origem do apelido Gabirra ou Gabirro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

origem do apelido Gabirra ou Gabirro

#112916 | gabirra | 25 fev 2006 19:21

Gostaria de saber mais acerca do meu apelido Gabirra mais descendo de familia Gabirro , que devido a erro de escrivão passou a Gabirra por volta de 1936 sendo o meu pai de Carcavelos -Cascais e meu avô de Pntével -Cartaxo
obrigado
Ângelo Gabirra

Resposta

Link directo:

RE: origem do apelido Gabirra ou Gabirro

#112932 | António Forjó | 25 fev 2006 22:28 | Em resposta a: #112916

Caro Angelo

Encontrei várias pessoas com o apelido Gabirra na fª de S. João Baptista de Almeirim ao longo do sec. XIX.
Como o seu avô era de Pontével, que não é muito afastada de Almeirim, talvez haja um elo comum.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: origem do apelido Gabirra ou Gabirro

#113051 | gabirra | 28 fev 2006 11:17 | Em resposta a: #112932

Poie é essa informação já eu tinha antes desta maravilha da net só que o meu avô era Gabirro e que eu só passei a ser Gabirra por erro no Cartório que registou o nascimento do meu pai e a perninha do "ó" descaíu e formou o "a", embora relatos da minha avó , que em Pontevel (cartaxo)existia outra familia também com o nome Gabirro e não tinha nada a ver com a nossa (dizia ela). A minha bisavó também era Gabirro

ângelo Gabirra

Resposta

Link directo:

origem do apelido Gabirra ou Gabirro

#356972 | P F | 23 abr 2015 17:57 | Em resposta a: #112916

Gabirro, natural de las Gabias, junto a Granada.

Nos dicionários espanhóis, Gabirro, s.m. remete para Gabildo (individuo alto, delgado, espigado).

Pode ter origem espanhola. Na família da minha avó paterna (concelho de Torres Novas) eram quase todos … Antunes Gabirro, e por acaso eram conhecidos por serem altos relativamente à média. O apelido Gabirro parece circunscrito ao distrito de Santarém. É provável que os Gabirros portugueses tenham algum tipo de relação ou de parentesco, seja em termos de sangue seja em termos de local de origem. Resta saber quando é que chegaram a Portugal e em que circunstâncias. Esta será talvez a grande questão.

Pedro

Resposta

Link directo:

origem do apelido Gabirra ou Gabirro

#356978 | safira | 23 abr 2015 21:40 | Em resposta a: #112916

Tanto pode ser erro do escrivão como costume da época; tambem, sou de Pontével, e tenho constatado que afemininam os nomes, isto é: os Melro, passam a Melroas; os Lobo, passam a Lobas e assim sucessivamente.

Resposta

Link directo:

origem do apelido Gabirra ou Gabirro

#356982 | P F | 23 abr 2015 22:48 | Em resposta a: #112916

É um facto. Os funcionários alteravam muitas vezes os nomes, desvirtuavam-nos… um familiar meu de 84 anos, descendente dos Antunes Gabirro, tem documentos oficiais onde é D’Ávila e outros onde é da Vila… e os exemplos multiplicam-se por todo o país. Mas relativamente ao apelido Gabirro/Gabirra era importante saber quando é que o nome surgiu pela primeira vez nos registos… pois poderíamos averiguar melhor quem eram estes Gabirros. Se alguma alma caridosa (e com tempo) puder investigar tanto melhor.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen