Famílias de Juncal do Campo (Castelo Branco)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Juncal do Campo (Castelo Branco)

#113215 | cristms | 02 mar 2006 00:04

Boa noite. Antes de mais queria dar os mais sinceros parabéns à equipa que mantém este belíssimo site bem como os utilizadores que também vão deixando informações bastante importantes.

Gostaria de saber se têm alguma família estudada da freguesia de Juncal do Campo (Concelho de Castelo Branco), antes pertencente à freguesia de Salgueiro do Campo, nomeadamente relativos aos nomes de família "Matteus" e "Matos".

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Juncal do Campo (Castelo Branco)

#159082 | raquelst | 12 jun 2007 00:52 | Em resposta a: #113215

Caro confrade

Encontrei um ramo que provém do monte do Juncal, na altura, freguesia de Salgueiro - de 1800 a 1830 (Castelo Branco). Trata-se da família Mendes. Cruzou com esta família?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Juncal do Campo (Castelo Branco)

#214662 | Gonçalvez | 04 dez 2008 05:57 | Em resposta a: #159082

Prezados Confrades

Até ao momento, não encontrei ascendentes com tais apelidos.
Contudo, tenho vários antepassados naturais do Juncal do Campo (do Juncal e não de Camões ou de Chão da Vã agregados a partir de Sarzedas, aquando da criação da Freguesia) denominados Gonçalves (igualmente de Tinalhas e no Freixial do Campo) e também alguns chamados Vaz, bem como Antunes, nos Séculos XVIII-XIX.
Enfim, o lugar é tão pequeno que quase todos os seus habitantes são primos em grau mais próximo ou mais longínquo.
De Freguesias vizinhas, tenho familiares apelidados de Nunes da Silva (Padrão, Almaceda; e Maxial do Campo, Sarzedas), Pires (em Maxial do Campo, Sarzedas), Domingos (Azenha de Baixo, Sarzedas), Afonso (Rapoula, Sarzedas) e
Freire (Rochas de Baixo, em Almaceda).

cordialmente
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Juncal do Campo (Castelo Branco)

#214732 | hmrb | 04 dez 2008 21:48 | Em resposta a: #214662

Caro Confrade

Ao falar em Sarzedas gostaria de lhe perguntar se porventura já ouviu falar ou conhece o lugar de Ovelheiros em Sarzedas? Poderá eventualmente ser uma palavra parecida, mas no assento de nascimento de um parente meu o que consegui perceber foi essa palavra. Já agora não se cruzou com uma Joana Nunes, nascida nesse lugar entre 1800-1810 e casada com Manuel Esteves, nascido em 1804 e natural do Caniçal, Oleiros?

Obrigado

Cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Juncal do Campo (Castelo Branco)

#214872 | Gonçalvez | 06 dez 2008 20:00 | Em resposta a: #214732

Prezada Confreira

Os meus Nunes da Silva são originários de Almaceda, apenas um ramo da família se fixou em Sarzedas, de modo a que não tenho informação relativa à sua ascendente Joana Nunes.
Em relação a Ovelheiros, existe efectivamente um lugar assim denominado no Concelho de Castelo Branco, que é referido num dos sítios que costumo consultar para confirmar hipóteses de "descodificação" de lugares referidos em assentos (http://scrif.igeo.pt/ASP/pesq.asp?codid=856; também consta de mapadeportugal.net). Fica actualmente na Freguesia de Santo André das Tojeiras, próximo de Outeiro, o que não é contraditório com a informação constante do seu assento, pois constitui uma freguesia que foi desanexada de Sarzedas apenas em 1926. Existe ainda o Ribeiro de Ovelheiros na mesma zona, que talvez deva o seu nome a Ovelheiros, por nascer ou passar lá.

cordialmente
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 08:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen