Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11281 | magalp | 17 out 2001 22:29

Procuro ajuda numa possível identificação de individuos de apelido "Sá da Bandeira" q. de todo não encontro na descendência do Tenente General Bernardo Sá Nogueira, herói do sítio do Porto, em 1832.
Este personagem q. usa o apelido referido sugere uma ligação ao 1º Visconde e 1º Marquês, q. não encontro em parte alguma.
Não podem vir de nenhum irmão, pois Bernardo só tinha um irmão, q. foi o jovem Tenente Narciso Sá Nogueira, a primeira e muito chorada baixa do "Exército Libertador", por ocasião do desastre de Ponte Ferreira.
Narciso morreu solteiro e sem geração.
Cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11289 | aeiou2 | 17 out 2001 23:30 | Em resposta a: #11281

Exmo Senhor
Se bem percebi procura a pessoa de apelido Sá da Bandeira.Foi 1º marquês de Sá da Bandeira Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo o primogénito dos vários filhos do casal Faustino José Lopes de Figueiredo e Silva,capitão-mór e coronel de milícias de Santarém,fidalgo da Casa real,alcaide-mór do Cadaval,Juíz do Tombo da Casa do Infantado e de sua mulher D.Francisca Xavier de Sá Mendonça cabral da Cunha Godolphin(sei quem é pois foi um dos meus trisavós que o operou e lhe amputou o braço no Palácio dos Guedes no Porto depois de ter sido atingido no braço direito por uma bala ,no Alto da Bandeira e por curiosidade lembro,que também salvou a vida ao Conde de Mafra).Não casou e sucedeu-lhe por isso seu irmão 1.Aires de Sá Nogueira de Figueiredo,casado com D.Maria do Patrocínio Vieira de Abreu e Vasconcelos (dez filhos),Aires de Sá deNogueira de Abreu e Vasconcelos em quem se renovou a 2ª vida do título de visconde de Sá da Bandeira;foi 3ºvisconde seu filho Francisco
de Melo de Sá Nogueira de Sousa d'Alte.O rep actual Francisco Manuel Maria da Câmara de Sá Nogueira,solteiro;2.D.Maria Madalena de Sá Nogueira de Abreu e Vasconcelos,3.Miguel de Sá Nogueira cc D.Efigénia Borges de Castro(1º viscondes de Borges de Castro)e cuja descendência adoptou o apelido Sá da Bandeira.
Julgo que encontrará mais informações no ANP ,Grande Enciclopédia Lusa Brasileira ,Nomes de Portugal (separata do O Independente)etc.
Saudações
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11315 | PGA | 18 out 2001 10:24 | Em resposta a: #11281

Exmo. Senhor M.Magalhães,

O Iº Marquês de Sá da Bandeira teve 13 irmãos:

I-D. Maria Augusta de Sá Nogueira;
II-Estevão de Sá Nogueira;
III-António Cabral de Sá Nogueira;
IV-Francisco de Sá Nogueira ;
V-Aires de Sá Nogueira (ramo representante da família);
VI-Narciso de Sá Nogueira;
VII-João Cabral de Sá Nogueira;
VIII-José de Sá Nogueira;
IX-Augusto de Sá Nogueira;
X-Rodrigo de Sá Nogueira;
XI-Maria Brígida de Sá Nogueira Godolphin e
XII-Faustino de Sá Nogueira.

As pessoas que usam o apelido Sá da Bandeira são descendentes do 7º filho de Aires de Sá Nogueira - Miguel Vieira de Abreu de Sá Nogueira e Vasconcelos.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11385 | magalp | 18 out 2001 23:48 | Em resposta a: #11289

Maria

O mundo é pequeno... pelo que me diz, é 3ª neta do cirurgião Borges de Castro, o qual não tirava grandes proventos do seu afamado conhecimento e isso porque "os que podiam pagar eram familiares ou amigos, os outros não podiam mesmo. Apesar disso foi bem zurzido por Camilo. Esta e outras façanhas (como a do braço de B.Sá Nogueira e a serra mal afiada..) conto-as no meu projecto de memórias do Coronel Magalhães, q. viveu (intensamente) entre 1789 e 1859. Tb. pertenceu ao "Exército Libertador" e foi seu genro (depois sócio) Gaspar Borges de Castro. O seu 3ºavô (não sabia q. tinha descendência) era cirurgião-mor do Batalhão do meu Avô (tetra)António Vieira de Magalhães. Um irmão, Gaspar Borges de Castro casou com a filha mais velha - Joaquina, tendo tido vasta descendência - Meirelles Leite, Sousa Pinto, Cunha Lima, etc.. Tenho um manuscrito copiado dum original no ANTT, da autoria de Fernando Canedo, que dá larga notícia sobre os "Borges de Castro da Casa da Giesteira". Penso q. temos muita coisa em comum por esse lado.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães - magalp@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11388 | magalp | 19 out 2001 00:12 | Em resposta a: #11315

Caro Pedro Sá Nogueira

Antes do mais peço-lhe q. corte o "Exmo. Sr.", amenos q. pretenda um distancionamento formal e propositado. Não parece ser o caso pela sua pronta e simpática resposta, q. mto. agradeço.
De facto não sabia de tão vasta descendência de Bernardo Sá Nogueira, um dos meus herós predilectos do "Exército Libertador"!
Pela sua prima Maria e por esta via, fiquei tb. a saber que ele mesmo tinha vários irmãos, para além do Tenente Narciso. Assim, é bem possível q. haja Sá Nogueiras (verdadeiros!) aqui no norte e q. não constam nos ANP.s.
Agradeço com mtos. cumprimentos,
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11412 | mbp | 19 out 2001 11:17 | Em resposta a: #11388

Caro Manuel Maria Magalhães

Para sua informação no Norte existem Sá Nogueiras (do família Sá Nogueira /Sá da Bandeira)pelo menos no Porto ,Santo Tirso e Braga.Descendem de duas irmãs Sá Nogueira nascidas em Liisboa mas que vieram casar ao Norte.A minha mulher por exemplo é Sá Nogueira (usa o nome)

Cumprimentos


Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11414 | PGA | 19 out 2001 11:49 | Em resposta a: #11388

Caro Manuel Magalhães,

O meu avô Luís Aires de Sá Nogueira, embora tenha nascido em Lisboa, vive actualmente em Caminha.
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueira

PS. Já sei que viciou a "Ilda" no forum.

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11490 | magalp | 20 out 2001 00:23 | Em resposta a: #11414

Caro Pedro Sá Nogueira

Fico grato pelo esclarecimento oportuno. A minha dúvida prendia-se com uns Sá da Bandeira, mas de Guimarães se bem melembro. São referenciados nos "Braganças do Minho" de E. Ferreira de Sousa.
Mas, quem é a "Ilda" no Fórum?
Que me lembre, conscientemente, nunca viciei nada nem ninguém.
Cmptos.
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11491 | magalp | 20 out 2001 00:33 | Em resposta a: #11412

Caro Miguel Pimenta

Já estou perfeitamente esclarecido. de qualquer forma, fico grato.
De resto deve haver milhentos Sá Nogueira do Minho a Timor (parafreseando Salazar...). Fiquei a saber q. os pais do meu "herói" Bernardo Sá Nogueira puseram 13 filhos neste mundo até aos começos de 1800!
É aquela tendência (má) para os 1ºs ramos e 1ªs linhas... perfeito disparate.
cmptos
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11507 | magalp | 20 out 2001 12:37 | Em resposta a: #11289

Maria Júlia

Dê-me p.f. outro seu e-mail, pois a netcabo rescusa um doc. que lhe quero enviar.
usei - moom@netcabo.pt
Obrigado
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11531 | aeiou2 | 20 out 2001 22:58 | Em resposta a: #11507

Exmo Senhor
Manuel Maria Magalhães
Como tive problemas com uma série de e-mails portadores de vírus e cujos remetentes eram nomes de pessoas que frequentam este forum(na altura informei o moderador do forum,mas o meu antivírus funcionou muito bem,graças a Deus), por este motivo, não quero publicitar o meu endereço, aqui fica a minha morada e telefone,à moda antiga;
Av.Conselheiro Ferreira Lobo nº12 1ºDtº-Caxias
2780-507 Paço de Arcos Portugal
telefone 21 441 15 53
Espero que me compreenda.Em relação à homenagem de que lhe falei ,a data é 1896 e que vem no Diário Ilustrado nº8189 de quarta feira 29 de julho de 1896.
Com os melhores cumprimentos
Maria (é como sou tratada em família)

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11545 | magalp | 21 out 2001 10:20 | Em resposta a: #11531

Maria

Compreendo perfeitamente. Já experimentei problema idêntico e nas mesmas circunstancias.
Corte p.f. a Excelência, até porque não sou titular ou Oficial Superior...
cmptos, Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11606 | mbp | 22 out 2001 19:03 | Em resposta a: #11490

Caro Manuel Maria Magalhães

Se a sua dúvida se prende com o membro da família Sá Nogueira ou Sá da Bandeira que vem no livro os Braganças do Minho adianto-lhe que é um dos descendentes das duas irmãs que vieram casar ao Norte.Esqueci-me de lhe dizer que existem também alguns em Guimarães.De facto são muitos os Sá Nogueiras mas não milhentos como afirmou.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11609 | PGA | 22 out 2001 20:11 | Em resposta a: #11490

Caro Manuel M. Magalhães,

Se o ajudar tenho todo o gosto em emprestar-lhe um trabalho sobre a familia Sá Nogueira - Sá da Bandeira efectuado em 1970 por Salvador Sá Nogueira e seus irmãos João Carlos e Bernardo.

A "Ilda" é a sua parente Isabel Sottomayor.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11614 | luismelo | 22 out 2001 21:47 | Em resposta a: #11609

Caro Pedro Sá Nogueira,

Aproveitando a "boleia" muito lhe agradeceria se me pudesse informar onde poderei obter o trabalho que referiu sobre a familia Sá Nogueira.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11635 | magalp | 22 out 2001 23:41 | Em resposta a: #11609

Meu caro Pedro Sá Nogueira

Como disse já, o meu interesse pela família Sá da Bandeira é mais histórico (se se me é permitido9 do que genealógico. Quando do sítio do Porto, em 1832, Bernardo Sá Nogueira foi então uma das primeiras figuras. "Pau para toda a colher" esteve sempre em todos os sítios, quando e era preciso. SMI Dom Pedro, tinha por ele e muito justamente, especial afeição. Apesar de não ter um pingo de sangue deste nosso herói e bem apesar de ter vários avós muito queridos, nos dois lados da barricada, não deixa o seu avô de ser tb. o meu predilecto, como militar militar, honesto, valentíssimo e empreendedor exímio. Mais tarde, como figura política, excuso-me de fazer juizos, pois creio não ter todos os dados necessários.
Quanto à minha mto. querida sobrinha "Ilda-Mim" não estou assim tão certo de a ter "viciado" neste "nosso" simpático e tantas vezes esclarecedor, Fórum. É muito positiva, muito cientista e muito neta dos seu fidalgos avós. Se teve conhecimento daquelas tristes e últimas intervenções a propósito dum qualquer "nobre visconde" q. fala na 3ª pessoa, fuje bem por certo, a sete pés. Não é o seu estilo, não era o estilo do seu bisavô Carcavelos, um senhor e um genealogista de raiz.
Mas cuidava eu q. só o Diogo B.H. e talvez o Lourenço Vilhena tivessem descoberto esta Muy Nobre princesinha do Ave!!!
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11637 | magalp | 22 out 2001 23:54 | Em resposta a: #11606

Caro Miguel Pimenta

Diria q. acertou em cheio!!!
Este Fórum tem destas coisas... Paraa mim, pelo menos, a maior parte das vezes não sei a quem me dirijo, o q. não me importa muito e até pela idade q. tenho já uso o mínimo de cautela, não mostrando logo todo o jogo.
Parabéns! Aprecio as pessoas q. raciocinam e bem, tal como outros daqui q. me excuso de citar.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11648 | Lourenço Vila-Flor | 23 out 2001 11:16 | Em resposta a: #11281

Meu caro parente-tio Manuel Alpendurada e meu grande amigo Pedro Gonçalo,

Peço desculpa de usar o forum para este efeito, mas já que me visaram agora terão da me apresentar a referida Isabel, dado que fiquei curioso.
Um abraço amigo,
Lourenço Manoel de Vilhena.

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11653 | PGA | 23 out 2001 12:33 | Em resposta a: #11648

Caro Lourenço,

O meu amigo já conhece a Isabel Sottomayor(Mim).
Não se lembra do concerto em Setubal?
Um abraço

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11654 | PGA | 23 out 2001 12:38 | Em resposta a: #11614

Caro Luís Melo,

O trabalho sobre a familia Sá Nogueira - Sá da Bandeira não foi publicado, mas posso facultar-lhe o trabalho fotocopiado.
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11687 | luismelo | 23 out 2001 22:16 | Em resposta a: #11654

Caro Pedro Sá Nogueira,

Muito agradeço a sua disponibilidade e envio-lhe para o efeito a minha morada:
Rua Oliveira Monteiro 92-5ºC; 4050-438 Porto

Fico naturalmente à espera que me informe dos custos de produção das cópias e envio.

Melhores cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#11883 | PGA | 26 out 2001 15:10 | Em resposta a: #11687

Caro Luís Melo,

O livro que lhe prometi foi enviado hoje por correio.
Não se preocupe com os custos do envio e fotocópias.
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#12115 | luismelo | 30 out 2001 21:09 | Em resposta a: #11883

Caro Pedro Sá Nogueira,


Cá recebi o livro sobre a familia Sá Nogueira, ficando-lhe duplamente grato, não só pela sua amabilidade mas também pelas informações que contém e que irei agora ler com a maior atenção.

Tenho relativamente bem estudada a ascendência do nosso antepassado comum Estevão de Sá e Mendonça, informação que ponho desde já à sua disposição, caso julgue interessante.

Para o efeito envio-lhe o meu endereço email: mariluismelo@clix.pt

Melhores Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#13034 | aeiou2 | 16 nov 2001 13:42 | Em resposta a: #11545

Caro Primo Manuel Maria
Acabei de receber a sua estimada carta.Vou estar na Invicta de 19 a 23 e ia hoje telefonar ao primo António Carlos para ver se seria possível um encontro entre o Norte e o Sul.Aí lhe poderei entregar em mão a cópia do discurso feito em 1899 no Hospital Militar principal em Lisboa.
Creia-me com consideração
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#13116 | magalp | 17 nov 2001 20:05 | Em resposta a: #13034

Maria

Fico à espera do seu telefonema ou do António.
telf. 226174435
A altura não é a melhor por causa dos meus horários infernais.
Com amizade
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#108980 | falco | 07 jan 2006 01:00 | Em resposta a: #11654

Caros senhores
Tenho um costado Nogueira,do concelho do Crato no sec.xvii,será que o trabalho do sr.pedro sá nogueira abrange esta curiosidade ?
cumprimentos

Paulo falcão tavares

Resposta

Link directo:

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#414412 | milagenel | 04 mai 2019 02:04 | Em resposta a: #11609

Boa noite Pedro espero que ainda usas esse espaço, sou de Cabo Verde e nesse momento estou a escrever sobre os sá nogueiras que nasceram aqui, gostaria de ter info sobre data na morte das irmãs do Salvador Sá Nogueira se possivel, Maria Brigida e Maria Teresa,

agradeceria qualquer informação

Obrigado desde já

Resposta

Link directo:

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#445562 | pga1 | 01 fev 2023 21:57 | Em resposta a: #414412

boa noite,

Desculpe o grande atraso na resposta, mas só agora reparei neste post. os dados que tenho deste ramo da família:
Rodrigo de Sá Nogueira, contra-almirante, nasceu 3.1811 e morreu 2.8.1880, cc D Maria Teresa de Campos Pereira:
teve entre outros
António Faustino Pereira de Sá Nogueira, general, nasceu 13.3.1856 e morreu a 26.12.1928. casou com D Matilde Candida de Araújo Medina e Vasconcelos teve os seguintes filhos:
1-Rodrigo nasceu 22.6.1886 e morreu co. 5 dias.
2- Maria Teresa de Sá Nogueira nasceu a 29.4.1887 e morreu a 24.4.1969
3- Maria Amália de Sá Nogueira, nasceu a 11.4.1888, cc José Alvo de Sá Nogueira Melo Rodrigues Pinto Balsemão, com geração
4- Salvador de Sá Nogueira, nasceu a 29.4.1889 e faleceu a 18.5.1966. Presidente da Administração do Porto de Lisboa, cc D Beatriz da Costa Gonçalves cg.
5- maria Gadalupe de Sá Nogueira nasceu a 28.5.1890 e morre a 24.8.1922. sg
6- Bernardo de Sá Nogueira, nasceu a 28.10.1891 e morreu a 9.3.1980, eng civil, cc D Albertina Augusta Santos cg
7- Rodrigo de Sá Nogueira nasceu a 3.12.1892 e faleceu a 6.3.1979, prof. catedrático cc D Maria Luísa Rodrigues de Bettencourt cg
8- Faustino José de Sá Nogueira, nasceu a 22.5.1894 e morreu em Março de 1977, cc D Laurinda Augusta Santos cg
9- Maria Antónia de Sá Nogueira nasceu a 31.12.1895 e morreu a 28.12.1896
10 -Maria Brigida de Sá Nogueira nasceu a 9.3.1898
11- Joao Carlos de Sá Nogueira nasc 23.2.1900 e morreu a 27.4.1969, cc D Maria da Glória Guimarães Fisher, cg

Resposta

Link directo:

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#451636 | geneall112 | 30 dez 2023 22:17 | Em resposta a: #445562

Muito boa noite,

A minha bisavó, Maria Eduarda de Sá Nogueira de Gusmão (Gusmão de casada), nasceu na cidade da Praia.
Não tenho, neste momento, mais informações, porque estou em mudança de casa, e não consigo ver quem foram os seus pais. Sei apenas que a mãe morreu de parte, e o seu pai era militar, tendo comunicado à familia em Portugal, que tinha nascido o Eduardo, que educou e o acompanhou em cada comissão militar, até não poder disfarçar mais!
Nessa altura, veio para Lisboa, ter uma educação própria.
Casou mais tarde também com o meu bisavô, Manuel de Almeida Campos de Gusmão, e foi mãe de 5 filhos, tendo apenas 3 chegado à idade adulta. Francisco João Carlos Sá Nogueira de Gusmão, Lavínia de Sá Nogueira de Gusmão e Manuel de Sá Nogueira de Gusmão

Att,
Rita Gusmão

Resposta

Link directo:

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#451639 | Jorge Resende | 31 dez 2023 14:59 | Em resposta a: #451636

Com este seu escrito apenas pretende saber quem foram os pais de maria eduarda????

Resposta

Link directo:

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#451641 | Jorge Resende | 31 dez 2023 15:55 | Em resposta a: #451639

EM 1888, NA CIDADE DA PRAIA, UM ANTÓNIO FAISTINO PEREIRA SÁ NOGUEIRA FOI PADRINHO DE UM ANTÓNIO
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-8924-2C14?view=index&action=view


IMAGENS 13 E 14


EM QUE DATA NASCEU A SUA BISAVÓ????

Resposta

Link directo:

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#451642 | Jorge Resende | 31 dez 2023 16:02 | Em resposta a: #451641

CREIO QUE CONHECE...

https://www.barrosbrito.com/10798.html

Resposta

Link directo:

Sá Nogueira (Sá da Bandeira)

#451646 | geneall112 | 31 dez 2023 17:11 | Em resposta a: #451639

Sim!
Não sei quando nasceu :( sei apenas que que o meu avô Manuel deverá ter nascido por volta de 1920... Por aí e que fazia uma grande diferença de idade do meu Tio Francisco e seu irmão mais velho (21 anos) e 19 da minha Tia.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 21:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen