Revet ( ou Revés )

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Revet ( ou Revés )

#112492 | rafael | 20 fev 2006 16:05

Há dias consultei o Cap.º -Escritores do séc. XVII e XVIII que nasceram em Almodôvar, do livro -O FORAL DE ALMODÔVAR , do Padre Dr. José Maria Afonso Coelho ( que é nat. da freg. de São Barnabé-Almodôvar ).
Os escritores lá mencionados são todos de apelido Guerreiro, exceptuando o Padre Luís Figueira SJ, que n. por volta de 1574, filho de Diogo Rodrigues e MAYOR REVET, cujo apelido REVET me chamou a atenção. O Padre DIOGO bARBOSA mACHADO, assinala-o assim na sua obra Biblioteca Lusitana.
O apelido Revés /Revez existe ainda em Almodôvar.
Mas como o apelido Toncin , de Luís Toncin, homem nobre do séc. XV , de Beja, parece ter originado o apelido Toncinho e depois Toucinho,ainda usado ( existindo tb. a grande herdade " dos TOUCINHOS, da ex-casa dos antigos morgados de Almodôvar ), apelidos que encontrei nos Liv. PRQ.s mais antigos de Almodôvar, pensei também que o apelido REVET ser estrangeiro e passado a REVÉS/REVEZ ( ?! ).
Aqui fica este apontamento. Gostaria de saber a vossa opinião.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#112621 | liz | 22 fev 2006 08:39 | Em resposta a: #112492

Bom dia,
Desculpe por o meu portugues.. Eu nascei em França mas so da familia dos Revez de Almodovar. Se vocé tem mas informacoes sobre o meu nom eu gostaria de o saber! :)
Obrigada,

Elisabeth Revez

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#112628 | flordealecrim | 22 fev 2006 10:09 | Em resposta a: #112492

Caros Confrades

No casamento dos meus avós maternos, que se realizou no Pomarão em 22/05/1922, aparecem como testemunhas várias pessoas de apelido REVEZ.

Januário Manuel Revez
Barbara Antónia Palma Revez e
Tereza Revez Santos

Naturais de Santana de Cambas e próximos da minha família.
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#112662 | josemariaferreira | 22 fev 2006 15:47 | Em resposta a: #112492

Caro Rafael

Também tenho ascendência nos Revez (ou modernamente como se escreve Revés) mas ainda não tenho estudado esta linha.
Quer queiramos, quer não, fomos colonizados primeiramente por itálicos/helenicos e depois da Batalha de Toro por castelhanos.
Os Itálicos eram uns fervorosos devotos do San Ruffino e de Santa Ruffina, o sul do País sofreu forte influência de colonos italianos vindos nas cruzadas para ajudar os primeiros reis cristãos, principalmente D. Dinis que já não dava conta dos Mouros que atacavam a costa por todos os lados. Para fazer fase a essa ofensiva houve uma concentração maior destes cruzados no Alentejo e Algarve que ficavam mais perto de África. Essa influência religiosa principalmente dos Itálicos fez-se sentir muito acentuadamente durante a Idade Média e toda aquela região ficou cheia de Rufinas e Rufinos e Almodôvar devia ser a "capital de Rufus".
Será que o apelido Revez (RUFEZ) é um patronímico de Rufus?

Um abraço, do

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#112674 | rafael | 22 fev 2006 18:19 | Em resposta a: #112492

Caro Zé Maria

Não acho despicienda a sua suposição; aliàs, fundamentada. A linguagem popular deturpava para facilidade de pronúncia algumas palavras, "talvez " mais agradáveis ao ouvido.
Em Almodôvar existiu a ermida de Santa Rufina e ainda hoje existe o local com esse nome. A Santa era muito boa para curar as dores de cabeça.
Valha-nos Santa Rufina para que não haja nenhum revés na descoberta deste sobrenome para nossa satisfação e famílias que o usam ou os seus antepassados.

Um abraço do,
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#112678 | josemariaferreira | 22 fev 2006 19:07 | Em resposta a: #112674

Caro Rafael

Da discussão nasce a luz!

Não sabia que tinha existido uma Ermida de Santa Rufina em Almodôvar!
Ao consultar os livros paroquiais de Almodôvar dei conta da existência de muitíssimas Rufinas natas naquela Vila e concelho, que dava para dar e vender e exportar, aliás algumas delas foram mesmo parar a minha terra e lá foram Senhoras!
Pronto, aí está o motivo do aparecimento de tantas Rufinas/os, era em invocação aquela Santa do mesmo nome, as coisas nunca acontecem por acaso e os alentejanos sabiam muito bem, melhor que nós hoje, o nome que davam às coisas.
Agora falta apurar se de alguma Rufina/Rufino, nascia um Revez, já se deparou com alguma Rufina/o que tivesse um filho Revez, sem que para tal na família houvesse já o apelido Revez?
Um caso curioso é que foi morar para a Vila de Panoyas vinda de Almodôvar, imagine-se uma Rufina Reveza, nem mais nem menos! (Poder-se-à então dizer que este nome é um pleonasmo!? (...) Era o que faltava eu agora sofrer um revés/dor de cabeça!

Um grande abraço, deste

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#112680 | josemariaferreira | 22 fev 2006 19:36 | Em resposta a: #112678

PS. Não interprete mal as minhas palavras: Quando digo que havia muitas Rufinas que dava para dar vender e exportar, estava a pensar em muitas dessas Rufinas que eram escravas! Ás ricas, apenas se lhes dava dote.

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#335802 | GuidaMFLF | 26 set 2013 13:56 | Em resposta a: #112492

Boa tarde

A minha família chama-se Revez e são de Almodovar. Mas há quem use Revés, também. Tenho alguns dados da minha família, mas ando a pesquisar mais, no sentido de tentar encontrar a origem desta família. A minha mãe é Revez e o pai dela chamava-se Jacinto Revez Fernandes. O pai do meu avó Jacinto penso chamar-se António Coriel Martins Revez e a sua mãe Barbara Revez.

Alguém pode ajudar-me?

Obrigada
Guida

Resposta

Link directo:

RE: Revet ( ou Revés )

#335931 | d.clemente | 27 set 2013 21:07 | Em resposta a: #112628

Boa noite
Tenho um oitavo avô chamado FRANCISCO REVES.
Casou em 1686.06.22, na Igreja de Santana de Cambas.
O termo não refere ascendentes, nem naturalidade.
E os seus descendentes do meu ramo familiar perderam o apelido REVES.
Cumprimentos
d.clemente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen