Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos | Direito

Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

#110604 | HV | 26 jan 2006 10:55

Caríssimos confrades,

Tenho uma dúvida: a BD dá como detentor do título de 2º Conde da Feira D. José Pedro da Silveira Cyrne e Vasconcellos. Embora a BD não o diga é sabido que o dito senhor tem de sua mulher, a Sra Da Maria Manuel Cyrne, dois gémeos- José Pedro e António Maria, se não estou em erro. Neste caso quem é o herdeiro do título, i.e., qual dos dois será o 3º Conde da Feira?
Desde já os meus agradecimentos,

Vieira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

#116216 | martincost | 09 abr 2006 17:50 | Em resposta a: #110604

Podia voltar a ressuscitar este assunto. Também gostaria de obter essa informação.

Saudações,
martincost

Resposta

Link directo:

RE: Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

#116267 | Mavasc | 10 abr 2006 16:45 | Em resposta a: #110604

Caro confrade

Será o que nasceu primeiro, é o mais velho...mesmo que por minutos.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

#116290 | MCNN | 10 abr 2006 22:44 | Em resposta a: #116267

Cara Maria Benedita

De facto, também penso que o que nasce pimeiro será o mais velho mas, salvo erro, existia a tradição de que o gémeo mais velho seria precisamente o último a nascer, devido ao facto de antigamente se pensar (erradamente, como é óbvio) que esse gémeo teria sido o primeiro a ser concebido.

Não posso jurar que, de facto, essa tradição tenha existido. Mas caso tenha existido, será que ela não se manteve até aos dias de hoje para efeito de "desempate" no que concerne à escolha do detentor de um título entre irmãos gémeos do mesmo sexo ?

Deixo pois esta achega, esperando que os infinitamente mais sabedores do que eu neste tema (e que são muitos neste forum) contribuam para o esclarecimento desta interessante questão.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

#116291 | MCNN | 10 abr 2006 22:49 | Em resposta a: #116267

Cara Maria Benedita

De facto, também penso que o que nasce pimeiro será o mais velho mas, salvo erro, existia a tradição de que o gémeo mais velho seria precisamente o último a nascer, devido ao facto de antigamente se pensar (erradamente, como é óbvio) que esse gémeo teria sido o primeiro a ser concebido.

Não posso jurar que, de facto, essa tradição tenha existido. Mas caso tenha existido, será que ela não se manteve até aos dias de hoje para efeito de "desempate" no que concerne à escolha do detentor de um título entre irmãos gémeos do mesmo sexo ?

Deixo pois esta achega, esperando que os infinitamente mais sabedores do que eu neste tema (e que são muitos neste forum) contribuam para o esclarecimento desta interessante questão.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

#116305 | Mavasc | 11 abr 2006 09:49 | Em resposta a: #116291

Caro confrade Mário César Navarro

Julgo que realmente se diz (ou dizia) que o último gémeo a nascer é o primeiro a ser concebido. Não sei se essa teoria é ou não aceite actualmente. Contudo a personalidade júridica adquire-se no momentodo nascimento completo e com vida- artigo 66º nº1 do Código Civil- não obstante a lei reconhecer alguns direitos aos nascituros, direitos esses, nomeadamente sucessórios, que dependem do respectivo nascimento.
Não é, pois , o momento da concepção que determina a capacidade e personalidade jurídica mas sim o nascimento completo e com vida ( Pereira Coelho, Direito das Sucessões,1968, pág 154).
Assim sendo, perante a lei, em caso de nascimento de gémeos o filho primógénito é aquele que nasceu primeiro.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Herdeiro dos Condes da Feira/ Família Cyrne

#116726 | HV | 17 abr 2006 17:49 | Em resposta a: #116305

Caríssima Sra Da Maria Benedita

Mais uma vez a sua preciosa ajuda. Muito obrigado pelo esclarecimento!

(Estou em profunda dívida para consigo uma vez que solicitei o seu contacto e ainda não entrei efectivamente em contacto. Razões de trabalho. Peço que me perdoe).

Os meus melhores cumprimentos,

Vieira Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen