Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Eventos

Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111643 | zamot | 09 fev 2006 08:08

Caros Nuno, e Luis, Marcos, e Marta

Os meus parabens pela publicação do I volume do livro As Ordenanças e as Milicias em Portugal. Recebi o livro e posso dizer que valeu a pena esperar. Em vez das 700 páginas previstas o livro saiu com 1.100 páginas. Um grande trabalho que mostra o génio genealógico que é o Nuno Borrego.

Aos meus 3 amigos do Guarda Mor Parabens por o terem editado. Lá estarei no próximo dia 23 para o lançamento desta magnifica obra.


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111645 | LCM | 09 fev 2006 09:13 | Em resposta a: #111643

Caro Zé Tomaz,

Concordo contigo: valeu a pena esperar!! Já tirei várias referências para trabalhos que tenho em preparação.
O interesse deste livro vai muito para além da Genealogia. Estas listas com a sucessão dos postos de ordenanças nas diversas capitanias do País, são fundamentais para o estudo da sociedade portuguesa no final do Antigo Regime. Fico ansiosamente à espera do próximo volume!

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111698 | usermbr | 09 fev 2006 18:53 | Em resposta a: #111645

Caro Confrade José Tomaz de Mello Breyner,
Aproveito primeiro para o cumprimentar e dar graças a Deus não estamos num Fórum tão polémico como aquele que tivemos oportunidade de trocar impressões.
Dada a notícia que, em primeira mão, fez o favor de divulgar, posso perguntar-lhe se essa edição faz referências a um Capitão Manuel Henriques Bragança, meu bisavô paterno, ajudante de campo do General Norton de Matos e que foi administrador, entre 1910 e 1915, da Fazenda Tentativa, em Angola?
Também o meu avô materno, Almirante José da Cruz Moura da Fonseca, foi Capitão do Porto da Ilha Terceira, entre 1940-45, e, posteriormente, entre 1960-1965, Capitão do Porto do Funchal. Existirá também alguma referência ao meu avô nessa edição?
Desde já, agradeço a sua amabilidade sobre este assunto.
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111704 | zgomes | 09 fev 2006 20:31 | Em resposta a: #111698

A notícia que encontra na homepage do site sobre a publicação desta obra responde à questão que aqui coloca.

http://genealogia.netopia.pt/home/article.php?id=104

Cumprimentos
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111711 | loureiro | 09 fev 2006 22:15 | Em resposta a: #111643

Caro Nuno

Muitos parabéns por mais um excelente livro que ultrapassou as espectativas e será certamente uma obra de referência.

Um abraço,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111716 | usermbr | 09 fev 2006 23:08 | Em resposta a: #111704

Caro Confrade,
Obrigada pela informação.
Verifico, pois, que o período a que se reporta o I Volume é bastante anterior às datas das informações que solicitei.
Cumprimentos,
Magda Bragança Rubio

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111724 | amtf | 10 fev 2006 00:17 | Em resposta a: #111711

Ao Nuno Borrego e a Guarda-Mor os meus parabéns pelo magnífico trabalho e cuidada edição d' "As Ordenanças e as Milícias em Portugal", onde mais uma vez se encontra a minúcia, rigor e seriedade das obras do Autor.

Sendo um estudo da maior importância para a sociologia, é-o também para aqueles que, como eu, buscam referências e caminhos para a reconstituição da história de suas Famílias.

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Parabens e pedido de esclarecimento

#111949 | mgorjaoh | 13 fev 2006 16:00 | Em resposta a: #111724

Caros Nuno Borrego e Guarda Mor

Associo-me plenamente aos parabéns que todos têm dado, pela qualidade e importância da Obra, bem como pela forma como a Edição foi concretizada, fazendo minhas, com a licença do Confrade que me antecedeu, todas as palavras por este proferidas.

Aproveitava para colocar uma dúvida, que me ficou, por razões familiares: a minha Família prestou muitos serviços, em geral antes da data em causa, no Regimento de Peniche e no respectivo presídio. Numa das gravuras, Peniche é identificado. Julgo, no entanto, mas gostaria que me esclarecessem, que não estamos a falar de ordenanças e milícias, mas de exército. Será?

Entretanto, ficamos todos a aguardar ansiosamente o volume II. Eu, também, pelo interesse que tenho em confirmar a mercê régia de D. Pedro II que dá um meu antepassado na varonia como Capitão das Ordenanças de Óbidos, entre 1625 e 1649 (data da sua morte).

Com os melhores cumprimentos e, uma vez mais, os meus sinceros parabéns,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Parabens e pedido de esclarecimento

#111955 | alentejo | 13 fev 2006 18:20 | Em resposta a: #111949

Caro Miguel,

Entro no tópico para lhe facultar, com toda a amizade, este esclarecimento. A gravura que refere, que representa o Exército Português em 1781, foi inserida pela única razão de ser desconhecida da maioria das pessoas, já que é propriedade de um súbdito britânico, e representa, na generalidade, a 1.ª Linha do Exército.

Com um Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Parabens e pedido de esclarecimento

#111958 | mgorjaoh | 13 fev 2006 18:29 | Em resposta a: #111955

Caro Nuno Borrego

Aproveito para, directamente, lhe dar os parabéns, por mais esta magnífica Obra.

Agradeço-lhe ainda o rápido esclarecimento que me dá.

Um abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Parabens e pedido de esclarecimento

#111964 | zamot | 13 fev 2006 20:47 | Em resposta a: #111956

Há muito tempo que não tinha o prazer de ver aqui o "Alentejo" Ainda bem

Resposta

Link directo:

RE: Parabens e pedido de esclarecimento

#111965 | Jpteixeira | 13 fev 2006 20:48 | Em resposta a: #111958

Caro Nuno Borrego:

Faço minhas as palavras mais elogiosas já aqui expressas por outros confrades e referentes à obra que acaba de publicar.
Como subscritor, acho que valeu a pena esperar, uma vez que estamos perante uma obra de grande qualidade e que, estou certo, irá ser muito procurada no futuro.
Pessoalmente, já encontrei informação que há muito procurava e ansiava.
Esperemos, então, pelo II Volume.
Parabéns!

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#111999 | fsomr | 14 fev 2006 11:30 | Em resposta a: #111643

Caros Nuno, e Luis, Marcos, e Marta,
Não podia deixar de dar a todos os meus mais sinceros parabens pela publicação do I volume do livro As Ordenanças e as Milicias em Portugal que, com muito orgulho, subscrevi!
Ao Nuno Borrego, parabéns por mais uma obre de referência!
Ao Luís, Marcos e Marta pelo fantástico trabalho que fazem com o GP.
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#112004 | Vínculo | 14 fev 2006 12:22 | Em resposta a: #111643

Caro Nuno e Guarda-Mor

Cá mais para cima somos vítimas do isolamento.
Só agora nos podemos associar aos festejos da chegada do D.Sebastião.O amigo 5M já desesperava.
Os nossos sinceros parabens por este magnífico compêndio com muita informação que serve tambem de formação aos interessados nas causas militares.
Venha depressa o 2º volume.

Grande Abraço

Amiel Bragança

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#112024 | Matilde Souto Pires | 14 fev 2006 16:10 | Em resposta a: #111643

Tambem já recebi há dias a excelente obra do livro «As Ordenanças e as Milicias em Portugal»,obra de muito interêsse para todos que se dedicam ao estudo da História de Portugal e em particular á genealogia.
Quero felicitar o autor Sr. Nuno Borrego e ao «Guarda-Mor»,pelo trabalho de pesquisa realizado,pela organização,por toda a informação e por toda a documentação e legislação relativas a este assunto.
Aguardo e espero que não lhe falte a coragem de prosseguir com o 2º volume

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Parabens Nuno Borrego e Guarda Mor

#112063 | victória | 14 fev 2006 23:35 | Em resposta a: #112024

Chegou-me hoje às mãos "as ordenanças e as milicias em portugal". já encontrei alguns dos meus antepassados. Os meus sinceros parabens ao Nuno Borrego por mais uma obra em prol da genealogia e heraldica. Venha pois o segundo.

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 11:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen