RE: Familia Borem

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Borem

#111044 | pauloborem | 31 jan 2006 21:43

A familia Borem é portuguesa?
Ocorreu algum fluxo de imigração para o Brasil?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#111052 | abribas | 31 jan 2006 23:02 | Em resposta a: #111044

Não
Sim

(:-)) Desculpe, não resisiti!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#111072 | pauloborem | 01 fev 2006 09:19 | Em resposta a: #111052

Como assim. Tenho tentado pesquisar a minha familia aqui no Brasil sem sucesso. Aparentemente todos (ou 1) foram para Minas Gerais (norte) e hoje sao duas familias Almeida Borem e Pereira Borem.
Gostaria que o que significou sim não
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#111073 | pauloborem | 01 fev 2006 09:42 | Em resposta a: #111052

Ok, Borem nã é uma familia portuguesa mas ocorreu imigração para o Brasil.
Seria esta a sua resposta?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#116177 | pauloborem | 08 abr 2006 23:13 | Em resposta a: #111052

Estou procurando a origem da familia Borem que imigrou para o Brasil no seculo XVIII. A unica familia Borem esta em Minas Gerais. Alguem conhece algo desta historia? Em alguns documentos aaprece Bourem, Bouren...
Grato
Paulo Borem

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#116189 | pauloborem | 09 abr 2006 01:53 | Em resposta a: #111052

Se houve imigração, qual foi o pais de origem?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#116198 | Cordeiro | 09 abr 2006 10:57 | Em resposta a: #116189

Ola prezado senhor na verdade o outro senhor quiz dizer que na verdade todo o mundo sabe que houve uma emigraçâo continua desde 1500 ate por volta de 1960 para o Brasil por isso ele ironizou com voce.
Mas sua familia pode muito bem ser de origem portuguesa e esse nome ser uma atrofiaçâo do nome verdadeiro
Atenciosamente cORDEIRO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#116199 | abribas | 09 abr 2006 12:54 | Em resposta a: #116189

Caro Paulo,
O nome Borem não me parece português; se colocar no Google Borem surge a Polónia como hipótese; se colocar Bourem, aí já surge a França.
Se for uma deturpação de um nome português, não estou a ver de qual. No 118.pt não encontra um único Borem em Portugal.
Cumprimentos e boa sorte,
António

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#116201 | pauloborem | 09 abr 2006 13:50 | Em resposta a: #116199

Antonio muito grato por sua colaboração. O primeiro Bourem que encontrei no Brasil faleceu em 1831 e ja tinha sobrenome "Almeida Borem" ou Bourem.
Continuarei pesquisar.
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#318734 | leonardolsb | 06 dez 2012 20:05 | Em resposta a: #116201

Oi Paulo,

Me chamo Leonardo Borges e há um caso curioso em minha família com relação aos Borem. Minha trizavó, Joana Rosa Silva, era uma escrava bugra de um tal Pedro de Almeida Borem. A história começou quando o trizavô Pedro literalmente laçou minha trizavó Joana e os dois se apaixonaram e tiveram vários filhos. A família, de origem francesa, era contra o relacionamento e quando Pedro morreu, minha trizavó ficou sem nada pois não eram casados de fato. Contam meus parentes mais velhos que meu trizavô Pedro insistia no casório, mas Joana era irredutível, algo bem comum em minha família. Ficou assim, Pedro morreu, a família Almeida Borem além de renegar minha trizavó, tomou todos os bens pra si. Minha trizavó foi abandona com vários filhos, um deles minha bisavó, dona Pedrelina de Almeida, que recusou receber o sobrenome Borem, diferentemente dos outros irmãos dela. Note que esta história toda aconteceu em Bocaiúva, norte de Minas. Há Borems no norte de MG e em Belo Horizonte, mas não possuo contato com nenhum deles. Tenho um tio que tem mais informações pois é filho da Dona Pedrelina de Almeida, minha bizavó. Vou procurar me informar melhor. Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#318799 | portingal | 08 dez 2012 13:59 | Em resposta a: #116201

Caro Paulo,

O primeiro que conheço foi um Filipe António de Borem, do Regimento de Cavalaria Ligeira (Dragões) na Comarca de Rio das Mortes em 1766 (fonte: Arquivo Histórico Ultramarino). Parece estrangeiro, possivelmente de Flandres por aportuguesamento de "van Borem". Também aparece "Borrem" e ""Borén", talvez castelhanizado.

Cumprimentos,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#319422 | Claudia Deuchars | 20 dez 2012 02:07 | Em resposta a: #318799

Hi,,Paulo estou a procura da familha Borem em Bocaiuva,,eu tive um relacionamento com Andre Borem em Belo Horizonte a 8 anos atras,,bem eu tive um filho e eu sei que ele tinha uma filha em Bocaiuva,nao sei se estamos a procura da mesma familha mas obrigado se voce puder me ajudar,,gostaria que o meu filho conhecesse a irma dele,,obrigado

Claudia Deuchars

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#439021 | pauloborem@gmail.com | 03 fev 2022 20:53 | Em resposta a: #318734

Ola, interessante historia. Acho que tem algumas imprecisoes. Pode entrar em contato comigo se quiser saber mais informacoes. Pesquisei a familia desde 1760 ate agora. pauloborem@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#439022 | pauloborem@gmail.com | 03 fev 2022 20:56 | Em resposta a: #318799

Ola Carlos, realmente encontrei este registro mas nao consegui seguir este tal Felipe de Borem. O registro mais antigo que encontrei foi o primeiro nascimento dos filhos de Joao de Almeida Borem (ou Bourem) com Ana Joaquina de Amorim Pereira no norte de Minas Gerais (Itacambira), regiao de Bocaiuva, MG. Todos os Borem que consegui registro sao descendentes deste Joao. Nao consegui encontrar o nome dos pais deste Joao e nem o motivo de ser "de Almeida". Se tiver alguma informacao agradeceria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#439023 | pauloborem@gmail.com | 03 fev 2022 20:57 | Em resposta a: #319422

Sei muito da familia. Pode entrar em contato: pauloborem@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Borem

#439067 | portingal | 04 fev 2022 21:18 | Em resposta a: #439022

Borem deve derivar de Borén, na Catalunha, o outro nome associado, Merndibel, soa a basco.
Mas parece que estes Borem tinham a sua origem imediata em Lisboa. Ver o link abaixo

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4720700

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 04:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen