Sousa e Vasconcelos - Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Sousa e Vasconcelos - Viseu

#113587 | S.R.S. | 07 mar 2006 21:48

Caros Colegas,

Procuro localizar elementos acerca de:

José de Sousa e Vasconcelos, natural de Viseu (Cidade), casado com Lourenza Gamarra, natural de Vitória, reino de Espanha, que tiveram:

Maria do Nascimento de Sousa e Vasconcelos, natural de Viseu (cidade), casada com José Moreira da Silva, natural e proprietário em S. Miguel do Outeiro, Tondela (onde se receberam?), tiveram:

Maria de Belem Moreira de Sousa e Vasconcelos, nascida a 20.09.1880 na freguesia de S.Miguel do Outeiro, Tondela (aí bap. a 29 do dito mês e ano).

Apesar dos sucessivos pedidos por carta e correio electrónico para a Conservatória do Registo Civil de Tondela e para o Arquivo Distrital de Viseu, a verdade é que continuo onde comecei: Com os elementos constantes do assento de baptismo de Maria de Belém Moreira de Sousa e Vasconcelos atrás transcritos.

Nesse sentido, agradeço qualquer pista ou ajuda sobre o tema.

Melhores cumprimentos,
S.R.S.

Resposta

Link directo:

Sousa e Vasconcelos - Viseu

#364151 | Pedro SP | 09 dez 2015 00:37 | Em resposta a: #113587

Carissimo S.R.S,

Foi com grande entusiasmo que vi a sua publicação sobre os Sousa Vasconcelos de Viseu, certamente são os mesmos do meu tio trisavô João Rodrigues de Sousa e Vasconcelos, natural de Viseu, onde nasceu a 20 de Abril de 1863.

Era filho de Manuel Rodrigues e de Maria Justina, recebidos na Sé de Viseu e naturais da mesma cidade, residentes que foram na dita Rua do Arco.

Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria da Assunção, naturais da dita cidade de Viseu e materno de João de Sousa e Vasconcellos e de Maria Barbosa, também naturais da cidade de Viseu.

Vou pesquisar e tentar encontrar o nascimento do avô materno do referido tio João para ver se tem como pais os João de Sousa Silva e D. Genoveva Almeida de Vasconcelos, que já se encontram aqui no Geneall.

Este tio supostamente viveu na Casa das Carrancas, em Viseu (também conhecida por casa das Bocas), conhece a história e o ramo dessa casa? Uma tia minha refere que esse ramo teria um titulo, Barões da Cava ou Cova, desconheço de onde vinha o titulo e quem atribuiu.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Sousa e Vasconcelos - Viseu

#364178 | S.R.S. | 09 dez 2015 19:21 | Em resposta a: #364151

Caro Pedro SP,

O que sei está no Geneall.net, mas admito que no meu arquivo e papelada possa ter a cópia de algum assento de baptismo de outros filhos do casal João de Sousa da Silva e de Genovena Joaquina de Almeida e Vasconcelos (dos Senhores de Moçâmedes e da casa de Ferronhe), para além da Maria (bap. a 01.04.1764) e do José. Aproveitarei o Natal para verificar e logo lhe darei noticias.

Quanto a esse eventual título de barão não sei bem de quê, também me lembro de umas Tias do meu Sogro falarem vagamente disso, mas confesso que nunca averiguei o tema. Qualquer novidade será bem vinda!

Com os melhores cumprimentos,
S.R.S.

Resposta

Link directo:

Sousa e Vasconcelos - Viseu

#374981 | Pedro SP | 07 nov 2016 00:18 | Em resposta a: #364178

Caro S.R.S,

Finalmente conseguimos entroncar os Sousa Vasconcelos Lôna de que lhe falei no ano passado com os seus, são todos os mesmos!!

Gostaria de aprofundar mais a ligação deles à Casa das Carrancas e ao tal título de barão da Cava, consegue-me ajudar?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Sousa e Vasconcelos - Viseu

#375011 | S.R.S. | 07 nov 2016 23:33 | Em resposta a: #374981

Caro Pedro,

Boas notícias! Por curiosidade, diga-me como é essa ligação, ou seja, por que irmão ou irmã de qual ascendente da minha mulher (melhor ainda, qual o casal ascendente comum)? Quanto à dita casa, nunca ouvi falar mas fico curioso, o mesmo se diga quanto ao título, de que apenas me lembro da tal conversa dumas tias Avós da minha mulher, à muito desaparecidas (referiam um título de barão, mas não sei bem de quê).

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Sousa e Vasconcelos - Viseu

#375083 | Pedro SP | 10 nov 2016 01:24 | Em resposta a: #375011

Caro S.R.S,

O casal ascendente comum, é Genoveva Joaquina Almeida e Vasconcelos com o João Sousa e Silva, que estão no Genea.

O pai da tetravó dos meus primos, era filho deles e irmão do José Sousa e Vasconcelos, que o S.R.S andava a investigar.

A ligação à casa das Carrancas poderá vir desse irmão do "seu" José Sousa e C
Vasconcelos, seria ele dono ou co-proprietário da casa. Consegue me ajudar neste tema? Ou indicar quem saiba a fundo da genealogia de Viseu?

Na sua opinião os Sousa Vasconcelos era uma família influente na Viseu do século XIX?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 16:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen