Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#112992 | LProjecto | 27 fev 2006 00:07

Caros confrades,

No capítulo referente aos "Castanhos, de Redondo" da obra (não editada) "Principalidade Alentejana" de Gonçalo M. Guimarães, é referido que:

Pedro Gomes Castanho, que foi Governador do Castelo de Vila Viçosa e era homem nobre e com distintos serviços prestados à Casa de Bragança, casou com a sua prima Maria Nunes Freire.

Relativamente a esta última acrescenta a seguinte informação: "Dizem os genealogistas pertencer aos Gamas Lobos, de Olivença".

Será possível algum aditamento a esta informação, nomeadamente em relação à suposta ascendência de Maria Nunes Freire (ou de Pedro Gomes Castanho, visto terem sido primos)?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119452 | LProjecto | 27 mai 2006 11:27 | Em resposta a: #112992

...

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119467 | Lobo | 27 mai 2006 20:05 | Em resposta a: #112992

Caro Luís M.C. Projecto Calhau

De Olivença há Lopo Pires Coelho c.c. Joana Castanho da Gama (do tronco dos Gama de Olivemça). A descendência deste casal vêem os Gama Lobo Coelho.

Em Olivença houve vários Castanhos da Gama de que destaco alguns do séc. XVI.

Caso esteja interessado poderei dar-lhe alguns dados.

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119496 | LProjecto | 28 mai 2006 12:48 | Em resposta a: #119467

Caro A. de Sepúlveda

Consciente de que a tentativa de entroncar este ramo da ascendência da minha mulher nos "Gama Lobo" não será tarefa fácil, ainda que existam alguns pressupostos para tal, aceito qualquer elemento que possa fazer alguma luz a este desafio. Pena que estejamos a reportarmo-nos ao limite dos paroquiais.
Ainda assim, na minha opinião, deverá ter existido uma derivação dos "Gama Castanho" (que referiu) aos "Gomes" e será, porventura, essa a ligação com os "Gomes Castanho" que assumiram alguma notariedade social no séc. XVII.
Sem querer abusar da sua boa vontade, ficar-lhe-ia grato se me facultasse mais elementos que possam, eventualmente, estar relacionados com estes:

- CAP. PEDRO GOMES CASTANHO, casou a 04.02.1652, no Redondo, com D. MARIA DE OLIVA, e deixou descendência no Redondo.

- Foi Capitão-Mor de Redondo, por Carta Patente de 14.04.1674;

- Moço do Guarda-Roupa de El-Rei D. Pedro II;

- Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo;

- Ajudante de Cavalaria e depois Capitão de Cavalos desde 08.09.1664 a 01.11.1667;

- Provedor da Misericórdia de Redondo. (etc)

- Era muito afeiçoado a D. Pedro II tendo sido ele que prendeu Jerónimo de Mendonça Calça Larga que conspirava para devolver o trono a D. Afonso VI. Por este e outros serviços recebeu uma tença de 20.000 Rs. e teve um Alvará de lembrança para sua filha D. Isabel com a promessa do hábito de Cristo.

Era filho de:

- LUÍS GOMES CASTANHO, que estudou em Coimbra e por lá casou contra a vontade dos pais, e de ISABEL SERRÃO, natural de Vila Viçosa. Neto paterno de
PEDRO GOMES CASTANHO, que foi governador do castelo de Vila Viçosa e era homem nobre e com distintos serviços prestados à Casa de Bragança (casou com a sua prima) e de MARIA NUNES FREIRE, que segundo consta pertenceria aos "Gamas Lobos, de Olivença". Neto materno de MANUEL SERRÃO e MARGARIDA RODRIGUES, lavradores em Vila Viçosa.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119504 | Lobo | 28 mai 2006 16:40 | Em resposta a: #119496

Caro Luís Projecto Calhau

Nas minhas notas tenho alguns Pedros Castanho ma nenhum com o apelido Gomes. Aqui vão alguns:

- No Livro de “PORTARIAS DO REINO- dos anos de 1643 a 1658” a folhas 3 e 3v há:
Pedro Castanho de Vasconcelos cc Maria Minuta(?), moço Fidalgo, pai de
José Castanho
Amaro Castanho
Matias Castanho

- Pedro António Castanho que procede de André Castanho e Pedro Castanho, Fidalgo este da Madeira (Andrade Leitão, titulo de Escobares) com descendentes na Ponta do Sol

- Dr. Manuel Gomes Castanho

É o que tenho e que, eventualmente, possa ter algum interesse para o trabalho que tem em curso.

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119517 | JCC | 28 mai 2006 23:11 | Em resposta a: #119504

Caro Augusto

Então nunca mais o vemos?

No nosso último jantar apareceu, oferta para a biblioteca da APG, um livro editado em Espanha sobre Olivença. Muito bem feito, pelo menos numa apreciação "a vol d'oiseau", tem várias coisas que nos interessam e a si particularmente, referindo uns quantos Gama Lobo. Refere muitas das famílias de Olivença e é extraordinariamente meticuloso na citação das fontes.

Não me recordo do nome completo mas é muito fácil sabê-lo pois é uma das mais recentes incorporações na biblioteca.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119533 | LCM | 29 mai 2006 09:22 | Em resposta a: #119517

Caro João,

Sem queres "invadir" o tópico, mandei-te hoje um e-mail quer parece ter voltado para trás. O teu "webside" já não funciona? Manda-me sff um e-mail para ficar com um contacto teu actualizado.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119551 | LProjecto | 29 mai 2006 13:03 | Em resposta a: #119504

Caro Augusto de Sepúlveda,

Fico-lhe grato pelos elementos que, gentilmente, aqui deixou.

Poderão, eventualmente, estar ligados à família que trago em estudo. Continuarei à procura de um elo que ligue esta gente.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119558 | Lobo | 29 mai 2006 14:19 | Em resposta a: #119517

Caro João

Não tenho aparecido mas tenho sempre presente os Amigos!!!

Agradeço a sua oportuna informação. Como poderei saber o nome do livro, autor e editor? Gostaria de o adquirir pois deve ter muito interesse para quem está ligado a Olivença em particular e a terras alentejanas em geral. Se souber mais alguma coisa que ajude a resolver o problema ficar-lhe-hei muito grato.

Um abraço amigo,

A. de Sepulveda

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119568 | JCC | 29 mai 2006 16:39 | Em resposta a: #119533

Caro Lourenço

Penso que foi um problema temporário pelo tamanho da mailbox que já estará OK.

Abraços

João

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119650 | aniset | 30 mai 2006 17:03 | Em resposta a: #112992

a familia gama lobo entronca com a familia infante tambem de olivença julgo eu do casamento de bento rodrigues infante com maria nunes canhão. este casamento teve lugar cerca de 1680

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119651 | LProjecto | 30 mai 2006 17:24 | Em resposta a: #119650

Cara(o) aniset

Agradeço-lhe e registarei a sua dica...


Cumprimentos

Luís Miguel Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#119662 | aniset | 30 mai 2006 19:53 | Em resposta a: #119651

DESEJO-LHE SORTE PARA A SUA INVESTIGAÇÃO, quando se chega a olivença esbarra-se, existe, no entanto, algum arquivo de olivença no arquivo de Elvas

CUMPRIMENTOS
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#125535 | JCC | 22 ago 2006 15:48 | Em resposta a: #119558

Caro Augusto

Embora já tenha as referÊncias do livro há uns tempos não me tinha recordado de lhas enviar. Aqui vão elas:

Olivenza en su historia
Miguel Angel Vallecillo Teodoro

A edição parece ser do autor e não consegui descobrir mais nada. No entanto, como o livro foi pfereciso à APG, ele está disponível na biblioteca da sede onde o poderá consultar.

Outro assunto: apareceu-me uma transcrição de CBA de José Roberto Vidal da Gama, COX, publicada, ao que julgo, pelo Afonso d'Ornellas, a que é associada a descedência do armigerado e irmãos. Um deles casa com uma Lobo de Vasconcelos (Mariana Rosa) - há aqui um lapso pois aparecem duas irmãs com omemso nome casadas com os dois irmãos - aparecem Gama Lobo de Vasconcelos, dos quais um casa em Campo Maior, mas perdem os apelidos, sendo um deles residente em Borba em ~1928.
Se isto lhe interessar, tenho fotografias e posso mandar-has em jpeg.

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#126219 | Lobo | 28 ago 2006 19:07 | Em resposta a: #119662

Caros confrades

Peço desculpa de só agora responder às v/mensagens. Avaria na minha caixa de correio e ausência intermitente "ajudou" a prolongar este silêncio.
Tomei boa nota de quanto me dizem e vou ver o que encontro nas minhas notas.

Cumprimentos.
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#126221 | Lobo | 28 ago 2006 19:11 | Em resposta a: #125535

Meu caro João

Tomei boa nota do livro que refere. Vou ver se, por intermédio do meu neto, consigo encontra-lo em Madrid. de contrário irei à biblioteca consulta-lo.

Como tem passado?

Um abraço,

Augusto Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#128169 | Lobo | 12 set 2006 17:16 | Em resposta a: #119551

Caro Luís Projecto Calhau

Pelo seu interesse vejo que "rebusca" os Castanhos, se assim é, temos interesses comúns:
- eu descendo de Joana CASTANHO da Gama c.c. Lopo Pires Coelho que foi Ouvidor em Tentúgal e em 1575 era Alcaide-Mór de Olivença.
Tirou Brazão Armas dos Coelhos em 3 de Abril de 1575, passado por Diogo de S. Romão que o escreveu, e em que prova ser neto de Lopo Pires Coelho, Alcaide-Mór de Olivença, bisneto de João Pires Coelho e terceiro neto de Gomes Rodrigues Coelho.
Foi morto na defesa da Vila de Olivença.
Mas devo referir que desde casal vêm os Gama Lobo Coelho, de Olivença.

Caso tenha, ou venha a ter, e queira disponibilzar qualquer informação complementar sobre a ascendência da Joana ficar-lhe-ei muito grato.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#133902 | LProjecto | 13 nov 2006 00:16 | Em resposta a: #125535

Caro João Cordovil,

Ao reler as várias intervenções associadas a este tópico chamou-me a atenção a sua, pela coincidência de alguns apelidos a que faz referência com os apelidos de alguns de indivíduos que constam nos meus apontamentos, pelo que me atrevo a perguntar-lhe se algum destes nomes lhe diz alguma coisa:

- D. Isabel Vitória Pestana do Carvalhal Vasconcelos e Pina, filha de Manuel Pestana do Carvalhal (de Redondo) e de D. Teresa Madalena de Jesus (de Évora - Sto. Antão), c.c. Francisco Lobo de Almeida a 31.07.1762 em Elvas (S. Salvador), filho de Gregório Lobo de Almeida, de Borba, e de D. Faustina Antónia da Silva, de Coimbra.

Tiveram a:

- D. Maria Rosa Lobo de Vasconcelos, c.c. Cap. João António Vidal da Gama, a 15.08.1787 - Elvas, S. Salvador, e em 2ªs núpcias a 16.03.1793 com o irmão do primeiro marido, Agostinho Bernardo Vidal da Gama, filhos do Sarg-Mór José Jorge Gama (de Valência - S. Jorge) e de D. Antónia Joaquina Inácia da Gama (de Estremoz - Stº André).

- D. Maria Madalena Lobo de Vasconcelos, c.c. Sarg- Mór de cavalaria Luís António Vieira de Andrade (de Lisboa - S. Paulo) a 15.02.1787 - Elvas, S. Salvador, filho de Matias Caldeira Castelo-Branco de Andrade e de D. Guiomar Antónia de Vasconcelos.

Estes dados constam de um título de "Principalidade Alentejana" - obra não editada de Gonçalo de Mello Guimarães.


Manuel Pestana do Carvalhal e D. Teresa Madalena de Jesus são ascendentes do meu filho, pela parte materna, mas infelizmente não consigo localizar o assento de casamento do referido casal, pelo que nada sei quanto à ascendência da dita senhora - embora conste como natural de Stª Antão, tendo falecido no Redondo a 28.12.1735.

Aproveito para lançar aqui estes elementos na esperança de que alguém possa contribuir com mais alguma "migalha".

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#134189 | JCC | 15 nov 2006 17:45 | Em resposta a: #133902

Caro Luis

Aqui vão algumas notas.

De facto encontra-se no documento a descendência de João Vidal da Gama (teve uma filha única Maria do Carmos Vidal da Gama Lobo de Vasconcelos, smn) e de seu irmão Agostinho Bernardo Vidal da Gama que, como refere, casaram ambos com Mariana Rosa Lobo de Vasconcelos, filha de Francisco Lobo de Almeida, Cap. Cavalaria do Reg. de Elvas, e de sua mulher Isabel Vitória Pestana do Carvalhal Silveira, filha de Manuel Pestana do Carvalhal Silveira e de sua mulher Teresa Maragarida de Jesus Fragoso, nat de Évora. Francisco Lobo de Almeida era filho de Gregório Lobo de Almeida, nat Borba, e de sua mulher Faustina Antónia da Silva, de Coimbra, filha de Bento da Cunha Ribeiro e de sua mulher Maria da Cunha.

Gregório Lobo de Almeida era filho de Dr. Manuel Lopes Prezado, de Borba, e de sua mulher Inês Maria de Almeida, filha de Francisco de Almeida Godinho e de sua mulher Catarina Lopes Ribeiro, ambos de Estremoz.

Dr. Manuel Lopes Prezado era filho de Bento Lope Prezado e de sua mulher Maria Rodrigues Lobo.

Do casamento de Agostinho Bernardo e Mariana Rosa nasceram:
Maria José Vidal da Gama Lobo de Vasconcelos, morreu solteira
Maria do Carmo Vidal da Gama Lobo de Vasconcelos, morreu solteira
Maria Manuela Vidal da Gama Lobo de Vasconcelos, morreu solteira
Maria Joana Vidal da Gama Lobo de Vasconcelos, casou com o Morgado Barnabé Francisco de Paula Atayde, cg.

A geração deste casal é também dada e comtempla mais quatro gerações com as seguintes linhas:

Salles Guerra
Semedo Salles
Martins Salles

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#134281 | LProjecto | 16 nov 2006 11:20 | Em resposta a: #134189

Caro João,

Agradeço os interessantes elementos que teve a gentileza de enviar.
Achei curioso o facto de ter feito referência a alguns individuos que tenho nos meus apontamentos, mas com a adição de outros apelidos. Já agora, quais as fontes que fazem referência a essa gente?

Por exemplo:

Manuel Pestana do Carvalhal - nunca me tinha deparado com o Silveira no final, nem na mercê que recebeu para tabelião de notas da cidade de Évora, nem na leitura de bachareis de que foi contemplado. Tenho estudada a ascendência deste e não faço a mínima ideia onde teria ido buscar esse apelido. Enfim, também não encontro qualquer associação do Pestana com os seus ascendentes.
Em relação à sua mulher, D. Teresa Madalena de Jesus (O João referiu-a como Teresa Margarida - tem a certeza de que não era Madalena no lugar de Margarida?!) não fazia a menor ideia de que também era Fragoso - Faz alguma ideia de quem descenderia esta? Estaria aparentada com os Fragoso de alcáçovas?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#134283 | LProjecto | 16 nov 2006 11:20 | Em resposta a: #134189

Caro João,

Agradeço os interessantes elementos que teve a gentileza de enviar.
Achei curioso o facto de ter feito referência a alguns individuos que tenho nos meus apontamentos, mas com a adição de outros apelidos. Já agora, quais as fontes que fazem referência a essa gente?

Por exemplo:

Manuel Pestana do Carvalhal - nunca me tinha deparado com o Silveira no final, nem na mercê que recebeu para tabelião de notas da cidade de Évora, nem na leitura de bachareis de que foi contemplado. Tenho estudada a ascendência deste e não faço a mínima ideia onde teria ido buscar esse apelido. Enfim, também não encontro qualquer associação do Pestana com os seus ascendentes.
Em relação à sua mulher, D. Teresa Madalena de Jesus (O João referiu-a como Teresa Margarida - tem a certeza de que não era Madalena no lugar de Margarida?!) não fazia a menor ideia de que também era Fragoso - Faz alguma ideia de quem descenderia esta? Seria aparentada com os Fragoso de alcáçovas?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#134288 | JCC | 16 nov 2006 12:01 | Em resposta a: #134283

Caro Luis

Infelizmente, no que respeita a fontes, apenas se indica o seguinte:

"Dos elementos colhidos dos documentos acima de duas árvores de costados anexas aos mesmo e de outros documentos, há a seguinte resenha genealógica".

Os documentos acima são a carta de armas de José Roberto Vidal da Gama de 7 de Março de 1770 e um documento espanhol anexo, passado pelo cronista e Rei de Armas Universal que dá a ascedência do armigerado e onde se afirma que um seu tio avô era FSO, COX, Cor de Infantaria e FCCR em prémio do valor com que se portou na tomada de Alorna e de serviços na India. Este documento espanhol é data de Janeiro de 1770.

Quanto aos nomes referidos, depois de confirmar de novo, eles constam da forma que os indiquei mas não há mais elementos que possibilitem determinar a razão das diferenças.

Finalmente uma referência ao irmão mais velho de João Anónio e Agostinho Bernardo, José Roberto de seu nome. Foi COX, Desembargador da Casa da Suplicação na Mesa dos Algarves, FCR, do Conselho d'El-Rei, conselheiro da Fazenda e Fidalgo de Cota de Armas, pela CBA já referida.

Estes elementos constam de um artigo (cuja cópia da transcrição possuo em fotografia e que lhe posso facultar), publicado em "Elucidário Nobiliárquico" Revista de História e de Arte, Nº 8, de Agosto de 1929 (publicado em Maio de 1930).

Há uma referência que diz "Louvado por portaria do Ministério da Instrução Pública de 15 de Fevereiro de 1929 mas, pela data, penso que se refere à revista e não ao artigo em causa.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#134413 | LProjecto | 17 nov 2006 00:03 | Em resposta a: #134288

Caro João,

Sem querer abusar da sua boa vontade, ficar-lhe-ia grato se me pudesse facultar cópia (presumo que tenha em jpeg) dos elementos que referiu para:

luismcalhau(arroba)iol(ponto)pt

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#184256 | LProjecto | 09 fev 2008 22:04 | Em resposta a: #119651

Caros Confrades,

Renovo o tópico...

No capítulo referente aos "Castanhos, de Redondo" da obra (não editada) "Principalidade Alentejana" de Gonçalo M. Guimarães, é referido que:

Pedro Gomes Castanho, que foi Governador do Castelo de Vila Viçosa e era homem nobre e com distintos serviços prestados à Casa de Bragança, casou com a sua prima Maria Nunes Freire.

Relativamente a esta última acrescenta a seguinte informação: "Dizem os genealogistas pertencer aos Gamas Lobos, de Olivença".

Será possível algum aditamento a esta informação, nomeadamente em relação à suposta ascendência de Maria Nunes Freire (ou de Pedro Gomes Castanho, enquanto primos)?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#306064 | jataide | 17 mai 2012 00:22 | Em resposta a: #184256

Caro Luís,

Presumo que não tem o casamento. Os Nunes Freires aparecem em Fronteira C.Vide, onde se podem acompanhar desde 1568, através de óbitos e baptismos.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#306073 | LProjecto | 17 mai 2012 07:11 | Em resposta a: #306064

Cara Manuela,

Na verdade, não consegui ainda localizar esse registo de casamento, que suponho que tenha ocorrido entre 1590 e 1600. Aproveito para lhe perguntar se acaso se deparou com algum indicador que permite deduzir uma possível ligação desses Nunes Freire da zona de Fronteira e Castelo de Vide aos Nunes Freire e Gama Lobo de Olivença?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Gama Lobo - Olivença / (Nunes Freire)

#306180 | jataide | 17 mai 2012 23:10 | Em resposta a: #306073

Luís,

Há uma hipótese muito incipiente, que me surgiu durante a leitura dos tombos de Avis. Eu vou ver se tenho alguma referência a Castanhos em C.V.


Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 12:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen