Casa do Castro, Romariz

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Famílias | Pessoas

Casa do Castro, Romariz

#112937 | Dsousa | 25 fev 2006 23:48

Caros Confrades,

Alguém tem alguma informação sobre a Casa do Castro, em Carvalhal, Romariz (Santa Maria da Feira), à qual pertencia Maria Rosa de Almeida, mulher de Augusto Pinho Leal, do “Portugal Antigo e Moderno”?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#113513 | Dsousa | 06 mar 2006 20:09 | Em resposta a: #112937

Caros Confrades,

Alguém tem alguma informação sobre a Casa do Castro, em Carvalhal, Romariz (Santa Maria da Feira), à qual pertencia Maria Rosa de Almeida, mulher de Augusto Pinho Leal, autor de “Portugal Antigo e Moderno”?
Procuro informações sobre a família de Maria Rosa.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#114232 | Dsousa | 15 mar 2006 19:48 | Em resposta a: #112937

...

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#261783 | nikkie* | 09 set 2010 11:40 | Em resposta a: #114232

Olá...

Não sei se este Utilizador ainda esta activo ou não, mas de qualquer forma gostaria de deixar aqui informação que lhe poderá ser útil. Sou natural do Concelho de Santa Maria da Feira, Freguesia de Romariz e habito numa pequena aldeia chamada "Romariz", que faz fronteira com uma outra da mesma freguesia chamada "Carvalhal" e que é mencionada pelo utilizador no tópico. Conheço perfeitamente a história em torno do nome "Pinho Leal" e sei onde se localiza a casa onde este, enquanto vivo, morou e que até há bem pouco tempo ainda era habitada. No entanto não sei se a "Casa do Castro" corresponde à casa onde morou Pinho Leal ou não?!Caso possa ser útil em mais alguma coisa, disponha.

M/ Cumprimentos

Mónica

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#261790 | Samuel C O Castro | 09 set 2010 13:01 | Em resposta a: #261783

Prezada Mônica,

Sobre a "Casa de Castro" citada por Dsousa e você que mora próximo, sabes informar se pertenceu à família Castro e, se positivo, tens elementos históricos / genealógicos de pessoas relacionadas?

Em minha base dessa família, tenho Henriqueta Augusta Vieira Borges de Castro – N-5.3.1841 - ANP 1985, Tomo I, pg 783 – JRFC, pg 64 – NPB, vol III, pg 324 - RFTGP, Tomo II, pg 561 - (Filha de Joaquina Augusta Vieira de Magalhães e de Gaspar Joaquim Borges de Castro, neta de Antônia Josefa Pereira de Carvalho e de Joaquim José Borges de Castro, bisneta de Josefa Maria Borges e de Francisco Alves dos Anjos de Sousa, N-Romariz, trineta de Catarina Alves dos Anjos e de João Alves de Castro, N-Fafião, Romariz, tetraneta de Pascoal Alves e de Maria Alves, N-Fafião, Romariz). No "Portugal Antigo e Morderno" ou outra obra qualquer, terá dados mais retroativos do último casal citado?

Dados de qualquer ramos dos Castros, que possam ter morado em Romariz, também seriam muito bem vindos.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#261793 | Dsousa | 09 set 2010 13:48 | Em resposta a: #261783

Cara Mónica,

Terei todo o gosto em trocar informações consigo. Enviei-lhe o meu email, via moderador, para o caso de querer contactar-me por essa via.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#261794 | Dsousa | 09 set 2010 14:00 | Em resposta a: #261790

Caro Samuel,

Embora a sua mensagem não me seja dirigida, posso dizer-lhe que o elemento mais antigo da Casa do Castro ou do Crasto de que tenho conhecimento é:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=627686

Quero também esclarecer que esta “Casa” não era uma casa fidalga, mas uma simples habitação rural. O termo “casa” é usado pelos autores que a referem (e era usado nessa freguesia) para designar a família que aí habitava.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#261795 | Samuel C O Castro | 09 set 2010 14:38 | Em resposta a: #261794

Prezado Daniel Sousa,

Muito obrigado pelo contato e pelos importantes esclarecimentos.

As pessoas constantes do link que informaste, infelizmente não consegui descobrir uma possível ligação junto aos demais de minha base. Mas creio poderá ter relação de parentesco com os que informei em minha mensagem à Mônica, que tem princípio aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=204599 e também não consegui entroncá-los. Aliás, sobre o João Alves, do link acima, tenho ele como filho de de Pascoal Alves e de Maria Alves, N-Fafião, Romariz, terás alguma informação de ascendência desses últimos?

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#261804 | Dsousa | 09 set 2010 15:01 | Em resposta a: #261795

Caro Samuel,

Não tem nada que agradecer. Se não estou em erro, já tínhamos falado sobre o assunto. É possível que haja alguma relação de parentesco com o João Alves de Castro que refere, embora esse fosse da aldeia de Fafião, enquanto que os “meus” eram do lugar da Igreja, na mesma freguesia de Romariz. Creio que o sobrenome tem origem em alcunha, retirada do sítio do Crasto ou Castro de Romariz, perto da igreja paroquial, até porque muitos assinavam “do Crasto” e não “de Castro”.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262071 | nikkie* | 13 set 2010 11:28 | Em resposta a: #261790

Caro Samuel,

Tal como mencionado na resposta que dei anteriormente a este tópico, não sei se efectivamente a "Casa do Castro" a que se refere é de facto a casa onde habitou Pinho Leal nem se esta foi habitada pela família Castro.

Tentarei ajuda-lo começando por saber se efectivamente a "Casa do Castro" é a casa onde viveu Pinho Leal, e se esta foi habitada por alguém da família Castro. Tentarei recolher estas informações junto de um segundo tio meu que com certeza me poderá ajudar.

Tentarei saber se viveram "Castros" em Romariz.
De qualquer modo, sei que existe pelo menos uma família "Castro" em Paradela, que é uma aldeia muito próxima da casa onde viveu Pinho Leal. Tentarei também, junto do meu segundo tio saber se poderá existir ligação.

Poderei não conseguir falar com ele ainda hoje, mas tentarei o mais rapidamente possível.

Melhores Cumprimentos

Mónica

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262073 | nikkie* | 13 set 2010 11:37 | Em resposta a: #261793

Caro Daniel,

Aguardarei, então, que me enviei o seu endereço de email.

Meus Cumprimentos

Mónica.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262076 | nikkie* | 13 set 2010 12:07 | Em resposta a: #261793

Prezados Samuel e Daniel,

Após ler os email's trocados entre ambos, e visto o Samuel não ter conseguido entroncar sujiro que verifiquem o seguinte:

- Terão alguma referência cronologia relativamente a este João Alves?
- Poderá João Alves ser irmão de Maria Alves e de Pascoal Alves e Maria Alves serem seus pais?

Melhores Cumprimentos

Mónica

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262080 | Samuel C O Castro | 13 set 2010 13:20 | Em resposta a: #262071

Prezada Mónica,

Muito obrigado pela resposta e disponibilidade em ajudar-me na busca dos Castros de Romariz e região.

A cronologia sugerida seria a seguinte. No link que informei ao DSousa, tem o Francisco Alves dos Anjos e Sousa N-1708, portanto, seu pai João Alves deve ter N-por volta de 1680 e, o avô dele Pascoal Alves, por volta de 1650.

Sobre sua 2ª colocação, só tenho referência que o João Alves é filho de Pascoal Alves e de Maria Alves. Não tenho conhecimento de alguma Maria Alves irmã de João Alves.

As referência bibliográficas são as que citei na mensagem ao DSousa, que de momento me é impossível saber onde acessar.

Dados de outros ramos de Castros que tiveram morada na região de Romariz, também seria muito bem vindas.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262103 | Dsousa | 13 set 2010 20:41 | Em resposta a: #262073

Cara Mónica,

Já o fiz. Creio que da outra vez não o tinha feito.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262104 | Dsousa | 13 set 2010 20:52 | Em resposta a: #262076

Cara Mónica,

Quanto à sua questão, não lhe sei responder. Só o poderei fazer depois de consultar os registos paroquiais de Romariz. Da “Casa do Castro” pouco sei, mas posso dizer que não era a casa onde habitou Pinho Leal, no lugar do Carvalhal, mas uma outra no Monte do Castro, perto da igreja de Romariz. O terreno onde Pinho Leal construiu a sua moradia foi herdado destes “Castros”, mas não sei se alguma vez pertenceu aos mais antigos, os da dita casa.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262118 | maluaze | 14 set 2010 00:36 | Em resposta a: #261783

Caro Nikkie.
Moro no Brazil, e minha avó era de Romariz.Tem como você conseguir dados paroquiais dela e de seus antepassados?
Se houver gastos de sua parte,poderei lhe enviar a quantia,se me disser com antecedencia.O nome dela era Joaquina Rosa Moreira,nasceu em Romariz,Vila da Feira,em1898,filha de Manuel Francisco da Costa e Maria Rosa de Oliveira.
Ficarei muito grata e aguardo resposta.Maria de Lourdes.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262136 | nikkie* | 14 set 2010 12:11 | Em resposta a: #262118

Bom dia Maria de Lourdes.

Gostaria imenso de a ajudar, no entanto sou nova nisto e de facto não sei muito bem por onde começar.
Já agora, alguém me pode dar informação de como posso chegar aos dados paroquiais dos antepassados da avó da Maria de Lourdes?

Já fiz pesquisa no "A minha Terra - Breves Apontamentos Sobre Romariz" mas`, à primeira vista, não consegui relacionar nada. De qualquer forma, vou pesquisar novamente, para ter a certeza que não me escapou nada.

Peço desculpa por não a conseguir ajudar mais.
Entretanto, se conseguir descobrir mais alguma coisa acerca deste assunto informo-a.

M/ Cumprimentos
Mónica

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262139 | nikkie* | 14 set 2010 12:17 | Em resposta a: #262104

Caro Daniel.

Ontem falei com o meu segundo tio.
Segundo este, existiram duas casas do "Crasto ou Castro", uma em Romariz junto à Igreja Paroquial e ao Monte Castro e outra em Paradela. Mas infelizmente, relativamente a descendência não me conseguiu ajudar.

No entanto, disse-me para tentar contactar o Padre Batista, que actualmente já não exerce funções, e que , segundo o meu 2º tio, fazia muita pesquisa e tinha muito interesse pelo passado da sua terra, Romariz.

Disseram-me que o Padre Batista, por se encontrar já com idade avançada, se encontra agora aos cuidados de uma sobrinha em casa desta. Ainda não descobri onde é a casa desta sobrinha, no entanto possívelmente ainda hoje terei acesso a essa informação.

Assim que tiver informações acerca deste asunto, comunicar-lhas-ei.

M/ Cumprimentos

Mónica

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262142 | Dsousa | 14 set 2010 12:34 | Em resposta a: #262139

Caras Maria de Lourdes e Mónica,

Os livros do registo paroquial de Romariz estão depositados no Arquivo Distrital de Aveiro. São, ao todo, 80 livros, e contêm os baptismos, casamentos e óbitos realizados na paróquia, de 1587 a 1905. Os restantes livros do registo paroquial (1906-1911) ainda se encontram, creio eu, na Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira, juntamente com os livros do Registo Civil, instituído em 1911.

Uma vez que a Maria de Lourdes tem o ano de nascimento e o nome dos pais da sua antepassada, poderá solicitar ao Arquivo Distrital de Aveiro uma cópia não certificada do seu assento de baptismo, que lhe ficará (a cópia), por 0,5¤. Como vive no Brasil, talvez não seja tão simples como aqui em Portugal. O melhor será contactar o referido arquivo.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262143 | Dsousa | 14 set 2010 12:38 | Em resposta a: #262139

Cara Mónica,

Agradeço imenso a sua atenção. Pelo que sei, a Casa do Crasto era essa que fica junto da igreja. Não conheço a referida casa, mas em tempos informaram-me que era aí que se situava.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262146 | maluaze | 14 set 2010 13:12 | Em resposta a: #262136

Muito obrigada,Monica.
Achei que fosse mais fácil,e que você fosse pesquisadora.
De qualquer forma,fique á vontade e não se sinta na obrigação.
Um abraço.
Maria de Lourdes.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262586 | maluaze | 21 set 2010 13:54 | Em resposta a: #262142

Caro Daniel.
Obrigada pelas informações.
Vou seguir seu conselho.Obrigada.
Maria de lourdes.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Castro, Romariz

#262588 | Samuel C O Castro | 21 set 2010 14:10 | Em resposta a: #262071

Prezada Mônica,

Alguma novidade sobre os Castros de Romariz?

Na obra que citaste "A minha Terra - Breves Apontamentos Sobre Romariz", teria elementos de interesse históricos / genealógicos de algum ramo da família Castro?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Casa do Castro, Romariz

#407120 | joseamaroborges | 03 set 2018 16:19 | Em resposta a: #261790

Olá Samuel
Eu sou José Amaro Borges e entronco consigo na Josefa Maria Borges casada com Francisco Alves dos Anjos.
Ela tinha um irmão, Manuel Borges, que casou com uma irmã do Francisco, casaram no mesmo dia.
Eu sou deste ramo.
Se me der o seu mail posso mandar-lhe um esquema gráfico das duas famílias.
O avô da Henriqueta, o Joaquim era o mais novo de 15 irmãos - n. 1752

Abraço
Amaro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 16:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen