Familia Loreto (Penafiel)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Loreto (Penafiel)

#112248 | Metalbrain | 16 fev 2006 23:34

Gostaria de saber se alguém tem algumas informações sobre a familia Loreto de Penafiel. Ela chamava-se Anna Maria de Loreto e era casada com Manoel Vieira, sendo seu filho natural de Abragão - Penafiel.
Anna Maria de Loreto deve ter nascido por volta de 1800 a 1815, sensivelmente, visto que ainda não sei a data de nascimento do filho.

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Loreto (Penafiel)

#112352 | rmfrp | 18 fev 2006 17:26 | Em resposta a: #112248

Caro Vítor Silva:

Tem a certeza de que Loreto deva ser considerado um apelido no caso que refere? Parece-me existir a possibilidade de se tratar de um nome de invocação religiosa (Nossa Senhora de Loreto), e nesse caso não existir uma família Loreto propriamente dita.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Loreto (Penafiel)

#112364 | Metalbrain | 18 fev 2006 20:04 | Em resposta a: #112352

Para já é a única pessoa na minha familia que tem esse sobrenome, esta no registo de nascimento da sua neta. Já estive a ver se havia alguma freguesia nos lados de Penafiel que tivesse uma Santa Padroeira com o nome de Loreto, mas nem isso tem.
Acha que era normal colocarem invocações religiosas a Santas no sobrenome?

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Loreto (Penafiel)

#112396 | rmfrp | 19 fev 2006 16:21 | Em resposta a: #112364

Caro Vítor Silva:

A hipótese que coloco é exactamente a de Loreto não ser um apelido/sobrenome. Era bastante comum, em séculos passados, as mulheres não terem qualquer apelido. Era também relativamente comum terem mais de dois nomes próprios.

O caso de Anna Maria de Loreto parece-me muito semelhante ao da minha antepassada Mariana Josefa de Porciúncula, que nasceu em 1737 ("Porciúncula" é o nome de um local em Itália associado a São Francisco de Assis). Também neste caso o terceiro e último nome é de invocação religiosa, não era apelido de família e não voltou a ser usado, tanto quanto sei. A explicação do nome está no facto de a minha antepassada ter nascido no dia 2 de Agosto, em que se celebra a festa de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula.

Será que Anna Maria de Loreto nasceu no dia da festa de Nossa Senhora de Loreto? É uma hipótese a considerar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Loreto (Penafiel)

#112428 | Metalbrain | 19 fev 2006 20:32 | Em resposta a: #112396

Agradeço desde já a sua explicação, ainda não sei a sua data de nascimento, mas quando souber vou tratar em ver isso!

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Loreto (Penafiel)

#112449 | MSá | 20 fev 2006 00:39 | Em resposta a: #112428

Em Recife, Pernambuco existe uma família ilustre com sobrenome (apelido) Loreto. Que eu saiba, todos descendentes do governador Sérgio Loreto, de honrada memória.

Luiz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 16:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen