"Fonseca" de Ervedal da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

"Fonseca" de Ervedal da Beira

#112880 | Fmaia | 25 fev 2006 13:51

caros confrades,
Há já algum tempo que me interesso por genealogia e, muito particularmente pela família tratada no tópico - Fonseca (a minha), no entanto, só agora tive conhecimento da existência deste Fórum e me tornei confrade.
Gostaria que me ajudassem sobre o que soubessem.
Manuel José Lourenço da Fonseca, c.c. Maria Vitória de Almeida teve:
1. Dr. José Augusto da Fonseca, c.c. Ana do Carmo de Loureiro - o meu ramo.
2. Vicência Josefina da Fonseca e Almeida, c.c. António Caetano Coelho de Campos ( Farminhão ). Julgo que uma filha ou sobrinha c.c. Afonso Augusto da Costa, célebre político dos primórdios da República.
3. Major Cristiano Augusto da Fonseca, c.c. Feliciana Augusta Coelho de Campos e Almeida, filha de sua irmã Vicência. ( creio que foi um dos terrores da Beira no pós Guerras Liberais/Absolutistas. --- pelo menos matou a sua irmã Rosa ( o intento não era esse) e mais uns quantos.
4. Rosa Augusta da Fonseca, s/ descendência.
5. Daniel Augusto da Fonseca, emigrado para o Brasil em 1810 e que deu origem ao escritor brasileiro Erivo Veríssimo da Fonseca.

Para os interessados, possuo uma lista manuscrita dos presos políticos (liberais) da Praça de Almeida entre 1828/1831 que poderei divulgar caso necessitem.

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#112885 | E. Osório | 25 fev 2006 14:55 | Em resposta a: #112880

Caro FMaia,

Gostaria de saber qual a ligação do ramo 2 dessa família com José Coelho de Campos, que foi proprietário dos ofícios de escrivão do judicial, notas e órfãos de Torrozelo e do judicial e notas do Ervedal e de Lagos da Beira, aprovado a 27-07-1786. Este era filho de Gaspar Coelho de Campos, n. de Farminhão, e de sua mulher Maria Josefa Pessoa, b. no Ervedal a 12-10-1704; neto paterno de Manuel Coelho de Albernaz e de Antónia de Figueiredo e Gouveia, e materno do Capitão Domingos Pessoa Pinheiro e de Maria Teresa da Silva.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#112889 | Fmaia | 25 fev 2006 15:18 | Em resposta a: #112885

Caro E.Osório

Ainda sou e/ou estou muito incipiente nestas "andanças". Tudo o que eu sei acerca dessa família ouvi de minha mãe, já falecida, ou constatei através de leitura da muita correspondência que possuo da época.
Posso-lhe adiantar entretanto que, aquele ramo, e, por incrível que pareça dadas as semelhanças, não tem ligação com os Coelhos de Campos que tem sido tratados no Fórum - julgo que os senhores da Nespereira-segundo informações de um Coelho de Campos, residente actual de Farminhão. Vou fazer umas leituras mais, porque esse nome não me é estranho, e dir-lhe-ei qualquer coisa neste.
Confesso que, para mim, tudo o que seja anterior a 1750 ainda é pré-história.

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#112944 | Fmaia | 26 fev 2006 09:27 | Em resposta a: #112880

Caro E.Osório
Efectivamente António Caetano Coelho de Campos é filho de José Coelho de Campos ( não sei se corresponde ao seu mas é provável que sim ) e de Maria de Santo Amaro. Isto mesmo pude constatar através da leitura de um acórdão que tenho em meu poder, datado de 28 de Abril de 1827, o qual passo a transcrever:
--------------------,
Agravante - Maria de Santo Amaro
Agravado - António Caetano Coelho de Campos

Sendo a agravante cabeça de casal e inventariante por falecimento de seu marido José Coelho de Campos, pai do agravado, querendo fazer o seu vinho requereu para que o juiz lhe mandasse entregar as chaves da sobredita adega e lagar pela necessidade que tinha dele e por ser o único herdeiro etc,etc.........

Claro está que para haver confirmação teriam de ser apresentadas datas de baptismo, matrimónio ou óbito o que não tenho. De qualquer forma talvez o que aqui está lhe possa trazer alguma mais valia para o que procura.

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#112945 | Fmaia | 26 fev 2006 09:29 | Em resposta a: #112944

Cumprimentos,
Fmaia

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#112946 | jliberato | 26 fev 2006 10:04 | Em resposta a: #112945

Caro Fmaia,
Tomo a liberdade de lhe chamar a atenção para os diversos tópicos que tenho lançado sobre Ervedal da Beira. Em especial "Famílias de Ervedal, Oliveira do Hospital" http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=90081
Qualquer intervenção será benvinda.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#112947 | Fmaia | 26 fev 2006 10:29 | Em resposta a: #112946

Caro Jliberato,
Como já deve ter reparado sou mais um "cliente" deste Fórum e um ávido leitor das variadas mensagens mas um ainda incipiente participante.
A minha intervenção neste teria que começar por algum lado o que fiz com o ramo Fonseca por ser o que melhor domino, no entanto, era meu propósito participar do seu tópico " Fernandes " porque tenho muitos Fernandes na família a começar pela minha bisavó Bernarda Fernandes Maia casada com João Augusto da Fonseca, este, filho do Dr. José Augusto da Fonseca de que trato na minha 1ª msg. Além desta, tenho mais Fernandes na família
Julgo que estes Fernandes tinham ligação com Vale do Ferro.
Cumprimentos
Fmaia

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#112960 | aburma | 26 fev 2006 16:16 | Em resposta a: #112880

Caro Confrade,

Sou um dos interessados na lista dos presos liberais de Almeida, pelo que agradecia a divulgasse, ou aqui, ou, caso prefira, para o meu email, aburma1arrobayahoopontocopontouk.

Agradecia também me indicasse a fonte dessa lista, se possível.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#113000 | Fmaia | 27 fev 2006 09:54 | Em resposta a: #112960

Caro confrade Alexandre Burmester

A relação dos presos políticos da praça de Almeida nos anos de 1828/29/30/31 é um livro manuscrito que lista 570 nomes especificando empregos, naturalidade e Comarca da mesma nat. Historia tambem um pouco sobre as arbitrariedades/atrocidades cometidas sobre os presos, os quais vai identificando enquanto produz a narração.
Esta relação foi escrita pelo meu trisavô, Dr. José Augusto da Fonseca, tambem ele preso político da referida Praça, bem assim como seu pai e irmão.
Quanto à divulgação vou abrir um tópico - presos políticos da Praça de Almeida - e colocar para consulta.

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#113029 | aburma | 27 fev 2006 22:25 | Em resposta a: #113000

Caro Confrade,

Muito obrigado pela informação. Ficarei então a aguardar a divulgação.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#113052 | Fmaia | 28 fev 2006 12:13 | Em resposta a: #112880

Caros confrades,

Mais uma achega para alguma intervenção que seria benvinda.
Procuro ascendência/descendência de Inácio António da Fonseca Benevides, nascido em Ervedal da Beira a 15.1.1788- fal. Lisboa a 29.12.1857, de forma a poder entroncar este ramo nos Fonsecas de Ervedal. Tenho quase a certeza de que era irmão de Manoel José Lourenço da Fonseca - mas falta o "quase".
Inácio Benevides era bacharel formado em medicina e cirurgia pela U.C., médico da Real Câmara e fisico mor da Armada. Pai de António Albino da Fonseca Benevides, doutor em medicina pela univ. de Pisa e de Francisco da Fonseca Benevides, lente da Escola Naval. (Dicionário Historico)
Cumprimentos,
Fmaia

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#114050 | camaral | 14 mar 2006 00:28 | Em resposta a: #112880

A propósito do Dr. Inácio Benevides no Portal de Ervedal da Beira, encontra-se um breve resumo sobre este conceituado conterrâneo podem ler o artigo recolhido e publicado em

http://ervedaldabeira.com/CMS/index.php?option=content&task=view&id=35

Saudações Ervedalenses.

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#114117 | coelho | 14 mar 2006 19:43 | Em resposta a: #112880

Caro Fmaia,

Ervedal da Beira e Farminhão são localidades próximas? Tenho uns antepassados Costa Fonseca Cunha em Farminhão nos séculos XVII/XVIII.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#114149 | camaral | 15 mar 2006 00:25 | Em resposta a: #114117

Caro Coelho,

Farminhão é uma freguesia de Viseu que dista cerca de 50 km de Ervedal da Beira.

Cumprimentos,

Carlos Amaral

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#114169 | Fmaia | 15 mar 2006 08:56 | Em resposta a: #114117

Caro confrade Coelho,

Como poderá verificar neste tópico e, na mensagem de 25/2, a família Fonseca do Ervedal da Beira ligou-se aos Coelhos de Campos de Farminhão através de dois casamentos.
Não sei precisar as datas, muito embora creio ter sido próximo de 1830.
Quanto aos seus Costa Fonseca e Cunha não lhe posso adiantar nada porque nestas coisas de genealogia só há bem pouco tempo principiei as pesquisas.
Estou a contar ir a Farminhão nos próximos tempos. O problema está em residir em Viana do Castelo e necesssitar sempre de alguns dias úteis para iniciar a procura.
Vá dando notícias.

Cumprimentos,
Maia da Fonseca.

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#114171 | Fmaia | 15 mar 2006 09:17 | Em resposta a: #112880

Caro Carlos Amaral,

Penso não ter o prazer de o conhecer, embora pelos comentários que tenho lido no portal do Ervedal - os meus mais sinceros parabéns, está muito bem conseguido - tenhamos amigos comuns, refiro-me por exemplo ao Zé Carvalheira, Carlos Carv., Querque e muitos outros.
Na sua mensagem de 14/3 referia-se ao Inácio Benevides.
Gostaria que me elucidasse, porque penso não estar a "navegar" de forma correcta. Não consigo encontrar a referência a que alude.

Melhores cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#114214 | coelho | 15 mar 2006 15:46 | Em resposta a: #114169

Caros Maia da Fonseca e Carlos Amaral,

obrigado pelas vossas respostas.

Aproveito para registar que o ramo da família Costa Fonseca e Cunha de que descendo é um ramo em que também entronca por via feminia um costado Fernandes do Amaral. Portanto, já há aqui uns quantos apelidos repetidamente referidos. Isto quererá dizer que apelidos como Costa, Fonseca e Amaral eram vulgares na região de Viseu desde o século XVII?

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#114257 | camaral | 16 mar 2006 00:16 | Em resposta a: #114171

Viva Fmaia,

Creio saber quem é, após ter falado no Carvalheira e Cª. Claro que também me conhece desses tempos mas não se deve recordar. è sempre bom encontrar aqui na Rede pessoas relacionadas com a nossa terra.

Quanto ao artigo, constatei que se registou no portal do Ervedal. Esse artigo foi publicado em Janeiro de 2005 e encontra-se nos arquivados. De qualquer modo pode entrar com o seu username e depois em cima na opção "Procurar" (ao cimo do lado esquerdo) escreva Benevides e faça "enter" logo irá poder ler o mesmo artigo.
Se quiser participar com alguma noticia ou artigo faça favor de o fazer. Os utilizadores registados podem inserir noticias/artigos. Ou então envie-me por mail.

Já agora espero que tenha observado o "Album de fotos" sobre o Ervedal.

saudações Ervedalenses,

Carlos Amaral

Resposta

Link directo:

RE: "Fonseca" de Ervedal da Beira

#444313 | dvl | 21 nov 2022 00:00 | Em resposta a: #112944

Caro Fmaia,

António Caetano Coelho e Campos é filho de Feliciana de Almeida e Vasconcelos Castelo Branco. Maria de Santo Amaro foi a segunda mulher de José Coelho e Campos. Daí esta querela...

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 09:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen