Transmontano José da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil

Transmontano José da Silva

#112001 | lisboa teles | 14 fev 2006 11:36

Alguém pode me ajudar a obter dados sobre um emigrante, José da Silva, transmontano que foi para o Brasil, provavelmente depois de 1880, porque teve pelo menos um filho, Francisco da Silva, que morreu em 1959 com 72 anos.
Não tenho nenhuns dados sobre a origem, nem quando, nem onde nasceu.
Será que alguém me pode dar alguma pista?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112132 | Luis K. W. | 15 fev 2006 19:27 | Em resposta a: #112001

Caro "Lisboa Teles"
«JOSÉ DA SILVA, transmontano»????
e
«Não tenho nenhuns dados sobre a origem, nem quando, nem onde nasceu»

Esta foi uma das melhores piadas que ouvi hoje!! :-)))))

Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112137 | fertelde | 15 fev 2006 20:05 | Em resposta a: #112001

Caro Lisboa Teles: Na verdade nao dá muitas pistas para conseguir que o ajudem. Em Tras-os-Montes ha uma serie de freguesias onde haverá registrado centenas de José da Silva, mas as coisas que parecem complicadas ao inicio, podem com trabalho e esforço, conseguir algum resultado.
Vamos por partes: Francisco da Silva, que morreu em 1959 è o principio da investigaçao... Deverá procurar algum documento que dê fé das suas origens, certidao de obito, algum passaporte,( se fosse o do pai, José da Silva, melhor) algum registro de propriedade, alguma fé judicial, enfim, um papel que dê pistas para tirar do fio e conseguir encontrar algo... Muitos dos que por aqui andamos, neste forum, começamos com as mesmas vacilaçoes com que voçê pôe a questao...
Mas força e bom inicio de investigaçao, logo quando consiga datos mais elucidativos, volte a formular o pedido de ajuda com os mesmos...
Cumprimentos,
fernando de Telde
P.S. nao desista à primeira apanha, vai haver muitos paos pelo caminho...

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112138 | victorferreira | 15 fev 2006 20:14 | Em resposta a: #112001

Caro participante,
Não leve a mal uma ou outra resposta perplexa ou cheia de humor que lhe venha ter à caixa de correio: é que o que pede (para usar uma já surradíssima comparação) é equivalente a procurar um alfinete num palheiro, de costas, com luvas de boxe calçadas e já agora, com uns tampões nos ouvidos para não deixar ouvir o click do alfinete a cair.
Pistas:
1- o que é esse senhor a si? ou a alguém que conheça? Se é parente seu ou de alguém que conheça, procure um documento onde esse senhor possa constar. P.ex., uma certidão de nascimento de um filho dele, ou de um neto. Lá constarão dados relevantes para dar continuidade à pesquisa;
2- na certidão de óbito do Francisco consta lá qualquer coisa sobre o pai?
3- o José não terá vendido ou comprado alguma propriedade e não haverá algum documento onde ele conste em algum Notário/Cartório?
4- não haverá um registo (de algum deles) no Consulado Português do sítio onde foi morar pela primeira vez? Esse local: qual foi? Rio? São Paulo? Baía?
5- não haverá fotografias, cartas antigas trocadas com Portugal, com familiares, ou outros documentos, com referências a locais que possam ajudar a orientar a busca?
6- não haverá histórias de família, festas, referências verbais a locais que possam também ajudar a compor o ramalhete?
7- não haverá uma referência ao navio em que o José foi para o Brasil?
8- não haverá uma referência no Portal do Imigrante a esse José da Silva? (esta é fraca: deve haver umas centenas entre 1880 e 1890 ...)
Bem, tem aqui trabalho que chegue, mas já percebeu não é? Com todo o respeito, "nem que a vaca tussa" com estes elementos que traz alguém poderá ajudá-lo.
Tem que haver algum dado sólido de datas mesmo que aproximadas e locais de origem, pelo menos ao nível do Concelho (Município)´. Com algum dado mais preciso, entra-se em contacto com o Arquivo Distrital de Vila Real ou de Bragança (na Região de Trás-os-Montes) uma vez que eram os Distritos que emitiam os passaportes. Com o passaporte descoberto, chaga-se ao local de origem e aos Livros Paroquiais.
É assim que se faz.
Por isso, e se quer de facto lá chegar, é começar a pesquisar. Traga as dúvidas ao Forum que alguém o há de ajudar.
Os melhores cumprimentos e vá dando notícias dos seus progressos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112176 | lisboa teles | 16 fev 2006 11:18 | Em resposta a: #112138

Caro Vitor Ferreira
Seguindo algumas das indicaçõe que me deu, já consegui chegar a um amigo da familia que fez alguma pesquisa (pouca), mas quando tiver mais informações voltarei ao forum.
Obrigado LT

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112177 | lisboa teles | 16 fev 2006 11:22 | Em resposta a: #112137

Caro Fernando,
Consegui chegar a um amigo que conheceu o Francisco da Silva.
Vou concerteza ter mais dados quando me encontrar com ele, e nessa altura voltarei ao forum.
Obrigado pelo incentivo.
LT

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112178 | lisboa teles | 16 fev 2006 11:30 | Em resposta a: #112132

Caro Luís,
Não sabia como iniciar a busca, mas alguns participantes perceberam isso e deram-me algumas dicas de como fazê-lo.
Entretanto seguindo algumas pistas que me aconselharam, consegui chegar a um amigo que conheceu o Francisco da Silva.
Quando tiver mais informações voltarei ao forum, não para lhe contar piadas, mas para que me ajude se puder e diga o que devo fazer e que caminho devo seguir.
Obrigado LT

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112292 | Luis K. W. | 17 fev 2006 17:22 | Em resposta a: #112178

Caro Lisboa Teles,

Peço desculpa pela minha reacção. Juro que ri quase até às lágrimas.

Repare: Neste fórum de genealogia, aparecem pessoas à procura de documentos com mais de 1000 anos sobre os nossos antepassados com nomes esquisitíssimos como "Gondomires Tordosendo" e coisas assim.
E no meio aparece-nos você à procura de um Zé da Silva de quem quase nada sabe!

De qualquer forma, dou-lhe um conselho: as informações mais fiáveis que você vai obter são os DOCUMENTOS (certidões de nascimento/casamento/óbito; registo militar; escrituras de compra e venda; filiação clubística; e tudo o mais que lhe possa ocorrer). Aquilo que amigos/familiares lhe "contarem" até pode ser verdade, mas quanto mais antiga fôr essa verdade, mais sujeita a erro está.

Um abraço, e obrigado por não ter levado a mal.
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#112344 | lisboa teles | 18 fev 2006 11:21 | Em resposta a: #112292

Caro Luís,
Agradeço os seus conselhos, e vou fazer os possíveis por conseguir tais documentos.
Como disse, ainda não tenho nenhuma pista das suas origens, e vou ter que falar com a pessoa que conheceu o filho do José da Silva, para ele me dizer por onde começar a procurar, já que não sei sequer onde é o palheiro para iniciar a procura da agulha.
Espero que essa pessoa me possa dar algumas informações sobre o Francisco da Silva para chegar aos seus pais e saber onde e o que procurar.
Penso que pelo facto de a primeira mensagem que recebi ter sido a sua, essa reacção, já fez com que outros participantes me tenham tentado encaminhar, incluíndo o Luís, só por isso, devo-lhe um agradecimento.
Muito obrigado, LT

Resposta

Link directo:

RE: Transmontano José da Silva

#113537 | cverde | 07 mar 2006 00:04 | Em resposta a: #112138

Relativamente a este assunto eu solicitei recentemente a pesquisa, via net, para o arquivo distrital de vila real da data de emissão de um passaporte para o brasil de um familiar (emitido em 1891 dado que eu desconhecia) pelo que posso informar que as condiçoes de pesquisa são as seguintes:

"Mais me cumpre-me informar de que para a execução da pesquisa pretendida são cobradas as seguintes taxas, independentemente do resultado das mesmas:

Um período inicial de 30 minutos gratuito, após o qual:

1.ª hora ou fracção - 15,00 Euros;
2.ª hora e cada uma das restantes, ou fracções - 20,00 Euros.

Aos preços indicados acresce o valor das fotocópias simples ou certidões"

Eu, contudo, sabia que a filha mais nova daquele emigrante nascera em 1899 e a naturalidade/ freguesia do mesmo.

Boa sorte

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen