Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos | Hispânia

Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#111960 | macp | 13 fev 2006 19:10

Caros Confrades
Surgiu-me agora um indivíduo em Lama, freguesia de Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião, Miguel Gonçalves, no assento de baptismo de um neto, em 1786, como sendo natural do reino da Galiza (possivelmente de Tui).
Pergunto se há alguma explicação histórica, social, económica ou outra para aparecerem indivíduos da Galiza nesta freguesia de Santa Marinha do Zêzere e se há alguma hipótese de seguir esta pista em algum Arquivo da Galiza.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#116006 | atilio araujo costa | 06 abr 2006 18:44 | Em resposta a: #111960

olá

Sou natural freguesia de Santa Marinha do Zêzerede , a minha familia já teve uma pequena quinta no lugar da lama, era um sitio isolado , mas muito bonito , tenho as melhores recordações da casa da lama . Sei que o meu bisavô esteve na primeira grande Guerra, vindo a morrer uns anos mais tarde .

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#116161 | macp | 08 abr 2006 17:40 | Em resposta a: #116006

Caro Atílio
Os antepassados que “encontrei” em Lama no séc. XVIII têm apelido Pinto e Monteiro, além do indivíduo que referi anteriormente. Conheço vários lugares de Santa Marinha do Zêzere, mas creio que nunca fui a Lama.
Cumprimentos
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#116170 | Txispa | 08 abr 2006 20:37 | Em resposta a: #111960

Olá Maria A. Pinto,

Os galegos emigrarom desde há muitos séculos a Portugal, pois a afinidade cultural e lingüistica prestaba-se.
Estima-se que depois do terremoto de Lisboa, habería 75.000 galegos na capital de Portugal. No século XVIII, o "Reino" de Espanha tinha um cónsul no Porto, debido á forte presença de galegos.

Com os melhores cumprimentos galaicos-portugueses

Celso Milleiro (Pontevedra-Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#116529 | macp | 13 abr 2006 19:00 | Em resposta a: #116170

Caro Celso Milleiro
Agradeço a sua resposta. Claro que eu sei que muitos galegos vieram desde sempre para Portugal pelas razões que aponta -culturais e linguísticas - , e que em Lisboa viviam e trabalhavam muitos, mas surprendeu-me encontrar também na freguesia de Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião. Pensando bem , a surpresa não deveria ser tão grande, visto que esse concelho pertence ao distrito do Porto; as vias de comunicação é que não seriam tão fáceis como hoje.
Cumprimentos de Portugal para a Galiza , esta afinal também terra dos meus antepassados
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Bai

#124507 | carmen st.moritz | 08 ago 2006 08:47 | Em resposta a: #116006

Hey Atilio!

Come va? La tua famiglia non vive più in Santa Marinha do Zêzere? Fammi sapere come stai, e dove! Cari saluti - Carmen

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#124532 | nmadureira | 08 ago 2006 17:55 | Em resposta a: #116529

Cara Maria A. Pinto,

A região de Baião era um importante ponto de passagem de duas vias provenientes do atravessamento do Douro, igualmente enquadradas nos caminhos que levavam a Santiago de Compostela: uma, que procedia de Oliveira do Douro e subia até ao Arco de Lordelo, em Ancede (e onde, até ao século XIX existiu o «memorial» ou «marmorial» do século XII, que continha dois túmulos de personalidades importantes da região, e onde há, igualmente, uma pintura de Santiago na Capela da Nossa Senhora das Boas Novas) seguindo pela Casa Nova, para Carneiro e Amarante; e uma segunda que, partindo de Porto Manso, seguia pelo «Caminho do Crasto», para as proximidades do Convento de Ancede, continuando por Penalva e Eiriz, para Marco de Canavezes. Este segundo itinerário aproveitava parte de uma via romana.

O Mosteiro de Santo André de Ancede, pólo aglutinador da região, localizava-se nessa zona de intenso movimento desde a Antiguidade que, na Idade Média, era entrecruzada por diversas vias de comunicação que desembocavam no Rio Douro, onde o movimento era deveras significativo, de que a toponímia conservou alguns exemplos (Costa, Porto Manso, Porto Antigo, etc.). O próprio Mosteiro de Ancede era proprietário de uma nau. pelo menos desde meados do século XV, que fazia comércio para fora do Reino a partir da cidade do Porto.

Com o estatuto de "vizinho" das urbes do Porto de Gaia, o Mosteiro de Ancede manitinha assim uma relevante actividade comercial de escoamento dos seus vinhos, a partir das zonas ribeirinhas da foz do Douro, onde possuía alguns armazéns.

Por força desta actividade agrícola e comercial não é, pois, de estranhar, a existência de galegos na região de Baião, onde grande parte das propriedades pertencia ao Mosteiro de Ancede.

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#124750 | macp | 12 ago 2006 18:32 | Em resposta a: #124532

Caro Nuno Barbosa de Madureira
Fico-lhe muito grata pela sua explicação. Assim, fica muito mais clara a presença deste meu antepassado galego. Muito tenho aprendido acerca da minha família e das regiões onde viveram graças às preciosas achegas de amáveis confrades deste fórum, incluído o Nuno Barbosa.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Bai

#127572 | atilio costa | 06 set 2006 12:23 | Em resposta a: #124507

atilio@balonasprojectos.pt

che parliamo.

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Bai

#129152 | aguerreiro | 21 set 2006 18:42 | Em resposta a: #124750

Só uma achega. Era da Galiza a mão de obra especializada em surribar os terrenos para fazer vinhas. Ex. A D. Ant´nia Ferreira teve mais dum milhar deles na quinta do Vesúvio, é natural que algum se perdesse por aí

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Bai

#129181 | mjborges | 21 set 2006 22:20 | Em resposta a: #129152

Caro/a confrade Aguerreiro

Achei a sua achega muito interessante, pois também eu tenho antepassados galegos na região do Douro e sempre achei alguma estranheza nesse facto. Com efeito, tenho um avô em 5º grau, de origem galega, chamado Manuel Covas, nascido em 1800, natural de S. Pedro Fins de Robra(?), Panellas (Lugo, bispado Mondoñedo), filho de José Covas e de Josefa Rodrigues (ou Maria Joana Alves) do mesmo lugar, que veio para Portugal, talvez nos inícios do século XIX, pois casa na igreja de Ermida (Vila Real) a 31/01/1821, com Maria Joana (ou Joaquina?) Alves, natural do lugar da Veiga, Cumieira (distrito de Vila Real); terá ido, a certa altura, viver para Gouvinhas (Sabrosa) pois faleceu «na sua residência em Gouvinhas», a 04/05/1880 com 80 anos.O meu espírito romântico fez-me pensar, quiçá, em algum refugiado da política absolutista na Espanha nos inícios do referido século, mas de facto, faz todo o sentido que ele tenha vindo para a zona das vinhas como a tal mão-de-obra espceializada.

Já agora pergunto, a quem me souber responder, como poderei tentar saber mais alguma coisa para trás, dos meus antepassados galegos, pois só conheço, para trás, os nomes e naturalidade de seus pais.

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Bai

#129318 | macp | 23 set 2006 16:16 | Em resposta a: #129152

Caro Guerreiro
Achega muito interessante! Tenho guardado todas as informações de que têm a amabilidade de me dar conhecimento e esta explica a vontade de ficar na região e constituir família que foi o caso do indivíduo em questão Miguel Gonçalves... Tinham trabalho.
Grata pela informação.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Bai

#129319 | macp | 23 set 2006 16:25 | Em resposta a: #129152

Caro AGuerreiro
Por lapso , o meu agradecimento ficou registado em resposta a outra intervençã o deste tópico. Queira desculpar.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Baião

#204839 | atilio araujo costa | 05 ago 2008 11:02 | Em resposta a: #116006

eeee

Resposta

Link directo:

RE: Reino da Galiza e Santa Marinha do Zêzere, Bai

#204890 | philgue | 06 ago 2008 11:03 | Em resposta a: #129318

Mais estranho, tenho antepassados vindos da galiza (a carilla) no seculo XVIII para... santana de cambas (alentejo), nao sei qual sera a razao!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen