Descendentes do alcaide - mor de Beja

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Cargos

Descendentes do alcaide - mor de Beja

#1114 | Paula | 30 nov 2000 19:17

Estão na posse da família Brito Godins Palma alguns documentos que me parecem ligar a família ao alcaide-mor de Beja. O nome Godins, apesar de estar ligado à cidade de Beja, com brasão, não existe no vosso site. Também é verdade que não existem mais Godins por idiotice de um qualquer escrivão que se recusou a registar esse nome há 49 anos por entender que era francês. Se o entenderem posso aprofundar o assunto.

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#37682 | Conde | 13 mar 2003 15:23 | Em resposta a: #1114

Eu sei que o Senhor José Luis Mamede Martins e mulher,de Beja,ligados ao Arquivo Distrital,têm um título de Godins muito completo.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#37685 | rgc | 13 mar 2003 16:04 | Em resposta a: #1114

Minha Senhora

Onde encontra muito que vos interessa será nos Boletins da Câmara Municipal de Beja- ARQUIVOS DE BEJA.
No fim de semana vou para o Alentejo passar uns dias e como irei algumas vezes ao Arq.º Distrital de Beja, informar-me-ei se estes Boletins estarão disponíveis, como suponho,
à consulta pública, na respectiva Biblioteca.
Eu tenho uns apontamentos relacionados com a família que refere, mas não os encontrei e se isso acontecer, dir-vos-ei alguma coisa. Pouco que seja ,será útil.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho
Encontrei, e tenho sobre a secretária um estudo de Dr. Luís Bivar Guerra sobre famílias de Beja e também outro estudo sobre BRASÕES DE ARMAS existentes no Baixo Alentejo. Estarei à vossa disposição no que for útil. Sou nat. do Dist. de Beja,e de alguns concelhos tenho muitos antepasssados, por isso me interesso muito pelas famílias Alentejanas.
Há também do Senhor Prof. Sousa Lara um estudo sobre -Guedes Pimentas- de Beja e outro opúsculo sobre -Freires de Andrade, que vos interessará, creio eu, porque refere muitas famílias alentejanas de Beja, concelho de Ourique, Almodôvar, etc..

Com os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho
O Senhor Luís Mamede que conheci, mas há pouco tempo vi a viúva.

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#41299 | neena | 09 mai 2003 09:39 | Em resposta a: #37685

Caro Rafael Carvalho,

Acabando de ler a msg acima, aproveito a boleia e pergunto-lhe se terá algumas informações sobre uma familia "Correia" também do distrito de Beja. Practicamente não conheço ninguém da minha familia paterna, portanto os últimos dados que tenho são da minha avó Maria José Correia nascida a 1924(?) freg. S. Teotónio, Odemira e filha de Sebastiana Maria Correia. Agradecia que me informasse se tem alguma informação que possa fornecer.
Muito Obrigado. Melhores Cumprimentos,

Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#41318 | rgc | 09 mai 2003 16:00 | Em resposta a: #41299

Cara Cláudia Correia

Foi com agrado que acabo de ler a mensagem que me enviou. Como refere São Teotónio-Odemira,apraz-me dizer-lhe que tenho nessa zona muitas pessoas de família; desde São Luís-os Henriques de Carvalho; em Odemira-Figueiredos Duartes Guerreiro; em São Teotónio: os-Amaros Frei Marreiros Figueira;e de São Martinho das Amoreiras:os Teixeira Guerreiro Figueira e os Amaros da Costa. Alguns figuram no GP.

Sobre Correias sei que existiram em Almodôvar e seu concelho, e uma linha destes andava a ser estudada pelo Senhor Dr. Sérgio Rau da Silva, com quem não comunico há muitíssimo tempo.Mas penso fazê-lo.

Consultei, há anos, um proc.º do Santo Ofício.que tratava de Correias-de Odemira, muito completo. É difícil encontrar esse apontamento, no emaranhado dos dispersos que tirava como curiosidade.
Mas tenho conhecimento de outros Correias "alentejanos": Diogo Mestre Correia ,de Almodôvar casado com Inês Guerreiro(séc. XVI):.Violante Fernandes Correia casada com com Afonso Guerreiro de Aboim -Mestres, de Alcoutim ? );Brites Fernandes Correia casada com Bartolomeu Gomes (de Aboim ou Guerreiro) (SÉC.XVII), Almodôvar.

E também os meus avós (séc.XV)Isabel Esteves Correia c/c João Aires Guerreiro( ou Aboim, como também aparece),moradores no "Campo de Ourique"região muito vasta do B.xo Alentejo, nesse tempo.Ela filha de EStêvão Vaz Correia s.m.n.
"Famílias principais e da melhor nobreza da antiga comarca de Ourique".

Aproveito referir outra avó minha, esta do Algarve,de Alcantarilha,deste apelido e do séc.XVIII _, Ursula Correia, de que não sei mais nada.

Ao seu dispor, envio-lhe os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Ainda fui a tempo: consulte os proc.ºs do Santo Ofício que vou referir na Torre do Tombo e lhe podem ser úteis, porque tratam de famílias do concelho de Odemira: os de Afonso de Matos Figueiredo- MAÇO 3-DIL-32 e os de Afonso Martins de Sousa Palermo- M-3-D-51,importantes também pelas testemunhas acareadas.Aliàs, a mulher deste último-Ana Angelica de Santa Teresa era filha do cap.ão Domingos CORREA Estaço, com asc. em Santiago do Cacém. E também o de aFONSO jOSÉ DE aLMEIDA m-3-D-52 ,fala nos Sores Velho e nos Camacho de Aragão,de Ourique e na sua mulher: Joana Maurícia Correa de Almeida, de Lagos.
Lembro-me de outros Correias algarvios,mas como está interessada nos do Alentejo, fico por aqui.
BG

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#41320 | rgc | 09 mai 2003 16:22 | Em resposta a: #41318

Cara Cláudia
É tal a força do hábito que me distraí e assinei, no pé de página : BG -iniciais de Bernardo de Gusmão,com que costumo assinar alguns trabalhos meus. Já que calhou irei usar de futuro em mensagens idênticas.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#41330 | jocar | 09 mai 2003 18:12 | Em resposta a: #41320

Caro Rafael Carvalho,

Há pouco tempo trocámos algumas mensagens sobre a família Camacho de Brito. Numa das mensagens anteriores deste mesmo tópico verifiquei que mencionou um trabalho do Prof. Sousa Lara sobre os concelhos de Ourique e Almodôvar. Será que esse trabalho está editado ?
Com os meus melhores cumprimentos,
João Carreiras

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#41341 | rgc | 10 mai 2003 00:29 | Em resposta a: #41330

Caro João Carreiras

Talvez me repita. Conheço o fascículo com o título- Linhagens de Portugal-V-Vilhenas Freires de Andrade de Beja-1984 e outro- sobre Guedes Pimenta,de Beja, do mesmo tipo, de António de Sousa Lara.Talvez na Liv.Ferin-Lx. o possa adquirir !?!E também na TT. havia à venda um pequeno livrinho sobre o tombo de bens dos Brito Camacho-de Aljustrel, cito de memória, pois não me recordo do título.Também coloquei num tópico, há muito tempo, a transcrição de uma carta de armas de um membro desta família.

Com os melhores cumprimentos, continuo ao dispor no que puder ser útil.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes do alcaide - mor de Beja

#41350 | camac41 | 10 mai 2003 12:00 | Em resposta a: #1114

Minha Senhora

Foi pena que a sua proposta não tivesse merecido a devida atenção.
Só agora é que tive conhecimento, é um assunto que me interessa pois nos meus ancestrais aparecem "Godins de Brito" ligados aos Fonsecas do Rosmaninhal.
A título informativo no livro "A inquisição de Évora" do Prof. António Borges Coelho há a referência a Heitor Brito Godins, quando se refere á execução de Manuel Casco Farelais, diz o seguinte " Outro acompanhante é Heitor Gomes de Brito Godins, de 43 anos que vivia por sua fazenda, viúvo de Dona Ana Bocarra, sobrinho do arcediago do Porto, Pedro de Brito. Pertencia a uma família da governança de Beja e um seu familiar há-de ser o vereador da câmara da cidade que aclamará o rei restaurador D. João IV. Nos parentes chegados contam-se três freira de Santa Clara de Beja, uma freira professa da Conceição e outra parebnte recolhida nesse mosteiro e soror Mariana, freira professa do Convento de Jesus de Setúbal, etc.". O processo tem o nº 6684 Unquisição de Évora, ANTT.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes do alcaide - mor de Beja

#41359 | rgc | 10 mai 2003 14:13 | Em resposta a: #41350

Caro Carlos

Folgo muito que tenha,também,família do B.xo Alentejo.Tenho uns bons apontamentos(minha opinião)que devem interessar-lhe, sobre este assunto, que lhe enviarei com os outros prometidos,no tópico: Família-Querido.
Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes do alcaide - mor de Beja

#41380 | camac41 | 10 mai 2003 18:26 | Em resposta a: #41359

Caro Rafael Carvalho

Obrigado pela sua oferta, que muito agradeço. O meu avô materno Alexandre Correia Tição, era do Rosmaninhal e a minha avó materna Perpétua Fortunato de Morais era de Vila Velha de Rodão. Como tenho o seu e-mail vou-lhe enviar uma mensagem e ficará com o meu e-mail, caso o não tenha.

Melhores cumprimentos.

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes do alcaide - mor de Beja

#41396 | rgc | 11 mai 2003 01:23 | Em resposta a: #41380

Caro Carlos Leal Machado

Muito agradecido pelo seu e-mail e oferecimento dos ficheiros referidos com uns bons milhares de indivíduos; mas, como os meus antepassados da Beira são do concelho de Castanheira de Pera, não vale a pena tal incómodo. Todavia, posso fazer o Download DO cUMBERLAND fAMILY tREE e depois me ensinará como configurá-lo em Português. Bem, o Gedcom para o PAF servia-me, mas só se tiver alguém das paragens de Castanheira de Pera, Gois e Miranda do Corvo.

O apontamento que falei mencionando- Britos Godins-de Beja, é muito extenso,e julgava de maior interesse para este tópico, porque, agora ao relê-lo,reparo apenas numa Senhora dos apelidos:BRITOS gODINS- D. Augusta Amália Lobo de Brito Godins, viúva de Maciel de Mascarenhas e que casou com António de Góis Penha de Carvalho. Era filha de Inocêncio de Brito Godins, de Beja e de D.Maria Xavier Lobo, de Baleisão e casaram em 1803, em Beja . Tudo o mais fala nos-Góis,de Beja, descendentes de João de Góis Mendes e de Maria Joaquina,e ligações familiares. Ele,prov. da família de Francisco Mendes de Góis, que nasceu em Faro,em 1670, mas de família de Beja-e foi/Um Agente de Portugal,em França,da autoria do Dr. Augusto de Sousa Carvalho-in Anais da Academia Portuguesa de História,II Série, Vol.2-Pág. 213.Isto vai como curiosidade bibliográfica.Lamento não ter muita informação dos-Britos Godins, como pensava. Sobre-QUERIDOS,de Beja, vou amanhã tirar fotocópia e se souber a seu end. postal enviá-los-ei.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: descendentes do alcaide - mor de Beja

#41449 | neena | 12 mai 2003 11:04 | Em resposta a: #41320

Caro Rafael Carvalho,

Agradeço-lhe imenso a sua mensagem. De facto tenho tido muita dificuldade em encontrar estes parentes dado que não tenho qualquer contacto com a minha familia paterna. De qualquer modo, recordo-me, quando era pequena, que também tinha familiares Correia no Algarve, precisamente entre Lagos e Portimão, mas por aquilo que me lembro, foram para lá depois. Vou pedir mais umas certidões de nascimento para tentar chegar a algum lado. Entretanto também lhe agradeço o envio dos nºs de processo do Sto Oficio, pois pode ser que me venham a ser bastante úteis. Pois de momento e por motivos de disponibilidade não se torna muito viável a sua consulta. Mais uma vez, agradeço-lhe o tempo dispensado.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen