Microfilmes de Aveloso

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Microfilmes de Aveloso

#113200 | Lourval | 01 mar 2006 22:28

Caros colegas,
Que todos saibam que estou com os microfilmes da Freguesia do Aveloso, no Concelho de Meda. De repente posso ajudar.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117167 | Guto | 23 abr 2006 14:58 | Em resposta a: #113200

Caros Srº Lourval

Sou natural de Aveloso , filho da familia Ferreira (Maria de Lurdes e Fernando Franco ) e tenho todo o interesse neste assunto, o qual já havia investigado também.
O que necessito fazer para poder visualizar ou ter uma cópia dos microfilmes?
Tenho escrito alguns artigos na net e um deles está no site da wiki em http://pt.wikipedia.org/wiki/ veloso, tamb+em da minha autoria. Assim sendo gostaria desaber o contacto do Srº Victor Ferreira para trocarmos algumas impressões. No caso te ter o messager podemos falar online . O meu é gutoferreira69@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos


José Franco

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117174 | Lourval | 23 abr 2006 16:47 | Em resposta a: #117167

Caro José Franco,
Fico bastante feliz de perceber que não sou o único interessado no Aveloso. Se você é do Aveloso então nós somos com certeza parentes. Já recuei mais de 300 anos e minha família ainda está lá no Aveloso. Tenho uma página pessoa aqui no Genea que eu não sei se você já a pesquizou. O endereço é:
http://genealogia.netopia.pt/1096/
Eu vou adicioná-lo no messenger. Minhas famílias no Aveloso são Ramos das Neves, de Andrade, Abrunhosa, da Costa, Henriques, Sobral e de Morais entre outras mais distantes.
Eu também faço pesquisa em Outeiro de Gatos, Ourozinho e Guilheiro pois muitos de meus familiares eram dessas localidades e acabaram por ir morar no Aveloso.
Minha ligação mais recente com o Aveloso é a minha bisavó Leopoldina Amália Ramos, filha de José António Ramos das Neves e Theresa da Conceição de Andrade. Todos três e mais um irmão da Leopoldina vieram para o Brasil. José António Ramos das Neves e Theresa da Conceição de Andrade deixaram inúmeros irmãos no Aveloso. Eu tenho os nomes de todos eles.
Você poderia me dar uma pequena árvores genealógica sua para que pudéssemos entroncar nossas famílias?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117301 | mlucampo | 25 abr 2006 04:55 | Em resposta a: #117174

Caro Louval

Hoje andei lendo as várias informações aqui do Forúm e me deparei com essa informação interessante de poder consultar microfilmes. Esses microfilmes são adquiridos através do Family Search, dos Mórmons ou vêm de Portugal? Gostaria de saber se é possível conseguir micro filmes em Portugal, pois as localidades que pesquiso nem todas têm microfilmes no site do Family Search, são elas: Freguesia de Ribeira de Frágoa em Aveiros, Freguesia de Constantim em Vila Real, Freguesias de Pinhel e de Tamanhus na Guarda e Freguesias de Coimbra.
Li aqui também que é Professor de Matemática numa Universidade em Santos. Mais uma coincidência, sou professora de Matemática aqui em Niterói.
Um grande abraço. Agradeço qualquer informação.
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117304 | Lourval | 25 abr 2006 05:13 | Em resposta a: #117301

Oi Maria Lúcia,
Eu também faço pesquisa em Constantim. Minha trisavó Anna Luísa Esteves nasceu lá e veio para o Brasil em 1885. No caso de Constantim eu estou fazendo pesquisa diretamente com o Arquivo Distrital de Vila Real. Eu paguei 16 euros e consegui as fotocópias dos baptismos da Anna Luísa e as dos pais dela, Firmino Esteves e Maria de Assunção e mais a fotocópia do passaporte dela. Foram dezesseis euros muito bem gastos.
Eu estou sempre fazendo pesquisa na Igreja dos Mórmons. Atualmente estou com microfilmes de Alcains e Aveloso. Estes microfilmes eu não sei exatamente onde estão mas acho que estão aqui mesmo no Brasil.
Eu não conhecia a naturalidade do casal Júlio Teixeira e Anna Luísa Esteves. Todas as certidões que pedia em cartório só diziam que eram portugueses. Foi quando eu tive a idéia de pedir os microfilmes de São Vicente. Através de um registro de um dos filhos do casal, a própria Anna Luísa se declara não casada com o Júlio Teixeira (eles se ajuntaram) e dizia que o pai era falecido e a mãe residia em Vila Real. Nada como você mesmo ler os registros!!!
Tenho uma página pessoal aqui no Genea:
http://genealogia.netopia.pt/1096/
Inclusive lá está meu e-mail pessoal. Conte comigo.
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117639 | Lourval | 29 abr 2006 17:33 | Em resposta a: #117301

Maria Lúcia,
Você sabia que a Torre do Tombo vende microfilmes? E parece que não é tão caro assim. Pelo que escutei falar saem cerca de 20 euros os rolos de uma certa freguesia.
Com relação ao Fructuoso Borges, sendo sua filha de 1884, então ele pode ter nascido entre 1844 e 1864. Nesta época era comum o casal ter filhos durante vinte anos, entre vinte anos e quarenta anos de idade.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117671 | mlucampo | 30 abr 2006 07:03 | Em resposta a: #117639

Caro Lourval

Se realmente Fructuoso Borges nasceu entre 1844 e 1864 teremos sucesso nesse microfilme de Constantim. Prestando atenção no nome dos pais poderemos encontrar irmãos dele também. Dependendo pode até aparecer o óbito dos pais de Fructuoso Borges nesse microfilme. Você sabe me dizer melhor como solicitar microfilmes na Torre do Tombo ? Como consultar a listagem de microfilmes disponíveis? Meu maior empenho agora é conseguir localizar o casamento de meus bisavós em Coimbra, creio eu entre 1900 e 1905 . Parece que essas informações ainda estão na Conservatória de Registo Civil de Coimbra. Lá existem microfilmes para consulta?

Um grande abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117706 | Metalbrain | 30 abr 2006 20:42 | Em resposta a: #117671

Boa tarde, Gostaria de saber se adquirindo um microfilme, como o poderei ver? É necessário um aparelho específico para poder ver o conteúdo não é?

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117716 | v.galvao | 01 mai 2006 00:45 | Em resposta a: #113200

Caro Lourval:
A minha sogra era natural do Aveloso e era filha e sobrinha respectivamente de Esperança Andrade e Acil Andrade também do Aveloso.
Será que estes nomes constam do microfilme? em caso afirmativo como poderei ter acesso aos seus ascendentes?
Os meus agradecimentos.
V.Galvao

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117718 | Lourval | 01 mai 2006 02:53 | Em resposta a: #117716

Caro Galvão,
Esperança do Nascimento Andrade, filha de António Marcos Andrade e Joaquina da Glória, nasceu em 10-12-1879 no Aveloso.
António Marcos de Andrade (nascido em Penedono, Ourozinho) por sua vez era irmão do meu antepassado João Baptista Andrade que eram filhos de Manoel António de Andrade (de Pinhel) e Bernadina Josefa Pinheira (de Guilheiro).
Será que é essa a sua Esperança? Confirme para mim!
Abraços
Lourval

ps: Acil é nome de homem ou mulher? Se Acil é homem, teria ele também o nome de Mário?

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117719 | Lourval | 01 mai 2006 02:56 | Em resposta a: #117706

Caro Metalbrain,
A pergunta não foi feita para mim mas creio que a Maria Lúcia não se importará que eu a responda. As leitoras de microfilmes são mais apropriadas e elas se encontram em todas igrejas mórmons. Porém há quem ´escaneie´ o microfilme. Não fica lá muito bom mas é possível ler alguma coisa.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117767 | v.galvao | 01 mai 2006 17:23 | Em resposta a: #117718

Caro Lourval,
Tudo indica que sim. Essa Esperança casou com António Pereira Guerra (de Vila Cova) e teve 6 filhos: Isolina, João, Judite, Ester, Ondina e Dolores, todos de apelido Andrade Guerra, e todos nascidos no Aveloso, e morreu antes? dos 40 anos de idade. A dúvida é que tendo nascido em 1879 terá tido o primeiro filho cerca dos 30 anos de idade. Por outro lado dizem-me que esta Esperança seria Moutinho de Andrade.
Se se confirmar isto, não há dúvida que existe parentesco consigo!
Acil é nome de mulher (por vezes Maria Acil).
um abraço,
V.Galvao

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117770 | hugmartins | 01 mai 2006 17:41 | Em resposta a: #117719

Bom dia
O assunto nao sera o mesmo!mas nào muito diferente.Estou fazendo perquisa sobre asendentos algarvios.Jà fuio aos arquivos de Faro.A minha prégunta é onde encontrarei uma "igreja mormone no algarvo" e onde podrei comprar microfilmes .Se tiver algum site o mail onde podrei fazer o meu pedido.!.Os meus familiares sao de Loulé,Olhào,Boliquem,Faro,Lagos,Odeaxere
Desculpo o meu "escrever" .........So natural de marrocos e nào sei muito bem me exprimir em portugues.
Se podesse ter uma resposta sobre este assunto,agradecia.Pois vo de breve para o algarve e o meu desejo era de poder continuar as minhas perquisas
Agradecida.Cumprimentos Huguette

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117776 | Lourval | 01 mai 2006 18:04 | Em resposta a: #117718

Caro Galvão,
Os pais da Joaquina da Glória, mãe da Esperança do Nascimento que lhe passei são João Moutinho e Maria de Jesus.
Acho que isso prova que se trata da mesma Esperança.
Fico contente muito contente com isso.
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117778 | Lourval | 01 mai 2006 18:10 | Em resposta a: #117767

Caro Galvão,
Os pais da Joaquina da Glória, mãe da Esperança do Nascimento que lhe passei são João Moutinho e Maria de Jesus.
Acho que isso prova que se trata da mesma Esperança.
Fico contente muito contente com isso.
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117783 | Lourval | 01 mai 2006 19:04 | Em resposta a: #117767

Caro Galvão,
Dê uma olhada em:
http://genealogia.netopia.pt/1096/pessoas.php?id=1016568
Embora eu tenha muito mais informações aqui em meu computador.
Um pequeno costado para Esperança seria:
1 - Esperança Moutinho de Andrade
2 - António Marcos de Andrade
3 - Joaquina da Glória
4 - Manuel António de Andrade
5 - Bernardina Josefa Pinheira
6 - João Moutinho
7 - Maria de Jesus
8 - Francisco de Andrade
9 - Caetana Maria
10 - Manuel da Fonseca
11 - Custódia Maria

Você conhece a data de falecimento da Esperança? Eu tinha aqui anotado um irmão, Mario Lellis e só. Acho que isso se deve ao fato de ser muito difícil de se ler a caligrafia dos registos. Então em vez de Mario Lellis dever ser mesmo Maria Acil. Você tem alguma informação da Maria Acil? Ela se casou? Há alguém no Aveloso que nos possa ajudar? Seria muito interessante visitar a Junta de Freguesia do Aveloso em busca de datas de falecimento, ou mesmo junto ao cemitério local.

Aguardo notícias
Lourval

ps: Esperança é prima de primeiro grau de minha tataravó Theresa da Conceição de Andrade.

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117791 | Lourval | 01 mai 2006 19:39 | Em resposta a: #117770

Cara Huguette,
Pelo que sei a compra de microfilmes se faz na Torre do Tombo, em Lisboa. Também acho que não lhe adiantará localizar uma Igreja Mórmom no Algarve. Tu terás de localizar uma Igreja Mórmom perto de sua casa no Marrocos, pois leverá algum tempo entre o seu pedido e a chegada do microfilme e então tu terás três meses para pesquisá-lo.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117795 | hugmartins | 01 mai 2006 20:04 | Em resposta a: #117791

Muito obrigado.
Que rapidez!Nao sei como procurar o endereço de uma igreja mormona no Algarvo,hacho que em Faro deveria haver...........
Aqui em marrocos nào ixiste........ja coise igrejas,ainda menos, mormonas.Outra vez muito obrigado.
Huguette

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#117807 | v.galvao | 01 mai 2006 22:17 | Em resposta a: #117776

Caro Lourval,
Confirmo tudo isso. Embora não tenha nenhuma documentação escrita, contactei uma neta do António Marcos de Andrade que ainda vive, e me relatou o seguinte:
O António Marcos de Andrade foi ainda jovem para o Brasil com um irmão. Regressou passado algum tempo, casou e teve 5 filhos e 3 filhas: Mário, Victor, Abílio, Eiffel, Viriato, Esperança, Acil, Almendia. Ignoro datas.

Este encontro é de facto muito curioso.
Sobre o Aveloso, que fica a cerca de 500km de Lisboa, já lá fui de visita 2 ou 3 vezes e parece ser uma aldeia que já viu melhores dias e que perdeu muitos habitantes.

meu email é: v.galvao@netcabo.pt

abraço,

V.Galvao

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#117808 | Lourval | 01 mai 2006 22:38 | Em resposta a: #117807

Caro Galvão,
Eu encontrei o Mário Lellis, que nasceu em 08-07-1877 no Aveloso. A propósito, esta sua informação de que o António Marcos veio para o Brasil me surpreende. Os irmãos do António Marcos que tenho aqui anotado são: João dos Santos de Andrade, João Baptista de Andrade (pai de minha tataravó) e Pedro António de Andrade. João dos Santos de Andrade nasceu em 23-06-1823 e João Baptista de Andrade nasceu no ano de 1831 (ainda procuro pelo batismo dele).
Ainda detenho os microfilmes do Aveloso. Continuarei pesquisando. Aguarde notícias.
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#134013 | Lourval | 14 nov 2006 00:15 | Em resposta a: #117807

Caro Galvão,
Agora tenho os pais, avós, bisavós e 4 trisavós do Manuel António de Andrade, pai de António Marcos de Andrade.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#139324 | ramosl | 05 jan 2007 17:50 | Em resposta a: #113200

Ola

Sou mais um interessado neste assunto. Quero comecar a pesquisa a minha familia mas nao sei por onde comecar. Vivo em Seattle, EUA e sou natural de Lisboa. A minha familia paterna era natural do Aveloso. O meu pai chamava-se Virgilio Pereira ramos (nao recebeu apelido da mae) filho de Vital Pereira Ramos e de Bemvinda dos Santos Fonseca Andrade (andrade vem do segundo casamento que foi com um tio).

Por onde devo comecar? Algume aqui ja visitou o Aveloso?

Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#139325 | ramosl | 05 jan 2007 17:54 | Em resposta a: #113200

Ola

Sou mais um interessado neste assunto. Quero comecar a pesquisa a minha familia mas nao sei por onde comecar. Vivo em Seattle, EUA e sou natural de Lisboa. A minha familia paterna era natural do Aveloso. O meu pai chamava-se Virgilio Pereira ramos (nao recebeu apelido da mae) filho de Vital Pereira Ramos e de Bemvinda dos Santos Fonseca Andrade (andrade vem do segundo casamento que foi com um tio).

Por onde devo comecar? Algume aqui ja visitou o Aveloso?

Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#139326 | ramosl | 05 jan 2007 17:56 | Em resposta a: #117718

Antonio Marcos de Andrade era o nome do segundo marido da minha avo. Que tambem era tio dela.

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#139342 | Lourval | 05 jan 2007 19:59 | Em resposta a: #139324

Caro Ramos,

Sendo seu pai de Aveloso, seu avô paterno de apelido Pereira Ramos e avó paterna Fonseca Andrade, dificilmente você não é meu parente.

A família de minha bisavó Leopoldina Amália Ramos é toda do Aveloso. Os pais dela eram José António Ramos das Neves e Teresa da Conceição Andrade. Estes três mais um irmão da Leopoldina Amália, o Alberto Ramos, imigraram para o Brasil em 1894.

Os pais de José António Ramos das Neves eram José Ramos das Neves e Maria Joaquina Basília (filha de João de Sobral). Os pais de Teresa da Conceição Andrade eram João Batista de Andrade e Ana Joaquina Henriques.

Tenho página pessoal aqui: http://genealogia.netopia.pt/1096/

Procure por estes nomes lá.

Se você avançar mais uma ou duas gerações certamente que você entroncará sua família à minha e tomará ´uma carona´ em meus costados.

A primeira coisa que você tem de fazer é solicitar o registro civil ou batismo à Conservatória de Meda: crcpcom.meda@dgrn.mj.pt

No e-mail, dê a eles o nome de seu pai, os nomes dos pais dele, o lugar que nasceu (Aveloso) e a data aproximada em que ele nasceu. Com este registro ou batismo em mãos, você saberá quem foram os avós de seu pai. Neste momento você estará em condições de solicitar os batismos de seus avós pois saberá quem foram os pais deles.

Qualquer coisa é só me escrever.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#139343 | Lourval | 05 jan 2007 20:07 | Em resposta a: #139326

Caro Ramos,

Eu tenho em meus arquivos um António Marcos de Andrade. Ele era filho de Manuel António de Andrade e Bernardina Josefa Pinheiro. António Marcos de Andrade nasceu em Penedono, Ourozinho. Ele era irmão de meu tataravô João Batista de Andrade.

António Marcos de Andrade casou-se com Joaquina da Glória e tiveram os filhos: Mário Lellis, Esperança, Vítor, Abílio, Eiffel, Viriato, Acil e Almendia.

António Marcos de Andrade nasceu cerca de 1857 e eu não tenho certeza se seria ele o marido de sua avó.

Aguardo seus comentários.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#139345 | Lourval | 05 jan 2007 20:11 | Em resposta a: #139325

Caro Ramos,

Coincidentemente, eu tenho aqui também anotado um irmão do António Marcos de Andrade, o Pedro António de Andrade.

Pedro António de Andrade casou-se com Rosalina da Silva em 31.5.1864 e tiveram os filhos: Matilde Joaquina, Ana da Purificação, Benvinda da Ressurreição e Angelina da Ressurreição.

Benvinda da Ressurreição nasceu em 22.4.1876 no Aveloso onde faleceu em 13.8.1983. Seria esta a sua avó?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#139356 | ramosl | 05 jan 2007 21:56 | Em resposta a: #139345

Caro Lourval,

Muito Obrigado pela sua mensagem. Liguei para a minha mae e obtive alguma informacao acerca da minha familia. Pedro António de Andrade e Rosalina da Silva eram os avos da minha Avo. O que e' estranho e' que a mae da minha avo chamava-se Maria da Encarnacao, e ela nao aparece na sua lista. Escrevi aqui tudo o que sei sobre a minha familia. Espero que seja util a alguem. Agradeco qualquer informacao.

Benvinda dos Santos Fonseca Andrade (1903-1990). Teve um unico filho Virgilio Pereira Ramos (1923-1987) (meu pai). Sou o mais novo dos 4 filhos de Virgilio. O meu pai teve 5 netos, nenhum dos quais conheceu.

Benvinda era Filha de Francisco Antonio da Fonseca
E de Maria da Encarnacao

Irmaos: Ricardo (mais velho que ela), Berta (mais velho que ela), Sebastiao (nao sei se mais novo ou mais velho), Julio(?) (a minha mae nao tem a certeza do nome dele; emigrou para o Brasil e cometeu Suicidio, teria filhos?)

Francisco Antonio da Fonseca era filho de Manuel da Ressureicao Fonseca
E de Maria Bernarda


Maria da Encarnacao era filha de Pedro Antonio de Andrade
E de Rosalina da Ressureicao Silva

Nao sei quantos irmaos a Maria tinha, mas a minha mae lembra-se de que a minha avo falava muito numa tia chamada Benvinda.


A minha avo casou-se primeiro com Vital Pereira Ramos, que afinal nao era natural do Aveloso mas sim de Vale de Espinho (ou de perto de la)

O segundo marido foi Antonio Marcos de Andrade , que era seu tio.
Nao tiveram filhos juntos. Antonio teve 2 filhos com uma senhora Angolana (mulata): Miguel e Berta. Miguel casou-se com uma senhora Espanhola e faleceu em Angola sem deixar descendentes. Berta vive em Lisboa (e’ muito idosa)

Antonio Marcos de Andrade era filho de Pedro Antonio de Andrade e de Rosalina da Ressureicao da Silva (que sao os avos maternos da minha avo)

Pedro Antonio de Andrade era filho de Manuel Antonio de Andrade
E de Bernardina Josefa

Rosalina da Ressureicao da Silva era filha de Joao Antonio da Silva
E de Maria Matilde.
Cumprimentos,

Luis Ramos

P.S. Esses microfilomes encontram-se somente nas Igrejas Mormon em Portugal, ou sera que alguma delas aqui nos Estados Unidos tambem tera essa informacao?

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#139358 | ramosl | 05 jan 2007 22:09 | Em resposta a: #139343

Manuel Antonio de Andrade e Bernardina Josefa eram os pais de Pedro Antonio de Andrade, pai de Antonio Marcos de Andrade, marido da minha avo. Portanto seriam bisavos da minha avo. Penso que ha duas pessoas com o nome Antonio Marques de Andrade. Esse que o senhor menciona sera tio do marido da minha avo provavelmente, ou seja tio-avo da minha avo.

a Bernardina Josefa era Pinheiro? Obrigado nao tinha essa informacao.

Joao Batista de Andrade era filho de Manuel António de Andrade e Bernardina Josefa Pinheiro? Entao ele seria tio-avo da minha avo. Afinal somos parentes!


João Batista de Andrade seria entao tio-avo da minha avo.

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#139361 | ramosl | 05 jan 2007 22:44 | Em resposta a: #139343

Esse Antonio Marques de Andrade tambem foi para o Brasil, ou somente o seu irmao Joao?

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#139364 | Lourval | 05 jan 2007 22:55 | Em resposta a: #139356

Caro Luís Ramos,

Você tem msn messenger? Se tiver, me adicione: lourvalarrobahotmail.com

Eu lhe enviarei umas cinco gerações além do Pedro António de Andrade.

Sim, com certeza somos parentes. Sou tetraneto de João Batista de Andrade, irmão do Pedro António de Andrade, que pelo que entendi, é seu tretravô.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#139369 | Lourval | 05 jan 2007 23:20 | Em resposta a: #139356

Caro Luís Ramos,

Há igrejas mórmons nos Estados Unidos e aí elas funcionam ainda melhor.

Rosalina da Ressurreição da Silva casou-se com Pedro António de Andrade no Aveloso em 31.5.1864. Rosalina era filha de João António da Silva Campos e Maria Matilde. Tiveram os filhos: Matilde Joaquina (nascida em 13.3.1872), Ana da Purificação (nascida em 13.12.1873), Benvinda da Ressureição (nascida em 22.4.1876), Angelina da Ressurreição (nascida em 14.9.1879) e eu realmente não sabia da Maria da Encarnação que agora adiciono.

Manuel António de Andrade casou-se com Bernardina Josefa Pinheiro em Guilheiro (Trancoso) em 22.5.1822. Tiveram os filhos: João dos Santos (nascido em 23.6.1823), Francisco (nascido em 8.1.1825), João Batista de Andrade (nascido cerca de 1831), Pedro António de Andrade e António Marcos de Andrade.

Manuel António de Andrade nasceu em Maçal da Ribeira (Trancoso) em 8.6.1795 e era filho de Francisco de Andrade Afonso (*16.9.1756) e Caetana Maria Nunes (*19.9.1774).

Bernardina Josefa Pinheiro nasceu em Guilheiro (Trancoso) e era filha de Manuel da Fonseca e Custódia Bernarda.

Francisco de Andrade Afonso era filho de Manuel Afonso e Conceição Francisca, ele de Vila Franca das Naves (Trancoso) e ela de Maçal da Ribeira. Manuel Afonso nasceu em 29.7.1725.

Caetana Maria Nunes era filha de Manuel Gomes da Guelha e Maria Nunes, ambos de Maçal da Ribeira.

Manuel Afonso era filho de Domingos Afonso e Maria Delgado, ambos de Vila Franca das Naves. Ele nasceu em 10.4.1691 e ela nasceu em 1.1.1691.

Tem mais.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#139382 | Lourval | 06 jan 2007 00:39 | Em resposta a: #139361

Caro Luís,

O António Marcos de Andrade, irmão do Pedro António de Andrade, veio para o Brasil com um irmão, que não sei quem foi. Eu sei que o António Marcos voltou para Portugal e o irmão....não sei se voltou ou ficou. Esta é uma informação que nossa prima Berta poderia nos dar, não?

Em seguida veio a Teresa da Conceição, sobrinha do António Marcos, e ela ficou de vez. Vieram outras duas irmãs da Teresa da Conceição, a Benedita e a Tadea. Benedita ficou de vez e Tadea retornou a Portugal deixando aqui porém os seus dois filhos, Herman e Augusto de Abrunhosa.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158411 | luizacc | 05 jun 2007 00:56 | Em resposta a: #139345

Lourval,

Comecei a pesquisa do meu avo/bisavo.
Eu seu que eles nasceram em Aveloso. A historia do meu avo e muito interessante. O pai dele (bisavo) se mudou para o Brasil (em 1908-1909). O nome do meu bisavo era Manuel Maria Fonseca (eu nao sei se ele tirou o "de" quando mudou-se para o Brasil). Ele era casada com Ana Fonseca (nao seu o nome de solteira dela). O nome do meu avo e Antonio Augusto Fonseca. Teve um irmao chamado Otavio e duas irmas: Hilda e Felina. Fui na sua pagina, mas nao achei Manuel (ou Manoel) Maria... Sera que voce tem alguma informacao?
Agradeco desde ja a atencao, -luiza

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158415 | Libânea | 05 jun 2007 01:17 | Em resposta a: #113200

Boa- Noite
Caro Lourval
pedindo desculpa pela intromissão e aproveitando a ocasião. Será possível encontrar alguém de apelido Minhoto,em Meda, nos seus microfilmes?Gostaria de conhecer a origem desse apelido.
Obrigada
Libânea

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#158417 | Lourval | 05 jun 2007 01:56 | Em resposta a: #158415

Oi Libânea,
Eu não lembro de ter visto alguém com este apelido, Minhoto, em Meda. Eu tenho um antepassado com este apelido: Manuel Fernandes Minhoto. Mas ele é antigo, viveu no século dezoito e em Tinalhas. Minha impressão é que Minhoto se refere à região do Minho.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#158418 | Lourval | 05 jun 2007 02:08 | Em resposta a: #158411

Oi Luiza,

Em princípio eu não conheço estes nomes. Provavelmente porque eles são muito recentes e eu só estudei os microfilmes do Aveloso até cerca de 1890 e não depois. Mas eu tenho inúmeros antepassados Fonseca no Aveloso mas eles são antigos, do século dezoito. Você tem de localizar o registro de nascimento ou batismo do seu avô António Augusto Fonseca e alçar mais uma geração. Escreva para o Arquivo Distrital da Guarda e peça pelo batismo. Se você não tem, eu te passo o e-mail.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158422 | luizacc | 05 jun 2007 02:39 | Em resposta a: #158418

Oi Lourval,

Eu li uma outra mensagem sua e um outra thread. Segui as instrucoes que voce indicou: mandei o email. Falando com alguns familiares em Belem-Para-Brasil, tambem descobri que o meu avo vem da Casa de Riba D'Ouro (nao sei exatamente o que isto significa). E que ele e' descendente de Cavaleiro D. Moninho Viegas (o Gasco). Nada faz muito sentido para mim ainda. Mas e' fascinante comecar a descobrir....

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#158435 | Lourval | 05 jun 2007 04:27 | Em resposta a: #158422

Oi Luiza,

Parece que D. Moninho Viegas foi bem importante e está na base de dados do Genea. Você tem sorte.

O mais ilustre antepassado que encontrei foi o navegador português Vicente Gil, recordista em viagens às Índias. Está bastante documentado na Torre do Tombo online. E eu sou descendente dele através do Aveloso. Logo tem muita gente no Aveloso que também é descendente dele......mas não sabe.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158437 | luizacc | 05 jun 2007 05:01 | Em resposta a: #158435

Genea que voce se refere e' http://genealogia.netopia.pt ?
Muito obrigada pelas as suas respostas. Encontrei muitas coisas de Moninho Viegas (inclusive varios "spelling").
Quando receber algumaa coisa a respeito do meu avo/bisavo, tudo vai comecar a se encaixar.
Obrigada mais uma vez, -luiza

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#158439 | Lourval | 05 jun 2007 05:08 | Em resposta a: #158437

Luiza,

Vicente Gil após ´aposentar-se´ da navegação estabelece-se em Braga. Isto por volta de 1550. Um descendente dele, José da Costa, nascido em 1777 muda-se para o Aveloso. Ele se casa com Ana Joaquina de Araújo. Eu tenho anotado aqui dois filhos do casal: Henrique José da Costa (de quem descendo) e Maria Antónia da Costa. Henrique casa-se em 1806 com Maria Antónia Pereira e a irmã de Henrique, Maria Antónia, casa-se com Miguel António de Figueiredo. Então são duzentos anos de descendência. Dificilmente alguém no Aveloso hoje não é descendente de Vicente Gil.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158446 | fertelde | 05 jun 2007 05:51 | Em resposta a: #158422

Para Luizacc:
Há um livro que lhe pode elucidar sobre as familias antigas de Portugal e as suas origens: " Ricos-Homens, Infançôes e Cavaleiros" de José Mattoso. Consegue comprar através da Livraria, aqui do Genea. Vá acima à barra verde e veja livraria.
O que diz sobre a familia de Riba D'Ouro è muito interessante:."...... Monio Viegas de Riba D'Ouro, a quem o Rei Garcia tinha feito importantes doaçôes em 1068 e 1070, esta última alguns meses apenas antes da batalha de Pedroso..."
Há 31 entradas para esta familia no dito livro, e 5 para Monio Viegas.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158485 | Libânea | 05 jun 2007 14:40 | Em resposta a: #158417

Caro Lourval

Obrigada pela resposta. Trata-se do apelido do sogro do meu irmão, Manuel Minhoto, natural da Mêda. Como naturais de Monção, Minho, sempre achei curioso o facto de o meu irmão ter casado com uma Beirã de apelido Minhoto.Manuel Minhoto, faleceu em casa do meu irmão em Cascais em cujo cemitério ficou sepultado.
Cumprimentos
Libânea

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158728 | luizacc | 07 jun 2007 04:43 | Em resposta a: #158446

Obridaga pela informacao. Estou nos EUA. Vou ver se Amazon tem.
-luiza

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158729 | luizacc | 07 jun 2007 04:53 | Em resposta a: #158439

Lourval,

Descobri um pouco mais sobre o meu avo materno. Nao sei se os microfilmes que voce tem tera' alguma informacao.
O meu avo nasceu em 1914 - Antonio Augusto da Fonseca (o da Fonseca foi constatado atraves de comunicao com Meda (obrigada pela dica!!!))
O meu bisavo casou-se em 1901, aos 22 anos. O Distrito de Meda nao me informou o nome de solteira de Ana da Fonseca. Ja pedi. Logo, o meu bisavo, Manuel Maria da Fonseca nasceu em torno de 1879.
O meu tataravo chamava-se Joao Baptista, e a minha tataravo chamava-se Luiza d'Assumpcao. (fiquei super feliz de descobrir isto, pois o meu nome nao veio do lado da minha mae...A minha avo paterna chamava-se Luiza...)
Voce tem dados desta epoca - 1870...?
Obrigada, -luiza

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158730 | luizacc | 07 jun 2007 05:17 | Em resposta a: #158446

Tentei achar aqui no Genea e no Amazon. Existem varios livros de Jose Mattoso. Nenhum deles e' este que voce indicou. Voce tem o ISBN ?
Obrigada mais uma vez,
-luiza

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#158731 | Lourval | 07 jun 2007 05:19 | Em resposta a: #158729

Cara Luiza,

Os meus Fonsecas ainda são mais antigos que os seus. Logo, você terá de avançar mais uma ou duas gerações e quase com toda a certeza eles se entroncarão com os meus.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158732 | luizacc | 07 jun 2007 05:24 | Em resposta a: #158731

Obrigada. Vou continuar a pesquisa. Existe um centro de familia da igreja Mormon perto da minha casa. Vou ver o horario deles. Quem sabe?
Tambem enviei mensagem para Guarda (pois a certidao de nascimento do meu bisavo nao esta em Meada). Fascinante....
Obrigada de novo,
-luiza

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes de Aveloso

#158734 | Saba | 07 jun 2007 05:31 | Em resposta a: #158731

Esses Fonsecas sao tambem meus antepassados, do lado da mae da minha avo. Os "da Fonseca" sao do lado do pai da minha avo'.

Resposta

Link directo:

Microfilmes de Aveloso

#448475 | RegCardosoMamede | 25 jun 2023 20:30 | Em resposta a: #113200

Caro Lourval e demais estudiosos, pesquisadores e colaboradores do portal, boa tarde!

Em primeiro lugar, gostaria de lhes parabenizar pelo belíssimo trabalho e compartilhamento de informações tão ricas e importantes. Sou novata nessa jornada, mas as histórias de vocês têm me tocado e motivado a desenvolver a minha árvore genealógica e a de meu marido para deixar como legado para meus filhos. Ontem varei a madrugada no FamilySearch e encontrei a certidão de óbito de minha avó paterna (brasileira) e a de nascimento e óbito de seus irmãos. Entretanto, não localizei nada sobre a família portuguesa de meu avô paterno. Recebi uma mensagem do CRAV (rede portuguesa de arquivos) informando que a certidão em papel do assento português de meu avô está a caminho de meu endereço no Rio (passei quase 6 meses para localizá-la pesquisando na Torre do Tombo e nos arquivos distritais).

Nome do meu avô no registo português: Manuel de Jezus
Naturalidade: Freguesia de Aveloso, Concelho de Mêda, Guarda
Nascimento: 23 de fevereiro de 1887
Pai: Francisco Manuel Cardoso, natural de Aveloso, Mêda
Mãe: Maria Candida, natural da Freguesia de Ourozinho, Concelho de Penedono, Viseu
Avós paternos: João Bernardo Costodio e Luiza Antonia
Avós maternos: Joze Domingos e Maria de Jezus

Em tempo: nas certidões de nascimento de meu pai, de casamento e óbito de meu avô no Brasil, o nome dele é Manoel de Jesus Cardoso, e seus pais: Francisco Manuel Cardoso e Maria Candida Cardoso. Não temos a data de chegada dele ao Brasil, sabemos que veio adulto, só, fugindo da guerra. Se casou com minha avó Alzira em 25/04/1931, faleceu em 1951, no Rio de Janeiro. Infelizmente, hoje somente a minha geração (netos e bisnetos) é viva, não temos mais nenhum dado ou documento sobre a família portuguesa de meu avô.

Se, nas suas pesquisas e documentos, encontrarem qualquer informação sobre eles, serei eternamente grata. E, como estou engatinhando aqui, se puderem me indicar outros fóruns onde possa ter mais sucesso, agradeço igualmente.

Um grande abraço!
Regina Cardoso Mamede

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen