A Família Guerreiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

A Família Guerreiro

#110299 | LSV | 21 jan 2006 05:03

Coloquei on-line a introdução a mais um apontamento genealógico, que
irei desenvolver, desta feita sobre a Família Guerreiro, que
normalmente usou o apelido composto Guerreiro de Gusmão ou Guerreiro
de Aboim, e que proliferou particularmente pelo Alentejo. (...)

Mais uma vez, qualquer comentário ou adenda serão benvindos

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110337 | melisa | 21 jan 2006 21:31 | Em resposta a: #110299

Caro Luís Soveral Varella

Não consigo aceder.

Estou muito interessada até por ser descendente de Guerreiros de Ourique.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110357 | LSV | 22 jan 2006 05:40 | Em resposta a: #110337

M.Elisa

envie-lhe já para o seu e-mail o link directo à página

Luís

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110400 | montargil | 23 jan 2006 11:28 | Em resposta a: #110357

Caro Luís Soveral Varela

Como muitos, estamos esperando esse seu seu trabalho sobre os Guerreiros.

Descendo dos de Castro Verde.... e tal como Maria Elisa não consigo aceder ao link.
Por favor importa-se de o enviar para o email luissantospontoptsimplesnetpontocom agradecendo o incomodo,
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110401 | 2910 | 23 jan 2006 11:48 | Em resposta a: #110299

Caro Luís
Remeto alguma documentação sobre os Guerreiro existente na T.T.

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

-Alvará de D. Manuel I para Rui Leite dar a Gomes Guerreiro, moço de estrebaria, um capotim e calças de pano. 20/10/1514

-Alvará de D. João III para Manuel Velho dar a vestiaria a Luís Guerreiro, moço da estrebaria. 09/05/1534

-Mandado de Pedro de Castro para Jácome Dias entregar a Gonçalo Afonso Guerreiro 168 quintais de biscoito. 10/05/1501

-Conhecimento de Rui Fernandes, declarando que frei João Guerreiro, da Ordem de S. Francisco, recebeu de Francisco Pereira, feitor na Flandres, 15 cruzados de ouro de que Sua Alteza lhe faz esmola cada ano. 02/10/1517

-Conhecimento em que se declara que frei João Guerreiro de Tavira, frade da Ordem de S. Francisco, recebeu de Francisco Pereira, feitor de D. Manuel I na Flandres, 15 cruzados de ouro de que o dito senhor lhe fez mercê de esmola em cada ano, por andar no estudo. 22/10/1518

-Conhecimentos em que se declara que frei João Guerreiro, frei Francisco do Porto e outros receberam de Francisco Pessoa, feitor em Flandres, as quantias nos mesmos conhecimentos designadas para seguirem os seus estudos. 01/10/1519

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110402 | Conde | 23 jan 2006 12:52 | Em resposta a: #110299

Caro Luís Soveral Varela:
Importa-se de me mandar para o meu endereço?
Muito agradeço.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110414 | LSV | 23 jan 2006 15:23 | Em resposta a: #110401

Caro Ósacr

Muito obrigado pelos dados adicionais

Um abraço

repito o link porque parece que está a haver dificuldade em aceder à página

http://luissoveralpontocompontosapopontopt/Guerreiropontohtm

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110429 | Jpteixeira | 23 jan 2006 18:34 | Em resposta a: #110414

Caro Confrade Luís Soveral Varela:

Parece que fui o único que conseguiu aceder ao site. A chave do acesso é escrever Guerreiro com o G maiúsculo, tal como indicou.
Aproveito para o felicitar pela qualidade da informação disponibilizada.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110435 | LSV | 23 jan 2006 19:25 | Em resposta a: #110429

Caro Júlio Teixeira e confrades em geral

Alerto para o facto do texto on-line não ser definitivo. De facto está em quase permanente actualização pelo menos nestes primeiros dias, com alteração de numeração e de ordenamento do texto.

É mesmo esse o objectivo. Coloca-lo on-line com vista a receber mais informação e ir actualizando-o.

Obrigado pelas suas palavras
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#110485 | rafael | 24 jan 2006 14:43 | Em resposta a: #110435

Caro Luís Soveral Varella

Bem haja, por disponibilizar on-line trabalhos seus. Eu sou suspeito em agradecer-lhe porque devido a circunstâncias várias só assim poderei aceder a um acervo de informação genealógica quase impossível fazê-lo de outro modo, a não ser por alguns mails que confrades e amigos de vez em quando ainda me vão enviando, uma vez que tenho, ultimamente, colaborado menos do que desejo.
Mas, desculpem-me o "atrevimento," penso que todos lhe estamos gratos a si e aos outros(as) confrades que de um modo altruista nos fazem chegar às mãos muito do que sabem, contribuindo assim também para uma melhor troca de informações, correcções, complementos, dando o que têm e podem disponibilizar,claro, para um maior desenvolvimento e apoio documental das famílias estudadas que estudamos ou pesquisamos; EM ÚLTIMA ANÁLISE ajudamo-nos uns aos outros, obviamente,sobretudo aqueles cuja vida profissional ou contingências desfavoráveis não permitem certas deslocações, etc.

Um abraço reconhecido, do
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#125336 | abcd | 20 ago 2006 13:38 | Em resposta a: #110402

tambem quero o link

o meu mail é ricardo_guerreiro@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#125382 | luis262 | 21 ago 2006 00:21 | Em resposta a: #110299

Caro Luis Soveral Varella,

Li hoje a introdução ao estudo que está a desenvover sobre a familia Guerreiro, e devo, antes de mais, salientar como um exemplo a seguir o facto de a ter colocado on-line .

Pela minha parte interessa-me em particular esse estudo , pois tenho ascendência Guerreiro, de Moura e Serpa, pelo lado paterno, mas infelizmente ( ao contrário do que acontece com os meus costados maternos , onde graças à existência de estudos já publicados e livros de linhagens consegui recuar incomparavelmente mais) pouco tenho progredido nesse ramo.

Porque podem de alguma maneira interessar, aqui deixo omuito pouco que consegui saber sobre esses meus Guerreiros, até à data.

Meu 4º Avô , JOSÉ DA COSTA DE AGUILAR, proprietário n. em Moura , Stº Agostinho(?) c. 1770 (filho de José da Costa de Aguilar n. Serpa e de s.m. Elena Gertrudes), casou com MARGARIDA DA CONCEIÇÃO GUERREIRO VALENTE, n. Moura, Santo Aleixo da Restauração e aí b. 24.11.1776, filha de Bento Valente n. em Serpa, São Salvador onde foi b. a 08.07.1751 e de sua mulher BENTA LEONARDA GUERREIRO n. Serpa c. 1755, neta paterna de Francisco Valente (filho de Manuel Valente e de Margarida Gonçalves) e de sua mulher Margarida da Conceição Mestre e neta materna de MANUEL GUERREIRO n. c. 1720 e de sua mulher Maria da Conceição, todos naturais da vila de Serpa.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#125586 | tornado4 | 22 ago 2006 20:17 | Em resposta a: #110299

eu pertenço a esta família também. pertençe a um fidalgo de sevilha e tinha um propriedade em ourique (pertência á nobresa espanhola),utilizavam o alentejo para passar férias. sendo este que por se zangar com sua tia a rainha espanhola foi viver para o alentejo para não provocar atritos famíliares.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#125806 | tornado4 | 24 ago 2006 20:07 | Em resposta a: #110299

desculpe a intromição mas aqui lhe envi-o o que desponho devido a alguma investigação que fiz, obrigado!
guerreiro: apelido de origuem espanhola que passou a portugal, ao tempo de d. afonso v, na pessoa de d. bartolomeu guerrero y ruiz de córdova, um dos vinte e quatro reguedores heréticos da cidade de sevilha, e que por ser partidário da excelente senhora e temer as represálias dos reis católicos se se mantivesse na sua patria,se viu forçado a refugiar-se no nosso país. descendente de d.juan guerrero, do conselho de d. afonso, o bueno, de castela e senhor da casa de alcaráz. d. bartolomeu contraiu matrimónio com uma senhora da familia gusmán e teve vasta descendência, que se notabilizou nomeadamente nas letras. fixando-se , no baixo alentejo, onde teve a maior preponderancia social.

guerreiro: trata-se do aportuguesamento do apelido guerrero, de uma família de andaluzia, nome por certo proveniente de alcunha.
após a batalha de toro, viu-se forçada a refugiar-se no nosso país bartolomeu guerrero, um dos 24 regedores hereditos da cidade de sevilha, por se partidário da "excelente senhora" e temer represálias dos reis cat´licos se se mantivesse na sua pátria.
trouxe com ele uma filha e um filho que, ambos deram continuação ao apelido, já transformado em guerreiro, tendo-se fixado um dos descendentes em ourique, onde teve a maior preponderância social.

a filha ao que aporei casou com um fidalgo de almodôver que pertência á familia mestre mas, houve qualquer problema entre eles que cortaram relações.
foi de tal ordem que o rei teve que mandar uns cavaleiros para acabarem com esta situação.
espero que ajude a conhecer mais, se já sabia olhe peço desculpa pelo atrevimento.
obrigado delfina!

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#129897 | anad | 01 out 2006 17:28 | Em resposta a: #110299

De facto é coincidente, a minha avó paterna natural de Sto Aleixo da Restauração, no concelho de Moura (Baixo Alentejo) é Guerreiro pela parte de sua mãe, minh Bisavó. A familia é conhecida pelos guerreiros, embora não muito numerosa, toda a sua geneologia parece que se enrraiza no Baixo Alentejo.

qq comentario adicional é sempre esclarecedor ;)
Ana Durão

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#139055 | rsilva | 03 jan 2007 22:37 | Em resposta a: #110299

Exmos Srs.



Será que me podem ajudar na seguinte pesquisa:

Procuro os assentos de nascimentos ou qualquer informação de Maria do Rosario Carrilho c.c Manuel Guerreiro.
Tiveram um filho (meu avô), José Guerreiro Carrilho, com assento de nascimento em Ourique no ano de 1912.
Maria do Rosario Carrilho, e Manuel Guerreiro, tiveram o filho em Ourique, vindo mais tarde a deslocarem-se para Alhos Vedros, Freguesia da Moita onde consta que faleceu Manuel Guerreiro, e provavelmente também Maria do Rosario Carrilho.
Em Ourique devem ter assento de nascimento e de casamento.
Estas são as informações que possuo se me poderem ajudar, fico grato.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#139183 | rafael | 04 jan 2007 22:55 | Em resposta a: #139055

Sobre -Carrilhos-conheço ( de nome ) os CARRILHOS VILHENA -de Almodôvar e ligados a famílias principais do B.xo Alentejo e bem assim ao visconde de Restelo.

Cumprimentos.
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#139207 | luis262 | 05 jan 2007 01:48 | Em resposta a: #125382

Renovação de pedido
LP

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#142523 | luis262 | 31 jan 2007 18:56 | Em resposta a: #125382

Boa Noite,

Renovo o meu pedido sobre Guerreiros de Serpa.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#142754 | cabecao1 | 02 fev 2007 18:35 | Em resposta a: #139183

Exmos senhores

Procuro informações sobres os antepassados do casal :

MANUEL GUERREIRO,nascido por volta de 1800, natural do Monte de Val de Camelos, em Alcaria Ruiva-Mertola, onde era lavrador , filho de Custodio Guerreiro, natural e residente e lavrador no mesmo Monte de Val de Camelos e de Ana Barbara do Carmo, de S.Miguel do Pinheiro e de THERESA DE JESUS, natural do Outeiro da Ribeira-Alcaria Ruiva, filha de Antonio dias ,da Trindade e de Helena Maria , de Albernoa.

Manuel Guerreiro e Theresa de Jesus, foram pais pelo menos de Antonio Guerreiro,que nasceu em 1848 , no mesmo Monte de Val de Camelos e casou com Catarina de Figueiredo Coelho de Brito Camacho, natural de Castro Verde ,e filha de Manuel Coelho, de Castro Verde lavrador no Monte do Canal e Paraizo ,e de Barbara de Brito Camacho, que descende de Inacio de Brito Camacho , de Almodovar.

Qualquer informação antecipadamente agradecido

ANTONIO MANUEL PRATES CANELAS

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#142773 | JoãoGaspar | 02 fev 2007 20:01 | Em resposta a: #110485

Caros Confrades,

EuProcuro algumas informações sobre Guerreiros em Loulé.

Tenho um casal :

Sebastião Gonçalves (*Cortelha, Salir, Loulé 1780) e sua mulher Barbara Guerreira (*Salir, Loulé 1780)

Ele filho de:

José Gonçalves e de sua mulher Joana Fernandez.

Neto paterno de: Martinho Lourenço e de sua mulher Apolonia Gonçalves.

Neto Materno de : Diogo Fernandez e de sua mulher Maria Gonçalves.


Barbara Guerreiro era filha de:

João Martins e de sua mulher Maria Guerreiro

Neta Paterna de: António Afonso e de sua mulher Isabel Maria

Neta Materna de: João Martins e de sua mulher Catarina Rodrigues

Algum confrade tem mais informações sobre a escendencia deste Casal? Como tem o casal João Martins e Catarina Rodrigues uma filha de seu nome Maria Guerreiro? de onde vem o apelido?
Procuro os Ascendentes dos AVÓS de Sebastião Gonçalves e de sua mulher Barbara Guerreiro.

Desde ja agradeço

Sinceros Cumprimentos

João da SIlva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#143527 | luis262 | 10 fev 2007 10:52 | Em resposta a: #142523

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: A Família Guerreiro

#220316 | InesReis | 03 fev 2009 19:38 | Em resposta a: #142754

Exmo sr.
ANTONIO MANUEL PRATES CANELAS

Sou da Familia Guerreiro, os meus avós são Alentejanos, (aljustrel).

Pelo que se os meus avós conheciam, e sabiam muitas histórias a cerca desse casal.

A bisavó da minha mãe chamava-se Quintina Rodrigues e era casado com Manuel Fernandez Guerreiro, eram viuvos, de Espanha e ambos vieram para o Algarve trabalhar, onde se conheceram... Ela tinha tinha 3 filhos e ele outros 3, desse casamente nasceu uma filha chamada Isaura, avó da minha mãe.

Vou tentar saber mais informações sobre essa familia de quem os meus avós falavam e pelo que sei sabiam histórias... atraves de tios avós.

Qualquer informação antecipadamente agradecido
Inês Guerreiro Reis

Resposta

Link directo:

A Família Guerreiro

#429950 | JORGEPSMARQUES | 27 dez 2020 12:22 | Em resposta a: #110299

Sou hexaneto de Luis Guerreiro e Joaquina Maria , de Almodovar no Alentejo .

Resposta

Link directo:

A Família Guerreiro

#429951 | JORGEPSMARQUES | 27 dez 2020 12:28 | Em resposta a: #220316

Sou Trineto de Maria Antonia dos Reis filha de Antonio Luiz Guerreiro e Tereza de Jesus ( Almodovar e Mertola ).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 01:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen