Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11232 | Nuno | 17 out 2001 11:33

Agradecia informações sobre este palacio sito na rua da Rosa
(actualmente hospital de S. Luis)e que pertenceu desde o século xviii(creio) á familia Melo e Castro cuja ultima administradora terá sido D. Maria de Rosa de Melo e Castro
c.c com D.Pedro da Cunha de Mendonça e Meneses.
Gostaria de saber tambem por que meio(compra, herança?) veio a pertencer a esta família.

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11282 | aeiou2 | 17 out 2001 22:35 | Em resposta a: #11232

Exmo Senhor
Tavez se vá rir com a informaçõa que lhe vou enviar,mas quando se está à procura tudo ajuda.O Hospital de S Luís tem um pequeno livrinho que oferece aos utentes e julgo que fala um pouquinho da história do Palácio onde está instalado.Se por acaso não morar em Lisboa diga que dou lá um salto e depois faço-lho chegar se assim for seu desejo.
Saudações
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11311 | Nuno | 18 out 2001 09:24 | Em resposta a: #11282

Cara Maria,

Muito obrigado pela informação. Já lá fui mas não me ofereceram nenhum livro sobre o palacio.
Mas como vivo em Lisboa irei lá outra vez á
procura do dito livro.

Saudações,

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11376 | António Forjó | 18 out 2001 22:23 | Em resposta a: #11232

Nuno

Transcrevo o que consta no "Dicionário da História de Lisboa".
"Palácio do Cunhal das Bolas:Este palácio de que restam dois cunhais incompletos foi, segundo reza a história, construído no sec. XVI por um judeu rico, que, com tal decoração quis representar pomos de ouro. Inserida esta decoração de pedra relevada nos conceitos arquitectónicos da época - Casa dos Bicos, Casa das Conchas - as bolas teriam sido mesmo pintadas a ouro, pintura que o tempo se encarregou de fazer desaqparecer. No sec. XVII, o palácio é pertença da família Melo e Castro. E, em 1696, o Conde da Ericeira, seu inquilino, tornava-o local de reuniões culturais e literárias, atraindo aos seus serões a intelectualidade do tempo. No alvorecer do sec. XIX serviu o edifício de instalação ao Geral do Cunhal das Bolas, estabelecimento de ensino secundário, onde foi aluno, entre 1810 e 1815, o poeta António feliciano de castilho. Em 1848, foram aí as instalações do Colégio de Madame Lima. Em 1866, D. Maria-Rosa de Melo e Castro vende o Palácio ao Governo Imperial Francês para que nele seja instalado o Asile de saint-Louis, que rapidamente se converteu em Hospital de São Luís, existindo como tal na actualidade. As características originais dos cunhais e a ocupação física do palácio fazem-no crer um caso de monumentalidade e de imponência únicas dentro da cidade, avançando-se mesmo a hipótese de uma possível pre-existência em relação à época de urbanização do bairro. As reconstruções sucessivas do sec.XVII ao XIX e, mesmo,algumas ampliações, não modificaram as características arcaicas predominantes, mantendo o palácio o acesso principal por um pátio, e a formação de corpos de construção separados. Apesar das alterações e das adições impostas pelos tempos modernos, qualquer uma das fachadas do palácio conserva a "harmonia ritmada" dos vãos."
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11407 | Nuno | 19 out 2001 10:10 | Em resposta a: #11376

Caro Antonio,

Muito obrigado pelas excelentes informações
que me deu sobre a casa que pertenceu á minha familia materna.

Com os melhores cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11539 | António Forjó | 20 out 2001 23:54 | Em resposta a: #11232

Caro Nuno

Tive hoje oportunidade de ler o que escreveu Norberto de Araújo nas "Peregrinações em Lisboa" sobre o Cunhal das Bolas.
Repete aquilo que já lhe tinha dito mas com mais pormenores que serão certamente do seu interesse. Transcrevo pois:
"Passos andados na direcção da Rua Luz Soriano, e logo passada a estreita Calçada do Cabra, encontramos, num pequeno largo, em cotovelo recto, o Hospital de S. Luiz (dos franceses), no prédio que encosta à Rua da Rosa, e no qual existe o famoso "Cunhal das Bolas". Eis uma curiosidade - um apontamento só - da Lisboa de seiscentos no Bairro Alto: este enigmático Cunhal, ou, melhor, cunhais pois são dois, cada um na sua esquina do edifício na face da pequena serventia que liga as Ruas Luz Soriano e da Rosa.
O do lado da Rua da Rosa é mais alto e completo; o outro reduz-se a um pequeno troço da pilastra. Ambos são coroados por cornija, devendo primitivamente terminar nela a altura da Casa.....
Esta Casa, cujos primeiros donos não posso seguramente dizer quem foram, pertencia no final do sec.xviii a um morgado da família Melo e Castro, que certamente de muito antes o havia; passou depois a ser dos Condes de Olhão, pela circunstância de uma senhora Melo e Castro (da Costa Mendonça e Sousa) haver casado (1890) com D. Pedro da Cunha e Melo e Menezes, filho dos segundos Marqueses de Olhão.
Anteriormente, no final do século de seiscentos, morava no Palácio - por aluguer - o Conde da Ericeira, D. Francisco Xavier de Menezes, cujo palácio da família era na Anunciada, e no qual se suicidou em 26 de Maio de 1690 o 3º Conde daquele título D. luiz de Menezes.
Os Ericeiras, continuando as tradições literárias da família - e no culto das quais se honraram - mantiveram no "Cunhal das Bolas" as conferências ou sessões da famosa "Academia dos Generosos", criada na Anunciada em 1647, e que existiu até 1717; nessas conferências comparticipavam os letrados do tempo, entre os quais o Marquês de Alegrete (D. Manuel Teles da Sylva), Luiz do Couto Felix, guarda-mor da Torre do Tombo, o diplomata José Faria, o Conde de Vilar-Maior, os célebres D. Manuel Caetano de Sousa, D. Rafael Bluteau, D. José Barbosa, o Dr. Manuel Gomes Palma.........antes de 1866 já a Srª D. Maria Rosa de Melo e Castro, representante do Morgado, porventura primitivo proprietário directo, a tal que casara com D. Pedro da Cunha (Olhão) e em segundas núpcias com o general Rufino de Morais....."
Sugiro-lhe que, se pretender aprofundar a informaçaão sobre o Cunhal das Bolas, contacte o Gabinete de Estudos Olissiponenses, estrura da CML, situado na Estrada de Bemfica no Palácio do Beau Sejour.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11578 | Nuno | 22 out 2001 10:03 | Em resposta a: #11539

Caro António,


Mais uma vez muito obrigado pelas preciosas informações.
Irei contactar o Gabinete de Estudos Olissiponenses.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11676 | Portuguez | 23 out 2001 18:25 | Em resposta a: #11232

Caro Nuno
Soube ha alguns anos atras pela tua tia Dores que tinhas interesse por estes assuntos, mas estava longe de encontrar-te por aqui. Foi-me dito na época que procuravas actualizar o estudo sobre a nossa familia, ramo Beira Baixa, feito pelo Armando Sacadura Falcao, e a esse respeito mandaste fotocopias de actualizaçao a serem preenchidas. Infelizmente isso deu-se por altura da morte da minha Mae, pelo que ficaste sem resposta. Gostaria de saber como esta esse projecto, e se ainda te serao uteis essas informaçoes. Tambem e ja agora pode ser que saibas algo sobres os celebres morgadios de Alcube, em Azeitao e Palmela, e do Duque da Terceira da nossa quatrisa Maria Rosa, que sempre me despertaram curiosidade nao satisfeita a par do celebre Cunhal das Bolas. Como sabes, o 1º e unico Duque da Terceira morreu casado mas sem descendencia, e nunca lhe encontrei, na epoca em que estudei a historia familiar, ha 20 anos atras, parentesco senao longiquo com os Melo e Castro. Saudades a todos e um abraço
Alexandre de C.Novo

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11716 | Nuno | 24 out 2001 10:12 | Em resposta a: #11676

Caro Alexandre,

É sempre bom encontrar alguem da familia aqui
na net.
Em relação ao estudo sobre a familia Correia de Sampaio o objectivo não é apenas actualizar
as gerações mais recentes da familia .
Como tu sabes no livro do Armando Sacadura Falção os Correias aparecem por causa de um casamento de um Correia com uma Freire Corte Real.
Neste meu trabalho dou prioridade á origem dos
Correias começando pelo 1 Correia conhecido
(Antão Fernandes Correia que viveu na segunda
metade do seculo xv e que é o progenitor da familia Correia de Sampaio)e por aí abaixo.
Em relação ao morgado do Alcube foi o mesmo instituido por D.Alvaro de Sousa que esteve na India em 1537 e casou com D.Francisco de Tavora, cujo filho Gaspar de Sousa, herdou o referido morgado e casou com D. Maria de Meneses.
Deste casamento nasceram varios filhos vindo o 1º Alvaro de Sousa a herdar o referido morgado.
Casou com D. leonor de Vilhena e das duas filhas que houve deste casamento a 1ª D. Francisca de Vilhena casou com seu tio Manuel de Melo de quem 7 filhos, entre os quais D. leonor de Vilhena que casou com D. Rodrigo da Costa, Vice Rei da India filho do conde de Soure. Deste casamento nasceu D. Maria de Vilhena que casou com Antonio de Melo e Castro pais de Denis de Melo e Castro, que veio a ser senhor do morgado de Alcube avo de Maria Rosa.

Quanto ao morgado de Sousa e Meneses que pertenceu ao duque de Terceira, após o falecimento deste passaram as varias linhas de representação das casas que lhe pertenciam a parentes afastados nas linhas proximas dos respectivos vínculos.
Foi assim chamada para suceder no vinculo Sousa e Meneses D. Maria Rosa por descender de Jorge de Sousa e Meneses(5 avo) copeiro mor do reino casado com D. Violante de Castro.
Do referido Jorge Sousa e Meneses foram tambem filhos Martim de Sousa e Meneses que deu origem ao duque da Terceira e Ana de Sousa e Meneses casada com Antonio de Melo e Castro(4 avo de Maria Rosa) que foi Vice Rei da India.
O Cunhal das Bolas creio que passou á familia por compra feita por Dinis de Melo e Castro ja referido que ficou com a alcunha de Pilatos outro nome que tinha o palacio.
Quanto ao estudo está praticamente acabado, mas faltam algumas actualizações e por isso
agradecia que mandasses os elementos que tiveres disponiveis .
Depois há os problemas da sua publicação (logistico e economico ,que esperemos não sejam
instrasponiveis).

Um grande abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11725 | Portuguez | 24 out 2001 12:23 | Em resposta a: #11716

Meu Caro Nuno
Obrigado pelas tuas informaçoes tao rapidas e tao completas. Fiquei boquiaberto com a sorte da quatrisa Maria Rosa ao herdar em plena epoca liberal, e com os morgadios ja extintos, 1 vinculo tao longiquo... ;)
Quanto ao teu livro, dou-te toda a força, aproveitando para relembrar que será optimo corrigir varias inexactidoes constantes da separata do A.Sacadura Falcao.
Infelizmente, com o desmanchar da casa e as partilhas feitas em 1995, nao encontro as fotocopias indicativas do que querias que fosse actualizado, embora recorde que enviaste para a minha Mae tambem, alem das nossas fotocopias, as que diziam respeito à descendencia de P.A., Mendonças e talvez até R. e Ms. Assim sendo, preciso de saber o que ainda te falta exactamente para poder ajudar.
Quanto a publicaaçao do teu livro, caso dificil, quem sabe se nao seria interessante publica-lo em e-book? Ediçao impressa em computador com encadernaçao a subscrever por cada um de nos tambem seria interessante.
Abraço amigo e parabens
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11735 | Lourenço Vila-Flor | 24 out 2001 14:57 | Em resposta a: #11232

Caros Parentes,
Alexandre Castelo-Novo e Nuno Ponces,
Sou também Correia de Sampaio, por descender do 1.º V. de Castelo Novo, pai da minha bisavó Maria de Lourdes, e que casou com o Francisco Manoel de Vilhena (Vila-Flor).
Gostaria de estar a par desse livro de família que acho uma óptima iniciativa.
Aqui deixo o meu e-mail lvfreitas@mcbm-adv.pt, para trocarmos mais informações sobre a família.
Quanto ao facto da nossa avó ter herdado o morgadio do d. da Terceira, tal não é nada estranho dado que era parente deste e os morgadios só foram abolidos para a Nobreza pelo d. de Loulé, acho que em 1864, diferentemente dos outros vinculos que foram abolidos pelo Mouzinho da Silveira.
Já agora de que ramos descendem?
Um abraço
Lourenço Vilhena.

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11736 | Nuno | 24 out 2001 15:10 | Em resposta a: #11735

Caro Lourenço,
Não há duvida que somos todos uma familia....
Eu sou Correia de Sampaio pela minha mãe, filha
do Antonio, por sua vez filha do Pedro, irmão
do V. de Castelo Novo que, como sabes, casou com uma irmã do teu trisavo Visconde(ambas Olhão)

Um abraço

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11737 | Nuno | 24 out 2001 15:14 | Em resposta a: #11736

Caro Lourenço,

Esqueci-me de dizer que a minha mãe chama-se
Teresa.

Um abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11740 | Nuno | 24 out 2001 16:06 | Em resposta a: #11725

Caro Alexandre,

Este fim de semana irei ver o que falta do teu lado e depois digo qualquer coisa.

Um abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11741 | Nuno | 24 out 2001 16:09 | Em resposta a: #11735

Caro Lourenço.

Brevemente irei contactar-te para a actualização do ramo Manoel de Vilhena

Um abraço

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11750 | Lourenço Vila-Flor | 24 out 2001 17:28 | Em resposta a: #11232

Caro Nuno,
É, portanto, do ramo do DABH.
Obrigado pela sua resposta.
Fica à espera do contacto.
Já agora, Escales ainda está na família?
Conheço outros ramos que estão interessados em voltar a fazer os almoços que já existiram, uns do ramo Seabra e outro Botelho.
Com um abraço,
Lourenço.

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11786 | Nuno | 25 out 2001 09:39 | Em resposta a: #11750

Caro Lourenço,

Creio que a casa de Escalos ainda está na familia mais propriamente no ramo Botelho.
Acho optimo organizarem-se mais almoços da familia Correia(eu fui ao 1º em 93 ou 94 em
Monsanto)

Um abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11804 | Portuguez | 25 out 2001 13:58 | Em resposta a: #11735

Caro Lourenço
Ao responder por aqui ontem ao Nuno estreei-me em absoluto num forum, ainda ando a ver como isto funciona mas estou encantado ate agora. A casa de Escalos a que o Nuno Calheiros P. se refere ee dos Correia Botelhos, ramo dos Castelo Novos, e fica em frente à casa principal, a que nos interessa. Esta foi deixada em testamento ao ramo brasileiro de C.Novos e tem varios donos. Curiosamente ontem ao almoço encontrei o meu querido amigo Renato P.Soares que ficou contente por saber da iniciativa do Nuno, e por quem mandei recado aa Mulher, Maria Helena C.N. Ficou de me telefonar e entao perguntarei melhor se a ideia de Fundaçao foi para a frente.
Penso que possa fazer-te confusao mas os Castelos Novos (titulo) ficaram sem nada em C.Novo (aldeia)nas partilhas entre o meu bisavo Pedro Correa e o seu irmao Antonio. Antonio, o mais velho, ficou com a casa e principal dos Escalos, que entrara por herança de Sottomayores, e as terras na charneca. Os campos de Serra e a casa de Castelo Novo, agora turismo de habitaçao (esta na net, posso mandar-ta) ficaram para o mais novo. Por isso nós somos DE C.Novo nao sendo C.Novo, e voces sao C.Novo nao sendo DE Castelo Novo. ;)
Existe 1 boa monografia sobre Castelo Novo onde se podem ler estas coisas (autor:MAPONE) e ainda o nº do Panorama de 1973 sobre Castelo Novo escrito pelo Antonio Leite. Ambos trazem genealogia dos baroes, dos viscondes, dos condes e dos marqueses de Castelo Novo (tudo familias diferentes).
Quanto ao resto que perguntas direi para o teu e-mail.
Outro abraço
Alexandre T.F.

Resposta

Link directo:

RE: Cunhal das Bolas (Palacio Pilatos)

#11807 | Portuguez | 25 out 2001 14:12 | Em resposta a: #11740

Caro Nuno
Obrigado e caa fico aa espera. Entretanto vou desde jaa informando que neste ramo se tem nascido ;)
Abraço amigo, um beijo aa tua Mae
Alexandre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 10:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen