Exílio de Carlistas em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia | Eventos | Pessoas | Regiões

Exílio de Carlistas em Portugal

#110618 | usermbr | 26 jan 2006 13:21

Caros,
Socorro-me ao forum no sentido de saber se alguém conhece, tem em sua posse ou saiba como obter documentos que façam referência a famílias espanholas que se tenham exilado em Portugal na pendência das Guerras Carlistas em Espanha.
Parte do ramo da minha família descende de um militar espanhol que se exilou, numa primeira fase, na localidade de Almeida e que chamava Narciso Ortiz.
Todos os contributos serão muito bem vindos.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110656 | mtpq1234 | 26 jan 2006 21:01 | Em resposta a: #110618

O meu bisavô - Andrés Maria Pastor ( Mendicute Aristazabal y Agote) veio para Portugal e estabeleceu-se na Covilhã, presumo eu que na sequencia das guerras carlistas em Espanha. Possuo dados sobre a sua descendencia em Portugal, mas também eu não consigo encontrar nada sobre a sua ascendencia apesar de já ter contactado alguns sites de genealogia espanhois. Era oriundo de Tolosa, Guipuzcoa. Gostaria também de saber algumas referencias sobre as famílias que se fixaram em Portugal, visto que este meu bisavõ acabou por se casar em Portugal com uma filha de espanhois também residentes em Portugal.
Também agradeço os possíveis contributos.
Obrigada
Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110661 | usermbr | 26 jan 2006 21:37 | Em resposta a: #110656

Cara Teresa Quadros,
Muto obrigada pelo seu amável contributo.
A mim também me tem sido uma árdua tarefa - e ainda mal comecei - para saber algo sobre o lado do meu bisavô paterno, o qual era de Zaragoza, ao que consta.
Quando arranjar algum tempo para levar esta tarefa adiante, esteja certa que me lembrarei de si, ou seja, do seu bisavô, Andrés Maria Pastor.
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110663 | usermbr | 26 jan 2006 21:42 | Em resposta a: #110661

Ah! Já me ía esquecendo!
Um amigo da minha família sugeriu-me a consulta de um site espanhol de geneologia - www.elanillo.com -, eu não tive muita sorte, mas sugiro que, caso não o conheça, faça uma consulta sobre o seu bisavô e, quem sabe, possa ter mais sorte que eu.
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110667 | Alberto Aldo | 26 jan 2006 21:59 | Em resposta a: #110663

Caros Confrades

Tenho também ascendência de Espanha, na altura acérrimos defensores de D. Carlos V.
Após consulta de várias páginas, sugiro,sem sombra de dúvidas a Genealogia Vasco - Navarra.

Cumprimentos

Alberto Aldo

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110668 | usermbr | 26 jan 2006 22:06 | Em resposta a: #110667

Caro cofrade Alberto Aldo,
Muito obrigada pela sua colaboração.
De facto, foram muitas famílias espanholas que se exilaram por cá nessa conturbada época, trazendo a sua família para cá, mas deixando alguma por terras de espanha.
Vou acolher a sua sugestão, mas gostaria apenas de saber se a referência que me indica é um site ou alguma documentação que eu possa ter acesso.
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110670 | mtpq1234 | 26 jan 2006 22:36 | Em resposta a: #110661

Já consultei o "anillo" mas não tive sorte nenhuma.Também gostaria de saber qual é a página de genealogoa vasco-navarra.
Cumprimentos
Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110671 | Alberto Aldo | 26 jan 2006 22:42 | Em resposta a: #110668

Cara Magda Bragança Rubio

Com consideração envio-lhe indicações do site que muito me ajudou na pesquisa dos meus ascendentes Vascos, na altura grandes defensores da Causa Carlista (1834).Terá de procurar num motor de busca:groups.yahoo com/group/gen-vn.
Tente talvez entrar em contacto com Pedroander.
Melhores cumprimentos
Alberto Aldo

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110682 | usermbr | 26 jan 2006 23:10 | Em resposta a: #110671

Caro Alberto Aldo,
Apesar das minhas origens serem de Zaragoza (Aragonesas), agradeço-lhe, mais uma vez, toda a colaboração prestada, pois espero que, nesses tipo de grupos, também possa encontrar outros da província de Aragão.
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110894 | saboia | 29 jan 2006 21:55 | Em resposta a: #110682

Prezada Senhora Magda

Desculpe entrar com assunto diferente, mas estou pesquisando a Dinastia Asén-Paleólogo, de Épiro, cuja chefia simbólica passou aos Rubio , de Espanha, por falta de sucessores na linha principal. A Sra. saberia algo a respeito do ultimo monarca
de Épiro antes da invasão turca? Naturalmente o mesmo vale para outros confrades da lista.

Grato,

João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho
- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110922 | usermbr | 30 jan 2006 10:20 | Em resposta a: #110894

Caro senhor João Pedro,
Lamento não o poder ajudar, mas ficaria muito interessada se me contasse mais um pouco sobre esse assunto histórico.
A única coisa que posso adiantar é que julgo que a minha trisavó paterna, Silvestra Rubio, nasceu em terras de Zaragoza.
Não sei se este local lhe diz alguma coisa para a sua pesquisa.
Já agora convido-o a consultar a minha página pessoal, onde se encontra parte da minha família Rubio que se encontra em Portugal:

http://genealogia.netopia.pt/1257/

Cumprimentos,

Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110972 | usermbr | 30 jan 2006 20:33 | Em resposta a: #110922

Caro Senhor João Pedro Sabóia Bandeira de Mello Filho,

Fiquei muito curiosa sobre o assunto que me questionou e fiz uma busca na Internet, eis que encontrei um comentário sobre uma citação da Declaração de Independência do Hawai que lhe poderá interessar:

"A
Sua Majestade Real
EDMUND KELII SILVA, JR.
Ali´i Nui Nou Ke Akua Ke Aupuni O´Hawai´i


Majestade,

Como Chefe da Casa Real do Épiro e Sebastokrator de Argyrokastron, temos a grata satisfação de cumprimentar Vossa Majestade Real pela corajosa atitude em Declarar a Independência do valoroso povo do Hawai´i, cujas glórias do passado, representadas especialmente na pessoa de Sua Majestade o Rei Kamehameha, o Grande, certamente se repetirão em Vossa Pessoa, Augusto Descendente daquele Grande Soberano do qual a história jamais se esquecará.
Almejamos que Vossa Majestade Real possa conduzir o Vosso povo pelos caminhos das gloriosas tradições hawaianas que fizeram a grandeza da Vossa terra, e sem esquecer-se dessas tradições, caminharem rumo ao progresso e ao bem-estar social, objetivo de todo governante.
Ao finalizar, enviamos a Vossa Majestade Real e a Vossa Augusta Família Real, as Nossas felicitações e o Nosso apoio.
Respeitosamente,

Kyrios Paulos III O.S+G Roberto Konstantinos
SEBASTOKRATOR DE ARGYROKASTRON
Postal Box, 42
15.950-000 SANTA ADÉLIA, São Paulo, BRAZIL


Posted by: H.R.I.H. Kyrios Paulo Roberto Staropoulos Asén-Paleólogo y Capriotti-Rubio on June 10, 2004 04:07 PM"

Como pode ver, parece que o descendente que procura está mais próximo de si do que pensava. De resto, e quanto ao facto de o mesmo ser meu familiar, deconheço-o por completo, mas se conhecer alguma ligação à minha família, ficava muito grata que me comunicasse.

Fica aqui a morada do site onde encontrei o comentário, o qual se encontra quase no final da página:

http://www.newmediaexplorer.org/sepp/2003/07/26/kingdom_of_hawaii_declares_independence.htm?NF=1

Cumprimentos,

Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110978 | saboia | 30 jan 2006 21:41 | Em resposta a: #110972

Cara confrade:

O subscritor da mensagem é meu amigo, Capitular do Grão-Priorado do Brasil da Militar e Hospitalar Ordem de São Lazaro de Jerusalém (Grao-Mestrado de Charles Philippe, Principe de Orleans) e estou colaborando na feitura de um Estatuto para uma projetada associação de sua família. Forneceu-me ele extensa resenha genealógica, mas como não quero me limitar a uma só fonte de informação estou procurando noticias complementares que acaso possuam outros membros da família . Vou repassar-lhe oportunamente as informaçoes que disponho sobre os Rubio deste ramo.
Saudaçoes

João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#110981 | usermbr | 30 jan 2006 22:04 | Em resposta a: #110978

Caro confrade,
Fico muito grata pela sua amabilidade.
Porém, e se tiver disponibilidade, agradecia como e quando é que surgiu um espanhol de apelido Rubio na família real de Épiro, pois Espanha ainda levou algum tempo formar-se como um país.
Ah! Aproveito para informar que a minha família Rubio (da minha trisavó paterna) é da província de Aragão (Zaragoza), assim como a do meu trisavô paterno, de apelido Ortiz. Não sei se estes elementos o podem ajudar, mas também tenho grandes dificuldades em encontrar referências sobre estes meus ascendentes de nacionalidade espanhola.
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#111016 | saboia | 31 jan 2006 14:33 | Em resposta a: #110981

Cara Confrade:
Sem querer apaguei o endereço de e-mail que me mandou. Favor me escrever em PVT para "bandeirademello2@yahoo.com.br" e lhe mandarei texto mais extenso em word. Mas posso adiantar o seguinte. Epiro fazia parte do Imperio Romano do Oriente (Constantinopla), por desmembramento do Imperio romano ( em do Ocidente e do Oriente), sendo Imperadores do Romanoa Dinastia Paleólogo, descendente dos Komeno. Iovan-Asén III, 40 Czar da Bulgária casou com Eirene, Princesa Paleólogo e passaram a reinar sobre o Épiro (ao que me parece-estou investigando ainda- com status de principado e recebendo o território como dote. Trata-se do antigo reino pagão da Thessália, de que foi rei o célebre Pirro na antiguidade.) Inaugura-se a Dinastia Asén-Paleólogo de principes-reinantes em Épiro, à qual se juntam, por casamento, os Staropoulos, através do casamento de Ninita II Asén OPaleólogo com Teodora, Megalogenneta Satarupoula (+1427). O País é conquistado pélos Otomanos, a coroa passa ao exílio, e no Sec XX será anexado parte pela Grécia, parte pela Albânia, tomado ao Império Otamano que foi extinto militarmente. Staropoulos e Paleólogos continuam a casar emtre si, dando sequencia à sucessão dinástica na Casa ex-reinante, até 1765, onde a tradição é quebrada, e varões Staropoulos contraem matrimônio com mulheres de outras familias,até que no Sec XIX o Staropoulos, "de jure" Chefe da Casa Real historica morre sem deixar herdeiros, e a chefia da Casa passa à linha colateral com Nikolaos-Theodoros-Emanoel Staropoulos, que casa com Katharina Maria...etc. O filho deste casamento, Franciscos Staropoulos, sucede o pai na chefia da Casa no exilio e, já havendo a familia passado à Espanha (tambem estou investigando exatamente quando),, casa com Eugenia Tortora,. tendo por filha Rosa-leléna-Maria Staropoula (1907-1991) que casa com Cesar Capriotti (1905-1985).
A filha deste casamento, Adelhad-leléna-Maria, assume a chefia dinástica na falta de herdeiro varão, e se casa com Armando Rubio, da antiga Casa de Rubio( e ao que me parece-ainda investigo- Marquesal de Montferrato ).
A familia passa ao Brasil, onde nasce o atual titular de jure da Coroa Exilada.

Abraços,

João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#111018 | usermbr | 31 jan 2006 14:43 | Em resposta a: #111016

Caro Senhor João Pedro,
Já fiz seguir a informação solicitada, via correio electrónico.
Grata pela atenção prestada,
Cumprimentos
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#111020 | saboia | 31 jan 2006 14:53 | Em resposta a: #111018

Cara Sra Magda

Parece q estamos on line...bom, aproveito para aditar que estou usando a grafia PALEÓLOGO que é a que vejo modernamente ser utilizada (_Opaleólogo não existe, foi erro de digitação). O Genea Portugal usa PALAIOLOGOS, e também já vi PALAELOGO .

SAUDAÇÕES,

JPSBMF

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#111021 | usermbr | 31 jan 2006 14:53 | Em resposta a: #111016

Caro Senhor João Pedro,
Só por curiosidade, poderia informar-me se Armando Rubio era de Zaragoza?
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#111026 | saboia | 31 jan 2006 16:59 | Em resposta a: #111021

CARA sRA.

Vou me informar. Sei que a Casa de Rubio descende dos reis leoneses, e é (ao menos este ramo) cognata do sangue imperial dos godos e romanos, da gênese Baltha-Amala-Flavia-Anitia, pela nobilíssima Casa Guevara, através dos reis de Navarra . Don Ladrón de Guevara, Conde de Álava, foi esposo de Da Elvira Ramirez, irmã de D. Garcia ramirez, o Restaurador, 13. 0 rei de Navarra (1134-1150)

Cordialmente,
JP

Resposta

Link directo:

RE: Exílio de Carlistas em Portugal

#115721 | usermbr | 03 abr 2006 17:07 | Em resposta a: #110618

Caros Confrades,

Renovo o pedido.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Exílio de Carlistas em Portugal

#360452 | Daniel Pereira | 15 ago 2015 12:22 | Em resposta a: #111016

Boa tarde

Vejo que conhece bem os sucessores da Família Real de Epiro. Tenho curiosidade sobre essa desconhecida família real, tenho antepassados que nasceram nessa região da Grécia.
Poderia-me dar informações mais informações sobre quem é o actual titular.
Se existe algum site, como existem tantos sobre outras casas reais, onde posso obter mais informação sobre o assunto.

Obrigado
Daniel Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 17:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen