Fidalgos e Morgados de Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#112897 | mjgomes74 | 25 fev 2006 16:21

Boa tarde,

Poderiam informar-me onde poderei encontrar ou consultar os livros "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo - 4 vols. de Júlio Teixeira"

Obrigada
MJG

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#112899 | AQF | 25 fev 2006 16:47 | Em resposta a: #112897

Estimado(a) Confrade,

Não sei onde os encontra os volumes para consulta, mas tenho uma cópia dos índices por volume. Se quer que veja se encontro lá alguma família em concreto esteja à vontade para pedi-lo.

Uma pesquisa aqui no Genea com esse tema apanhou diversos tópicos que talvez lhe interessem (ver em http://genealogia.netopia.pt/forum/index.php?search=Fidalgos+e+Morgados+de+Vila+Real&tema=0&pesq_por=message).

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#112906 | mjgomes74 | 25 fev 2006 18:11 | Em resposta a: #112899

Obrigada. Se não fosse muito incómodo agradecia que me verificasse se consta algo referente à familia da minha bisavó Justina Maria Lopes de Medeiros, família Medeiros portanto.

Estava à procura destes volumes porque num tema do forum Genea informão que Medeiros eram Morgados de Valpaços.

Mais uma vez obrigada.

Maria José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#112918 | pgirao | 25 fev 2006 19:32 | Em resposta a: #112906

Cara Maria José Gomes,

Tenho essa obra, que acabei de ir consultar, e informo-a que não existe nenhum título acerca da família Medeiros.

Quanto aos morgados de Valpaços, são apresentados no título de Magalhães, mais especificamente no sub-título "Magalhães Fontouras", referindo-os até aos finais do séc. XVIII, usando nessa altura os apelidos Magalhães, Fontoura e/ou Barreira.

Informalmente, posso acrescentar que das minhas pesquisas em Vila Real associava apenas o apelido Medeiros a alguns ramos confinados à Régua e a Mesão Frio no início do séc. XIX (mas isto não é mais do que uma impressão...)

Fico à sua disposição para qualquer informação complementar.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#112921 | gmg | 25 fev 2006 20:12 | Em resposta a: #112897

Pode consultar a obra no Arquivo Distrital de Vila Real.

cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#112942 | mjgomes74 | 26 fev 2006 02:41 | Em resposta a: #112921

Obrigada a todos pela ajuda.

Maria José Gomes

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#120744 | Lourval | 14 jun 2006 03:48 | Em resposta a: #112918

Caro Pedro Girão,
Você tem acompanhado o meu esforço para encontrar a naturalidade de meu tataravô Júlio Teixeira. Eu também me empenhei muito para encontrar a naturalidade de mulher dele e acabei encontrando: Vila Real, Constantim. Eu disse mulher e não esposa. Eu descobri que Ana Luísa Esteves casou-se em Vila Real cerca de 1884 e veio para o Brasil ´atrás´ do marido. Algo não deu certo e ela acabou por se unir ao Júlio Teixeira. Será que o Júlio Teixeira também era de Vila Real e então eles seriam conhecidos?
O fato é que tenho grandes suspeitas de que Júlio Teixeira era também pelo menos do norte de Portugal.
Pesquisando no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro encontrei um documento de venda de um imóvel de um Júlio Teixeira, português, solteiro, morador no Rio de Janeiro, imóvel situado na Granja de Jales, Freguesia de Tresminas, Conselho de Vila Pouca do Aguiar, Vila Real. Ele, o Júlio Teixeira, estaria vendendo um imóvel o qual ela havia herdado de sua avó Quitéria Rolla. O meu tataravô estava morando no Rio de Janeiro em 1925. Pode ser que se trata do mesmo Júlio Teixeira.
Júlio Teixeira nasceu entre julho de 1855 e julho de 1857 e era filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa.
Será qe neste livro (por coincidência) do Júlio Teixeira, não há referências a uma família Teixeira Osório em Vila Real?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#120891 | AQF | 16 jun 2006 14:07 | Em resposta a: #112906

Cara Confrade Maria Gomes,

O confrade Pedro Girão já lhe deu a resposta, portanto a única coisa que posso acrescentar é que os indicados "Magalhães Fontouras" de Valpassos encontram-se no Vol. II, pág. 278.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#122474 | AAF | 10 jul 2006 20:01 | Em resposta a: #112899

Caro Ângelo Fonseca,

A obra em questão confina-se a Vila Real ou abrange todo o distrito e, designadamente, Montalegre?

Antecipadamente grato

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#122481 | AQF | 10 jul 2006 20:59 | Em resposta a: #122474

Caro António Franco,

Embora não possua a obra, pelo seu título e pelo que me é dado perceber pelo índice, abarca a Vila Real e seu Termo.

Inclui, por exemplo, famílias fidalgas ou morgados de Vila Real, Sabrosa, Alijó e Vila Pouca de Aguiar, Amarante, etc. mas não me parece incluir todo o actual distrito, até porque a concentração dessas famílias eram mais perto de Vila Real.

Provavelmente só uma análise à obra poderia responder se tem as famílias que procura, mas de momento é tudo o que tenho para o ajudar.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#122524 | AAF | 11 jul 2006 12:29 | Em resposta a: #122481

Caro Ângelo Fonseca,

Muito grato pela sua resposta.

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#122548 | Lourval | 11 jul 2006 17:31 | Em resposta a: #120891

Caro Ângelo da Fonseca,
Eu investigo a naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. A companheira dele, Ana Luísa Esteves, era de Constantim, Vila Real. Pode ser que Júlio Teixeira fosse de Vila Real também. Júlio Teixeira nasceu entre julho de 1855 e julho de 1857. Você poderia por favor investigar sobre uma família Teixeira Osório na obra do outro Júlio Teixeira? Agradeço antecipadamente.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#123878 | SNU | 30 jul 2006 01:05 | Em resposta a: #112897

Eu tenho em casa, no minho

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#159793 | pachancho | 17 jun 2007 19:26 | Em resposta a: #112918

Caro Pedro,

uma vez que tem a obra, será que poderia verificar se existem as seguintes famílias:

1º Francisco Pereira Rebelo Feyo (natural de Vilarinho dos Freires, Peso da Régua) , filho de Bernardo Pereira Rebelo e de Mariana Ezequiel Feyo de Figueiredo Correia (natural de S.Pedro, Vila Real).
Neto paterno de Francisco Pereira Rebelo e de Francisca Tomásia da Fonseca.
Neto materno de Francisco Feyo de Figueiredo Correia e de Josefina Joaquina Correia de Carvalho.

Francisco e Mariana são pais da minha bisavó Maria Emilia Rebelo Feio, natural de Guiães, Vila Real.

cumprimentos
Paula peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#159867 | LProjecto | 18 jun 2007 13:29 | Em resposta a: #112899

Caro Ângelo,

Aproveitando a boleia do tópico pergunto-lhe se existe alguma referência, na obra"Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo - 4 vols. de Júlio Teixeira", a um Francisco Gomes da Silva, natural de Redondo, que segundo parece foi escudeiro e depois cavaleiro armado pelo Marquês de Vila Real D. Manuel de Meneses em 03.09.1573?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#159974 | AQF | 19 jun 2007 03:25 | Em resposta a: #159867

Caro Luís Calhau,

O índice da obra que refere não tem nomes de pessoas mas apenas nomes de famílias, e a pesquisa por Gomes da Silva teve resultado nulo.

Pesquisando apenas por Silvas encontrei as seguintes famílias:
- Silvas Lobos (vol. II, pág. 78)
- Silvas de Magalhães de Paradelinha (vol. II, pág. 305)
- Silvas Tenebres da Quinta de Vilar do Corgo (vol. II, pág. 416)
- Pintos da Mesquita e Silva (vol. II, pág. 443).

Deste modo, embora as pistas não sejam animadoras, só uma consulta detalhada à obra permitiria saber se a pessoa que pretende, vem em algumas das famílias indicadas acima ou noutra qualquer, onde pudesse aparecer a propósito do casamento dele ou de algum filho.

Fazendo uma pesquisa por Gomes da Silva no "Dicionário de Bibliografia para Genealogistas" fica-se a saber que são estudados nas seguintes fontes, que não possuo:
- Costados de família, de José Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso, Braga 1918
- João Brandão, de José Maria Dias Ferrão, Porto 1928 (reedição 1931)
- Biografia do Conselheiro José Dias Ferreira "in o Trovão da Beira" Coimbra 1871, de António Gomes da Silva Sanches

Resta ainda, como já terá feito, a pesquisa em pessoas ou tópicos aqui no Genea.

Com os melhores cumprimentos,

Ângeloo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#160038 | gmg | 19 jun 2007 15:59 | Em resposta a: #159974

Caro Ângelo da Fonseca,

Será que me pode ajudar com uma pesquisa? No Dicionário de Bibliografia para Genealogistas, que desconheço é possível encontrar alguma referência às seguintes Famílias:
-COELHO DE MELHO, de Santo Estêvão de Faiões, Chaves
- PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças.
- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, Capitão de Ordenanças
- MALDONADOS (casal: Catarina Maldonado - Gaspar Rodrigues Romacho), de Alegrete
- CALDEIRAS, de Alegrete
- DELICADOS, de Alegrete e Portalegre
- THEMUDOS, de Portalegre

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#160051 | AQF | 19 jun 2007 17:04 | Em resposta a: #160038

Caro Luís GMG,

Pode ver a obra aqui, em http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=622.

Eu comprei no stand da Dislivro na Feira do Livro de Lx. com desc. de 20%.

Existem dois volumes. No 1º estão os nomes e descrições das obras por autor (apelido, nome) com um nº sequencial atribuído. No 2º estão os seguintes índices: índice de obras por título (título, nº de obra), índice toponímico (localidade, nº de obra), índice antroponímico (apelido, nº de obra) e índice nobiliárquico (casa titular, nº de obra).

Normalmente não se consegue ir a um nível tão específico como o que indica. Assim, por exemplo, podem-se pesquisar todas as obras onde são referidos Themudos, mas não os Themudos de Portalegre ou menos ainda um dado indivíduo de apelido Themudo. Também são irregulares as pesquisas por locais, onde por exemplo, não aparece Alegrete, mas Chaves têm 40 obras o que não é cómodo estar a informá-las aqui.

Penso que talvez tenha mais resultado abrir um tópico dedicado ao local ou à família ou pessoa específica que pretende encontrar, onde algum confrade ao ler o título do tópico sinta que tem algo a ajudá-lo.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#160053 | gmg | 19 jun 2007 17:10 | Em resposta a: #160051

Agradeço a sua resposta.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#160075 | LProjecto | 19 jun 2007 19:05 | Em resposta a: #159974

Caro Ângelo da Fonseca,

Os meus agradecimentos pela gentileza da resposta.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#160228 | gmg | 20 jun 2007 14:16 | Em resposta a: #160051

Caro Ângelo da Fonseca,

Refere que sobre Chaves existem 40 obras. Poderá indicar-me quais e onde se encontram?


Sobre Valpaços, há também alguma informação?

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#160244 | AQF | 20 jun 2007 16:03 | Em resposta a: #160228

Caro GMG,

Como lhe referi, pesquizando em Chaves no 2º volume vêm 40 números de obra, que depois, procurando no volume I, se fica a saber de que obras se tratam, mas que não estão todas juntas, pois a númeração é feita pelo apelido dos autores, por isso não se apanha tudo de uma vez, para recolher dados ou fazer uma fotocópia.

Assim, como comprenderá, devido ao número, o que me está a pedir é um trabalho que me levará muito tempo que eu não posso dispor nesta altura.

Sugiro-lhe a passagem por uma Biblioteca Pública (BN ou TT, etc.), ou mesmo numa livraria só para desfolhar a obra e ver se recolhe alguma coisa de interesse e quem sabe até talvez encontre justificação para a respectiva compra.

Pedindo-lhe desculpa por nesta altura não o poder ajudar mais, envio os meus melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#160362 | gmg | 21 jun 2007 12:44 | Em resposta a: #160244

Caríssimo,

Não tem que pedir desculpa! Muito lhe agradeço a resposta. Vou tentar encontrar aqui no Porto a citada obra.
Mais uma vez muito obrigado.

Atenciosamente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#215125 | ihintza | 09 dez 2008 22:06 | Em resposta a: #112918

Caro Pedro,

Será que pode dispor-me informação sobre os "Moraes Pinto", "Pintos de Moraes de Bornes" e a ascendencia dos Moraes em geral?

Se quiser pode optar por digitalizar as respectivas folhas e envia-me-as por email.

Muita obrigada pela ajuda e desculpe pelos incomodos.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#217856 | ihintza | 09 jan 2009 09:22 | Em resposta a: #123878

Caro confadre,

Será que pode dispor-me informação sobre os seguintes apartados e famílias que são apresentadas no livro?

- Moraes
- Pintos
- Tronco genealógico dos Pintos
- Moraes Pintos
- Pintos de Moraes, de Bornes

Se quiser pode optar por digitalizar as respectivas folhas e envia-me-as por email.

Muita obrigada pela ajuda e desculpe pelos incomodos.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#221775 | Natalia Sarmento | 21 fev 2009 09:37 | Em resposta a: #112899

Prezado Ângelo Fonseca,

Já que tão amavelmente se propõe, poderá fazer uma pesquisa sobre: “os Teixeira Sarmento” de São Lourenço de Riba Pinhão, mas precisamente sobre:

Alexandre Teixeira Sarmento: filho de Serafim Teixeira de Sá Sarmento Pimentel e de D. Mariana Teresa de Sousa, neto paterno de: Francisco Teixeira de Sá Sarmento e de D. Mariana de Sousa, e materno de: Francisco António do Carvalhal e de D. Maria da Cruz Chichorro.

Muito obrigada.
Melhores cumprimentos.

Natália Ilda Sarmento. (natalia_sarmento@yahoo.fr)

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#221935 | AQF | 23 fev 2009 17:16 | Em resposta a: #221775

Prezada Natália Ilda Sarmento,

Embora não possua a obra FMVR, quando a tive em meu poder digitalizei os indices da obra, e coloquei aqui no Genea como pode ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=207691#lista.

Assim, recomendo que visite o link indicado e com os comandos adequados do Internet Explorer procure separadamente pelos nomes Sarmento, Pimente (assim apanha no singular e no plural), Teixeira, Sá, Pinhão, etc.

Como curiosidade sei que uma tia da minha mãe, de nome Maria Margarida de Magalhães, casou em Alijó com Manuel Botelho Pimentel Sarmento, mas infelizmente desconheço a sua ascendencia.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#221937 | Lourval | 23 fev 2009 17:26 | Em resposta a: #221935

Caríssimo Ângelo Queiroz da Fonseca,

Procuro pelo casal João Camelo Mendes Dingão e Juliana de Amaral Pimentel. Tiveram filho Manuel Mendes Botelho Pimentel. Manuel Mendes Botelho Pimentel teria nascido na Seda. Seu pai em Campo Maior e sua mãe no Sardoal.

Manuel Mendes Botelho Pimentel casou-se na Póvoa de Rio de Moinhos em 1718 com Maria Eugênia Marques.

Se souber de alguma coisa por favor me diga.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#221940 | Natalia Sarmento | 23 fev 2009 17:56 | Em resposta a: #221935

Prezado Angelo Queiroz da Fonseca.

Agradeco a sua resposta e irei ver o site que me indicou.

Melhores cumprimentos.
Natalia Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#221941 | AQF | 23 fev 2009 18:07 | Em resposta a: #221775

Prezada Natália Ilda Sarmento,

Fazendo a pesquisa que lhe indiquei, achei no volume IV o seguinte:
- Teixeiras Sarmentos, de S. Lourenço . . . 445

Usando a obra de um amigo veifiquei depois ser a familia que pretende, vindo resumidamente e sem assentos:

Goncalo Francisco de Sa cc Maria Martins Taveira com
1- Pedro Francisco Taveira cc D. Senhorinha da Nobrega com
2- D. Paula da Nobrega Cam cc primo direito Joao Taveira de Sa com
3- Domingos Teixeira de Sa, senhor da Casa de S. Lourenco c D. Maria Taveira da Rocha, com
4- Serafim Teixeira Sarmento e Sa, FCR, senhor da Casa de S. Lourenco, Governador das Ilhas de Santiago de Cabo Verdee da Serra Leoa, e Cap. General da Ilha de S. Tome, faleceu solteiro deixando o seguinte filho:
5- Jose Teixeira da Rocha Sarmento, n. em S. LOurenco, e ligitimado por Carta Real de 14/8/1727, herdeiro da asa de seu pai, cc D. Maria de Marvao Pereira, com:
6- Jeronimo Teixeira de Sa Sarmento, FCR, 1. Administrdor do Vinculo de S. Lourenco e herdeiro de seus pais, cc D. Antonia Joana de Almeida Carneiro, filha de Manuel Taveira de Foutoura Carneiro de Magalhaes e de D. Isabel de Almeida e Silva, com>
7- Jose Teixeira Carneiro Sarmento, FCR, Senhor da Casa de S. Lourenco, cc D. Gertrudes Genoveva Teixeira de S. Payo, filha de Luis Teixeira de Sa e Beca, de Sanfins, e de D. Ana Maria Botelho de S. Payo, com:
8- Francisco Teixeira Sarmento Carnero, Senhor da Casa de S. Lourenco, casou em Arcosso, em 14/7/1818, com D. Mariana Teresa de Sousa Mahado, filha de Antonio Machado Alvares, de Sabroso, e de D. Maria Joaquina de Sousa, com:
9- Serafim Teixeira Sarmento, Senhor da Casa de S. Lourenco, casou em Vidago om D. Maria Emilia Carvalhal, filha de Francisco Antonio Carvalhal e de D. Maria da Cruz Chichorro, com:
10- Alexandre Teixeira Sarmento, que faleceu solteiro, tendo deixado 4 filhos: Francisco, D. Dalila, Serafim e Jorge que viveu no Porto com geracao.

Espero que seja o que procurava.

Como curiosidade, tenho ascendentes com alguns dos apelidos que aparecem na lista.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#221942 | AQF | 23 fev 2009 18:18 | Em resposta a: #221775

Prezada Natália Ilda Sarmento,

Entretanto verifiquei que grande parte das pessoas que lhe indiquei encontram-se aqui na base de dados do Geneall, a partir de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=291217.

Cumprimentos,


Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#221951 | Natalia Sarmento | 23 fev 2009 19:19 | Em resposta a: #221942

Prezado Angelo da Fonseca.

Agradeco pela gentileza da sua resposta.
Quais sao os seus ascendentes?

Cumprimentos.

Natalia Ilda Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#222349 | AQF | 27 fev 2009 15:58 | Em resposta a: #221951

Cara Natália Sarmento,

Logo que tenha uma folga respondo-lhe para o seu email (natalia_sarmento@yahoo.fr).

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#222388 | Natalia Sarmento | 27 fev 2009 19:30 | Em resposta a: #222349

Caro Angelo da Fonseca.

Com prazer.
Cumprimentos.

Natalia Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#222668 | Natalia Sarmento | 02 mar 2009 22:13 | Em resposta a: #221941

Prezado Angelo,

Permito-me voltar a escrever-lhe a perguntar se tem algum tempo para me comunicar os ascendentes que tem com alguns dos apelidos da lista que me enviou. Para alem disso, se tiver algumas datas de nascimento, ajudava bastante.

Obrigada.

Melhores cumpirmentos.

Natalia Sarmento (natalia_sarmento@yahoo.fr)

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#222827 | AQF | 04 mar 2009 13:34 | Em resposta a: #222668

Cara Natália Sarmento,

Já lhe enviei resposta para o seu e-mail.

Melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#222976 | GTSPereira | 05 mar 2009 23:46 | Em resposta a: #112899

Caro Ângelo Fonseca

Quando tiver disponibilidade gostaria que visse se consta a mãe (Josefa Gertrudes da Silva Pereira) do 1º marido de D Antónia "A Ferreirinha", que está aqui no geneall mas com muito pouca informação.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33249

O meu interesse é a ascendência do ramo Silva Pereira.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#223003 | AQF | 06 mar 2009 13:40 | Em resposta a: #222976

Caro Pedro Silva Pereira,

Como disse não sou detentor da obra, mas se fôr para ver no índice poderá ver aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=208651.

Melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#227940 | RCCORREIA | 29 abr 2009 14:23 | Em resposta a: #221935

Tem datas para a sua tia-avó?

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Fidalgos e Morgados de Vila Real

#228048 | AQF | 30 abr 2009 14:42 | Em resposta a: #227940

Caro Rui,

Veja sff no meu site. No caso da minha avó, tem o link para o assento de baptismo em linha no ADVRL.

Logo que possa dou-lhe mais detalhes directamente.

Cumprimentos,

Angelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#367871 | Samuel C O Castro | 04 abr 2016 17:19 | Em resposta a: #123878

Prezado SNU,

Quanto a obra FIDALGOS E MORGADOS DE VILA REAL E SEU TERMO, seria possível fazer a gentileza de enviar-me escaneadas as páginas que retratam os descendentes do Morgado de MEDEL, constantes do volume I, a partir da pg 339?

Se for possível, peço o favor de enviar para castro ponto genealogia arroba bol.com.br.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#417293 | davidbotelhodebarros | 23 ago 2019 13:20 | Em resposta a: #112899

Boa tarde. O meu bisavô, Antonio Botelho de Barros, ourives, natural de Vila Real tinha como seu Pai tambem outro Antonio Botelho de Barros, ourives, natural de Vila Real e o seu Avô de nome Antonio Botelho Correia Mourão de Vila Real, nascido em 16.10.1807. Tem conhecimento desta familia ?
Pela pesquisa que efetuei descendem de Aires Correia, Comendador de Tavora e de Afonso Botelho, o 1 Alcaide Mor de Vila Real. Pode confirmar ? Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#420776 | psmoraes | 17 jan 2020 00:40 | Em resposta a: #112897

Caros colegas genealogistas/historiadores:
Alguém possui a obra acima?
Gostava de saber se há informações sobre os morgados/vínculos existentes em Favaios. concelho de Alijó, distrito de Vila Real.
Sei que existiram pelo menos 3:
Vínculo do Espírito Santo (século XVI)
Morgado da Quinta de São Jorge (Século XVI) e
Morgado de Santo Antonio (século XVII).

Essa obra cita mais algum?
Quem por acaso tenha essa obra, poderia fotografar as páginas referentes a Favaios e enviar para meu e-mail?
Não é uma prática recomendável, mas aqui no Brasil não tenho conhecimento que exista em alguma Biblioteca, e só dessa forma poderei ter acesso ao que diz a referida obra, sobre Favaios.
Acredito que haja dados importantes em
Tabuada
Volume I, pagina 153 e seguinte - Casa de Favaios
Volume II, página 341 e seguintes - Mesquitas Pimenteis, de Favaios
Volume II, pagina 359 e seguintes - Vínculo de Favaios
Volume II, página 384 e seguintes - Pinto de Queiroz
Volume III, página 313 e seguintes - Morgado de Santo Antonio
Volume III, página 369e seguintes - Correia Pinto, de Favaios
Volume IV, página 313 e seguintes - Teixeiras de Barros, da Quinta de S. Jorge
Volume IV, página 322 e seguintes - Teixeiras de Barros Carneiros, de Sanfins
Desculpem a ousadia, mas não há outra forma de obter

Caso seja possível, meu e-mail: pstuckmoraes@gmail.com

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#422308 | machadojon | 05 mar 2020 12:17 | Em resposta a: #120891

Boa tarde,
Gostava de saber sobre os Magalhães de Valpaços.
Possui dados de Domingos de Magalhães e esposa Maria Vaz?
Meus melhores cumprimentos,
Jonathan Navarro Magalhães Machado

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#422315 | natercia7 | 05 mar 2020 14:25 | Em resposta a: #420776

Se alguém pode dar satisfaçao a este pedido, seria possivel mandar os mesmos elementos para o meu e mail ? natercia0636@orange.fr

E que tenho um ramo que vem provàvelmente da Quinta do Espirito Santo de Favaios. Uns TEIXEIRA de MAGALHAES, dos quais um elemento masculino passou de Vila Real para Monçao, no Minho, por volta de 1820 e tal. Sao antepassados do meu Pai. Desde jà muito agradecida,
Natércia

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#422321 | psmoraes | 05 mar 2020 20:25 | Em resposta a: #422315

Qual é a linha. Tenho muitos dados de Favaios. Pode ser que tenha a linha ancestral.

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#422322 | natercia7 | 06 mar 2020 10:02 | Em resposta a: #422321

branca, sem traços de negritude. Mas quem sabe ? Ficar-lhe-ia muito e muito reconhecida se me desempancasse esse ramo Até breve Natércia

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#422323 | natercia7 | 06 mar 2020 10:08 | Em resposta a: #422315

Peço desculpa. Hà gato por aqui. Saiu so o fim do texto e o trabalho dos ancestros da minha bisavo foram ao ar e, confesso que nao tenho coragem de voltar a escrever. Pode fazer o favor de ver a minha ficha no généall , ou seja N. Estela SENDIM de RIBAS LIRA RODRIGUES PUGA PEREIRA, LAFORIE de casada.
Trata-se da linha da bisavo Efigénia Candida TEIXEIRA de MAGALHAES Perdao e obrigada Natércia

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#422324 | davidbotelhodebarros | 06 mar 2020 10:13 | Em resposta a: #112897

Familia Botelho Correia Mourão, de Vila Real, Sao Pedro. Alguem tem sabe do historial da mesma ? Obrigado

Resposta

Link directo:

Fidalgos e Morgados de Vila Real

#438786 | Gustavo Fontoura | 23 jan 2022 20:55 | Em resposta a: #112918

Caro Pedro Girão,

Gostaria de saber se o livro contém informações acerca das famílias Coronel, Taveira de Mesquita e Magalhães. Mais especificamente sobre Maria Taveira de Magalhães, filha de João Taveira de Magalhães, filho de Pedro Taveira de Mesquita, filho de Catarina Coronel.
Qual quer informação será de muito bem vinda e de bastante ajuda.

Cordialmente,
Gustavo Fontoura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 16:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen