Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Património | Regiões

Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#111501 | PinheirodeCampos | 07 fev 2006 16:54

Peço aos confrades se me podem dar uma ajuda acerca de um eventual Comendador de Dornes (Sousa) no ´seculo XVI.

Sei que as informações são poucas mas para já é o que disponho pois é a pedido de um amigo aqruitecto que está a estudar a reconstrução de uma casa do mesmo.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#111503 | abribas | 07 fev 2006 17:24 | Em resposta a: #111501

Caro Filipe, essa é fácil; do google retirei:

1-
in "(...)":
D. Gonçalo de Souza foi do Conselho dos Reis D. João I e D. Duarte. Foi também, vedor da Casa do Infante D. Henrique e seu alféres-mór, Alcaide-mór de Tomar, Comendador-mór da Ordem de Cristo e Comendador de Dornes.
Foi D.Gonçalo quem mandou construir, às suas custas, a Igreja de Nossa Senhora do Pranto da Vila de Dornes.

2-
A sede (Dornes) dista da sede do concelho 13 km e situa-se na margem direita do rio Zêzere, num outeiro rodeado pelas águas da Barragem do Castelo do Bode, entre altas e fragosas serras em espécie de península e cuja ligação é feita por estrada alcatroada, outrora uma simples língua de areia.
No cimo deste outeiro encontra-se a igreja matriz, em honra de Nossa Senhora do Pranto (outrora de Nossa Senhora das Dores), cuja construção é obra de Rainha Santa Isabel no ano de 1285, tendo sido reformada em 1453 por Frei Gonçallo de Sousa, vedor do Infante D. Henrique, alferes-mor e comendador de Dornes e alcaide-mor do castelo de Tomar. A prova está inscrita em lápida exterior, junto à porta principal.

Cumprimentos,
António B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#111662 | Paulo | 09 fev 2006 10:35 | Em resposta a: #111501

Caro Filipe,

A informação do confrade Ribas é importante contudo D. Gonçalo de Sousa não viveu no século XVI mas sim no século XV. Quanto aos locais desta região onde terá residido são conhecidos a Quinta do Paço (entre Tomar e Dornes, nas proximidades de Alviobeira), a Quinta do Cerquito (perto de Dornes) e o Convento de Cristo em Tomar.

Será que se trata de uma residência pertencente a Fernando de Sousa?

Gostava de lhe sugerir a aquisição do livro "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere" do Dr. António Baião, que pode ser adquirida ou encomendada á Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Ficando á sua disposição para mais elementos despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves
jpalcobia@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#111663 | PinheirodeCampos | 09 fev 2006 10:42 | Em resposta a: #111662

Caro Paulo

Muito obrigado por mais esta achega.

Irei dizer ao meu amigo para o tentar adquirir pois sem que tem o maior interesse profissional neste personagem.

Sabe porventura a descendência / ascendência desta casa?

Um abraço e ao seu dispor

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#111664 | PinheirodeCampos | 09 fev 2006 10:45 | Em resposta a: #111503

Caro António

Muito obrigado pela informação que será certamente da maior utilidade para o meu amigo que penso estar a reconstruir virtualmente a casa dele para um projecto arquitectónico.

Sabe por ventura alguma ascendência ou descendência desta casa?

Ao seu dispor para qualquer ajuda aqui pelo distrito mais frio de Portugal

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#122616 | RCCORREIA | 12 jul 2006 17:33 | Em resposta a: #111663

Caros amigos

Acabei de chegar duns dias de férias pela zona de Tomar e passei por Dornes, terra ligada no século XV à familia Sousa (Chichorro).

Para responder às questões que colocaram bastará a consulta da base de dados do GENEA e permito sugerir também o artigo sobre os Sousa do Prado de M. A. Soveral disponível on-line no seu site.

D. Gonçalo de Sousa na verdade reconstruiu a actual igreja sobre outra do séc XII ao lado da torre mandada construir por D. Gualdim Pais. Na entrada pode ver-se uma lápide referente à construção da actual igreja encimada pelas armas de D. Gonçalo de Sousa (esquartelado de armas antigas de Portugal e armas de Leão, sendo que neste caso a divisão entre os quarteis é feita com a cruz da Ordem de Cristo) - das quais possuo foto em formato digital que poderei enviar aos interessados.

Sendo D. Gonçalo religioso seria suposto não ter descendência (pelo menos depois de ingressar na Igreja) mas segundo é referido são lhe apontados entre 9 e 11 filhos.

O seu túmulo armoriado, primitivamente colocado na Capela de S. Jorge, que mandou erguer dentro das muralhas de Tomar, está no Museu arqueológico do Carmo em Lisboa.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#122656 | Paulo | 13 jul 2006 11:32 | Em resposta a: #122616

Caro Rui Correia,

Muito obrigado pela sua resposta. Fiquei particularmente interessado na possibilidade da Igreja de Dornes, mandada construir por D. Gonçalo de Sousa, ter sido edificada sobre outra do século XII, facto que até agora desconhecia. Seria possível enviar-me alguma documentação sobre este assunto?

Antecipadamente grato despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves
jpalcobia@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#122711 | RCCORREIA | 14 jul 2006 00:38 | Em resposta a: #122656

Caro Paulo

A informação da existência doutra igreja construida antes da actual figura por exemplo na página oficial da Junta de Freguesia de Dornes (que diz sec XII) e na Wikipedia (que diz sec XIII).

Não sei onde foram buscar essa informação mas irei tentar descobrir, até porque sendo D Gonçalo familiar da minha esposa me interessa apurar toda a informação que lhe é associada.

Mante-lo-ei ao corrente dos meus progressos (ou insucessos)

Cumprimentos
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#122735 | Paulo | 14 jul 2006 09:41 | Em resposta a: #122711

Caro Rui Correia,

Acabo de consultar o referido site.

Sinceramente parece-me que o autor do site se terá enganado a copiar a fonte e querendo colocar século XIII colocou século XII mas vou igualmente tentar saber.

Um abraço,

Paulo Alcobia Neves
jpalcobia@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#122745 | RCCORREIA | 14 jul 2006 13:31 | Em resposta a: #122735

Caro Paulo

Se a igreja inicial for contemporânea da torre (como julgo ter vislumbrado nalgum lado) julgo que será de facto do século XII. A actual se não me engano é já do século XV.

É possível que haja documentação em Tomar (Convento de Cristo) e/ou na Torre do Tombo.

Abraços
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#123062 | violinhas | 18 jul 2006 16:26 | Em resposta a: #111501

Era descendente do Infante Martim Afonso Chicharro, filho de El-rei D. Afonso III e que fez prosseguir bastante a sua comenda, não só mandando fazer um lagar de azeite, mas também arroteando e fazendo plantações na quinta da Granja, na qual mandou construir umas casas para sua habitação (Baião, António; A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere; Imprensa Nacional de Lisboa; 1982 pág. 29.). Aconselho a ver também Corografia Portugueza, e descripçam topográfica… Tomo III páginas 202 a 209. disponível no site da BN, digitalizado.
E. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#123421 | PinheirodeCampos | 23 jul 2006 16:56 | Em resposta a: #123062

Obrigado por mais essa achega

FPC

Resposta

Link directo:

RE: Dornes (Comendador de Dornes - Zêzere)

#123506 | Paulo | 24 jul 2006 15:52 | Em resposta a: #123421

Caríssimos Confrades,

Já tive oportunidade de contactar com o designer do site e efectivamente tratou-se de um lapso na reprodução da fonte.

Das diversas fontes que conheço a respeito deste assunto existe uma convergência de opiniões em torno da possibilidade da Torre Templária ter sido edificada com a dupla função religiosa e militar.

António Baião, na sua monografia "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere" refere a possibilidade da Igreja de Dornes ter sido edificada no local onde anteriormente teria existido uma ermida mandada edificar a Guilherme de Pavia pela Rainha Santa, ...senhora destas terras.

Ora, sabendo-se que Dornes era Comenda da Ordem de Cristo e não se conhecendo qualquer documento coevo que refira a posse de terras neste local pela Rainha Santa ou a existência da referida ermida cabe-nos, no mínimo, o direito a colocar em causa esta tradição.

Como certo temos a construção, em 1453, da Igreja de Dornes, como o atesta a lápide que ainda hoje subsiste na fachada principal do imóvel e a edificação da Capela de Santo Antão, no Cerquito, onde D.Gonçalo foi sepultado, conforme consta do seu epitáfio.

Esperando ter contribuido para este tópico, despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen