Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões

Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112095 | Adr Cust | 15 fev 2006 14:15

Caros confrades

Em virtude do meu tópico “Famílias: Guerreiro Contreiras e Estaços” ter ultrapassado as 300 msgs, sendo assim difícil navegar nele e encontrar qualquer mensagem que lá seja colocada, e uma vez que de vez em quando continuo a explorar este meu ramo familiar, alem de outros, decidi por bem colocar este novo tópico com o mesmo nome.

Caro J. Liberato

Em 04.02.06 às 21H13 no meu tópico anterior coloquei a msg da qual extraí o seguinte excerto que aqui coloco porque certamente voltarei a falar neles e ainda para que estes dados não fiquem tão dispersos.

“Ambos os meus 7.ºs avós PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO cc CATARINA LOPES são irmãos dos seus 8.ºs avós JOÃO GUERREIRO cc MARGARIDA GONÇALVES.
Ora bem estes meus avós, além de outros, de que também tem conhecimento, têm um filho que é o Padre JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO.

Como sabe estes nossos avós têm além de outros, um irmão que é o MIGUEL GUERREIRO * 25.12.1692 cc MARIA DIAS, os quais tiveram 7 filhos que são:

- CATARINA GUERREIRA cc Manuel Viegas em 13.12.1747. Testemunhas: Reverendo Padre Manuel de Jesus e Reverendo Padre Manuel de Sousa Lima
- DOMINGAS GUERREIRA cc Manuel Viegas em 24.04.1748. Testemunhas: Reverendo Manuel de Jesus Correia e Reverendo Padre José Guerreiro de Brito.
- MANUEL GUERREIRO CONTREIRAS cc Catarina da Fonseca em 08.11.1751 Testemunhas: Reverendo Padre José Guerreiro de Brito e Reverendo Padre André Mendes.
- MARIA GUERREIRO cc João Viegas Pinheiro em 09.10.1752.
- JOSÉ GUERREIRO cc Maria Viegas em 22.11.1756.
- CAETANO GUERREIRO cc Maria do Espírito Santo em ??
- VICTÓRIO GUERREIRO cc Maria da Conceição antes em ??

O curioso e interessante é o seguinte: O primo deles era o Padre JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO e certamente por isso as testemunhas de casamento de quatro destes irmãos
São Padres. Quando pesquisei não apontei o padrinho dos outros.”

À sua MSG de 05.02.06 às 00H33 em resposta a esta minha respondi-lhe em 06.02.06 às 00H44 dizendo-lhe:


” O meu 7.ºs avô PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO é irmão do seu 8.º avô JOÃO GUERREIRO que cc CATARINA LOPES, (minha 7.ª avó) esta é irmã da sua 8.ª avó MARGARIDA GONÇALVES que casou com o JOÃO GUERREIRO.
Dois irmãos casados com duas irmãs.
Portanto o casal GREGÓRIO GUERREIRO e SIMÕA RODRIGUES são os meus 8.ºs e seus 9.º avós respectivamente.
O JOÂO RODRIGUES cc CATARINA LOPES são meus 8.ºs e seus 9.ºs avós respectivamente.
O GREGÓRIO GUERREIRO nosso 7.º e 8.º avô respectivamente é irmão da MARIA SIMÕES cc Cap. MANUEL RODRIGUES GUERREIRO 7.ºs avós do Prof. Doutor Cavaco Silva.”

Repeti quase toda esta msg porque certamente não a terá lido no outro tópico.

Encontrei o registos referentes a quatro netos do MIGUEL GUERREIRO irmão dos nossos avós Pedro Contreiras Guerreiro e João Guerreiro respectivamente, que são:

- MANUEL GUERREIRO cc Bárbara Maria em 11.11.1795 em Santa Bárbara de Nexe, sendo ele filho de José Guerreiro e de Maria viegas, ela filha de João de Sousa e Maria do Espírito Santo, ambos dos Gorjões.
- CATARINA * 19.08.1752 em Santa Bárbara de Nexe, filha de Manuel Guerreiro Contreiras e de Catarina da Fonseca.
- JOÃO GUERREIRO cc Maria Pires em 14.10.1790 em Santa Bárbara. Ele filho de Caetano Guerreiro e de Maria do Espírito Santo e ela filha de Diogo Martins e de Catarina Martins.
- MIGUEL GUERREIRO cc Maria do Espírito Santo em 20.08.1787 em Santa Bárbara. Ele filho de Caetano Guerreiro e de Maria do Espírito Santo e ela filha de Lourenço Viegas e Isabel do Espírito Santo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112113 | CMLCA | 15 fev 2006 17:03 | Em resposta a: #112095

Procuro familiares de Maria Guerreiro nascida a 28 de Janeiro de 1924 em Santiágo do Cacém e falecida em 10 de Janeiro de 2005, filha de José Guerreiro e de Ângela Maria, penso que os seus pais eram do Algarve... casou com José dos Santos Lourenço.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112136 | Adr Cust | 15 fev 2006 19:53 | Em resposta a: #112113

Caro CMLCA

Os 3 primeiros nomes que aqui refere dizem-me alguma coisa mas não nas datas por si indicadas, desconheço quem são.

Uma vez que tem a data de nascimento da Maria Guerreira que refere e o nome dos pais, poderá solicitar no Registo Civil de Santiago do Cacém uma cópia não certificada do registo desse nascimento e aí poderá ver donde são oriundos os pais dela e inclusive saber o nome dos avós, depois tornar-se-á certamente mais alguém poder ajuda-lo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112158 | jliberato | 15 fev 2006 22:50 | Em resposta a: #112095

Caro Custódio Adriano,
Quanto à sua mensagem, para mim é novidade o par de casais também irmãos.
Quanto ao restante não tenho elementos adicionais.
Felicito-o pelos progressos realizados e aviso-o de que vou ter menos tempo para seguir o Forum. Mas vá informando das suas investigações.
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112525 | Adr Cust | 20 fev 2006 21:30 | Em resposta a: #112095

Em complemento à minha 1ª. msg deste tópico tenho a acrescentar o seguinte:

O Caetano Guerreiro enviuvou de Maria do Espírito e cc Maria da Conceição, em Estoi em 20.01.1783, sendo esta natural de estoi, e tiveram o ANTÓNIO * em São Brás de alportel em 23.05.1786.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112526 | Adr Cust | 20 fev 2006 21:35 | Em resposta a: #112095

Ligação ao meu 1.º tópico sobre estas famílias: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=76714, que deveria ter ficado na primeira msg do tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112575 | ffarrajota | 21 fev 2006 16:51 | Em resposta a: #112525

Caro Adriano:
Foi bom ter renovado o tópico e continuar a dar-nos notícias. Como sabe, estou sem tempo para a pesquisa e estou últimamente a dedicar-me mais à minha família.
Quanto aos Estaços e Contreiras a minha ideia é de que são oriundos do Alentejo, porque encontrei em S.Clemente e Salir os mesmos apelidos vindos do Alentejo. Também tenho colegas que fazem pesquisa no Alentejo e estão sempre a dizer-me que encontram muito estes apelidos. Na zona de Portalegre e Évora havia muitos Estaços. Certamente tem conhecimento de Gaspar Estaço 1570-1626 que escreveu "Trattado da Linhagem dos Estaços naturais da cidade d'Évora". Um outro Estaço, Aquiles 1524-1581, escritor que nasceu na Vidigueira etc.etc.
Os meus cumprimentos e espero que esta continuação do tópico tenha o mesmo êxito do anterior.
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112594 | João Gaspar | 21 fev 2006 20:23 | Em resposta a: #112095

Carissimos Confrades,

Têm conhecimento de uma Barbara Guerreiro de Salir/Loulé casada com Sebastião gonçalves? por volta de 1790 > 1810?

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112612 | Jpteixeira | 22 fev 2006 00:59 | Em resposta a: #112594

Caro João Gaspar:

Tenho na minha base de dados os registos de nascimento de dois filhos do casal Sebastião Gonçalves e Bárbara Guerreira, residentes no sítio da Cortelha, freguesia de Salir.
Os filhos são: Manuel que n. a 07-08-1805 e Domingos que n. a 07-05-1808.
A descrição dos registos, em termos gerais, é como a seguir se apresenta:

Nome: Manuel
Data de nascimento: 07-08-1805
Data de baptismo: 14-08-1805
Pais: Sebastião Gonçalves e Bárbara Guerreira, ele natural desta freguesia e ela natural da freguesia do Ameixial, moradores na Cortelha.
Avós paternos: José Gonçalves e Joana Fernandes, naturais desta freguesia.
Avós maternos: João Martins e Maria Guerreira, naturais da freguesia do Ameixial.
Padrinhos: Manuel Martins, da Cortelha e Ana Maria, dos Touriz.
Padre que celebrou o Baptismo e pôs os Santos Óleos: o Padre Cura António de Matos Malveiro, da Paróquia de Salir.

Nome: Domingos
Data de nascimento: 07-05-1808
Data de baptismo: 14-05-1808
Pais: Sebastião Gonçalves e Bárbara Guerreira, ele natural desta freguesia e ela natural da freguesia do Ameixial, moradores na Cortelha.
Avós paternos: José Gonçalves e Joana Fernandes, naturais desta freguesia.
Avós maternos: João Martins e Maria Guerreira, naturais da freguesia do Ameixial,
Padrinho: Manuel Brás, casado com Maria Mestra, do sítio da Cortelha.
Madrinha: Maria Bárbara, casada com Manuel Gonçalves, também da Cortelha.
Padre que celebrou o Baptismo e pôs os Santos Óleos: O Padre António Joaquim Palma, da Paróquia de Salir.

Não sei mais nada sobre este casal.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112693 | João Gaspar | 22 fev 2006 22:37 | Em resposta a: #112612

Caro Julio Sousa,

Não imagina a enorme alegria que a sua resposta me proporcionou.
O casal Sebastão Gonçalves e Barbara Guerreiro são meus "Avós" ou seja, eu tenho como filho de Sebastião Gonçalves e de Barbara Guerreiro , Manuel Sebastião casado com Maria da Costa ( ameixial-loulé) e por sua vez filho destes Sebastião da Costa ( Corte Garcia-Ameixial-Loulé ), casado com Maria das CândeiasI (Querença-Loulé ) ... e pai de Maria das CândeiasII, mãe de Elisa das Cândeias de Sousa , ( minha avó materna ) casada com Joaquim de Sousa ( Alhos Vedros-Moita) , sendo a minha mãe, Maria Raquel das Cândeias de Sousa Gaspar.
Desde ja agradeço a sua enorme ajuda pois nada mais sabia destes meus antepassados para alem da informação que aqui lhe disponho, não querendo abusar gostaria de saber se o senhor poderia recolher mais informação sobre as ascendencias.

ps:A Ana Maria, dos Touriz. teria alguma coisa com o Morgadio de Touriz?


atenciosamente,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112697 | João Gaspar | 22 fev 2006 22:52 | Em resposta a: #112612

Caro Julio Sousa.

Gostaria de sua ajuda tambem para me explicar como posso restificar a pagina de Maria Guerreira casada com João Martins , pois so consta que tiveram um filho, Manuel Guerreiro, mas sabemos que tiveram tambem uma filha: Barbara Guerreira , casada com Sebastião Gonçalves.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=491886

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112704 | Adr Cust | 23 fev 2006 00:11 | Em resposta a: #112575

Cara Fernanda Farrajota

Não tinha conhecimento do Gaspar Estaço nem do Aquiles Estaço que referiu.
Agradeço que coloque aqui todos os dados que tiver sobre eles ou outros que nos possam ajudar a prosseguir com a nossa ” missão”

Quanto a si os Estaços e os Contreiras são oriundos do Alentejo por ter encontrado em Salir os mesmos apelidos vindos do Alentejo.
Como sabe tenho pesquisado intensamente neste meu ramo familiar e já não consigo ir mais além, provavelmente por não procurar no local devido.

Já me tinha referido em tempos que colegas suas no Alentejo tinham encontrado nas suas pesquisa muitos Estaços mas o que me está a referir agora é bem diferente, e aqui podem acusar-me de ter uma mente muito fértil, mas isto faz com que eu veja uma pequena luzinha no fundo do túnel, e não faz mal fantasiarmos um pouco, p´lo seguinte:

O Bartolomeu Mendes Estaço *10.06.1633 em São Clemente de Loulé cc Maria Guerreira é filho de Álvaro Mendes e de Beatriz Simões, desconhece-se o nome dos avós dele, por não se encontrar o casamento dos pais.
Pensando bem o Gaspar Estaço que referiu em 1570/1626 poderá, repito poderá até ser o pai do Álvaro Mendes e portanto avô do Bartolomeu Mendes Estaço e como sabe o Bartolomeu Mendes Estaço e a Maria Guerreira até têm um filho com o nome Gaspar, o Gaspar Mendes *02.02.1627. (coincidência!!?)
Isto são só pensamentos mas se for possível explorar provavelmente teremos alguns frutos.
Haverá livros microfilmes ou livros para pesquisar em Évora e Portalegre nessas datas?
Como poderei ter acesso ao "Trattado da Linhagem dos Estaços naturais da cidade d'Évora" que refere?

Quanto a este tópico, continuação do anterior, não acredito que tenha tanto sucesso, o outro chegou salvo erro às 310 mensagens.

Seria bom que os confrades JLiberato, o Ventura Pinto, penso que o José Maria Ferreira, que também estão ligados a esta família lessem a sua msg e a minha, para lhes atiçar o apetite de irmos mais além na pesquisa.

Quanto ao que me pediu no meil que me mandou, responder-lhe-ei noutro dia, certamente neste tópico, hoje já não dá.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112771 | Adr Cust | 23 fev 2006 19:28 | Em resposta a: #112697

Caro João Gaspar

O casal Maria Guerreira e João Martins são os meus 4.ºs avós.

Os filhos que eu tenho deste casal são:
- Manuel Guerreiro *10.12.1818 (meu trisavô) já introduzido no Genea.
- Maria das Dores * 16.08.1817 .
- Joana * 21.05.1823.
Nasceram todos em Santa Catarina da Fonte do Bispo - Tavira
Desconhecia a existência da Bárbara Guerreira cc Sebastião Gonçalves, já agora peço-lhe que coloque aqui a informação que tiver sobre essa filha ou outros.

Descende desta Maria Guerreira cc João Martins?

Sou eu que tenho pedido ao Genea a Introdução de muitos dos dados referentes a este meu ramo familiar.

Para corrigir a página basta abrir a mesma, clicar onde diz correcção da página, depois ler com atenção a norma de como o deve fazer e esperar algumas semanas até que o Genea aceite as alterações.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112827 | João Gaspar | 24 fev 2006 18:17 | Em resposta a: #112771

Caro Custódio Adriano

devo confesar que estou ainda em estudos geneologicos da minha famila Guerreiro do Algarve, onde cheguei até aos meus avós Barbara Guerreiro* cc com Sebastião Gonçalves.
coloquei então neste Forum o pedido de ajuda a saber se teriam informação deste casal. a informação que recebi atraves do confrade Julio Sousa foi a de acentos de baptismo de dois filhos deste casal em que constava os seus pais e avós, ou seja os avós maternos, portanto pais de Barbara Guerreira foram Maria Guerreira cc João Martins.
Sera possivel existir na mesma época na mesma localidade um casal com o mesmo nome? ou serão estes meus antepassados os mesmos que os seus?

A ser verdade somos portanto parentes.


atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112833 | Jpteixeira | 24 fev 2006 19:31 | Em resposta a: #112827

Caro João Gaspar:

Segundo as informações que disponho, os pais de Bárbara Guerreiro (c.c. Sebastião Gonçalves), são João Martins e Maria Guerreira, da freguesia do Ameixial, Concelho de Loulé.
Na minha opinião, Bárbara Guerreira deveria ter nascido antes do ano de 1785, na freguesia do Ameixial. Logo, os seus pais, deveriam ter nascido antes do ano de 1765.
Desta forma, não estou em crer que este casal, João Martins e Maria Guerreira, seja o mesmo que é referenciado como sendo pai de Manuel Guerreiro, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, na data de 1818.
Assim, deverá pesquisar os livros paroquiais da freguesia do Ameixial para pesquisar o casamento de Sebastião Gonçalves com Bárbara Guerreira (possivelmente ocorrido cerca de 1803) e continuar a encontrar mais ascendentes destes seus avós.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112846 | Adr Cust | 24 fev 2006 21:43 | Em resposta a: #112827

Caro João Gaspar

A meu ver e corroborando com a opinião do JTeixeira decididamente esta Maria Guerreira cc João Martins não são os seus parentes, os anos não correspondem e as localidades não são as mesmas, embora não sejam muito distantes. Quando lhe respondi não reparei nos pormenores referidos, simplesmente devido aos nomes me serem familiares abri o link que indicou na sua msg que foi direccionado a esses meus ascendentes.
Portanto de momento não somos parentes, não quero com isto dizer que isso não possa vir a acontecer.
No entanto tem muita infomação sobre Guerreiros no meu 1.º tópico com o mesmo nome sobre estas família: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=76714

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112850 | Adr Cust | 24 fev 2006 22:05 | Em resposta a: #112833

Caro amigo Júlio

Parece que não há meio de nos encontrarmos, por isso falamo-nos, aliás "encontramo-nos", por aqui, isto em sentido figurado é claro, há muito que não encontro nenhum dos nossos companheiros de pesquisa.

De facto o que refere não é mesmo possível, a minha Maria Guerreira nasceu em 23.07.1790.

Hei-de colocar aqui, noutra altura, uma lista de nomes par ver se você, a Fernanda Farrajota ou outro confrade têm alguma informação que me possa dar a ligação a muitos dados que eu tenho sobre Guerreiros Contreiras.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112913 | João Gaspar | 25 fev 2006 19:15 | Em resposta a: #112833

Caro Julio Sousa

Agredeço o seu interesse e ajuda, eu estava a pensar o mesmo sobre as datas de nascimento de ambos os casais, e vou aceitar o seu conselho, pedindo no entanto mais uma opinião sua; onde se encontram os registos paroquiais de Ameixial? na Torre do Tombo de Lisboa ou em Faro?

Atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112914 | João Gaspar | 25 fev 2006 19:20 | Em resposta a: #112846

Caro Adriano,

Muito obrigado pela a sua ajuda e tempo, a concelho do confrade Julio Sousa vou procurar o casamento de Barbara Guerreira e de Sebastião Gonçalves da freguesia de ameixial, e espero com isto chegar a alguma conclusão.

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112956 | Jpteixeira | 26 fev 2006 15:23 | Em resposta a: #112913

Caro João Gaspar:

Sobre os livros paroquiais da freguesia de Santo António do Ameixial, concelho de Loulé, parte dos mesmos encontra-se no ANTT e uma outra parte no ADFaro.
Seguidamente, indico-lhe as datas extremas dos livros que se encontram nestas 2 Instituições:

ANTT
1- baptismos - de 1717 a 1826
2- casamentos - de 1631 a 1802
3- óbitos ( não há livros de óbitos neste Arquivo)

ADFaro
1- baptismos - de 1826 a 1899
2- casamentos - de 1803 a 1899
3- óbitos - de 1753 a 1899

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#112974 | João Gaspar | 26 fev 2006 19:13 | Em resposta a: #112956

Caro Julio Sousa,

Mais uma vez um muito obrigado pela sua ajuda, estou deveras grato pela sua disponibilidade, e vou procurar em Lisboa no ANTT ... quando ao ADFaro algum confrade mora perto e tem disponibilidade para me ajudar na pesquiza?

atenciosamente


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113207 | Jpteixeira | 01 mar 2006 23:28 | Em resposta a: #112974

Caro João Gaspar:

Tenho novidades para si sobre o casamento de Sebastião Gonçalves com Bárbara Guerreiro.
No entanto, prefiro desenvolver este tema no tópico Famílias de Salir, pelo que chamo a sua atenção para o desenvolvimento do mesmo.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113417 | ffarrajota | 04 mar 2006 20:17 | Em resposta a: #112704

Caro Adriano:
Como já se vai tornando hábito, respondo-lhe com dias de atraso.
Estou a digitalizar o que tenho sobre o Aquiles e outros para lhe mandar para o seu correio particular.
Penso que através do padre José Guerreiro Estaço se poderá ter mais informação. Geralmente, quando havia padres na família, há informação sobre a ascendência. Não sei se na paróquia de S.Clemente haverá alguma informação ou então, em Faro.
Também haverá a hipótese de haver documentação nos Arquivos da Universidade de Coimbra, onde se formavam.
Penso que há arquivos, não sei onde, talvez no patriarcado de Lisboa, sobre todos os padres.
Não sei se alguma vez encontrou o Álvaro Mendes Estaço (avô de meu marido) e irmão do outro avô o Gregório Guerreiro (seu avô também), onde o Álvaro era dado como vassalo do rei. Os Estaços do Alentejo quase todos desempenharam lugares na corte, por isso penso que haja uma ligação. O meu sogro falava sobre a família Barros como sendo uma família influente. Como sabe a família Barros de quem ele é descendente, liga-se aos Estaços através de casamentos.

Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113424 | Adr Cust | 04 mar 2006 21:53 | Em resposta a: #113417

Cara Fernanda Farrajota

Respondo-lhe aqui ao que me pediu por email, uma vez que se refere a este tópico e assim ficará disponível a informação para outros eventuais interessados, certamente JLiberato, Ventura Pinto e outros.

Não consegui a ligação do seu Miguel Guerreiro neste ramo da minha árvore.
Sobre os microfilmes de Loulé mais recentes nada sei de momento sobre quando estarão disponíveis.

Quanto aos padrinhos dos filhos do Gregório Guerreiro cc Simõa Rodrigues aqui vai:

- MANUEL GUERREIRO *16.08.1686, padrinhos: Padre Coadjuntor Manuel Guerreiro e Maria Lourenço, filha de Domingos Afonso dos Gorjões.
- JOSÉ GUERREIRO *19.03.1688 e não 14.03 como inicialmente referi por erro de leitura, padrinhos: Capitão António Mendes, da Vila de Loulé e sua mulher Guiomar Taíde.
- MARIA SIMÕES * 05.07.1690, padrinhos: Padre Coadjuntor Manuel Guerreiro e Maria Lourenço, filha de Domingos Afonso dos Gorjões.
- MIGUEL GUERREIRO *28.09.1692 e não 25.12 com inicialmente referi por erro de leitura, padrinhos: Brás Varela e sua mulher Catarina Fernandes.
- JOÃO GUERREIRO *15.11.1694, padrinhos: João Guerreiro, estudante, filho do Alferes Bartolomeu Mendes e Beatriz Mendes mulher de Luís Gonçalves de Loulé.
- CATARINA GUERREIRA *24.11.1696. Padrinhos: Manuel Rodrigues Guerreiro, de Loulé,(Tio por afinidade cc Maria Simões,7.ºs avós do Prof. Doutor Cavaco Silva ) e Catarina Francisca.
- PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO *29.06.1699, padrinhos: Manuel Afonso e sua mulher Bárbara Mendes, de Loulé.
- DOMINGOS GUERREIRO *01.04.1703, padrinhos: O cura Francisco Fernandes Coelho e Joana Viegas (Tia do seu marido, mulher do Álvaro Mendes Estaço).
Não lhe respondi mais cedo porque não tinha o apontamento dos padrinhos de três dos visados, e ainda bem que voltei a consultar os registos porque consegui resolver mais uma parte do puzzle, que certamente também lhe interessará saber mas do qual falarei mais tarde.
Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113458 | Adr Cust | 05 mar 2006 21:39 | Em resposta a: #113417

Cara , Fernanda Farrajota

As referências que me deu sobre os padres hei-de explora-las, pois também já tinha pensado nisso.
Até agora ainda não encontrei o registo em que o avô do seu marido Álvaro Mendes Estaço, irmão do meu avô Gregório Guerreiro era dado como vassalo do rei, gostaria bastante de ver, não só eu como JLiberato, Ventura Pinto e outros que também lhes estão ligados.
Encontrei sim outros dados interessante, quero dizer confirmei dados que já tinha e que a seguir descrevo:
Alem da curiosidade que referi na primeira mensagem deste tópico, em 15.02.06, depois de juntar todos os bocadinhos tirei mais uma nova conclusão:
Há mais um padre nesta família.
No tópico anterior com o mesmo nome foram referidos por mim todos os filhos do casal Bartolomeu Mendes Estaço, onde neles estava incluído o JOÃO GREGÓRIO ESTAÇO, * 08.02.1671, referindo eu na altura que não sabia quem me tinha fornecido esse nome completo, porque eu só encontrei o registo de nascimento e aí só tem o nome JOÃO.
Acontece que eu já por diversas vezes encontrei em registos de nascimento ou de casamento como Padre celebrante ou testemunha o Padre JOÃO GUERREIRO ESTAÇO, que embora pensasse não o considerei como filho do Alferes Bartolomeu Mendes Estaço e de Maria Guerreira, não descorando no entanto a hipótese por as evidências serem muitas, passando a fazê-lo a partir de agora com argumentos para mim suficientes:
Como podem verificar na minha mensagem anterior no registo de nascimento do JOÃO GUERREIRO *15.11.1694, (8.º avô de JLiberato) um dos padrinhos é JOÃO GUERREIRO, estudante, filho do Alferes Bartolomeu Mendes “Estaço”, (23 anos, certamente estudante para padre e tio do baptizado).
No casamento de João Rodrigues e Maria Viegas em 28.07.1723 em Loulé
uma das testemunhas é o Padre JOÃO GUERREIRO ESTAÇO
No casamento do meu 7.º avô Pedro Contreiras Guerreiro em 07.06.1728 o padre celebrante é o Padre JOÃO GUERREIRO “ESTAÇO”, embora só conste João Guerreiro (Tio deste).
É frequente ver-se nesta família e noutras também, os tios como padrinhos, mas nesta tem a particularidade de muitos dos padrinhos serem padres.
O filho de Bartolomeu Mendes Estaço de nome João, não é João Gregório Estaço mas sim JOÃO GUERREIRO ESTAÇO.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113534 | Adr Cust | 06 mar 2006 23:56 | Em resposta a: #112095

Caros confrades

A MARIA GUERREIRO filha de Miguel Guerreiro e de Maria Dias nasceu em 05.06.1711 em Santa Bárbara de Nexe. Os padrinhos foram os tios José Guerreiro e Maria Simões. O Padre celebrante Manuel da Luz.
O JOSÉ GUERREIRO filho de Miguel Guerreiro e de Maria Dias nasceu em 20.03.1730 em Santa Bárbara de Nexe. Os padrinhos foram o Padre Manuel da Luz e Maria Viegas. O Padre celebrante foi Manuel de Sousa Mendes.

Quando iniciei as minhas pesquisas nunca dei grande importância aos padrinhos e desde já há algum tempoque corrigi esse erro é que vejo a sua importância, p´lo menos 1/3 deles são tios ou outros familiares.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113702 | ffarrajota | 09 mar 2006 21:08 | Em resposta a: #113458

Caro Adriano:
Concordo completamente consigo no respeitante aos padres Guerreiro Estaço. Esta manhã, estive a desfazer-me de papeladas, e encontrei assinalado um padre João Mendes Estaço com a data de 1587. Estes papeis eram notas que fazia quando encontrava nomes familiares. Certamente que também encontrou este padre bem como o Domingos Guterres mais ou menos na mesma época. Eu continuo a pensar que serão estes padres a chave do puzzle. Foi através dum padre meu avô que fiz parte da minha genealogia atravessando toda a Europa.
Agora, quanto ao Álvaro Mendes Estaço, lembro-me de o ter anotado como Vassalo porque julgava ser apelido depois, vi que não era apelido mas sim posto ou categoria social. Não sei em que registo descobri, já foi há pelo menos há dez anos.
Nesta papelada acabei por decobrir ainda Estaços e Contreiras sem ligação, vou enviá-los pode ser que o Adriano já tenha ligação.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113945 | Adr Cust | 12 mar 2006 22:10 | Em resposta a: #113702

Cara Fernanda Farrajota

Na lista que eu tenho com oito filhos do Álvaro Mendes Estaço, dos quais tenho o registo de casamento de 6 e o de nascimento de 1 nunca encontrei essa tal referência de que este foi vassalo do rei, nem nos dados que tenho referentes a 15 netos deste. gostaria de encontrar como já anteriormente referi.
O padre João Mendes Estaço que refere de certeza que não é este que eu indiquei nascido em 08.02.1671, porque em 1587 este teria 84 anos, não quer dizer que não fosse possível.
O padre João Mendes Estaço por si indicado faleceu em 25.12.1599 e era irmão do padre Manuel Estaço (cura em São Clemente), encontrei-os em registos desde 1581 até dois dias antes de falecer e o Padre Domingos Guterres existente na mesma altura, faleceu em 11.05.1612 encontrei-o também em muitos registos.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#113957 | VP | 13 mar 2006 00:13 | Em resposta a: #113945

Caro Custódio Adriano

Agradecia que me indicasse os nomes dos oito filhos de Álvaro Mendes Estaço, pois só tenho 5, e se tiver, as datas de nascimento ou baptizado.

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#114023 | Adr Cust | 13 mar 2006 20:03 | Em resposta a: #113957

Caro Ventura Pinto

Aqui estão todos os filhos do Álvaro Mendes Estaço cc Joana Viegas de que tenho na minha BD:

- Josefa Mendes Guerreira c.c Tomé Nunes (tiveram um filho: José em 23.10.1747 e mais dois: o Manuel Nunes Estaço e o João Nunes cujas datas de nascimento não tenho)
- Joana Guerreira cc Domingos Varela em 17.09.1747
- Catarina Mendes (Estaço) cc Manuel Mendes Correia em 27.02.1724 e c.c José Viegas Ramos em 02.12.1747
- Joana Viegas do Nascimento de Jesus c.c Bras Nunes Mialha em 16.01.1732
- Inácio Mendes Varela c.c Feliciana de Mendonça em 02.07.1747
- Maria de São José cc António Machado Palermo em 16.05.1722
- Manuel Mendes (Estaço) c.c Beatriz Maria (tiveram um filho: Alvaro em
08.10.1749 a Maria de São José 17.07.1750 e a Luzia 13.12.1756)
- José baptizado em 25.10.1716 em S. Clemente

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#114238 | Adr Cust | 15 mar 2006 21:30 | Em resposta a: #113957

Caro Ventura Pinto

Tudo o que tenho é o que já lhe enviei, já agora agradeço tambem que me indique os dados que eu não tenho referentes a esses 5 filhos do Álvaro Mendes Estaço para acrescentar ao que possuo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#114250 | ffarrajota | 15 mar 2006 23:29 | Em resposta a: #113945

Caro Adriano
Só tenho 7 filhos do Álvaro Mendes Estaço a Joana, o José 25/10/1716, Josefa, Ignacio 1/2/1723, Catarina, Maria de São José, e o Manuel, e só duas datas de nascimento, nem sequer tenho os padrinhos ou padre, porque deveria ter sido muito no princípio de começar a pesquisa, mas lembro-me de ter visto Vassalo.
Agradecia que me fornecesse o oitavo filho.
Sobre o padre João Mendes Estaço falecido em 25.12.1599, o que penso é que teria sido ele que levou para Loulé a família assim como o Domingos Guterres.
Não me referia como sendo filho dum dos nossos Estaços. Há uma ligação das famílias Estaço, Guerreiro , Contreiras ,Guterres, Barros e Faísca, veja que nestas famílias há padres e muitos militares. Penso que muitos registos de nascimento não encontramos por os pais serem militares.Na família Barros há registos de nascimentos não em Loulé, como exemplo.
Tenho um outro padre Estaço, o João Rebello Estaço no batismo duma criança Estaço em 1836.
Segue uma lista de Estaços sem ligação que pode servir a algum descendente
- Joaquim José Estaço (filho de Manuel Afonso e Maria Josefa) cc. Ana Joaquina
d'Aragão
filhos: Manuel 6/5/1777 (padrinhos: Padre Manuel ferro de Sousa e Isabel da
Costa Aragão filha de António Rocha Neto e Maria Rita Palermo d'Aragão)

outro Estaço:
- Manuel Mendes Estaço cc. Teresa Rodrigues
filho José Mendes Estaço cc. Maria Mendes tem Francisco Mendes Estaço nasc. 27/9/1756 bat. 4/10/1756 padrinhos António Mendes e sua mulher Isabel Mendes, padre Joseph M.Andrada
outro Estaço:
-Manuel Mendes Estaço (sem filiação) cc. Brites Vieira de Barros 7/5/1732
filhos Mathias e José
outro Estaço:
Alferes António Guerreiro Estaço cc. Maria Encarnação
filho António Guerreiro Estaço cc. Teresa de Jesus Freitas (dos Canos)
filhos
1- Francisco Guerreiro Estaço cc. Ignacia Caetano 30/4/1800 (padre João
Rebello Estaço)
2- Bernarda Rita de São José Estaço cc. Tenente Manuel Nunes Estaço, de S.Clemente
outro Estaço:
-António Contreiras Estaço cc. Teresa de Jesus Mendonça
outro
António Guerreiro Estaço (filho de Pedro Fernandes Sousa e Maria Guerreira)
cc. Josepha Encarnação Aboim
filhos José 10/12/1750
Joana 26/6/1754
Manuel 10/6/1756
Simoa 28/10/1762
outro
-Ignacio Estaço cc. Rita de Jesus
filho- Francisco Guerreiro Estaço (da Campina) cc. Maria da Conceição tiveram: José 26/4/1836 padre João Rebello Estaço
- José Francisco Estaço cc. Bárbara Joaquina de Barros tiveram
- Maria Pilar 1855
-Maria Francisca de Barros Estaço 1860
- Maria Barros Estaço 1/2/1866
a Maria Luzia Carolina de Freitas cc. João Batista de Barros 28/1/1850 e tiveram o João e a Maria
outro:
Manuel Mendes Estaço cc. Joana Viegas filho:
-Manuel Mendes Estaço cc. Leonor Josefa Rodrigues e tiveram
Manuel 17/10/1716
Isabel 17/2/1721
outro:
Manuel Mendes Estaço de Vale Telheiro cc. Maria Rodrigues
filha Francisca cc. Manuel Correia Faísca 5/5/1738
José cc. Maria das Candeias 30/4/1736
2º. casamento com Maria Mendes e tiveram
- Margarida Conceição Estaço cc. André Vicente tiveram
- Manuel cc. Ignacia Teresa 5/6/1803
- José Mendes Estaço 20/2/1754
- Isabel cc. Amaro Pires 26/5/1732-S.Clemente
- Maria da Conceição cc. alferes Lourenço Mattos Neto, de Vale
Telheiro
outra Estaço
Maria cc. Manuel da Costa tiveram
Beatriz 27/9/1648
outra: Maria Mendes Estaço (filha de Domingos Vicente e Maria Jorge, de
Faro) cc. Domingos Guerreiro 16/5/ 1723
Se tiver alguma ligação destes Estaços aos nossos, agradeço me informe.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#114303 | VP | 16 mar 2006 19:38 | Em resposta a: #114238

Caro Custódio Adriano

Não tenho mais nada sobre os filhos de Álvaro Mendes Estaço.
Julgo que em tempos lhe enviei o que tinha sobre os meus ascendentes algarvios.
Caso isso não tenha acontecido, diga, que lhe enviarei um mail

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#114330 | Adr Cust | 17 mar 2006 00:56 | Em resposta a: #114250

Cara Fernanda Farrajota

Penso que o filho do Álvaro Mendes Estaço que não tem é a JOANA GUERREIRA cc Domingos Varela em 17.09.1747, tenho na ideia que já lhe tinha indicado anteriormente a Joana Viegas do Nascimento de Jesus c.c Brás Nunes Mealha em 16.01.1732.

Na lista de Estaços que enviou refere um António Contreiras Estaço cc. Teresa de Jesus Mendonça, por acaso não tem a data de casamento deles?

Quanto à Tenente Manuel Nunes Estaço cc Bernarda Rita de São José Estaço em 24.04. 1809, tiveram Teresa * 30.12.1814. e D. Bernarda Máxima D`Aboim *01.07.1811

O Alferes António Guerreiro Estaço cc. Maria Encarnação, nos meus apontamentos tenho-o nascido em 06.12.1736 em Gorjões Santa Bárbara de Nexe e tenho-o como filho de Pedro Contreiras Guerreiro e Catarina Lopes com um ? no fim.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Estaço - Castro Marim

#115097 | rmfrp | 26 mar 2006 00:19 | Em resposta a: #112095

Caros Colegas:

Sabendo do interesse pela família Estaço, aqui deixo uma referência bastante antiga de Castro Marim.

Casamento em Castro Marim, a 10.09.1620: Gaspar Lourenço, filho de Gonçalo Estevens e de Hilária (?) Martins, com Briolanja Nunes, filha de Bartolomeu Afonso Estaço e de Violante Nunes.

Foram padrinhos deste casamento D. João Esquível, morador na vila de Lepe, Reino de Castela, e Gaspar Marques, morador em Ayamonte, e testemunhas ... Estaço, Simão Canal e João Lourenço Orta.

Por azar, a testemunha Estaço é aquela cujo nome não consegui decifrar.

Como informação complementar para os interessados em genealogias de Castro Marim, creio que o noivo e seu pai pertencem à família Gusmão. É muito possível que os seus nomes completos fossem Gaspar Lourenço de Gusmão e Gonçalo Estevens de Gusmão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Estaço - Castro Marim

#117320 | Adr Cust | 25 abr 2006 12:27 | Em resposta a: #115097

Caro Júlio

Obrigado pelo envio destes dados de uma zona um pouco distante de onde habitualmente temos encontrado Estaços.
Até este momento não encontrei ligação aos meus.
No entanto se encontrar outros mais coloque-os aqui.
Desculpe a resposta tardia.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Escritura com Gregório Guerreiro

#117343 | Adr Cust | 25 abr 2006 15:49 | Em resposta a: #112095

Caro JLiberato (e outros interessados):

O nosso confrade Cabecinha encontrou um documento para mim e penso que para outros muito interessante, cujo apontamento anotou e muito entusiasmado e gentilmente me entregou.

O Nosso Avô Gregório Guerreiro era lavrador, tem no final do nome o apelido Estaço e assina como tal.
Seu nome completo é GREGÓRIO GUERREIRO ESTAÇO como se pode ver na escritura pública em que este é interveniente, lavrada em 22.05.18708 (Cota M-1003 do Tabelião José pinto Barbosa no 6.º Cartório Notarial de Faro)

O filho dos nosso avós Gregório Guerreiro e Maria Simões de nome José Guerreiro, (irmão do seu avô João Guerreiro e do meu Pedro Contreiras Guerreiro, em 1708, quando este tinha 20 anos e deveria cumprir o serviço militar não o fez porque em seu lugar seguiu um outro indivíduo a quem o seu pai Gregório Guerreiro pagou a quantia de 30.000 Reis para cumprir o serviço militar no lugar de seu filho, constando isso na Escritura Contrato acima indicada.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#117579 | ffarrajota | 28 abr 2006 21:37 | Em resposta a: #114330

Caro Custódio Adriano:
Vale mais tarde do que nunca e cá estou a tentar responder à sua mensagem.
Quanto ao filho que diz que não tenho a Joana cc. Brás Nunes Mealha em 16.01.1732(este casal são avós de meu marido). A Joana Guerreira cc. Domingos Varela 17.09.1747 é a mesma ou é uma irmã com o mesmo nome. Este casamento não tenho. E o Domingos Varela é filho de quem? Tenho mais avós Varelas gostaria de saber se tem relação com os meus outros.
Quanto à data de casamento do Ant.Contreiras Estaço cc. Teresa de Jesus Mendonça não tenho.
Sobre o casal Manuel Nunes Estaço e Bernarda Rita de São José Estaço tem a filiação deste casal?
E o alferes António Guerreiro Estaço cc. Maria Encarnação tem-o como filho do Pedro e Catarina com ? no fim posto por quem pelo senhor ou estava no registo?
Desculpe tantas interrogações. Tenho estado muito ocupada pouco tempo livre e ultimamente tenho-me dedicado um pouco mais à minha família. Estou à espera que saiam os microfilmes mais recentes de Loulé para depois recomeçar tudo de novo.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Escritura com Gregório Guerreiro

#117581 | ffarrajota | 28 abr 2006 21:59 | Em resposta a: #117343

Caro Adriano:
Esta escritura é muito interessante, mais um bocadinho para acescentar à história dos Estaços.
Quanto àquela minha tese de os Estaços terem origem no Alentejo vai aqui um óbito em Reguengo microf. 1383963 item 3 , a 6/1/1695 com 81 anos capitão Mateus Vaz Estaço de Oliveira Metelo. Como pode verificar há uma constante nos Estaços tanto alentejanos como algarvios padres e militares.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

Simoa Rodrigues Guterres

#117583 | ffarrajota | 28 abr 2006 22:19 | Em resposta a: #114330

Caro Adriano:
Hoje aproveito para responder e pôr mais questôes. Sobre os seus avós Guterres pais da Simoa , o João Guterres e Maria Lourenço, tenho como filhos deste casal :
- João Batista Guterres cc. Beatriz Varella (avós de meu marido)
- Simoa Rodrigues cc. (Simão Martins 1680) e cc. Gregório Guerreiro 1685 (avós)
- Maria Guterres cc.António Rodrigues Inácio 1682
- Manuel Guterres cc.Francisca da Costa, de S.Brás 1702
- Catarina Lourenço cc. António Afonso, de S.Brás 1682
Tem alguma data de nascimento destes filhos e algum filho mais do que os acima? Sabe a filiação do João Guterres e da Maria Lourenço, ou data de casamento?
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Simoa Rodrigues Guterres

#117589 | Adr Cust | 28 abr 2006 23:01 | Em resposta a: #117583

Cara Fernanda Farrajota

Esses são tambem todos os filhos que tenho do casal João Guterres e Maria Lourenço e não tenho a data de nascimento deles.

Quanto aos ascendentes deste casal nada tenho.

Amanha responder-lhe-ei à outra msg, hoje já não dá.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#117771 | Adr Cust | 01 mai 2006 17:42 | Em resposta a: #117579

Cara Fernanda Farrajota

Quanto a mim as Joanas são distintas uma da outra, são irmãs, uma é Joana Guerreira e a outra Joana Viegas do Nascimento de Jesus.

O Domingos Varela é filho de Gabriel Afonso, dos Gorjões, Santa Bárbara .

Manuel Nunes Estaço é filho de José Nunes e de Maria Rita

Bernarda Rita de São José Estaço é filha de António Guerreiro Estaço e Teresa de Jesus de Freitas, ambos dos Canos –Loulé, falecida em Out 1793.

O Alferes António Guerreiro Estaço cc. Maria Encarnação como já anteriormente referi tenho-o como filho de Pedro Contreiras Guerreiro e Catarina Lopes com um ? no fim. (por iniciativa minha)

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#117794 | ffarrajota | 01 mai 2006 19:54 | Em resposta a: #117771

Caro Custódio Adriano:
Agradeço as informações. Acontece que a Bernarda Rita de São José Estaço tenho-a casada em 1809, não deve ser a mesma que morreu em 1793, devo ter feito uma grande confusão.
Viva a mãe soberana, estive lá ontem.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#117817 | Adr Cust | 02 mai 2006 00:11 | Em resposta a: #117794

Cara Fernanda Farrajota

Desta vez quem arranjou a confusão fui eu. De facto a Dona Bernarda Rita de Freitas de São José "Estaço" cc Tenente manuel Nunes estaço em 24.04.1809 como eu já tinha referido anteriormente.
Foi um lapsp meu, quem faleceu em Outubro de 1793 foi a mãe dela Teresa de Jesus de Freitas.

Esteve na Mãe Soberana em Loulé e eu aqui tão perto não me lembreir disso.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#120333 | ffarrajota | 08 jun 2006 12:06 | Em resposta a: #117817

Caro Custódio Adriano:
Não sei quantos filhos do Álvaro Mendes e Beatriz Simões tem. Encontrei uma Catarina nasc. 12/9/1607, outro Gaspar nasc. 6/3/1622 e Maria nasc. 19/3/1623. O outro Gaspar nasc. 2/2/1627.
Encontrei outro casamento do João Guerreiro cc. Inês Fernandes(filha de Pedro e Ana Fernandes) 31/5/1610, testemunhas Pedro Valle, João Camacho e Martim Ribeiro, padre Álvaro Pinto. Certamente já tem todos estes elementos. Também encontrei uma Isabel filha de Álvaro Mendes e Catarina Simões nasc. 7/1/1618, não sei porquê mas penso que deve ser erro do padre e a Catarina deverá ser a Beatriz, porque até agora não encontrei mais nenhum filho de Álvaro cc. Catarina.
Também tenho estado a encontrar filhos de uma Catarina Contreiras e Domingos Estevens não sei se terá alguma ligação ao Manuel Affonso Contreiras. Encontrei filhos de um Francisco Getures cc. Maria Simões, será que o apelido é Guterres?
Por agora é tudo.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#120803 | Adr Cust | 15 jun 2006 00:01 | Em resposta a: #120333

Cara Fernanda Farrajota

Os filhos do casal Álvaro Mendes e Beatriz Simões que eu tenho são:
- Catarina * 12.08.1609.
- Gaspar * 06.03.1622.
- Maria * 19.03.1623.
- Gaspar Mendes * 02.02.1627.
- Bartolomeu Mendes Estaço * 10.06.1633.

Acontece que há já alguns meses encontrei o registo de nascimento desta Catarina mas há cerca de 2 anos encontrei em no ano de 1630 o registo da Crisma de uma Catarina filha de Álvaro Mendes e Beatiz Simões. Será a mesma? Crismavam-se pessoas já com 21 anos?

Encontrei essa filha do Álvaro Mendes com Catarina Simões e também me interroguei sobre isso.

Tenho mais dados sobre a Catarina Contreiras que refere, seus irmãos e pais, mas cheguei à conclusão de que não está relacionados com os nossos, aparentemente.

Quanto ao Francisco Getures cc Maria Simões, quanto a mim é Guterres.

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#129864 | Adr Cust | 30 set 2006 23:11 | Em resposta a: #112158

Caro JLiberato

Na minha 1.ª msg deste tópico http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=112095 referi que o meu 7.º avô era irmão do seu 8.º João Guerreiro e que eles tinham além de outros, um irmão de nome Miguel Guerreiro que cc Maria Dias, os quais tiveram os sete filhos que indiquei nessa msg e que os padrinhos de casamento de quatro deles eram padres, provavelmente por o primo deles ser o Padre José Guerreiro Estaço filho de Pedro Contreiras Guerreiro.

Numa msg anterior perguntei-lhe se tinha a data de casamento deste Miguel Guerreiro com Maria dias e o resultado foi negativo.
Procurei em Santa Bárbara porque no registo dos filhos deles dizia sempre que a mãe era de Santa Bárbara, procurei em Loulé e nada.
Insisti sempre nesta pesquisa, SÓ PARA VER QUEM ERAM OS PADRINHOS, POIS TINHA O PRESENTIMENTO QUE UM DELES ERA O PADRE JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO.
Casualmente encontrei o registo do casamento em São Brás em 08.01.1710. e os Padrinhos foram precisamente: o REVERENDO PADRE JOÃO GUERREIRO ESTAÇO, da Apra (Tio) e o CAPITÃO MANUEL RODRIGUES GUERREIRO (Tio paterno por afinidade) cc Maria Simões.

Tinha este pressentimento p´lo seguinte:

- Foram indicados como filhos do Bartolomeu Mendes cc Maria Guerreira sete filhos, um deles o JOÂO * 08.02.1671 que à cerca de 2 anos alguém mo referiu como sendo João Gregório Estaço. Inicialmente aceitei mas quando vi o registo de nascimento do seu avô João Guerreiro conclui que esse filho do Bartolomeu Mendes Estaço era o João Guerreiro Estaço (Padre). Encontrei casamentos e descendências dos outros irmãos todos e nada do João (estranho é claro).

-No baptizo do seu avô João Guerreiro o padrinho foi precisamente o João Guerreiro, estudante, filho do Alferes Bartolomeu Mendes, (já com 23 anos). (TIO embora no registo não o diga).
Estudante com 23 anos, certamente de Teologia.
Para tentar esclarecer esta parte fiz um pedido de ajuda ao Pedro França http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=113468 para ver se constava no AUC de Coimbra alguma coisa sobre o Padre João Guerreiro Estaço e o resultado foi negativo, provavelmente terá estudado em Évora.

- O Padre João Guerreiro Estaço aparece como testemunha no casamento de João Rodrigues e Maria Viegas em 28.07.1723 em Loulé.(portanto já com 52 anos)

- No casamento do (SOBRINHO) Pedro Contreiras Guerreiro com Catarina Lopes em 07.06.1728 em Loulé, (meu avô) é o Padre Celebrante só com o nome João Guerreiro.(Já com 58 anos).

Conclusão: o Padre JOÃO GUERREIRO ESTAÇO é o FILHO de BARTOLOMEU MENDES ESTAÇO e de MARIA GUERREIRA e nasceu em 08.02.1671, em Apra, São Clemente Loulé.

Os filhos do Miguel Guerreiro cc Maria Dias não só tiveram por padrinhos padres por o primo ser o Padre José Guerreiro, mas também por o tio do pai ser o Padre João Guerreiro Estaço.

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#129866 | Adr Cust | 30 set 2006 23:23 | Em resposta a: #129864

Correcção:

Na frase: "TINHA O PRESENTIMENTO QUE UM DELES ERA O PADRE JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO". Deverá ler-se: Padre JOÃO GUERREIRO ESTAÇO.
Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#129872 | ffarrajota | 01 out 2006 00:47 | Em resposta a: #129864

Caro Adriano,
Ainda bem que tem sido persistente porque assim se vai desvendando mais sobre a família Guerreiro Estaço. Tenho estado a rever microfilmes de S.Clemente, tenho encontrado um Miguel Guerreiro mas sem ligação ao seu cc.Maria Dias. É sempre bom consultar outras freguesias porque por vezes deparamos com casamentos ou batismos que já não se esperava encontrar.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#129884 | Adr Cust | 01 out 2006 08:34 | Em resposta a: #129872

Cara Fernanda:

O curioso é a forma como encontrei o casamento do Miguel Guerreiro com a Maria Dias, não estava nesse momento à procura dele, a bobine do rolo estava e está muito danificada, ao enrolar a fita o mesmo patina e não enrola, estava no fim do rolo e quando o rebobinei até ao meio este teimava em não sair daquele lugar, casualmente olhei e deparei com o nome Miguel Guerreiro e Marias dias, arrepiei-me todo e disse para mim “não pode ser” e era..

Era para lhe enviar um mail para que lesse a minha Msg mas vejo que estava atenta, eu tenho estado muito ausente aqui do Fórum.

Não se pronunciou sobre o restante conteúdo da minha msg. Concorda com o meu raciocínio?.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#129902 | ffarrajota | 01 out 2006 20:27 | Em resposta a: #129884

Caro Adriano:
Desculpe não lhe ter dito que concordava inteiramente.
No batismo de Pedro Contreiras Estaço(avô de meu marido) foram padrinhos Manuel Guterres cc. Isabel de Barros e Domingas Guerreira, filha de Miguel Guerreiro e Maria Dias. Não há dúvida que tanto os padrinhos e padre são pistas muito importantes.
Compreendo o seu arrepio porque tem-me acontecido muitas vezes, principalmente da minha parte, como pertenço ao concelho de Seia e é um concelho com muitas freguesias, tenho encontrado muitos casamentos em freguesias onde pesquisava outras famílias. Loulé é um concelho muito grande mas com poucas freguesias, penso até se pesquisarmos outros concelhos teremos talvez surpresas. De qualquer maneira, já encontrei casamentos em Estói que pensava terem tido lugar em S.Clemente e assim sucessivamente.
Quanto ao arquivo da universidade de Évora, vou tentar saber como poderemos ter acesso.
Este verão, por acaso fui a Évora duas vezes mas não me foi possível ir procurar. Dos dois dias, o primeiro andei à procura duma firma e dos gerentes e passou-se o dia, da segunda tinha que voltar cedo e não me foi possível . Se o assunto que fui tratar tiver andamento talvez lá volte e possa dar um pulinho ao arquivo.
Entretanto vou tentar informar-me como posso aceder sem deslocação, porque tenho mais uns quantos padres e um primo do meu lado que lá se formou.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#131207 | jliberato | 14 out 2006 23:43 | Em resposta a: #129864

Caro Adriano Custódio,
Parece-me o seu raciocínio com indiscutível lógica, embora só a inquirição de genere pudesse dar certezas.
Evidentemente que era teoricamente possível haver esta profusão de padres sem que o João Guerreiro fosse padre, mas là que ajudava, ajudava muito...
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Simoa Rodrigues Guterres

#142113 | ffarrajota | 28 jan 2007 22:16 | Em resposta a: #117589

Caro Custódio Adriano:
Sabe que vai sair um trabalho sobre famílias da Beira Baixa e trata da família Guterres, talvez se consiga fazer uma ligação aos do Algarve.
Os meus antepassados Guterres são muito antigos do tempo de Afonso Henriques e é muito difícil ligá-los aos antepassados Guterres de meu marido. Este trabalho que vai sair penso que será mais da época dos algarvios.
Que se passa com o amigo, não dá notícias. Continuo fazendo pesquisa das famílias algarvias.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#151824 | angiliani | 09 abr 2007 17:36 | Em resposta a: #112095

Meu tataravo se chamava Joaquim Pires Guerreiro, este era o mais novo de quatro irmaos, Martim, José e Joao. Joaquim era casado com Eufrasia Domingues Guerreiro. Os dois tiveram 5 filhos homens e 8 filhas mulheres. Orlando Domingues Guerreiro, Joaquim Domingues Guerreiro, Amálio Domingues Guerreiro, Frederico D. Guerreiro, Jé D. Guerreiro, Durvalina, Anita, Carlinda, Inésia, Teodóra, Carolina, Lucha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#163311 | Adr Cust | 24 jul 2007 17:39 | Em resposta a: #129864

Caros confrades,

Para reforço da tese defendida por mim na minha msg de 30.09.2006 onde refiro que o Padre JOÃO GUERREIRO ESTAÇO é filho do Alferes Bartolomeu Mendes Estaço e de Maria Guerreira, tenho a acrescentar as minhas notas feitas à Sebastiana Viegas, viúva de António Guerreiro:

RIN 3125 SEBASTIANA VIEGAS:

CASAMENTO: com ANTÓNIO GUERREIRO, filho do Alferes Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira:
P-76, Item-2, rolo 424 São Brás
Padre Celebrante: Manuel Rodrigues Gago
Padrinhos:
- CAP. Manuel Rodrigues Guerreiro (TIO por afinidade cc Maria Simões)
- REV. Padre Domingos Viegas, Coadjutor da Igreja de São Brás

ENVIUVOU e CC António Martins, da Apra Loulé:
P1v, Item 5, rolo 506 Loulé:
Padre Celebrante: Diogo Fernandes Rasquinho, com licença do Padre Paulo Madeira Raposo.
Testemunhas:
- REV. Padre João Guerreiro "Estaço" (IRMÃO do 1.º marido)
- Bartolomeu Mendes "Estaço" (SOGRO no 1.o Casamento)
- Álvaro Mendes Estaço (IRMÃO do 1.º marido)
- Manuel de Sousa

Se Já não tinha duvidas nenhumas muito menos as tenho agora.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#163347 | suzy gama | 24 jul 2007 23:52 | Em resposta a: #163311

Caro Custódio

Poderia fornecer a data do casamento do António Guerreiro e Sebastiana Viegas ? São meu avós 2 vezes e nunca consegui achar esse casamento.

Em relação ao Pe João Guerreiro Estaço:
- Tenho um filho João do casal Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira nascido
na Apra em 08.02.1671, que tenho como João Gregório Estaço c.c Catarina
Gonçalves e este casal tem uma filha chamada Inês. Não tenho data de
casamento deste João Gregório Estaço nem data de nascimento da filha.

O João Guerreiro (Estaço) filho do Alferes Bartolomeu Mendes (Estaço) aparece como estudante a apadrinhar o João Guerreiro, filho de Gregório Guerreiro e Simoa Rodrigues.
Parece-me mais que possível que este João estudante viesse mais tarde a ser o Pe João Guerreiro.

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#163400 | josécyr | 25 jul 2007 15:17 | Em resposta a: #163347

Cara Susana, já podias ter dito que também descendias dos meus/nossos avós António Guerreiro e de Sebastiana Viegas, que casaram em são Brás de Alportel, a 27-01-1710 - (R.P. (Pag. 88) - Baptismo - Padrinhos: Pedro da Fonseca e Maria Coelha, esposa de José Guerreiro, celebrou o Padre Brás Guerreiro.
R.P. - (Pag. 76) -CASAMENTO - Testemunhas no dito com Sebastiana Viegas, solteira: o Capitão Manuel Rodrigues Guerreiro (casado com Maria Simões) e o Reverendo Padre Domingos Viegas. Celebrou o Padre Manuel Rodrigues Gago). Vai também o assento do baptismo, embora este creia que já o tens. A "vóvó" Sebastiana, volta de facto a casar com o dito António Martins, 27 de Outubro de 1719, em São Clemente de Loulé. Este creio que já o terás e por isso nada mando. Se o Custódio ler esta mensagem digo-lhe que o apoio na conclusão que tirou sobre o padre João Guerreiro Estaço. Julgo que não podem restar dúvidas sobre as conclusões a que chegou mais as tuas "dicas" sobre o assunto.
Um abraço
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Lopo Fernandes da Ponte

#163404 | josécyr | 25 jul 2007 15:40 | Em resposta a: #112095

Caros confrades, só porque a ligação aos Guerreiros e aos Estaços é evidente, coloco aqui o que apurei sobre o Padre Lopo Fernandes da Ponte depois de ler o seu processo. Convirá sempre, se vos for possível, uma nova leitura sobre o mesmo.

Foi Padre em Loulé entre 1570 e 1590. Dados PT-TT-TSO/IE/21/8399 - 20-10-1583 - (data da prisão) a 13-11-1584 (Auto de Fé) - "Palavras escandalosas na confissão e não levava um vida exemplar".
Tinha em 1583, mais ou menos 50 anos de idade.
Foram testemunhas abonatórias no seu processo; Fernão de Azevedo de Sousa, Duate Lobo Neto, seu "cunhado - sic", casado com uma prima do dito Lopo Fernandes, Augusto Mendes de Sárrea, o Padre Afonso Correia, Pedro Dias Correia, Mór Afonso, de 70 anos, cativa que foi do pai de Lizuarte de Aragão, António Ribeiro, alfaiate, Lizuarte de Aragão, João Gitano, Martim Annes da Ponte, seu primo co-irmão, o Sr. Bispo do Algarve e João Martins de Lemos, provisor.
Dados Biográficos: Foi baptizado na Igreja de São Clemente em Loulé, circa 1533, pelo Padre João Afonso ou João Ferrão. Foram seu Padrinhos os Padres Martim Vaz e João Gonçalves.
Foi Crismado na mesma Igreja pelo Bispo de Sevilha D. João de Féres e foi seu Padrinho, Francisco de Sousa. Teve a sua primeira ordenação pelo Bispo de Marrocos e nessa data vivia em Sevilha, em São Telmo, extra muros.
A segunda ordenação, como Clérigo de Evangelho, foi feita pelo Bispo do Algarve, D. João de Melo Correia.
Foi ordenado como Clérigo de Missa, em Sevilha, pelo Bispo de "Sanória - sic". Fez Profissão e recebeu o hábito de São Tiago, pelas mãos de Diogo de Gouveia, Provisor do Convento de Palmela ao tempo. Não tinha irmãos nem irmãs, mas tinha uma filha, que houve há muito tempo, de seu nome Maria da Ponte ou Maria Fernandes da Ponte.
À data do seu processo com a Inquisição, detinha os seguintes bens: Umas casas térreas, com uma câmara sobradada, na Rua de Duarte Lobo, Vila a dentro de Loulé, com quintal e porta de carros, que partia de uma parte com outros quintais e das outras com a lavoura e com o forno de poia, do dito Duarte Lobo; na dita casa detinha, um pote e uma jarra, uma pipa, uma caixa, 3 cadeiras "decoradas com pregos – segundo me pareceu", uma mesa, 2 "manitos – segundo li" e uma cama.
Era filho de Francisco Fernandes da Ponte e de sua mulher Catarina Fernandes da Ponte, de Loulé, neto paterno de Lopo Fernandes Caldeirão e de Constança Pires, também referidos como sendo de Loulé e neto materno de João da Ponte e de Aldonça Vaz, do mesmo local.
R.P. - Óbito - (Pag. 201 v) - Faleceu, 20 de Agosto de 1595, sem testamento e foi enterrado na Igreja de São Clemente em Loulé.
Cumprimentos
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#163479 | Adr Cust | 26 jul 2007 01:05 | Em resposta a: #163347

Cara Susana,

O António Guerreiro e a Sebastiana Viegas casaram em são Brás de Alportel, a 27.01.1710 (Pag. 76, Item 2, rolo 424)
Padre celebrante:Manuel Rodrigues Gago
Testemunhas: o Capitão Manuel Rodrigues Guerreiro (TIO por afinidade) cc casado com Maria Simões e o Reverendo Padre Domingos Viegas, coadjutor na igreja de São Brás.
Quanto ao resto da tua mensagem penso que está tudo esclarecido, se leres a tese por mim defendida na minha mensagem de 30.09.2006 às 23H11 em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=129864#lista
Corrigida em 30.09.2006 às 23H23 por esta: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=129866#lista e agora completada por esta de 24.07.2007 em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=163311#lista , penso que ninguém terá dúvidas que efectivamente o Padre João Guerreiro Estaço é filho do Alferes Bartolomeu Mendes Estaço e de Maria Guerreira.
Atrevo-me a dizer ainda, quantas genealogias têm sido feitas, muito menos fundamentadas. Aliás a prova disso está em livros publicados com árvores genealógicas onde alguns de nós constatamos grandes erros.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#163692 | Adr Cust | 27 jul 2007 22:48 | Em resposta a: #163400

Caro Cabecinha,
Não me apercebi da tua mensagem em resposta à Susana,. e está mais completa que a minha.
Já agora indico aqui os filhos de António Guerreiro cc Sebastiana Viegas, que são:

- Maria *05.11.1710 Loulé,
- Joana Guerreiro Mendes *05.09.1712
- João Guerreiro Cabrita * c1713
- Inácia *01.02.1717
Todos nascidos em Loulé.
Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#163854 | josécyr | 30 jul 2007 08:35 | Em resposta a: #163692

Caro Custódio, obrigado pelos dados. Um abraço.
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#178598 | pachancho | 03 jan 2008 10:07 | Em resposta a: #112704

Caro Custódio,

retirado das efemérides vimaranenses, 9 de julho:

1626 — O cónego Gaspar Estaço de Brito, morador na Rua de Santa Maria, disse, na nota de Manuel Fernandes, " que ele compusera um livro intitulado Várias Antiguidades de Portugal de que o parecer de homens doutos resultou serviço e honra deste reino, o qual se acabou de imprimir pelo Natal passado, findo ano de 1625, que haverá pouco mais ou menos 7 meses, o qual livro se vende por ordem do reverendo padre frei Manuel Estaço, da Ordem de Santo Agostinho, seu irmão, em Lisboa, Coimbra e no Porto e noutras partes deste reino e ora veio à sua notícia dele constituinte que na cidade de Évora por algum livreiro ou livreiros se vende o dito livro por outra via em preço secretamente ou trazido de fora, do que ele constituinte não é sabedor, que é em grande detrimento seu pela muita despesa que fez na impressão, pelo que lhe convém impedi-lo ou demandá-lo por cem? E como mais for justiça" para o que fazia seu procurador o dito seu irmão frei Manuel Estaço, não só em Lisboa onde era morador, mas também em todo o reino. Foram testemunhas desta procuração, escrita pelo dito Manuel Fernandes, Jerónimo de Espinhosa e Pascoal Francisco, familiares dele Gaspar Estaço, que assinou só estes 2 nome e sobrenome, pelo que estando no princípio desta procuração o nome e 2 sobrenomes aí foi riscado o 2.º sobrenome de Brito.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#178605 | ffarrajota | 03 jan 2008 10:52 | Em resposta a: #178598

Cara Paula:
Tem mais alguma informação deste cónego? Sei que esteve em Roma e que viveu na côrte, de Guimarães não tenho nenhuma informação.
os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias: Guerreiro, Contreiras e Estaços II

#178909 | pachancho | 05 jan 2008 10:39 | Em resposta a: #178605

Cara Fernanda,

não tenho mais informações. Essa informação encontrei-a no seguinte site:

http://pedraformosa.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

No entanto, se contactar o Arquivo Histórico de Guimarães, pode ser que tenham mais informações:

http://www.csarmento.uminho.pt/amap_51.asp?filtro_ano=1937

ou até no próprio site, pois contém alguma documentação interessante, sobre pessoas da época.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 04:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen