Brasão - Casa de Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património | Regiões | Famílias

Brasão - Casa de Vila Real

#110614 | LProjecto | 26 jan 2006 12:43

Caros confrades,

Onde poderei encontrar uma imagem de uma pedra ou brasão de armas da Casa de Vila Real, esquartelado de (Noronha, Aragão, Vilalobos e Menezes)?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#123529 | cp | 24 jul 2006 20:10 | Em resposta a: #110614

Caro Luis Calhau

O brasão que procura é o da casa da Prelada em Ramalde-Porto, família Noronha e Menezes dos Marqueses de Vila Real.
Também tenho interesse nessa família, se tiver informações que me possa fornecer, agradeço.

cumprimentos,

Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#123577 | LProjecto | 25 jul 2006 11:04 | Em resposta a: #123529

Caro Manuel,

Fico-lhe grato pela informação. O meu interesse nessa família resulta do estudo da ascendência e descendência de José de Noronha de Menezes que tirou CBA - Armas da Casa de Vila Real, a 03.05.1673 para Noronhas, Vilalobos, Aragões e Menezes, com a diferença de um terço de uma cotica negra de bastardia em contrabanda. Este indivíduo, natural do Redondo, era tetraneto (por bastardia) de D. Pedro de Menezes - Marquês de Vila Real, viveu de forma um tanto ou quanto discreta mas à lei da nobreza, descendia de uma das mais nobres famílias que habitaram a zona. Parte da sua ascendência consta na obra "Cartas de Brasão de Armas - Colectânea" de Nuno Borrego.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#123623 | cp | 25 jul 2006 20:13 | Em resposta a: #123577

Caro Luis

Também descendo do 1º Marquês de Vila Real, e moro em Évora, pelo que agradecia informações sobre a descendência desse José de Noronha e Menezes.
Embora não seja entendido em heráldica, lembro-lhe que todas as armas de Noronhas, incluindo as do referido Marquês, deveriam ter o filete negro de bastardia em contrabanda sobre o I e IV quarto que têm as armas reais em campo de prata, por descenderem de D. Isabel de Portugal, filha bastarda de El Rei D.Fernando, e de seu marido D. Afonso Conde de Noronha e Gijon.

cumprimentos

Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#123625 | LProjecto | 25 jul 2006 22:12 | Em resposta a: #123623

Caro Manuel,

Infelizmente este ramo descendente do Marquês de Vila Real que passou por José de Noronha de Menezes, tanto quanto sei, não deixou descendência até aos dias que correm, aliás, não tenho registo de mais gerações além da correspondente aos seus netos. Também continuo a aguardar mais elementos sobre a eventual continuidade da sua descendência. Pode ser que algum confrade adicione algumas notas a estas informações...
Ainda assim atrevo-me a referir:

1 - José de Noronha de Menezes, foi baptizado no Redondo a 23.03.1650. Casou no Redondo a 29.11.1670 com D. Maria Franca, natural de Borba, viúva de Rodrigo da Silveira, filha de Manuel Alvares Sanches Franco e de Ana Curva.

Tiveram:

2 - D. Margarida Bernarda de Noronha, baptizada na Matriz do Redondo a 03.09.1671, casou com o Fidalgo Cavaleiro António Coelho Guerreiro (ilustre no seu tempo, com o desempenho de diversos cargos no Brasil, na Índia e em Timor), filho de Pedro de Beja Guerreiro e de Maria Salgada Coelho. Tiveram:

3 – Maria Antónia, baptizada no Redondo a 27.04.1698.

2 – D. Sebastiana de Noronha de Menezes, que casou no Redondo a 26.02.1718 com o Tenente de Cavalaria António Preto Zagalo, filho de António Zagalo Preto e de D. Madalena Teresa Moura de Andrade.

2 – D. Violante Sebastiana de Noronha de Menezes, baptizada no Redondo a 29.01.1674.

2 – D. Maria Josefa de Noronha de Menezes, que casou com o Juiz dos Órfãos José Ferreira Miguéis.

De momento, e de forma sucinta, é tudo quanto lhe posso fornecer quanto à descendência deste indivíduo.

A título de curiosidade, quais os ramos que o ligam ao Marquês de Vila Real?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#123645 | cp | 26 jul 2006 13:07 | Em resposta a: #123625

Caro Luis

Obrigado pelas informações, pena não restarem descendentes desse ramo.
Descendo, pela minha mãe, do ramo Noronha e Menezes que se estabeleceu em Cinfães com o casamento de D.Maria de Noronha e Menezes (flha herdeira de D. Nuno Alvares de Noronha, neta de D.António de Noronha, Morgado das Curujeiras e 3º neto do dito Marquês) com João de Mesquita Pimentel, de Cinfães. O ramo do meu 7º avô Dr. José de Melo Noronha e Menezes passou de Cinfães à vizinha Vila das Caldas de Aregos (Resende), tendo a sua descendência até á minha mãe seguido apenas com os apelidos Melo e Menezes.

cumprimentos

Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274340 | Saba | 11 abr 2011 04:40 | Em resposta a: #123625

D. Margarida Bernarda de Noronha, depois de enviuvar de Antonio Coelho Guerreiro, casou tambem na familia Zagalo Preto, com o irmao do Antonio de Zagalo Preto que refere, Vicente Zagalo Preto, filho de António Zagalo Preto e de D. Madalena Teresa Moura de Andrade.


Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274384 | RMPS | 11 abr 2011 20:35 | Em resposta a: #110614

http://www.flickr.com/photos/9480263@N02/1125053879/sizes/o/in/photostream/

Cumprimentos,

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274486 | vbriteiros | 13 abr 2011 13:17 | Em resposta a: #274384

Todo o conjunto foi recentemente restaurado e está como novo !!
Cmts
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274487 | vbriteiros | 13 abr 2011 13:33 | Em resposta a: #123529

Caro Manuel Calejo Pires,
Nobres Casas de Portugal, por António Lambert Pereira da Silva , vol 1, pag 37 a 43 tem a história da Casa da Prelada.
Esta casa foi uma das obras de Nicolau Nasoni.
Como obra dos anos 50, está em todas as "Bibliotecas com Registo Legal".
Vivia em Braga nos anos 40, uma senhora D. Maria da Prelada para uns e D. Maria de Noronha para outros. Foi proprietária de uma quinta na freguesia de Gondizalves , do oncelho de Braga. Existe no Cemitério Municipal de Braga um jazigo desta família.
Cmts
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274525 | NFA | 13 abr 2011 22:08 | Em resposta a: #274487

Caro Senhor,

Só por curiosidade, a D. Maria Eduarda de Noronha é prima direita do meu avó paterno.

Cumprimentos,
Francisco de Noronha Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274531 | vbriteiros | 13 abr 2011 23:42 | Em resposta a: #274525

Exmo. Senhor,
Agradeço a informação e gostaria de saber se o Senhor seu Avô residia também em Braga.
Terá por acaso o nome da quinta que a Senhora Dona Maria possuía em Gondizalves-Braga ? Estou a tentar obter todas as informações possíveis sobre os proprietários desta freguesia nos Séc.XVIII / XIX, que na maioria residiam na cidade e não tinham lá, casa de habitação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274534 | NFA | 14 abr 2011 00:05 | Em resposta a: #274531

Caro Senhor,

O meu avô residia em Braga, onde foi advogado e notário, e a casa a que se refere, em Gondizalves, julgo que vem pelo lado materno da minha prima Pereira do Lago Portocarrero.
Seguramente não vem pelo lado Prelada, pois a única casa que tivemos já não existe, foi deitada abaixo com a contrução do centro comercial na rua do Raio, local no nasceu a minha bisavó D. Maria Cristina de Noronha, herdeira da Casa de Corujeiras, em Vila Nova das Infantas (Guimarães) e tia paterna de D. Maria Eduarda de Noronha.

Cumprimentos,
Francisco de Noronha Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274541 | vbriteiros | 14 abr 2011 01:44 | Em resposta a: #274534

Caro Senhor,
Por escritura de 1784 a Madre Joana Maria de S. Bento ( recolhida no convento da Tamanca em Braga) vendeu por enfiteuse, uns terrenos em Gondizalves cujos foros foram definitivamente pagos em 20.1875 a D. Maria Felizarda Peº do Lago e Henrique Freire de An` Coutº Bandeira
Parecem ser os mesmos terrenos (?) e por isso o casal assinalado seria o herdeiro dos foros que lhe vinham anualmente a serem pagos.
Consegue identificar esta Madre Joana Maria de S. Bento (professa em que ordem ?) como pertencente aos Lagos ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274581 | NFA | 14 abr 2011 19:21 | Em resposta a: #274541

Prezado Senhor,


Infelizmente nada posso acresentar, pois nunca me debrucei sobre familia materna de D. Maria de Noronha, que por curiosidade era prima direita pelo materno e paterno de dois Freire de Andrade de linhas diferentes.

Melhores cumprimentos,
Francisco de Noronha Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274591 | vbriteiros | 14 abr 2011 22:34 | Em resposta a: #274581

Muito obrigado.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274803 | rafael | 18 abr 2011 22:52 | Em resposta a: #274591

Boa noite Caro Confrade

Numa casa de campo do séc. XVIII(?) existente nos arredores de Setúbal relativamente próxima de minha casa e muito perto do Arq.Dist. de Setúbal, existe (ainda ?) um lindo e soberbo painel de azulejos onde figura um brasão com as armas da Casa de Vila Real ( bastardia ). Tenho fotografias. Esta casa pertenceu ao artista Lagoa Henriques e por ocasião do leilão do seu recheio de que tenho (onde ?) o catálogo do que foi posto à venda.Com a urbanização do lugar não sei se a casa ainda está de pé.

Uma Boa Páscoa.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#274805 | vbriteiros | 18 abr 2011 23:22 | Em resposta a: #274803

Caro Confrade Rafael Carvalho,
Muito obrigado pela sua mensagem. Neste tópico o interesse pelas citadas armas é do interesse do Confrade LProjecto e não meu.
Boa e Santa Páscoa
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#275394 | vbriteiros | 29 abr 2011 00:26 | Em resposta a: #123529

Caro Confrade Manuel Calejo Pires,
Permita-me chamar a sua atenção para a particularidade do brasão da Casa da Prelada, que apresenta o "escudete sobreposto de Meneses" com o primeiro campo modificado : os dois lobos passantes foram substituidos por uma espada !
Difere assim das outras representações da Casa de Vila Real, Tarouca etc. Não sei o que significa esta diferença, mas deve ser importante porque está em toda a fachada da casa.
Além desta diferença ainda existe outra relativa ao anel de rubi dos Meneses.
Sabe alguma razão para isto?
Grato desde já pela sua resposta.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#275446 | Incognitus | 29 abr 2011 22:15 | Em resposta a: #275394

Caros Confrades

Também já eu me questionei sobre isso; mas depois encontrei algumas explicações.

Os Condes de Valadares usaram igual e aqui tem alguma explicação mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Ant%C3%B3nio_do_Carmo_de_Noronha_de_Paiva_Couceiro

Contudo se alguém souber informar melhor seria bem-vindo.

Melhores cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#275477 | vbriteiros | 30 abr 2011 14:17 | Em resposta a: #275446

Caro Confrade José,
Muitísssimo obrigado pela página que me enviou. Vai dar para pesquisar muito desde a foto do Palácio do Governador de Diu ( tempo do Gov Sousa Araújo), a vida na Beira nos anos 30, até à Monorquia do Norte ( a bandeira que teria sido hasteada ou não no palácio do GCB - Palácio dos Falcões). Entretanto retive a sua informação heráldica e vi que o "campo do espadim" é azul. Vou ver o que encontro!
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#275504 | Incognitus | 30 abr 2011 23:36 | Em resposta a: #275477

Caro Confrade Vasco,

No livro: Memórias Históricas e Genealógicas dos Grandes de Portugal, edição de 1742, Págs.501 a 507; aparece a referência aos Condes de Valadares com este mesmo brasão.

"As armas desta casa são, o Escudo esquartelado das Armas de Noronha, no primeiro as Reas de Portugal, no segundo as de Castella, e no meyo o Escudo de Meneses de Tarouca: o Escudo repartido em seis, no primeiro o Estoque em campo de ouro, no segundo quatro barras vermelhas, em campo de ouro, no terceiro dous Lobos em campo de ouro, na barra de baixo, as barras, os lobos, e as barras, e no meio deste Escudo o dos Meneses em campo de ouro o anel."

Também já verifiquei em certas casas que tinham a varonia de Noronha, as quais, adoptaram este escudo em vez do próprio do seu título (pelo menos os segundos filhos).

Melhores cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#275541 | vbriteiros | 02 mai 2011 01:09 | Em resposta a: #275504

Caro Confrade José,
Obrigado pela informação.
Aqui cita o "Estoque" em campo de ouro mas o desenho feito pelo Conde de Paraty estava com fundo azul
Na próxima semana vou fotografar a Casa e ver quantas vezes se repetem os simbolos heráldicos no edíficio e jardins.
Vou consultar o livro sobre os portões brasonados do Porto, que deve ter algo.
Melhores cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#275595 | NFA | 03 mai 2011 00:09 | Em resposta a: #275394

Caros Senhores,

Os Vila Real foram os capitães donatários de Ceuta simbolizado heráldicamente pela espada !
O 1º Capitão Donatário foi D. Pedro de Menezes.

Cumprimentos,

Francisco de Noronha Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Brasão - Casa de Vila Real

#275654 | vbriteiros | 03 mai 2011 23:22 | Em resposta a: #275595

Exmo. Senhor,

Agradeço a informação, que tomarei em atenção no meu trabalho.
Respeitosos cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 20:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen