livro online sobre Mendozas (1350-1550)

Este tópico está classificado nas salas: Informática | Bibliografia | Famílias | Hispânia

livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11145 | Carlos Silva | 16 out 2001 11:38

Caros colegas,

O site da LIBRO (Library of Iberian Resources online), cujo portal segue :

http://libro.uca.edu/title.htm

contem uma obra de interesse genealogico sobre a familia dos Mendozas :


„h The Mendoza Family in the Spanish Renaissance, 1350-1550 by Helen Nader (Print Edition: Rutgers University Press, 1979)


Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11185 | MAS | 16 out 2001 21:45 | Em resposta a: #11145

Caro Carlos Silva
Com algum tempo de pesquisa já se vai encontrando muita coisa na Net com interesse na área da História e Genealogia. Infelizmente, salvo honrosas excepções, em Portugal os conteúdos on-line ainda são diminutos e instituições como a Torre do Tombo e os Arquivos Distritais tardam em colocar na Net ao menos os índices que já têm digitalizados.
Serve esta mensagem sobretudo para lhe dar notícia, e aos restantes interessados, se é que ainda não conhecem, que sobre os Mendonça existe outro site muito interessante:
http://mendoza.alcarria.com/sigloxv.htm
Entretanto, sobre os Meireles, etc., de Ribeira de Pena, será que tem elementos que possam completar os que coloquei em
http://pwp.netcabo.pt/0437301501/mas/ribeiradepena.htm
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11256 | rafael mião | 17 out 2001 17:04 | Em resposta a: #11145

Caro Carlos Silva
Prov.conhecerá (mas como é impossível conhecermos tudo envio a informação):
O estudo ins.º em Armas & Troféus,do I.P.H. cujo n.º e data não tenho aqui à mão:

LAS ARMAS DE LOS MENDOZA -por Don Faustino Menéndez Pidal de Navascués.

Com cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11439 | Carlos Silva | 19 out 2001 16:39 | Em resposta a: #11185

Caro Manuel Abranches de Soveral,

Ambos sites merecem a maior atençào.

Quanto aos Meireles de Ribeira de Pena, ja tinha visto o site na altura do lançamento. Nào cede em qualidade às anteriores criaçoes, que conheço, no que diz respeito a genealogia. Mas nào é essa a questào.

Apenas conheço um ramo para um periodo posterior a 1704 (apenas séc. 18), data em que se estabeleceram no Couto de Ronfe (Guimaràes), Casa de S. Miguel.
O que sei sobre os Meireles, Leitoes, Andrades de Ribeira de Pena, para periodos anteriores sei-o por si (Topico "Leitao de Meireles", resposta sua de 10-09-2001).

Mas claro que o pouco que sei, i.e. ascendencia de Sebastiào Leitào Rodrigues de Abreu Sousa Magalhàes e Vasconcelos (Carta de 1772, Sanches Baena n°2270) està ao seu dispôr, por pouco que correponda aos criterios do novo site.

Creio que para periodos anteriores pode talvez ter algum interesse a Miscellanea de Miguel Leitão de Andrada ISBN 972-27-0528-8;77 ; 470 pp. Edição (1993) em fac-símile da 2.ª edição, publicada pela Imprensa Nacional em 1867. Introdução de Manuel Marques Duarte
Que penso serà de de notoriedade publica, como costumam ser se nào me engano as publicaçoes da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Lamento nào saber mais.

Um abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11440 | Carlos Silva | 19 out 2001 16:44 | Em resposta a: #11256

Caro Rafael Carvalho,

Tem plenamente razào, e de facto meu conhecimento dos estudos de Armas e Trofeus é bem menos que lacunar. De modo que nào conhecia.

Muito obrigado

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11508 | sapeca | 20 out 2001 12:40 | Em resposta a: #11185

PARA O MEU AMIGO MANUEL SOVERAL


Acerca dos Meireles Rebelos Gouveias Andrades, aqui vão alguns elementos que, eventualmente te possam interessar, caro Manel.

Era Rodrigo Rebelo de Gouveia, moço de câmara dos reis D. João III e D. Sebastião, tabelião, escrivão da Câmara e almotaçaria do concelho de Montelongo, escrivão das sisas e órfãos do mesmo concelho, e tabelião do público, judicial e órfãos do couto de Moreira de Rei
(Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Mercês de D. João III, Livro 54, fls 321 e Livro 71, fls 314; Mercês de D. Sebastião, Livro 2, fls 184 vº e 186 vº).

Os mesmos ofícios exercera seu pai Cristóvão Rebelo, escudeiro da Casa d’el-rei D. João III, que por sua vez os herdara por renúncia do pai, Fernão Nunes .
Para Cristóvão Rebelo, ver Mercês de D. João III, Livro 3, fls 9 e Livro 47, fls 76 vº e 147 vº.

Para seu pai, Fernão Nunes, ver Mercês de D. Afonso V, Livro 16, fls 46 e 134 (Arquivo Nacional da Torre do Tombo).

Cristóvão Rebelo era casado com Maria de Andrade, dama da raínha D. Catarina, filha de Rui Pires de Gouveia, moço fidalgo da Casa d’el-rei D. João III, que viveu em Santa Cruz de Lumiares (Armamar) onde foi ouvidor das terras de D. Jorge, duque de Coimbra, teve mercê das saboarias de Portalegre em 1520, por el-rei D. Manuel I, e a quem, em 1529, D. João III autorizou a deixar 140 alqueires de pão meado de renda ao mosteiro de Requião, da Ordem de Santo Elói (A. N. T. T., Chancelaria de D. João III, Livro 50, fls 9 v.º), e de sua mulher Leonor de Andrade.

Rui Pires de Gouveia era filho de Martinho Vaz de Gouveia, Cavaleiro do Conselho d'el-rei D. Manuel I em 1518 (D. António Caetano de Sousa, "História Genealógica da Casa Real", Provas, Tomo II, pág. 446), o qual teve carta de padrão de oitenta mil reis de juro (A.N.T.T., Mercês de D. João III, Livro 7, fls. 29 v.º), e de sua mulher Joana de Távora (teve mercê da saboaria de Portalegre em 1526, como consta dos Livros dos Ofícios das Mercês de D. João III (a quem os nobiliários chamam D. Joana Ferreira de Sotomayor, por ser filha de Gomes Ferreira, Porteiro-mor de D. João II, e de sua mulher D. Mayor de Sotomayor, f.ª de Pedro Madruga, conde de Caminha e visconde de Tuy).
Quanto ao Martinho (ou Martim, como lhe chamam os Nobiliários) Vaz de Gouveia, era filho do Lic.º Pero de Gouveia, do Conselho d'el-rei e seu desembargador no Paço, e de sua mulher Brites de Almeida (fª de Martim (Vaz) de Almeida, irmão do almotacé-mor Pero Lourenço de Almeida, e de sua mulher N.).
Um abraço amigo.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11509 | MAS | 20 out 2001 14:49 | Em resposta a: #11508

Meu caro Fernando
Muito obrigado pela copiosa informação. Repara que ainda me falta esclarecer e documentar a suspeita de que Salvador Pacheco de Andrade era neto (materno) de Cristóvão Rebelo de Meireles e sua mulher Maria de Andrade. Tens algum elemento que ajude nesta demanda?
Referes na tua mensagem que Joana de Távora teve as saboarias de Portalegre em 1526 e seu filho Rui Pires de Gouveia em 1520, ou seja, antes dela. É assim mesmo, ou foi gralha na data?
Um grande abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11511 | sapeca | 20 out 2001 15:48 | Em resposta a: #11509

Meu caro Manel:
De momento não tenho ainda nenhum dado que me permita ajudar-te relativamente a esse Salvador Pacheco de Andrade. Se entretanto conseguir descobrir algo na montanha e amálgama de elementos que fui colhendo ao longo de tantos anos (como estamos a ficar velhos, meu caro Manel!!!*rsrsrs), logo te direi.
Quanto à observação -aliás muito lógica- que fizeste sobre a saboaria de Portalegre, Joana de Távora em 1526 e seu f.º Rui Pires em 1520, também é evidente que me colocou algumas dúvidas.
Mas, quanto à doação a Rui Pires, podes estar certo da data, pois consta de documento régio tirado das Mercês de D. João III.
Em relação a Joana de Távora, colhi esta informação em Nobiliário (de momneto, nem sei qual: será no Alão ou no Abade de Prozelo?).
Um grande abraço amigo e admirador.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11512 | sapeca | 20 out 2001 15:52 | Em resposta a: #11511

Uma pequena correcção:
Rui Pires teve a saboaria de Portalegre em 1520, por mercê de D. Manuel, como é óbvio pela data.
As minhas desculpas pelo "lapsus calami"!
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11515 | sapeca | 20 out 2001 16:19 | Em resposta a: #11512

Estou, definitivamente, a ficar senil. Cuidado com as minhas informações, caros amigos, duvidem sempre!!!*rs
A chamada "dúvida metódica" neste caso da Genealogia, nunca será demais...*rs
Acrescento agora:
O Lic.º Pero de Gouveia, do desembargo d'el-rei (desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação e juiz dos Feitos por mercê de D. Manuel I - ANTT, Chancelaria de D. Manuel I, Livro 14, fls. 83 v.º), teve do mesmo monarca, por carta de 24/8/1520, a mercê de vinte mil reis de tença (sendo neste documento régio, encontrando-se o monarca em Évora, designado por membro do seu Conselho e Desembargo).
Ora, um pouco antes, a 30/4/1520, na mesma cidade de Évora, o soberano faz doação ao neto deste Lic.º Pero de Gouveia, chamado Pero de Gouveia, das saboarias do almoxarifado de Portalegre, como recompensa pelos "muytos servissos" que recebera de seu pai Martim Vaz de Gouveia, então já falecido, e de seu avô, designado de novo como membro do seu Conselho e Desembargo.
Assim é que está bem!
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11518 | MAS | 20 out 2001 17:00 | Em resposta a: #11515

Meu caro Fernando
Pedro de Gouvea (neto) era portanto filho de D. Joana de Távora. Ora, se este recebeu as saboarias em 1520 e sua mãe em 1528, subentende-se que este terá falecido sem geração e sua mãe, então já viúva, lhe sucedeu.
Já agora, esta D. Joana de Távora fica documentada como neta do conde D. Pedro Álvares de Sottomayor e sua mulher D. Tereza de Távora pela quitação que seu marido Martinho Vaz de Gouveia, fidalgo da Casa Real, dá a 16.7.1512 a sua sogra Dona Mayor de Sottomayor do recebimento no almoxarifado de Vila do Conde de 50.000 reais que esta lhe devia do dote de casamento.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11528 | sapeca | 20 out 2001 22:15 | Em resposta a: #11518

Caro Manel:
Como te disse já, a referência sobre Joana de Távora e a saboaria de Portalegre colhi-a em Nobiliário (já agora confirmo, foi no Gaio, em titº de Gouveias).
Por isso, aquela data poderá não estar certa.
Quanto a descendência ou não desse Pero de Gouveia ela será pouco relevante para este caso, pois seguramente teve mais filhos, nomeadamente o Rui Pires de Gouveia casado com Leonor de Andrade.
De resto, como sabes, sendo bem da coroa, o monarca podia dá-lo a quem quisesse, com o critério que entendesse.
Como tal, não me parece de todo conclusivo o teu raciocínio, ainda que a lógica lhe esteja subjacente.
Mas, penso que talvez o Gaio se tenha enganado na data, o que facilmente poderá ser confirmado na Torre do Tombo.
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11555 | MAS | 21 out 2001 15:17 | Em resposta a: #11439

Caro Carlos Silva
Obrigado pelo dica da Miscellanea editada pela INCM. Sobre a linha de que tem elementos, gostaria apenas de saber se já a consegue entroncar em algum dos indivíduos que refiro e, se sim, em qual.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#11561 | Carlos Silva | 21 out 2001 18:59 | Em resposta a: #11555

Caro Manuel Abranches de Soveral,

entroncam no Antonio Leitào de Meireles, do Outeiro, referido na passagem seguinte do seu site :

1.3.1. ?Francisco de Almeida da Mesquita, n. cerca de 1525, casado com Maria Corrêa, moradores na sua da quinta do Outeiro em Ribeira de Pena, que numa justificação de nobreza (1718) do seu descendente António Leitão de Meirelles, senhor da dita quinta do Outeiro, diz serem «descendentes legítimos dos verdadeiros Farias, Leitões, Almeidas, Borges Corrêas e Mesquitas destes Reynos».

Talvez venha mais concretamente a ter interesse no futuro.

Abraço
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#26527 | 1928 | 13 set 2002 15:48 | Em resposta a: #11561

Caro Carlos Silva,
Àcêrca do livro que colocou no Fórum,versando a Fmilia Mendoza,da qual eu descendo,informo-o que poderá também consultar o "Nobiliario de Familias de Portugal"de Felgueiras Gayo"existente na Santa Casa da Misiricórdia, de Barcelos.Tenho descricão desde o início,das nossas Armas e Brasões.tendo já à algum tempo chamado a atencão,para o erro constante entre Armas dos Furtados e a dos Mendoncas ou Mendocas.Se alguma vez fôr a GRANADA,poderá então,consultar tudo a respeito.
Cumprimentos
Vascoese

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#26537 | gonçalo calheiros | 13 set 2002 18:27 | Em resposta a: #11440

CARO SR CARLOS SILVA
UM GENEALOGISTA DO PORTO PEDIU-ME PARA OBTER O SEU CONTACTO(NÃO TEM ACESSO Á NET)POR CAUSA DE QUALQUER COISA RELACIONADA COM A ASCENDÊNCIA DO SALAZAR.SE QUISER MANDAR-MO,PODE DEIXÁ-LO NESTE TÓPICO.
CUMPRIMENTOS
GONÇALO CALHEIROS

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#26614 | Carlos Silva | 16 set 2002 09:32 | Em resposta a: #26537

Caro Gonçalo Calheiros,

Podemos estabelecer contacto por via de meu e-mail :
vizoivizoi@hotmail.com

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#27729 | Carlos Silva | 01 out 2002 09:31 | Em resposta a: #26537

Caro Gonçalo Calheiros,

Salvo erro nào recebi noticias suas a respeito do colega do Porto.
Houve engano?

cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: livro online sobre Mendozas (1350-1550)

#27737 | gonçalo calheiros | 01 out 2002 11:12 | Em resposta a: #27729

Caro Carlos Silva
Transmiti o seu mail ao amigo do Porto.Nada mais sei,mas vou tentar saber.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen