familia Almeida Sampaio

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

familia Almeida Sampaio

#111306 | luisalmeidasampaio | 04 fev 2006 23:47

Exmos. Senhores
Na base de dados da GENEA PORTUGAL não constam nem o casamento nem a descendência de Feleciana de Almeida, filha de Joanna de Almeida e Souza e de Francisco Gomes Teixeira, irmã de Luis Bernardo de Almeida, neta de João de Almeida de Mesquita e de Catarina de Azevedo, bisneta de João de Almeida Mesquita e Castro e de Isabel de Figueiredo, etc.
A ascendência desta Senhora esta bem estabelecida na base de dados e a sua ligação aos Castros, Almeida e Souzas, Mesquitas, etc. , aparece razoavelmente documentada.
No entanto a base de dados é completamente omissa quanto ao casamento de Feliciana de Almeida e quanto à respectiva descendência que é, justamente a familia Almeida Sampaio a que pertenço.
A titulo de exemplo, Feleciana de Almeida é mãe de Anna de Almeida, avo de Caetano de Almeida Sampaio, bisavo de Basilio de Almeida Sampaio, trisavo de Caetano de Almeida Sampaio, tetravo de Caetano d'Almeida Sampaio e...minha penta-avo.
Possuo todos os documentos relativos à minha familia (certidões de baptismo, casamento, obitos, etc.) que ponho à disposição da GENEA PORTUGAL ou de qualquer interessado e gostaria que estas referências constassem, como devem, da base de dados.
Caso alguém detenha informações adicionais sobre este assunto muito gostaria poder recebê-las.
Melhores cumprimentos,
Luis de Almeida Sampaio
P.S.: Aparece uma entrada na base de dados relativa ao meu irmão, Carlos de Almeida Sampaio, a proposito do seu casamento e descendência, mas sem referência à respectiva ascendência, permanecendo assim o hiato entre a familia Almeida Sampaio e as suas origens, cujo elo constante da base de dados remonta apenas, repito, a Feleciana de Almeida.

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#111311 | jaboo | 05 fev 2006 00:18 | Em resposta a: #111306

Caro Luis de Almeida Sampaio,

Descendo várias vezes de Francisco da Costa Monteiro, irmão do seu antepassado João de Almeida Mesquita e Castro (casado com Isabel Rodrigues de Figueiredo). Por isso, estou interessado em conhecer o que tem sobre a familia "Almeida Sampaio" e convido-o a entrar esses seus dados aqui no Genea. Para tal, tem que sugerir modificaçoes na respectiva página da "Feliciana de Almeida". O processo é longo mas pouco a pouco lá ficarão os dados todos.
Sugiro-lhe também que entre em contacto com o amigo Filipe Pinheiro de Campos (aqui do Genea), grande conhecedor das familias do distrito de Bragança, que possui muitos dados sobre essa sua familia.

Um abraço

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#111336 | luisalmeidasampaio | 05 fev 2006 15:16 | Em resposta a: #111311

Caro João Braz,

Obrigado. Conheço o Filipe de Campos, da Quinta da Granja, Bragança. Espero que ele possa também dar um contributo importante.
Vou fazer como diz e ir-lhe-ei dando informações detalhadas aqui no Forum. Deixo-lhe desde ja alguns dados preliminares:

Feleciana de Almeida - Feleciana Maria, filha legitima de Francisco Gomes e de Joanna de Almeida, neta paterna de Francisco Gomes e de Josefina Teixeira e materna de Joam de Almeida e de Catherina de Azevedo, nasceu a 10 de Fevereiro de 1752, tendo sido padrinhos Luis Bernardo de Almeida e sua mulher Catherina de Almendra.

Anna de Almeida - Anna, filha legitima de Joam Caetano Moutinho e de Dona Feleciana de Almeida, neta paterna de André Fernandes e Luiza Moutinho e materna de Francisco Gomes Teixeira e de Dona Joanna de Almeida, nasceu a 19 de Julho de 1784, tendo sido padrinhos Francisco Manoel de Moraes Sarmento, "Capitam mor deste distrito", e sua mulher Donna Theodora Caetana Teixeira de Lobam.

Caetano de Almeida Sampaio - Caetano, filho legitimo de Francisco Constantino Ferreira e de Donna Anna de Almeida, neto paterno de Constantino e de Isabel Ferreira e materno de Joam Caetano e Donna Feleciana de Almeida, nasceu a 24 de Dezembro de 1810.

Bazilio de Almeida Sampaio ( foi diplomata, trata-se do unico meu antepassado deste ramo também diplomata como eu) - Bazilio, filho legitimo de Caetano de Almeida SamPayo e de Ermelinda Julia, neto paterno de Francisco Constantino Ferreira Alvares e de Dona Anna de Almeida e materno de João Constantino Ferreira Alvares e de Maria Joaquina, nasceu em Murça (na época Arcebispado de Braga) a 10 de Junho de 1839, tendo sido padrinhos Francisco Constantino de Almeida e Constância Julia, seus tios.

Caetano d'Almeida Sampaio - Caetano, filho legitimo do Doutor Basilio d'Almeida Sampaio e de Dona Adelaide das Dores (natural de Samões, Rodrigues Sampaio de solteira), neto paterno de Caetano d'Almeida Sampaio e de Dona Ermelinda Constantino d' Almeida Sampaio e materno de David (?) José Rodrigues Sampaio e de Dona Maria Victoria, nasceu em Murça (na época Diocese de Lamego) a 25 de Abril de 1892.

Caetano d'Almeida Sampaio - Caetano, filho legitimo de Caetano d'Almeida Sampaio e de Emilia Sant'Ana Pinto, neto paterno de Doutor Basilio d'Almeida Sampaio e de Adelaide das Dores Sampaio, nasceu em Murça, na Casa do Seixo, a 7 de Abril de 1925.

Este ultimo é o meu Pai.

Um abraço.
Luis de Almeida Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#111500 | PinheirodeCampos | 07 fev 2006 16:52 | Em resposta a: #111336

Caro Luís

Há já alguns anos que não mantinhamos correspondência. Na realidade perdi o paradeiro do seu contacto e nunca mais o reencontrei. Papéis....

De qualquer forma fico muito satisfeito ao reencontrá-lo por aqui. Consegui vários dados novos dos almeida e Sousa, da Eucisia e Vilarelhos que tenho o maior gosto em partilhá-los.

De momento, estando na Universidade não os tenho aqui mas logo que esteja em casa o farei.

De qualquer modo aqui fica o meu contacto: luisfc@netc.pt

Uma dúvida - a sua antepassada Adelaide é de Samões (Vila Flor)? Se me puder facultar mais alguma informação seria útil pois tenho a transcrição de todos os dados de samões pelo interesse que tenho devido a ter uma casa lá e que em breve abrirá como de turismo de habitação.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#111623 | luisalmeidasampaio | 08 fev 2006 22:45 | Em resposta a: #111500

Meu Caro Luis Filipe,
Acabo de enviar mensagem sobre este assunto para o seu e-mail pessoal que aqui me indicou. Confirme por favor se recebeu.
Agradeço ao João Braz, que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente, o facto de nos ter posto em contacto.
Um abraço amigo,
Luis de Almeida Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#182016 | JPCBLA | 25 jan 2008 18:18 | Em resposta a: #111306

Caro Participante,

O título do seu tópico, chamou a minha atenção. Começo agora a construir a minha árvore genealógica e sei que tenho um tetravô de nome Francisco de Almeida Sampaio. Aguardo documentos do Arquivo Distrital da Guarda para saber um pouco mais. Pode indicar-me a origem geográfica da sua Família? Será a mesma que pesquiso?

Grato pela atenção,

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#251582 | Dridrinada | 14 mar 2010 06:10 | Em resposta a: #111306

Caro Luis,
Comecei a fazer a minha árvore a pouco tempo, mais ou menos há três anos quando tive contato com o programa por estar procurando um antepassado meu.Isto tudo começou depois da morte de minha avó paterna que ao longo dos anos me contava história da família para dormir.Sei é meio peculiar,mas assim era minha avó e por esse motivo resolvi começar a montar a minha árvore para que as futuras gerações não se esquecessem de nós e um pouco de nossa história pudesse ficar registrada.
Vejo que é importante ir atrás dos documentos dos meus antepassados,isto não tinha nem me dado conta de o quanto era importante,mas agora irei procurar mais dados específicos de meus entes queridos.
Não sei se realmente foi através de minha árvore que houve cruzamento dos dados.Se foi saiba que estou procurando saber mais sobre os ascendentes de meus antepassados antes de colocá-los na árvore, pois não gostaria de cometer nenhuma gafe.
Somente sei que meu avó paterno se chamava Carlos Alberto de Almeida Filho e era filho de Carlos Alberto de Almeida Sampaio e de Maria Luiza Sampaio de Almeida, sendo esta filha de João Sampaio e de Maria Luiza de Almeida Sampaio(sendo esta irmã de Carlos Alberto de Almeida Sampaio).Sei que o nome da mãe de Carlos Alberto de Almeida Sampaio era Domingas Carolina sem saber o nome de seu marido e assim sem poder saber direito seu sobrenome.
Estou pesquisando melhor.Se realmente bate com alguma coisa de sua árvore poderiamos entrar em contato e trocarmos informações.
Atenciosamente
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#273977 | Marco | 04 abr 2011 09:43 | Em resposta a: #111336

Caro confrade,

Uma pequena nota:
Caetano de Almeida Sampaio, nasceu a 2.6.1890 e foi batizado a 25.4.1892 (assento nº 25)

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#274004 | NISGM | 04 abr 2011 14:41 | Em resposta a: #251582

E apesar do tempo que passou sobre a primeira mensagem, será que se podia ser um bocado mais preciso em relação à origem geográfica desta gente toda? Já me cruzei com algumas combinações destas, mas sei lá se não serão quase todos da ilha do Corvo...

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia Almeida Sampaio

#283082 | drica71 | 27 jul 2011 19:27 | Em resposta a: #111336

Caro Luis de Almeida Sampaio

Estava a fazer uma busca neste site quando deparei-me com esta sua mensagem. O seu terceiro avô, Caetano de Almeida Sampaio, foi enteado da irmã de meu terceiro avô. O seu pai (Francisco Constantino Ferreira Alves) casou-se em terceira bodas com Margarida Alves, filha de José Alves e Maria Fernandes (do Sobredo).

Francisco Constantino Ferreira Alvares (ou Alves), teve com D.Ana de Almeida, segundo os registros paroquiais de Noura) os filhos:
Ermelinda n.08/05/1803 (Batismos Noura, livro 1, imagem 17)
Dona Margarida n. 21/01/1806 (Batismos, Noura, imagem 24)
Antonio n.15/10/1810 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 33)
Ana n.15/05/1811 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 35)
Albina n.03/03/1813 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 41)
Francisco n.15/12/1815 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 50)
Caetano n. 04/12/1817 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 57)
José n.01/03/1821 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 156)
João n.14/03/1823 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 165)

Vejo que no seu registro consta que Caetano de Almeida Sampaio teria nascido em 24/12/1810, mas pelas imagens dos paroquiais do ADVR, poderá conferir que a data correta de seu nascimento é: 04/12/1817.


Francisco Constantino Ferreira Alves. viúvo de Dona Ana de Almeida, casa-se em 14/07/1825 com Feliciana Augusta. Neste registro não consta a filiação da noiva (Casamentos Noura, Livro 72, imagem 88).
Não encontrei nenhum filho deste casamento.


Casa-se em 15/12/1833 com Margarida Alves (irmã de meu terceito-avô Lourenço Alves), filha de José Alves e Maria Fernandes. Neste primeiro casamento, obtiveram dispensa de 1o grau de afinidade. O casamento foi anulado, mesmo com a licença do antetior. Casaram-se novamente em 12/09/1842 (Casamentos Noura, Livro 72, imagem 94 e 98), após o nascimento das suas filhas:

Maria Thereza n.11/10/1834 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 189)
Maria Rita n.18/04/1837 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 192)
Ana n.04/05/1839 (Batismos Noura, Livro 1, imagem 194).

Seu terceiro-avô é irmão, por parte de pai, destas sobrinhas de meu terceiro-avô.

Saudações desde o Brasil

Adriana Alves

Resposta

Link directo:

familia Almeida Sampaio

#353565 | Asampa | 12 jan 2015 01:06 | Em resposta a: #111306

Sou neto de Constantino de Almeida Sampaio, que viveu em Amargosa, estado da Bahia-Brasil.
Gostaria de Saber se a familia Almeida Sampaio que trata neste Forum tem alguma relação com o meu avô?
Obrigado.

Arivaldo Sampaio

Resposta

Link directo:

familia Almeida Sampaio

#353569 | Dridrinada | 12 jan 2015 03:35 | Em resposta a: #111306

Caro Arivaldo Sampaio,
Comecei a me inteirar a pouco tempo sobre a família Sampaio.
Não tenho conhecimento do ramo da família que tenha ido para Bahia vou me atualizar com os mais velhos e lhe volto a dar uma confirmação,sei que eles estiveram no norte do país mais especificamente no Estado do Acre e no Estado do Rio de Janeiro na cidade de Campos.
Agora que já estou de volta das férias vou providenciar respostas para retirar suas dúvidas.
Desde já fico contente em estar me correspondendo com vc
Abraço
Adriana

Resposta

Link directo:

familia Almeida Sampaio

#353614 | Asampa | 14 jan 2015 00:19 | Em resposta a: #111306

Cara Adriana,

Quero antecipadamente agradece-la para atenção e boa vontade.

Abraço
Arivaldo Sampaio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 10:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen