Vila Real de Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Vila Real de Trás-os-Montes

#110561 | holstein | 25 jan 2006 18:35

Procuro informações sobre:

José de Carvalho e Joaquina Rita, cerca de 1861, em S. João de Lobrigos ou Sanhoane, Santa Marta de Penaguião, ele filho de António de Carvalho e Ana Pereira e ela de José Maria Filipe e Maria Caetana

e

António Pinto e Joaquina da Conceição, cerca de 1861, também em em S. João de Lobrigos ou Sanhoane, Santa Marta de Penaguião, ele filho de Manuel Pinto e Maria da Graça e ela de José Joaquim e Clemencia Rosa

Grato,

Álvaro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#110646 | GoldenDays | 26 jan 2006 18:58 | Em resposta a: #110561

Prezado Álvaro,

Aqui vão os dados que possuo.


José Ribeiro era irmão do meu trisavô e residia no Bairro, em S. João de Lobrigos.

Casou com Maria do Carmo e teve, pelo menos, uma filha de nome Emília nascida em 15 de Agosto de 1870, pelas 01:00 horas, em S. João de Lobrigos, a qual foi batizada em 28 de Agosto de 1870, tendo como padrinhos Domingos Rodrigues, viúvo, artista, de Vilarinho dos Freires, e Antónia de Jesus, solteira, de S. João de Lobrigos, conforme documentado no Assento de Batismo nº 25 – página 16 de 1870).

Esta filha faleceu a 28 de Abril de 1951 (Assento nº 127 do Peso da Régua, Vila Real, de 17 de Maio de 1951).

Os pais de José Ribeiro (meus tetra-avós) foram António Ribeiro e Teodora Vitorina.
José Ribeiro teve, pelo menos, irmãos com os nomes de Manuel e António, tendo o Manuel nascido no início de 1817 e falecido em 8 de Março de 1876. Não tenho dados sobre o António e o José.

Os pais de Maria do Carmo foram António de Carvalho e Ana Pereira.

Agradeço que caso possua os dados em falta mos faculte igualmente, pois estou a procurar completar a minha árvore.

Cordiais cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#110648 | GoldenDays | 26 jan 2006 19:04 | Em resposta a: #110646

Prezado Álvaro,

Só para acrescentar que como se pode inferir da minha anterior mensagem José de Carvalho, um dos nomes que procura, era irmão de Maria do Carmo, a qual naturamente seria tia da referida Emília.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#113828 | holstein | 11 mar 2006 18:38 | Em resposta a: #110648

Caro Ribeiro Araújo,

Grato pela sua informação. Só agora lhe estou a responder porque tenho andado fora do Porto e só agora vi as suas mensagens.

De facto a relação de que fala já verifiquei.

Os dados que possuo são apenas referentes à linha de José de Carvalho, mas se lhe forem uteis posso enviar-lhos.

Cumprimentos,

Álvaro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#113832 | GoldenDays | 11 mar 2006 19:10 | Em resposta a: #113828

Prezado Álvaro,

Obrigado pela disponibilidade, mas estou mais concentrado em em Ribeiros, Peixotos, Silvas, Almeidas e Guedes no concelho de Santa Marta de Penaguião.

Se "tropeçar" naqueles apelidos por volta de 1750 a 1850 agradeço que tenha a gentileza de me informar.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Osórios e Esteves de Vila Real

#113866 | Lourval | 12 mar 2006 00:06 | Em resposta a: #113832

Caro Ribeiro,
Estou interessado nas famílias Esteves e Osório de Vila Real. Mais especificamente os pais de minha trisavó Anna Luísa Esteves, Firmino Esteves e Maria d´Assumpção e os pais de meu trisavô Júlio Teixeira, José Teixeira Osório e Cândida Luísa.
Qualquer informação será benvinda.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#113914 | GoldenDays | 12 mar 2006 16:18 | Em resposta a: #113866

Caro Lourval,

Lamento informar mas não tenho nada sobre os Esteves e Osórios, na zona de Vila Real. Sei que há Osórios em Lobrigos (Santa Marta de Penaguião). Não parecem cruzar-se com os meus ancestrais.

Não lhe posso garantir em absoluto mas penso que talvez o confrade António Filipe Peixoto tenha tido algum interesse e informação também sobre os Osórios. Poderá eventualmente encontrá-lo aqui no forum, fazendo uma pesquisa

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#113972 | anfil | 13 mar 2006 11:11 | Em resposta a: #113914

Caro confrade,
Já que o primo Ribeiro de Araújo me meteu ao barulho,passo a informar que não disponho de tais elementos,reconheço mesmo que as pesquisas dele são muito mais elaboradas para não dizer profissionalizadas,do que as minhas,sou muito amador e um pouco preguiçoso ,disponho contudo de obras como o Nobiliário de Familias de Portugal,a Pedatura Lusitana,os Fidalgos e Morgados de Vila real e seu Termo,os Brasões e Casas Brasonadas do Douro,e assim poderei fazer alguma busca localizada que eventualmente me peça,pois tais obras estão temporalmente limitadas, abordam familias fidalgas e só os ramos principais,como deve saber.
Com os melhores cumprimentos,
António Filipe Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#113974 | fertelde | 13 mar 2006 12:00 | Em resposta a: #113972

Caro Confrade António F. Peixoto:
Desculpe intrometer-me neste tópico, mas estou buscando informaçoes sobre algumas familias e já que dispoe desses livros, se nao se importa, gostaria de pedir-lhe que verificasse:
Paulo de Morais Leite Velho
Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho
Belchior Luis Teixeira
Luiz de Castro Soares da Cunha Rego
Ignácio Gomes da Cunha Rego
António José Gomes da Cunha Rego
Francisco Eduardo dos Santos, (Almirante da Armada Portuguesa)
Qualquer informaçao, directamente relacionada com estas pessoas ou com os apelidos referenciados, agradeço.
Atentamente,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#113975 | mm81 | 13 mar 2006 12:01 | Em resposta a: #113832

Caro Ribeiro de Araújo,

Tenho aqui Maria Joaquina Monteiro n. 19.8.1801 Tabuado Marco de Canavezes, filha de Francisco Guedes n. Paredes, Lever e de Maria Monteiro n. Tabuado, Marco de Canavezes, este casaram a 20.6.1800 em Tabuado, Marco de Canavezes.

Francisco Guedes era filho de António José Borges n. Lever e de Rosa Margarida Guedes de Vasconcelos n. Lobrigos.

Será que estes Guedes terão alguma relação com os que procura dado estarem tão perto.

Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório

#113976 | Lourval | 13 mar 2006 12:25 | Em resposta a: #113972

Caro António Filipe,
Você conhece alguma família Teixeira Osório em Vila Real ou Bragança?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#114032 | GoldenDays | 13 mar 2006 21:43 | Em resposta a: #113975

Prezado Manuel Marques,

Não tenho qualquer informação sobre os "seus" Guedes. O que tenho dos Guedes de Lobrigos / Santa Marta de Penaguião é muito pouco e aqui transcrevo de seguida, pedindo antecipadamente desculpa por estar em "inglês":

---------------------------------------------------------

Descendants of José Guedes


Generation No. 1

1. JOSÉ1 GUEDES He married ESTEFÂNIA DA FONSECA.

Notes for JOSÉ GUEDES:
Frum Lugar das Ramadas

Child of JOSÉ GUEDES and ESTEFÂNIA FONSECA is:
2. i. JOSÉ2 GUEDES.


Generation No. 2

2. JOSÉ2 GUEDES (JOSÉ1) He married MARIA CORREIA, daughter of MORAIS and JOANNA CORREIA.

Child of JOSÉ GUEDES and MARIA CORREIA is:
3. i. CARLOS3 GUEDES.


Generation No. 3

3. CARLOS3 GUEDES (JOSÉ2, JOSÉ1) He married ANNA VIEIRA PEREIRA August 26, 1804, daughter of JOSE GUEDES MONTEYRO and MARIA VIEIRA. She was born in Santa Quitéria, Fontes, Stª Marta de Penaguião.

Notes for ANNA VIEIRA PEREIRA:
Indicada como Anna Vieira no assento de casamento da sua filha Anna Matilde

Children of CARLOS GUEDES and ANNA PEREIRA are:
4. i. ANNA MATILDE4 GUEDES, b. Fontes, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
ii. JOSÉ ANTÓNIO GUEDES, b. April 3, 1807.

Notes for JOSÉ ANTÓNIO GUEDES:
In his birth certificate parents are given as resident in Lugar do Souto, S. Thiago de Fontes.
Godfather: José Pinto de Moa??? de Lobrigos
Godmother: Rosa Taveira, mulher de António Correya, das Ramadas desta freguesia e ???? com procuração do padrinho o mesmo António Correya ...

More About JOSÉ ANTÓNIO GUEDES:
Christening: April 15, 1807, S. Thiago de Fontes, Stª. Marta de Penaguião

iii. MANUEL GUEDES, b. December 12, 1814.

Notes for MANUEL GUEDES:
Godfather: José Coutinho, single, son of Manoel Cotinho, from Taboadelho
Godmother: Maria Coutinho, married with Lourenço Cotinho from Santa Quitéria, Fontes.

More About MANUEL GUEDES:
Christening: December 31, 1814, S. Thiago de Fontes, Stª. Marta de Penaguião

iv. VICTORINA GUEDES, b. January 1, 1812.

Notes for VICTORINA GUEDES:
Godfather: Reverendo Joaquim Bernardo de Figueiredo
Godmother: Anna Victorina Figueiredo, de Lobrigos e ???? com procuração daquele Reverendo José Guedes e Morais Coutinho e Joanna (?) do Carmo do dito lugar com procuração da dita madrinha

More About VICTORINA GUEDES:
Christening: January 7, 1812, S. Thiago de Fontes, Stª. Marta de Penaguião

v. RITTA GUEDES, b. December 31, 1809.

Notes for RITTA GUEDES:
Godfather: José Guedes Correya ?????? Morais, assistente em Chaves
Luís Guedes desta villa
Ritta ?????? filha do Parucho de Nogueiral do Arcebispado Primaz ????? ?????? com procuração desta Anna ????? mulher do sobredito Luís Guedes e para constar fiz este assento.

More About RITTA GUEDES:
Christening: January 2, 1810, S. Thiago de Fontes, Stª. Marta de Penaguião


Generation No. 4

4. ANNA MATILDE4 GUEDES (CARLOS3, JOSÉ2, JOSÉ1) was born in Fontes, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. She married ANTONIO PEREIRA June 4, 1842 in Fontes, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, son of MANOEL PEREIRA and IZABEL CARNEIRO. He was born in Fontes, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.

Notes for ANNA MATILDE GUEDES:
Day-laborer

Notes for ANTONIO PEREIRA:
Day-laborer

Marriage Notes for ANNA GUEDES and ANTONIO PEREIRA:
Encommendado: António Pereira Correia Carneiro
Testimonies: Padre João Alves e José Raimundo

Child of ANNA GUEDES and ANTONIO PEREIRA is:
i. DOROTHEA5 DE JESUS, b. April 2, 1846, Santa Quitéria, Fontes, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal; m. ANTONIO RIBEIRO, December 4, 1876, S João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal; b. Abt. 1848, S. João Batista de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.

Notes for DOROTHEA DE JESUS:
Day-laborer. Christened at Fontes, Sta. Marta de Penaguião. Married with 30 years.

Padrinhos de Nascimento:
José Manoel Ignacio d'Almeida, do Taboadelho e
Dorotheia Correia, de Sancta Quiteria
Testemunhas do batismo:
Lino José Machado
António Monteiro Correia (confirmado em duas assinaturas) (o pároco referiu António Correia Monteiro no Assento), do lugar da Trapa
Paroco: José Teixeira Coelho
Filha legítima de António Pereira e de Anna Matilde, do Lugar de Sancta Quitéria desta freguesia de Sam Thiago de Fontes, Bispado do Porto

Neta paterna de:
Manoel Pereira
Izabel Correia Carneiro
Materno de:
Carrellos(?) Guedes
Anna Guedes

Anna Guedes, do Lugar de Sancta Quitéria

More About DOROTHEA DE JESUS:
Baptism: April 19, 1946, San Thiago de Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal

Notes for ANTONIO RIBEIRO:
Married with 28 years. Assento no. 11 from 1876
Testimonies: Presbítero José da Silva Guedes, resident in this Freguesia, and Luís Pinto Coutinho
Resident in Lugar de Mattos.
TO BE CONFIRMED !
Registered with the name of ANTONIO RIBEIRO RUSSO in the record of the birth of his daughter ANNA.

Marriage Notes for DOROTHEA DE JESUS and ANTONIO RIBEIRO:
Witnesses of the marriage were>
the Priest himself Jose da Silva Guedes and
Luiz Pinto Coutinho, married, shoe-maker, from S.Joao de Lobrigos

------------------------------------------------------------

Quanto às amáveis palavras do meu primo genealógico António Filipe elas são apenas isso: amáveis. Não tenho conhecimentos nem pretensões para ser um "expert" nesta matéria, onde apenas procuro com a maior humildade aprender e colaborar com todos na procura dos meus ancestrais.

Cumprimentos cordiais
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#114082 | mm81 | 14 mar 2006 13:26 | Em resposta a: #114032

Caro Ribeiro de Araújo,

Obrigado pela sua mensagem.
Não sei se estes Guedes "encaixarão" nos meus, procurarei saber quando tiver tempo para ir ao arquivo de Vila de Real continuar a minha pesquisa.

Boa Sorte
Melhores Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#114088 | anfil | 14 mar 2006 15:04 | Em resposta a: #114082

Caro Lourval
Conhecer Teixeiras Osórios não conheço,já dei uma breve passagem nos Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo e não se lhe refere, igualmente vi no Portugal Antigo e Moderno do Pinho Leal em Vila Real e nas muitas familias que refere não encontrei Osórios,sei da existência de Osórios em S.M.Penaguião na Casa do Poeiro em Lobrigos,mas são Osórios Sarmentos Figueiredos e no P.da Régua na Casa dos Vaz.mas Vaz Osórios,noto porém que estes livros focam apenas as familias fidalgas depois temos todos os outros,que não sendo menos importantes ficam apenas nos registos.A Pedatura Lusitana aflora alguns Osórios,mas não liga o apelido Teixeira e nem focaliza Vila Real.O Nobiliário de Familias de Portugal a que eu gosto de chamar biblia nobiliária,não é tão simples de manusear,pois os Osórios que quer podem não estar tratados no título respectivo e obriga a busca porfiada,na edição que tenho a dos Carvalhos de Basto,criaram um indice para os tomos dos costados,o que ajuda nesses dois volumes, dos doze da obra e falamos de volumes de oitocentas páginas,isto só para quem não conheça possa entender e agora passo ao que já encontrei no décimo segundo volume ,tomo segundo, página seiscentos cinquenta e um,averbamento cento e oitenta e quatro,com o título Quinta da Sucarreira em Unhão:
I Ger.1-...
IIGer.2-Jacinto António Osório Teixeira,Sr .da Quinta da Sucarreira em Unhão.3-D.Maria Teixeira Coelho.
IIIGer.4-Domingos Osório Teixeira Sr.da dita Quinta.5-D.Maria Madalena de Queirós.6-Jacinto Machado Coelho,Sr da Quinta de Quintão.7-D.Antónia Teixeira Coelho sua prima.
Faz-nos uma chamada para o parágrafo nove do título Ribeiros,seguida a indicação verifiquei não acrescentar mais nada,esse parágrafo trata apenas dos Teixeira Coelho.Quanto a Unhão penso pertencer a Felgueiras,possivelmente não terão a ver com a familia que busca.
Com algum tempo, vou procurando Osórios e Teixeiras,o que vier a encontrar envio-lhe,nada me tem agradecer faço-o por gosto.
Saudações amigas,
António Filipe Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#114109 | anfil | 14 mar 2006 18:26 | Em resposta a: #113974

Caro Fernando de Telde(fertelde)
Qualquer informação que venha a obter,pode ficar certo que lhe envio,agora não é fácil,só pelos nomes próprios localizar em manuais de genealogia pessoas,como já vai ver,por acaso e apenas por acaso, ao folhear os Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo,encontrei no volume segundo,página cento e dezoito,título Lobos Alves,Ramo de Chaves o seguinte:
Dr.Cândido Albino de Freitas Lobo,Bacharel em Direito,Dezembargador na Relação do Porto,Administrador dos Concelhos de Vila Real,de Chaves e de Montalegre,casou na Igreja de Outeiro Seco(Chaves),em 20/05/ 1847,com D.Emilia Josefina do Carmo Leite Velho,filha de António Leite de Faria e Sousa,Major de Cavalaria e de sua mulher D.Ana Joaquina Leite Velho de Morais,neta materna do Tenente Coronel Francisco Inácio Leite Velho de Morais,de Chaves e de sua mulher D.Ana Joaquina Carneiro da Fontoura, de Felgueiras.
Filhas:
D.Emilia Cândida Leite Velho Lobo(cuja descendência actual recai entre outros, no Dr.Àlvaro da Cunha Coutinho Lobo Alves,Sr.da Casa de S.Pedro em Santa Marinha do Zézere em Baião).
D.Maria do Carmo Leite Velho Lobo(cuja descendência actual recai entre outros, no Dr.José António de Castro da Cunha Rôla Pereira,casado na Casa de Paços,Senhora Aparecida, Lousada).
Sobre Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho,encontrei no Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses,de Barroso da Fonte,no primeiro volume,página seiscentos e trinta e dois,que nasceu no Mogadouro,a 25/07/1824,filho do Comandante dos Bombeiros Voluntários dessa Vila,Joaquim José Teixeira,que se notabilizou pelos serviços prestados à causa liberal.Concluiu o curso de Bacharel em Direito pela U.C.em 24/10/1824,foi eleito Vereador à Câmara de Mogadouro em 13/09/1846 e Administrador do Concelho em 26/11/1847 até 1851,foi eleitor da Província de Trás-os-Montes,por portaria de 16/09/1846,foi nomeado Ajudante do Batalhão da Guarda Nacional de Moncorvo e a 17 de Novembro foi promovido a Capitão da 2º Companhia do Batalhão de Segurança Pública de Mogadouro.Por descontentamento,emigrou para o Brasil em 28/01/1853,mas regressou a Portugal em 1870 passando a exercer advocacia.Em 1874 voltou ao Brasil,exerceu jornalismo, publicou livros do foro jurídico e em 1881 foi proclamado sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa,em 1886 foi redactor da revista da secção brasileira da mesma,em 1893 foi empossado membro efectivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e em 15/01/1909 foi feito sócio correspondente do Instituto Histórico do Estado do Ceará.
Dos restantes ainda não encontrei nada,haja esperança,não necessita agradecer ,espero que os elementos fornecidos tenham utilidade.
Saudações amigas,
António Filipe Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#114119 | fertelde | 14 mar 2006 19:56 | Em resposta a: #114109

Estimado António: a pesar de tudo obrigadissimo.
Saudaçoes,
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#116583 | cverde | 14 abr 2006 15:07 | Em resposta a: #113866

Tenho o assento de nascimento n.º 36 de 1889 da freguesia de S. Pedro de Vila Real relativo ao baptismo de Luís António Esteves (2.º do nome) filho legítimo de Francisco Esteves e de Ana Pereira Pitrez, da freguesia de Adoufe onde casaram) neto paterno de Francisco Esteves e de Maria Rodrigues e materno de José Pereira e de Maria Pitrez todos da freguesia de Adoufe. Luis António Esteves (* 13-03-1889, + 30-12-1975 em Moreira, Maia) casou em 4-11-1909 na Igreja de S. Dinis em Vila Real com Margarida Alves de Figueiredo (* Vila Real, S. Dinis, 7-2-1885, + Porto Santo Ildefonso, 30-08-1970) filha de FRancisco Alves de Figueiredo e de Felicidade Maria de Jesus Pinto de Oliveira, ambos da referida freguesia de S. Dinis. Margarida era tia do meu avô materno Manuel António Alves de Figueiredo (*1903, +1983).
Como me tenho debruçado essencialmente sobre a família Figueiredo / Alves de Figueiredo não sei mais nada sobre a família Esteves a que me refiro. Julgo que Luis António Esteves e Margarida Alves de Figueiredo tiveram uma única filha (Margarida?) que (não tenho a certeza nem quaisquer provas) que se teria formado em Medicina ... A minha mãe nasceu em 1938 e esta prima Margarida? seria bastante mais velha ...
Não sei se esta família Esteves terá a ver com o que procura mas se puder ser útil em alguma coisa disponha ...

Cumprimentos

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

Osórios e Esteves de Vila Real

#116684 | Lourval | 16 abr 2006 18:05 | Em resposta a: #116583

Caro Luís Figueira,
Muito obrigado pela sua atenção e informações. Quando enviei esta mensagem eu procurava pela naturalidade do casal Júlio Teixeira e Anna Luísa Esteves. Continuo não sabendo da naturalidade dele mas a dela eu descobri. Anna Luísa Esteves é da Freguesia de Constantim, Vila Real. Agora que sei de onde ela é, muita informação vem a caminho. Você poderá conferir aqui:
http://genealogia.netopia.pt/1096/
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#122624 | fertelde | 12 jul 2006 19:44 | Em resposta a: #114109

Estimado António Filipe Peixoto:

Venho de novo pedir-lhe ajuda para tentar localizar o seguinte:
Pequeno e Chaves- António Pequeno Chaves, escrivâo das Sisas de Chaves, cc. Francisca Leite Teixeira...
Estou buscando a ascendencia deste casal, bem como conhecer o nome completo da filha Isabel e com quem casou esta.
Abraço,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#122702 | anfil | 13 jul 2006 23:06 | Em resposta a: #122624

Caro fertelde
Vamos seguir o Felgueiras Gayo,trata dos Pequeno no VIII Volume da edição de Carvalhos de Basto,que inclui os TomosXXII,XXIIIe XXIV, página 159, vou resumidamente trancrever o parágrafo 1º
1-Fernando Mz Camello c.c. D.Ouruanna Peres Pr.ª (o apelido Pequeno advem do tratamento que lhe deu o rei D.AfonsoIII)
2-Mem Fz Pequeno c.c.???
3-Nuno Pequeno c.c.???
4-Lopo Pequeno c.c.???
5-Affonco Pequeno c.c.D.Ignez Pires Leite
6-João Pequeno Chaves c.c.D.Mª.Maldonado(não explica o apelido Chaves)
7-Galvão Pequeno Chaves c.c. D.Ignez de Leão
8-Simão ou Sebastiâo Pequeno Chaves c.c. D.Fran.ca ou Izabel Padrão
9-António Pequeno Chaves,foi Fidalgo e Moço da Camera do Duque de Bragança;c.c. D.Francisca Leite Teixeira,f.ª de Salvador Leite Borges e sua m.er D. Fran.ca Teixeira Srs da Casa de Jou;foi Salvador Leite Cronologista da Casa de Bragança e bom genealógico.
10-D.Izabel Teixeira(também lhe chama Izabel Teixeira Leite)c.c. Fran.co Velho Leite f.º do Ld.º Fran.co Velho de Paiva e sua m.er D.M.ªLeite
11-Fran.co Leite Velho c.c. D.M.ª de Castro
12-Gregorio de Castro Leite c.c. Anna Carneiro de Moraes
13-Fran.co Leite Velho de Moraes c.c. D.Cat.ª Teix.ª Pessoa s.g.,teve B. de An.ta Pires
14-B.Miguel de Moraes Leite c.c.Fran.ca Alz Costa
esta linha termina aqui,espero tenha sido de alguma utilidade,as minhas fontes são os livros o que por vezes não chega para o que se quer,o que omiti não creio impeça o raciocinio.
Os melhores cumprimentos
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#122729 | gloria maria | 14 jul 2006 04:28 | Em resposta a: #113972

antonio felipe

na sua mensagem vc diz que tem nobiliário de familia de portugal, por favor ve se encontra o sobrenome PINTO DE ARRUDA, LEITE DA SILVA FREIRE, ALVES DA CUNHA, CAVALCANTI DA SILVEIRA BEZERRA E ARAUJO COSTA, todos de portugal o primeiro é de vila real nascido no ano de 1829.

se voce puder me ajudar ficaria muito feliz

com meu agradecimentos

gloria maria

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#122736 | fertelde | 14 jul 2006 10:19 | Em resposta a: #122702

Estimado Anfi:
Mais uma vez, o meu agradecimento pela ajuda e disponibilidade.

Cumprimentos
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Osórios e Esteves de Vila Real

#122805 | anfil | 14 jul 2006 23:59 | Em resposta a: #122729

gloria maria
O que pede não é assim fácil,os nobiliários desenvolvem ramos principais de familias nobres,partindo de um apelido simples,podemos ter inumeras combinações e repetições sem que tenham algo em comum,precisamos de uma referência,uma casa ,quinta ,morgadio ou título.Os nobiliários existentes ficam-se na maioria pelo sec.XVIII e quando não ficam antes,assim que até aos nossos dias a lacuna é grande.Resta recorrer aos arquivos distritais que recolheram os assentos das igrejas,precisa de ter o nome próprio e apelido,além da data de nascimento ,casamento ou falecimento e a respectiva freguesia,da pessoa que busca.
Ainda tentei ,mas sem resultados encontrei uns Cavalcanti Bezerra,precisamente aí do Brasil,que inicia no casamento de Cosme Bezerra Monteiro no Brasil com D.Bernarda Cavalcanti f.ª de António Cavalcanti,Mestre de Campo e Governador no levantamento de Pernambuco,neto dos senhores do engenho de Guyana,as gerações que se lhe seguem não tem Silveira logo que relação poderá ter com os que procura provavelmente nenhuma,decerto é uma combinação idêntica de apelidos.
Não se trata pois de má vontade,não temos como aqui se diz ponta para pegar.
Com as melhores saudações,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123046 | fertelde | 18 jul 2006 13:32 | Em resposta a: #114088

Estimado António Filipe Peixoto:
Venho uma vez mais recorrer ás suas apreciadas e sempre interessantes investigaçôes para conhecer informaçôes sobre os Teixeira de Chaves, em especial de Francisca Teresa Teixeira de Chaves nascida aproximadamente entre 1705/12, casada com Miguel de Morais Leite Velho.

Cumprimentos,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123158 | anfil | 19 jul 2006 22:39 | Em resposta a: #123046

Caro fertelde
Desta vez adjectivou em demasia as minhas qualidades e o resultado salda-se pela negativa,no N.F.P.do Felgueiras vi os titulos Leite,Morais,Velho e Teixeira e nada encontrei, que indique relação com os visados,nos titulos da Pedatura Lusitana idem,ainda vi Teixeira no Nobiliário de Famílias de Entre Douro e Minho e nos Fidalgos e Morgados de Vila Real onde aparece uma família de Chaves,por sinal da ascendência de minha esposa, mas que não tem nada a ver com os que procura.
Já agora nos Pequeno de Chaves,o apelido Chaves deve provir da origem,já que o sobrenome Pequeno foi adoptado, pelo dito de D.Afonso III, ao mandar entregar as chaves do castelo de Chaves ao Fidalgo da estirpe dos Camelos,mencionando que as dessem ao pequeno que se contava entre os grandes.
Já que também andei a passear pelos costados,acrescentados ao N.F.P., vou-lhe transcrever na integra,um que encontrei e que respeita ao que anteriormente lhe mandei.
Leites Moraes,S.res dos Oitavos do Ladario
I Ger 1 Fran.co Leite de Moraes e Castro,Cav.ºda ord de Xº,Sarg.Mor de Infª. de Chaves,Sr.dos Oitavos do Ladario,G.or do Forte de S.Neutel,e teve B.de An.ta Pires a:
Miguel de Moraes Leite,Bastardo,Comissário de Mostras,c.c.D.Fran.ca Thereza Leite f.ª de Melchior Pires Alz.
II Ger 2 Gregório de Castro Leite,Sr. dos Oitavos Tenente de Cav.ª 3 Anna Carneiro de Moraes
III Ger 4 Fran.co Leite Velho Sr. dos Oitavos 5 D.Mª. de Castro 6 M.el Mendes de Moraes 7 D.Leonor ou Violante Alz
IV Ger 8 Fran.co Leite Velho 9 D.Izabel Leite 10 Gregório de Castro de Moraes Sargento Mor de Batalha 11 Genebra Campilho 12 Martinho Carneiro de Moraes 13 Filipa Mendes 2ªm.er
V Ger 16 Fran.co Velho de Payva Juiz de Fora de Chaves 17 D.Mª Leite
Cumprimentos
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123190 | fertelde | 20 jul 2006 11:44 | Em resposta a: #123158

Estimado Anfil :
Creio que a culpa è minha por nâo ter dado mais datos. Porém a informaçâo que me envia è bastante importante e amplia, completa e confirma, alguns datos que estou a estudar dentro da genealogia familiar, que pouco a pouco estou tentando completar. Sem a ajuda de pessoas amáveis e dispostas à ajuda, como V/, estes datos seriam práticamente impossiveis de obter, ao estar ausente de Portugal e em terras onde, infelizmente nâo podemos ter acesso aos livros de genealogia portuguesa...
Dito isto, tenho em meu poder cópia de umas páginas de "Raizes e Memórias, Familias de Chaves III", onde fui buscar alguma informaçâo, e que me ajudam a abrir outros horizontes de pesquiza...
Aqui, entre a informaçâo que me envia e o que está nas referidas cópias, temos que a origem do apelido Leite Velho vem do casamento de Francisco Velho de Payva, Juiz de Fora de Chaves com D. Maria Leite.
II-Francisco Velho de Payva, Ldº, n.c. 1556, filho de António Velho, de Lisboa
c.c. Maria Leite n.c. 1565, filha de Amaro Alvares ( Borges) Leite (&99,VII) e se è correcta esta filiaçâo, estariamos na familia Borges Leite... (Há alguma pista que possa confirmar esta filiaçâo?) Poderá facilitar-me o que se diz no Felgueiras Gayo sobre os Borge Leite?
I- António Velho, entramos pois na familia dos Velho, ( podemos conhecer a sua filiaçâo e com quem casou??)
------------------------
Quanto a D. Francisca Thereza Leite que refere, f.ª de Melchior Pires Alz., nâo se consegue nenhuma pista sobre a sua mâe?
Um amigo e ainda parente, enviou- me o dato que originou a minha mensagem e pedido anterior, e dá-lhe o nome de D. Francisca Teresa Teixeira de Chaves, que deverá ter nascido entre 1713 e 1706, que como vemos, seria natural de Chaves e estaria na familia Teixeira...
Há um Belchior Luís Teixeira, que começa a ser padrinho de vários/as Leite Velho a partir de 1786 e, mais tarde casa o seu filho Joaquim José Teixeira, em 1794 com uma Leite Velho...
Belchior c.c. Maria José Mendo, de Mogadouro, era filho de Luis Teixeira, natural de Azinhoso e de sua mulher Ana Sardinha, de Malhadas e neto de Bartholomeu Martins de Azinhoso e de Teresa Teixeira...
E è tudo o que tenho até ao presente.
Cordiais cumprimentos, e um renovado obrigado de,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123239 | anfil | 20 jul 2006 23:43 | Em resposta a: #123190

Caro Fertelde
Não sei se conhece o N.F.P. do Felgueiras Gayo,daí este meu comentário ,nem todos os ramos de uma família são tratados no título respectivo,o que implica por vezes uma consulta a toda a obra.Na reedição para o público os dois volumes de costados,já representaram algum avanço para uma melhor abrangência do conteúdo,mas ainda fica aquém.Passo a explicar que a primeira informação que lhe enviei, a tirei do título dos Pequenos e na altura como satisfazia nem fui aos costados,que depois lhe transcrevi, agora que me personalizou algumas questões digo-lhe,que não registo mais dados,nos Velhos não aparece a mínima referência ao António Velho e ao filho Francisco Velho de Payva,possivelmente nem estão entroncados,assim como D.Maria Leite não se encontra nos Leites ,nem sequer é referida a sua filiação nos Pequenos,que você já obteve noutra fonte,se por acaso vier a descobrir mais alguma coisa darei notícias;o mesmo quanto a D.Francisca Thereza Leite.
Borges Leite não encontrei,mas os Pequenos, estão ligados à Casa de Jou,que são Leite Borges,como a seguir transcrevo
Sebastião Leite Borges,tirou brasão de armas em 1540,como neto de João Fz Leite e Pedro Borges,era filho de Diogo Anes Leite Sr. de Jou e D.Brites Borges,foi Capitão de Inf.ª de Traz-os-Montes e casou em Jou com D. Fran.ca Teixeira f.ª de Gaspar Vaz Teixeira e 2ª m.er D. Joana Teixeira, tiveram
Salvador Leite Borges que c. 1ºvez c. D.Margarida de Magalhães c.g. 2ªvez c. D.as Leite de Sampaio com 2 f.as s.g. e 3ªvez c. D.M.ªTeixeira de Castro c.g.
D.Fran.ca Leite Teixeira c.c. António Pequeno Chaves
D.Joana Leite c.c. Amador de Carvalho
D.Filipa Borges c.c. Gaspar de Lobão
D.M.ª Leite c.c. António Carneiro Fontoura
D.Brites Teixeira c.c. Fran.co de Vargas
António Leite Borges c.c. D. Ana Pereira do Lago f.ª de Amaro Teixeira de Sampaio
D.Cecília Teixeira freira
D.Antónia Teixeira s.g.
Não tem mais a não ser uma indicação do autor que não considera fidedigna a filiação do Sebastião Leite Borges.
Cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123257 | fertelde | 21 jul 2006 12:02 | Em resposta a: #123239

Estimado Anfi:
Efectivamente a sistematizaçâo de uma obra como a de Felgueiras Gayo, N.F.P., que nâo conheço, deverá ser complexa, se nâo acompanhou o autor com anotaçôes, as ligaçôes familiares tratadas em capitulos diferentes.
Também, ao tratar- se de genealogia, os vários autores cometem por vezes transmutaçôes de apelidos e assim, os Leite Borges, sâo tratados por Borges Leite em outras obras. Logo, parece-me que Felgueiras Gayo, repito que nâo conheço, parece dar por acente que dando o nome de Maria Leite, crê que a ligaçâo familiar è obvia e assim nâo expecifica mais... È certo, que naquelas èpocas, as populaçôes de determinadas zonas eram bastante limitadas e que as ligaçôes familiares eram obvias. Assim, dentro da estratégia familiar de grupos de èlite, raro seria ver uma ovelha descarrilhada casar com alguém sem posses ou dote...
As geraçôes expontâneas, com pessoas de diferentes classes, na època de que falamos, nunca levaram a matrimónio, quando muito ao reconhecimento da descendencia, mor se dentro do matrimónio nâo havia descendencia. Todos conhecemos das estratégias familiares de manter dentro de um grupo de familias as propriedades e honras e, deste modo, nâo è dificil muitas vezes intuir as origens familiares de uma Maria Leite, casada com um Ldº, que serviu a D. Teodosio II e Juiz de Fora de Chaves desde 1583 a 1616... Ora o autor que apontou na sua genealogia Maria Leite, dava por descontado que todos iamos saber que pela sua importancia, nâo lhe faltava completar o dato sobre os seus progenitores e apelidos completos...
Assim, dentro de circulos fechados de cruzamentos familiares, muitas vezes só a intuiçâo nos pode dar pistas sobre esta ou aquela ligaçâo familiar, maxime quando o autor nâo julgou necessário faze-lo.-
Analisando:
O Licenciado Francisco Velho, casa com Maria Leite e o seu filho Francisco Leite Velho casa com Isabel Leite, filha legitima de António Pequeno Chaves e de Francisca Leite Teixeira...
Se António Pequeno Chaves e Francisca Leite Teixeira, pertencem a determinada classe social, entâo inferimos que casa a sua filha Isabel, dentro da mesma classe social, e se a estratégia familiar è coerente, aquela Maria Leite, sogra desta Isabel Leite, só podem pertencer a um tronco familiar comum dos Leite, possivelmente tia, prima ??
Por outro lado, temos outras pistas que dâo o "valor" dos apelidos acrescentados por casamento. Assim, se Francisco Velho e Maria Leite, dâo origem a um novo apelido, Leite Velho è porque consideram que a transmiçâo destes dois apelidos provem de familias com o mesmo peso expecifico de importancia social. Ao largo da historia, vemos desaparecer determinados apelidos, segundo vâo perdendo peso ou importancia social em relaçâo a outras familias. Como è obvio, falo daquelas èpocas em que o apelido se transmitia segundo uma norma de importancia social e nâo por regras bem marcadas e com normativas legais como as que vigoram na actualidade.-
Paradoxalmente, o ramo L.V. a que pertenço, se impoem por via femenina aos apelidos masculinos que "entraram" na familia...
Quanto ao seu ultimo parágrafo, em que transcreve que " o autor nâo considera fidedigna a filiaçâo de Sebastiâo Leite Borges", nâo posso estar mais em desacordo com dito autor, visto que em 1580, era bem fácil de comprovar as filiaçôes e as tradiçôes ascendenciais dos inquiridos, nâo apenas porque nâo era tâo facil obter o Brazâo de armas por direito de nobreza, indicando que "possivelmente seria filho e neto de", mas porque as tradiçôes familiares em zonas bem demarcadas das regiôes, nâo permitiriam inventos geracionais.-
Estimado, peço desculpa ter entrado em tal dissertaçâo, e ocupar assim o seu tempo, mas aqui vai o meu obrigado pelas pesquizas que tem tido a amabilidade de me transmitir,
Permita-me um cumprimentar-lo com um abraço de agradecimento,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123329 | fertelde | 22 jul 2006 13:33 | Em resposta a: #123239

Estimado Anfil:
Depois de ler atentamente a sua mensagem, e entrando na base de datos do Genea, fiquei baralhado, assim peço a sua ajuda para confirmar se os datos da base do genea estâo ou nâo correctos em relaçâo a Diogo Anes Leite, http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=217161
Quanto ao que me enviou, agradeceria que me confirme se D. Francisca Leite Teixeira c.c. António Pequeno Chaves è filha de Salvador Leite Borges e do seu 3º c.c. D. Mª Teixeira de Castro e também nâo consigo descifrar o nome da sua 2ª mulher D. as (?) Leite de Sampaio.
Melhores Cumprimentos,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123340 | anfil | 22 jul 2006 17:27 | Em resposta a: #123329

Caro fertelde
Em primeiro lugar vamos pôr ordem na casa,pois troquei o ano da emissão da carta de brasão de armas de Sebastião Leite Borges,é bem 1590,mas reparei agora que noutro lado é lhe dado o nome de Salvador Leite Borges e Felgueiras Gayo diz que se passou brasão dos Leite e Borges a este Salvador que provou ser neto de João Fz Leite,e neto de Pedro Borges,embora a seguir ache dúvida na dedução???;há pois um Salvador Leite Borges c.c. Francisca Teixeira f.ª de Gonçalo Vaz Teixeira da Veiga de Lila(Chaves)e 2 m.er Joana Teixeira,foi Capitão de Infantaria em Traz-os-Montes e era f.º de Diogo Anes Leite Sr. de Jou,e de sua M.er D.Brites Borges(já agora observo que nas m.es umas tem D. e outras não,mesmo sendo de idêntica condição),que seria filha de Pedro Borges ,(f.º 3º de Diogo Borges D.Abade do Mosteiro de Refóios de Basto),que foi Alcaide Mór de Bragança e Sr. da Quinta de Jou em Chaves e c.c. D. Filipa de Sousa que instituiu a Capela de S.Cosme e S. Damião na claustra da Sé de Braga(f.ª de Diogo de Azevedo Sr. de Azevedo c.c. D.Isabel de Sousa),estes ùltimos dados tirei-os da Pedatura Lusitana do Crsitovão A. de Morais mas que não dá tratamento a gerações posteriores desta familia.Tiveram por f.os 1-Salvador Leite Borges,num lado sem geração(Teixeira de Jou) e noutro casado 3 vezes(Pequeno de Chaves) a 1ªc.D.Margarida de Magalhães de Montalegre,f.ª de Salvador de Magalhães e sua amiga,c.g.,a 2ºc. D. D.as(está assim deverá ser Domingas que é nome próprio que se encontra)Leite de Sampaio,fª de Amaro Teixeira de Sampaio e Ursula Leite,da Vila de Chaves c 2 f.as s.g.e a 3ªc. D.M.ªTeixeira de Castro,f.ªde Leonardo Teixeira Homem e D.Joana de Castro c.g.2-Francica Leite Teixeirac.c.António Pequeno Chaves,f.º de Simão Pequeno Chaves c.g.3-Joana Leite c.na Vila de Murça c.Amador de Carvalho,f.º de Amador de Carvalho e Ana de Sousa Guedes c.g. 4-Filipa Borges c.c. Gaspar de Lobão c.g. 5-M.ª Leite c. na Vila de Chaves c. António Carneiro Fontoura c uma f.ª freira 6-Brites Teixeira c.c. Francisco de Vargas na Vila de Chaves c.g. 6-António Leite Borges c.c.Ana Pereira do Lago f.ª de Amaro Teixeira de Sampaio e 2ªm.er Isabel Pereira c.g. 7-Cecília Teixeira freira na Vila de Murça 8- Antónia s.g.
O N.F.P.na edição que possuo são 12 volumes de cerca de 300 páginas cada e a Pedatura Lusitana 6 volumes de cerca de 500 páginas cada,o critério usado pelos seus autores a eles pertence,por vezes não é nada fácil e encontram-se erros assim como falta de entroncamentos,mas que são trabalhos de grande mérito são.
Cumprimentos,
António Filipe Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123481 | miro | 24 jul 2006 11:22 | Em resposta a: #123340

caro anfil,
o meu nome é belmiro queirós ribeiro e estou recolhendo elementos quer genealogicos quer outros documentos relativos ao lugar onde nasci, travassos, bilhó, mondim de basto. como tenho consultado as suas respostas aqui no forum , venho pedir-lhe ajuda para a minha recolha. será que tem alguma referencia a travassos, acho um pouco dificil pois é um lugar muito pequeno, os mais ilustres seriam duma familia de apelido affonso que foram capitães até ao século XVIII.
procuro também dados sobre a minha familia de outros locais da mesma zona:
cerva (que quase não tem registos paroquiais), ermelo, atei, etc.
cumprimentos,
miro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123486 | fertelde | 24 jul 2006 13:03 | Em resposta a: #123340

Estimado António Filipe Peixoto:
Mais uma ves o meu agradecimento. Estou inteiramente de acorde de que os trabalhos destes grandes Genealogistas è de grande mérito e temos que reconhecer que com os meios do seu tempo era tarefa bem dificil nâo perder de vista entroncamentos, cometer aluguns erros e baralhar até algum dato.-
Toda a informaçâo que me tem vindo facilitando, batem de cheio no meu interesse..
Agora, analizados estes ultimos datos que me envia e tendo encontrado datas e geraçôes aproximadas, vejo que há um Diogo Álvares Leite em 15.06.1482, nomeado Juiz das Sisas de Guimarâes, cujo documento se pode ver na IANTT on-line com refª PT-TT- CHR/J/6/1198, ...
Este podera ser pai ou tio de Amaro Alvares Leite (?)

Cumprimentos,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123527 | anfil | 24 jul 2006 19:57 | Em resposta a: #123486

Caro fertelde
O Felgueiras Gayo inicia os Leites em Rodrigo Esteves de Chaves ,f.º de Estevão Pires de Chaves,neto de Pedro Esteves de Chaves,2º neto de Estevão Rz de Chaves e 3º neto de Ruy Lopes,que conquistou aos mouros a Vila de Chaves no tempo de D.Afonso Henriques.
Foi filho deste, Estevão Rz de Chaves c.c. Magdalena da Roda,destes foi filho Pedro Esteves da Roda de Chaves,4º Morgado da Albergaria de Santa Catarina,c. 3 vezes a 3ª c. Botaia Affonso Leite ,destes foi f.ºàlvaro Peres Leite, chamado o Leite Coito (cozido),Alcaide de Monforte de Rio Livre, viveu em Chaves no reinado de D.Afonso IV,deste foi f.º João Alz Leite,dete foi f.º Álvaro Annes Leite,Sr da Terra de Calvos,conc.º de Cabeceiras de Basto comarca de Guimarães,viveu na Quinta de Barrozão e c. c. D.Felipa Borges,f.ª de Duarte Borges e D.Elvira Alcoforado,destes foram f.os,Vasco Leite,c.c.M.ª Correia Amaral,c.g.Diogo Alz Leite,que viveu em Guimarães no reinado de D.Afonso V,c.c. M.ª Glz Nogueira,c.g.,Álvaro Leite,Morgado de Quebrantões em Gaya c.c.Felipa Fernandes,c.g.,Leonor Alz Leite,c.c.àlvaro Glz Pereira,c.g.,Catarina Leite c.c. Fernão Vieira,(mas o autor duvida),D.os Leite ,s.m.n. e João Fz Leite,pai de Diogo Annes Leite,c.c.sua prima D.Brites Borges,f.ª de Pedro Borges Sr. da Casa de Jou.
Tem aqui um Diogo Alz Leite de Guimarães ,só não encontro referência a um Amaro Álvares Leite.
Cumprimentos
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123547 | anfil | 25 jul 2006 00:12 | Em resposta a: #123481

Caro miro
Por lugares ou terras a obra que por vezes nos dá alguns elementos é um dicionário,coreográfico,genealógico,etc elaborado no séc XIX,por um abade de Miragaia,de apelido Pinho Leal ,chamado Portugal Antigo e Moderno(são 12 volumes),que veio a ser publicado graças a um capitalista brasileiro,tenho uma reedição e foi lá que fiz uma busca, refere Bilhó,mas sem dados de relevo,também refere Cerva, Ermelo e Atei sendo a única referência genealógica,que pertenciam ao Senhorio da Casa de Marialva;dados de familias originais destes lugares não são mencionados.
O N.F.P. do Felgueiras Gayo sobre Affonsos só traz uma página e respeita à família de Amarante que dá origem à Casa de Pascoais.
De momento não lhe posso ser mais ùtil.
Cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123582 | fertelde | 25 jul 2006 12:21 | Em resposta a: #123527

Estmado anfi:
Uma vez mais obrigado, vou digerir tranquilamente estes datos para tentar sacar o fio à meada e ver depois qual os colaterais que deram para este lado...
Desde já conhecemos que deram em Alvares Leite... Já è uma boa razâo para pençar que estamos no caminho certo...

Cumprimentos,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123609 | fertelde | 25 jul 2006 16:47 | Em resposta a: #123527

Estimado Anfil:
Analizadas as datas, a geraçâo de Diogo Alvares Leite, toca em 1482....
Assim, a minha Maria Leite, filha de um Amaro Alvares Leite, estaria a duas geraçôes daquela, pois nasceu cerca de 1565 e casou cerca de 1583/84, ( teve o 1º filho em 24.11.1584); ou seja, há uma separaçâo de 83 anos, o que nos leva a crêr que a geraçâo de Diogo Alvares Leite seria de avô ou bisavô desta minha Maria Leite, e portanto essa geraçâo seria pai ou avô do meu buscado Amaro Álvares Leite...

Um abraço
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123714 | anfil | 27 jul 2006 13:00 | Em resposta a: #123609

Caro Fernando Leite Velho
Vou estar fora estes dias próximos e não tenho tempo para lhe passar o que obtive por acaso, ao folhear a Pedatura Lusitana,num título de Leites do Porto,Casa de Ramalde,tenho a descendência de todos os Leites anteriores e já lhe posso dizer,que o Diogo Alvares Leite de Guimarães tem uma f.ª Maria Leite e uma neta M.ªLeite,todavia não encontro nenhum Amaro Álvares Leite,e nos outros irmãos há descendentes de nome M.ª Leite,mas nunca aparece o Amaro,ou porque fica aquem, infelizmente não refere datas.
Até breve,cumprimentos
António Filipe Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123724 | fertelde | 27 jul 2006 16:14 | Em resposta a: #123714

Estimado António Filipe Peixoto:
Ok, obrigado, vamos avançando pouco a pouco e já daremos com o Amaro, ou a ver se foi bem transformado o nome abreviado com que normalmente os nossos genealogistas apontavam os nomes...
Quanto a datas, afinaremos também a pontaria, pois temos alguns indicios que nos podem dar uma mâo, tanto no IANTT on-line, como nos registos da U Coimbra.-
Boa estadia ou férias pelos próximos dias.-
Abraço,
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123796 | fertelde | 28 jul 2006 18:31 | Em resposta a: #123239

Estimado Anfil:
Volto a esta resenha porque vi alguma coisa importante...
Vamos analizando:
ANTÓNIO LEITE BORGES, foi Juiz de fora de Chaves.... ( aqui a 1ª pista)
C.C. Ana Pereira do Lago, fª de "AMARO" Teixeira de Sampaio... ( outra pista)

"AMARO" ALVARES LEITE, (o nosso buscado Amaro), segundo em, Familias de Chaves III, era pai de MARIA LEITE c.c. o Licenciado Francisco Velho, que sucedeu a ANTÓNIO LEITE BORGES, como Juiz de fora de Chaves... ( 3ª pista)

Ora, naquele tempo, os lugares se transmitiam por Mercês Reais, dentro das familias ou afins... Assim que, estou em pensar que o nosso buscado Amaro Alvares Leite, pode ser filho de D. Ana Pereira do Lago e do António Leite Borges, e que portanto este, António, Juiz de fora, transmitio o seu cargo ao marido da sua neta D. Maria Leite... C.C. o que veio a ser Juiz de fora, o Ldº Francisco Velho...
Outra questâo interessante è que do casamento entre Maria Leite e o Lcº Francisco Velho, nasceu um 1º fº. António Velho Leite e um 2º fº Francisco Velho Leite, assim estariam a homnagear o bisavô António Leite Borges, que transmitio a mercê de Juiz de fora...

Aguardando os seus comentários,
Cumprimentos
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123910 | anfil | 30 jul 2006 16:42 | Em resposta a: #123796

Caro fertelde
Já que começou pelo António Leite Borges,f.º de Salvador Leite Borges e D.Francisca Teixeira,ele casou com D.Ana Pereira do Lago,f.ª de Amaro Teixeira de Sampaio(só por curiosidade,ascendente de minha esposa, pois esta familia vem entroncar nos Castro Caiado Ferrão Correia de Lacerda,Morgados da Ponte de Santa Margarida em Vila Real),e de sua 2ª mulher D.Isabel Pereira,e teve a João Leite que morreu novo,Gastão Teixeira Leite,sem mais conhecimento e Sebastião Pereira Leite,que casou 1ªvez com D.Leonor de Escovar,2ªvez com D.Ana de Magalhães e 3ªvez com D.Joana Teixeira sem geração destes casamentos,deixou porém 1 bastardo que veio a ter geração(não sabemos o nome do bastardo).
Diogo Álvares Leite , o Velho, casado em Guimarães com D.Maria Gonçalves Nogueira,teve João Dias Leite que viveu no Porto casado com D.Catarina Carneiro,foi quem instituiu o Morgado de Ramalde e teve António Leite,Francisco Leite,Martim Leite e Maria Carneiro;António Leite,foi Capitão de Mazagão e Azamor ,Sr. da Vila de Santo António de Aremilha no Algarve,casou com D.Maria de Vasconcelos e teve Luís Leite de Vasconcelos,D.Maria de Vasconcelos, D.Antónia de Vasconcelos e D.Isabel de Vasconcelos;D.Maria Leite,que se sabe teve a Miguel Leite,que foi Comendador de Santa Comba dos Vales em terra de Lamas e casou com D.Domingas Valente de Macedo e teve a Jorge Leite ,o Mazagão , Comendador da Nespereira.
António Leite f.º de João Dias Leite e D.Catarina Carneiro,casou com D.Mécia da Paz f.ªou irmã ? de Diogo da Paz judeu convertido e médico do Rei D.João III, e teve João Dias Leite,Diogo Álvares Leite,Manuel Leite,D. Maria Leite e D.Catarina Carneiro,que casou com Jorge Leite, o Mazagão e tiveram outra D.Maria Leite,que casou com João Mendes de Vasconcelos.
Estes dados foram cruzados do N.F.P.,da Pedatura Lusitana e dos Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo .
Cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123954 | anfil | 31 jul 2006 00:53 | Em resposta a: #123910

Caro fertelde
Não há dúvida que não encontro qualquer Amaro Álvares Leite,consultei o Nobiliário das Gerações de Entre Douro e Minho de Manuel de Sousa da Silva,de que tenho a edição de Carvalhos de Basto,desenvolve razoavelmente os Leite,permite-nos enquadrar as gerações nos reinados ,e nada, aproveito para completar que a D.Maria Leite f.a de Diogo Álvares Leite era D. Maria Dias Leite e foi casada com Diogo Carneiro do Porto e teve Miguel Leite,que casou em Arzila com D.Domingas Valente de Macedo e teve Jorge Leite de Macedo,o Marzagão,que casou com a prima D.Catarina Carneiro,e D.Maria Leite,que casou com o poeta Dr.António Ferreira, que nasceu em 1528 e faleceu em 1569 e teve Miguel Leite Ferreira casado com D.Leonor de Távora cuja descendência entronca no Morgado dos Almadas de Guimarães da Casa do Arco e Condes da Azenha,e Rui Leite.
Diogo Álvares Leite viveu no reinado de D.Afonso V, o f.ºJoão Dias Leite,morou no reinado de D.Manuel I e casou no ano de 1499.o f.º deste António Leite Carneiro,viveu no reinado D..João III (?) e o neto João Dias Leite no reinado de D.Sebastião,D.Filipe II (I de Portugal)eD.Filipe III (II de Portugal).
No N.F.P. procurei nos Velho um Francisco Velho,só encontrei um f.º de Duarte Velho,que foi Comendador de Mongoelas na Ordem de Santiago.casado com D.Maria Nunes de Paiva e teve Constantino,frade,Duarte Velho que morreu novo e Damiana Velho,casada 1ªvez com Lourenço Jacques e 2ªvez com Sebastião da Costa de Almeida Guarda Mor de Cascais e teve Francisco Velho Comendador de Santiago sem mais indicação,Fernão Velho casado com D.Antónia Aquino da Ilustre Casa de S.Tomás (?)e Constantino Velho de Mascarenhas,Cavaleiro da Ordem de Cristo,que tirou Brasão de Armas e casou comD.Maria de Fraga,f.ªde António Soares da Gama,sem geração.
Ficam aqui mais uns nomes para baralhar,oxalá tenha sorte na busca,eu numa que fiz para mim segui 2 apelidos que se transmitiam há 5 gerações,apelidos que coincidiam com 3 familias notáveis da localidade e acabei sabendo que cada apelido vinha de avó de ramo diferente e não entroncavam em nenhuma dessas familias,a genealogia é assim mesmo.
Cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#123978 | fertelde | 31 jul 2006 14:30 | Em resposta a: #123910

Estimado Antonio Filipe Peixoto:
Uma vez mais, obrigado, pela transcriçâo dos datos. A imressâo que tenho è que efectivamente estamos perto de entroncar as várias familias que me interessam, e agora vejo que há também um encontro no ramo dos Escobar, ou Escovar, pois tenho também ascendencia por essa parte, amém de Carneiro, Castro e de Teixeira. As familias de Chaves e zonas adjacentes, entroncam em geraçôes sucessivas ou em èpocas diferentes umas com outras...
Voltando à análise:
Epoca de D. Joâo III, estamos em 1502-1557...
A minha Maria Leite n.c.1565, casou com o Licenciado Francisco Velho de Paiva, n. c. 1555...
A geraçâo dos pais destes dois antepassados, toca pois em pleno reinado de D. Joâo III...
pois, vou alvitrar uma hipotesis, arriscada, mas...
António Leite,c.c. D. Mécia de Paz tiveram entre outros a:
Diogo Àlvares Leite...
Manuel Leite...
D. Maria Leite *
D. Catarina Carneiro...
------------
Haverá noticias da descendencia desta Maria Leite *, ou com quem casou??

Aqui fica a dúvida.
Melhores Cumprimentos,

Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#124008 | anfil | 31 jul 2006 21:33 | Em resposta a: #123978

caro fertelde
Já vi exaustivamente o título Leite nos Nobiliário de Famílias de Portugal,Pedatura Lusitana e Nobiliário de Gerações de Entre Douro e Minho,não aparece a Maria Leite que se dá casada noutro título com o Licenciado Francisco Velho de Paiva,não sabemos onde entronca pois.
Sobre a hipótese que levanta,esta Maria Leite f.ª de António Leite e D.Mécia da Paz,alerto que só é indicada pelo Cristovão Alão de Morais na Pedatura Lusitana que acrescenta apenas "de quem falam seus pais no testamento",os outros autores desconhecem-na simplesmente,e se o Felgueiras Gaio é muito generalista o Manuel Sousa da Silva é um purista,conhecido como o "Príncipe dos Genealogistas",daí não saber que lhe diga.
Mais uma vez desejo-lhe boa sorte,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#124024 | fertelde | 01 ago 2006 11:04 | Em resposta a: #124008

Estimado Anfil:
Agradeço toda a boa vontade e tempo que me dedicou na ajuda desta busca.
Só me resta ver se encontro os processos do Santo Oficio referentes ao casamento do filho de Maria Leite, Francisco Velho Leite, com Isabel Leite, filha de António Pequeno Chaves e de sua mulher D. Francisca Leite Teixeira...
E também nos mesmos processos, a documentaçâo que apresenta para ser ordenado e nomeado Abade de Meixedo, Bragança, depois que ficou viuvo.-
Uma busca genealógica certamente trabalhosa, mas que com os meios modernos, nâo vai ser impossivel. ( Espero que nâo tenham ardido os ditos processos, em algum incendio de alguma Igreja ou de algum arquivo...
Melhores Cumprimentos e, uma vez mais obrigado.
Fernando Leite Velho.-

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#124486 | miro | 07 ago 2006 22:35 | Em resposta a: #123547

caro anfil,
venho incomodá-lo mais uma vez, será que pode confirmar a existência de alguma referencia a uma familia gomes ferreira da quinta do condado de vila pouca de aguiar. este apelido aparece com o casamento no inicio do século XVII de bartolomeu gonçalves ferreira e anna gomes. no casamento de uma sua filha aparece a referencia "não tiveram oficio, viviam de sua fazenda".
e quanto ao apelido queiroz ou queiró tem alguma referencia?
cumprimentos,
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#124587 | fertelde | 09 ago 2006 12:02 | Em resposta a: #124008

Estimado anfi:
Uma vez mais recorro à sua ajuda para tentar destrençar o seguinte-
Em Felgueiras Gayo se diz, quando trata dos Pequenos, vol.VIII, página 159, que Gregorio de Castro Leite c.c. Anna Carneiro de Morais e que deste casamento nasceu Francisco Leite Velho de Morais Carneiro...
- Noutra informaçâo aparecida em Raizes e Memórias, Familias de Chaves III, tenho que, Gregório de Castro Leite b. 11.09.1650, senhor dos oitavos do Ladário, c. 1º, a 15.04.1669, com D. Isabel de Morais, filha legitima de Manuel Mendes de Morais e de D. Leonor Álvares, de quem teve:
D. Maria Leite, Freira em Bragança
Francisco Leite Velho de Morais Carneiro
e possivelmente Salvador Leite Velho, que sendo alferes de infateria teve de uma Luzia, solteira Ana, b. 12.10.1704

E acrescenta: Tendo enviuvado de Isabel de Morais, Gregório de Castro Leite voltou a casar com D. Anna Carneiro de Morais, filha de Martim Carneiro de Morais e de sua mulher D. Filipa Mendes, a qual morreu a 21.03.1697, pelo que ele contraio terceiras núpcias a 24.02.1706 com sua prima em 3º grau D. Maria Xavier Teixeira Pessoa, já viúva também do Capitâo Gonçalo de Morais Castro... ainda era vivo em 09.11.1707, em que foi padrinho. Nâo deixou sucessâo destas duas senhoras...
Ora pelo que se vê há uma contradiçâo flagrante entre as duas informaçôes e, como a base de datos do Genea, está a seguir a informaçâo do Felgueiras Gayo, está a aparecer alí, uma informaçâo que me parece incorrecta, por isso recorro a sí para tentar ver qual è a verdade, comparando as diferentes fontes, que voçê possui.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#124608 | anfil | 09 ago 2006 16:17 | Em resposta a: #124486

Caro miro
Fiz uma pesquiza cruzada pelos indices das várias obras que possuo e com a margem de ineficácia que se lhe pode atribuir ao método,encontrei apenas nos Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo do Dr Júlio A.Teixeira,Vol.I e pág.377,o título Ferreiras Botelho da Casa do Condado em Vila Pouca de Aguiar.
O que lá vem é de geração mais recente à que referenciou e para trás não disponho de dados,vou transcrever,não integralmente mas de forma a dar-lhe uma linha de orientação.
1-D.Ana Luísa Ferreira Botelho,nascida em 13 de Fevereiro de 1770,filha de Bento José Ferreira, de Constantim(Vila Real) e de sua mulher D.Luísa Fernandes,casou com Miguel José Botelho Gomes,Senhor da Casa do Condado em Vila Pouca de Aguiar e tiveram
2-Dr.Henrique Manuel Ferreira Botelho,Bacharel em Direito,que casou em S.Pedro em 7 de Dezembro de 1845,com D.Maria Leopoldina Botelho Feio de Figueiredo Correia,filha de Francisco Botelho Correia Machado,F.C.R.,Senhor da Casa de S.Pedro em Vila Real e de sua mulher D.Ana Amália Candida Feio de Figueiredo,não lhe dá descendência.
2-D.Maria Joaquina Ferreira Botelho,que casou em Soutelo(Vila Pouca de Aguiar),com Bernardino da Conceição Martins Ferreira, filho de António José Martins e sua mulher D.Teresa Bernarda Ferreira com dois filhos.
3-Dr.Henrique Manuel Ferreira Botelho,Médico,Arqueólogo,Professor do Liceu,Director da Escola Normal de Vila Real,Cirurgião do Hospital da Divina Providência e Presidente da Junta Geral do Distrito de Vila Real,que faleceu solteiro,deixando descendência.
3-Dr.Martiniano Ferreira Botelho,Médico e Senhor da Casa do Condado,casou duas vezes com descendência de ambos casamentos.
2-José Ferreira Botelho,que casou duas vezes.A primeira com D.Luísa Alexandrina da Mesquita,de Valnogueiras; a segunda em Mateus em 13 de Fevereiro de 1837,com D.Leonor Ana de Sampaio Pereira Cabral,não lhe dá descendência de qualquer dos casamentos.
2-Padre Francisco Manuel Ferreira Botelho.Abade de Constantim,que deixou descendência de duas mulheres da freguesia.
Espero que isto tenha interesse para si.
Cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#124616 | anfil | 09 ago 2006 18:21 | Em resposta a: #124587

Caro fertelde
Apanhou-me por pouco,está na altura de eu ir a banhos para o Algarve.
Vamos assentar algumas ideias ,só o Felgueiras Gaio no seu N.F.P. se refere aos Pequenos,e foi onde encontramos estes Leites Velhos,que por esse motivo não conseguimos entroncar nas famílias Leites e Velhos que outros genealogistas tratam desenvolvidamente,logo não tenho fontes de comparação.
Todos os livros de genealogia publicados constituem mantas de retalho cheias de buracos e em todos encontramos contradições, que não conseguimos explicar.
Não tenho da Revista Raizes e Memórias a não ser os números iniciais,tinha assinatura numa livraria que acabou e nunca mais os adquiri,também não se pode ter tudo,agora sobre o que me refere,não sei se o autor do artigo,se limitou a transcrever dados manuscritos não publicados ou se tratou ,estudando dados que encontrou,sugiro-lhe que o contacte através da própria publicação,por carta, decerto obterá resposta.
Mais uma vez transcrevo o Felgueiras Gaio, desta vez na integra.
12-Gregório de Castro Leite,f.º de Francisco Leite Velho n 11,foi Senhor dos Oitavos do Ladario.Casou com Ana Carneiro de Morais,f.º de Martim Carneiro de Morais e sua 2º m.er Filipa Mendes aliás f.ª a dita Ana Carneiro de M.el Mendes de Morais e D.Leonor ou Violante Alz. e neta paterna de Mart.º Carneiro de Morais e 2ª m.er Filipa Mendes(Ve tomo 4º de costado fls 172,Carneiros parág. 126).
13-D.M.ª Freira em Bragança
13-Fran.co Leite Velho Sr. dos Oitavos do Ladario c.c. Cat.ª Teix.ª Pessoa,s.g.
13-B. Miguel de Morais,c.g.
13-Miguel de Morais Leite,digo Fran.co Leite Velho de Morais,f.º de Gregório de Castro,foi Sr. dos Oitavos do Ladario.Casou com D.Cat.ª Teix.ª Pessoa,s.g.teve B. de An.ta Pires.
14-B.Miguel de Morais Leite
14-Miguel de Morais Leite f.º B. de Fran.co Leite Velho de Morais n 13 Foi Comissário das Mostras.Casou com Fran.ca Alz. Costa f.ª de Melchior Pires Alz.
Como é fácil de ver encontram-se logo contradições,lamento mas não tenho resposta para elas.
Cumprimentos
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#124623 | fertelde | 09 ago 2006 19:38 | Em resposta a: #124616

Estimado Anfi:
Obrigadissimo pela rápida resposta. Tentarei entâo a via que me propôe e tentarei contactar com o autor da informaçâo na referida revista.
Entretanto, permita-me desejar-lhe um bom verâo.
Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#125613 | otuo | 23 ago 2006 00:46 | Em resposta a: #110561

gostaria de obter informações sobre a familia Borges de Lobrigos, e se de algum modo se entroncam nos nomes supracitados. Descendo de joaquim .. borges casado com juliana .. almeida que, depois de casados habitavam em Vila marim, Mesão frio. seriam nascidos provavelmente em meados de 80 do séc. XIX. desde já agradeço, com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#125665 | fertelde | 23 ago 2006 17:04 | Em resposta a: #113832

Estimado Confrade Ribeiro de Araújo:
Estou bastante interessado nas pesquizas que possa já ter coleccionado sobre os Guedes de essa zona de Portugal...
Por outro lado, também procuro a Araújos de Cernadela e lugares do Norte...
Qualquer informaçâo que me possa transmitir, agradeço.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Familia Louzada de Trás-os-Montes

#135398 | clouzada | 25 nov 2006 13:33 | Em resposta a: #110646

Tenho tentado localizar, os dados de meu avô bem como parentes do mesmo em Portugal, ele nascido em Cinco Vilas de Costa Reino - Tras-os-
Montes. Estou no Brasil, e as únicas informações que tenho a respeito dele é que ele veio para o Brasil junto com seu irmão. Aqui casou-se e formou família. Meu avô aqui se fez óbito. Os dados que tenho dele são os que consta na certidão de casamento dele, bem como informações passadas através de seus dependentes (meu pai e meus tipos).

Nome: José Manoel Louzada
Nascido em: Cinco Vilas de Costa Reino - Portugal
Data prevista de nascimento: 11/Set/1884
Filho de pai: Joao Francisco Louzada e mãe Maria da Conceição Louzada

Se alguém conhece ou for descendente de um desses, por favor, entre em contato comigo. Grato

Cássio Osnir Louzada

Resposta

Link directo:

RE: Familia Louzada de Trás-os-Montes

#135455 | cverde | 26 nov 2006 01:21 | Em resposta a: #135398

Caro Cássio

Sugiro que entre em contacto via net com o Arquvo Distrital de Vila Real e solicite o assento de baptismo do seu avô e/ou do irmão dele para tentar saber um pouco mais de seus antepassados. Quando tiver mais algumas informações coloque aqui no fórum pode ser que surjam alguns parentes ou informação sobre eles.

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#135475 | gmfilipe | 26 nov 2006 09:25 | Em resposta a: #110561

Caro Alvaro

O que sabe a respeito do Sr. José Maria Filipe? De onde era?

Graça Maria Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#139570 | fertelde | 08 jan 2007 08:38 | Em resposta a: #114032

Estimado Confrade Ribeiro de Araujo:
Só hoje li com atençâo esta sua intervençâo e venho pois perguntar-lhe se terá encontrado na sua base sobre os Guedes:
Inácio Guedes, natural de Mogadouro, em 28.11.1742, batizado a 2 .12, filho de Silvestre Guedes, natural de Stª Mª do Souto de Sobradelo e de Mariana de Escobar, neto paterno de António Ferreira, natural de Sobradelo, freg. Nª Srª Assunçâo, termo de Guimarâes e de Anna Guedes, natural de Sanhoane no Bispado de Lamego...
Como tenho ascendentes todos dessas regiôes do norte, incluindo Morais em Chaves, creio que poderia haver ligaçôes com os Guedes que aqui colocou.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#141135 | furla | 22 jan 2007 14:48 | Em resposta a: #110646

Peço desculpa,por entrar nesta V/ troca de informações, mas ao lê-la despertou-me atenção, um ponto, Vilarinho de Freires, onde supostamente era origináriamente o SrºDomingues Rodrigues...Aquando desta pesquisa, não obteve mais informações relevantes da freguesia?Pois meu pai natural da mesma,teve sempre as suas raízes implementadas.Falando mesmo, num seu trisavó, que teria sido o 1ºjuíz da comarca do Régua, e dono e senhor das terras que envolve as freguesias de Vilarinho e Presegueda.
Se tivesse mais informações, ou modo como poderei obter, agradeçia...

Fernanda Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#141137 | furla | 22 jan 2007 14:58 | Em resposta a: #141135

Aproveitava e retificava a mensagem...o Srº da qual me refiro, seria bisavô de meu pai e não trisavô, supostamente de seu nome Augusto Mendes...acerca deste facto não posso ter 100% de garantias...

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#264160 | almeida07 | 20 out 2010 23:07 | Em resposta a: #123481

http://www.neps.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=travassos;lang=pt

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#342284 | pmbld1965 | 10 fev 2014 19:32 | Em resposta a: #124486

Descobri este tópico (com 7 anos) e penso que está relacionado com a minha família.
Se procura a origem do apelido Queirós relacionado com a casa do condado
de Vila Pouca de Aguiar, penso que tenho informações bastante completas.
Maria Leolpoldina Feio de Queirós casou-se com Henrique Manuel Ferreira Botelho (senhor da quinta do condado).
Tenho as informações de grande parte dos antepassados de Maria Leopoldina, onde aparece o referido apelido.
Neste momento as informações sobre o pai da Leolpoldina no GenaAll não estão corretas.
Seu pai chamava-se Francisco Botelho Correia Machado (1780-1851).
O pai do Francisco chamava-se António Machado Botelho Correia de Queiroz Pimentel.
Não sei se era este tipo de informação que precisava, ou mesmo se foi em tempo.
Estou á disposição de qualquer outro esclarecimento.
Cumprimentos,
Pedro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#342365 | rosa filipe | 12 fev 2014 10:37 | Em resposta a: #113832

Bom dia, srº Ribeiro. Se está interessado nos silvas, de origem de trás-dos-montes, então já somos dois, se quizer alguns dados que tenho em meu poder, contacte-me para o email que insiro abaixo.

Skampy@live.com.pt

Cumprimentos,
Rosa da Silva Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real de Trás-os-Montes

#342367 | GoldenDays | 12 fev 2014 11:31 | Em resposta a: #342365

Cara Confreira,

Agradeço a sua mensagem. O apelido Silva aparece como colateral aos meus ancestrais apenas no período de 1800 a 1900 com origem bem localizada em S. joão de Lobrigos, no concelho de Santa Marta de Penaguião, e um par deles, talvez, provenientes de S. Cosmado, Armamar, distrito de Viseu, que se vieram a radicara em S. João de Lobrigos.

Se tiver alguma eventual informação sobre Silvas de S. Cosmado e S. João de Lobrigos agradeço que coloque aqui no forum.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433183 | maria alexa | 27 abr 2021 00:52 | Em resposta a: #124608

Boa tarde anfil
Sou nova nestas andanças, comecei a pesquisar sobre os meus antepassados somente em Janeiro deste ano.
Nessas mesmas pesquisas acabei por vir aqui parar, escrevendo o nome de um dos meus antepassados.
Permita-me então discordar de um ponto aqui referido por não corresponder à verdade, ou eu não teria nascido.
Refere num ponto 2 que José Ferreira Botelho ( meu trisavô por parte paterna) casou com minha trisavó Leonor Anna Luíza de Sampaio Pereira Cabral e não teve descendência, o que não é correcto.
Tiveram um filho , meu bisavô , José Ferreira Botelho de Sampaio nascido a 16 de dezembro de 1837, após a morte do pai. Tenho registos de tudo aqui referido. Ainda não consegui avançar mas não perdi a esperança. Meu pai, já falecido, natural de santa marta de penaguião, chamava-se José Ferreira Botelho Sampaio Meireles Gonçalves.
Cumprimentos
Maria Alexandra Meneses Sampaio Gonçalves Montenegro

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433210 | Vasco Briteiros | 28 abr 2021 03:04 | Em resposta a: #433183

Procure nos Botelhos de Vila Real. Os estudantes que pretendiam seguir cursos universitários, tinham que vir estudar para a cidade do Porto. Aqui conheci alguns com esses apelidos, dos quais realçavam duas alunas com esses apelidos.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433240 | mtt | 29 abr 2021 05:56 | Em resposta a: #433183

Cara Maria Alexandra
Aqui tem uma interessante escritura:
-----------------------------------------------
Notariais de Vila Real, 1.º Ofício, Livro 109
[065] – 11.Fev.1837
Escritura de esponsais que fazem José Ferreira Botelho, de Vila Real e residente na sua quinta de Carro Queimado, e Dona Leonor Ana Luísa de Sampaio Pereira Cabral, natural da mesma vila e residente neste lugar de Abambres.
[…] casas de morada de Dona Ana de Sampaio Pereira Cabral, viúva…
-----------------------------------------------
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433274 | maria alexa | 29 abr 2021 19:27 | Em resposta a: #110561

Caro Manuel Cravo
Obrigada pela atenção.
Acho sem dúvida interessante o que aqui partilhou, será que posso ter acesso ao documento ?
José Ferreira Botelho e Leonor Ana Luiza de Sampaio Pereira Cabral são meus trisavós pelo lado paterno. Tenho todos os registos que o comprovam, tenho também o registo de casamento dos dois, ele já era viúvo, casaram-se em 13 de fevereiro de 1837 em Mateus; também tenho o de nascimento do filho de ambos , José Ferreira Botelho de Sampaio, meu bisavô, onde é mencionado, «José, filho legítimo de José Ferreira Botelho, já defunto...
O nome dos pais de José Ferreira Botelho vêm mencionados no registo de baptismo do filho José... Gualter Ferreira Botelho e Maria Caetana. Neste momento estou a tentar obter informações sobre eles pois não consigo saber de onde são naturais. Também estou a tentar saber mais sobre a minha trisavó, mulher de José Ferreira Botelho, Leonor Anna Luíza de Sampayo Pereira Cabral e seus pais,
Doutor José António Dias d' Sampayo e sua mulher D. Leonor Anna d' Sampayo Pereira Cabral, pois datas e naturalidades não são claras...
Cumprimentos
Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433275 | maria alexa | 29 abr 2021 19:30 | Em resposta a: #433210

Caro Vasco
Muito obrigada pela atenção, continuo nas minhas buscas por Vila Real.

Cumprimentos
Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433314 | mtt | 30 abr 2021 03:50 | Em resposta a: #433274

Cara Maria Alexandra
Parti do princípio de que tinha encontrado os dados que publicou, no site do Arquivo Distrital de Vila Real: https://www.advrl.org.pt/
Na página Inicial deve clicar em Documentação;
na seguinte Pesquisar Documentação;
no Menu clicar Notariais e escolher Cartório Notarial de Vila Real 1.o Ofício;
escolher 001 :: Livro de notas;
escolher 109 :: Livro de Notas.
Procure na página PT/ADVRL/CNVRL1/001/109 ícone 1, ícone 2
Se clicar no ícone 2 o site oferece-lhe o livro.
Use então a combo-box e aponte a página [0065]
Para ir directamente, mas sem aprender o modus operandi, use o link:
https://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-NOT-CNVRL1-001-109
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433352 | maria alexa | 30 abr 2021 20:00 | Em resposta a: #433240

Caro Manuel Cravo
Consegui com as referências que deu chegar à escritura. Sou nova ta nestas coisas... Noutros arquivos não tenho acesso a este género de documentos.
Obrigada por me ter "alertado" para a existência deste.
Cumprimentos
Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

Vila Real de Trás-os-Montes

#433934 | maria alexa | 22 mai 2021 17:55 | Em resposta a: #110561

Boa tarde

Meu 4º avô Gualter Botelho de Mesquita, natural de Paços, Sabrosa , só aparece com nome de pais , Daniel Botelho de Mesquita Pimentel e de Maria Rodrigues (solteira) naturais de Paços , em 1775 , no registo de baptismo de uma filha, sendo Daniel Botelho de Mesquita Pimentel padrinho da mesma.
Será que há registos de perfilhação ? Onde posso procurar ?
cumprimentos Maria Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 19:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen