Família Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Família Carvalho

#112382 | jfmc2206 | 19 fev 2006 12:39

Me chamo João, resido no Brasil, em Florianópolis/Santa Catarina. Descendo da família Carvalho, então residentes na Região de Nelas/Santar/Viseu/Louroza de Cima/Mangualde, enfim, toda a região vizinha às que eu menciono.
Meus avós e bisavós tinham sobrenome Carvalho e Rodrigues.
Estou pesquisando a origem da família e, caso alguém possa agregar algum fato que já tenham pesquisado, pediria a gentileza de entrar em contato comigo, neste forum.
Cordialmente,
João Carvalho

Resposta

Link directo:

Sobre "Carvalhos" e "Rodrigues"

#112384 | victorferreira | 19 fev 2006 14:00 | Em resposta a: #112382

Caro João Carvalho,
As minhas famílias são maioritariamente da região que menciona, daí intervir no seu Tópico para contribuir com algumas sugestões.
1. Não há "uma" família Carvalho nem "uma" família Rodrigues, nem sequer ao nível "micro" da região que aponta. Há (no mínimo) dezenas! E nada aparentadas umas com as outras. Como deve imaginar, esses apelidos são dos mais comuns na lusofonia (Carvalhos não tenho nenhum que conheça, mas Rodrigues também tenho uns poucos, como aliás, praticamente todos os portugueses). Por isso meu caro, mesmo que aparecesse algum Rodrigues de São João de Lourosa ou Carvalho de Mangualde, só por um golpe enorme de sorte poderiam ter uma leve probabilidade de serem os seus (mas nunca se sabe ...);
2. LEIA as 'dicas' de como começar um estudo de ancestrais, na página de rosto deste 'site'. Pergunte aos seus mais velhos a associação por cada PESSOA de nomes de TERRAS (localidades, aldeias, Freguesias de origem ou casamento), DATAS (mesmo que aproximadas) de nascimento, casamento, morte, idade à morte, chegada ao Brasil, nome do NAVIO em que viajaram, histórias familiares que possam identificar melhor as localidades de origem, correspondência com parentes cá em Portugal, onde possa ir buscar detalhes importantes para a localização mais precisa no tempo e no espaço das pessoas que procura;
3. Munido desses elementos pode dirigir-se aos Arquivos Distritais (o de Viseu, no caso) ou às Conservatórias dos Registos Civis, por e-mail, carta, telefone, fax, e obter os repectivos documentos de nascimento, casamento ou outros.
É assim que se faz.
É claro que pode ir mandando umas 'bolas para o pinhal' para ver se algum seu parente afastado está ligado ao Forum, o que não sendo impossível, é pouco provável. Se nunca ouviu falar de nehum levantamento de ancestrais na família, talvez seja você o primeiro a se interessar pelo assunto.
Vá dando notícias.
Boa sorte e ao trabalho.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Família Carvalho

#120770 | Alfa49 | 14 jun 2006 12:53 | Em resposta a: #112382

Caro, João Carvalho
Respondendo ao seu tópico, gostaria de lhe perguntar se tem algumas ligações, mesmo que afastadas, aos nomes que indica e com origem na Ilha da Madeira.
Cumprimentos

João Barreto

Resposta

Link directo:

Rodrigues de S João de Lourosa

#192459 | salen | 14 abr 2008 10:18 | Em resposta a: #120770

Caro João Barreto,
Procurando mensagens em que se falem de S João de Lourosa, encontrei esta nossa troca de ideias.
Curiosamente, desde a minha mensagem de há dois anos, encontrei um 6º avô de Lourosa (ainda não sei precisar de que localidade da Freguesia) chamado José Rodrigues da Costa. É menino para ter nascido por 1730, mais coisa menos coisa.
Para si pouco adianta. Este 'Rodrigues' pode ser seu parente ou não. Como já deve ter percebido (se tem pesquisado), por essa época um Rodrigues pode ser filho de um Gonçalves, neto de um Pires e bisneto de um Gomes, sendo todos garantidamente da mesma família - como só os registos podem asseverar - e nada tendo de 'hereditário' nos apelidos. Mas é uma coincidência que não queria sonegar-lhe, até para ilustrar que a busca de familiares pelos apelidos (sobretudo por essas épocas) pode redundar num completo equívoco.
Já agora, como estão as suas buscas?
Cunprimentos. VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 03:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen