Olá, parentes !

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Olá, parentes !

#113592 | rafael | 07 mar 2006 22:51

Já lá vão 2 ou 3 anos aprox. , alguém chamou a minha atenção para parentes meus referidos no GENEA e de outros tb. parentes e colaboradores deste Fórum.
Eu nem de longe, nem de perto, supunha tais pessoas serem da minha família, por consanguinidade.
Obviamente, existem apelidos tão vulgares ou muito usados, cujos antepassados nada têm em comum; claro que existem muitos apelidos que são pouco vulgares, raros até, ou tb. pouco usados que me despertam mais curiosidade, por pensar que em regiões onde tenho antepassados tais apelidos poderão pertencer a parentes meus,por consanguinidade, que eu desconheço. Lembrei-me de alguns - APELIDOS - de antepassados meus (refiro-me ao Algarve e das freguesias mencionadas ), um ou outro Raro, outros menos usados, que fui encontrando nos PARQs de Albufeira, Alcantarilha, Algoz, Alte, Benafim, Boliqueime, Guia, Loulé, Paderne, São Bartolomeu de Messines, Santa Bárbara de Nexe, Salir, Silves. Destas freguesias destaco: Abreu, Adains, Afilhado, Alvaleide, Anes, Andrez, Azevedo, Bexiga, Cavaco, Cortesão Fernandes Vieira, Grade, Gomes, Guterres, Lima, Lopes, Meão, Mealha, Mesquita, Negrão, Palma, Pincho, Rocha, Sequeira, Valor..
Excluo apelidos de minha família, das regiões referidas, que são vulgares ou muito usados.
AGRADECEREI saber nomes de parentes meus ,colaboradores deste Fórum ou outros REFERIDOS na BD do GENEA, cuja pesquisa demoraria meses a fazer e, mesmo assim, sem utilidade para os interessados em particular, e todos em geral aqui no Fórum.
Serem Aqui colocados para consulta e conhecimento de todos .
CERTAMENTE, penso eu ( desculpem a presunção ) muitos/as confrades, e eu próprio ainda mais, ficaríamos agradecidos a todos que queiram colaborar.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Olá, parentes !

#113652 | rafael | 08 mar 2006 23:05 | Em resposta a: #113592

Esqueci-me de deixar o mail que uso:
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt

Quando escrevi: "....................ficaríamos agradecidos a todos que queiram colaborar", JULGO não ter ferido a SUSCEPTIBILIDADE de ninguém, de contrário as minhas desculpas e tb. não referi o nome de um ou mais parentes meus que aparecem no Fórum, que são do meu conhecimento, sem a autorização deles.Se acharem bem serão os próprios a fazê-lo. Se acharem isto ocioso,paciência...levarei mais tempo na pesquisa pretentida, e igualmente um ou outro parente com menos experiência destes assuntos.
Seria ,talvez,a oportunidade de alguns parentes saberem, sem grande perda de tempo, outras origens comuns ou até desconhecidas.
Haverá maneira mais simples, rápida e menos confusa,certamente,que gostaria de saber
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Olá, parentes !

#113700 | pgirao | 09 mar 2006 20:16 | Em resposta a: #113652

Caro Rafael,
Esclareço desde já que não sou seu parente. Respondo-lhe amigavelmente, desde logo para saudar a sua participação neste fórum, mas principalmente para lhe dizer, com a máxima franqueza e simplicidade, que após ler e reler as suas mensagens fiquei sem entender absolutamente nada do que pretende. Podendo tal facto dever-se a um meu defeito de entendimento (que não me custa admitir), pode também ter-se dado o caso de ter sido Rafael que não fez entender como certamente pretendia. Considerando ser possível a segunda hipótese, resolvi-me a comunicar-lho. Peço-lhe portanto que considere esta minha mensagem como um aviso amigável (que pode perfeitamente ignorar), mais do que propriamente um pedido de esclarecimento.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

(A)parentes hesitações

#113706 | victorferreira | 09 mar 2006 22:35 | Em resposta a: #113652

É verdade.
Igualmente amiga é esta minha 'colherada': o participante Rafael Carvalho beneficiaria de re-escrever a(s) sua(s) mensagem(ns) para um discurso mais simples e claro.
Assim os parentes podem custar a aparecer.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: (A)parentes hesitações

#113720 | rafael | 10 mar 2006 00:35 | Em resposta a: #113706

Caros Pedro Girão e Victor Ferreira

Agradeço as vossas mensagens, porque quando desjamos ser amigos e queremos ajudar temos de dizer a verdade. A vossa chamada de atenção alertou-me que, por boa vontade que haja em ajudarem-me, devo ser claro e simples.Será difícil, porque não tenho facilidade de expressão, mas tentarei ser mais preciso.(serei ?!)

Na 1ª. msg. deste tópico coloquei por ordem alfabética alguns apelidos de antepassados meus do Algarve e respectivas freg.s onde nasceram ou residiram.

Vou dar um exemplo: para o apelido Valor, de Alte da minha família.

VALOR ( de Alte-Loulé )-descendentes ,de Manuel Gonlves VALOR e de sm. Luisa Maria OU de irmãos destes:

Octávio Rafael Guerreiro Carvalho( no GENEA ) -nat. de Santana da Serra- Ourique( 20 de Agosto 1934 )-Prof. do Ensino Básico.

2)-Luís Gomez Ceto - nat. de Madrid ( depois colocarei mais dados )

3)-


M E Ã O ( da Guia e de Albufeira) descendentes do Cap.ão Afonso Álvares MIÃO e de sm. Maria GRADE ou de seus irmãos :

1)- Octávio Rafael Guerreiro Carvalho

2)-

3)-

4)-

5)-


CAVACO ( de Benafim e de Alte ) -descendentes de Caetano Guerreiro Silva e de sm. Victória Maria Guerreiro Silva Cavaco ou de seus irmãos:

1)- Octávio Rafael Guerreiro Carvalho

2)-

3)-

4)


BEXIGA (de Boliqueime ) descendentes do cap.âo Manuel Fernandes BEXIGA e de sm. Maria de JESUS :

1)- Octávio

2)-

3)-

etc.etc.

JULGO não ser possível usar os esquemas como os apresento, por isso peço ajuda para fazê-lo de forma prática e compreensível para quem consultar o tópico, se houver colaboração.

No tópico -Ramos familiares ( mesmo tronco ) adoptei outro sistema, mas conhecia os nomes das pessoas e dos actuais com autorização deles.

Se com esta msg. ainda fui mais confuso, resta-me pedir desculpa do tempo que vos ocupei e ficarei por aqui.Ficarei compensado se trouxe alguma utilidade.

Uma boa noite. Os meus melhores agradecimentos.
Rafael Carvalho

e assim sucessivamente para os outros apelidos que mencionei. Claro que o 1)- será o meu nome.

Resposta

Link directo:

RE: (A)parentes hesitações

#113722 | rafael | 10 mar 2006 00:43 | Em resposta a: #113720

Emílio Gomez Ceto, e não Luís, como escrevi. Quando o "conheci" era estudante universitário , um grande entusiasta pela Genealogia e o seu trabalho pode ser consultado através do Google.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Parentes ! hesitações ?!

#114025 | rafael | 13 mar 2006 20:48 | Em resposta a: #113720

EstimadA Confrade

Recebi o seu mail que li há pouco. Agradeço muito as suas palavras que vieram confortar-me das minhas aparentes hesitações e, talvez, de hesitações de parentes.
Ainda bem que me dá autorização de colocar o seu nome, mas porque não coloquei neste tópico alguns dos meus antepassados ( nossos tb. ) dos apelidos que mencionou; assim, se vier a ter alguma concordância de outros parentes descendentes dos casais aqui mencionados colocarei então outros dos "nossos" antepassados dos apelidos que me referiu. Mas fico-lhe muito reconhecido tanto mais que não sou um primo importante, apenas que tem muito gosto por estes assuntos, gosta de ajudar no que sabe e pensara em "reunir aqui"outros parentes com a mesma ascendência dos avós mencionados.
Quando for à TT dir-lhe-ei. Estou com muita curiosidade de consultar o Tombo da Ordem de Santiago porque vem lá a VISITAÇAM DA JRMIDA DE SAMTA ANNA......., que atesta a sua antiguidade que sempre suspeitei, presentemente pouco resta desses tempos.

Com toda a consideração e amizade do
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Parentes ! hesitações ?!

#114026 | rafael | 13 mar 2006 20:52 | Em resposta a: #114025

Isto sem prejuizo de enviar-lhe um mail mais pessoal, brevemente.Agradeço-lhe o seu empenho pela minha saúde, mas estou quase restabelecido.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Parentes ! hesitações ?!

#114918 | Eleny | 24 mar 2006 14:46 | Em resposta a: #114026

Caro Confrade Rafael de Carvalho.Vou gostar muito de saber novidades dos nossos? parentes,tudo leva a crer pelos dados disponiveis que serão os mesmos.Vou ficar contente de saber noticias do casal João Cabrita e Maria de S. José de S. Bartolomeu de Messines,assim como de Luis Guerreiro e Luisa Maria do Sitio dos Queimados.Espero que esteja a passar bem.Os meus melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen