Miranda Osórios do Piauí

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Património | Bibliografia

Miranda Osórios do Piauí

#112784 | restrela | 23 fev 2006 22:42

Prezados,
Estou-me iniciando no mundo da genealogia. Busco informações sobre os ascendentes dos Miranda Osórios do Piauí (José Francisco de Miranda Osório, Manuel Pinheiro de Miranda Osório). Há livro publicado sobre os descendentes de José Francisco, mas com pouca informação sobre os ascendentes. Há apenas uma nota registrando que, para alguns, a família seria ligada à Casa da Torre (Bahia), e, para outros, ao Pernambuco da Restauração (Toledo Osório).
Em livro do Mons. Chaves, historiador piauiense, há referência ao "teste de nobreza de seus antepassados", ao qual José Francisco teria se submetido para iniciar sua carreira militar já como oficial.
Qualquer informação agradeceria bastante,
Rodrigo Estrela.

Resposta

Link directo:

RE: Miranda Osórios do Piauí

#118716 | restrela | 16 mai 2006 20:19 | Em resposta a: #112784

Resolvi "ressucitar" este tópico, com vistas a, quem sabe, obter alguma ajuda. Abraços

Resposta

Link directo:

Miranda Osórios do Piauí

#118726 | Lourval | 16 mai 2006 23:40 | Em resposta a: #112784

Caro Rodrigo Estrela,
Tenho um antepassado de nome José Teixeira Osório cuja naturalidade estou procurando. Ele era português mas não sei de que lugar. Eu te pergunto: de onde vem os seus Osórios? Obrigado.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Miranda Osórios do Piauí

#118748 | restrela | 17 mai 2006 14:09 | Em resposta a: #118726

Prezado Lourval,
Eu realmente não tenho certeza. Há uma família "Miranda Osório" na Galícia, mas também não sei se são ligadas. Jose Francisco de Miranda Osório nasceu em Oeiras, Piauí, em 1800. Mas é possível que a família -- vindo de Portugal ou Espanha, provavelmente -- tenha se instalado primeiramente no Sul (pois eram ligados aos "Dias da Silva", que vieram do Sul, em meados do século XVIII, para Parnaíba, PI).
Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Miranda Osórios do Piauí

#191803 | pmcoimbra | 09 abr 2008 16:31 | Em resposta a: #118716

Caro Rodrigo Estrela,

Peço desculpa por me intrometer no seu tópico com um assunto exterior à sua família e sem lhe trazer nada de útil para as suas pesquisas. Mas como vi que falava do Piauí, resolvi tentar a minha sorte. Queria perguntar-lhe se tem algumas informações sobre um Governador de São José do Piauí, de seu nome JOÃO DE AMORIM PEREIRA, Governador entre 1797 e 1803. Agradeço antecipadamente qualquer novo dado que me possa ceder.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Miranda Osórios do Piauí

#191867 | restrela | 09 abr 2008 21:23 | Em resposta a: #191803

Prezado Pedro,

Tenho muitas informações sobre seu governo, mas não genealógicas (creio que você deve tê-las, pois ele era fidalgo da Casa Real e tinha o Hábito de Cristo -- deve ter muita informação sobre ele na Torre do Tombo).

Bem, o que tenho, está na Cronologia Historica do Estado do Piauí, com destaque as medidas que tomou para organizar a tropa regular de 1a linha, além de referências a sua honestidade e probidade (recusava presentes e honrarias).

Também o Monsenhor Chaves escreveu uma pequena biografia sobre Amorim.

Mas não há nada genealógico.

Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Miranda Osórios do Piauí

#191978 | pmcoimbra | 10 abr 2008 16:28 | Em resposta a: #191867

Prezado Rodrigo,

De facto, não são as informações genealógicas que me interessam, pois essas já eu as tenho e estão bastante completas, uma vez que ele é meu antepassado e existem muitas fontes. Eram mesmo informações sobre o seu governo que eu procurava. Agradeço as suas referências às obras de onde poderei retirar dados, que vou tentar consultar assim que as encontre.

O meu muito obrigado e um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen