Cabral de Figueiredo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Cabral de Figueiredo

#11133 | mso | 16 out 2001 09:45

Caros Participantes

Procuro informação sobre a ascendência de Manuel Gonçalves Cabral de Figueiredo, dos Cabrais de F de Celorico da Beira.
Este foi casado com Maria de Serpa Mimoso Côrte-Real de Pina.

Melhores cumprimentos
lmlso

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11173 | fsb | 16 out 2001 18:48 | Em resposta a: #11133

Caro(a) Imlso:

Se Maria de Serpa Mimoso Côrte-Real de Pina era filha de Álvaro de Serpa e de Catarina Mimoso da Costa Côrte-Real, então era minha 7ª avó. Apesar de nada conhecer sobre o marido, tenho interesse em saber tudo o que diga respeito à família Serpa, pelo que teria muito gosto que me informasse se pertence também à família Serpa (presumo que sim) e se está interessado(a) em trocar dados sobre a mesma.

Cumprimentos
Francisco Serpa Brandão
serpabrandao@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11175 | fsb | 16 out 2001 19:12 | Em resposta a: #11133

Olá Miguel,

Afinal já descobri quem é o autor da mensagem! Sei que nos vamos encontrar em breve, mas entretanto diga-me como descobriu esse Cabral de Figueiredo, pois nos meus apontamentos tenho-o com um nome bastante diferente.

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11215 | fsb | 17 out 2001 05:00 | Em resposta a: #11133

Caro Miguel,

Só depois de ter visto o seu tópico «Tavares da vila do Sardual» verifiquei que a minha avó Maria de Serpa Mimoso Côrte-Real não era a que casou com o Manuel Gonçalves Cabral de Figueiredo, mas sim uma sua prima. A confusão deveu-se a que essa minha avó casou também com um Manuel Gonçalves...
Miguel, vamos fazer um levantamento documental destes Serpas do Baraçal? Pena é que os registos paroquiais do Baraçal comecem tão tardiamente. Temos que conversar sobre isso.

Se não for antes, até ao dia 9 de Novembro em Soutelo!

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11223 | mso | 17 out 2001 09:24 | Em resposta a: #11215

Caro Francisco

É um grande prazer "ouvi-lo"! A Manel e eu lá estaremos no dia 9 em Soutelo (sobre este assunto ainda lhe telefonarei antes de 9).

Passado quase um ano de interregno, voltei "à carga" neste lado da pesquisa e será com muito gosto que colaborarei consigo.

Um abraço e até breve

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11231 | Nuno | 17 out 2001 11:15 | Em resposta a: #11215

Caro Francisco,

Calculo que pelo nome seremos primos. Sou irmão
da Rita c.c Carlos Azeredo.
Tem conhecimento da existencia de um arquivo dos "Ponces"?
Há tempos fui ao Arquivo distrital de Viseu e tirei fotocopias de todo o processo relativo á origem da familia.

Um abraço

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11234 | rafael mião | 17 out 2001 12:09 | Em resposta a: #11231

Ex.mos Senhores
Não li os tópicos todos sobre este tema e ,talvez seja do vosso conhecimento;mas há um estudo sobre "A Família Ponces"de Armando de Sacadura Falcão-na Revista "Armas & Troféus" do I.P.H.- 1982 / 1985 V-Série-Tomos III e IV.E atítulo de curiosidade recordo-me que o 2.º Comandante de um dos Regimentos onde prestei serviço militar era -Ponces de Carvalho.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11236 | Nuno | 17 out 2001 12:21 | Em resposta a: #11234

Caro Rafael,

Agradeço a sua pronta disponibilidade mas realmente possuo o livro que refere que foi escrito pelo meu primo Armando Sacadura Falção

Com os melhores cumprimentos

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11243 | rafael mião | 17 out 2001 13:29 | Em resposta a: #11236

Caro Nuno Ponces
Vem a propósito dizer-lhe que conheço pessoalmente o seu primo Armando de Sacadura Falcão e fomos confrades e que me honrou com alguma amizade e cujos antepassados alentejanos são também do concelho da minha naturalidade pelos-Guerreiro de Gusmão.Não gosto muito e não será de bom tom chamarmos a atenção para tópicos nossos,mas o Forum irmana-nos numa boa amizade e colaboração e ,assim ,certos"respeitos humanos"são aqui descabidos,por isso fico à vontade de lhe indicar o meu tópico-Ramos familiares(mesmo tronco)-onde me refiro também ao Senhor Coronel Armando de Sacadura Falcão,personalidade de muito prestigio e admirado por quem tem tido a oportunidade de conviver com ele:pela sua simpatia,cultura e sempre pronto a dar uma ajuda.
Com cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11265 | fsb | 17 out 2001 18:36 | Em resposta a: #11231

Meu caro Nuno,

Somos de facto primos, pois o teu pai Miguel e a minha mãe eram primos direitos. Já tinha visto o teu nome nestas andanças genealógicas e estava também para te falar. Sei que és amigo do João Themudo Barata, que está em Bruxelas, meu particular amigo, mas que apenas conheço pela internet e telefone...!
Dado que a tua irmã Rita é casada com um primo da minha mulher, tenho estado algumas vezes com ela nos variados encontros da numerosíssima família Azeredo!
Quanto ao arquivo da família Ponces sabia já da sua existência no arquivo de Viseu, mas de facto nunca tive oportunidade de o consultar.
Onde vives? Em Lisboa?
Havemos de marcar um encontro para falarmos de genealogia. Talvez em casa do João TB.

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Figueiredo

#11314 | Nuno | 18 out 2001 09:47 | Em resposta a: #11265

Caro Francisco,

Vivo em Lisboa ha cerca de 6 anos, foi um regresso ás origens uma vez qua nasci cá.

Temos que marcar um encontro quando vieres a Lisboa.

Um abraço

Nuno

Meu email é"ncp@megamail.pt"

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 07:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen