Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#111991 | Escorcio | 14 fev 2006 08:47

Procuro informaçoes sobre: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança (1846 e 1856), governador do forte de São-Neutel de Chaves, deputado às cortes em Valpaços

Júlio do Carvalhal de Sousa Silveira Teles e Meneses ou Júlio do Carvalhal de Sousa Teles ou mais reduzidamente conhecido por Júlio do Carvalhal, nasceu na Veiga-do-Lila a 10 de Março de 1810 e morreu a 9 de Junho de 1872. Era moço fidalgo e cavaleiro da casa real e administrador do vínculo de Nossa Senhora-dos-Remédios da Veiga-do-Lila. Fez parte do batalhão académico organizado em Coimbra, vindo a ser um dos 7.500 bravos do Mindelo (1832). Foi governador do forte de São-Neutel de Chaves e cavaleiro da Torre e Espada. Duas vezes exerceu o cargo de governador civil de Bragança, uma em 1846, outra em 1856. Elegeram-no diferentes vezes deputado às cortes em Valpaços, sendo a primeira vez no ano de 1860. Cabe-lhe a honra de ter sido o primeiro que se lembrou da construção de um caminho de ferro no distrito de Bragança (1) e não se esqueceu de conseguir a elevação da aldeia de Valpaços à categoria de vila, o que consta do decreto de 27 de Março de 1861.

Júlio do Carvalhal teve uma filha chamada Efigénia do Carvalhal de Sousa Teles que escreveu alguma coisa em prosa e em verso.

(in "O Concelho de Valpaços" por Valbel (Joaquim de Castro Lopo), edição de autor, 1954)

Cumprimentos
Escorcio

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#112025 | JASP | 14 fev 2006 16:38 | Em resposta a: #111991

Caro Escorcio

Existe um texto com bastante informação nas páginas 920 a 922 do 2º volume do Dicionário biográfico parlamentar (1934-1910) editado pela Assembleia da República. Neste texto consta a seguinte documentação:

Arquivo Histórico Militar, caixa 817
Memorandum de Chaves relativo aos acontecimentos do mês de Maio de 1846 / Inácio Pizarro de Morais Sarmento. Porto, 1846. p. 23.

Espero que seja útil.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL + MORGADO do RIO TORTO

#113566 | Escorcio | 07 mar 2006 15:33 | Em resposta a: #112025

Caro Jorge Afonso,

Agradeço a informaçao que é de facto muito útil. Vou contactar Arquivo Histórico Militar.

Entretanto, ja consegui reunir certas notas biograficas sobre o Julio de Carvalhal e também sobre a filha Efigénia que se casou com

Francisco de MORAIS TEIXEIRA PIMENTEL,
MORGADO do RIO TORTO,

sobre o qual também procuro elementos biograficos.

Cumprimentos

Escorcio

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL + MORGADO do RIO TORTO

#113574 | manelsp | 07 mar 2006 17:05 | Em resposta a: #113566

Caro Escorcio

Por acaso já viu o Abade de Baçal, nas suas "memórias", tomo VI "os Fidalgos" o que lá vem respeitante ao mesmo morgadio. Suponho que terei alguma informação por aqui, pelo que se quiser poderei ver o que por todos conseguimos.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#113600 | nmadureira | 08 mar 2006 01:30 | Em resposta a: #111991

Caro Escórcio,
O Abade de Baçal (Pe. Francisco Manuel Alves) nas págs. 556 e 557 do Vol VII das suas "Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança" inclui alguns dados biográficos sobre o Capitão Júlio do Carvalhal, bem como referência a outras fontes que a ele se referem.
Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#113637 | manelsp | 08 mar 2006 19:09 | Em resposta a: #113600

Caro Nuno
obrigado por corrigir a minha mensagem que ia "manca". Nada como o profissionalismo. E sobre os "nossos" Barbosas? Há novidades
cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

PIEDADE SARMENTO PIMENTEL DE LACERDA E LEMOS

#114707 | Escorcio | 22 mar 2006 10:11 | Em resposta a: #113637

Agradeço as informaçoes.

O Julio DO CARVALHAL foi casado com:

D. Maria da Piedade FERREIRA SARMENTO PIMENTEL DE LACERDA E LEMOS que era natural de Carrazedo Montenegro (c. 1815). Viviam em Vilar de Nantes.

Cumprimentos
P. Escorcio

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#137389 | casadorego | 16 dez 2006 03:42 | Em resposta a: #111991

Exmo Sr.
Júlio do Carvalhal de Sousa Silveira Telles Pereira e Menezes, Governador do Forte de S. Neutel, General, Governador de Bragança, etc.... Foi liberal. Desembarcou com D. Pedro no Mindelo, na guerra civil contra D. Miguel. D.Efigénia do Carvalhal de Sousa Telles não foi a única filha.

Há muita descendência deste meu tetravô. Incluindo na Veiga do Lila: os Carvalhal de Sousa Telles ainda lá têm Casa e Quinta.

Não sei se a tia Efigénia era filha dele ou neta. Era irmã de Augusto do Carvalhal de Sousa Telles casado com sua prima D. Umbelina do Carvalhal (esta teve mais duas irmãs, uma que não casou, surda-muda, outra que era a minha avó Teresa que morreu de parto do meu avô materno Júlio Augusto do Carvalhal Magalhgães.

Não tenho muitos dados, mas tenho alguma coisa.

Atentamente
Jorge Pereira de Araújo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL + MORGADO do RIO TORTO

#137390 | casadorego | 16 dez 2006 03:49 | Em resposta a: #113566

Ex.mo Sr.
A tia Efigénia casou com o morgado de Rio Torto - que já tinha um filho doutro casamento. Não tiveram descend~encia. Todos os bens ficaram para a sobrinha D.Umbelina do Carvalhal casado com seu primo Augusto do Carvalhal de Sousa Telles. Não sei bem se a tia Efigénia era filha do General Júlio do Carvalhal.

Ainda há poucos meses morreu em Braga o filho mais velho deste casal: Eng.º Fernando do Carvalhal de Sousa Telles casado com uma senhora Alvarenga e com muitos filhos e netos.

Atentamente
Jorge Pereira de Araújo Barbosa Teixeira

PS Há um Livro (Tombo Heráldico de Chaves e Valpaços..., salvo erro) com informação da casa da Veiga do Lila e com as armas.

Descendemos do 3.º Morgado de Vilar de Perdizes, Alexandre de Sousa Pereira. Já enviei os dados para este site para serem adicionados. Mas é muito lento.

Atentamente
Jorge Pereira de Araújo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142879 | jacst | 03 fev 2007 21:16 | Em resposta a: #113600

Exmo
Senhor Nuno Barbosa Madureira:
Na quallidade de trineno de Júlio do Carvalhal, confirmo o que está escrito pelo Abade de Baçal no indicado livro.Contudo, sempre direi que penso que Júlio do Carvalhal ascendeu à patente de General.
Cumprimentos
Júlio do Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL + MORGADO do RIO TORTO

#142881 | jacst | 03 fev 2007 21:28 | Em resposta a: #113566

Exmo
Senhor Escorcio:
Na qualidade de trineto de Júlio do Carvalhal muito grato lhe ficaria se me pudesse fornecer mais elementos biográficos de Júlio do Carvalhal.E´certo que sua filha Efigénia foi casada com Francisco Pimentel que era oriundo de Vila Flôr.
Cumprimentos
Júlio do Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142884 | jacst | 03 fev 2007 22:07 | Em resposta a: #137389

Exmo
Senhor
Jorge Pereira de Araújo Barbosa:
Foi com muito gosto que constatei que eramos parentes. Com efeito, eu sou trineto, entre outros primos, de Júlio do Carvalhal. Pelo que li na sua mensagem, algumas das informações não me parecem correctas. A tia Efigénia de Rio Torto, casada com Francisco Pimentel, Morgado de Rio Torto e oriundo de Vila Flôr,era filha de Júlio do Carvalhal. Umbelina do Carvalhal era minha avó paterna e irmã de avó materna Teresa que teve um filho Júlio Alexandre que eu conheci e que teve alguns filhos ilegítimos. Para além de Umbelina ,Teresa, Beatriz ( surda -muda ), ainda tiveram se bem me lembro, de Efigénia e Álvaro falecido precocemente. Verdade é que em Veiga do Lila ainda existe a casa de família e a quinta cujos proprietários são minha irmã e o signatário.
Desgraçadamente. assisti ao passamento daquele que presumo ser seu Avõ Júlio Alexandre em Nantes na periferia de Chaves.

Cumprimentos,

Júlio do Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142887 | jacst | 03 fev 2007 22:42 | Em resposta a: #112025

Exmo
Senhor
Jorge Afonso:
Muito grato pela informação que teve a amabilidade de me enviar relativamente à biografia de meu trisavô, Júlio do Carvalhal
.
Tendo já o primeiro volume da indicada obra espero que amnhã vá comprar o segundo que está encomendado na Livraria Bertand.
Apesar de ter sessenta anos, ainda não lido com a mestria necessária com estas tão importantes ferramentas informáticas.
Cumprimentos ,
Júlio do Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142909 | casadorego | 04 fev 2007 04:20 | Em resposta a: #142884

Ola Júlio do Carvalhal,
Efectivamente assim é. Presumo que seja filho de Fernando do Carvalhal Sousa Telles ou do Francisco (este conheci ainda). Sei relativamente pouco dos detalhes. O Julio do Carvalhal meu avô (pai da minha mãe Maria Teresa) teve efectivamente um "pedaço de vida" complicado - e especialmente, como sabe, pouco correcto com os filhos. Seja como for foi muito interessante este ensejo de reencontrar gente ligada pelo sangue. A minha mãe e a minha avó iam muita à Veiga do Lila a casa da sua avó e também à Póvoa, onde a minha mãe passava férias com os seu pai e irmãos e irmãs. O lado que sempre investiguei e mais segui e sigo é (são) outros, mas este Carvalhal e Leite de Magalhães também existe.

Limitei-me a participar de um tema lançado por uma outra pessoa, também Carvalhal (essa legítima) e que aliás só mais tarde (após alguma troca de mensagens) se revelou como Carvalhal. Foi só. Mas tenho muito gosto em saber que existe. E muita pena desse desgraçado passatempo de Nantes - seja como for a história olha-a (como gosto) através de grossas lentes proustianas que me trazem a distância desapaixonada de quem, no fundo, se está nas tintas.

Cuprimentos

Jorge Pereira de Araújo Barbosa Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142911 | fertelde | 04 fev 2007 05:37 | Em resposta a: #142909

Estimado Confrade Jorge Pereira:

Como temos familiares pela mesma area, gostaria de lhe perguntar se o apelido Leite Velho lhe diz algo...
Cumprimentos,
Fernando de Telde.-

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142920 | casadorego | 04 fev 2007 13:12 | Em resposta a: #142911

Caro Confrade
De momento não me ocorre nada sobre esse nome. Julgo que em Felgueiras Gayo existe algo nos Barbosas. Mas não tenho a certeza.
Cumprimentos
jorge pereira

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142924 | fertelde | 04 fev 2007 15:34 | Em resposta a: #142920

Estimado Confrade:
Muito agradeço a sua resposta.
Tenho a genealogia da referida familia L.V. que também toca nos apelidos Morais, Teixeira, Barbosa, Pimentel, Castro, todos da mesma regiâo, Bragança, Chaves, Veiga de Lila, Gov. do forte de S. Neutel, Administradores em Mogadouro além de um ramo Barbosas de Araújo em Formariz. Por isso a pergunta.
Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142926 | jacst | 04 fev 2007 15:52 | Em resposta a: #142924

Estimado Confrade:
Recebi a sua mensagem que presumo que não me era dirigida. Contudo, dada a circunstância de ser trineto de Júlio do Carvalhal muito grato lhe ficaria se me pudesse enviar os dados genealogicos da familia Carvalhal.
Cumprimentos,
Júlio do Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142929 | jacst | 04 fev 2007 16:19 | Em resposta a: #142909

Olá Jorge Barbosa Teixeira:

Recebi a sua mensagem que muito agradeço, premitindo-me fazer algumas corecções.
O pai da invocada Maria Teresa irmã de minha avó Umbelina era Alexandre do Carvalhal irmão de Álvaro do Carvalhal, tendo este último falecido em Coimbra, vítima de aneurisma, na altura em que frequentava o quarto ano da Licenciatua em Direito.Escreveu um único livro de contos, designado, simplesmente CONTOS sendo que desse conjunto Manoel de Oliveira repescou o contc CANIBAIS que serviu de guião para um filme por ele realizado e com o mesmo nome.
Alexandre do Carvalhal tanbem frequehtou o primeiro ano do curso de DIreito vindo a concluir os estudos de Agronomia em Lisboa.
Como bem refere teve um" pedaço de vida" complicado tendo-se divorciado da esposa que era a mâe de Maria Teresa e restantes irmãs.
Não me parece credível que possa ser filho de Fernando ou Francisco do Carlvalhal dois dos irmao~s de meu pai.
Voltaremos a contactar.
Cumprimentos
Júlio do Carvalhal

Resposta

Link directo:

Júlio do CARVALHAL

#142934 | Escorcio | 04 fev 2007 16:44 | Em resposta a: #142881

Caro Júlio,

Tenho a árvore quase completa da familia Carvalhal e terei muito gosto em comunicá-la.

O Júlio de Carvalhal era neto de:
Francisco José do Carvalhal da Silveira que nasceu em Chaves a 14.12.1751.
Casou 2ª vez em Argeriz a 25.10.1781 com D. Isabel Maria Bernarda Teixeira Osório de Queiroga, natural de Argeriz, Valpaços, filha do Dr Inácio Gomes Osório de Queiroga (bacharel formado (1731) em Cânones) e de D. Joana Maria Teixeira.
Tiveram dois filhos:
Francisco António do Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt, § 1 – ramo de Vidago (o meu ramo).
e
Alexandre Manuel do Carvalhal de Sousa da Silveira Teles, § 2 – ramo de Veiga de Lila (o seu ramo).
Teve 3 filhos:

I. Alexandre do Carvalhal da Silveira Bettencourt, Tenente no Regimento de Cavalaria nº 9. Fidalgo cavaleiro da Casa Real, senhor da casa e vínculos de seus antepassados. Frequentou a Universidade de Coimbra e emigrou para os Açores, a juntar-se às forças liberais, quando estava ao 4º ano de Matemática. Morreu solteiro aos 27 anos de colera morbus no Algarve.

Por sua morte de seu irmão, Alexandre, a administração da casa passou para o Júlio do Carvalhal.

II. Júlio do Carvalhal de Sousa da Silveira Teles Pereira e Menezes casou com D. Maria da Piedade Ferreira Sarmento Pimentel de Lacerda e Lemos, filha de Francisco Ferreira Sarmento de Morais Pimentel e Maria Antónia de Lemos Pereira de Lacerda.
Sobre a genealogia da D. Maria da Piedade:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132898

O casal teve 5 filhas:
- D. Filomena da Graça do Carvalhal que faleceu menina.

- D. Maria Adelaide do Carvalhal que casou com seu primo Alexandre do Carvalhal de Sousa Teles da Silveira Bettencourt. Com geração.

- D. Carolina do Carvalhal que faleceu menina.

- D. Ifigénia do Carvalhal que casou com Francisco António de Morais Teixeira Pimentel. Sem geracão.

- D. Beatriz Amanda do Carvalhal que faleceu solteira aos 23 anos.

III. António da Silveira Carvalhal de Sousa Teles de Bettencourt. Com geração.

Com os melhores cumprimentos.
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142949 | casadorego | 04 fev 2007 18:59 | Em resposta a: #142926

Caro Senhor,
Apesar desta mensagem também não me ser dirigida, caso esteja interessado nos dados dos Carvalhal, posso enviar-lhos via email. O meu email é : jgpabtpc@clix.pt
Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142950 | casadorego | 04 fev 2007 19:04 | Em resposta a: #142929

Ex.mo Sr.,
Eu não disse ser filho deles. Perguntei-lhe a si se era filho de um deles. Já vi que não.

Sobre o escritor eu já sabia há muito tempo, tenho inclusivé o livro (e vi o filme, como quase todos os do Manoel de Oliveira). Era (Alvaro do Carvalhal) alguem cheio de talento. Pena ter morrido tão novo.

Noutra mensagem já lhe deixei o meu email - tenho dados pormenorizados sobre os antepassados - e por essa via esclerecerei tudo.

Atentamente
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#142960 | jacst | 04 fev 2007 20:07 | Em resposta a: #142949

Caro Jorge,

recebi a sua mensagem e verifico que a interpretei mal. Com efeito, sou filho de Júlio do Carvalhal de Sousa Teles, filho mais velho de Umbelina do Carvalhal e de Eugénio Evangelista do Carvalhal.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL

#142961 | jacst | 04 fev 2007 20:13 | Em resposta a: #142934

Caríssima Paula,

Começo por lhe pedir desculpa por esta forma tão prosaica de a tratar. Recebi a sua mensagem, que muito agradeço, e que me trouxe elementos adicionais importantes para a pesquisa que estou a iniciar sobre a minha família. Curiosamente uma das minhas netas também se chama Carolina.

Gostava também de conhecer o ramo da família Carvalhal a que também pertence.
Costumo dizer aos meus filhos (4!) que se devem portar sempre bem porque há sempre quem nos conheça e, neste caso particular, quem seja do nosso sangue.

Obrigado e melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#143012 | casadorego | 05 fev 2007 12:24 | Em resposta a: #142960

Caro Senhor,
Não estou a ver quem é esse filho Júlio... seu pai?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#143382 | casadorego | 08 fev 2007 19:10 | Em resposta a: #142929

Caro Julio do Carvalhal,

Já idntifiquei o seu pai Julio do Carvalhal Sousa Telles filho mais velho. Espero que os dados que lhe enviei tenham sido uteis.
Ao dispor.
Cumprimentos
Jorge Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144350 | fertelde | 16 fev 2007 16:18 | Em resposta a: #142909

Estimado Sr. Jorge Pereira, aqui incluio os nomes que ando buscando. Sâo de Coura...
1-Francisco Barbosa de Araújo Leite Velho, filho de Teotónio Barbosa de Araújo Leite Velho, de Formariz, mercê da confirmação da posse e propriedade dos ofícios de solicitador das Justiças da Casa da Suplicação, de fiscal das despesas das Justiças da Casa da Suplicação, e de escrivão da receita e despesas dos depósitos da Corte, cargos que já servia há 14 anos, por carta do Rei D. Jose
2-D.BEATRIZ BARBOSA DE ARAÚJO LEITE VELHO, n.c. 1688. Casou em 03.12.1708 com o Dr. Baltazar Barbosa Mendes...
Há uma inversâo em relaçâo aos seus apelidos, mas muita coincidencia no Araújo e no Barbosa...
Todos eles aparecem no Coura Magazine, que pode buscar em um motor de busca.
Se souber de alguma coisa, avise.-
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144390 | casadorego | 16 fev 2007 21:45 | Em resposta a: #144350

Exmo Sr.,
Se tiver alguma notícia dar-lha-ei com todo o gosto. De facto não há nem inversão, acontece é que descendo duma Sra. Barbosa de Araújo que casou com um Pereira Mendes (início séc. XVIII) e, desde então, passamos a usar Pereira de Araújo Barbosa.

Gostava de perceber o que procura exactamente.... O Dr. Baltazar Barbosa Mendes desconfio que é da Casa da Raposeira, como segue:

8. Licenciado António de Freitas de Barbosa (Sr. Da Quinta da Roposeira e da Quinta e Casa de Quintela e assistia lá e em Viana). Fez testamento a 5 de Outubro de 1683 e faleceu a 30 de Junho de 1686, foi enterrado na Capela Mor de S.Lourenço do Cabrão c.c. D. Maria Malheira, filha herdeira de António Roiz de Araújo e mulher D. Francisca Malheiro Madriz, filha de Lopo Malheiro Madriz (§ 4 N 5), neta de António Dias Malheiro e mulher Ana Machado de Villasboas (Machados § 22 N 21).

este descendente de Francisco Anes (de Barbosa), da Casa da Raposeira, Miranda, Arcos de Valdevez teve muitos filhos, dois deles são:

Estevão Barbosa Mendes
João Barbosa Mendes de Freitas

descendem duma Mendes de Freitas casada com um Barbosa da Raposeira (Ana Mendes de Freitas cc Baltazar Barbosa, este f.º de Francisco Anes e de Briolanja Rodriges (a quem chamam também Barbosa, mas nos documentos oficiais so aparece como Rodrigues).

Seguramente esse Licenciado é irmão destes (veja no Felgueiras Gaio, Barbosas). Neste site está muita coisa errada sobre a Casa da Raposeira, incluindo o pai de Francisco Anes que não é quem o Gayo diz, e aqui reproduziram. Eu investiguei profundamente todo o Fundo Conventual de Santa Maria de Miranda e tenho até cópias dos documentos.


Sobre os outros não tenho nada
Cumprimentos
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144394 | fertelde | 16 fev 2007 22:14 | Em resposta a: #144390

Estimado Sr Jorge Araújo Barbosa:
Agradeço as informaçôes.
O que estou buscando è completar a informaçâo sobre estes Leite Velho dentro da genealogia familiar que estou construindo e poder entroncar-los. Como nâo encontro pistas, pois socorri-me de si a ver se tinha alguma informaçâo, que ao que parece está bastante perto das suas origens. Este è um ramo paralelo ao meu. Já entrei em contacto com o ADLisboa a ver se encontro alguma coisa mais...
Creio que pelas informaçôes que me dá, efectivamente o Dr. Baltazar Barbosa Mendes "joga" muito perto destes dois que podem ser seus irmâos, pelo menos os apelidos e o nome Baltazar, entram em consonancia... Também a zona de nascimento.-
De esse fundo Conventual de Miranda, também estou muito interessado. Já irei reunir os de Miranda que tenho a ver se por acaso tropeçou com eles.-
Uma vez mais o meu agradecimento

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144397 | fertelde | 16 fev 2007 22:21 | Em resposta a: #144394

Queria dizer: Este ramo Leite Velho, è um ramo paralelo ao meu...

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144548 | casadorego | 18 fev 2007 01:56 | Em resposta a: #144350

Ex.mo Sr.,
Encontrei casualmente no site genea o nome abaixo. Os pais não constam, mas deve ter a ver com os seus.

Cumprimentos
jorge

Gaspar Barbosa de Araújo Leite

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144555 | fertelde | 18 fev 2007 03:59 | Em resposta a: #144548

Exmº Sr:
Agradeço a sua informaçâo que irei em seguida analizar mais detalhadamente. Entretanto Irei procurar noticias de Gaspar Barbosa de Araújo Leite, que também creio ser familiar destes, pois na TT-on line algumas vezes aparecem com esses apelidos sem o Velho...
20 de Fevereiro de 1732 – Teotónio Barbosa Leite Velho de Araújo, de Formariz, morador em Lisboa, pagou 36$000 de depósito para que se faça a diligência de inquirição de estilo sobre seu filho Francisco Barbosa de Araújo Leite Velho, a fim deste ser investido como cavaleiro do hábito da Ordem de Cristo.
20 de Fevereiro de 1732 – Teotónio Barbosa Leite Velho de Araújo, de Formariz, morador em Lisboa, pagou 36$000 de depósito para que se faça a diligência de inquirição de estilo sobre seu filho Vasco José Leite de Magalhães e Menezes Barbosa de Araújo, a fim deste ser investido como cavaleiro do hábito da Ordem de Cristo.
Bem aqui coloquei estas duas noticias para perguntar- lhe se conhece onde posso eu conseguir as INQUIRIÇÔES de ESTILO, de Lisboa, para tentar encontrar mais pistas para entroncar a esta gente?
Melhores Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144556 | casadorego | 18 fev 2007 06:39 | Em resposta a: #144555

Exmo Sr.
Encontrei-lhe a informação abaixo. Consta do registo Geral de Mercês da Torre do Tombo - site " TT online"


Teotónio Barbosa Leite Velho Velho
16/05/1760
Documento Simples
Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.3, fl.401
Alvará. Mercê de Capela. Filiação: Baltasar Barbosa Mendes.

Teotónio Barbosa Leite Velho
15/04/1739
Documento Simples
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.30, fl.325
Alvará. Promessa de ofício.

Teotónio Barbosa Leite Velho
24/01/1735
Documento Simples
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.26, fl.345
[Carta de] Padrão. Tença de 12$000 rs e hábito.
IANTT

Teotónio Barbosa Leite e Velho
04/06/1728
Documento Simples
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.19, fl.319
Alvará. Vencimentos de Moço da Câmara. Filiação: Baltasar Barbosa Mendes.




Quanto a Teotónio Barbosa Leite Velho de Araújo, de Formariz, era dos Barbosas de Paredes de Coura, que são os mesmos de onde vem a minha gente. Pode ser que não tenham a ver com a Casa da Raposeira. Formariz é uma freguesia de Coura. Os Barbosas vinham do Paço de Vascões e de outras Casa antigas dali. O Paço de Vascões é noutra freguesia e era dos Caldas e Sousa (donde eu venho). Ainda existe e tem um escudo de armas de Sousa. É pelo menos quinhentista, a casa.

Nesse site poderá encontrar mais informação. Já viu que ele não usava ali o Araújo.

Abraço
jorge Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144568 | fertelde | 18 fev 2007 11:04 | Em resposta a: #144556

Estimado Sr.

Agradeço imenso a gentileza de ter investigado na TT online. Ontem encontrei mais nooticias no Parede do Coura Magazine, que faz um apanhado das noticias de èpocas remotas e onde dei com estes Barbosa Araújo Leite Velho e creio que cheguei aos avós deste Teotonio...
Sâo da Quinta e Casa de Nostevo, que aparece várias vezes mencionada nas noticias destas páginas do Magazine, relacionadas em várias geraçôes com estes familiares... Aqui vai a direcçâo dessa página de muito interesse genealogico para todos os que como Voçê, sâo dalí, ou que como eu ali tem ou teve laços familiares:
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/18419.html

Aqui, Teotonio e dois filhos aparecem na data 20 de Fevereiro de 1732.
Quanto ao mostrarem ou nâo todos os apelidos, isso infelizmente passa bastantes vezes, o que nos impede por vezes ver claramente se sâo ou nâo as pessoas que pretendemos...
Abraço também para si,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144590 | casadorego | 18 fev 2007 14:09 | Em resposta a: #144568

Ex.mo Sr.,
Não de tem de quê. Ao seu dispôr.

Há um livro chamado Monografia de Paredes de Coura, salvo erro, já antigo (anos 30 ou coisa que o valha), que fala de todas as Casas e um pouco das famílias. Aí está de certeza. Os Barbosa de Coura são muito antigos. A nobreza vivia no interior do Minho. Só a partiur do séc- XVI começa a ir para o litoral e para o Brasil e India (tb Angola e Cabo Verde, mas muito menos). Os Reis ofereciam o Foro de Fidalgo "na condição de ir para a India", por exemplo. É muito frequente.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144596 | fertelde | 18 fev 2007 14:48 | Em resposta a: #144590

Estimado Sr.
Tentarei encontrar dita Monografia, se bem com alguma dificuldade ao nâo residir em Portugal, mas vou tentar.-

Uma vez mais o meu agradecimento
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#144692 | casadorego | 19 fev 2007 00:04 | Em resposta a: #144596

Ex.mo Sr.,
Não é fácil. Penso que há poucas edições recentes. Sei que existe na Bioblioteca Municipal de Paredes de Coura. Tente encontrar na net através de Câmara Municipal de Paredes de Coura. Tenho a certeza que lhe darão a informação, são simpáticos e no Inverno não têm muito trabalho.
Abraço
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragan

#151042 | HPA | 02 abr 2007 21:31 | Em resposta a: #142929

Caros Parentes e Confrades,
Sendo descendente de Álvaro do Carvalhal (autor dos Contos) tenho especial interesse nesta matéria. Sim, apesar de ter morrido muito novo chegou a ter um filho ilegítimo, de seu nome Álvaro Augusto da Silva do Carvalhal (meu bisavô). Confesso que lendo as diversas intervenções no fórum fiquei bastante confuso sobre a ascendência de seu Pai Álvaro. Será que algum dos senhores ma podiam explicar de forma sucinta ou enviar para o email henriquepaARROBAskynet.be a ascendência destes Carvalhal.

Antecipadamente grato,
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragan

#151268 | HPA | 04 abr 2007 15:04 | Em resposta a: #151042

Renovo o meu pedido de informações sobre a ligação de Álvaro do Carvalhal à restante família Carvalhal Sousa Teles, nomeadamente ao Júlio deste tópico.

Grato pela atenção,

Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragan

#152740 | casadorego | 17 abr 2007 19:50 | Em resposta a: #151268

Alvaro do Carvalhal, o escritor, era salvo erro irmão deste.

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL + MORGADO do RIO TORTO

#158793 | fermat | 07 jun 2007 21:49 | Em resposta a: #137390

Hoje, aproveitando o feriado, passeei na net com a minha mãe e, procurando outras coisas deparei-me com este fórum. Sou filha (a 2ª) de Fernando Carvalhal e de M. Salomé Kol Alvarenga (não teve muitos filhos, "só sete", e tem 13 netos e uma bisneta. A minha mãe recorda com muito carinho a sua avó, D.Augustinha Barbosa, que conheceu na Veiga do Lila, bem como uma carta que há uns anos ela escreveu ao meu pai, mas que acabou por não ser respondida. Infelizmente o meu pai faleceu em 31 de Julho p.p., vitima de doença prolongada, mas mantendo sempre a lucidez e um granda espirito de investigação. Tenho em minha mão documentação vária sobre a genealogia, mas em papel (o meu pai usava o computador mas utilizava um pentium 1 ou 2, sem gravador de CD, e nunca transferi a documentação para o meu computador). No entanto terei o maior prazer em lhe enviar futuramente tudo o que precisar. Pena tenho que não seja o meu pai a fazê-lo!

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragan

#158797 | fermat | 07 jun 2007 22:10 | Em resposta a: #151042

Meu pai, já falecido, coligiu muita informação sobre seu bisavô (?) Álvaro Carvalhal. Foi feita uma tese de mestrado, penso que na FLUP, sobre A.C. tendo o meu pai apoiodo, dentro do possível, a mestranda. Esta tese chegou a ser editada mas não lhe posso dizer em que editora. Comprei mais do que um exemplar e ofereci um à escola onde lecciono e que tem a honra de ter tido, como um dos seus primeiros alunos, o seu antepassado(o velho liceu de Braga, hoje Escola Secundária Sá de Miranda). Aliás temos procurado em alfarrabistas uma peça de teatro, da autoria de A.C. editada e representada pela academia do Lyceu de Braga. Os meus pais contactaram, há muitos anos, com uma descendente de A.C., Mariberta, e que faleceu há pouco tempo.

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL + MORGADO do RIO TORTO

#158861 | fermat | 08 jun 2007 21:37 | Em resposta a: #137390

A minha mãe encontrou hoje a carta que a sua Avó escreveu aos meus pais em 1998. Tenho, em papel muito material que lhe deve interessar e que terei todo o gosto em lho enviar. Poderei enviar para Cascais pelo correio ou digitalizar e enviar em pdf. para o seu mail.
Fernanda Carvalhal

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do CARVALHAL + MORGADO do RIO TORTO

#158877 | casadorego | 09 jun 2007 01:46 | Em resposta a: #158793

Cara Senhora,
Tenho muito gosto em contactar consigo. Sei bem que o seu pai teve muitos filhos, vi o anuncio do falecimento recente - pelo qual apresento sentidos pesames - e ja agora informo que a minha avó também já morreu há 5 anos. A mãe ainda vive, com 86 anos. O meu email é: jgpabtpc@clix.pt

Peço desculpa por só hoje responder, mas não tenho consultado a net. O seu primo Julio já por aqui andou. Actualmente vivo no Minho, pelo que terei muito gosto em contactar consigo. Presumo que ainda estejam por Braga.

Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Júlio do Carvalhal, governador civil de Bragança

#197316 | casadalage | 20 mai 2008 21:04 | Em resposta a: #144390

Ex.mo Senhor

Tenho procurado estudar a Casa da Raposeira por descender de Maria de Araújo Barbosa, filha de Belchior Barbosa e de s.m. Margarida de Araújo.

Só disponho do Felgueiras Gaio que me deixa muitas dúvidas, quer na ascendência de Belchior Barbosa (Casa da Raposeira), quer na ascendência de Margarida de Araújo(tt.º Barbosas § 112 n.º 24). Basta comparar com a ascendência de Margarida Malheiro (tt.º Malheiros § 6 n.º 6).

Como V. Ex.ª investigou o fundo conventual de S.ta Maria de Miranda e tem cópia dos documentos, ficava-lha muito grato se me pudesse ajudar.

Com os melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

Paço de Vascões

#209475 | joaoggralves2 | 29 set 2008 22:02 | Em resposta a: #144556

Exmo Sr. Jorge Barbosa,

As informações sobre o Paço de Vascões dos Caldas e Sousa disponíveis na net são muito escassas. Pude constatar que saberá algo sobre esta casa. Também eu descendo desta família (de Henrique de Caldas e Sousa) várias vezes até. Na verdade, há muitas famílias conhecidas relacionadas com este Henrique, nomeadamente os condes de Almada; os Castel-Branco; Cunha Reis; Champalimaud; Azevedo Araújo e Gama; da Casa de Infias; da Casa da Andorinha... ah, e o Zé Diogo Quintela! (lol)

Assim, ficar-lhe-ia grato se pudesse partilhar comigo alguns dados. Mesmo que não saiba muito, pelo menos mais do que eu sabe certamente...

Os melhores cumprimentos,
João Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

RE: Paço de Vascões

#209546 | casadorego | 30 set 2008 23:20 | Em resposta a: #209475

Cara Senhor,
Sei apenas que fica em Paredes de Coura e tb descendo desse senhor Caldas.
Lamento não poder ser útil.
Cumprimentos
jorge

Resposta

Link directo:

FAMÍLIA MORGADO ORIGEM

#236847 | ANDRÉ MORGADO | 19 ago 2009 18:13 | Em resposta a: #137390

CAROS AMIGOS

PRECISO DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O ORIGEM DA FAMÍLIA EM PORTUGAL:

NOME DO MEU PAI: DAVID SILVEIRA MORGADO

NOME DO MEU AVÔ: DAVID AUGUSTO MORGADO (falecido)

NOMES DOS MEUS BISAVÔS PATERNOS: ANTÔNIO MARQUES MORGADO (BISAVÔ) E ROSALINA AUGUSTA PACHECO MORGADO - (falecidos)

MEU BISAVÔ CHEGOU AO BRASIL DESEMBARCANDO NO PORTO DE SANTOS EM SP, COM MEU AVÔ NA BARRIGA DA MINHA BISAVÓ.

AGRADEÇO SUA ATENÇÃO E AGUARDO O RETORNO.

ANDRÉ MORGADO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 16:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen