D. José I de Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Heráldica

D. José I de Portugal

#110362 | Cister | 22 jan 2006 12:25

Caros Senhores
Desejava saber o significado do conteúdo de uma cartela junto de uma figuração de El-Rei D. José I. A referida cartela apresenta um grifo (?) bicéfalo que carrega nas patas objectos que não consigo identificar. Terá a ver com a Casa da Áustria?Se houver foristas que sejam filatelistas, refiro-me aos selos AF1044 a 1046, 2º Centenário da Imprensa Nacional.
Os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: D. José I de Portugal

#110495 | JASP | 24 jan 2006 19:11 | Em resposta a: #110362

Caro Cister

A cartela em questão é uma representação modificada do chamado brasão dos tipógrafos. Segundo alguns autores, o brasão com a águia bicéfala, que tem na garra direita um porta-manuscrito e na garra esquerda um componedor, foi outorgado aos impressores tipográficos em 1470 pelo imperador Frederico lll. O imperador Ferdinand l acrescentou em 1650 o grifo no elmo, que tem nas suas garras dois entintadores.

No caso do brasão representado nos selos que referiu, na garra direita está um rolo de mão ou de tintagem e na garra esquerda um componedor. Posso presumir, pois não tenho dados suficientes, que este seria ou o brasão da Impressão Régia, antecessora da Imprensa Nacional, ou a representação do símbolo da referida instituição caso ele tivesse existido.

O brasão da Junta de Freguesia de Leiria tem uma composição semelhante, tendo o rolo sido substituído por uma almofada ou entintador.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: D. José I de Portugal

#113803 | Cister | 11 mar 2006 15:01 | Em resposta a: #110495

Caríssimo Jorge Afonso:
O entusiasmo foi tão grande que me esqueci de agradecer o seu prestimoso esclarecimento. As minhas mais sinceras desculpas.
Cumprimentos
Alberto Areal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 05:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen