Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11340 | Ortigão | 18 out 2001 16:22

Caros amigos

Procuro informações sobre um João Teixeira Guimarães, que n. a 18.11.1784, na freg. de Victória, Porto, e fal. a 9. 9.1857 , no Rio de Janeiro, Brasil. Com 12 anos emigrou para o Brasil, onde foi um abastado negociante, na Cidade do Rio de Janeiro. Tendo fal. sem geração, no seu testamento contemplou a Stª Casa da Misericórdia com a fabulosa fortuna de 500 contos de reis, em Apólices de Dívida Pública. Para além disso, 3 contos de reis seriam legados a 20 "viúvas de bons costumes", 3 contos de reis seriam legados à viúva e herdeiros do seu sobrinho Dr. Claudério Teixeira Guimarães, e 400 mil réis seriam concedidos a cada um dos seus 18 afilhados. Era filho de José Teixeira de Carvalho e de D. Narcisa Josefa Rosa Pacheco Guimarães.

Quaisquer dados sobre eventuais descendentes colaterais de João Teixeira Guimarães, ou sobre a sua actividade no Rio, seriam preciosos.

melhores cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11380 | Tomas | 18 out 2001 22:49 | Em resposta a: #11340

Excelentíssimo Senhor e Amigo,

É realmente notável a obra das misericórdias e dos seus benfeitores.

Gostaria no entanto de lhe perguntar o que são "descendentes colaterais" na medida em que essa expressão me parece, e desculpe esta referência, inexistente.

De Vª Excelência atenciosamente

Tomás Bourbon

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11384 | Ortigão | 18 out 2001 23:22 | Em resposta a: #11380

Exmo Senhor Tomás Bourbon

O que eu queria dizer por descendentes colaterais seriam os sobrinhos (um deles o dito claudério seria brasileiro tb) e respectiva descendência.
Não que conhecer essa descendência seja absolutamente vital para o meu trabalho, os dados biográficos do próprio João Teixeira são bem mais importantes, mas poderão eventualmente existir ligações importantes deixadas no brasil, e este forum tem-nos oferecido contribuições surpreendentes.

melhores cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11466 | Tomas | 19 out 2001 19:12 | Em resposta a: #11384

Exclentíssimo Senhor Rodrigo Oliveira,

Desculpe a insistência mas descendentes colaterais é algo que não existe. Ou são descendentes ou são colaterais.
Percebo muito pouco de genealogia, é um facto. Queira porém, aceitar esta minha observação, com a melhor das intenções.

Os meus cumprimentos

Tomás Bourbon

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11477 | mm81 | 19 out 2001 20:51 | Em resposta a: #11340

Caro Rodrigo,

Sugiro-lhe que vá ver o topico "RE:Procura no Dicionário de Familias Brasileiras" posto aqui, pelo, perdoem-me a expressão, utilissimo, Cau Barata.
Nas mensagens dos ultimos dias neste tópico existem referências aos seus Teixeira Guimarães.

melhores cumprimentos,
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11481 | Ortigão | 19 out 2001 21:35 | Em resposta a: #11477

Caro Manuel Marques

Já verifiquei o dito tópico que amavelmente sugeriu, mas lamentavelmente os aí referidos não parecem dizer respeito aos que estou a investigar.

muito obrigado pela dica, e melhores cumprimentos,

rodrigo ortigao de oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11486 | Cau Barata | 19 out 2001 22:57 | Em resposta a: #11340

Caro Rodrigo Ortigão Oliveira,

Confesso que ainda não havia me habilitado em resonder-lhe, porque, realmente, nada sei sobre João Teixeira Guimarães, que n. a 18.11.1784, na freg. de Victória, Porto, e fal. a 9. 9.1857 , no Rio de Janeiro, Brasil.

No entanto, sendo gente do Rio de Janeiro, não podia me permanecer calado por muito tempo, pois poderia parecer estar comentendo uma injustiça em corresponder-me com o Senhor.

Tendo sido grande proprietário no Rio de Janeiro, o que costumo fazer, nestes casos, é procurar no Arquivo Nacional, do Rio de Janeiro - cujo site já andou em algumas mensagens, que agora não me lembro qual.

Porque Arquivo Nacional ???

Nele se encontram depositados os arquivos dos Ofícios de Notas do Rio de Janeiro, desde o 1.º Ofício (séc. XVI e XVII) até o 20.º Ofício - é onde eu recorro na busca de documentos de compra e venda de propriedades, em muitos deles, entram os nomes dos conjuges, e filhos e, o que é incrível, muitos referem-se a pactos ante-npcial.

Existe fichário, por sobrenome (apelido ), dos indivíduos que adquriram casas, fazendas, comércio, lojas, etc., no Rio de Janeiro, do séc. XVI ao XX.

Há também os ficharios dos inventários, verbas testamentárias e testamentos. No entanto, pelos detalhes que apresentas no testamento do Teixeira Guimarães, acredito que este esteja em Portugal.

Qual Santa Casa foi por ele contenplada: Brasil ou Portugal ???

Seu sobrinho, Dr. Claudério Teixeira Guimarães, tem alguma relação com o Brasil ???

Talvez as respostas acima, possam ajudar um pouco mais.

Existe importantes famílias com o sobrenome Teixeira de Carvalho, do pai do Dr. Claudério, no Estado de Minas Gerais, desde o final do séc. XVII. Porém, não sei se ele é brasileiro.

Finalmente, tendo falecido no Rio de Janeiro, vale tentar o arquivo do COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA, que já mencionei em algumas mensagens. Esta instituição tem um controle fabuloso, talvez único no mundo, sobre quem existiu em sua cidade.


Meus cumprimentos

Cal Barata

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#11496 | Ortigão | 20 out 2001 04:50 | Em resposta a: #11486

Caro Cal Barata

Muito obrigado pelos valiosos contributos que me deu. Vou de imediato fazer uma busca nos sítios que sugeriu, e espero encontrar alguma coisa. Os notariais parecem ser de especial interesse.
Esclareco ainda que o dito Clauderio T.G. seria do Rio, e que a Santa Casa em questão é a do Porto, Portugal.

mais uma vez agradecido, e com os melhores cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#143609 | teixeiraguimaraes | 11 fev 2007 00:39 | Em resposta a: #11340

Prezado Senhor Rodrigo,

sou descendente de João Teixiera Guiamrães Pacheco. João Teixeira Guimarães Pacheco, aparece na qualificação de votantes de Capela de 1876, como sendo o votante de número 931, morando no quarteirão da Rua do Borges, com 36 anos de idade, de profissão ourives, estado civil casado, sabia ler e escrever, renda anual 500$000 réis, era elegível e filho de FRANCISCO JOSÉ PACHECO. Não sei quem teria sido sua mãe, certamente uma Teixeira Guimarãe. Em 1859 consta em meus arquivos que José Teixeira Guimaraes era Senhor do Engenho Cangaleixo, João Teixeira Guimarães era Senhor do Engenho Cangaleixo e Ubelina Teixeira Guimarães Senhora do Engenho de Taboca. Por coincidência ou não, outro José Teixeira Guimaraes(meu bisavo), também era senhor do Engenho Cangaleixo no início do século XX..

Teria o João Teixeira Guimarães de sua pesquisa relação com esta família de Capela?

sds

Célio gallotti Guimaraes
celiogguima@globo.com

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Guimarães, Rio de Janeiro

#143723 | teixeiraguimaraes | 12 fev 2007 00:34 | Em resposta a: #11380

Prezado Senhor,

como é possível consultar os doadores portugueses das pbras misericórdias.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen