Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Bibliografia

Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego

#113166 | fsomr | 01 mar 2006 19:27

boa noite Nuno,
o meu irmão, que é escritor, pediu-me o seguinte esclarecimento: "Outra coisa que ainda não percebi muito bem é qual é exactamente o estatuto dos auxiliares no exército. Há uns que são civis e colaboram em algumas operações militares, mas não entendo bem o estatuto dos outros nem a diferença entre os praças e os auxiliares."
Pedia-lhe se o ajudava.
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Para Nuno Borrego

#113218 | JCC | 02 mar 2006 00:08 | Em resposta a: #113166

Caro Francisco Montanha Rebelo

Sem querer subsituir-me ao Nuno Borrego, e presumindo que quando refere auxiliares, se está a referir aos Corpos Auxiliares que incluem as Milicias e as Ordenanças, posso dizer que se trata de organizações militares, auxiliares, que como tal tal tinham também oficiais e praças. Daqui resulta não se poder fazer uma comparação entre praças e auxiliares.

Sugiro-lhe o site "Portal da História" da autoria de Manuel Amaral, ilustre irmão do nosso "hospedeiro" Luis Amaral, que tem uma óptima apresentação destas forças militares (ou deveria dizer para-militares?).

Ver

dobliu dobliu dobliu ponto arqnet ponto pt barra exercito barra principal ponto html

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Para Nuno Borrego

#113242 | fsomr | 02 mar 2006 13:02 | Em resposta a: #113218

boa tarde João,
obrigado pela pronta resposta.
abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego

#113392 | fsomr | 04 mar 2006 10:37 | Em resposta a: #113166

boa noite Nuno,
o meu irmão, que é escritor, pediu-me o seguinte esclarecimento: "Outra coisa que ainda não percebi muito bem é qual é exactamente o estatuto dos auxiliares no exército. Há uns que são civis e colaboram em algumas operações militares, mas não entendo bem o estatuto dos outros nem a diferença entre os praças e os auxiliares."
Estamos a falar em fins do século XIX: 1890.
Pedia-lhe se o ajudava.
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego

#114091 | alentejo | 14 mar 2006 15:37 | Em resposta a: #113392

Caro Francisco,

Só hoje vi o seu tópico, tenho andado arredado da net e dos emails.
No final do Séc. XIX já não existiam Auxiliares (Milícias desde 1796).
Este Corpo Militar foi extinto (como quase tudo o que prestava para alguma coisa) como a saída do Reino do Senhor D. Miguel (q.D.g.).
No notável artigo do Manel Amaral, inserto no livro das Ordenanças..., encontrará a melhor explicação sobre a funcionalidade dos Auxiliares/Milícias.
Aproveito este tópico, visto não ter o seu email, para convidá-lo a comparecer no próximo almoço gastro-geneo da Academia dos Simples (que pelo nome não percam) que decorre na 1.ª quinta feira de cada mês no Clube de Tiro, em Monsanto.

Abraço Amigo
NB

Resposta

Link directo:

RE: Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego

#114092 | alentejo | 14 mar 2006 15:41 | Em resposta a: #114091

almoço (leia-se encontro).

Resposta

Link directo:

RE: Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego

#114108 | fsomr | 14 mar 2006 17:58 | Em resposta a: #114091

Caro Nuno,
agradeço a sua resposta e o seu convite para o almoço que penso, será dia 6 de Abril.
De qualquer modo o meu email é francisco.rebelo@brisa.pt.
abraço amigo
FMR

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen