaso já " tropeçou " nestes nomes ? .

Antecipadamente grato por qualquer dica.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#111079 | mfcr | 01 fev 2006 12:34 | Em resposta a: #110176

Caros confrades,

Renovação de pedido.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#114453 | mfcr | 18 mar 2006 23:53 | Em resposta a: #111079

Caros confrades

Renovação de pedido.

Atenciosamente

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115420 | jorafael | 30 mar 2006 01:07 | Em resposta a: #110176

Caro M. Fufino

Estou tentando estudar a família Lança das herdade da Galeguinha (Entradas) e da de Vale Gonçalo (C.Verde), tenho encontrado as famílias Faleiro, Inglês, Afonso. nos livros Paroquiais e nos Notariais de Entradas

Dos Faleiro tenho algumas notas por estarem ligados aos Lança, dos outros não.

Camara Eclesiástica de Beja -
Proc. nº 382 - Cx 53 - ADB
António Guerreiro Faleiro - 1777


Habilitação de gene:
LV Baptis. - C. Verde - findo 1757. Folha 118/V António 14/11/1756 fº do Cap. Manuel Guerreiro Faleiro e de Verónica Raposa moradores na herdade da Portela (C. Verde) neto paterno de António Guerreiro (C. Verde) e Maria Faleira (Entradas)
Neto materno de Luis Fernandes Camacho (S. Miguel do Pinheiro) e de Maria Raposa (Sta. Bárbara de Padrões) Padrinho o Padre Inácio José da Lança.

Pai - LV. Bapt. Entradas - findo em 1719 folha 105/V Manuel fº de António Guerreiro e de Maria Faleira

Avô Paterno -LV. Bapt. Findo 1666 - C. Verde - Folha 176/V António filho de João Pereira e de Maria da Lança.

Avó Paterna - LV Baptis. Entradas - findo em 1696 - Folha 37/V Maria fª de Luis Baião Faleiro e de Sebastiana Gomes (Serpa)

Mãe - Lv Bapt. Mértola 1729 Folha 68/V Verónica fª de Luis Fernandes e Ana Raposa

Avô Materno - Mértola LV. Bapt. 1689 Folha 9/V Luis fº de Diogo Fernandes e de Margarida Camacha.

Avó Materna - Sta. Bárbara de Padrões - LV Bapt. 1705 - Folha 16 - Ana fª de Manuel Rodrigues Colaço e de Catarina Fernandes.

Outro filho do Capitão de Ordenanças Manuel Guerreiro Faleiro e de Veronica Raposo foi José Guerreiro Faleiro que casou com Catarina Guereiro de Gusmão que foram pais do Dr. António Guereiro Faleiro este casado com Mariana Perpétua da Lança de que descendem, ente outros, grande parte dos actuais Faleiro de Castro Verde e de Beja.

José Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115510 | mfcr | 31 mar 2006 00:45 | Em resposta a: #115420

Caro José Rafael

Antes de mais quero agradecer a sua simpática mensagem.

Em relação à parentela da minha Senhora : Faleiros, Ingleses, Afonsos, Mestres, Ortas, Guerreiros, Coelhos, Carvalhos e etc., vão indo conforme posso, pois ainda estou no activo e o tempo obviamente é pouco.

Encontrei aqui nos meus processos algumas referências que talvez lhe interesse, a saber :

- Isabel da Lança e o Reverendo Barradas Guerreiro, foram padrinhos de baptismo do avô Luis Baião Faleiro, que nasceu nas Entradas, a 16.1.1704, sendo filho de Antonio Guerreiro, de Castro Verde e de Maria Faleira, de Albernoa ou Entradas, casou com Maria Mendes Faleiro, no Salvador, Serpa, a 6.5.1732, sendo filha de Manuel Pires e Maria do Monte.

- Manuel Guerreiro Camacho e José Barradas Guerreiro Fonseca, foram testemunhas de casamento, do casal anteriormente referenciado.


- Padre António Teixeira Lança;

- Barbara Camacha, filha de Francisco Nunes Botelho;

- Manuel Pereira, filho de José Pereira Colaço;

Estes são algumas testemunhas/Padrinhos que encontrei, por ora.


O Confrade na sua mensagem, diz que o Capitão de Ordenanças Manuel Guerreiro Faleiro, casado com Verónica Maria Raposo, é filho de António Guerreiro, Natural de Castro Verde e de Maria Faleira, de Entradas ou Albernoa.

Se verificar, a filiação, a naturalidade e a proximidade do ano de nascimento do Manuel é identica à do avô Luis, este nasceu em 1704, se me confirmar estes dados, então o Manuel e o Luis, são irmãos.

Este pedido de confirmação da filiação do Capitão de Ordenanças Manuel Guerreiro Faleiro, casado com a Verónica Maria Raposo, predende-se com a dúvida que tenho com a filiação constante no " Rossio " que também não confere com a minha. ( O Luis Baião Faleiro e a Sebastiana Gomes, seriam Pais da Maria Faleira e não do Manuel Guerreiro Faleiro, já que o Manuel Guerreiro Faleiro, é filho do Antonio Guerreiro e Maria Faleira.

Penso que é do conhecimento do Confrade José Rafael o seguinte:

O avô Luis Baião Faleiro, o que nasceu em 1704 e casou com a Maria Mendes Faleiro, também foi Capitão de Ordenanças, em Entradas. Em 1772, quando faleceu o seu lugar foi ocupado por Manuel Lança.

Antecipadamente grato pelo atenção.

Manuel Rufino

Montijo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115542 | josemssantos | 31 mar 2006 17:23 | Em resposta a: #115510

Caros Jose´Rafael e Manuel Rufino

Ando à procura dum sétimo avô - Domingos Afonso - do qual tenho apenas nat. de Castro Verde, e teria nascido cerca de 1650.Foi pai de Manuel Roiz Alão que casou em Odemira e foi genearca desta família no concelho de Odemira.

Obrigado antecipadamente

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115551 | mfcr | 31 mar 2006 18:47 | Em resposta a: #115542

Caro José Maria S. Santos

Os elementos que disponho dos " Afonsos " não são tão recuados. No entanto, tomei boa nota.
Logo que disponha de elementos comunicar-lhe-ei.

Atenciosamente

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115690 | jorafael | 03 abr 2006 01:25 | Em resposta a: #115510

Caro Manuel Rufino

Relativamente aos filhos de António Guerreiro (C. Verde) e de Maria Faleira (Entradas) tirei as seguintes notas:

Livro de Baptis. de Entradas 005 do ADB (1696 - 1719)

Folha 35/v - Manuel fº de António Guerreiro e Maria Faleira
Folha 50 - Luis fº de António Guerreiro e Maria Faleira
Folha 74/v - Jose fº de António Guerreiro e Maria Faleira
Folha 105/v - Manuel fº de António Guerreiro e Maria Faleira

Não tomei notas das datas.

Relativamente ao Capitão Luis Bayão Faleiro

Livro de bapt. de Entradas Lv 007 ADB (1728 - 1750)

Folha 68/V Isabel (20/11/1746) fª do 2º casamento do Capitão Luis Bayão Faleiro e do 1º casamento de Joana da Palma de Nigreiros (S. Marcos - Mértola)
Neta paterna de Anto. Guerreiro e de Maria Faleira
Neta materna - Manuel Mideiro e de Romana dos Santos

Folha 81/V Maria dos mesmos

Livro Bapt. Entradas 008 ADB (1750 - 1770)

Folha 9 Josefa (11/12/1752) Capitão Luis Bayão Faleiro e Joana da Palma de Negreiros

Folha 29 António (28/01/1754) Capitão Luis Bayão Faleiro e Joana da Palma de Negreiros

Folha 40 Luis 4º Fº do Capitão Luis Bayão Faleiro e Joana da Palma de Negreiros

Folha 64 Luis 5º fº do Capitão Luis Bayão Faleiro e Joana da Palma de Negreiros

Folha 140 José fº de Ambrózio da Costa e de Maria Mendes Faleira
Neto paterno de Domingos Jorge (S. Marcos) e de Barbara Pais (S. Barbara)
Neto materno de Luis Bayão Faleiro e de Maria Mendes (Serpa)

José Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115733 | josemssantos | 03 abr 2006 20:54 | Em resposta a: #115551

Caro Manuel Rufino

Muito obrigado pela sua resposta.
Se então lhe aparecer qualquer informação sobre um Domingos Afonso, agradeço-lhe.Ele casou, supostamente em Odemira, com Sebastiana Nunes ca. 1675.

Li msg seguinte de José Rafael, e o Negreiros chama-me a atenção para o artista plástico Almada Negreiros que tinha ligações a Aljustrel, senão mesmo natural.Tratar-se-á da mesma família?

Cumprimentos e muito obrigado

José MAria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115738 | mfcr | 03 abr 2006 21:43 | Em resposta a: #115690

Caro Confrade José Rafael

Uma vez mais, quero agradecer, o seu empenho na " arrumação " destes Faleiros da minha Senhora, pois o seu " empurrão " foi muito importante.

- Ficámos a saber que o avô Luis Baião Faleiro, nascido em Entradas, a 16.01.1704, casou duas vezes. Eu só tinha o casamento do Luis com a Maria Mendes, ambos solteiros, casaram no Salvador - Serpa, em 6.5.1732, não suspeitava do seu 2º. casamento, até porque tinha o seu filho ( avô ) José Guerreiro, devidamento identificado.

- Também não conhecia o avô Luis Baião Faleiro, casado com a Sebastiana Gomes, e que é avô do Luis Baião Faleiro, casado com Maria Mendes, e posteriormente com a Joana da Palma Negreiros.

- O Confrade José Rafael, faz referência ao José ( José da Costa Pais, também aparece algumas vezes como José da Costa Faleiro ) filho do Ambrosio da Costa Pais e da Barbara, este avô é afilhado de baptismo da Verónica Maria, mulher do Capitão de Ordenanças Manuel Guerreiro Faleiro, da Portela.

- Uma curiosidade já que o Confrade é de Beja e pode até do seu conhecimento, apesar da Cidade ser bastante grande.

A minha Senhora em criança ouvia a mãe falar de uns parentes de apelido Mendes Cabrita, estabelecidos nessa Cidade com negócio de tecidos. Estes apelidos são extensivos também a Almodovar, em épocas mais recuadas. Se for do seu conhecimento agradeço informação.

Para terminar, gostaria de fazer uma referência que o Confrade José Maria Simões dos Santos, colocou sobre os Negreiros. Terá algo a ver com o Artista Pástico Almada Negreiros ? Aljustrel ? . Já agora eu acrescentaria, Serpa ? .

Com os melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Montijo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#115856 | mfcr | 05 abr 2006 12:27 | Em resposta a: #115690

Caro José Rafael

Continuando a ver os processos de Entradas, encontrei um Padre João Guerreiro da Lança, que prestou serviço naquela Paróquia.

Relativamente aos pais de António Guerreiro : João Pereira e Maria da Lança, eu pergunto ao Confrade o seguinte : A Maria da Lança, ( 8ª. avó ) é ascendente da sua Senhora ? . Se é, então a sua Senhora é parente da minha.

Não sei se reparou na minha msg do dia 3, relativamente aos Cabrita Mendes, de Beja e se porventura tem conhecimento deles.

Antecipadamente agradecido pelas ajudas que me deu, aproveito para apresentar os melhores cumprimentos.

Manuel Rufino
Montijo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#117016 | mfcr | 21 abr 2006 00:05 | Em resposta a: #115420

Caro confrade José Rafael

Retomando as leituras nas minhas certidões encontrei :

Na fotocópia de um filho do José da Costa Pais/Faleiro, vem um outro baptismo ainda que incompleto, que talvez lhe interesse.

Mariana, * 30.10.1811, foi baptizada na Igreja Matriz de Entradas, filha legitima do Capitão João de Mira Pato e de Esperança Maria, ambos naturais da Freguesia de Entradas e moradores no monte da Galeguinha.

Neta Paterna do capitão Manuel da Lança, natural de Entradas e de Felicia Perpétua Tomazia de Aquino, natural da Vila de Castro Verde e pela Materna...
( continua na folha seguinte, que não tenho )., mas tenho a referência : Livro de bap. de 1803 - 1818, f. 35 V - Cx 2 L1.10 - Entradas.

Nota - Felicidade Perpétua Lança, mulher do alferes Luis José Cordeiro, também é dos seus ? . Se sim, só confirma a ligação entre os Lanças e Faleiros, já que a minha avó Felicidade Figueira - que vai entroncar no Luis Baião Faleiro -, é afilhada de baptismo da Felicidade Lança e de Manuel Jorge de Brito, Lavrador dos Pereiros.

Melhores cumprimentos
Manuel Rufino
Montijo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#117286 | jorafael | 24 abr 2006 23:53 | Em resposta a: #117016

Caro Manuel Rufino

Todos os Lança que refere são dos "meus".

João de Mira Pato (tem os apelidos do avô materno, Mira Pato de S. Vitória - Beja) casado com Esperança Joaquina (filha de Manuel Coelho e de Ana Joaquina - Entradas) são pais de Felicidade Perpétua da Lança, esta é irmã da Mariana *1811.

Felicidade Perpétua da Lança casa com Luis José Cordeiro (*S. Marcos da Ataboaeira) filho do Capitão António Guerreiro Mestre (* S. Barnabé - Almodôvar) e de Barbara Josefa de Figueiredo esta descende de uma família Zarco de S. Marcos da Ataboeira / Entradas / Vila de Frades.

Felicidade P. Lança e Luis J. Cordeiro foram pais de Bárbara Emília da Cunha Cordeiro que casa com seu primo Luis de Vilhena Freire de Andrade e deste casamento descendem os Vilhena Freire de Andrade de Beja.

Relativamente aos Cabrita de Beja/Almodovar nada sei, eu sou Cabrita mas dos de S. Bartolomeu de Messines - Algarve.

Cumprimentos
José Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156577 | mfcr | 18 mai 2007 22:16 | Em resposta a: #115690

Caro Confrade José Rafael

Venho novamente solicitar a sua ajuda para os meus Faleiros, é que desde a sua última intervenção não consegui avançar nas pesquisas principalmente pelo facto do ADB as não fazer.

1 - Pergunto nas suas investigações sobre os Lanças cruzou-se com mais algum Faleiro ?.

2 - Outra pergunta que tenho há muito tempo para lhe fazer é esta :

Os seus Lanças estão ligados à família Vilhena Freire de Andrade.

Li nos " Subsidios para um Tombo genealógico da Provincia do Baixo Alentejo" que Luis Figueira Mestre, nascido a 21-1-1722, também está ligado á familia Vilhena Freire de Andrade, por casamento com D. Maria Joaquina Eugénio de Vilhena.

3 - Tenho um avô contemporânio do Luis Figueira Mestre, de seu António Figueira Mestre, nascido + - 1710, do qual desconheço ainda a filiação.

O confrade José Rafael, por acaso não sabe nada destes Figueiras Mestres ?.

Antecipadamente grato pela sua ajuda.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156625 | rafael | 19 mai 2007 16:21 | Em resposta a: #156577

Caro Manuel Rufino

Cheguei agora a casa e vim logo ao Fórum. Talvez ainda hoje lhe diga alguma coisa.
Que eu saiba não estou ligado aos Lança, nem a estes Vilhenas Freire de Andrade. Aos Faleiros, por consanguinidade estou confuso. Sobre Figueira Mestre, pouco, mas alguma coisa lhe direi.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156651 | mfcr | 19 mai 2007 21:42 | Em resposta a: #156625

Caro Confrade Rafael Carvalho

É sempre um prazer comunicar com o Senhor.

Se porventura tiver alguma informação fico muito grato.

No entanto, e apesar de me sentir muito honrado com este seu contacto, esta minha mensagem dirigia-se ao confrade José Rafael, de Beja, também uma pessoa muita simpática que muito me ajudou num passado recente.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156653 | rafael | 19 mai 2007 22:02 | Em resposta a: #156651

Caro Manuel Rufino

O José Rafael é meu primo e a esposa também é minha prima. Ele é a pessoa indicada para ajudá-lo no que pretende. Aliàs, é muito meticuloso e seguro no que investiga;sem prejuizo, claro está, de eu tb. enviar-lhe alguma informação, do que souber.

Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156654 | mfcr | 19 mai 2007 22:23 | Em resposta a: #156653

Caro Confrade Rafael Carvalho

Desconhecia o parentesco existente. Confirmo a generosidade e disponibilidade de seu primo para ajudar. As famílias Lança ( da Esposa ) e Guerreiro Faleiros ( meus ), ligam-se em meados do Século XVII, não só com casamentos, como padrinhos de nascimentos e casamentos. Há uma forte ligação.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156742 | jorafael | 20 mai 2007 23:42 | Em resposta a: #156577

Caro Manuel Rufino

Relativamente aos seus Lanças tenho de confirmar um nome que é o do marido da sua ascendente Maria da Lança que deverá ser João Pexeiro e não João Pereira como lhe indiquei. Caso se confirme, estes são os Lanças dos Vilhenas Freire de Andrade e os da família da minha mulher.

Relativamente a outra ascendente sua a Ana Raposa de Santa Barbara de Padrões filha de Manuel Rodrigues Colaço e de Catarina Fernandes, este casal é igualmente ascendente da minha mulher, da mulher do Rafael de Carvalho e dos Romana Colaço de Castro Verde.

Relativamente aos Figueira Mestre em Castro Verde temos um confrade Luís Figueira no tema Lanças, Castro Verde.

Quanto aos “Subsídios para um tombo genealógico da província do Baixo-Alentejo” o tema Faleiros contem erros.

Cumprimentos

José Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156774 | jorafael | 21 mai 2007 13:31 | Em resposta a: #156577

Caro Manuel Rufino

Já tenho a confirmação Livro misto (Lv 002) de Castro Verde, folha 176 –ADB; António: 5/03/1666 filho de João Pixeiro e de Maria da Lança, padrinhos o Padre Vasco Carrilho e Isabel de Brito.

Os Lanças são os mesmos que os dos Vilhenas Freire de Andrade, que os da minha mulher e muitos mais como o Visconde de Belver, os Viscondes do Torrão…deste modo somos parentes.

Relativamente à Maria da Lança ela é filha de João Guerreiro e de Isabel da Lança de Castro Verde (Herdade de Vale Gonçalo) esta última irmã de Diogo da Lança de Entradas (herdade da Galeguinha)

A herdade de Vale Gonçalo foi herdada por Maria da Lança casada com o João Pixeiro

João Pixeiro e Maria da Lança tiveram pelo menos:
1- O capitão João da Lança Pixeiro casado com Joana Guerreiro Camacho
2- Isabel da Lança casada com Manuel Fernandes que são pais de Eusébia da Lança casada com Teodósio Freire de Andrade Coimbra de que descendem os Vilhenas Freire de Andrade
3- António Guerreiro casado com Maria Faleira seus ascendentes


João Guerreiro e Isabel da Lança (ela dos Fernandes Lanças de Beja ) tiveram três filhos o casamento não foi longo pois o João Guerreiro morreu novo. Encontrei a escritura de fiança da Isabel da Lança a seus filhos quando da morte de João Guereiro nos Notariais de Castro Verde 1644 (Livro 4, 1º Ofício folha 38 – ADB). Os filhos são:

1 – Luís ?
2 – Margarida Guerreiro de que descende a minha mulher
3 – Maria da Lança sua ascendente.


Cumprimentos
José Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156833 | mfcr | 21 mai 2007 20:14 | Em resposta a: #156774

Caro confrade José Rafael

Sinceramente não esperava tanta informação, uma vez mais não sei como lhe agradecer, Bem Haja.

Agora vou ordenar toda a informação, como o Senhor Rafael sabe tenho avançado só com pedidos ao ADB, pelo que tenho ainda muita informação "enrolada" e com a sua preciosa ajuda já estou a puxar as pontas.

Ainda não lhe tinha falado de um João da Lança, porque eu pensava que ele não tinha nada haver connosco, afinal é o Capitão João da Lança Pixeiro, o que faz todo o sentido, a fotocópia que tenho não refere o " Pixeiro ". Este Capitão casado com a Joana Guerreiro Camacho, é cunhado do Manuel Guerreiro Camacho ?.

Em relação aos Subsidios T.G.P.B.Alentejo, concordo em absoluto com o Senhor.

A minha curiosidade em relação ao Capitão de Almodovar Luis Figueira Mestre, para além do meu avô António Figueira Mestre, ser contemporâneo dele, não sei se havera alguma ligação. Este Capitão aparece também como Padrinho de outros avós.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156840 | rafael | 21 mai 2007 21:53 | Em resposta a: #156774

Caro José Rafael

Isto tb. interessa ao parente Manuel Rufino.

A minha mulher tem tb. como avós MANUEL REVEZ e CONSTANÇA FERNANDES, moradores na rua Nova, em Almodôvar, ela filha de CAETANO MESTRE e de MARIA COLASSA, cas. na ermida de São Pedro das Cabeças oos 31.5.1705.
Caetano filho de MANUEL dos REIS (?),do M.te dos Gatos-Castro Verde e de MARIA MESTRA.
A MARIA COLLASSA ,filha de MANUEL ROIZ COLASSO e de CATARINA FERNANDES LAMPREIA,ele nobre e principal e moradores em Santa Bárbara de Padrões, mas naturais de Mértola e de São Sebastião dos Carros.
ACATARINA filha do capitão-mor de Mértola e lavrador da Espanca,MANUEL VAZ BOTELHO ( teria participado(?) na batalha das Linhas de Elvas ) e de D.CATARINA MESTRE LAMPREIA, filho do Cap.ão de Aux.VICENTE DIAS e de ISABEL AFONSO,sr. da herdade da Espanca.
Tenho apontamentos dispersos que precisam de ordem, destas famílias.
Mas vão mais alguns:
MARIA COLASSA referida é irmã de Ana Botelho Colassa, cc André Gonçalves Romano FSO e de Esperança Colassa cc António Guerreiro de Gusmão,avós do Pad. CSO Manuel Guerreiro Aires ,da nobreza mais qualificad do Campo de Ourique ( este é da minha família pelos Guerreiro de Gusmão e Guerreiro Aires, da freg de Santana e da de São Sebastião de Gomes Aires e de Santa Clara-a-Nova).
tB. era irmã de CATARINA COLASSA que casou com BARTOLOMEU GALEADO.
Tenho mais, mas agora surgiu contratempo para continuar.

Mas não resisti e ainda segue que D.MARIA MESTRE LAMPREIA que casou em Santana da Serra com o Manuel Afonso Tacanho, era tb. filha do cap.-mor Manuel Vaz Botelho já referido a mulher deste ja mencionada atrás era irmã do cap.ão Estevão Rodrigues Lampreia COC e cap.mor de Mértola .D.Maria Mestra Lampreia foi avó materna(?) de de Simão de Azevedo e Silva, prior de Mértola.

tENHO aPONTs. de Zarco ,de Chaveiro, de Sarilho, Arvellos,Lampreia e Roiz Colasso,etc. que prov. conforme o tempo irei colocando, mas sem prometer para breve.

Abraços.
Rafael

Não esquecer que são apontamentos dispersos, mas úteis, embora um ou outro impreciso.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156843 | rafael | 21 mai 2007 22:04 | Em resposta a: #156833

Caro Manuel Rufino

Os Guerreiro Camacho interessam também a meus filhos, pela Mãe.

O director ( ainda ?) da Bib. da C.M de Beja, salvo confusão minha, usa os apelidos:Figueira Mestre.

Boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156855 | mfcr | 21 mai 2007 22:44 | Em resposta a: #156843

Caro Rafael Carvalho

Boa Noite

Obrigado pela " dica ", vou tentar o contacto com o Senhor Figueira Mestre, quem sabe se chego a bom porto.

Em relação aos Guerreiro Camacho, como avoengos por agora não tenho referências. No entanto já os tenho referenciados como padrinhos. A minha Senhora tem ascendentes também de Almodovar. O Capitão de Almodovar Luis Figueira Mestre, é padrinho de casamento do meu avô António Dias, de S. Bernabé. O meu avô Miguel Guerreiro, é afilhado de baptismo de Maria Josefa Xaveiro, ( salvo erro sua parente ? ) mulher de João Rodrigues da Palma, do Malhão, de Alcaria Ruiva

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156860 | jmariz | 21 mai 2007 23:03 | Em resposta a: #156833

Alguma informação sobre famílias relacionadas com as que têm sido referidas encontra-se, resumidamente, em José Mariz, Camacho de Brito. Catálogo de um arquivo de família (1637-1903), ed. Arquivo Distrital de Beja e Câmara Municipal de Aljustrel, Beja 1996.
Terei mais informação sobre alguns dos citados, nomeadamente os que se relacionam com a família Camacho de Brito (ou Brito Camacho) que poderei disponibilizar.

José Mariz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156868 | mfcr | 21 mai 2007 23:37 | Em resposta a: #156860

Exmo. Senhor Dr. Mariz

Obrigado pela informação. Como deve calcular estou interessadissimo neste catálogo e demais informações. Amanhã mesmo estabelecerei contacto com o Senhor Dr.

Boa noite

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156870 | rafael | 21 mai 2007 23:39 | Em resposta a: #156855

Caro Manuel Rufino

O seu avô -ANTÓNIO DIAS-é natural de São Barnabé, ou da fregesia ?
Eu tenho muitos antepassados da freg. de Sao Barnabé , saliento os-Dias Queimado ( séc. XVII ). Gostaria de saber da família dos seus-DIAS.
Também tenho desta freg.ª Guerreiro, Afonso,Mideiro,Martins,Gonçalves,Guerreiro Contreiras,Nobre, Costa.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156875 | mfcr | 22 mai 2007 00:42 | Em resposta a: #156870

Caro confrade Rafael Carvalho

Boa Noite

Os meus avós Dias, são da Freguesia de São Barnabé, Concelho de Almodovar, mas são do Século XVIII. O filho n. 7.7.1740 o pai ainda desconheço a data de nascimento.

No entanto, do Concelho de Almodovar, tenho ainda avoengos nas Freguesias de Santa Cruz, Santo Ildefonso, Santa a Clara a Nova e Senhora da Graça de Padrões.

Não sei se é esta Freguesia que o confrade Rafael Carvalho se refere.

Se confirmar e se estiver interessado também nas outras Freguesias, mais logo à noite colocarei tudo o que tenho.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156940 | Conde | 22 mai 2007 17:14 | Em resposta a: #117016

Já viu as "Linhages de Portugal" publicadas a partir dos anos 70? Tem lá os Lampreias, Guerreiros, Mestres etc. Devia ver.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156964 | mfcr | 22 mai 2007 19:21 | Em resposta a: #156940

Caro confrade Conde

Os meus sinceros agradecimentos pela informação. Ainda não vi, mas vou procurar.

Renovados agradecimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156967 | rafael | 22 mai 2007 19:39 | Em resposta a: #156964

Caro Manuel Rufino

Com a devida vénia ao nosso confrade Conde, suponho que se trata do opúsculo-LINHAGENS DE pORTUGAL -VILHENAS FREIRES DE ANDRADE de BEJA, 1984, de aNTÓNIO DE sOUSA LARA.

Cumprimentos.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156993 | rafael | 22 mai 2007 22:27 | Em resposta a: #156967

Caro José Rafael

Tenho um CAETANO MESTRE ( homónimo de um avô de minha mulhe e da mesma época, pode ser o mesmo ) que serviu de testemunha no Proc. FSO de BRAS MESTRE COELHO cc LUISA MESTRA (já viúva) nat. e morador em Castro Verde.
O inquisidor foi Diogo Guerreiro Camacho (tenho a fot. do nasc. dele e à margem anotação curiosa, liv. de bat. de São Seb. de Gomes Aires) e tb.na inquirição aparec o Com.º do SO MIGUEL MESTRE.
Mas como ia dizendo CAETANO MESTRE tinha 70 anos nessa altura 13.10.1753 .Era lavraor, cap.ão das Ordenanças ,JUÍZ DOS DIREITOS REAIS e Almoxarife da comenda do ducado de Aveiro,nat. e mrd. no termo de Castro Verde.

Se tiver alguma coisa sobre ele ou família agradeço.Aliàs, a minha mulher tem antepassados com apelidos- MESTRE COELHO-um deles foi sargento ao serviço do Gen. Gomes Freire de Andrade e fez a Campanha da Rússia ainda veio a casar 3 vezes :-). Era agigantado ainda mais que o meu sogro António Bernardino Colaço,seu descendente.

O proc. do SO que referi, na TT menciona testemunhas e lugares cujos APELIDOS são dos principais e Castro e de Almodôvar.

Há 10 anos um advogado que se dedicava a estudo de famílias de Almodôvar pesquisava os LANÇAS descendentes de João da Lança Valente e de sua mulher Catarina Mestre que moraram em Aljustrei fins do séc. XVII.E tb. estudava os Vilhenas,curioso que me interessam familiarmente e os CORREIAS, que viveram na Aldeia dos Mestres-Almodôvar um descente destes casou em Pêra,Silves aos 21.8.1718.
Mas tenho de ficar por aqui,tenho mais ,mas vou a outro tópico.Hoje, houve disposição, vagar e gosto por trabalhar aqui no Fórum, o que há muito tempo não me era possível, e isto é como as cerejas...!

Boa noite.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#156998 | rafael | 22 mai 2007 22:49 | Em resposta a: #156993

Caro José Rafael

Antes que me esqueça.Houve um cap.ão JOÃO PICHEIRO LANÇA, nat. de Castro Verde cc JOANA GUERREIRA CAMACHA, nat. de sÃO Miguel do Pinheiro.Destes vÊm alguns FRAGOSOS LANÇA, de Garvão-Ourique.
Há descendência ainda hoje muito ilustre, não só na política como um grande genealogista que teve a amabilidade de há anos ter-me oferecido alguns apontamentos muito úteis, da família alentejana a que pertence e tb. da Beira onde tenho raízes, pelo meu avô paterno.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157000 | rafael | 22 mai 2007 22:58 | Em resposta a: #156998

Também num Boletim da Academia Portuguesa de Ex.LIBRIS de que fui sócio e tenho-o não sei onde um ESQUEMA GENEALÓGICO pelo Dr. Carlos Lobo sobre os Vilhena e Freires de Andrade, de Almodôvar. Refere tb. D.FELICIDADE P. LANÇA CC LUIS JOSE CORDEIRO e os GUEDES PIMENTA,de Beja e BRITO e ABREU,de Albufeira,etc.
O escritor que viveu em Macau,VENCESLAU DE MORAIS, pertence a estas famílias.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157003 | mfcr | 22 mai 2007 23:19 | Em resposta a: #156967

Caro confrade Rafael

Boa noite

Muito obrigado por esta "dica" da qual já tomei nota.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157038 | cabecao1 | 23 mai 2007 11:44 | Em resposta a: #156860

Exmo Senhor
Dr. Jose Mariz

Entre os meus antepassados da zona , descendo de :

1- FRANCISCO DE BRITO CAMACHO, ( Aljustrel- 20.12.1794),casou com Veronica Maria , filha de Manuel Lourenço ramos e de Isabel Afonso, de Castro Verde.

. era filho de :

2- JOÃO CAMACHO DE BRITO, casado com Ana Joaquina de Figueiredo, ( Castro Verde- 8.5.1755), filha de Francisco Mestre e de Maria Zarco, ambos de Castro Verde.

, era filho de ;

3- INACIO DE BRITO CAMACHO, ( Aljustrel- 14.3.1723), que casou com Barbara Josefa, de Trindade -Beja, filha de Domingos Lopes Franco e de Maria da Conceição, de Berinjel.

, era filho de BARTOLOMEU GOMES DE BRITO, que casou com Angela Goncalves Monteza.

Este era filho de Domingos Coelho de Brito e de Joana Louçam, e ela filha de Estevão Guizado Raposo e Maria Goncalves Janeira.

A partir deste ponto é que ja não tenho mais informações, e como vi a sua mensagem ,gostava se possivel de saber se tem alguns dados mais que me possa indicar.
Antecipadamente agradecido.

Cunprimentos

ANTONIO MANUEL FIGUEIRA PRATES CANELAS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Castro Verd

#157166 | correa | 24 mai 2007 16:35 | Em resposta a: #157003

Caros participantes

Procuro os ascendentes de ANTONIO LOUREIRO e de BEATRIZ RAMOS

casados cerca de 1635 e de

MANUEL LOUREIRO RAMOS e de JOSEFA DE FREITAS CAIADO casados cerca de

1680, ambos de Castro Verde.

Meus cumprimentos

A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Castro Verd

#157183 | mfcr | 24 mai 2007 18:37 | Em resposta a: #157166

Caro confrade A. Correia

Lamento muito mas não tenho elementos sobre estes seus avoengos.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157274 | cabecao1 | 25 mai 2007 15:42 | Em resposta a: #156840

Exmo Senhor

Tenho entre os meus antepassados um " MANUEL VAZ LAMPREIA ", de Almodovar, que casou com Maria Martins , de S.Marcos, pelos anos de 1740, e que foram pais de Rosa Martins, que nasceu em S.Marcos a 10.10.1749, e que casou com Manuel Lourenço Ramos , de Castro Verde, filho do Capitão Manuel Lourenço Ramos , de Aljustrel e de Isabel Afonso, de Castro Verde.

Se souber algo sobre os antepassados deste " Manuel Vaz Lampreia " ficava agradecido.

Os melhores cumprimentos

Antonio Manuel Figueira Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157311 | mfcr | 25 mai 2007 21:13 | Em resposta a: #157274

Exmo Senhor António Canelas

Lamento muito mas os meus Martins e Lampreias, não se encaixam nos seus.

Quanto ao Marcos Raposo, aparece como padrinho de baptismo da minha avó Maria Figueira Mestre, em Entradas e que viria a casar no Salvador - Serpa, com José Guerreiro Faleiro.

Os melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157321 | jorafael | 25 mai 2007 22:39 | Em resposta a: #156840

Caro Rafael

Venho agradecer os elementos que tem colocado sobre os Colaço de Santa Barbara de Padrões, a minha mulher descende do casal Bartolomeu Galeado (Sete Alçarias) + Catarina Colaça (Santa Barbara) moradores na herdade da Rosa.
Relativamente a André Gonçalves Romano casado com Ana Botelho Colaço refere que ele é FSO sabe qual o nº do maço e o da diligência?

Um abraço
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157337 | rafael | 26 mai 2007 03:56 | Em resposta a: #157321

Caro José Rafael

Só agora vim aqui e é já muito tarde, mas amanhâ vejo o que tenho sobre o que pede e sobre Galeados e outros a eles ligados,etc., talvez amanhã.Vamos lá ver !
Estou a fazer um apanhado dos meus apontamentos sobre a asc.ª do meu avô Manuel RAFAEL da Palma, que levará algum tempo, mas o que apurar do pai dele interessa-lhe, porque a sua Esposa é trineta do meu bisavô António Rafael.
Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157339 | rafael | 26 mai 2007 04:14 | Em resposta a: #157003

Caro Manuel Rufino

A obra - O TERMO de CASTRO VERDE ( 2. vols. )- Um Contributo para a sua História -por João José Alves da Costa traz achegas muito importantes para a Genealogia.Amanhã poderei adiantar alguma coisa ,agora é tardíssimo.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157351 | mfcr | 26 mai 2007 12:13 | Em resposta a: #157339

Caro Rafael Carvalho

Quero agradecer a sua disponibilidade, como sempre pronto a ajudar os outros.

Eu tenho o 2º. volume da obra - O TERMO DE CASTRO VERDE - um contributo para a sua História, do Dr. João da Costa, com quem já troquei correspondência àcerca dos Faleiros.

Não adquiri o 1º. volume desta obra, por estar esgotado.

Renovados agradecimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157363 | rafael | 26 mai 2007 16:52 | Em resposta a: #157351

Caro Manuel Rufino

Eu possuo os 2 vol. oferecidos por um amigo descendente das famílias principais de Castro Verde e seu termo,que há muito tempo não sei notícias.
O 1.º vol. tb. tem muita gente interessante, o nome das herdades que tiveram posse ou viveram,etc.Estou ao dispor para consultar o referido volume e responder; mas como é de interesse para muitos confrades vou tentar,
NÃO prometo, colocar os nomes de muitas pessoas que lá figuram.
Acho um dever de todos nós ajudarmo-nos uns aos outros, na medida do possível.Felizmente, sempre tive muitas ajudas e ainda com a importância e a consideração de muitos me permitirem disponibilizá-las, o que raríssimas vezes faço,obviamente.Aliàs, se gosto de ajudar, também não me coibo de pedir ajuda,nem sempre da maneira mais ortodoxa :)

Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE:Guerreiro Aires, Galiado, Gusmão, Colaço.

#157367 | rafael | 26 mai 2007 18:28 | Em resposta a: #157321

Caro José Rafael

Vou enviar-lhe alguns apontamentos meus e alguns que me enviou há anos o Prof. Doutor Paulo de Morais, que por via do avô paterno é descendente dos -MESTRE-de Beja, família nobre já do tempo de D.Manuel I ; aliàs, já nossos conhecidos e da famìlia.

Tenho alguma coisa dos-VIZEU´-porque me interessam pelos meus-GUERREIRO AIRES-da freg. de São Sebastião de Gomes AIRES e os de Santa Clara-a-Nova e os -MESTRE COELHO, dos meus filhos.

BARTOLOMEU GALIADO cc ....................tiv. Belchior Afonso ( Tacanho ? ) e Luís Afonso.
Do Belchior Afonso será neto,certamente,Diogo Mestre Baião, pessoa nobre, cc Maria Colassa ,filha de Bartolomeu Galeado ( homónimo e neto do outro ref.º)e de Catarina Colaça ,filha dos nossos Manuel Rodrigues Colaço e de s.mr Catarina Frs.
Do cap.ão Diogo Mestre Baião (acima), morador no Castelo-freg. de Almodôvar e de Maria Colaça Galiada é filho João Mestre Baião cc sua prima cons. J.na Teresa Colaço cc o cap.João Guerreiro Aires, daCorte Zorrinho, Almodôvar.E tb. filho Francisco Jorge Baião cc ( com dispensa em vários graus ) Maria Lampreia Colassa e outro irmão destes tb. dos mesmos pais-mATEUS gUERREIRO de Gusmão.
J.Teresa filha de Ant. Guerreiro Aires e de Maria Guerreira Colassa,do M.te da Antoa , neta pat. de Domingos Guerreiro Aires e de Maria Contreiras n. 6.1.1650-bat. em Santa Clara Nova ( que deve ser dos meus Guerreiro de Contreiras,daBrunheira-São Bárnabè, mas nat.s da freg. de Santa Clara-Almodôvar ) e neta mat. de António Guerreiro de Gusmão( este filho de Amaro Guerreiro de Gusmão e de Maria Guerreira ) e de s.mr. Esperança Colaça n. 7.5.1696 ( esta filha do nosso Manuel Rodrigues Colaço e de s.mr. Catarina Fernandes).
António GUER.º aIRES atrás ref.º é bisneto de João Aires ( meu tio-10.º avô) e de Guiomar Frz da família GUERREIRO, da antiga comarca do Campo de Ourique que está a ser estudada pelo Luís Soveral Varella, para ser publicada e que será uma obrade referência e importante na Genealogia do B.xo Alentejo, embora se estenda a ramos, hoje do Algarve.
O Pad. Manuel Guerreiro Aires Com. Santo Ofício ,Cav. Prof.º da Ordem de Santiago e da "maior nobreza do Campo de Ourique"como atestado no Poc. S.O. era filho de de António Guerriro Aires e de Maria gUERREIRA cOLAÇO.

Um abraço.
Rafael

Tb. terá interesse em consultar o tópico-

Resposta

Link directo:

RE:Guerreiro Aires, Galiado, Gusmão, Colaço.

#157369 | rafael | 26 mai 2007 18:47 | Em resposta a: #157367

Terá interesse em cons.
http//genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=57384#lista
Sobre o cap.Mateus Guerreiro de Gusmão,morador em Castro Verde foi administrador de umas capelas instituidas por seu tio o Ben. Diogo Mestre morador em Entradas e outra que instituiu o seu tio o Pad. Luís Guerreiro de Gusmão e ainda outra pela sua tia , Maria Guerreira, mradora nos Castelos-freg- de Almodôvar , na herdade da Pipa e na herdade do Guilherminho ,da freg. de Santana da Serra ( quem me havia de dizer, que este monte por onde passava perto, em criança para ir a um moinho de àgua que possuimos nesta ribeira e onde tomava banho, seria referido por mim, tantos anos passados !) e ainda adm. de outras capelas inst. pelos outros tios Gaspar Ramos e André Pires.
Tenho de ficar agora por aqui,no B.xo Alentejo, pois penso ir agora para o Algarve, no Fórum :)
Rafael

Resposta

Link directo:

RE:Guerreiro Aires, Galiado, Gusmão, Colaço.

#157372 | rafael | 26 mai 2007 19:20 | Em resposta a: #157369

Caro José Rafael
Ainda vou a tempo: vou enviar-lhe pelo correio postal 2 fotocópias de bapts e cas. de alguns que referi, do Proc. Santo Ofício dO Com.ºdo Santo Ofício Manuel Guerreiro Aires, prior que foi na matriz de Grândola. O Padre que lavrou os termos tem uma letra impecável. Tenho a sua direcção, mas logo lhe telefono se não encontrar.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157426 | mfcr | 27 mai 2007 13:09 | Em resposta a: #157363

Caro Rafael Carvalho

É muito interessante aquela obra do Senhor Dr. João Alves da Costa. Naturalmente os temas tratados no 1º. livro será identico ao 2º. e só lendo todo duas ou três vezes, é costume meu, fico esclarecido. Tirei muitas notas do 2º. volume. Em relação ao 1º. volume, se o confrade Rafael Carvalho, encontrar algo
ligados aos Guerreiros, Guerreiros Faleiros, Inglês, Mestres e Hortas, agradeço.

Eu costume ler as suas mensagens e retenho principalmente as relacionadas com Almodovar. Acontece e já constatei isso, preciso de subir mais duas gerações, pois muitos dos apelidos mencionados pelo confrade Rafael Carvalho, não me são estranhos.

Pode acontecer até que haja parentesco. Há tempo pedi ajuda ao seu primo, Senhor José Rafael, sobre uns Faleiros e Inglês, porque me apareciam amiúde uns Lanças, na qualidade de Padrinhos. A resposta foi pronta e conclusiva, recuando uma ou duas gerações lá estavam os Lanças como avós da minha mulher.

Tenho alguns Mestres Coelhos, mas de Entradas.
O Padre António Guerreiro Aires, como padrinho do meu avô João Mendes Cabrita, de Almodovar.
Manuel Guerreiro Contreiras, morador em Santa Cruz, como Padrinho da avó Luisa Guerreiro.
Padre Belchior Afonso Varela ( será o da sua dúvida, Tacanho ? ) padrinho do avô Manuel Mestre Coelho.

Um abraço

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157468 | LSV | 27 mai 2007 20:39 | Em resposta a: #156833

Caro Manuel Rufino

Estou a preparar um trabalho sobre os Guerreiro e venho solicitar-lhe o envio dos dados que tem sobre esta sua linha, particularmente até meados do séc. XVIII, já que o trabalho só se desenvolverá até 1750.

Antecipadamente grato
cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157469 | LSV | 27 mai 2007 20:40 | Em resposta a: #156774

Caro José Rafael

Estou a preparar um trabalho sobre os Guerreiro e venho solicitar-lhe o envio dos dados que tem sobre esta sua linha, particularmente até meados do séc. XVIII, já que o trabalho só se desenvolverá até 1750.

Antecipadamente grato
cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE:Guerreiro Aires, Galiado, Gusmão, Colaço.

#157602 | jorafael | 28 mai 2007 20:18 | Em resposta a: #157367

Caro Rafael

Maia uma vez obrigado pelos elementos que me enviou, como sabe tenho andado enleado com os Colaços da família da minha mulher e o que tenho é o seguinte:

Bartolomeu Galeado (filho de Bartolomeu Galeado e de Maria do O – Sete Alçarias – termo de Padrões) casa 17/07/1717 em Sta. Barbara - Termo de Padrões com Catarina Colaço (filha de Manuel Rodrigues Colaço e de Catarina Fernandes – Sta Barbara )
Foram pais de Maria Colaço nascida 15/03/1717 na Herdade da Rosa – Sete Alcarias - Sta. Barbara termo de Padrões.

Maria Colaço casou com o Capitão Diogo Mestre Baião, viúvo, natural da freguesia de S. Sebastião de Figueira de Cavaleiros termo da Vila de Ferreira, filho de João Mestre natural de Castro Verde e de Ana Maria natural de S. Sebastião de Figueira de Cavaleiros termo da Vila de Ferreira.
Foram pais de Berchior Afonço Varela nascido 9/4/1755 na herdade do Castelo termo de Almodôvar mas baptizado em S. Sebastião de Gomes Aires termo da Vila de Ourique.

(O Capitão Diogo Mestre Bayão fora casado com Catarina Clara de Gusmão da herdade dos Castelo deste casal é filho Mateus Guerreiro de Gusmão).

Belchior Afonso Varela casa com Josefa Luísa Palma natural de S. Miguel do Pinheiro termo de Mértola filha de Luís da Costa e de Maria Revesa Palma.
Foram pais de Diogo Mestre Baião nascido a 10/10/1785 na herdade dos Castelos.

Diogo Mestre Baião casou com Maria Inácia da freguesia de Boliqueime Bispado do Algarve filha de Inácio Alves e de Maria Rodrigues. Foram moradores da Herdade do Boi – Sta. Cruz -. Almodôvar.
Foram pais de Maria Colaço nascida em 28/01/1833 na do Boi – Santa Cruz.

Maria Colaço casou com José Joaquim da Palma filho do Sargento Mor de Mértola José Joaquim da Palma e de Teresa Sequeira Palma (estes pais do Visconde de Bouzões).
Foram pais de Jacinto Colaço da Palma nascido em 1869 na Herdade da Rosa Gorda

Jacinto Colaço Palma casou com sua prima Joaquina da Conceição da Lança filha de José Inácio da Lança (de S. Marcos da Atabueira) e de Matilde Barbara Palma ,filha de António Joaquim Palma (irmão mais Velho do Visconde de Bouzões) e de Maria Barbara Madeira. Estes Lanças de S. Marcos são descendentes do Capitão António Guerreiro Mestre natural de S. Barnabé, de quem descende igualmente o Visconde de Belver. Os Lanças são os mesmos dos Viscondes do Torrão, dos Lança Salema Condes de Avilez, etc…

A mãe do meu sogro era filha de Jacinto Colaço Palma e de Joaquina da Conceição da Lança de quem herdou a herdade da Rosa hoje dividida em Rosa Gorda e Rosa Magra que chegou desde Bartolomeu Galeado até à minha mulher sem sair da família. Bartolomeu Galiado foi tutor dos órfãos filhos de Manuel Lampreia Botelho da Rosa (1729 Notariais de Padrões), pelo que a herdade deve ter vindo dos Lampreia Botelho de quem segundo o parente descende Catarina Fernandes.
Neste ramo não há Guerreiro de Gusmão, apenas Guerreiro Mestre.


Um abraço

José Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#157618 | mfcr | 28 mai 2007 22:38 | Em resposta a: #157468

Caro Luis Soveral

Com todo o gosto envio-lhe tudo o que tenho sobre os meus Guerreiros.

STRAD. 57 - Jenoveva Maria Guerreiro, * 20.01.1753, na Freguesia da Salvada, Beja. Casou a 16.12.1776, com José Mendes ;

STRAD. 61 - Mariana Guerreiro Coelho, * +- 1760, na Freguesia de Santa Clara - A -Nova, Almodovar. Casou a 27.09.1790, com Manuel Dias Coelho Senior ;

STRAD. 76 - Miguel Guerreiro, * 07.05.1753, na Freguesia de Alcaria Ruiva, Mértola. Casou a 04.02.1777, com Maria Mestre.

STRAD. 97 - José Guerreiro Faleiro, * 16.10.1732, na Freguesia do Salvador, Serpa. Casou a +- 1760, com Maria Figueira Quaresma.

STRAD. 100 - Francisco Guerreiro Mestre, * 10.12.1752, na Freguesia de Santa Barbara de Padrões, Castro Verde. Casou a 03.10.1783, com Barbara Rodrigues ;

STRAD. 105 - Maria Guerreiro, * 27.02.1755, na Freguesia de S. Marcos da Atabueira, Castro Verde, Casou a 28.10.1775, com Manuel Horta ;

STRAD. 115 - Rita Guerreiro, * 26.06.1728, na Freguesia da Salvada, Beja. Casou a 06.09.1750, com Filipe Cruz Branco ;

STRAD. 123 - Mariana Guerreiro Coelho, * 26.05.1739, na Freguesia de Santa Clara-A-Nova, Almodovar. Casou +- 1765, com Pedro Afonso.

STRAD. 124 - Manuel Guerreiro da Silva, * 1715, na Freguesia de Santa Clara-A-Nova ou Casa Velha-Ourique. Casou 14.02.1740, com Mariana Guerreiro.

STRAD. 125 - Mariana Guerreiro, * 22.12.1715, na Freguesia de Santo Ildefonso, Almodovar. Casou a 14.02.1740 com Manuel Guerreiro da Silva ;

STRAD. 145 - Ana Guerreiro Horta, * +- 1695, na Freguesia de Entradas, Castro Verde. Casou +- 1720, com Manuel Jorge ;

STRAD. 153 - Maria Guerreiro Lobo, * +- 1725, na Freguesia de S. Pedro de Solis ( Lugar da Ortinha ), Mértola. Casou +- 1745, Manuel Lampreia ;

STRAD. 201 - Joana Guerreiro, * +- 1725, na Freguesia de Santa Barbara de Padrões, Castro Verde. Casou +- 1750, com Luis Rodrigues.

STRAD. 206 - António Guerreiro Duarte, * +- 1710, na Freguesia do Ameixial, Loulé. Casou +- 1750, com Luisa Guerreiro ;

STRAD. 207 - Luisa Guerreiro,* 19.08.1712, a Freguesia de Santa Cruz, Almodovar. Casou +- 1750, com António Guerreiro Duarte ;

STRAD. 211 - Mariana Guerreiro, * 06.01.1726, na Freguesia de São Marcos da Atabueira, Castro Verde. Mãe Solteira.

STRAD. 231 - Maria Guerreiro, * +- 1700, Freguesia e Concelho de Castro Verde. Casou +- 1725, com Domingos Rodrigues Gato ;

STRAD. 241 - Mariana Guerreiro, * +- 1715, Freguesia S. Bernabé, Almodovar. Casou +- 1735, com Manuel Dias ;

STRAD. 248 - Braz Guerreiro, * +- 1685, na Freguesia de Santa Clara-A-Nova, Almodovar. Casou +- 1710, com Ana Guerreiro ;

STRAD. 249 - Ana Guerreiro, * + - 1690, na Freguesia de S. Bernabé, Almodovar. Casou +- 1710, com Braz Guerreiro ;

STRAD. 253 - Domingas Guerreiro, * +- 1705, na Freguesia de Santo Ildefonso, Almodovar. Casou +- 1725, com Romão Gonçalves ;

STRAD. 307 - Maria Guerreiro Gato, * +- 1705, na Freguesia de Santa Barbara de Padrões ( Montinho do Gato ), Castro Verde. Casou +- 1725, com António Maria Lobo ;

STRAD. 324 - António Guerreiro, * 05.03.1664, na Freguesia e Concelho de Castro Verde. Casou + - 1690, com Maria Faleira ;

STRAD. 402 - Manuel Guerreiro, * +- 1700, na Freguesia de Santa Barbara de Padrões, Castro Verde. Casou +- 1725, com Maria Rodrigues ;

STRAD. 413 - Libânia Guerreiro, * +- 1690, na Freguesia do Ameixial, Loulé. Casou +- 1725, com Domingos Duarte ;

STRAD. 422 - João Guerreiro, * +- 1695, na Freguesia de S. Marcos da Atabueira, Castro Verde. Casou +- 1720, com Isabel Mestre ;

STRAD. 1298 - João Guerreiro, * +- 1605, Na Freguesia e Concelho de Castro Verde. Casou +- 1635, com Isabel da Lança.


Desejo-lhe muitas felicidades para este trabalho.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE:Guerreiro Aires, Galiado, Gusmão, Colaço.

#158977 | luizsillos | 10 jun 2007 17:55 | Em resposta a: #157602

Caro Sr. José Rafael,

Desculpe minha intromissão, mas notei nas mensagens que o senhor postou no Genea, inúmeras referências a pessoas naturais da freguesia de Santa Bárbara de Padrões.
Tenho um antepassado, Manuel Martins Rato, nascido neste local por volta de 1685, e que veio a se casar por 1710 com Maria Gonçalves. Falecido Manuel, Maria casou-se com outro também de Santa Bárbara de Padrões, por nome João Fernandes, filho de Domingos Afonso e Catarina Vila.
Gostaria de saber se, em suas pesquisas, passou por alguma família Rato, em data anterior a 1730?

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#210397 | mfcr | 12 out 2008 22:09 | Em resposta a: #117286

Caro José Rafael

Gostava de saber se nas suas pesquisas, sobre os Lanças, com ligação aos Faleiros, há novos desenvolvimentos, até ao nosso último contacto, ou algumas correcções que porventura tenham surgido.

Antecipadamente grato pela atenção

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#210405 | luizsillos | 12 out 2008 23:41 | Em resposta a: #210397

Caro Manuel Rufino,

Em minha base de dados tenho:

Luís Faleiro, viúvo de Maria Fernandes, filho de Luís Baião Faleiro e Joana da Palma, de Entradas, casado em 14.02.1798 em Santana de Cambas com Isabel Martins, filha de Manuel Nunes e Francisca Lourenço.

Ele era tio por afinidade de minha 5.ª avó Joaquina Nunes.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#210456 | mfcr | 13 out 2008 18:14 | Em resposta a: #210405

Caro Luiz Gustavo

Com relação ao Capitão de Ordenanças Luis Bayão Faleiro, tenho na minha B.D.:

nr. 81 - Maria Mendes, B. 26.05.1740, na Igreja do Salvador, Vila de Serpa, é filha legitima do Capitão de Ordenanças Luis Bayão Faleiro, natural de Entradas, e de Maria Mendes, natural da Freguesia de S. Estevão ( já extinta ), Vila de Serpa. Neta Paterna do Capitão de Ordenanças António Guerreiro, natural de Castro Verde e de Maria Faleira, natural de Albernoa ou Entradas e neta materna de Manuel Pires e Maria do Monte, ambos naturais de Brinches, Vila de Serpa.

Ponto um :

Luis Bayão Faleiro, B. em Entradas, a 16.01.1704, veio a casar pela primeira vez, a 06.05.1732, no Salvador, Serpa, com Maria Mendes, tiveram :
Maria Mendes e José Guerreiro Faleiro, pelo menos, é provável haver mais.

Ponto dois :

Luis Bayão Faleiro, casou segunda vez, com Joana da Palma de Negreiros, S. Marcos da Atabueira, Castro Verde, tiveram :

- Isabel, B. 20.11.1746
- Maria, B. ?
- Josefa Maria Faleira, B. 11.10.1752
- António, B. 28.01.1754
- Luis, B. 03.04.1756
- Luis, B. 30.07.1759

O Padrinho de Baptismo da Josefa, foi o Capitão de Ordenanças Manuel Guerreiro Faleiro, da Herdade da Portela, Tio Paterno.

Ponto três :

Grande parte desta informação, consta neste tópico - o que desde já o convido a ver -, na intervenção de 03-04-2006, 01:25, disponibilizado pelo confrade Senhor José Rafael, que aproveito para agradecer uma vez mais.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#210464 | jorafael | 13 out 2008 20:31 | Em resposta a: #210397

Caro Manuel Rufino

Neste momento as coisas andam bastante devagar pois estou no topo dos registos paroquiais (Sec. XVI) a investigação passa agora pela leitura (muito difícil) dos livros notariais de Entradas, Castro Verde e Beja, estas escrituras indicam Beja como origem dos Laças de Castro. A família no Sec. XVI usa o apelido Fernandes Lança nos livros paroquiais de Beja mas muitas vezes é omitido o Lança e nos registos figura apenas o Fernandes, entre dezenas de outros Fernandes o que torna muito morosa a investigação. Os livros das visitações eclesiásticas estão em Évora, o que implica deslocações. Tenho pistas - um casal de Beja 1600 - Jorge Fernandes Lança (Beja) e Margarida Jorge ou Margarida Pombeira (Entradas) ligados à herdade da Galeguinha em Entradas e à herdade do Tocheito em Beja. Tenho alguns processos de familiares do santo ofício para consultar em Lisboa, mas não tenho tido oportunidade de me deslocar à Torre do Tombo.

Atenciosamente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#210481 | mfcr | 13 out 2008 21:52 | Em resposta a: #210464

Caro José Rafael

Estou muito grato pela sua rápida resposta.
Vou aguardar. Realmente, essas pesquisas devem ser muito morosas. Eu, ainda tenho muito que pesquisar nos Paroquiais de Beja, não sei é quando.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#258870 | mfcr | 18 jul 2010 18:33 | Em resposta a: #210405

Caro Luiz Gustavo

Estou com a seguinte dúvida. O Luis Faleiro, B. 30.07.1759 ?, filho do Capitão de Ordenanças Luis Baião Faleiro, natural de Entradas, aonde nasceu a 16.01.1704 e que casou duas vezes, a 1ª. vez com Maria Mendes, a 06.05.1732, em Salvador, Serpa e a 2ª. vez com Joana da Palma de Negreiros, em São Marcos da Atabueira, Castro Verde, são seus ascendentes ?.

Sobre o Capitão de Ordenanças Luis Baião Faleiro, tenho mais informação, caso esteja interessado.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#258871 | mfcr | 18 jul 2010 18:35 | Em resposta a: #210405

Caro confrade Luiz Gustavo

Peço desculpa, por lapso não assinei

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#258911 | AAF | 19 jul 2010 16:05 | Em resposta a: #115551

Caro Manuel Rufino,

Em Castro Verde, apareceram-me os seguintes "Afonso".

- Manuel Afonso Franco (nascido 1850) cc Maria Teresa
- filho de Domingos Afonso cc Ana Joaquina da Conceição (Franco)
- filho de Manuel Afonso cc Isabel Coelho

Já terá porventura tropeçado nalgum destes nomes?

Antecipadamente grato,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#258915 | mfcr | 19 jul 2010 17:15 | Em resposta a: #258911

Caro António Franco

Lamento, mas não encontrei na minha BD apelidos Franco.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#258916 | AAF | 19 jul 2010 17:19 | Em resposta a: #258915

Caro Manuel Rufino,

Agradeço a sua pronta resposta.

De qualquer forma, o apelido que procurava não era o Franco, mas sim o Afonso.

Cumprimentos,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#258927 | mfcr | 19 jul 2010 19:35 | Em resposta a: #258916

Caro António Franco

Eu percebi. Só que os meus Afonsos, são Afonsos Inglês e Afonsos Moirão, e naturalmente não entroncavam nos seus.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311099 | TransTagan | 31 jul 2012 18:21 | Em resposta a: #110176

No Geneall.net só encontrei Manuel Guerreiro Faleiro como filho de Luís Baião Faleiro e José Guerreiro Faleiro como filho de Manuel Guerreiro Faleiro. Deles descendem além de outros os Faleiro, incluíndo Manuel Jacinto Faleiro, grande proprietário e benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Castro Verde, actual Lar Jacinto Faleiro, e os Romano Colaço.
Com os melhores cumprimentos

José Guerreiro Mestre - Entradas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311111 | mfcr | 31 jul 2012 22:59 | Em resposta a: #311099

Caro Confrade José Guerreiro Mestre

Estes Faleiros, são ascendentes de minha filha ( este Manuel Guerreiro Faleiro, é seu Tio avô ). Como pode verificar a seguir, existe erro na página.

- Manuel Guerreiro Faleiro, nasceu em Entradas e aí baptisado a 18.3.1711. Capitão de Ordenanças e morador na Herdade da Portela. Casou 1ª. vez com Maria Fernandes. Recebeu-se segunda vez 22.11.1754 com sua prima Verónica Maria Raposo.

- Manuel Guerreiro Faleiro, é filho de António Guerreiro, natural de Castro Verde e de Maria Faleiro, natural de Entradas.

- Maria Faleiro, mulher de António Guerreiro, é filha de Luis Baião Faleiro e de Sebastiana Gomes, natural de Serpa.


Tenho mais informação, se estiver interessado disponha.

Fiquei curioso com este nome de José Guerreiro Mestre, o Senhor é da Assinceira ?, se sim, eu estive mais o Senhor Alexandre, na sua casa em tempo.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311269 | TransTagan | 03 ago 2012 12:06 | Em resposta a: #311111

caro Confrade Mnuel Rufino

Tem toda a razão. Efectivamente o senhor esteve há tempos na minha casa mas eu tinha q impressão que tinha sido com o senhor Francisco Matos. Sim a genealogia dos Faleiro é muito interessante, mas creio que eles não eram propriamente de Entradas, mas sim da Galeguinha que embora pertencendo à freguesia de Entradas fica muito mais perto de S. Marcos da Ataboeira
Cumprimentos
José Mestre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311271 | TransTagan | 03 ago 2012 12:20 | Em resposta a: #157426

Caros confrades Rafael de Carvalho e Manuel Rufino

Desculpem estar a "meter o bedelho" mas o Padre Belchior Afonso Varela que o confrade Rafael de Carvalho menciona merece-me algum interesse. O Padre Belchior Afonso Varela foi benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Entradas, tendo-he legado algumas propriedades, foros, casas etc. o património fundiário do padre Belchior Afonso Varela foi por ele adquirido ao padre António Camacho de Brito, primo do político dr. Manuel de Brito Camacho, grande figura da I República, que lhe dedica um capítulo no livro "Quadros Alentejanos" intitulado presisamente "O primo Camacho". Uma tetravó do padre Camacho era natural de Entradas.
Com os melhores cumprimentos

José Guerreiro Mestre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311283 | mfcr | 03 ago 2012 18:56 | Em resposta a: #311269

Caro confrade José Mestre

Agora já estamos identificados. Provavelmente o Chico Matos também esteve connosco. A Maria Inácia, é prima direita da minha mulher, tal como o são o João Sales, o Venâncio, o João Domingos e outros.

- Os paroquiais dizem que o Luis Baião Faleiro ( avô de minha mulher ) e os irmãos são naturais de Entradas, Castro Verde. No entanto a sua observação está correcta, os seus ascendentes foram titulares da herdade da Galeguinha e herdade de Vale Gonçalo.

- João Guerreiro, bisavô dos ditos, viveu na sua herdade de Vale Gonçalo, que herdou de seu pai e mãe. Casou com Isabel da Lança, irmã de Diôgo da Lança, de Entradas ( herdade da Galeguinha. Os Lanças são os mesmos que os Vilhenas Freire de Andrade, portanto com ligações do Visconde de Belver e Viscondes do Torrão.

- Deste casamento, que foi muito curto, houveram três filhos: Luis Guerreiro da Lança, Margarida Guerreiro da Lança e Maria da Lança ( seguimento de minha mulher)

- Maria da Lança, casou com João Pixeiro, deles houveram: João da Lança Pixeiro, Isabel da Lança e António Guerreiro ( seguimento de minha mulher ).

- António Guerreiro, baptisado a 5.3.1664 em Castro Verde, casou com Maria Faleiro, nascida e baptisada em Entradas, a 12.2.1674, filha de Luis Baião Faleiro e de Sebastiana Gomes, natural de Serpa.

Naturalmente os ramos vão-se dividindo, mas o tronco comum até onde foi possivel recuar é o João Guerreiro e Isabel da Lança. Como diz e bem, estes Faleiros, foram homens da governança local, Capitães de Ordenança, grandes proprietários, sendo justo destacar Jacinto Manuel Faleiro, b. 3.6.1883 e que veio a falecer a 22.5.1975, que conjuntamente com sua irmã, legou a maior parte dos seus bens á Santa Casa Casa da Misericórdia de Castro Verde.

Fontes:
- Registos Paroquiais.
- Luis Soveral Varella- " Os Guerreiros da Comarca de Ourique.
- Lanças - Linhagens de Portugal " Vilhenas Freire de Andrade, de Beja, do Dr. António de Sousa Lara.
- Senhores José Rafael, de Beja e Luis Figueira, de Castro Verde.

Com relação a estes Faleiros estou á sua disposição.

O confrade tem desenvolvido os seus " Mestres " ? a minha mulher também tem " Mestres ", quem sabe se terão ligações, diga alguma coisa.

Foi com muita satisfação que recebi estas noticias e aproveito para enviar os meus melhores cumprimentos.

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311526 | TransTagan | 08 ago 2012 15:38 | Em resposta a: #311283

Caro confrade Manuel Rufino.Eu tenho uns ancestrais "Mestres" mas não tem a ver com o meu apelido. Eu sou Mestre da parte do meu pai e que era Mestre do lado do pai dele ou seja o meu avô paterno. mas o avô da minha avó paterna, meu trisavô portando chamava-se Sebastião Mestre. Talvez este Mestre tenha a ver com os ancestrais de sua esposa. No livro A História de Uma Confraria da autoria do prof. Abílio Pereira de Carvalho, edição da Câmara Municipal de Castro Verde, há a referência a um Sebastião Mestre Coelho e a um José Mestre Coelho, creio que moradores no Monte do Canal da freguesia e concelho de Castro Verde. Os faleiros tasmbém tinham antepassados "Mestres" há uns tempos atrás descobri um capitão Jorge Mestre Faleiro mas agora não o consigo "encontrar". Há um site genealógico muito interessante. Experimente a ir ao Google e digitar "A Família Figueiredo Martins Figueira. É um site da autoria de Luís Miguel Figueiredo Martins Figueira e creio que tem muitas pessoas que não constam no Geneall.net.
Com os melhores cumprimentos
José Mestre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311570 | mfcr | 08 ago 2012 23:12 | Em resposta a: #311526

Caro confrade José Mestre

Encontro nos ascendentes de minha mulher, José Mestre Coelho, pai e filho, do Monte do Val, entre outros Mestres e Coelhos. Quanto aos Faleiros, terem ascendentes Mestres, é provável, mas os ramos por mim pesquisados, não encontro Mestres, mas admito que sim.

Naturalmente, existe mais ramos Faleiros, que são do meu desconhecimento. Só um exemplo: Tenho cópia duma mercê passada a um Luis Afonso Faleiro, de Entradas, filho de um Luis Baião, que me tem dado água pela barba, pois ainda não consegui entroncá-los.

Com relação ao confrade Luis Figueira, já troquei alguma informação, pois temos parentes em comum.

Quanto aos Mestres, se um dia pensar em estudá-los, estou á sua disposição para partilhar o que tenho, só terá que me informar de qual " Mestre " quer informação e respectivas datas, por causa dos homónimos.

Com os melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#311576 | josemariaferreira | 08 ago 2012 23:50 | Em resposta a: #311570

Caros confrades


Há muito que procuro em vão, os seguintes casais:

Amaro Coelho de Almodôvar e de Maria Coelho de Castro Verde

João Rodrigues de Castro Verde e Cristina Coelho de Castro Verde

Ambos os casais terão casado por volta de 1780-90 desconhecendo eu as localidades onde se realizaram os casamentos. Eu penso que estes Coelhos de Almodôvar e Castro Verde terão ainda laços familiares aos Coelho Ferreira
Se algum dos confrades que pesquisa em Castro Verde, Aljustrel e Almodovar, tropeçar num destes casais agradecia que me contacta-se.

Obrigado, e boas pesquisas

Cpts

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verd

#338813 | mfcr | 29 nov 2013 21:27 | Em resposta a: #157468

Caro Luís Soveral Varella

Correspondendo ao seu pedido sobre Mestre Zarco, a minha filha tem nos seus ascendentes, uma Tia-avó Francisca Mestra, que veio a casar com Manuel Mestre Zarco, filho de Diôgo Mestre [ Zarco ] e de Esperança Mestra, todos naturais de Entradas, Castro Verde.

Tiveram, José, baptizado em Entradas a 15.10.1783.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#376397 | Lmenezes | 23 dez 2016 09:41 | Em resposta a: #110176

Caros Confrades

Venho-vos pedir ajuda para mais uma linha de Lanças que encontrei da paróquia de Castro Verde. Aparece-me um casamento a 20-1-1704 de Gaspar Afonso ou Roiz (filho de Marcos Afonso e de Bárbara Rodrigues) com Maria da Lança, esta última filha de Luís Afonso ou Roiz e de Maria da Lança. Está este registo de casamento em Castro Verde, Casamentos (1678-1716), TIF. 100.
Por acaso alguém já “tropeçou” neste casal e terá o mesmo alguma ligação aos Lanças ascendentes do armigerado, Inocêncio Freire de Andrade Lança?

Qualquer resposta, ficaria extremamente agradecido

Luís Cardoso de Menezes

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#385640 | henrdias | 21 out 2017 12:48 | Em resposta a: #110176

Caros Confrades,
por acaso ninguém se deparou com uma Maria Teresa natural das Entradas, filha de Bento Fernandes e Clara da Conceição, casada (presumo nas entradas) com Manuel de Jesus filho de Manuel Gonçalves e Teresa de Jesus naturais ou moradores em S. Martinho de Estói, Faro.
Este casal teve filhos nascidos em 1752 e 1754 (pelo menos), com apelido Sousa cuja origem gostava de averiguar.
Desde já grato pela ajuda que possam dispensar,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#385657 | mfcr | 21 out 2017 20:53 | Em resposta a: #385640

Caro Confrade

Na ascendência materna de minha filha, consta o Bento Fernandes, casado com Clara da Conceição. Pouco sei dele e da mulher pois parei por aqui, não tendo encontrado ainda o seu casamento.

No entanto, tenho identificados 9 filhos. Dos 9 filhos, não há nenhuma Maria, o que não quer dizer que não exista. Tenho sim uma Teresa, batisada em Entradas a 13.10.1737 ( TIF 82 ).

Será esta Teresa a Maria Teresa, é uma hipótese.

Tenho apontamentos de que Bento Fernandes, é de Serpa e a Clara da Conceição, de Albernoa ou Santa Clara do Louredo, não tem sido fácil, devido à grande mobilidade desta gente.

Irmã dessa Maria Teresa, é Ana Maria, batisada em Entradas a 26.5.1718, que veio a casar em Entradas a 6.5.1736 com Manuel Afonso Inglês.

Ao seu dispôr

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#385743 | henrdias | 23 out 2017 22:30 | Em resposta a: #385657

Caro confrade Manuel Rufino,
antes de mais os meus agradecimentos pela pronta resposta, e devo dizer que fiquei satisfeito por encontrar um interlocutor válido para falar destas famílias de uma zona onde não estou habituado a pesquisar. Pois na verdade não se trata de ascendentes meus, mas sim de um amigo a quem me prontifiquei fazer a pesquisa.
A hipótese da Teresa nascida em 1737 ser a Maria Teresa que procuro, parece-me interessante, embora ache a cronologia um pouco apertada. Acontece ela tem uma filha (Bárbara Teresa) a nascer em 21/12/1752, e nessa data teria 15 anos, o que não é de todo impossível.
Também ainda não localizei o casamento desta Maria Teresa com o Manuel de Jesus, que deve ter acontecido em Beja (Trindade) onde nasceu a filha Bárbara e o seu irmão Ambrósio de Sousa, este em 27/12/1754.
Também confirmo que o Bento Fernandes era natural de Serpa, e neste momento mesmo estando com pouca disponibilidade de tempo para efectuar esta pesquisa, não queria para já descartar a hipótese de encontrar uma filha Maria, ou Maria Teresa. Por isso se tiver a gentileza de me dizer o nome e a data de nascimento dos restantes irmão, desde já lhe agradeço, pois vai-me poupar algum tempo de pesquisa.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#385757 | mfcr | 24 out 2017 12:24 | Em resposta a: #385743

Caro confrade Henrique Dias
Vou disponibilizar o pouco que tenho desta família.
Bento Fernandes, terá nascido em Serpa, cerca de 1692 e terá casado cerca de 1717. Clara da Conceição, terá nascido cerca de 1697 e veio a falecer a 11 de Março de 1745, no estado de viúva, na Freguesia de Entradas, Castro Verde.

Filhos, que encontrei e tomei nota só na Freguesia de Entradas:
1) Ana Maria, batisada em Entradas a 26.5.1718. Casou a 6.5.1736 em Entradas com Manuel Afonso Inglês. Faleceu em Entradas a 11.2.1772. Esta Ana Maria, avó materna da minha filha, foi a que desenvolvi até ao presente.

2) Manuel, nasceu em Entradas a 19.10.1731;
3) Esperança, batisada em Entradas a 26.10.1732;
4) Teresa, batisada em Entradas a 13.10.1737;
5) Mariana, batisada em Entradas a 21.8.1740;
6) Catarina da Conceição. Casou a 9.9.1736 com Romão Rodrigues de Medeiros;
7) Francisca da Conceição. Casou em Entradas a 27.10.1748 com João das Neves;
8) Bernarda da Conceição. Casou em Entradas a 6.8.1747 com Pedro Gonçalves;
9) António de Sousa, natural de Entradas, casou a 2.6.1748 em Castro Verde com Maria da Roza, natural de Castro Verde.

Como só pesquisei a Ana Maria, verifico agora que há um hiato razoável de anos entre o nascimento da Ana Maria e o Manuel, provavel período em que terá nascido a Maria Teresa. Tarefa árdua, mas com tempo encontrará. Boa sorte.

Com relação ao Bento e á Clara, se o confrade encontrar mais alguma informação, agradeço que me diga.

Melhores cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#385793 | henrdias | 24 out 2017 23:33 | Em resposta a: #385757

Caro confrade Manuel Rufino,

muito obrigado pelo dados que disponibilizou, pois assim a tarefa árdua que me espera, já ficou bem mais facilitada. Infelizmente, estou com uma sobrecarga de trabalho que não me permite neste dias mais próximos iniciar essa caminhada. Mas assim que tal seja possível, logo lhe darei conhecimento nos desenvolvimentos que possa haver em relacionados com esta família.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#386142 | henrdias | 02 nov 2017 19:16 | Em resposta a: #385757

Caro confrade Manuel Rufino,

finalmente consegui arranjar um tempinho para pesquisar os filhos do casal Bento Fernandes e Clara da Conceição, e localizei o baptismo de uma Maria que julgo ser a Maria Teresa que procuro. Deu, também, para localizar algumas datas de baptismo que faltavam, e para confirmar aquelas que me forneceu, e corrigir uma, a da Esperança.
Curiosamente, não consegui ainda localizar o baptismo da Catarina da Conceição nem do António de Sousa que para mim fazia todo o sentido situarem-se no intervalo de nascimentos existente entre os anos 1725 a 1731. Mas, ou por falta de atenção, ou pelo mau estado dos registos não os encontrei ainda.

Fica assim constituída a descendência deste casal:

1) Ana Maria - 26.05.1718
2) Francisca da Conceição - 04.09.1720 (Tif 20)
3) Maria (Teresa) - 20.11.1722 (Tif 41)
4) Bernarda da Conceição - 22.07.1725 (Tif 60)
5) Catarina da Conceição
6) António de Sousa
7) Manuel - 19.10.1731 (Tif 35)
8) Esperança - 26.12.1732 (Tif 43)
9) Teresa - 13.10.1737 (Tif 82)
10) Mariana - 21.08.1740 (Tif 97)

O apelido Sousa que tenho vindo a perseguir trouxe-me até estas paragens, e julgava eu que teria a sua origem no Algarve, por intermédio do marido da Maria Teresa. Mas estou agora convencido que poderá vir dos pais da Clara da Conceição, dado que têm um filho com este apelido. Por isso estou agora determinado a localizar o assento de casamento desta Clara que em princípio será na terra da sua naturalidade, não acha?
Acontece que comecei à pouco a pesquisar em Albernoa, mas entretanto o Arquivo ficou em baixo...
Há que ter paciência...
Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#386162 | mfcr | 03 nov 2017 11:03 | Em resposta a: #386142

Caro confrade Henrique Dias

Como diz e bem é preciso tempo e paciência. O " Sousa " pode vir de avós, como sabe, de volta e meia eram recuperados apelidos de avós, talvez seja esta situação. Quando eu " voltar ao Baixo Alentejo ", vou ter atenção se encontro o casamento do Bento e da Clara, e dar-lhe-ei o que encontrar, pois interessa-me também.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#386174 | henrdias | 03 nov 2017 16:45 | Em resposta a: #386162

Caro Confrade,
plenamente de acordo. Vamos estando em contacto por aqui, e partilhando o que formos encontrando.
E se houvessem mais confrades interessados nesta causa, tanto melhor...
Forte abraço.
H. Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#406485 | TransTagan | 16 ago 2018 23:09 | Em resposta a: #115733

O artista plástico Almada Negreiros , José Sobral de Amada Negreiros era natural da ilha de São Tomé e era filho de António Lobo de Almada Negreiros que foi uma pessoa muito importante no seu tempo. Este sim natural de Aljustrel

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#406488 | TransTagan | 16 ago 2018 23:22 | Em resposta a: #117286

Eu julgo que os Vilhena Freire de Andrade descendem do casamento do Dr José Joaquim de Vilhena com Ana José Freire de Andrade, sendo portanto o mencionado Luís de Vilhena Freire de Andrade o primeiro a usar os três apelidos

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#406701 | TransTagan | 22 ago 2018 17:02 | Em resposta a: #115733

Permito-me uma correcção o escritor e artista plástico Almada Negreiros (José Sobral de Almada Negreiros) nasceu em São Tomé filho de António Lobo de Almada Negreiros, um ilustre jornalista, escritor, colonialista,ensaísta,poeta e maçon português, segundo a wikipédia, este sim natural de Aljustrel, ou talvez de Messejana, onde seu pai Pedro de Almada Pereira, proprietário agrícola, mestre-escola (professor primário) em Messejana e Aljustrel e jornalista,fundou o periódico O Campo d'Ourique.
Com os melhores cumprimentos

José Guerreiro Mestre

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#406702 | TransTagan | 22 ago 2018 17:35 | Em resposta a: #406488

Ainda os Vilhena Freire de Andrade. O mencionado Dr. José Joaquim de Vilhena (ás vezes este apelido aparece na forma "Vilhana" era natural de Almodôvar e sua esposa Dona Ana José Freire de Andrade era natural de Serpa. O seu filho Luís de Vilhena Freira de Andrade nasceu em Entradas no dia 6 de Maio de 1820.
Não sei se estes Freire de Andrade ainda seriam da família do célebre general Gomes Freire de Andrade (Gomes Freire de Andrade e Castro Gomes, de seu nome completo) mas entre os seus ancestrais há dois Gomes Freire de Andrade.

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424448 | sergiofnm | 26 mai 2020 23:09 | Em resposta a: #110176

Boas noites,

É a primeira vez que "posto" neste forum, mas pelo nome em causa e local não resisti entrar neste tema (e até podia ter alguma da vossa ajuda)
das pesquisas que tenho feito da minha família dei com um Luís Baião Faleyro da freguesia das Entradas (meu 5.º avô) filho de José Guerreiro Faleyro e Maria Figueira (das entradas) soldado(?) de cavallo do Regimento de Moura.

Deste Luís, além do baptizado da filha (Amandia Joaquina minha 4.ª avó, 1797) e de um outro filho (António 1800), ambos do segundo casamento com Joaquina Mestra, apenas consigo encontrar o primeiro casamento deste (1783 PT-ADBJA-PRQ-CVR03-002-C004_m0050)

Reparei que nos assentos de baptizado de ambos os filhos o apelido Faleyro desapareceu.

Em resumo. não consigo encontrar assento de casamento com Joaquina Mestra nem consigo encontrar o respectivo assento de baptizado.

Visto se tratar de um nome/apelido ja de alguma forma trabalhado por vós, alguem me conseguia dar uma ajuda?

Obrigado a todos

(PS por motivos que desconheço existem várias páginas de vários livros do site do Arquivo Distrital de Beja a que não se conseguem aceder)

Sérgio Nota Moreira

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424458 | mfcr | 27 mai 2020 15:53 | Em resposta a: #424448

Caro Sérgio

Não resistiu e fez muito bem!.

Estes Faleyros, são ascendentes da minha mulher, natural da Freguesia de Entradas. Como tal, também me interessei pela sua genealogia. Tive, igualmente, ajudas muitos interessantes de pessoas muito simpáticas.

Sobre este seu 5º. avô Luiz Baião Faleiro, filho de José Guerreiro Faleiro e de Maria Figueira Mestre, vou colocar toda a informação que disponho:

- LUIZ BAYÃO FALEIRO, foi baptisado em Entradas a 16.3.1755. Foi seu padrinho de baptismo Padre Belchior Afonso Varela, por madrinha teve Maria Mendes Faleiro, sua tia paterna, filha do Capitão Luiz Bayão Faleiro. Faleceu em Entradas a 1 de Janeiro de 1803. Foi morador no Monte das Nogueiras, termo de Entradas.
Foi Soldado de Cavalos do Regimento de Moura, que existiu na Praça de Moura.

Casou duas vezes: A 1ª. vez a 2.2.1783 com a sua parente Josefa Lourenço, natural de Serpa, filha de Manuel Gonçalves do Cabo e de Margarida Lourenço. Foram dispensados pela Santa Sé Apostólica dos graus de consanguinidade, segundo e Terceiro, que entre eles havia e dei logo a bênção nupcial.

Recebeu-se em segundas núpcias com Joaquina Mestra, natural de São Marcos da Ataboeira, filha de João Afonso, natural de Alcaria Ruiva, e de Joana Mestra, natural de São Marcos da Ataboeira.

Filhos do segundo casamento:

1) Um menor, falecido em Entradas a 23.10.1801;
2) Maria, baptisada em Entradas a 5.10.1802;

Nota: O Luiz Bayão Faleyro, teve 6 irmãos, se interessar, diga sff.

Estas informações são só do Luiz, provavelmente incompletas, se tiver mais informações para eu acrescentar agradeço.

Diga-me, o que tem da sua ascendência, para podermos ir, passo a passo, completando.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424477 | sergiofnm | 27 mai 2020 23:27 | Em resposta a: #424458

Caro Manuel Rufino,

Muito obrigado pela pronta resposta!! estava precisamente de volta da dispensa matrimonial do Luís Faleiro.

Entretanto, e por vezes são vias que nos lembramos de repente, depois de ter enviado mensagem consegui efectivamente chegar ao batizado deste Luis Faleiro após consulta do registo militar (em que é indicada a idade com que fez juramento e ano de nascimento) no sitio do arquivo histórico do Exercito

certamente já conhecerá: https://ahm-germil.exercito.pt/

Sobre o registo em concreto deixo os links.... interessante pois tem alguma informação sobre traços físicos
Livro nº 2 - Livro de Registo dos Assentamentos dos Oficiais e Praças do Regimento de Infantaria nº 14, de 1764.
https://ahm-germil.exercito.pt/viewer?id=763836&FileID=380386
https://ahm-germil.exercito.pt/viewer?id=763836&FileID=380388

Livro nº 3 - Livro de Registo dos Assentamentos de Oficiais e Praças do Regimento de Infantaria nº 14, de 1780.
https://ahm-germil.exercito.pt/viewer?id=764209&FileID=313403
https://ahm-germil.exercito.pt/viewer?id=764209&FileID=313404


Posso acrescentar que do 2.º casamento com Joaquina Mestra, tiveram uma filha baptizada em 25 de julho de 1797 (em Albernoa) Amândia Joaquina, minha tetra-avó. segue identificação da página do livro de baptismos respectivo PT-ADBJA-PRQ-BJA01-001-B007_m0054

e um outro filho (António) baptizado em 16 de abril de 1800 PT-ADBJA-PRQ-BJA01-001-B007_m0069

tenho um pedido relativo ao (Soldado) Luís Baião Faleiro: por muitas voltas que dei, não consegui encontrar o registo de casamento com a Joaquina Mestra, será que me conseguia ajudar?

Aliás, este post, foi por si só uma inestimável ajuda neste ramo da minha árvore

Muitíssimo obrigado

Cumprimentos

Sérgio Nota Moreira

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424516 | mfcr | 28 mai 2020 20:18 | Em resposta a: #424477

Caro Sérgio Moreira

Sobre a Joaquina Mestra, tomei nota do seu pedido. Ontem, por lapso, passou-me a minha mulher descende de Maria Figueira Quaresma, irmã do Luis Bayão Faleiro, seu avô.

Estes irmãos são filhos do Capitão de Ordenanças José Guerreiro Faleiro, casado com Maria Figueira Mestre.

José Guerreiro Faleiro, é filho de Luis Bayão Faleiro, neto de António Guerreiro, bisneto de João Pixeiro e trineto de Baltazar Pixeiro.

Sobre estes ascendentes comuns, disponha do que não tem.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424537 | sergiofnm | 29 mai 2020 21:55 | Em resposta a: #424516

Caro Manuel Rufino

Muitíssimo obrigado pela ajuda :-)

sem querer ser chato e se tiver esses elementos de informação, muito agradecia se me pudesse indicar os anos/datas de referência (batismos/casamentos) relativamente de baptismo
António Guerreiro, João Pixeiro e Baltazar Pixeiro e assim a ver se conseguia encontrar os respetivos registos para poder documentar.

Muito obrigado uma vez mais

Sérgio

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424545 | josemariaferreira | 30 mai 2020 15:22 | Em resposta a: #157602

Caro José Rafael

Eu descendo de Maria Colaço, natural de Panoias, filha de Lançarote Rodrigues e de Isabel Gomes, baptizada na Igreja Matriz de S. Pedro da vila de Panoias no dia 7 de Janeiro de 1691. Foram padrinhos [o capitão] Manuel Bocarro Varela e Maria Rodrigues. Casou com Domingos Rodrigues, na Igreja de S. Pedro da vila de Panoias, no dia 2 de Setembro de 1708. Foram testemunhas o capitão das Ordenanças João Figueira Miguens e o sargento-mor João Martins Pereira. Faleceu em Messejana no dia 12 de Março de 1749. Aos 12 de Março [de 1749] se sepultou Maria Colaço mulher de Domingos Rodrigues (300 reis) meio officio de corpo presente pagou (560 reis) as ofertas 2 alqueires de trigo e 2 canadas de vinho (160 reis). Não consegui saber mais da sua ascendência, encontro contudo uma certa proximidade a Baltazar Moreira de Brito e Castanheda que foi Senhor do Morgado da Messejana, por sucessão, e Ouvidor e Contador dos Verdes e Montados de Ourique, neto paterno de Belchior Moreira Barregão e de sua mulher D.Mariana de Brito de Castanheda (filha esta de D.Maria de Brito e de António Colaço Pais, do Conselho de El Rei, Comendador da Ordem de Cristo, que serviu na Índia e em África, filho de André RODRIGUES COLAÇO, de Serpa).
Do casamento de Maria Colaço com Domingos Rodrigues nasceu Estêvão RODRIGUES COLAÇO, natural da freguesia de Messejana, filho de Domingos Rodrigues, natural de Messejana e de Maria Colaço, natural de Panoias. Baptizou-se na Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Messejana no dia 15 de Fevereiro de 1718. Teve como padrinhos o capitão Francisco Fernandes Alfar e Andreza de Vilhena. Foi lavrador e morador no Monte dos Simões freguesia de Casével.
Encontro depois este meu antepassado Estevão RODRIGUES COLAÇO a apadrinhar em S. Barbara de Padrões e os RODRIGUES COLAÇO desta a apadrinhar em Casével, mas não consigo fazer a ligação deste meu familiar aos de S. Barbara de Padrões. Se souber algo a respeito desta famíla Rodrigues Colaço agradecia que me faculta-se a fim de deslindar este meu ramo da famíla RODRIGUES COLAÇO. Obrigado.
Um abraço
Zé Maria

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424547 | mfcr | 30 mai 2020 16:29 | Em resposta a: #424537

Caro Sérgio Moreira

Não incomoda nada, também fui muito ajudado nestas genealogias dos Faleiros, pelo confrade Senhor José Rafael, a quem estou muito agradecido.

Sobre este seu 6º. avô, tenho conhecimento do seguinte:

-- José Guerreiro Faleiro ( Capitão de Ordenanças )
Foi batizado a 22 de Novembro de 1734 ( TIF 127 ), na Freguesia de Salvador, Serpa. Filho do primeiro casamento de seu pai Luiz Bayão Faleiro e de Maria Mendes Faleiro.
Foi seu padrinho de batismo Jacinto Ramos e madrinha Maria da Trindade.

Faleceu a 18 de Agosto de 1798 ( TIF 90 ), na Freguesia de Entradas, Castro Verde. No assento podemos ler: Capitão José Guerreiro Faleiro, viúvo de Maria Figueira Mestre, sepultado na Matriz de Entradas, com todos os sacramentos e não fez testamento.
Quanto á data de casamento desconheço.

Foram moradores no Monte do Seixo e Monte do Vale. Quando faleceu morava na Rua de Beja, em Entradas.

Fonte para Capitão: Capitão de Ordenanças, da Vila de Entradas, página nº. 137. As Ordenanças e as Milicias em Portugal - Subsidios para o seu estudo - Volume I, autor: Nuno Gonçalo Pereira Borrego.

Filhos:

1. Luiz Bayão Faleiro, seu 5º. avô;
2. Antónia Guerreiro Faleiro, batizada a 15.11.1757 em Entradas;
3. Francisco Guerreiro Faleiro, batizado a 13.1.1760 em Entradas:
4. Francisco Guerreiro Faleiro, batizado a 23.6.1762 em Entradas;
5. Elias Guerreiro Faleiro, batizado a 31.7.1768 em Entradas:
6. Maria Figueira Quaresma, batizada a 25.2.1772 em Entradas;
7. Tomé Guerreiro Faleiro, faleceu a 7.10.1790 em Entradas.

Fico por aqui, alguma dúvida coloque sff. antes de eu passar ao 7º. avô, Luiz Bayão Faleiro.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424616 | jorafael | 01 jun 2020 00:30 | Em resposta a: #424545

Boa noite caro Zé Maria.
Poderá consultar a DILIGÊNCIA DE HABILITAÇÃO DE ANDRÉ GONÇALVES ROMANO
(PT/TT/TSO-CG/A/008-001/627). Casado com Ana Botelho Lampreia, na habilitação dela encontra que é natural da freguesia de Santa Barbara comarca do Campo de Ourique, filha de João Rodrigues Colaço natural da freguesia do Espírito Santo termo de Mértola e de sua mulher Barbara Mestra natural da freguesia Santa Barbara termo dos Padrões.
Neta paterna de Manuel Rodrigues Colaço natural da freguesia do Espírito Santo termo de Mértola e de sua mulher Catarina Fernandes de Alcaria Ruiva do mesmo termo.
Neta materna de Luís Afonso Guerreiro natural da freguesia de Santa Bárbara termo de Padrões e de sua mulher Ana Fernandes natural da mesma freguesia.
Neste processo tem muita informação sobre os Colaço de Santa Barbara de Padrões.
Abraço
Zé Rafael

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424636 | mfcr | 01 jun 2020 17:34 | Em resposta a: #424537

Caro Sérgio Moreira

Luiz Bayão Faleiro, seu 7º. avô, foi batizado a 16 de Janeiro de 1704 ( TIF 55 - livro 1696-1719, na Freguesia de Entradas, Castro Verde. Foi padrinho de batismo Reverendo Prior Duarte Barradas Guerreiro e Isabel da Lança.
Faleceu a 11 de Janeiro de 1772 ( TIF 77 - livro 1754 - 1772 ) na Freguesia de Entradas, Castro Verde.
Em 1742, fazia parte da Irmandade da Vila de Entradas.

Casou duas vezes. A 1ª. vez a 6 de Maio de 1732 ( TIF 111 ) na Freguesia de Salvador, Serpa, com Maria Mendes Faleiro ( com quem prosseguimos ). Foram padrinhos de casamento José Barradas Guerreiro da Fonseca e Manuel Guerreiro.

Casou 2ª. vez com Joana da Palma Negreiros.

Foi Capitão de Ordenanças, da Vila de Entradas, cf. página nr. 136 do Livro " As Ordenanças e as Milicias em Portugal " autor, Nuno Gonçalo Pereira Borrego.

Filhos do primeiro casamento:

1 - José Guerreiro Faleiro, 6º. avô
2 - Maria Mendes Faleiro, batizada a 26.5.1740, na Freguesia de Salvador, Serpa.
3 - Manuel Guerreiro Faleiro, faleceu a 1.3.1797 em Entradas.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424643 | sergiofnm | 01 jun 2020 23:55 | Em resposta a: #424636

Caro Manuel Rufino,

Uma vez mais muito obrigado!!! com a sua preciosa ajuda e de demais elementos neste tema do forum tenho conseguido encontrar informação e a documentação possível no sitio do Arquivo Distrital de Beja.

Sempre com informação completa, mas vou-me contentando com apenas com as linhas de ascendência direta, a qual, contas feitas já conta com 460 nomes ao longo de cerca de 2 anos de "exploração" (Desde a minha pessoa ao ascendente mais antigo de que tenho referência de data - 1635 de Serpa)

Caro Manuel, estou com dificuldades em encontrar o baptismo de António Guerreiro (pois aparentemente o livro de batismos de Castro Verde que está disponível online não está completo).

Tem alguma informação de datas de referência do António Guerreiro e Maria Faleira e respetivos ascendentes?.

No entretanto, a titulo de curiosidade consegui mais alguma informação sobre a Joaquina Mestre (2.ª esposa de Luís Baião Faleiro (o soldado de cavalaria bapt em 1755) mas não muito mais - data de casamento dos respetivos pais e nome dos avós.

Uma vez mais grato pela ajuda :-)

Sérgio

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424671 | mfcr | 03 jun 2020 16:09 | Em resposta a: #424643

Caro Sérgio Moreira

Neste tópico, encontrará muita informação que lhe interessa. Estive a ver, e confesso já não me recordava de muita matéria aqui descrita pelo confrade José Rafael e Rafael Carvalho.

Sobre o seu 8º. avô António Guerreiro, tenho o seguinte:
Foi batizado a 5.3.1666, na Freguesia de Castro Verde, foi padrinho de batismo Padre Vasco Carrilho e madrinha Isabel de Brito.
Fonte para este batismo: Senhor José Rafael, na sua resposta conforme refª. 156774 deste tópico. Também procurei no e-tombo e não encontrei. Presume que esta informação tenha sido obtida presencialmente no ADB.

Casou a 26.4.1694 ( TIF 81 ) em Albernoa, com Maria Faleiro, batizada a 12.2.1674 ( TIF 38 ) na Freguesia de Entradas, filha de Luiz Baiam e Sebastiana Gomes.

Faleceu a 13 de Outubro de 1760 na Freguesia de Entradas. Foi morador na Apariça. Não Fez testamento. Foi sepultado com o Hábito de São Francisco, na Igreja da Misericórdia de Entradas.

Foi igualmente Capitão de Ordenanças, pois encontrei várias vezes esta referência.

Tiveram os seguintes filhos:

1 - Manuel Guerreiro Faleiro, B. 26.2.1702 em Entradas;
2 - Luiz Baião Faleiro, seu 7º. avô;
3 - José Guerreiro Faleiro, B. 23.10.1713 em Entradas;
4 - Manuel Guerreiro Faleiro, B. 18.3.1711 em Entradas;
5 - Isabel, B. 16.1.1713 em Entradas.

Cumprimentos,
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424722 | sergiofnm | 05 jun 2020 22:49 | Em resposta a: #424671

Caro Manuel Rufino.

Obrigado uma vez mais... sempre informação completissima :-)
Este tópico ainda está bastante extenso... vou assim analisar a informação e dela retirar o relevante.

Continuando alguma pesquisa encontrei o óbito da Maria Mendes, esposa de Luís Baião Faleiro
Óbito em 17 de Setembro de 1740, na freguesia do Salvador, Serpa ( PT- ADBJA-PRQ-SRP04-003-0010_m0109 )

No entretanto encontrei um outro óbito, desta feita de Maria Falleyra, moradora no Seixo (Entradas - 11 de Setembro de 1745) - PT-ADBJA-PRQ-CVR03-003-O005_m0057

Face à informação que me disponibilizou quanto à data da morte de António Guerreiro, marido de Maria Faleira , fico na dúvida se este assento que agora encontrei será da Maria Faleira esposa de António Guerreiro uma vez que (aparentemente indicará) que faleceu viúva.

Será que consegue ajudar a esclarecer?

cumprimentos

Sérgio

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424774 | mfcr | 08 jun 2020 12:59 | Em resposta a: #424722

Caro Sérgio Moreira

Desculpe o atraso na resposta, pois também fiquei curioso de quem seria aquela Maria Faleira e principalmente com a idade com que morreu o António Guerreiro ( 94 anos ).

Fui pesquisar os óbitos naqueles períodos e não encontrei nenhum António Guerreiro, antes de 1745.

Quanto à Maria Faleiro, das que tenho conhecimento nenhuma morreu em 1745, pelo que entendo não ter relação com o António Guerreiro.

Existe a possibilidade de ser uma colateral.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424779 | mfcr | 08 jun 2020 17:01 | Em resposta a: #424671

Caro Sérgio

Com relação ao seu 9º. avô João Pixeiro, ( Fonte: Livro os Guerreiro da Comarca de Ourique, autor Luis Soveral Varella ) segue:

João Pixeiro, nasceu cerca de 1640 em Castro Verde. Casou com Maria da Lança, nascida cerca de 1645 e foi moradora em Castro Verde. Terão casado cerca de 1664.

João Pixeiro, filho de Baltazar Pixeiro ( seu 10º. avô ), que em 1660 fez escritura de dote de arras para o casamento deste seu filho ( Notariais de Castro Verde/1º. oficio/1660/L. 4, folha 24 vº. ).

João Pixeiro e Maria da Lança, tiveram:

- 1) João da Lança Pixeiro, nasceu cerca de 1665. Foi Capitão. Casou com Joana Guerreiro Camacho
- 2) António Guerreiro, seu 8º. avô.
- 3) Isabel da Lança, nasceu cerca de 1675 em Castro Verde.

Este livro, tem muita informação que lhe poderá interessar.

Vamos esclarecendo algumas dúvidas, disponha sff.

Cumprimentos,
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424791 | sergiofnm | 09 jun 2020 00:01 | Em resposta a: #424779

Caro Manuel Rufino

Muito obrigado..... pegando na preciosa informação que me deu e corri mais um pouco os livros de Castro Verde. E aqui está o assento de baptismo do João Pixeiro (__?___ de Julho de 1640)
PT-ADBJA-PRQ-CVR02-001-M002_m0118.TIF

Filho de Bªr Pixrº de Mª _______(não consigo perceber o apelido)

Quanto aos livros que já me indicou, vou informar-me se Biblioteca Nacional está em funcionamento e tentarei fazer consulta este sábado.

Grande bem haja caro Manuel

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424792 | sergiofnm | 09 jun 2020 00:06 | Em resposta a: #424791

Pronto... Será Maria da Lança :-)

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424805 | mfcr | 09 jun 2020 18:33 | Em resposta a: #424792

Caro Sérgio Moreira

Não tem que agradecer. Estou sempre ao dispôr. Alguma dúvida disponha.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424812 | sergiofnm | 09 jun 2020 23:39 | Em resposta a: #424805

Caro Manuel,

Já consegui decifrar nome da esposa de Balthazar Pixeiro: Maria da Esperança
aqui está no assento de 1644 da filha Isabel - PT-ADBJA-PRQ-CVR02-001-M002_m0180.TIF

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424821 | mfcr | 10 jun 2020 14:03 | Em resposta a: #424812

Caro Sérgio

Excelente pesquisa, assim fica mais completo. Pena que pelos paroquiais não se possa recuar mais. Outra pesquisa que ainda não consegui fazer são os livros de actas da vereação camarária da antiga Vila de Entradas e os fundos da Santa Casa da Misericórdia de Entradas e Castro Verde, pois deverá conter informações muito interessantes.

Os meus sinceros agradecimentos.

Cumprimentos,
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#424857 | mfcr | 11 jun 2020 18:40 | Em resposta a: #386142

Caro Henrique Dias

Já passaram quase 3 anos, o tempo voa. Não sei se já tem conhecimento do casamento do Bento Fernandes e da Clara da Conceição, de qualquer modo aqui vai:

Casaram a 27.1.1715, na Freguesia de Entradas ( TIF 86 ).

Ele é filho de: Pascoal de Sousa e Ana Pires.

Ela é filha de: Mateus Fernandes e Catarina Lopes.

Disponha.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#426816 | sergiofnm | 30 ago 2020 19:14 | Em resposta a: #424857

Caro Manuel Rufino,

Boa tarde, espero o encontrar bem.

Vinha solicitar a sua preciosa ajuda no sentido de fazer uma breve verificação da bibliografia que tem sobre o assunto.
bem sei que o tópico não é o correcto mas foi a forma mais direta de o contactar.
Gostava de saber se tem algum elemento no livro sobre as milícias e capitães de ordenança alguma informação sobre este meu antepassado que aparentemente foi capitão na via de Alvalade

Ascenso Rodrigues, natural de São João de Negrilhos e faleceu em Alvalade em 1743
Deixo os links das imagens de arquivo com referencias

Obito: PT-ADSTB-PRQ-PSTC02-003-00006_m0059
Casamento: PT-ADSTB-PRQ-PSTC02-002-00005_m0030
Assento da Neta: PT-ADSTB-PRQ-PSTC02-001-00063_m0033

Obrigado

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#426817 | mfcr | 30 ago 2020 20:01 | Em resposta a: #426816

Caro Sérgio Moreira

Tenho o livro do confrade Nuno Borrego, só que não está comigo, mas sim no Montijo, e não sei quando lá irei. De qualquer modo vou tomar nota.

Com relação à sua avoenga Joaquina Mestra, tenho feito pesquisas em Castro Verde e Entradas, e ainda não encontrei o tal casamento.

Ainda não encontrei igualmente, o casamento do nosso avô comum José Guerreiro Faleiro, Capitão de Ordenanças, filho do Luís Baião Faleiro, logo que tenha noticias informo-o.

Com os melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#426821 | sergiofnm | 30 ago 2020 22:40 | Em resposta a: #426817

Caro Manuel, muito obrigado!!

Também não consegui encontrar... nem o assento de casamento, nem o assento de nascimento (muito embora tenho conseguido o casamento dos pais dela e o do nascimento dos pais.

1 abraço

Sérgio

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#426831 | mfcr | 31 ago 2020 14:27 | Em resposta a: #426821

Caro Sérgio Moreira

José Guerreiro Faleiro, que viria a ser Capitão de ordenanças da Vila de Entradas, foi batisado a 22 de Novembro de 1734, na Freguesia de Salvador, Serpa, TIF 127 - página 106 lado direito, 2º. assento.
Foi afilhado de Jacinto Ramos e Maria da Trindade.

As filiações descritas neste assento, estão de acordo com os outros assentos que já conhecemos nos paroquiais.

Quanto ao casamento, há-de aparecer.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#426897 | sergiofnm | 02 set 2020 23:36 | Em resposta a: #426831

Caro Manuel Rufino,

Pesquisei um pouco mais e embora não tenha encontrado o casamento de José Guerreiro Faleiro com Maria Figueira Mestre, descobri um pouco mais sobre ela.
Assim, se interessar aqui vai:

Maria Figueira Mestre foi baptizada em 27 de setembro de 1733, em Entradas: PT-ADBJA-PRQ-CVR03-001-B007_m0049

Filha de António Figueira Mestre da Vila de Entradas e de Luisa da Silva de Vale de Santiago (hoje freguesia pertencente a Odemira) não encontrei ainda este casamento

António Figueira Mestre era filho do casamento de Gregório Lourenço com Maria Figueira, casado em entradas em 30 de setembro de 1686: PT-ADBJA-PRQ-CVR03-002-C002_m0011

Maria Figueira (avó de Maria Figueira Mestre) veio a falecer em Entradas em 25 de maio de 1713: PT-ADBJA-PRQ-CVR03-003-O004_m0078

Por seu turno Luísa da Silva, batizada em 3 de fevereiro de 1715 em Vale de Santiago (PT-ADBJA-PRQ-ODM10-001-M001_m0256), era filha do casamento de Domingos Fernandes e Maria Monteira, na freguesia de Vale de Santiago em 21 de maio de 1702 : PT-ADBJA-PRQ-ODM10-001-M001_m0406

Cumprimentos

Sérgio

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#426906 | mfcr | 03 set 2020 11:45 | Em resposta a: #426897

Caro Sérgio Moreira

Confirmo todas as informações e a falta do casamento com a Luzia da Silva. Acrescento ainda, que o Gregório Lourenço Mestre, teve um 2º. casamento a 15.12.1714 - TIF 86 com Margarida Vaz, viúva de João Lourenço. Margarida Vaz, faleceu em Entradas a 26.3.1719.

António Figueira Mestre, teve um 1º. casamento a 4.6.1724 em São Martinho das Amoreiras, Odemira, com Maria Fortes, filha de Manuel Pereira e Maria Fortes.

Com relação ao José Guerreiro Faleiro, tenho de memória porque li no livro dos capitães de Ordenança e Milicias - mas que não tenho aqui comigo - aparece um capitão de milicias com o mesmo nome, fazendo parte do Regimento de Milicias de Elvas, mas não sei mais nada.

Ficamos assim, quando tiver mais informações vou colocando.

Cumprimentos,

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#426973 | NunoFialhodOliveira | 07 set 2020 01:34 | Em resposta a: #110176

Caros Confrades,

É com muito interesse que vejo manter-se vivo este tópico sobre as Famílias de Entradas - um excelente exemplo que gostaria de ver replicado em tantos outros sobre famílias alentejanas que revelaram enorme dinamismo entre 2005 e 2010, mas depois feneceram...

Trago mais um apelido de Castro Verde, TAQUENHO (também: Tacanho): Bárbara Afonso Taquenha casou com Inácio da Lança Couttada, de Aljustrel.

Tiveram uma filha, Maria Inácia Taquenha, que casou com José António da Silva, da Cuba, b. 1750 (S. Vicente), onde se fixaram os descendentes.

Poderão estes LANÇA de Aljustrel estar relacionados com os de Entradas?
Terá algum dos Caros Confrades mais informação sobre a sua ascendência e a de Bárbara Afonso Taquenha ou o seu relacionamento com outras famílias referidas neste tópico?

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437315 | Rodri.gues | 30 out 2021 21:32 | Em resposta a: #385757

Caríssimo Manuel Rufino,
Através das minhas pesquisas pelos registos paroquiais sobre a minha ascendência, descobri que descendo de Miguel Afonso Inglês, filho do casal Manuel Afonso Inglês e Ana Maria que mencionou na sua mensagem. Deste modo, poderia confirmar-me se este casal teve algum filho de seu nome Miguel? Se sim, sabe dizer-me alguma informação sobre o mesmo? ainda não consegui encontrar o seu registo de baptismo, nem de outros possíveis irmãos. Apenas sei que este Miguel Afonso Inglês casou na freguesia de Entradas no ano de 1776 com Esperança Maria, filha de João Martins e Sebastiana Maria. Em relação ao pai, Manuel Afonso Inglês tem alguma informação que possa facultar-me?
Antecipadamente Grato,
Diogo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437330 | mfcr | 31 out 2021 14:42 | Em resposta a: #437315

Caríssimo Diogo Rodrigues

Tenho informação sobre ascendentes e descendentes do Miguel Afonso Inglês. Este, teve dois casamentos. Do seu segundo casamento com Ana Maria, descende a minha mulher, tal como o confrade Diogo Rodrigues. Assim vou colocar o que sei, e começo pelo bisavô do Miguel Afonso Inglês:

1. DOMINGOS AFONSO INGLÊS ( bisavô do Miguel )
Nasceu cerca de 1640 em Entradas ou Castro Verde
Casou cerca de 1665 com Barbara Rodrigues


Tiveram:

2 (1). Manuel Afonso Inglês, que segue

2 MANUEL AFONSO INGLÊS ( avô do Miguel )
Nasceu cerca de 1672 em Castro Verde
Casou em Entradas a 26.5.1697 ( TIF 27) com Barbara Ingleza, filha de Domingos Jorge e de
Barbara Rodrigues.


Tiveram:

3 (1) Manuel Afonso Inglês, que segue

3 (2) Maria Ingleza dos Prazeres, baptisada em Entradas a 7.4.1698

3 (3) Domingos, baptisado em Entradas a 22.11.1699

3 (4) Barbara Ingleza, baptisada em Entradas a 12.4.1702

3 (5) Catarina Jorge, baptisada em Entradas a 1.5.1708

3 (6) Sebastiana Maria, baptisada em Entradas a 28.1.1711

3 (7) Maria, baptisada em Entradas a 24.2.1725, morreu logo


3 MANUEL AFONSO INGLÊS ( pai do Miguel )
Nasceu cerca de 1695 em Entradas
Faleceu em Entradas a 19.12.1771, sepultado na Igreja Matriz

Casou duas vezes:

A 1ª. vez em Entradas a 3.5.1733 ( TIF 45 ) com Esperança do Nascimento, que faleceu a 21.5.1735
em Entradas, filha de Manuel Dias e de Izabel do Nascimento


A 2ª. vez em Entradas a 6.5.1736 ( TIF 52 ) com Ana Maria, filha de Bento Fernandes e de Clara da
Conceição ( com quem prosseguimos )

Filhos do 1º. casamento:

4 (1). Esperança, baptisada em Entradas a 25.5.1735 ( TIF 61 )


Filhos do 2º. casamento, com quem prosseguimos:

4 (2). Josefa Maria Ingleza, baptisada a 7.6.1739 em Entradas
Faleceu em Entradas a 8.4.1786
Casou com Leandro José

4 (3) José Afonso Inglês, baptisado a 23.11.1741 em Entradas

4 (4). Manuel Afonso Inglêz, baptisado em Entradas a 12.2.1745

4 (5) Miguel Afonso Inglês, que segue


Nota: Vou sair, mas assim que regressar, envio-lhe a informação disponivel sobre os descendentes do Miguel Afonso Inglêz.

Alguma dúvida diga sff.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437333 | mfcr | 31 out 2021 19:25 | Em resposta a: #437330

Continuação

4. MIGUEL AFONSO INGLÊS
Baptisado em Entradas a 3.10.1752
Casou em Entradas a 31.10.1776 ( TIF 39 ) com Esperança Maria, filha de João Martins e de
Sebastiana Maria.

Tiveram:

5 (1). João Afonso Inglês, baptisado a 3.3.1792 em Entradas, que segue

5 (2). Manuel Afonso Inglês, baptisado a 18.9.1781 em Entradas
Casou em Entradas a 5.1.1817, com Paula Joaquina, natural de Moura, filha de Joaquim
José Pereira e Barbara Joaquina, natural de Moura

Tiveram

6 (1). José, baptisadoem Entradas a 29.7.1817

6 (2). Maria, batisada em Entradas a 25.8.1821

6 (3). Joaquim, baptisado em Entradas a 29.6.1831

5 (3). José Afonso Inglês, baptisado em Entradas a 20.3.1779
Casou em Entradas a 11.11.1801 ( TIF 96 ) com Ana Joaquina, natural de Entradas, filha de
Manuel Mestre e Francisca Maria, ambos naturais de São Marcos da Ataboeira

Tiveram

6 (1). Maria, baptisada em Entradas a 25.1.1803

6 (2). Joaquina, nascida em Entradas ( TIF 30 )

6 (3). Balbina, nascida em Entradas a 13.7.1806

6 (4). Manuel, baptisado em Entradas a 8.12.1809

6 (5). Francisca, baptisada em Entradas a 19.1.1812

6 (6). Estefana Joaquina, baptisada em Entradas a 10.11.1814
Casou em Entradas com José Guerreiro, filho de José António e Maria da Conceição.

6 (7). Mariana, baptisada em Entradas a 24.12.1817

6 (8). Manuel, baptisado em Entradas a 15.6.1823

6 (9). Mariana, baptisado em Entradas a 1.9.1825

5 (4). Maria Antónia Afonso Inglês, baptisada em Entradas a 3.8.1777
Casou com Bento Carrilho Magro, natural de Entradas, filho de Valentim José e de Esperança
Perpétua

Tiveram

6 (1) José, baptisado em Entradas a 7.12.1818

6 (2). Vicência, baptisada em 20.4.1822 ( TIF 71 )

6 (3). Catarina, baptisada em Entradas a 15.10.1824

5 (5). Joaquim Afonso Inglês, baptisado em Entradas a 29.1.1787
Casou com Maria dos Remédio, filha de pais incógnitos

Tiveram

6 (1). Manuel, baptisado em Entradas a 28.11.1813

6 (2). António, baptisado em Entradas a 17.3.1816

6 (3). Mariana, batisada em Entradas a 28.1.1819

5 (6). Rosa Afonso Inglês, baptisada em Entradas a 31.8.1789
Faleceu em Entradas a 21.10.1850

5 (7). Mariana Afonso Inglês, baptisada em Entradas a 28.1.1795
Casou com Joaquim Gonçalves Crespo, filho de João Gonçalves, natural de Francelos,
Bispado do Porto e de Ana Maria Crespo

Tiveram

6 (1). Custódia do Sacramento, baptisada em Entradas a 9.5.1827
Com 34 anos de idade, no estado de viúva, casou em Entradas a 24.9.1861 com
Manuel Amador, de 30 anos de idade, viúvo, filho de Amador Contreiras e Joaquina
Gertrudes, moradores na Rua de Beja. Neto paterno de António Contreiras e Maria
Cipriano e nato materno de José Coelho e Gertrudes Maria.

6 (2). Cristina, baptisada em Entradas a 27.12.1829

6 (3). Manuel, baptisado em Entradas a 26.2.1816

6 (4). Maria Joaquina Inglês Crespo, baptisada em Entradas a 16.11.1813
Casou com João Martins, filho de Manuel Martins e de Custódia Maria Leal. Neto
paterno de Manuel Rodrigues e Maria do Nascimento. Neto materno de Manuel Afonso
Inglês e Maria Joaquina Leal, natural de Ervidel.

5 (8) Joana, baptisada em Entradas a 16.9.1784
Faleceu em Entradas a 16.10.1786

5 (9) Maria, faleceu a 27.6.1779 em Entradas

5 (10) Maria, baptisada em Entradas a 4.4.1798


5. JOÃO AFONSO INGLÊS
Baptisado em Entradas a 3.3.1792
Faleceu em Entradas a 4.9.1857, no estado de viúvo
Casou com Maria Figueira Quaresma,filha de Domingos Fernandes Quaresma e Maria Figueira
Quaresma.

Carissimo Diogo Rodrigues, não coloquei mais informação a partir deste João Afonso Inglês,
porque presumo que seja seu tio-avô, não sei, e poderá já não ter interesse, por já ser do seu
conhecimento.

Dos filhos do Miguel, quem é o seu avô ?

Ao seu dispôr para qualquer ajuda.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437335 | Rodri.gues | 01 nov 2021 00:24 | Em resposta a: #437333

Caríssimo Manuel,
Primeiramente agradeço-lhe imenso por toda a informação que disponibilizou a qual estive a ler e a analisar com bastante interesse, sendo a primeira vez que encontro alguém com ascendentes em comum nesta esfera virtual.

Algumas das minhas interpretações e dúvidas:
Foi através do casamento de Manuel Afonso com Bárbara Inglesa, que se originou a família (Afonso Inglês) transmitindo aos seus descendentes os dois sobrenomes compostos. Fiquei bastante curioso com o sobrenome "Inglesa" da Bárbara, que poderá ser derivado de alguma alcunha devido à sua fisionomia ou através de algum sobrenome dos seus avós. No registo de baptismo da filha Catarina (1708 - tif 87) consta a naturalidade de Bárbara Inglesa mas não consegui perceber, o confrade Manuel conseguiu?

Quanto a Manuel Afonso Inglês (Filho), que indica ter nascido por volta de 1695 em Entradas, o confrade Manuel chegou a encontrar o seu registo de baptismo? Se sim, poderia indicar-me o tif? E no que diz respeito a Miguel Afonso Inglês também não consegui localizar o registo de baptismo com base na data que indicou a 3/10/1752 e se puder também informar-me o tif, agradecia-lhe muitíssimo.

Do casamento de Miguel Afonso Inglês com Esperança Maria, eu descendo do filho Joaquim Afonso, baptizado na freguesia de Entradas em (1787 - tif 101). Casou em Entradas no ano de (1812 - tif 12) com Maria dos Remédios, natural de Entradas e filha de pais incógnitos.

O confrade indicou na sua mensagem que este casal teve:
6 (1). Manuel, baptisado em Entradas a 28.11.1813
6 (2). António, baptisado em Entradas a 17.3.1816
6 (3). Mariana, batisada em Entradas a 28.1.1819

Eu só tinha conhecimento de dois filhos:

- Joana, baptizada em Castro Verde (28.11.1817 - tif. 110).
- 5.º Avô: António Joaquim, baptizado em Castro Verde (1821 - tif 142). O confrade acha que era possível haver dois filhos com o mesmo nome António (um de 1816 e outro de 1821)? A menos que o primeiro tenha falecido e os pais voltaram a dar o mesmo nome, concorda?

Também fiquei confuso o facto de os filhos que indicou terem sido baptizados em Entradas e os outros dois que indico terem sido baptizados em Castro Verde, sendo que depois do filho António ter sido baptizado em Entradas, baptizaram a filha Joana em Castro Verde, depois voltaram a baptizar a filha Mariana em Entradas e novamente o António em Castro Verde, seria uma situação comum? A menos que se trate de avós com o mesmo nome e eu esteja a fazer a minha ascendência de forma errada? Em todo o caso deixo a continuação dos meus ascendentes para que o confrade Manuel se tiver alguma disponibilidade e interesse possa confirmar-me se estou na linha certa.

5.º Avô - António Joaquim (também aparece por vezes como António dos Remédios), baptizado em Castro Verde (1821 - tif 142). Casou em Castro Verde no ano de (1849 - tif 484) com Maria dos Remédios, natural de Castro Verde (1818 - tif 121) e filha de Manuel Martins e Maria Joaquina.

Tiveram:

João António, baptizado em Castro Verde (1850 - tif 67). Casou na freguesia de Albernoa no ano de (1872 - tif 3-4) com Rosalina Teresa, natural de Albernoa (1852 - tif 168).

Tiveram seis filhos, incluindo a minha trisavó Joaquina Maria, baptizada em Albernoa no ano de (1882 - tif 20). Casou em Albernoa no ano de 1909 (tif - 13) com José Medeiro, natural de Mértola.

Estou ao dispor e espero não estar de forma alguma a abusar da sua generosidade e do seu tempo. Os meus melhores cumprimentos,
Diogo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437352 | mfcr | 01 nov 2021 16:08 | Em resposta a: #437335

Carissimo Diogo Rodrigues

Vou procurar responder a todas as suas questões, se me esquecer de alguma, pergunte sff., assim:

- Quanto aos apelidos " AFONSO INGLÊS ", não se formam com o casamento do Manuel Afonso
Inglês com a Barbara Inglesa, já que o ascendente mais velho que conhecemos deste ramo é o
DOMINGOS AFONSO INGLÊS, que terá nascido cerca de 1640 em Entradas ou Castro Verde.

- Tenho diversos " Ingres, Ingresa e Inglesa " para entroncar, mas não está fácil, é preciso mais
pesquisa.

- BARBARA INGLESA, é natural de Entradas. É verdade que a sua leitura está dificil, mas diz: natural
deste Vila. ( Tif 87 ).

- Quanto ao nascimento do Manuel Afonso Inglês, filho, também não encontrei ainda.

- Com relação à atribuição do mesmo nome, de filhos falecidos, era tradição. Tenho várias situações
dessas.

- A data de baptismo do Miguel Afonso Inglês, tenho como fonte: ADBeja - Entradas - Livro 008/cx001
folha 9. Estive a ver o E-Tombo, corresponde ao Tif 10 que não está acessivel.

Eu fiz no seculo passado, pesquisas presenciais naquele arquivo, é natural que remonte a essa
época este apontamento.

Ao seu dispôr para alguma dúvida e vamos andando por aqui.

Cumprimentos

Manuel Rufino

-

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437354 | Rodri.gues | 01 nov 2021 18:09 | Em resposta a: #437352

Caríssimo confrade Manuel,
antes de mais os meus agradecimentos pela pronta resposta,

Poderia só confirmar-me com base na sua leitura do registo de baptismo de António, baptizado em Castro Verde (1821 - tif 142, encontra-se nas datas de (1809-1830) se trata-se realmente ou não de um neto de Miguel Afonso Inglês e de Esperança Maria, os mesmos ascendentes que o confrade indicou nas mensagens anteriores ? Ou será apenas outro casal com nomes e naturalidades idênticas?

No registo de baptismo deste António consta que é filho de Joaquim Afonso (não consta inglês) e de Maria dos Remédios, naturais de Entradas; neto paterno de Miguel Afonso (também não consta inglês, terá sido omitido pelo padre?) e de Esperança Maria, de Entradas e de avós maternos incógnitos.

Ficaria mais seguro em prosseguir com as minhas pesquisas com a sua confirmação,
Obrigado e Cumprimentos

Diogo

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437359 | mfcr | 01 nov 2021 19:51 | Em resposta a: #437354

Carissimo Diogo Rodrigues

Em genealogia por vezes temos dúvidas, mas neste caso dos avós do António, não tenho.

1º. - O facto de não ter o apelido Inglês, deve-se ao facto do padre de Castro ser muito poupado. O
padre de Entradas, mencionou sempre o apelido Inglês.

2º. - Prova de que são os mesmos, vamos confirmar nos avós maternos, onde diz serem incógnitos,
quer no assento de Entradas, quer no de Castro Verde.

Boas pesquisas e disponha.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#437360 | Rodri.gues | 01 nov 2021 21:11 | Em resposta a: #110176

Caríssimo Manuel,
Fico muito agradecido pela sua resposta e estou ao dispor no que puder ajudar.
Faço votos de uma boa semana,

Cumprimentos
Diogo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#445776 | Rodri.gues | 09 fev 2023 23:16 | Em resposta a: #110176

Caríssimo Manuel Rufino,
espero que se encontre bem desde a nossa última conversa, não sei se já é do seu conhecimento mas encontrei as seguintes informações que penso ser também do seu interesse, de qualquer modo, aqui vai:

Pascoal de Sousa e Ana Pires casaram no dia 2 de Fevereiro de 1687 em Serpa (Salvador) - Tif. 81.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:

Maria, 1689, Serpa (Salvador) - Tif. 45
Manuel, 1692, Serpa (Salvador) - Tif. 78
Bento, 1694, Serpa (Salvador) - Tif. 118
Caetana, 1698, Serpa (Salvador) - Tif. 177

Infelizmente não consta os nomes dos pais de (Pascoal e Ana) no registo de casamento nem é indicado os nomes dos avós, nos registos de batismos dos filhos.
Agora estou a tentar localizar o registo de baptismo de Clara da Conceição, filha de Mateus Fernandes e de Catarina Lopes, mas ainda não obtive sucesso.

Os meus melhores cumprimentos
Diogo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Famílias de Entradas - Concelho de Castro Verde

#445794 | mfcr | 10 fev 2023 15:49 | Em resposta a: #445776

Carissimo Diôgo Rodrigues

Folgo em receber noticias suas. Eu vou indo menos mal felizmente.

Clara da Conceição, filha do Mateus Fernandes, foi baptisada na Freguesia de Santa Clara do Louredo, cidade de Beja, a 18 de Agosto de 1695 ( TIF 12 ).

Quanto ao Pascoal de Sousa e Ana Pires, também fiquei parado aí.

Estas familias do Baixo Alentejo e Algarve, são ascendentes da minha mulher.

Sempre ao seu dispôr,

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen