Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#111852 | LProjecto | 11 fev 2006 21:44

Caros confrades,

Considerando que foi pessoa principal do concelho de Elvas, e que provavelmente terá sido referido em vários estudos, aproveito para solicitar a algum ilustre que se tenha debruçado sobre a zona em questão, possíveis elementos sobre a ascendência do capitão de ordenanças:

Amaro José de Bastos Picão, que consta em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=278365

Antecipadamente grato,

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#112149 | a.lopes | 15 fev 2006 22:03 | Em resposta a: #111852

Boa Noite,

Estive a ascendencia de Amaro José Bastos Picão, e encontrei pelo menos um apelido de "Martins" do qual tenho alguns dados, e que podem ter alguma relação.

João Martins que Casou com Maria do Carmo e Naturais de Santa Eulalia, Elvas.

Tiveram, Ana theodora que Casou com João Manuel Lopes; Natural de S. Vicente e Ventosa, Elvas

Não tenho datas concretas, mas Ana Theodora e João Manuel Lopes tiveram um filho que nasceu em 1889 de nome Francisco José Lopes.

Espero que estes dados ajudem.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#112156 | LProjecto | 15 fev 2006 22:30 | Em resposta a: #112149

Caro "a.lopes",

Agradeço-lhe a resposta, mas solicitava-lhe que fosse mais explicito na apresentação dos elementos de que dispõe. Talvez por culpa minha, mas não consigo estabelecer qualquer ligação entre os indivíduos que referiu e aquele cuja ascendência procuro.

Cumprimentos,

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#112157 | a.lopes | 15 fev 2006 22:46 | Em resposta a: #112156

Peço desculpa,

Sou novo por estas andanças, em relação aos elementos os unicos que possuo são os que enviei.

Tenho mais dados sobre mais nomes das zonas de S. Vicente, Santa Eulalia, Elvas e Arronches.

os Apelidos em questão são:

Lopes, Martins, Parente, de deus, Lagarto, Passarinho, Martins.

No que poder ajudar da pouca informaçao que disponho.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#112161 | LProjecto | 15 fev 2006 23:12 | Em resposta a: #112157

Caro Lopes,

Reitero os meus agradecimentos pela sua mão aberta. Todos nós somos um dia novos nestas andanças até começarmos a conhecer, aos poucos, de uma perspectiva menos diagonal, os meandros que irrigam esta ciência apaixonante e "viciante". Fique certo de que neste espaço de partilha é possível colher muita informação e muitos ensinamentos que são quotidianamente semeados pelos demais confrades, e que com a nossa persistência, dedicação e humildade é também possível conhecer mais de nós para compreendermos mais os outros.
Seja benvindo!

Cumprimentos,

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#112162 | a.lopes | 15 fev 2006 23:21 | Em resposta a: #112161

Caro Luís,

Obrigado pelas palavras e pelo simpatico acolhimento.

O estudo que estou a fazer centra-se principalmente na zona de Elvas e os dados que tenho recolhido, no que poder ser util, estão a sua disposição.

Cumprimentos,

António Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#112963 | diogopp | 26 fev 2006 16:49 | Em resposta a: #111852

Sou descendente directo de Amaro josé de Bastos Picão, sabe-se no seio da familia que este era Cavaleiro da Ordem de Cristo além de Capitão de Ordenanças de Sta.Eulália, toda a sua descendência é conhecida mas nada conseguimos saber acerca da sua ascendência, agredeço tudo aquilo em que me possam ajudar, os meus cumprimentos, Diogo P.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#112982 | Rui Jesuino | 26 fev 2006 21:30 | Em resposta a: #112963

Caro Diogo,
Se me der mais informações acerca de Amaro José Bastos Picão talvez possa ajudá-lo.
Agradecia pelo menos data do seu nascimento e do casamento.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#112986 | LProjecto | 26 fev 2006 23:11 | Em resposta a: #112982

Caro Rui,

Embora ignore a ascendência de Amaro José de Bastos Picão, os apontamentos de que disponho permitem adiantar os seguintes elementos, salvo alguma informação menos precisa:

Amaro José de Bastos Picão, b. 15.01.1749 em Santa Eulália - Elvas, casou em Maio de 1773 (desconheço o local) com D. Francisca Faustina de Lima, filha de João Martins Grenho, de Trancoso (S. João Baptista da Póvoa de El Rei) e de Isabel Domingues, de Santa Eulália. Faleceu a 03.10.1789 em Santa Eulália.

- Foi seu padrinho de baptismo Tomé Chichorro da Gama Lobo;
- Habilitado de genere em Elvas em 1764;
- Foi estudante de Filosofia;
- Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, por carta de 13-I-1779;
- Familiar do Santo Ofício (FSO), por carta de 02-V-1769 ;
- Capitão de Ordenanças em Santa Eulália e lavrador rico e abastado.

Espero que estes elementos resultem como contributo válido para conhecermos a sua ascendência.

Cumprimentos,

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#112989 | JCC | 26 fev 2006 23:49 | Em resposta a: #112986

Caros confrades

Desculpem a minha intromissão sem nada de concreto mas, tendo sido COX e FSO o que dizem as respectivas habilitações? Se na de Cristo por vezes há dispensa de provanças não acredito que na do SO nada se encontre.

É só uma sugestão.

CUmprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113015 | Rui Jesuino | 27 fev 2006 19:13 | Em resposta a: #112986

Caro Luís,
Confirmei todas as informações sobre Amaro José de Bastos Picão e posso adiantar-lhe mais algumas.
Amaro José de Bastos Picão nasceu a 06.01.1749, sendo baptizado a 15.01.1749 em Santa Eulália. Era filho de Manoel Martins Picam e de Florência Rodrigues que se casaram também em Santa Eulália a 27.08.1747 sendo o padre António Rodrigues Tinoco, presbítero do hábito de São Pedro. Foram testemunhas o Rev. Prior António Freire Lameyra e Simam Rodrigues Proença.
Manoel Martins Picão foi baptizado em 24.05.1717 em São Vicente pelo padre Francisco da igreja do Salvador de Elvas, sendo padrinhos Manuel Thomas e Catherina Maria. Os seus pais são Josepe Martins e Jullianna Maria, os dois naturais de São Vicente.
Florência Rodrigues foi baptizada em Santa Eulália em 25.03.1722 pelo padre Manoel Martins Salgado, sendo padrinho João Martins (assistente? em Barbacena). Os seus pais são António Gonçalves (natural da Póvoa do Concelho, Trancoso) e Maria Rodrigues (natural de Santa Eulália) moradores junto às Portas de São Pedro em Santa Eulália. É neto paterno de António Affonso e de Catherina Gonçalves (naturais da Póvoa do Concelho, Trancoso) e neto materno de António Vaas (natural de Barbacena) e de Francysca Cordeira (natural de Santa Eulália).
Espero ter sido útil com esta informação.

Cumprimentos,

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113026 | LProjecto | 27 fev 2006 21:24 | Em resposta a: #113015

Caro Rui,

Fico-lhe bastante grato pelos elementos que teve a gentileza de trazer ao fórum.
Não só foi prestável como extremamente solidário.
Na verdade, tal como ao confrade João, também me causou alguma estranheza não haver menção, em várias obras que consultei, aos ascendentes de tal indivíduo, tanto mais que foi habilitado por mais que uma vez e existiam datas concretas relativas ao seu baptismo, casamento e óbito, bem como ao dos seus filhos.
Embora saiba que não é o caso, dá-me a sensação de que pelo facto dos nomes dos seus ascendentes não soarem pomposamente se optou pela omissão, como se o contrário contribuisse para diminuir o reconhecimento que, de forma justa e merecida, é atribuído à sua pessoa.
São atitudes dessas que valorizam e enriquecem este espaço de partilha e amizade.

Bem haja!

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113056 | diogopp | 28 fev 2006 14:35 | Em resposta a: #113015

Em primeiro lugar quero agradecer a informação que me forneceram já que a minha familía há anos que procura a ascendência de Amaro (sem nunca ter procurado fortemente), depois queria falar-vos de dois pontos sem querer abusar da vossa simpatia,o primeiro ponto é uma dúvida,o segundo outro pedido de ajuda:

- 1º - na mensagem que o carissimo senhor Rui Jesuino deixou nao entendi de quem é neto Amaro sendo que se é filho de Manuel Martins Picão e de Florência Rodrigues e estes filhos de Josepe Martins, Julliana Maria, António Gonçalves e Maria Rodrigues respectivemente na não percebo o parentesco paterno com António Affonso, Chaterina Gonçalves António Vaas e Francisca Cordeyra. São estes bisavós? E os outros quatro?Peço imensa desculpa pela minha ignorância e de qualquer modo vinco o meu agradecimento à ajuda que já me foi prestada!

- 2º-Também na minha familia, desde sempre oiço falar da familia Roiz de que uma minha bisavó falava muito por a sUa mãe falar muito do seu avô Francisco (se me conseguem entender), tentando explicar-me melhor, estamos entao a falar de um meu tetravô de seu nome Francisco Roiz Vargas e da familia Roiz D´Elvas, uma ilustrissima familia de Elvas, essa minha bisavó falava entao de um avô muitas gerações acima que terá sido Alcaide -Mor de Elvas e de muitos outros cargos que terão existido no seio dessa familia.

Sou um novato nestas andanças, tenho 24 anos e como tal muitissimo para aprender, estando já a abusar da vossa ajuda, gostaria que me dessem indicaçoes de alguma coisa que consigam descobrir ou que me digam o que devo fazer. A descendência de Francisco Roiz Vargas está em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=276651.

Desde já o meu muitissimo obrigado a todos aqueles que me ajudaram e que se dispoem a ajudar neste novo pedido.

Os meus cumprimentos, Diogo P.P.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#113059 | PinheirodeCampos | 28 fev 2006 15:22 | Em resposta a: #112963

Caro Diogo

A sua ascendência também é pela filha do Amaro Picão casada com um Lobão?

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netcpt

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113064 | LProjecto | 28 fev 2006 16:23 | Em resposta a: #113056

Caro Diogo,

Permita-me que satisfaça a minha curiosidade, perguntando-lhe até onde foi possível conhecer os seus ascendentes?
Esta curiosidade deve-se, em parte, ao facto de contar na minha família com indivíduos também descendentes deste Amaro José de Bastos Picão.

Sugiro que especifique o nome, datas e locais dos seus últimos ascendentes (ou mais remotos) de que tem conhecimento, pois dessa forma contará com mais probabilidades de receber ajuda.

Quanto ao contributo do confrade Rui, fiz dele a seguinte interpretação:

- Amaro José de Bastos Picão, filho de Manuel Martins Picão e Florência Rodrigues.
Neto paterno de José Martins e Juliana Maria.
Neto materno de António Gonçalves - este último por sua vez, filho de António Afonso e Catarina Gonçalves (seus bisavós) e de Maria Rodrigues - sendo esta filha de António Rodrigues e Francisca Cordeiro (seus bisavós).
Talvez por lapso do confrade que gentilmente enviou estes dados, ou pela omissão nos assentos paroquiais não foram referidos os bisavós paternos.

Espero que tenha sido suficientemente explícito.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113072 | Rui Jesuino | 28 fev 2006 17:49 | Em resposta a: #113056

Caro Diogo,
A ascendência de Amaro José Bastos Picão por mim explicita é exactamente aquela que o confrade Luis já voltou a dizer. Alguns bisavós deste Amaro não aparecem nos registos dos seus pais ou avós e por isso ainda não desvendei esse ramo. Qualquer mais coisa que pretenda do nosso Arquivo Histórico Municipal de Elvas faça o favor de dizer.

Um abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#113087 | diogopp | 28 fev 2006 19:32 | Em resposta a: #113059

Caro Filipe,

Exitem dois Amaros, o Amaro José de Bastos Picão que viveu entre 1749 e 1789 e o seu neto conhecido como Amaro Junior de nome Amaro José de Lima de Bastos Picão, Amaro Junior tinha duas filhas, Carolina do Carmo Picão e Ana Theodora do Carmo Picão sendo que eu sou descendente do casamento da primeira com António Manuel Gonçalves Barbas, não tenho conhecimento da existência de nenhuma filha do primeiro Amaro, tenho sim do casamento de um tio de Amaro Junior de seu nome Francisco de Assis de Bastos Picão com uma Lobão Silva, se o Filipe tem conhecimento de uma filha do primeiro Amaro agradeco-lhe que mo diga para que possa completar a minha árvore.

Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113092 | diogopp | 28 fev 2006 20:00 | Em resposta a: #113064

Caro Luis,

Toda a minha arvore geneologica em causa, da parte do meu avô materno se encontra disponivel na base de dados do genea se bem que muito imcompleta, não tenho também conhecimento de como ela lá foi parar mas em todo o caso:

Da parte de Amaro creio que o caro Luis já tem tudo aquilo que lhe posso dar. Amaro era casado com Francisca Faustina de Lima que nasceu em 1754 e era filha de João Martins Grenho e Isabel Domingues, tiveram um filho chamado Laureano José de Lima de Bastos Picão (Capitão de Ordenanças de Sao Vicente, Elvas) que casou com Anna Theodora Pires Falcato filha de Domingos Pires Falcato e Isabel Joaquina.

Laureano José de Lima de Bastos Picão teve dois filhos que eu tenha conhecimento:
Amaro José de Bastos Picão (Junior), meu ascendente e Francisco de Assis de Bastos Picão.

Amaro Junior nasceu a 15.10.1821 em Sta.Eulália no Monte da Sequeira e era Capitão de Ordenanças de Sta.Eulália, casou a 12.09.1842 com Mariana do Carmo que nasceu em casa por volta de 1823 e era filha de Pedro Martins e Mariana do Carmo.

Passando para outro ramo donde é originario o homem que veio a casar com a filha de Amaro Junior temos Manuel Rodrigues Barbas e Francisca Ignacia os dois de S.Vicente que tiveram uma filha Viceencia do Carmo Barbas e de quem mais nada sei a não ser que casou a 03.10.1839 com António Manuel Gonçalves (Advogado) filho de Francisco José Gonçalves (também advogado, natural de Elvas, sto.ildefonso)e de Isabel Joaquina (Vila Fernado) tiveram um filho António Manuel Gonçalves Barbas (Médico) que casou em Elvas na Capela de Adelina Gonçalves com a filha de Amaro Junior de seu nome Carolina do Carmo Picão.

Voltando a Francisco José Gonçalves (Advogado) não se conseguem estabelecer os seus ascendentes sem bem que se crê que este é neto ou bisneto de Manuel Joaquim Adelino Pinheiro Gonçalves que foi Governador de Elvas no séc XVII e neto ou filho de José Joaquim Adelino Gonçalves (Vereador da camara de Elvas), isto porque o apelido Pinheiro desapareceu na familia e mais tarde numa zanga entre António Manuel Gonçalves Barbas (Medico) e o seu pai devido a partilhas e heranças este foi buscar um ilustre antigo apelido da familia e os seu filhos ficaram Pinheiro e dai nasce o meu bisavô Manuel António Gonçalves Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#113094 | LProjecto | 28 fev 2006 20:09 | Em resposta a: #113087

Caro Diogo,

Permita-me que me substitua na resposta ao confrade Filipe, para lhe dizer que nos meus apontamentos referentes a Amaro José de Bastos Picão (o que refere como 1º) consta uma filha chamada Ana Isabel Florência de Lima Picão que casou com Francisco da Silva Lobão Tello (Capitão da Companhia de Ordenanças de S. Vicente e depois Major) e tiveram:

- D. Maria Francisca da Silva Lobão Tello, n. 02.10.1809 - Stª Eulália, que casou com Francisco da Silva Lobão Tello Rasquilha, com geração.

- Francisco, n. 14.04.1806 - Stª. Eulália;

- D. Maria Isabel do Carmo da Silva Lobão Tello, que casou com José Francisco dos Reis Sarmento, de Estremoz. Com geração.

- D. Maria Ana Vitória da Silva Lobão Tello, que casou com Joaquim dos Santos da Silva Mendes, de Abrantes. Com geração.

Como sabe, nesta família houve um elevado grau de consaguinidade, pelo que nem sempre é fácil perceber as ligações de parentesco. Para complicar, os nomes que passavam de geração para geração eram muito semelhantes (em alguns casos apenas acrescentavam o "Júnior").


Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113097 | diogopp | 28 fev 2006 20:26 | Em resposta a: #113064

Tratei então na ultima mensagem do lado paterno do meu avô sendo que a ultima pessoa que lhe referi é o meu bisavô.

Passando agora ao lado da minha bisavó Catarina da Purificação Pires Carneiro que casou en Sta.Eulália a 23.12.1907 com Manuel Antonio Gonçalves Pinheiro (Médico) meu bisavô, temos tudo disponivel na base de dados, vou-lhe dar os links daqueles que estão incompletos:

Antónia de Jesus - http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=51360 é filha de João Gonçalves originário da Guarda e de Maria Antunes (Cúria, Guarda)

Catarina do Carmo Roiz Vargas que nasceu em Barbacena http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=281646, este é talvez um dos ramos que me desperta mais interesse neste momento já que é muito provável a ligação de Francisco Roiz Vargas a João Roiz D´Elvas descendente de um dos primeiros alcaides de Elvas no séc XIV e que também está disponivel nesta base de dados - http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=455423, posso também acrescentar-lhe que a mãe da minha bisavó Catarina (Maria Bárbara Vargas Pires) nasceu a 25.11.1851 em Sta.Eulália.

Espero ter dito aquilo que precisava tentei ser os mais simples possivel mas não é nada fácil.

Muito obrigado, aguardo noticias suas em breve, um abraço
Diogo P.P.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#113098 | diogopp | 28 fev 2006 20:36 | Em resposta a: #113094

De facto, como o caro Luis diz existiu nesta familia uma grande consaguinidade talvez devido ao facto de as familias Picão, Lobão Silva, Rasquilha, Tello, Gonçalves, Barbas e Pinheiro terem sido das familias mais influentes e abastadas da região, veja bem que so por curiosidade isso verificou-se várias vezes ao longo da minha familia e hoje eu, claro que por motivos bem diferentes dos de antigamente namoro com uma descendente directa de Laureano Picão filho do Amaro mais velho sendo que eu também sou descendente directo deste mas uma geração mais a baixo!!

Os meus Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113099 | diogopp | 28 fev 2006 20:47 | Em resposta a: #113072

Caro Rui,

Crê-se que uma trisavó minha de seu nome Maria Barbara Pires nascida em Sta.Eulália a 25.11.1851 filha de joão Martins Pires de Sta.Eulália e de Catarina do Carmo Roiz Vargas de Barbacena, por sua vez filha de Francisco Roiz Vargas e de Maria do Carmo é descendente de João Roiz D´Elvas disponivel aqui - http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=455423 - já que ao que consta esta falava muito da parte ilustre do apelido Roiz, o meu ascendente mais remoto que eu conheço neste ramo é como lhe disse Francisco Roiz Vargas, será que me pode ajudar a descobrir mais alguma coisa?

Um grande muito obrigado desde já pela sua disponibilidade, os meus cumprimentos, Diogo P.P.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113102 | diogopp | 28 fev 2006 21:06 | Em resposta a: #113015

Caro Rui,

Permita-me a ignorância mas donde terá vindo o apelido Picão e Bastos sendo que nem avós nem bisavós de Amaro têm esses apelidos? De ascendentes mais antigos?

Os meus cumprimentos,
Diogo P.P.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113153 | JCC | 01 mar 2006 15:50 | Em resposta a: #113092

Permita-me, mais uma vez, meter a "minha colher" neste assunto.

Diz que: "Voltando a Francisco José Gonçalves (Advogado) não se conseguem estabelecer os seus ascendentes"

O que pretende dizer exactamente com isto? Que tipo de investigação foi feita, e por quem? Não leve a mal estas questões, destinam-se apenas a perceber melhor a situação e tentar ajudá-lo.

Pelo que percebi, na resposta à minha outra intervenção, não teria havido consulta às habilitações para FSO e para COX, já sem falar nas que refere (Inq. de Genere) terem sido feitas em Elvas. Salvo melhor opinião, em qq uma delas estaria a informação que, posteriormente, alguém aqui colocou.

Agora quanto ao advogado que terá nascido em finais de 1700. Provavelmente cursou em Coimbra. Já consultou o respectivo arquivo? Normalmente constam os pais (ou apena o pai) e a naturalidade.

Enfim, fica aqui mais uma pista.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113179 | diogopp | 01 mar 2006 20:34 | Em resposta a: #113153

Caro João,

Como lhe digo, sou um novato nestas andanças, investigação em relação a Francisco José Gonçalves não foi feita nenhuma, sabemo-lo porque o meu bisavô António Manuel Gonçalves Pinheiro era filho de um Médico, neto de um Advogado e bisneto de Outro advogado, sabemo-lo porque ele o sabia, apenas por isso, não houve qualquer tipo de investigação.

Uma pequena correcção, não se sei por lapso meu, provavelmente não me terei explicado bem mas este meu 5º avô (Francisco José Gonçalves) terá nascido nao por volta de 1700 mas por volta de 1800 e é a partir daqui que não sabemos nada mais, apenas que muito provavelmente é bisneto ou trineto de Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalves, pelos motivos que lhe expliquei e que são do conhecimento geral da familia.

Já agora, diga-me, onde posso consultar as ditas habilitações para FSO e para COX?E quanto ao arquivo de coimbra?Terei que me deslocar até la?

Muito obrigado pela ajuda que me está a prestar e qualquer esclarecimento que lhe possa prestar faça o favor de dizer.

Os meus cumprimentos, Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113180 | Rui Jesuino | 01 mar 2006 20:39 | Em resposta a: #113099

Amigo Diogo,
Francisco Roiz (Rodrigues) Vargas casou-se em Barbacena a 24.09.1800 com Maria do Carmo tendo como testemunhas o Capitão Manuel da Fonseca Nogueira e Manuel Rodrigues Vargas que penso ser seu irmão. Os pais de Francisco são Joaquim José e Maria Antónia e os da sua esposa são Manuel Pires e Maria Vicente. Todos estes quatro são baptizados em Santa Eulália. Assim sendo o "Roiz" ou "Rodrigues" perde-se, no entanto no nosso concelho este é um dos apelidos mais frequentes ao longo de todos os séculos talvez por ser um patronímico (derivado de Rodrigo). Ainda assim alguns ascendentes destas pessoas podiam utilizá-lo e o Diogo estar de facto conectado aos Roiz d'Elvas. Tentarei examinar mais alguma coisa.

Um abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113186 | diogopp | 01 mar 2006 21:25 | Em resposta a: #113180

Amigo Rui,

Sem querer abusar mas já abusando, reparou se nos papéis que consultou relativamente a Francisco Roiz Vargas havia alguma referência a profissões e datas de nascimento?Se sim agradecia-lhe imenso que mos dissesse, já para não dizer que lhe fico muito agradecido por tudo aquilo que me possa descobrir mais "desta minha gente" e da possivel ligaçao aos Roiz D´Elvas!

Já agora, que vergonha este abuso da sua generosidade, será que me pode dizer alguma coisa quanto aos ascendentes de Manuel Rodrigues Barbas e de Francisca Inácia? Tudo o que sei deles é que são marido e mulher, terão nascido por volta de 1790, são naturais da freguesia de S.Vicente, tiveram uma filha chamada Viceencia do Carmo Barbas que casou a 03.10.1839 com António Manuel Gonçalves que consta que era Advogado.

Muito, muito obrigado
Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113208 | JCC | 01 mar 2006 23:41 | Em resposta a: #113179

Caro Diogo Pinheiro Paiva

Eu é que não me fiz entender. Escrevi finais de 1700, querendo significar finais do sec XVIII, ou seja, o mesmo que o meu ilustre confrade escreveu. As contas que fiz foi ter considerado que o seu tetravô terisa casado com cerca de 20 anos, o mesmo acontecendo com o seu 5º avô. Daí chegar a mil setecemntos e noventa e tal ou principios de mil oitoicentos.

Quanto às habilitações para FSO, bem como para as da Ordem de Cristo, estão arquivadas na Torre do Tombo e têm um relativamente bom índice.

No que se refere ao Arquivo de Coimbra, costuma estar aqui no Forum o confrade Pedro França que, na medida das suas disponibilidades, vai dando umas ajudas, nomedamente a mim já me ajudou. Consulte os tópicos "Atquivo da Universidade de Coimbra".

Espero que consiga chegar a conclusões e vá pedindo ajudas que este Forum é espantoso nesse aspecto (e noutros...).

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113209 | JCC | 01 mar 2006 23:43 | Em resposta a: #113179

Continuação

Consulte, por exemplo:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=112958


João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#113249 | josefdasilva | 02 mar 2006 15:19 | Em resposta a: #111852

Caro confrade,

Não sei se ajudo com esta resposta. Conheço alguém que poderá ajudá-lo na sua pesquisa sobre os Picão de Santa Eulália, Elvas.
Contacte Ivone Coelho, religiosa da Congregação das Concepcionistas de Santa Breatriz da Silva ao Serviço dos Pobres (Elvas). Sei que fez pesquisdas na genealogia de D. Maria Isabel Picão Caldeira Carneiro, cujo processo de beatificação será introduzido na Santa Sé em breve. Sei que esta senhora, fundadora da Congregação, era Picão (como se vê no próprio nome) e nasceu em Santa Eulália, creio que no Monte do Torrão, que pertencera à Ordem do Templo, onde ainda existe uma torre medieval existe.
Cumprimentos,

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113281 | Rui Jesuino | 02 mar 2006 21:07 | Em resposta a: #113186

Amigo Diogo,

É com prazer que ajudo um outro confrade na sua genealogia, para mais sendo meu conterrâneo. Em nome do Arquivo Histórico Municipal de Elvas agradeço as suas palavras.

Quanto a Francisco Roiz Vargas já tinha dito tudo o que descobri. Parece que o pároco daquela altura não gostava de pôr as idades dos nubentes, dos baptizados ou dos ascendentes destes! Portanto nesta linha terá que continuar a procurar um pouco às escuras os avós deste Francisco.
No que respeita a Manuel Rodrigues Barbas este é natural de São Vicente, nascido a 07.10.1779. O seu pai tinha o mesmo nome, Manoel Rodrigues Barbas (nascido em São Lourenço a 12.01.1738, filho de outro Manoel Rodrigues Barbas, morador na Horta do Cubo e natural de São Vicente e de Maria Pedreira que não sabe onde é baptizada pois atira com duas (!!) freguesias - Degolados ou Lameira de Arronches) e a sua mãe apelidava-se de Maria Joaquina (nascida também em São Lourenço a 20.12.1744 e filha de Domingos Fernandes, morador no Monte da Boavista e natural de Valorim do Castanheiro, cerca de Torre de Moncorvo, e de Isabel Maria, natural de São Vicente).
Quanto a Francisca Inácia agradecia mais alguma informação porque é bastante difícil encontrar alguém sem apelido num assento de baptismo sem alguma datação. Na paróquia de São Vicente entre 1780 e 1790 contam-se cerca de vinte raparigas baptizadas com esse nome. Ainda assim vou tentar procurar mais alguma coisa.
Espero mais uma vez ter-lhe sido útil e sobretudo claro na exposição. É que contei três indíviduos apelidados de Manoel Rodrigues Barbas neste pequeno ramo!! O mais engraçado é que encontrei sem querer um 4º Manoel Rodrigues Barbas que se casou a 21.06.1809 com uma Ângela Gramixa mas que penso não lhe interessar.

Um abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#113742 | diogopp | 10 mar 2006 17:47 | Em resposta a: #113249

Essa senhora a que se refere tem ascendência conhecida e como eu é descendente directa de Amaro José de Bastos Picão, de facto Maria Isabel Picão Caldeira Carneiro é trineta do Amaro em questão. A sua arvore não está completa, se quiser poddo-lhe fornecer os dados que tenho a mais além dos que estão disponibilizados em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=349184

Espero ter ajudado, os meus cumprimentos
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113745 | diogopp | 10 mar 2006 17:58 | Em resposta a: #113180

Amigo Rui,

Disse-me que os pais de Francisco Roiz Vargas e de Maria do Carmo tinham sido todos baptizados em Sta.Eulália, nao há nos registos de baptizado dos pais o nome dos seus pais e avós e portanto o nome dos avós e bisavós de Francisco Roiz Vargas e de Maria do Carmo respectivamente?

Aqui estou eu mais uma vez a pedir-lhe ajuda....
Muito obrigado, um grande abraço Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113746 | diogopp | 10 mar 2006 18:25 | Em resposta a: #113281

Amigo Rui,

1. Como lhe disse em relação a Francisca Inácia não sei muito mais, será que ajuda saber que esta teve uma filha com Manuel Rodrigues Barbas, chamada Viceencia do Carmo Barbas que casou a 03.10.1839 com António Manuel Gonçalves que morava no Monte de Sequeira?

2. Já agora e tentando não abusar em demasia da sua boa vontade, esse tal António Manuel Gonçalves (que referi no ponto 1) era filho de Francisco José Gonçalves (Sto.Ildefonso) e de Isabel Joaquina (Vila Fernando), o que me pode dizer quanto a estes dois ultimos (Francisco e Isabel) que terão nascido por volta dos finais do séc XVIII? Sei também que algures na ascendência de Francisco José Gonçalves há-de aparecer a familia Pinheiro, é que nao sei se já lhe contei mas o meu apelido Pinheiro foi rebuscado por um meu trisavô que se zangou com o pai por causa de partilhas e foi buscar um apelido que já se tinha perdido (Pinheiro) e que ao que parece tinha ocupado ilustres cargos como governadores e vereadores de Elvas.

3. Sabe o que é que eu posso fazer para completar a minha arvore aqui no genea?é que eles dizem para nós acrescentarmos o que soubermos mas ainda não acrescentaram nada do que eu pus! Outra coisa, sabe o que é que eu posso fazer para estudar a minha familia do lado de Campo Maior relativamente aos apelidos Niza, Mexia, Souza, Meira, Camillo entre outros?é que aconteceu-me uma coisa muito triste, eu tinha muitos elementos desta parte da minha arvore geneologica porque a minha avó Materna me tinha dito muita coisa de memória porém, a minha avó morreu há um ano e meio e eu descobri no outro dia que perdi os papeis onde tinha anotado e praticamente já so me lembro do nome dos meus bisavós!

Bem, amigo Rui, isto hoje foi um abuso, peço-lhe imensa desculpa e aguardo noticias suas!

Um grande abraço, Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#113754 | LProjecto | 10 mar 2006 20:52 | Em resposta a: #113742

Caro Diogo,

Tenho acompanhado, com particular interesse, este tópico e reparei que utiliza frequentemente a expressão "descendente directa". Como ignoro a diferença entre "descendência directa" e a suposta "descendência indirecta", poderá o confrade elucidar-me relativamente ao signigficado que atribui a tal expressão?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113784 | Rui Jesuino | 11 mar 2006 11:19 | Em resposta a: #113746

Amigo Diogo!
Cá estamos novamente na nossa cavaqueira! Como me disse ontem pessoalmente que me tinha posto novas dúvidas, cá estou eu para esclarecê-las! Como ontem lhe afirmei, o AHME ainda não abriu ao público. Estamos neste momento em fase de tratamento da documentação que como pode imaginar é imensa. Deixe-me dizer-lhe que temos, não só registos paroquiais, mas também outros documentos importantíssimos para a genealogia das nossas gentes e para a história da nossa cidade e do seu antigo bispado. Nos nossos dois quilómetros de estantes estão por exemplo os recenseamentos militares e eleitorais desde meados do séc. XIX até à actualidade, contendo estes muita informação acerca dos habitantes do nosso concelho. Já viu o que é ter todas as actas e vereações, todas as decisões da CM Elvas desde que existe? É todo um manancial de história desde o séc. XIV que temos nas nossas instalações e que agora vai estar disponível ao público.
Quanto às suas dúvidas agradeço pela ajuda acerca de Francisca Inácia que vou tentar averiguar. Oos pais de Francisco Roiz Vargas e de Maria do Carmo, baptizados em Sta.Eulália e casados a 24.09.1800 são Joaquim José e Maria Antónia (pais de FR Vargas e baptizados em Santa Eulália) e Manuel Pires e Maria Vicente (pais de Maria do Carmos e baptizados também em Santa Eulália). As idades dos nubentes não vêm mencionadas.
Quanto a Francisco José Gonçalves e Isabel Joaquina vou tentar pesquisar mais alguma coisa na próxima semana. Acerca do Genea não posso ajudá-lo uma vez que não sendo pagante também não tenho acesso à sua base de dados total nem posso adicionar dados à mesma.
No que remete ao ramo da sua avó da sua árvore genealógica o que pode fazer se a quer completar é primeiro que tudo é apontar tudo o que os seus familiares sabem. Se não conseguir recuar até 1881 o que fazer de seguida é deslocar-se às igrejas paroquiais de Campo Maior e pedir aos senhores párocos que lá trabalham para poder verificar os registos que eles têm (1882-2006). Se conseguir recuar nos seus baptismos e casamentos a 1881 então a partir daí pode deslocar-se ao AHME onde temos também os registos paroquiais de Campo Maior desde o séc. XVI.

Um grande abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113845 | diogopp | 11 mar 2006 20:47 | Em resposta a: #113754

Caro Luis,

Peço imensa desculpa, mas o erro é todo meu, o erro de dizer descendência directa, um pleonasmo, já que, se sou descendente, sou directo obviamente.
A utilização do termo da minha parte terá sido mais no sentido de descendência indirecta ser por exemplo através de tios, o que obviamente não é descendência, é esse o meu erro!

Os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113877 | LProjecto | 12 mar 2006 10:21 | Em resposta a: #113845

Caro Diogo,
Agradeço-lhe o esclarecimento, e queira desculpar-me o meu atrevimento.
Quanto à descendência de Amaro José de Bastos Picão, tenho mais alguns elementos que fui reunindo na consulta de várias fontes. Como não é fácil "postar" toda a ramificação descendente, enviarei por partes assim que me for possível.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#113891 | diogopp | 12 mar 2006 12:24 | Em resposta a: #113877

Caro Luis,
Muito obrigado por todos os elementos que me tem fornecido, aguardo pelos seus novos elementos.

Cumprimentos,

Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#114441 | diogopp | 18 mar 2006 20:09 | Em resposta a: #113784

Amigo Rui!!!

Cá estou eu de volta! E imagine-se... para lhe pedir mais umas ajudinhas, nem imagina o contente que fiquei por saber que os registos de Campo Maior estão cá em Elvas!

Como lhe disse depois de a minha avó ter morrido perdi os dados que ela me tinha dado e por isso neste momento a unica coisa que sei é o nome dos meus bisavós, seus pais! Creio que qualquer um deles terá nascido ou antes ou no máximo até 1881 por isso... cá vai:

- Ana Clotilde Camilo Meira, natural de Campo Maior, provavelmente da freguesia de S.João Baptista (se bem que não tenho a certeza absoluta) nascida provavelmente e nas datas que acima lhe referi

- João Augusto de Souza Niza, natural também de Campo Maior, provavelmente da mesma freguesia, filho de penso eu... José Augusto (....)Niza e de alguém que não me lembro do nome mas tenho ideia de ouvir falar de uma Amália qualquer coisa que também não tenho a certeza se era mãe do João Augusto de Souza Niza ou da Ana Clotilde Camilo Meira!

- Brites Mexia de Souza, esta tenho a certeza que se chama assim, não sei é se é avó ou bisavó da minha avó, isso é que já nao me lembro terá nascido entao provavelmente por volta de 1850/1860 ou de 1830/1840.

Como vê a minha frustração é muito grande e estou-lhe a pedir um favor gigantesco mas tenho muita esperança que me possa ajudar!

Quero-lhe também pedir relativamente ao outro lado da familia em que me tem vindo a ajudar se me consegue descobrir alguma coisa relativamente a Francisco José Gonçalves, natural de Sto.Ildefonso, nascido por volta de 1790/1800, casado com Isabel Joaquina, natural de Vila Fernando, ao que consta Francisco José Gonçalves era Advogado e terão casado por volta de 1810/1815, tiveram um filho António Manuel Gonçalves. Este ramo Gonçalves na sua ascendência há-de se cruzar com o apelido Pinheiro que foi onde um trisavô meu foi buscar o nome quando houve uma zanga na familia. É tudo aquilo que lhe sei indicar e é também tudo aquilo que tenho coragem de lhe perguntar pois já tenho vergonha de tanta coisa que lhe peço e de abusar tanto!

Um grande abraço, muito muito obrigado,
aguardo noticias suas,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#114540 | alentejo | 20 mar 2006 13:19 | Em resposta a: #111852

O apelido Picão, das linhas que enxamearam por São Vicente, Santa Eulália, Elvas, etc., surge pela primeira vez numa Maria Picão, casada c. de 1650 em Casa Branca, Sousel, com Manuel Carvalho (testemunharam os Generais D. João da Silva e D. Pedro Pessinga). Uma filha deste casal vai casar a Vila Fernando, Elvas, com João da Guerra, natural de Vilar de Amargo.
Estes elementos dou-os de cabeça, por ser descendente desta gente. Ao longo do tópico refere-se o apelido Vargas por má leitura. O apelido é Vergas, surge em Barbacena em finais do Séc. XVII, talvez por alcunha.
NB

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#114591 | LProjecto | 20 mar 2006 22:51 | Em resposta a: #114540

Caro Nuno,

É sempre uma honra contarmos com as excelentes contribuições (ainda que de cabeça) de alguém que muito de si tem dado para elevar esta ciência.
Ignorava o facto de o "Vargas" se tratar, na realidade, de "Vergas". Considerando a possibilidade de ter origem em alcunha...não me parece de todo incompreensível que tenha derivado para várias interpretações.
Aproveito para o felicitar por mais um excelente trabalho que tive a honra de subscrever, e pergunto-lhe para quando o 2º volume?

Envio-lhe os meus cumprimentos junto com os do meu parente António Filipe Rosado que aguarda um contacto seu.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#114643 | LProjecto | 21 mar 2006 13:24 | Em resposta a: #113891

Caro Diogo,

Estou a aproveitar alguns minutos para lhe enviar parte da descendência (aquela que consta dos meus apontamentos) de Amaro José de Bastos Picão. Ressalvo alguma incorreção, pois como referi num dos "posts" anteriores, trata-se de informação que fui reunindo após consulta de diversas fontes.

1. Amaro José de Bastos Picão e D. Francisca Faustina de Lima, tiveram pelo menos:

1.1. Cap. Laureano José de Lima de Bastos Picão, que casou com D. Ana teodora Pires Falcato, filha de Domingos Pires Falcato e de Isabel Joaquina, e tiveram:

1.1.1. Amaro José de Bastos Picão (Júnior), n. ou b. (?) a 15.10.1821 - Stª Eulália - Elvas. Casou a 12.09.1842 com D. Mariana da Conceição do Carmo, que nasceu provavelmente em 1823 (Caia - Elvas), filha de Pedro Martins e Mariana do Carmo;

1.1.2. Francisco de Assis Bastos Picão, n. ou b. (?) a 04.10.1825 - Stª Eulália. Casou a 13.05.1858 em Arronches - S. Bartolomeu, com D. Maria Francisca da Silva Lobão Telo (b. 1834 - Arronches);

1.1.3. D. Maria Vitória Lima Picão, n. ou b. (?) a 01.01.1839 - Stª Eulália. Casou a 25.04.1860 (Stª Eulália) com José Antunes Barradas, n. ou b. a 27.02.1840 - Stª Eulália, filho de José Nunes Barradas e Catarina do Carmo (b. 1842 - S. Vicente-Elvas), neto paterno de João Barradas e Ana do Carmo, neto materno de Lourenço Gonçalves e Catarina Maria.

1.2. Ana Isabel Florência de Lima Picão, que casou com o Major Francisco da Silva Lobão Telo, filho de Francisco da Silva Lobão Telo e de Vitória Brites Nunes, neto paterno de Manuel da Silva Lobão (n. Vila Flor ou Samões, filho de António Gomes e Ana Maria da Silva) e Cecília Maria (n. Monforte, filha de João Mourato e Joana Maria). Tiveram:

1.2.1. D. Maria Francisca da Silva Lobão Telo, n. 02.10.1809 (Stª Eulália), f. 19.10.1872 (Arronches), que casou a 06.08.1864 (Portalegre - S. Lourenço) com o seu primo Francisco da Silva Lobão Telo Rasquilha ( Lavrador da Herdade Revelhos - Arronches, participou no cerco de Marvão como comandante de um Batalhão), filho de António da Silva Lobão e de D. Josefa Graça da Fonseca, neto paterno de manuel da Silva Lobão e de Cecília Maria.

1.2.2. Francisco, n. 14.04.1806 (Stª Eulália);

1.2.3. D. Maria Isabel do Carmo da Silva Lobão Telo, que casou a 26.12.1838 (Arronches) com José Francisco dos Reis Sarmento (Estremoz - Stº. André), filho de Gaspar dos Reis Sarmento e de D. Justa Maria de Jesus.

1.2.4. D. Maria Ana Vitória da Silva Lobão Telo, que casou a 26.12.1838, com Joaquim dos Santos da Silva Mendes (Abrantes), filho de Alexandre Mendes e de D. Maria Angélica da Silva.

1.3. Manuel Martins Picão (capitão de ordenanças e lavrador em Font`Alva, n. 1779, f. 31.05.1805, que casou com Maria da ascensão.

1.4. Cláudio José de Bastos Picão (Foi nomeado Capitão da Companhia de Ordenanças de S. Vicente, por decreto de 27 de Agosto de 1807), n. 1782. Casou com D. Joaquina Vicência Cordeiro Vinagre.

Espero que alguns destes elementos constituam notícia para si.

Logo que me for possível complementarei esta informação.

Sugiro-lhe a consulta aos "Costados Alentejanos I e II) de António Pestana de Vasconcellos.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#114656 | alentejo | 21 mar 2006 16:18 | Em resposta a: #114591

Caro Luís,

Agradeço as suas palavras. Estudei as famílias de Barbacena desde 1660, quando começam os livros - os anteriores foram queimados pelos espanhóis, numa investida desse ano, e em 1801, durante a a chamada guerra das laranjas, deram idêntico destino aos cartórios - até 1900, por ter aí a ascendência paterna. Alguns destes Vergas são Capitães-Mores, FSO, etc.
Em relação à família Picão, tenho a sua genealogia elaborada na maior parte até à actualidade, bem como a dos Caldeiras e dos Lobão Telo, elementos que se destinam a uma publicação que preparo com o João Luís Cabral Picão Caldeira.
O 2.º volume das Ordenanças só durante o próximo ano, depois da saída dos livros da mordomia-mor (1755-1910), sumariados, e do volume que preparo sobre os Generais do Reino (1640-1834), este por imperativo de consciência e motivado pelo aparecimento de uma obra sobre este assunto que provocou uma revolta no além de quase 600 oficiais generais.
Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#115117 | diogopp | 26 mar 2006 13:16 | Em resposta a: #113784

Amigo Rui,

Desta vez não lhe venho pedir nada, venho so perguntar se descobriu alguma coisa acerca do que lhe perguntei a semana passada.

Um grande abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#115125 | Rui Jesuino | 26 mar 2006 14:40 | Em resposta a: #115117

Amigo Diogo,

Peço desculpa mas ainda não tive tempo para pesquisar o que pretende. A inauguração está cada vez mais próxima e o tempo escasseia para tratar toda a nossa documentação! Quero ter todo o nosso espólio disponível para todos os elvenses e investigadores interessados dia 18 de Abril e nestas últimas semanas vai ser bastante difícil. Ainda assim vou tentar procurar o que me pediu.

Grande abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#115348 | diogopp | 29 mar 2006 13:46 | Em resposta a: #115125

Amigo Rui,

Muito obrigado por se preocupar, se não conseguir deixe estar.Se conseguir melhor...
Qualquer dia quando o arquivo abrir vou ter consigo e pode ser que consigo eu consiga descobrir mais coisas. Sabe que graças ao Rui voltei a ganhar força para investigar, das vezes que tentei ir à biblioteca foi sempre muito dificil e não tive apoio nenhum!

Um abraço, Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#115678 | diogopp | 02 abr 2006 21:54 | Em resposta a: #114656

Caríssimo NB,

O que escreveu neste tópico foi para mim extremamente interessante por eu ser descendente de qualquer um dos apelidos que mencionou, a minha genealogia sei-a de uma forma muito mais completa do que o que aqui figura no site do genea, porém há alguns ascendentes que eu pura e simplesmente não encontro!
Será então que me sabe dar a ascendência de Joaquim José Roiz Vargas que consta em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=513701 e meu ascendente?

Muito obrigado desde já,
os meus cumprimentos

Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#116691 | diogopp | 16 abr 2006 20:02 | Em resposta a: #114656

Carissimo NB,

É com muita pena que constato que quem sabe por falta de tempo ou talvez por preferir não publicar os dados que tem não respondeu
à minha mensagem.
Tenho porém a ousadia de insistir mais uma vez, será que me dsabe dizer a ascêndência de http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=513701 e já agora quais eram as profissões ou cargos dete do seu filho ou dos seus ascendentes.

Peço imensa desculpa pelo incomodo e aguardo ansiosamente pelo seu contacto.

Os meus melhores cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#116692 | diogopp | 16 abr 2006 20:21 | Em resposta a: #114643

Caro Luis,

Quero primeiro e antes de tudo pedir-lhe desculpas pelo tempo que demorei a agradecer-lhe a mensagem que em deixou.
Foi de facto muito interessante ficar a conhecer outros descendentes de "Amaro Sénior" e os seus cargos e profissões.
Queria também dizer-lhe que já consultei os Costados varias vezes já que a minha arvore geneologica da parte da minha mãe lá figura.
Finalmente queria pedir-lhe que não se esquecesse de me dar noticias assim que tenha tempo já que graças ao Luis tenho aprendido muito desta parte da familia.
Já agora pergunto-lhe se sabe alguma coisa quanto a ascendentes deles, é que so sei até aos avós de "Amaro Sénior".

Um muito obrigado e os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#116714 | alentejo | 17 abr 2006 14:40 | Em resposta a: #116691

Caro Diogo,

Esses elementos destinam-se a publicação, em livro, e como calculará não os vou aqui colocar.

Cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#116738 | diogopp | 17 abr 2006 20:13 | Em resposta a: #116714

Caro NB,

Compreendo perfeitamente que não queira dar os elementos, fico então à espera da publicação do livro. Quando será a publicação e como se irá chamar o livro? Como deve imaginar tratando-se da minha familia tenho todo o interesse em saber!

Muito obrigado de qualquer forma, cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#116785 | alentejo | 18 abr 2006 11:05 | Em resposta a: #116738

A base do livro é a descendência de Domingos Lourenço Mosqueira, casado com Maria Rodrigues Carrilho. Um filho destes, João Rodrigues Carrilho Mosqueira, casou com Maria Feio, natural de Gáfete, filha de Manuel Caldeira e de sua mulher Guiomar Sanches. São os progenitores da família Caldeira, de Barbacena, que depois enxameou por todo o concelho de Elvas, unindo-se, nomeadamente, aos Picões, Lobão Tello, Sardinhas, etc. etc.
A escolha do título é, normalmente, a última fase do trabalho. Deverá sair no próximo ano, por ter outros projectos prioritários, designadamente um 3.º volume de Cartas de Brasão de Armas e um 2.º sobre Ordenanças.

Cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#116825 | LProjecto | 18 abr 2006 20:51 | Em resposta a: #116785

Caro Nuno,

Pelos seu reconhecido mérito profissional não estranharia o facto de já ter conhecimento de toda a descendência do ramo Lobão Telo / Barradas que se materializa (na data mais próxima relativamente às outras ligações mais remotas entre estas duas famílias) no casamento de Francisco Picão Barradas com D. Isabel Maria da Silva Lobão Rasquilha.
Sendo os indivíduos que referi bisavós do meu cunhado António Manuel Candeias Barradas, sou possuidor de alguns nomes que fazem a ligação da sua pessoa ao retromencionado casal, pelo que lhe pergunto se tem conhecimento do ramo descendente da parte de António Manuel Rasquilha Barradas, um dos três filhos daquele casal?
Caso considere um acréscimo de informação à que já possui coloco-me ao seu dispor para lhe fornecer os dados que necessitar sobre a descendência de tal indivíduo até à geração actual.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#116832 | diogopp | 18 abr 2006 22:46 | Em resposta a: #116785

Caro NB,

Muito obrigado pelas suas palavras e pela sua resposta. Resta-me acrescentar-lhe que sou descendente de qualquer um dos apelidos que mencionou e que qualquer ajuda que lhe possa prestar, desde que esteja ao meu alcance, conte comigo.
Se por acaso quiser a descendência completa de José Rasquilha Barradas (filho de Francisco Picão Barradas e de Isabel Maria da Silva Lobão Rasquilha) e de Ana Maria Picão Tello (filha de José da Silva Lobão Tello e de Ana Teodora da Silva Picão) posso-lha fornecer já que além de meus familiares namoro com uma neta deste casal.

Se quiser pode consultar a minha genealogia da parte materna em:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=517326, pode ser que acrescente alguma coisa ao que conhece.

Qualquer coisa em que o possa ajudar, disponha.
Os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#117965 | LProjecto | 03 mai 2006 22:12 | Em resposta a: #116832

Caro Diogo,

Envio-lhe uma pequena contribuição. Tratam-se dos elementos que possuo na minha base de dados relativos à descendência de António Manuel Rasquilha Barradas - um dos dois irmãos de José Rasquilha Barradas, que consta em

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=346303

Assim:

- Francisco Picão Barradas, natural de Stª Eulália - Elvas, onde nasceu a 18.03.1869, casou com D. Isabel Maria da Silva Lobão Rasquilha, natural de Stª. Eulália, onde nasceu a 04.03.1872, tendo falecido a 05.08.1948. Tiveram:

- José Rasquilha Barradas (o atrás referido);

- Rodrigo Rasquilha Barradas, que casou com D. Maria José Gomes Lacerda.

- António Manuel Rasquilha Barradas, natural de Stª. Eulália - Elvas, casou com D. Maria Angélica Gomes Lacerda (irmã da anterior), natural de Stª. Eulália - Elvas, e tiveram:
- António Manuel Lacerda Barradas, natural de Stª. Eulália - Elvas, que casou com D. Ana Maria Santa Candeias, natural de Stª Eulália, filha de Manuel Francisco Candeias, natural de Stª. Eulália, e de D. Maria Eulália Baptista Santa, natural de Arronches. Tiveram:

- Vasco Jesus Candeias Barradas, que casou com Margarida Vieira.

- António Manuel Candeias Barradas, que nasceu a 17.01.1973, e casou em Vila Viçosa a 15.05.2004 com Cristina dos Anjos Projecto Calhau, filha de Luís Amaro vinhas Calhau e de Nazaré Vitória Geadas Projecto.

- Ana Isabel Candeias Barradas;

- Rodrigo Candeias Barradas;

Espero que estes elementos possam resultar num modesto contributo para conhecer melhor a descendência de Amaro José de Bastos Picão.

Se o Diogo tiver de mais elementos que completem estes ramos, agradecia-lhe a amabilidade de mos facultar.

Logo que me for possível, retomarei o envio de outros dados que constam dos meus apontamentos relativos à descendência de Amaro José de Bastos Picão, que segundo consta foi também estudante de filosofia.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#118681 | Nuno Campos | 16 mai 2006 06:17 | Em resposta a: #117965

Caro Luís,

Conhece, porventura, a ligação destes Picões aos Picões de Abreu?

Nuno Campos

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#118684 | carlos luiz | 16 mai 2006 09:54 | Em resposta a: #115125

Caro amigo Rui

Talvez se lembre,aqui á uns meses,fez-me o favor de me procurar um assento de baptismo de Pedro Vaz Mexia bapt; em 27/9/1646 de Campo Maior, em Elvas onde estão estes livros de baptismos!
Pedia o favor, se poder dizer-me em que livro de baptismos e anos,deverei encomendar o M.F nos Mormons,afim de continuar as minhas buscas sobre os meus Mexias do Campo Maior!
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#118703 | LProjecto | 16 mai 2006 17:23 | Em resposta a: #118681

Caro Nuno,

Não tenho conhecimento da ligação que refere.

Cumprimentos.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#120061 | diogopp | 04 jun 2006 15:06 | Em resposta a: #115125

Amigo Rui,

Quando é a abertura do arquivo? A partir de que altura lhe posso fazer lá uma visita? Tenho muitas coisas novas que gostava de investigar para avançar mais e gostava muito de lá ir, com a ajuda do Rui de certeza que vai ser muito mais facil do que nas outras tentativas fracassadas!

Espero pela sua resposta, um grande abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#120063 | carlos luiz | 04 jun 2006 15:34 | Em resposta a: #118684

--------------------------------------------------------------------------------

Caro amigo Rui

Talvez se lembre,aqui á uns meses,fez-me o favor de me procurar um assento de baptismo de Pedro Vaz Mexia bapt; em 27/9/1646 de Campo Maior, em Elvas onde estão estes livros de baptismos!
Pedia o favor, se poder dizer-me em que livro de baptismos e anos,deverei encomendar o M.F nos Mormons,afim de continuar as minhas buscas sobre os meus Mexias do Campo Maior!
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#120064 | carlos luiz | 04 jun 2006 15:38 | Em resposta a: #115125

Caro amigo Rui

Talvez se lembre,aqui á uns meses,fez-me o favor de me procurar um assento de baptismo de Pedro Vaz Mexia bapt; em 27/9/1646 de Campo Maior, em Elvas onde estão estes livros de baptismos!
Pedia o favor, se poder dizer-me em que livro de baptismos e anos,deverei encomendar o M.F nos Mormons,afim de continuar as minhas buscas sobre os meus Mexias do Campo Maior!
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

[Atrás] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#120346 | Rui Jesuino | 08 jun 2006 17:50 | Em resposta a: #111852

No próximo dia 12 de Junho, Segunda-feira, irá ser inaugurado o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, um acontecimento que merece aqui ser relatado pela importância que tem ao nível da genealogia. No seu enorme espólio de quase dois quilómetros de metros lineares estão os registos paroquiais do antigo Bispado de Elvas que inclui não só o actual concelho de Elvas, mas também os de Campo Maior, Monforte, Alandroal, Olivença e partes dos de Alter do Chão e Estremoz. Para além destes registos o AHME contem também todo o fundo do antigo Bispado da cidade (1570-1882) com todos os seus processos de casamento, ordens, colações, de Genere, etc.
Trata-se de um dos arquivos municipais mais preciosos para o investigador que tem também ao seu dispor fundos como o da Câmara Municipal de Elvas (1517-2006: actas, ordenações, arrematações...), dos Celeiros Comuns de Barbacena e Vila Fernando ou de várias associações e agremiações da cidade assim como alguns tombos dos muitos conventos que Elvas teve.
Para pedidos de investigação é favor contactar pelo mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 20 euros
Horas seguintes: 15 euros cada

Atentamente

Rui Jesuino
Arquivo Histórico Municipal de Elvas

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#120946 | diogopp | 17 jun 2006 11:59 | Em resposta a: #120346

Amigo Rui,

Aqui estou eu de volta a abusar de si! Oh Rui desculpe-me mas a curiosidade é mais que muita e eu tenho estado sempre em Lisboa por causa dos exames e é muito complicado ir ter consigo ao Arquivo, além do mais, as finanças de um estudante são uma coisa complicada. Assim sendo, com muita vergonha mas não resistindo a pedir-lhe esta ajuda, queria-lhe pedir 4 coisas:

1º Se me pode descobrir a ascendência de Francisco José Gonçalves, natural de Santo Ildefonso, ao que consta era Major, nascido por volta de 1775/1790, e a ascendência da sua mulher Isabel Joaquina (não sei apelidos) nascida em Vila Fernando calculo que mais ou menos com a mesma idade!

2º Se me pode descobrir a ascendência de José Augusto Gonçalves Niza nascido por volta de 1855/1865 em Campo Maior, foi presidente da câmara de Campo Maior, casado com Amália Augusta Mexia de Souza, filha de Brites Clementina Mexia de Souza.

3º Se me pode descobrir o nome do marido e a ascendência de Brites Clementina Mexia de Souza nascida por volta de 1835/1840 também em Campo Maior.

4º Se me pode descobrir a ascendência de Maria Adelaide de Bastos Camillo e de António Joaquim de Martins Meira, casados, ambos de Campo Maior, nascidos por volta de 1855/1865.

Muito, muito, muito obrigado, espero que não fique aborrecido comigo,
um grande abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#120951 | Rui Jesuino | 17 jun 2006 12:46 | Em resposta a: #120946

Amigo Diogo,
Finalmente posso falar consigo. Eu é que peço desculpa por não ter lido os seus comentários nos últimos tempos tal não foi o trabalho que eu e os meus colegas tivemos para o Arquivo Histórico Municipal de Elvas poder abrir ao público. Agora que o AHME abriu as suas portas temos já bastantes pedidos de investigação em lista de espera para avançarem. O seu pedido deve ser enviado para o e-mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt e eu próprio procurarei o que desejar. Segundo o nosso regulamento as pesquisas até 30 minutos são gratuitas (a 1ª hora orça em 20 € e as seguintes em 15€ cada uma). Caso deseje vir ao nosso espaço ele está aberto de Segunda a Sexta-feira das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h e com certeza descobrirá algo mais dos seus ascendentes ;)

Obrigado e um grande abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#120954 | diogopp | 17 jun 2006 12:52 | Em resposta a: #120951

Amigo Rui,

Então mas explique-me, eu mando-lhe o pedido para esse mail e depois tenho que pagar consoante o tempo que o Rui precisar para descobrir o que eu pedi ou pago isso se for ai ao Arquivo? Como lhe disse isto anda muito mal de finanças e portanto é importante perceber essa parte!Vida de estudante é assim!

Um abraço, responda-me assim que puder,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#121005 | Rui Jesuino | 18 jun 2006 14:57 | Em resposta a: #120954

Amigo Diogo,

Desde que abrimos as nossas portas entrou em funcionamento também o nosso regulamento que posso dizer-lhe que é bastante parecido ao de outros arquivos municipais e distritais. Sendo assim também nós podemos receber pedidos de investigação. Esse pedido deve ser enviado para o e-mail que já lhe tinha referido juntamente com a morada para onde quiser que lhe enviemos o material pedido, neste caso as fotocópias. Esse material será enviado à cobrança e pago aos CTT (horas de investigação + fotocópias). Se o que pedir for algo rápido, até 30 minutos, só pagará as fotocópias que requerer. Se equivaler a uma hora de investigação serão cobrados 20€ e se forem mais horas serão cobrados 15€ por hora.
Agora tudo depende do seu pedido.
Se vier cá ao AHME pode investigar tudo o que quiser, as horas ou os dias que quiser gratuitamente e será bem vindo ;)

Um abraço
Rui

Resposta

Link directo:

ARÊZ, de Arraiolos

#121042 | PMVMAC | 18 jun 2006 23:05 | Em resposta a: #114540

Caros confrades,
Procuro informações sobre uns ARÊZ antigos que administraram morgadios em Arraiolos e viveram nessa vila até ao final do séc. XIX [Arêz Tenreiro / Arêz Sottomayor / Ferreira Lobo de Arêz].
Esta familia, segundo algumas genealogias, é o tronco dos Arêz do Reino e usaram as suas armas.

Muito obrigado!
Cumprimentos,
Pedro AC.

Resposta

Link directo:

RE: ARÊZ, de Arraiolos

#121044 | PMVMAC | 18 jun 2006 23:09 | Em resposta a: #121042

Acrescento que estes Arêz estão foram proibidos da administração dos seus vínculos pelo casamento do morgado Nicolau José de Arêz Tenreiro com D. Eugénia da Silveira, descendente duns Picão da vila do Cano, Sousel, infamados de cristãos-novos.
Cumprimentos,
PAC.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#121773 | diogopp | 28 jun 2006 11:00 | Em resposta a: #118681

Caro Nuno Campos,

Tentei descobrir qual a ligação destes Picão aos Picão de Abreu e infelizmente não consegui descobrir. Se se estiver a referir aos Picão de Abreu de Elvas posso-lhe garantir que essa ligação existe já que são meus parentes, vou tentar descobrir a ligação, se bem que o ramo Picão de Abreu é, creio eu, o ramo dos Picão mais pequeno.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#125467 | diogopp | 21 ago 2006 20:54 | Em resposta a: #116785

Caro Nuno Borrego,

Peço-lhe imensa desculpa por o incomodar mas nas minhas investigações descobri nos meus ascendentes um João da Guerra casado com uma Maria Picão, ambos naturais de São Vicente, nascidos por volta de 1660.
Por outro lado descobri um Manuel Caldeira, nascido em Barbacena em 1700, filho de Matias Caldeira e Leonor Rodrigues, que veio depois a casar com Natália da Ponte nascida em 1682 filha de Manoel da Ponte e Leonor Pires.
Estaremos porventura a falar de descendentes das pessoas que mencionou e que são alvo do seu livro?

Peço desculpa por o incomodar mas de facto não resisti a perguntar-lhe.

Muito obrigado, cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#126695 | diogopp | 31 ago 2006 14:28 | Em resposta a: #118703

Caro Nuno,

Via gora uma mensagem que me deixou há uns meses e para a qual não tinha resposta, porém já tenho e aqui está.

Vá a http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=477824, houve outros filhos deste casal porém não tenho os nomes.

Espero tê-lo ajudado.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#134156 | LProjecto | 15 nov 2006 12:32 | Em resposta a: #112963

Caro Diogo,

Lembra-se de, em tempos, lhe ter dito que estava convencido do parentesco entre a mãe e o pai da sua namorada pela parte Barradas ?

(que constato já se encontrar no Genea)

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=576408

Estou agora em condições de lhe confirmar tal suposição, dado que num destes dias ao passar os olhos pelos Costados Alentejanos II verifiquei numa árvore de costados (que neste momento não tenho presente a quem respeitava) que:

Joaquina do Carmo da Mata Antunes Barradas (bisavó da sua namorada), se encontra na BD Genea em duplicado (com duas entradas):

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=475966

e

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/costados.php?id=539134


sendo filha de:

Joaquim Antunes Barradas e de D. Maria José da Silva e Mata,

neta paterna de:

José Antunes e Maria da Conceição Barradas (que tb constam do Genea)

sendo esta Maria da Conceição Barradas, n. 13.12.1815 - Sta. Eulália, filha de Manuel Barradas e de Maria do Carmo, que casaram a 20.05.1813 - Sta. Eulália.

Por sua vez, este Manuel Barradas era filho de João Barradas e de Catarina do Carmo, que já constam nesta BD em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=517613

Ou seja, será o Diogo parente da sua namorada tanto pelos ramos materno como paterno (dela).

Já agora, pergunto-lhe se dispõe de elementos adicionais acerca da ascendência do casal João Barradas e Catarina do Carmo?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#136776 | diogopp | 08 dez 2006 16:02 | Em resposta a: #134156

Caro Luis,

Que vergonha!!
So agora vi a mensagem que aqui me deixou há quase um mês atrás! Ainda nem sequer lhe tinha agradecido pela simpatia de a ter deixado aqui! Sendo assim isto faz com que os pais da minha namorada sejam parentes! Que engraçado, até já lhes telefonei a contar, nem um nem outro fazia ideia de tal parentesco tal como eu já lhe tinha dito!

Muitro obrigado Luis,
Um abraço,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#139135 | LProjecto | 04 jan 2007 16:44 | Em resposta a: #136776

Caro Diogo,

Por motivos de mudança de residência fiquei sem Internet no domicílio, aliás assim continuo na presente data mas em vias de resolver a situação, pelo que queira desculpar se o deixei sem resposta em alguma das suas intervenções.

Aproveito para lhe desejar um excelente 2007.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#151239 | LProjecto | 04 abr 2007 08:41 | Em resposta a: #111852

Caros amigos do Genea e demais Confrades,

Embora tenha tentado, em primeiro lugar, proceder a uma actualização de dados através da respectiva página individual, tal não me foi possível, talvez por culpa minha que não o soube fazer, tanto mais que tal correcção poderia implicar a supressão de um ramo ascendente de algumas gerações, ou talvez não (como não avancei na pesquisa ainda não me foi possível confirmar a linha ascendente que é apresentada na BD do Genea).
Deste modo, sublinhando a minha simples postura de crítica construtiva, tomo o atrevimento de apresentar o meu modesto contributo para a correcção dos elementos que a seguir apresento:

1. Josepe de Martins Picão, que consta em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=515881

(Bem, talvez fosse melhor deixar o português arcaico e chamar o dito pelo trato erudito de: José Martins Picão, à semelhança do que acontece com a generalidade dos nomes que aqui são apresentados)

Mas, mais importante que isso é verificar que o nome do seu pai, que encontro referido no assento do seu matrimónio com Juliana Maria, não coincide com o nome que é apresentado na BD Genea, senão vejamos:

Fonte:
(Arquivo Municipal de Elvas, Registos paroquiais, Santa Eulália, Mç 103/02, fl.91v)

27.04.1712
- Casamento de José Martins Picão e Juliana Maria.
Ele, filho de Domingos Fernandes e de Isabel Lopes.
Ela, filha de João da Guerra e de Maria Picoa.
Testemunhas: Manuel Martins de Matos e Leonor Alvares, mulher de Domingos Fernandes.

Exclui, entretanto, a possibilidade de se tratar de homonímia dado que, e admitindo inicialmente tal hipótese, procurei sem efeito outro assento de matrimónio que correspondesse ao dos indivíduos em questão. Tratar-se-ia de lapso cometido pelo celebrante (não era raro…), casaram noutra paróquia (quem sabe...)?

Pretendo apenas sublinhar que não é meu objectivo colocar em evidência ou descredibilizar as fontes que foram consideradas aquando da actualização da página em questão, mas somente contribuir para tornar ainda mais completa a excelente base de dados que temos à nossa disposição… se houver quem refute esta minha sugestão será benvindo!

É uma gota no oceano, mas é de muitas gotas que o oceano é feito…

Já me lembra uma cantilena que fazia parte do meu livro de leituras do 2º ano (belos tempos que já não voltam!!) e que era mais ou menos assim:

Papu disse:
Uma velha muito velha quis telhar o seu telhado, não quer telha e sem telha não se telha o telhado. O que quer a velha? (já não me recordo se levei algumas reguadas para a decorar!)

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#153235 | JMMVV | 21 abr 2007 15:16 | Em resposta a: #113072

Caro Confrade Rui Jesuino,
sera que ao passar uma vista d'olho no Arquivo Historico Municipal,podera dizer-me algo sobre D. Tereza Leocadia Prates Menezes,baptizada na Vila de Olivenca entre 1765 e 1790 ?
Tera elementos acerca de Joao Esteves da Veiga e do pai de 3 bravos do Mindelo,o
valente Major de infantaria Joao Manuel da Veiga ,natural de Bringel/Beja,filho de Joao Martins da Veiga e D. Bernarda Antonia de Menezes,todos de Bringel (freguesia de S. Sebastiao da Figueira de Cavaleiros ??? )
Antecipadamente agradecido no que me puder ajudar,cumprimento respeitosamente
J.M.M.da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#153245 | Rui Jesuino | 21 abr 2007 16:51 | Em resposta a: #153235

Caro Confrade,
Quer que procuremos o assento de baptismo de D. Tereza Leocadia Prates Menezes? Possui mais alguma informação ou data a que possamos recorrer?

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#153579 | JMMVV | 24 abr 2007 13:53 | Em resposta a: #153245

Caro Confrade Rui Jesuino,
a D. Tereza Leocadia Prates de Meneses (d'Affonseca) era mulher de Joao Manuel da Veiga, nascido a 16/10/1775 em Bringel/Beja. Este assentou praca a 02/10/1795 no 2o. Regimento d´Infanteria d´Olivenca (mais tarde Infantaria no. 15), altura em que deve ter conhecido a D. Tereza. Por isso calculei o nascimento/baptismo dessa Senhora entre 1765 e 1790. Será que ajudei? Se nao incomodasse muito gostava de saber a sua ascendencia. Renovo os meus agradecimentos e apresento cordiais cumprimentos,
J.M.M. da #Veiga Ventura (Alemanha)

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#154234 | Rui Jesuino | 29 abr 2007 10:55 | Em resposta a: #153579

Caro Confrade,
Desculpe a minha demora em responder mas encontrava-me de férias. Assim que tiver a sua autorização os técnicos do AHME darão início à pesquisa. Devo informar-lhe que os preços são os seguintes:
Primeira meia-hora: gratuita
Segunda meia-hora: 15 euros
Horas seguintes: 20 euros cada

O envio será feito à cobrança para a morada que me fornecer.
Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#154408 | JMMVV | 30 abr 2007 13:08 | Em resposta a: #154234

Caro Confrade,
perdi o interesse na pesquisa que pretendia efectuar,pelo que lhe agradeco a atencao dispensada e desejo sucesso nas suas pesquisas
JMMVV

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#234016 | Tiago Picão | 12 jul 2009 19:55 | Em resposta a: #111852

Amaro José Bastos Picão foi bisavô do meu trisavô. Tenho toda a genealogia dele. O que precisava saber?

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#234018 | Tiago Picão | 12 jul 2009 20:00 | Em resposta a: #112963

Nos meus dados, pois também sou descendente directo de Amaro José Bastos Picão, tenho o seguinte:

"Amaro José Bastos Picão-Filho do Capitão de Ordenanças Manuel Martins Picão e de D. Florência Rodrigues. Casou em Maio de 1773. Faleceu em 3 de Outubro de 1789. Era Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo. Foi sepultado com todos os sacramentos na Igreja Paroquial de Santa Eulália."

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#234026 | LProjecto | 12 jul 2009 21:36 | Em resposta a: #234016

Caro Confrade,

O que entende por "toda a genealogia dele"?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#234031 | MManuel | 12 jul 2009 22:06 | Em resposta a: #112157

Caro Confrade

Na sua lista de nomes por acaso na esta José Martins, casado com Joaquina Oliveira era espanhola.
Tiveram duas filhas Ivone Olieira Martins e Judite Oliveira Martins.
Muito e muito obg. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#234032 | Tiago Picão | 12 jul 2009 22:22 | Em resposta a: #234026

Eu sou um leigo nestas áreas, mas o que eu quero dizer é que possuo o historial de Amaro José Bastos Picão. Tenho uns manuscritos redigidos por Laureano Picão Sardinha, que foi o último descendente directo de Amaro Picão, e que relata a história dos Picões desde Sebastião Martins Picão (1594) até à minha trisavó Josefa da Silva Picão.

Cumprimentos,
Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#234040 | LProjecto | 12 jul 2009 23:48 | Em resposta a: #234032

Caro Tiago Picão de Abreu,

Em tempos fiz alguma pesquisa sobre a família "Picão" de Santa Eulália, pelo facto de Amaro José de Bastos Picão ter sido 6.º avô do meu sobrinho, tal como acontece com o Tiago, pelo que depreendi da sua intervenção.
Na minha base de dados também consta a ligação entre Amaro José de Bastos Picão e Sebastião Martins Picão, todavia, tenho o maior interesse na informação que possa constar desse manuscrito, sobretudo se a mesma reportar crónicas ou relatos do quotidiano desses indivíduos ou qualquer informação complementar ao mero traçado ascendente, pelo que lhe pergunto se existe alguma forma de a disponibilizar?

Quanto refere que Laureano Picão Sardinha foi o último "descendente directo" de Amaro Picão, refere-se efectivamente a que parentesco? É que tal expressão, por compreender uma terminologia, na minha opinião, bastante difusa e em contextos diversos, não permite subentender a acepção que lhe é atribuída. Por exemplo, o meu sobrinho Tomás ainda não tem 3 anos, o que significa que será "mais último descendente" ou, pelo menos, mais actual/recente descendente em relação ao dito Amaro, do que o tal Laureano. E, provavelmente, outros haverão mais novos ainda…
Suponho que se quis referir à linha varonil, será isso?

Queira desculpar esta pequena divagação, mas também eu sou um simples aspirante a genealogista amador num processo permanente de auto-formação, e não mais do que isso.

Caso prefira, poderá contactar-me através de: luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#234075 | Tiago Picão | 13 jul 2009 11:49 | Em resposta a: #234040

Caro Luís,

O que eu quero dizer com ultimo descendente directo é que Laureano afirma no final do manuscrito que "O nome Picão está extinto, por não haver na familia varão que directamente o transmita.", sendo ele, penso, o último varão, até porque a partir desse momento o nome Picão foi passando pelo lado materno, pois agora em Elvas nao existe um apelido Picão que não seja composto (Picão de Abreu, Picão Fernandes, Picão Caldeira, Picão Minas...).

Relativamente ao manuscrito, este limita-se a fazer uma crónica resumida das vidas de cada um dos Picöes. Basicamente relata quando nasceram, onde foram batizados, quem foram os seus padrinhos, de quem eram filhos, com quem casaram, quais as suas profissöes, onde moravam e os filhos que tiveram. No que toca ao quotidiano desta família, existe um grande texto sobre Claudio Jose Bastos Picão, que foi vereador na camara de Elvas, e que nos dá conhecimento do recrutamento militar da época e de um incidente levado a tribunal por Claudio Jose e um pastor.

Cumprimentos,
Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#234094 | LProjecto | 13 jul 2009 14:46 | Em resposta a: #234075

Caro Tiago,

Muito obrigado pela sua resposta, em todo o caso, reitero a minha questão no sentido de procurar saber se haverá alguma forma de facilitar o acesso a esse tal manuscrito. Será possível, por exemplo, digitalizá-lo?

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#234127 | Tiago Picão | 13 jul 2009 19:39 | Em resposta a: #234094

Penso que sim. Posso tentar digitalizá-lo. Este documento foi-me dado à uns meses pelo meu avô paterno António Luís Picão de Abreu. Originalmente foi redigido por Laureano Picão Sardinha em 1952 e enviado ao meu bisavô Francisco da Silva Picão de Abreu. Eu penso que o meu avô ainda possui outro documento escrito por José Picão Tello, mas ainda não o encontrei. Se quiser, também me pode dar a sua morada e eu tiro cópias dos documentos e envio-as. Além de ser mais prático, os documentos ficam mais fáceis de consultar.

Cumprimentos,
Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picã

#234129 | LProjecto | 13 jul 2009 19:56 | Em resposta a: #234127

Caro Tiago,

Muito obrigado pela sua disponibilidade.

Se facilitar, poderá enviar à cobrança (com despesas de cópias e CTT incluídas) para a morada que lhe indicarei via correio electrónico. Sem querer abusar da sua gentileza, pedia-lhe que, para esse efeito, me enviasse um e-mail (mesmo em branco) para:
luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Santa Eulália (Elvas) - Amaro José Bastos Picão

#260599 | joaoggralves2 | 17 ago 2010 01:23 | Em resposta a: #111852

Caro Luís Projecto Calhau,

Descendo de Manuel Rodrigues Picão e Catarina Gomes, que foram moradores em Elvas no início do século XVII. Este casal teve pelo menos três filhos: Luís de Almeida Picão (casado em Campeã com Isabel Carvalho Correia, filha de Fernão Dias de Carvalho e de Maria Gomes Correia), António Rodrigues Picão (abade de Campeã), e Manuel Rodrigues Picão (casado com Maria Madalena Velho, filha de Francisco Martins de Araújo e de Maria de Magalhães Velho). Manuel Rodrigues Picão era filho de Luís Fernandes e Joana Rodrigues, que por volta de 1600 eram moradores na Rua do Touro em Elvas, tendo chegado a essa cidade em 1585, vindos de Alvares, concelho de Góis. Era neto paterno de Simão Pires e Catarina Pires e materno de António Fernandes e Maria Rodrigues, todos de Alvares. Será que há ligação com Picões que referidos neste tópico? Ainda não consegui perceber qual a origem deste apelido, já que nenhum dos pais nem avós de Manuel Rodrigues Picão o usam. O mesmo para o "Almeida" de Luís de Almeida Picão...

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen