Ferreira da Cunha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ferreira da Cunha

#110292 | fwm | 21 jan 2006 00:34

Procuro a familia de meu Trisavô, Antonio Ferreira da Cunha, português, natural da região do Porto, imigrou para o Brasil na primeira metade do século XIX com seu irmâo Manoel Ferreira da Cunha .
Eram filhos de Maria Ferreira da Cunha e consta que eram de familia abastada.
Meu trisavô passou a viuver em Santa Rita de Ibitipoca, Minas Gerais e foi pai de Clotilde (Lila) Ferreira da Cunha, minha bisavó mulher de Manoel Victor de Mendonça
Manoel Ferreira da Cunha, seu irmão, foi fazendeiro em Rancho do Pacau perto da fazenda do Bom Jardim em Rio Preto - MG

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira da Cunha

#110296 | victorferreira | 21 jan 2006 00:54 | Em resposta a: #110292

Caro participante,
Aquilo a que chama a "região do Porto" pode ser equivalente a eu escrever um post a dizer que um avô meu emigrou para a "região de São Paulo". Guardadas as devidas proporções no princípio do séc XIX, só com isso é como procurar uma agulha num palheiro. 'Antónios Ferreiras da Cunha' devem ter sido muitos a emigrar nessa altura.
Veja se consegue descobrir mais factos: Concelho (=Município) de origem, datas aproximadas de emigração e de nascimento. Com esses dados poder-se-á ir ao Arquivo Distrital (+ ou - equivalente a 'Estadual' aí no BR) edescobrir-se mais alguma coisa.
Como pode imaginar, quer pelo nome bastante frequente, quer pelas muitas dezenas de milhares de emigrantes que sempre houve em fluxo a partir do Norte de Portugal, sem mais dados que os que apresenta, só por um golpe inacreditável de sorte você encontraria neste Forum alguém que soubesse dessas pessoas.
Não desanime. Já houve quem conseguisse chegar lá com menos. Pesquise mais no âmbito familiar e nos arquivos aí no BR (escrituras, testamentos, propriedades, documentação variada, em suma "papéis" arquivados em Arquivos de Organismos Oficiais).
Nessa altura, volte ao Forum e logo se verá quem pode ajudar.
Novamente, não desanime. Pesquise.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira da Cunha

#110339 | fwm | 21 jan 2006 22:00 | Em resposta a: #110296

Prezado Victor Ferreira,
Naturalmente entendo a dificuldade de se encontrar uma pista sobre meu trisavô, com os dados que postei. Entendo a divisão territorial de Portugal.
Pesquiso meus antepassados já faz algum tempo e tenho avançado em outras direções. O nome Antonio Ferreira da Cunha é com certeza comum e possivelmente muitos homônimos imigraram para o Brasil a partir do norte de Portugal.
O que espero ao postar sobre meu antepassado, é este “golpe inacreditável de sorte” como você chamou. Dei algumas pistas além do nome de meu trisavô e “quem sabe” encontro alguém em Portugal ou mesmo no Brasil que tenha alguma informação que possa me interessar.
Naturalmente pesquiso em arquivos oficiais como Registros Civis, Arquivos Públicos, Arquivos Eclesiásticos, microfilmes dos Mórmons, histórias familiares e o que for possível.
Não pesquiso em tempo integral, Genealogia para mim “por enquanto” é apenas um Hobby, um passa tempo.
De qualquer maneira, minha mensagem já está postada no Forum. Quem sabe?
Não desanimarei com certeza.
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira da Cunha

#150037 | val_rj | 25 mar 2007 19:55 | Em resposta a: #110292

Sua tetravó Maria ferreira da Cunha era casada com quem?
estou montando minha árvore e tenho uma trisavó chamada Maria Ferreira da Cunha casada com Sebastião de Freitas moradores de São mamedes de Negrellos.

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira da Cunha

#151768 | fwm | 09 abr 2007 00:48 | Em resposta a: #150037

Val,
Tenho pouquíssimas informações sobre minha quarta avó e sua família, além daquelas já postadas anteriormente.
As informações que tenho, foram tiradas de um texto escrito por uma tia avó que a chamava de Maria Ferreira da Cunha e dizia que teria vindo ao Brasil a procura de seus filhos Manoel e Antonio Ferreira da Cunha (meu trisavô) que haviam vindo para o Brasil, fugindo do serviço militar mais precisamente para a região de Barbacena-MG. A mesma teria publicado sua busca em jornais da corte.
Como minha bisavó Clotilde, nasceu em 1865 acredito que Antonio Ferreira da Cunha tenha nascido entre 1830 e 1845.
Outra informação que havia neste mesmo texto, é que Maria Ferreira da Cunha pertenceria à família Ferreira dos vinhateiros do Porto (!!!).
Você teria os nomes dos filhos de sua trisavô?
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira da Cunha

#201695 | Susana CC | 27 jun 2008 11:19 | Em resposta a: #110292

Meu avô, Mário L. Ferreira da Cunha, filho de Joaquim Lopes Ferreira da Cunha, também são naturais da zona do Porto, mais propriamente de Felgueiras, Lixa....

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira da Cunha

#207640 | Maria M Luz | 07 set 2008 21:57 | Em resposta a: #110292

Caro (a)FWM
Também pesquiso a Familia Ferreira da Cunha no Brasil. Os dados que possuo são bastante antigos. Eles já têm documentos no Arquivo Eclesiástico de Santa Catarina desde 1764 quando Francisco Ferreira da Cunha casou com Guiomar Henriques, na Freguesia de Nossa Senhora do Desterro. Ele viera na tropa de militares vindos da Capitania de Santos para proteger a Ilha de Santa Catarina, nas primeiras fortalezas na época a serem construídas.

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira da Cunha

#332610 | LouRodrigues | 18 jul 2013 08:05 | Em resposta a: #110339

Pesquiso sobre os engenhos de Pernambuco/Brasil e encontrei: Antônio Luís Ferreira da Cunha, com inventário feito em 1876, e Thereza Josepha Ferreira da Cunha, inventário feito em 1854, ambos moradores do engenho Desterro/Pernambuco/Brasil. Alguém mais tem algum informação sobre essa pessoas. Caso consigam me comuniquem, em: lunbr1@hotmail.com ou acessando http://engenhosdepernambuco.blogspot.com.br/
Agradeço antecipadamente
LouRodrigues

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#415620 | dutra1junior | 15 jun 2019 15:51 | Em resposta a: #151768

Meu avô é Claudio Ferreira da Cunha. Irmão de Custodio Raimundo Ferreira da Cunha.
Custodio Raimundo foi fazendeiro na região de Ponte Nova, MG. Mais especificamente na hoje munícipio Oratórios, MG.

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#425833 | rogerjuniorandrade | 22 jul 2020 17:14 | Em resposta a: #110292

Olá Fernando,

Eu sou descendente de Manoel Ferreira da Cunha, irmão do seu trisavô. Ele se casou na Capela da Santana do Garambéo aos 18 de junho de 1855, porém o registro não consta os pais dos noivos. O óbito dele foi registrado da paróquia de Bom Jardim de Minas e foi feito pelo irmão do meu trisavô italiano, o Padre Pascoal Mauro que anotou a informação de que Manoel Ferreira da Cunha era Português. Ele faleceu aos 25 de agosto de 1885. Ainda não consegui verificar se existe o processo de inventário dele no Arquivo de Barbacena. Caso exista, creio que poderá ter mais informações sobre a naturalidade e filiação. Deixo aqui o meu e-mail caso queira me contactar para trocarmos informações: rogerjrandrade@gmail.com.

Abraço!

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#425839 | André Pessoa | 23 jul 2020 01:43 | Em resposta a: #332610

Gostaria de saber se existe lista de trabalhadores, das Usinas Mussarepe, em Pernambuco?

Usina Paudalho, e da Usina que ficava em Sta Rita, Estado da Paraíba?
Descobri que, meu bisavó trabalhou nessas usinas.

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#426110 | Enderson | 31 jul 2020 18:54 | Em resposta a: #151768

Caro, Fernando!
Você teria o texto dos jornais da corte, em que, sua tetravó e minha pentavó, Maria Ferreira da Cunha, menciona a procura pelos filhos: Antonio Ferreira da Cunha, seu trisavô; e Manoel Ferreira da Cunha, meu tetravô?
Você também saberia me dizer se a mãe deles, Maria Ferreira da Cunha, veio para o Brasil, Santa Rita do Ibitipoca ou Bom Jardim de Minas, e morreu aqui?
Aguardo.
Enderson.

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#429911 | lucianofonseca | 23 dez 2020 20:16 | Em resposta a: #110292

Prezados,

Há um Manoel Ferreira da Cunha da minha linha ascendente, residente em Rio Preto, em meados do século XIX. Era casado com Josina Fonseca. A descendência do casal instalou-se na região de Liberdade (Livramento) e Bom Jardim de Minas. Se houver compatibilidade com os dados de algum confrade, gentileza entrar em contato.

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#441878 | billcunha79 | 05 jul 2022 19:53 | Em resposta a: #110292

Meu nome é Williams Cardoso da Cunha, filho de João Batista Ferreira da Cunha, neto de (Jorge) George Ferreira da Cunha e Raulina Facundo da Cunha (Moura), ambos eram residentes de Trairi/CE, o pai de George é Antônio Ferreira da Cunha e Ana Ferreira da Cunha, Pais de Raulina são João Facundo de Moura e Maria Batista de Moura ( Conceição).

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#442638 | billcunha79.2003 | 16 ago 2022 18:19 | Em resposta a: #110292

Meu nome é Williams Cardoso da Cunha, filho de João Batista Ferreira da Cunha (nascido em 08/05/1938).
João Batista Ferreira da Cunha filho de Jorge Ferreira da Cunha (nascido em 15/05/1896).
Jorge Ferreira da Cunha filho de Antônio Ferreira da Cunha (nascido em04/09/1860).
Antônio Ferreira da Cunha filho de Manoel Ferreira da Cunha (nascido em 30/05/1838).
Manoel Ferreira da Cunha filho de Manoel Ferreira da Cunha (nascido em 25/05/1815).
Manoel Ferreira da Cunha filho de João Ferreira da Cunha (nascido em 1785).
João Ferreira da Cunha filho de Antonio Ferreira da Cunha (nascido em 1763).

Resposta

Link directo:

Ferreira da Cunha

#442639 | billcunha79.2003 | 16 ago 2022 18:27 | Em resposta a: #110292

João Batista Ferreira da Cunha >> esposa Regina Cardoso da Cunha
Jorge Ferreira da Cunha >> esposa Raulina Facundo da Cunha
Antônio Ferreira da Cunha >> esposa Ana Ferreira da Cunha
Manoel Ferreira da Cunha >> esposa Mariana Maria de Menezes
Manoel Ferreira da Cunha >> esposa Maria Rosa de Jesus
João Ferreira da Cunha >> esposa Bernarda de Jesus
Antonio Ferreira da Cunha >> esposa Helena do Rozario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen