RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias

Familia Cunha, conde de S. Vicente

#111252 | lrpsdm | 04 fev 2006 02:15

os meus cordias cumprimentos aos membros do Fórum.
Procuro saber se algum descendente dos condes de S. Vicente tem algum retrato do 5º conde de S. vicente.
Os meus agrecimentos desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#111376 | Maria Montoya | 06 fev 2006 00:09 | Em resposta a: #111252

Sera possivel ser mais explicito quanto ao interesse no retrato do 5 Conde de S. Vicente?
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#111558 | lrpsdm | 08 fev 2006 11:28 | Em resposta a: #111376

Gostaria de conhecer a sua imagem uma vez que ele é o meu 9º avô.
cumprimentos
Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#111602 | Maria Montoya | 08 fev 2006 19:16 | Em resposta a: #111252

E curioso o seu interesse. Vou tratar do assunto e depois responder-lhe-ei.
Como sabe o 5 Conde de S. Vicente teve 12 filhos. Se ainda conserva o apelido (Mello) sera que descende da filha D. Leonor Rita da Cunha casada com D. Nuno Caetano Alvares Pereira de Mello, 4 Duque de Cadaval?
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#111639 | lrpsdm | 09 fev 2006 02:39 | Em resposta a: #111602

Não. Eu descendo do filho Miguel Carlos da Cunha ( tenho a minha genealogia toda completa).Esta ascendencia refere-se do lado da minha avó paterna. o meu apelido Mello é pelo lado do meu avô paterno. E pelo lado do meu avô materno Francisco de Melo e Castro descendo dos "Sousa de Arronches "(D. Francisco de Sousa).
Cumprimentos.
Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#111728 | Maria Montoya | 10 fev 2006 01:24 | Em resposta a: #111252

Caro Luis,
Ca estive a consultar ospapeis e o seu antepassado Miguel Carlos da Cunha e Tavora casou com D. Inacia Antonia da Silva Vilhena e Castro. Tiveram uma unica filha Ana Leonor Rita da Cunha que casou com Jose Maria Antonio Lobato Gameiro de Faria. Tiveram descendentes mas nao o consigo encontar. Sera que me pode dizer de quem descende?
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#111732 | lrpsdm | 10 fev 2006 02:03 | Em resposta a: #111728

Cara Maria Montoya

Descendo de Francisco Xavier Lobato Faria que casou com D. Violante Elvira Pinto Ferreira.

Cumprimentos.
Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#114758 | Maria Montoya | 22 mar 2006 23:42 | Em resposta a: #111252

Att Luis Melo,
Creio que lhe poderei arranjar o retrato brevemente. Como curiosidade, gostaria se possivel, me fizesse a ligacao entre os seus antepassados Francisco Xavier e D. Violante P Ferreira Gouveia ate si. Pois como ja deve ter calculado, e primo do meu filho, que e um descendente do primogenito desse 5o. Conde.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#114840 | josemariaferreira | 23 mar 2006 19:17 | Em resposta a: #111252

Caros confrades

Luís de Melo e Maria Montoya

Fico muito contente de ainda poder comunicar com os descendentes de Tristão da Cunha, um homem de Panoyas que deixou bem vincado o seu nome aquela antiga Vila do Campo de Ourique. Como outros tão grandes navegadores, também Tristão da Cunha passou pela terra de Joanes ou Ioannes, ou não fosse aquela terra, de tradições dos gregos, e estes sempre foram bons marinheiros!
Alguns trairam o ideal que os ligavam a Panoyas, mas Tristão da Cunha foi sempre um homem de Panoyas e como tal o Rei o fez Senhor de Panoyas título esse que no ano de 1821, ainda a Condessa de São Vicente o reivindicava para si, como tutora que era de seu filho José Carlos da Cunha Silveira de Lourena. Saberia ainda a condessa de São Vicente o motivo porque o seu antepassado recebeu aquele título nobiliárquico?
Gostava de saber em quem recai o direito a esse título na actualidade. Desde já o meu muito obrigado pela atenção que eventualmente me possam dispensar.

Com os meus cordiais cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#114843 | josemariaferreira | 23 mar 2006 19:26 | Em resposta a: #114840

Ah! Já me esquecia o Rei foi o Joannes, o segundo! Nascido a 3 e baptizado a 11!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115239 | Maria Montoya | 27 mar 2006 23:36 | Em resposta a: #111252

Caro Jose Maria Ferreira,
O ultimo apelido usado pelos S. Vicente eh LORENA, sem U, desculpe a chamada de atencao.
Tristao da Cunha - tem sido motivo de preocupacao e desgosto, do meu filho, ver o estado degradado em que se encontra o Mosteiro de Olhalvo situado a paredes meias com a Igreja de Olhalvo, local onde esta sepultado Tristao da Cunha. Esta igreja e considerada o Panteao dos Cunhas
Noutro topico, sobre o Tristao da Cunha, li a sua intervencao, onde faz referencia a vila de Panoyas e naturalidade do Tristao da Cunha. Creio que nao houve qualquer resposta por parte dos confrades, nao eh assim?
Os S. Vicente sao senhores de Panoyas !!!!, mas, actualmente isso nao e referido no reconhecimento dos titulos de Conde de S. Vicente e de Carvalhais, no Alvara do Conselho de Nobreza. Sera que deveria la ser referido?
Gostaria, de saber a qual Condessa de S. Vicente se refere, quando diz que reinvidicou para seu filho Jose Maria Carlos da Cunha Silveira e Lorena, em 1821 o uso de Senhor de Panoyas. Onde se baseou? A 8a. Condessa de S. Vicente D. Joaquina Jose de Almada, nascida em 1798 e casada em 1826, teve um filho Jose, que morreu menor. Aparentemente este faleceu com 2 anos de idade. Como os anteriores irmaos morreram todos menores, a Condessa tera tido preocupacao em querer o "titulo" para o seu a filho menor !!! Depois nasceu outro filho de nome Antonio Jose Carlos, que casou com D. Maria Isabel de Siqueira (filha dos 2os. Condes de S. Martinho), tendo o seu filho Jose Maria Carlos, casado com D. Maria Isabel de Siqueira (filha dos 3os. Condes de S. Martinho) que tiveram um filho Antonio Jose Carlos, que foi o 9o. Conde de S. Vicente.
Qualquer informacao sobre os Condes de S. Vicente e sempre muito bem vinda.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115240 | Maria Montoya | 27 mar 2006 23:39 | Em resposta a: #111252

Att Luis Mello,
Leu a minha mensagem de 22 de Marco 06? Sera possivel responder-me?
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115265 | josemariaferreira | 28 mar 2006 14:03 | Em resposta a: #115239

Cara Maria Montoya

O que me levou a escrever Lourena em vez de Lorena, foi mesmo intencional na medida em que era mesmo assim que se encontrava escrito no original.
A condessa a que foi feita mercê do Senhorio do concelho de Panoyas por alvará de 22 de Setembro de 1821 (Chancelaria de D. João VI Livro 26 F 106 Vº) foi a 7ª Condessa de S. Vicente D. Isabel Fausta Cândida José de Mello e Noronha, viúva do 7º Conde de S. Vicente Miguel Carlos da Cunha da Silveira e Lorena, falecido em 1806, tendo a Condessa aquela data ficado grávida do qual nasceu o 8º conde Manuel José Carlos da Cunha da Silveira e Lorena no ano 1807.
Penso que o título de Senhor de Panoyas deveria ser referido no reconhecimento dos títulos de Conde S. Vicente e Carvalhais no respectivo alvará do Conselho da Nobreza, porque esse é um título nobiliárquico de vem desde Tristão da Cunha e sempre o usaram nos seus sucessores. Tais como:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=47729
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=51219
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=43671
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=23506

Já há tempos atrás que neste Fórum solicitei a ajuda dos confrades na descoberta da naturalidade de Tristão da Cunha, mas até ao momento não houve qualquer resposta nesse sentido pelo que continuam as minhas dúvidas sobre a terra onde nasceu este grande descobridor.
É minha intuição que ele não terá nascido muito longe de Alenquer, não só porque Olhalvo é a terra onde se encontra sepultado como também o é Panteão dos Cunhas, o que deixa antever uma ligação muito íntima a estas localidades. Mas acima de tudo porque Alenquer foi terra da Rainha Dona Isabel, onde esta implantou primeiramente o culto do Espírito Santo e esta localidade era a base daquele culto em Portugal. Assim entre Alenquer da Rainha Dona Isabel e Panoyas de Dona Vataça que foi aia da Rainha, passou através dos tempos a haver elos de ligação entre estas duas localidades. Será assim que Tristão da Cunha aparece como um elo de ligação entre Panoyas e Alenquer, não só porque era o culto do Espírito Santo que dominava as descobertas, como era em Panoyas no Sul de Portugal se reuniram a maioria dos descobridores antes de D. Manuel I. Tristão da Cunha por incapacidade do comendador de Panoyas, chegou mesmo a estar à frente da comendadoria daquela Vila e foi mesmo agraciado pelo Rei com a mercê de Senhor de Panoyas, titulo esse que continuou pelos Condes de São Vicente, pelo menos enquanto foi tempo de Monarquia.
Esta ligação que encontramos em Panoyas entre Tristão da Cunha, Vasco Martins Moniz e seus filhos, faz supor que compartilhavam ambos o mesmo culto, ainda em 1518 um tal Cremente fazia a ligação entre Panoyas e Alenquer para receber a tensa da Casa do Espírito Santo para a família Moniz. Com a morte de D. João II começou a perseguição ao culto do Espírito Santo e logo como não podia deixar de ser à Casa de Alenquer, e imagine-se por quem? Logo precisamente pela Rainha D. Leonor que fora mulher de D. João II e irmã do rei D. Manuel!!!
Dá-se uma grande colisão entre este culto do Espírito Santo e a Igreja de Roma, D. Manuel I joga agora a favor desta ultima, muitos navegadores ficaram a navegar à deriva, alguns vão mesmo oferecer-se à Espanha!!!
O culto do Espírito Santo continuou entretanto a ser apoiado na clandestinidade pelos frades Franciscanos, carmelitas e agostinianos (havia mesmo um Mosteiro de Santo Agostinho em Panoyas na Idade Média) nestes religiosos se encontram vários membros descendentes da família de Tristão da Cunha, tais como:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=452687
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=392262
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=392302
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=392303
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=380211

No reverso da medalha e dentre os convertidos a D. Manuel, encontra-se Vasco da Gama que era então um homem dos de Panoyas, mas que a troco do titulo de Conde da Vidigueira comprometeu-se a reprimir o Conservatório do Espírito Santo dos Religiosos Carmelitas daquela localidade da qual passou a ser donatário.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115454 | luso | 30 mar 2006 14:30 | Em resposta a: #115265

Caro José Maria

Poder-me-á dar algumas informações sobre o ramo Cunha nos Açores, nomeadamente em relação a Pedro Correia da Cunha (donatário da ilha da Graciosa)e seus descendentes?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115469 | lrpsdm | 30 mar 2006 18:42 | Em resposta a: #115240

Cara Maria Montoya
Em primeiro lugar envio-lhe as minhas desculpas, pois só agora vi a sua mensagem.
A minha ligação a Francico e D. Violante é a seguinte: D. Elisa Faria; D. Maria Silva Vieira; D. Maria Francisca Carvalho; D. Emília Melo Xavier; Cláudio Melo (pai)c.c. D. Maria Ligia Melo e Castro ( Familia Sousa de Arronches- mãe).
Gostaria que me explicasse qual é a minha ligação ao seu filho.
Cumprimentos.
Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115498 | Maria Montoya | 30 mar 2006 23:06 | Em resposta a: #111252

Ola Luis,
Muito obrigada pela sua informacao e ajuda. Sem estes dados nao conseguia chegar a si. Nao e mera curiosidade, mas desde ha muito tempo procuro fazer, para o meu filho e seus descendentes, quando os houver, a historia das nossas familias. Um dia ao ouvirem falar ou verem fotografias nos velhos albuns, dos avos, bisavos, tios e primos poderao fazer a relacao entre eles. Assim esta sua informacao la ira parar ao tal dossier.
Quanto ao seu parentesco com o meu filho, ja e um pouco remota, mas teem em comum o 5o. Conde de S. Vicente. O meu filho e o unico filho do actual Conde de S. Vicente - o 10o..
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115501 | Maria Montoya | 30 mar 2006 23:19 | Em resposta a: #111252

Att Jose Maria Ferreira,
Gostei imenso da sua ajuda. Ha informacao sobre o Tristao da Cunha que ja tinha mas ha muita outra que e nova, muito obrigada.
Nao queria ser incorrecta, quando lhe falei no Lorena sem U, mas nao me lembrei que os nomes, ao longo dos anos, teem sofrido uma actualizacao.
Se ler a mensagem que enviei ao Luis Melo, ja percebe porque estou sempre tao interessada em todas as noticias relativas a familia. Pelos seculos e com o terramoto perdeu-se muita documentacao, portanto toda a ajuda para eu ir acrescentando no meu dossier e sempre muito bem vinda.
Ontem no Palacio do Correio Velho iam leiloar documentos, cartas e outros papeis do 1o. Conde de S. Vicente. Achamos que chamarem-lhe arquivo e um pouco forcado, pois estes documentos nao pertencem a familia, mas sim a alguem ate ha data incognito e que obviamente nao e possuidor do arquivo do 1o. Conde. Nao houve licitacao. Sera que vao separar um pouco os documentos afim de tornar o preco do lote mais acessivel???? Sabe mais alguma coisa sobre o assunto???
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115617 | lrpsdm | 01 abr 2006 20:06 | Em resposta a: #115498

Cara Maraia Montoya
Li a sua mensagem e, presumo que seja a 10º condessa de S. Vicente. Como ta, considero-a a pessoa mais indicada para me facultar uma cópia do retrato do 5º conde de S. Vicente, bem como da sua esposa, se possível.

Cumprimentos.

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#115674 | Maria Montoya | 02 abr 2006 19:58 | Em resposta a: #111252

Att Luis Melo,
Seria a 10a. C. S.V. se o casamento nao tivesse acabado. Ja pedi ao meu filho para tirar uma fotografia do quadro que existe do 5o. C. S. V. mas ate ha data ainda nao teve tempo. Pode levar um tempo mas tera a sua fotografia, se o quadro for, como pensamos do 5o. Conde. Eu nao me esqueco mas as vezes estas coisas levam o seu tempo. Nao ha nenhum quadro sobre a 5a. C. S.V.
De-me um contacto seu, para depois lhe enviarmos a fotografia por email, pois vamos usar uma maquina digital.
Com o terramoto perdeu-se muita coisa.
Vi no Genea que nao tem a sua descendencia completa.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#327760 | aluisioc | 21 abr 2013 03:16 | Em resposta a: #111252

Prezados srs. e sras,

Achei muito interessante a discussão deste fórum, embora tenha percebido que desde 2006 não há aqui nenhuma postagem nova.

Gostaria de saber se alguns dos participantes deste forum, têm alguma notícia ref. a emigração de algum membro da família dos condes de São Vicente para o Brasil no século XVIII ou XIX. Pergunto porque meu tetravô chamava-se Cassiano Carlos da Cunha, o qual era vereador na Bahia em 1840, e de sua ascendência não consegui ainda informação.

Faço a pergunta porque todos os seus descendentes, principalmente do sexo masculino, têm sempre o 'apelido' Carlos da Cunha.

Atenciosamente,

Aluisio Carlos da Cunha Jr.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#390766 | josemariaferreira | 07 abr 2018 00:34 | Em resposta a: #115501

Cara Maria Montoya

Ainda voltando a falar sobre os Senhores de Panoias. Fico sem saber qual a localidade a que era atribuído este senhorio. Ainda há pouco tempo descobri que o célebre Tristão da Cunha teve uma grande herdade no antigo concelho de Panoias da Comarca do Campo de Ourique, que deixou em testamento a sua filha D. Guiomar da Cunha que casou com Francisco de Carvalho, embaixador de D. João III ao Duque de Saboia. Deste casamento nasceram vários filhos, mas faleceram todos na Batalha de Alcácer Quibir e no cerco de Mazagão, tendo apenas ficado viva uma filha chamada D. Maria da Cunha que foi freira no Convento da Madre de Deus - onde mantinha uma lâmpada de azeite sempre acesa junto da sepultura da Rainha D. Leonor- e obviamente foi esta neta de Tristão da Cunha a herdeira da dita herdade a qual deixou em testamento para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Depois de Tristão da Cunha vamos encontrar Gonçalo Vasques da Cunha, como Senhor de Panoias que vagou com a jurisdição ordinária na forma dos donatários da Coroa em duas vidas. Passou depois o Senhorio de Panoias para João Nunes da Cunha por mercê de D. João IV. " Pelo que mando aos Procuradores das Comarcas onde os ditos conselhos [de Gestaço e Panoias] estiverem dêem logo a posse ao dito João Nunes da Cunha". Alguém aqui no Fórum me saberá responder a que concelho de Panoias se refere a carta de mercê e em que Comarca ficava situado. Obrigado desde já pela atenção que possam dispensar.

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#390819 | mherbert | 09 abr 2018 02:01 | Em resposta a: #390766

Caro José Maria

Nas "Memórias para a história das inquirições dos primeiros reinados de Portugal" (Lisboa, 1815, p. 51) por entre os julgados no nono rolo na carta levada a Guimarães aparecem o julgado de Gestaçô e o julgado da terra de Panoyas. Entre o Douro e o Tâmega.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#390838 | Samuel C O Castro | 09 abr 2018 15:57 | Em resposta a: #115469

Prezado Luís Melo,

Observando no Geneall a ascendência da Maria Ligia Melo e Castro, chega-se ao mais retroativo ascendente Vasco de Morais Álvares e Castro, que encontra-se aqui em https://geneall.net/pt/nome/1041136/vasco-de-morais-alvares-e-castro/.

Estive pensando na possibilidade desse Vasco de Morais Álvares e Castro, descender do Vasco de Morais Sarmento, que no GENI, encontra-se aqui https://www.geni.com/people/Vasco-de-Morais-Sarmento-Adm-or-do-morgado-da-Capela-de-Santo-Ant%C3%B3nio/6000000020391557051 . Esta dedução, creio faça sentido, tanto pela localidade de onde residiram, como também pelo nome e sobrenome VASCO DE MORAIS..... , quanto pela vinculação ao apelido Castro, com a esposa do Vasco de Morais Sarmento, que foi a Dorotéia Maria de Morais e Castro. E, cronologicamente, também me parece possível.

É o que tenho de momento. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#390853 | josemariaferreira | 09 abr 2018 18:12 | Em resposta a: #390819

Cara Manuela

Obrigado pela sua informação. Pois não há qualquer duvida quanto ao Senhorio de Gestaçó, trata-se da localidade que antigamente era concelho pertencente à Comarca do Porto e hoje freguesia de Amarante. Já quanto a Panoias fico confuso, pois existem em Portugal três localidades com esse nome e apenas uma foi concelho e ficava situada na antiga Comarca do Campo de Ourique, hoje é freguesia pertencente ao concelho de Ourique.
Já ponderei poder haver confusão entre Panoias e Penajoia antigo concelho que pertencia à antiga Comarca de Viseu, hoje é uma freguesia pertencente ao concelho de Lamego. Mas tendo em atenção às cartas de mercê desde o primeiro Conde de S. Vicente não há duvidas que sempre nelas escreveram senhorio de Panoias. Também já ponderei que o dito senhorio de Panoias pudesse se referir a Vila Real de Trás-os-Montes que no início também era conhecida por Vila Real de Panoias, mas isso também é impossível porque já no inicio da nacionalidade foi dado de mercê a João Rodrigues Portocarreiro e no reinado de D. Fernando I havia o senhorio de Vila Real assim chamado e foi dado de mercê a Dom Afonso Teles de Meneses, conservando-se nas mãos dos seus descendentes até Dom Miguel de Noronha e Meneses, seu 16º proprietário. Portanto este Senhorio de Panoias a que tenho duvidas vem desde João Pereira da Cunha, o Agostim, e passou a seu filho Tristão da Cunha e deste ao seus descendentes os Condes de S. Vicente e sempre em todas as cartas de mercê vem bem explícito senhorio do concelho Panoias. Continuo confuso, peço a alguém mais sapiente nestas interpretações da História de Portugal que me possa ajudar nesta minha dúvida. Obrigado pela atenção.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#390873 | mherbert | 10 abr 2018 01:22 | Em resposta a: #390853

Caro Zé Maria

Pode ser que este senhorio se refira a Constantim de Panoyas, antiga cabeça da Terra de Panoyas, fundada pelo conde D. Henrique, agora freguesia de Vila Real.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#390887 | josemariaferreira | 10 abr 2018 12:42 | Em resposta a: #390873

Cara Manuela

No início da nacionalidade Constantim de Panoias foi concelho mas com a fundação de Vila Real foi extinto, é essa a minha opinião. O senhorio de Panoias que falam as cartas de mercê referentes aos condes de S. Vicente são já do século XVII, XVIII e XIX.

"Á povoa de Terra de Panoias, que chamam Villa Real, como diz a carta regia de 1372, que a constituiu em município, recebeu novo foral em 1289, e este declara ficar a povoa sendo cabeça de toda a terra de Panoias. Foi esse diploma também substituído em 1293, mas sem mudança na parte que estabelecia em Villa Real a sede de toda a justiça em Terra de Panoias, a cujo julgado, diz, devem vir como vinham antes a Constantim de Panoyas"
(Historia da administração pública em Portugal nos séculos XII a XV de Henrique da Gama Barros,1945 ‎)

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#390943 | mherbert | 11 abr 2018 03:35 | Em resposta a: #390887

Caro Zé Maria

Agradeço esta informação que esclarece o que aconteceu a Constantim de Panóias.

Pode ser erro e de certo que ja viu mas o tio materno de Tristão da Cunha, navegador, Alvaro da Cunha teve Penajóia como doação (PT/TT/CHR/J/0021/566).

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#395998 | saintclair | 20 mai 2018 15:26 | Em resposta a: #390887

Caro José Maria Ferreira;
...Estranhamos a sua ausência neste Forum...
Está tudo bem consigo?
Esperemos que sim.
Melhores cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#400128 | josemariaferreira | 22 mai 2018 21:51 | Em resposta a: #395998

Caro saintclair

Está tudo bem obrigado. Assim espero da vossa parte. Sobre o Senhorio de Panoias continuo com as minhas duvidas não sei a qual localidade se refere. O Senhorio de foi dado de mercê a João Pereira da Cunha e passou a seu filho Nuno da Cunha e ao seu neto Tristão Cunha. Com a morte deste passou depois para os Condes de S. Vicente e manteve-se sempre nesta família e em 1800 ainda era feita mercê de alvará do Senhorio de Panoias a Miguel Carlos da Cunha e Silveira de Lorena, Conde de S. Vicente.

"...para o cumprimento de huma das vidas concedidas nos bens da Coroa e Ordens e Pensoes que possuio seu Pay o Conde de S. Vicente Manuel Carlos da Cunha e Silveira e por esperar que ele procurará distinguir-se no Meu Real Serviço immitando aqueles de quem descende e desempenhando as obrigações do seu nascimento. Hey por bem fazer-lhe mercê além de outras do Senhorio do conselho de Panoyas que possuio o seu Pay em cumprimento de huma das vidas que nelle lhe foi concedida.Lisboa 22 de Julho de 1800. "

Concelho de Panoias em 1800 só havia um o de Panoias da Comarca do Campo de Ourique e mais nenhum!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#400301 | Maria Montoya | 23 mai 2018 10:03 | Em resposta a: #111252

Penas Roias em Mogadouro. Cpts

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha, conde de S. Vicente

#400302 | josemariaferreira | 23 mai 2018 15:12 | Em resposta a: #400301

Cara Maria Montoia

Muito boa tarde. Na carta de alvará acima descrita está lá bem explicito que é do concelho de Panoias.
O titulo como digo na mensagem interior foi dado primeiramente a João Pereira da Cunha, o Agostim https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jo%C3%A3o_Pereira_da_Cunha_Agostim.png

pode ver aqui em: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=1948973 (PT-TT-RGM-E-001-0030_m0387.tif)

Cpts

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 06:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen