Família Teixeira Osório

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Teixeira Osório

#113593 | Lourval | 07 mar 2006 23:12

Caros colegas,
Descobri em um assento de nascimento de uma filha (falecida criança) de meu trisavô Júlio Teixeira, que ele diz ser filho de José Teixeira Osório. Todos os outros registro constam José Teixeira. Realmente fiquei surpreso.
Alguém conhece esta família ou pode fazer algum comentário a respeito? O meu problema é o de sempre: eu não sei onde nasceu Júlio Teixeira; só sei que era português nascido cerca de 1856. Em 1887 ele já estava aqui no Brasil.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório do Porto?

#116624 | Lourval | 14 abr 2006 23:38 | Em resposta a: #113593

Caros colegas,
Renovo a mensagem e me pergunto: será que a família Teixeira Osório é do Porto. Na lista telefônica há inúmeros Teixeiras Osórios nesta localidade.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira Osório do Porto?

#118882 | small | 19 mai 2006 12:48 | Em resposta a: #116624

Olá Lourval
Obrigada pela sua pronta resposta. Entretanto e por curiosidade consultei a lista telefónica e por incrivel que pareça o António Teixeira Osório que aí consta é bem perto de mim. Vou começar na próxima pesquisa por esta freguesia, quem sabe?
Os meus ascendentes Aleixo e Daniel são de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, no entanto sei que se espalharam por todo o distrito da Guarda. Ainda não iniciei a pesquisa por este lado, mas vou compilando tudo o que possa aparecer.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório do Porto?

#118887 | Lourval | 19 mai 2006 15:55 | Em resposta a: #118882

Cara Stella,
Obrigado.
Eu já havia percebido este António Teixeira Osório. Eu até pensei em ligar para ele. Mas estou no Brasil. Até que ele entenda do que estou falando....lá se foram muitos e muitos euros. Já passei por esta experiência! Eu estou muito confiante que estou na pista certa!
Cumprimentos
Lourval

ps: tenho um ancestral Aleixo mas em Escalos de Baixo

Resposta

Link directo:

RE: Família Teixeira Osório do Porto?

#118899 | small | 19 mai 2006 18:27 | Em resposta a: #118887

Caro Lourval
Estou de saída para fim de semana, mas deixe estar que mal regresse ao Porto vou tentar falar com este senhor, só desejo que tenha a mesma sorte que a Celina deste fórum que num primeiro contacto acertei logo, pode ser. quem sabe?Já tenho o endereço completo e mal possa tento.
Escalos de Baixo, nem sei bem onde fica mas parece-me ser Castelo Branco, será?
Tambem reparei que na sua àrvore, menciona o apelido Capinha, eu conheço uma família com esse apelido em Idanha a Nova distrito de Castelo Branco, se quiser posso dar o contacto quem sabe não Lhe pertence?
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

José Teixeira Osório e Cândida Luísa

#197184 | Lourval | 20 mai 2008 07:00 | Em resposta a: #113593

Caros colegas,

Estou procurando pelo batismo de Júlio, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Júlio nasceu em 1856 e aparentemente era de um lugar chamado Valverde.

Minhas suspeitas é de ele era do Porto, Braga ou Vila Real.

Encontrei um José Teixeira Osório em Freixo de Baixo que poderia ser o pai dele mas não encontrei a Cândida Luísa. José Teixeira Osório era filho de Manuel Custódio Teixeira Osório e Maria Angélica de Moura a qual era natural de Arnóia e coincidentemente (ou não) nasceu em Arnóia um Júlio em 1856. O problema é que este Júlio é exposto.

Achei tudo uma coincidência muito grande. Se eu encontrasse uma Cândida Luísa em Freixo de Baixo ou arredores eu poderia concluir alguma coisa.

A esposa de Júlio Teixeira Cândido aqui no Brasil era natural de Vila Real (Constantim) e o avô dela tinha ligação com Aboadela, bem próxima de Freixo de Baixo.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: José Teixeira Osório e Cândida Luísa

#197467 | small | 21 mai 2008 22:05 | Em resposta a: #197184

Caro Lourval
Sabendo que existe um lugar Valverde em Canas de Sta Maria Conc.Tondela, fiz uma pesquisa no ADViseu, para este lugar de 1852 a 1856 e infelizmente não encontrei o seu Júlio.
Disponha
Stella

Resposta

Link directo:

José Teixeira Osório e Cândida Luísa

#197497 | Lourval | 22 mai 2008 02:55 | Em resposta a: #197467

Cara Stella,

Agradeço muito sua intenção.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: José Teixeira Osório e Cândida Luísa

#201417 | Cristiano Cardoso | 24 jun 2008 15:51 | Em resposta a: #197497

Caro Lourval,

Nas Memórias Paroquiais de 1758, na freguesia de Alentém (entretanto extinta e anexada a Vilar do Torno, no concelho de Lousada, o pároco da freguesia, que responde ao inquérito, é o vigário João Teixeira Osório.
Se servir de ajuda, quem apresentava o padre era o Mosteiro de Caramos e o donatário da terra era o Conde de Unhão.

Espero que dê alguma ajuda.

Cumprimentos,

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

José Teixeira Osório e Cândida Luísa

#201433 | Lourval | 24 jun 2008 17:25 | Em resposta a: #201417

Caro Cristiano Cardoso,

Obrigado pelas suas informações. Elas me levam ao Porto, novamente. Na verdade estou dividido entre Porto (Amarante e agora Lousada) e Viseu (Lamego).

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: José Teixeira Osório e Cândida Luísa

#201436 | valboa | 24 jun 2008 17:34 | Em resposta a: #201433

Caro confrade

Para o baralhar um bocadinho mais ( ou talvez dar uma boa pista ), ARNOIA é uma freguesia de CELORICO DE BASTO.

É de qualquer modo um concelho limitrofe de AMARANTE que por sua vez é limitrofe de VILA REAL( CONSTANTIM).

CUMP

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

José Teixeira Osório e Cândida Luísa

#201437 | Lourval | 24 jun 2008 17:45 | Em resposta a: #201436

Caro Jorge,

Obrigado.

Porém já estou baralhado faz tempo! Agora a CEPESE me baralhou mais. Encontrei lá António Teixeira Osório e José Teixeira Ozorio (exatamente a grafia que tenho em um registro de nascimento de um filho de Júlio Teixeira, Ozorio com "z"), em Samodães, Lamego.

Samodães está praticamente ao lado de um lugar Valverde que fica em Penajóia. Valverde é de onde sabemos ser Júlio Teixeira. Há muitas Cândida de Jesus em Penajóia que vejo no sítio da CEPESE, justamente o nome da mãe de Júlio Teixeira (Cândida Luísa ou Cândida de Jesus).

Estou tentando. Vou acabar conseguindo!

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório

#368589 | ruimacdona | 25 abr 2016 11:33 | Em resposta a: #113593

O meu Bisavô era António Teixeira Osório, casado em segundas núpcias com Maria Elisa Fonseca Vieira e tiveram dois filhos: Irene e António. Segundo me é dado saber o António filho, esteve no Brasil assim como minha avó Irene.

Segundo consta no registo de matrimónio de meus bisavós:

"Em 14 de Agosto de 1909 casou na Igreja de São Baptista de Romães (?) concelho de Melgaço, Braga, António Teixeira Osório, viúvo, de 58 anos, natural de Santa Senhorinha, concelho de Cabeceiras de Basto, Braga, filho de Joaquim Teixeira Osório e de Maria Pereira Leite e Maria Elisa da Fonseca Vieira, filha de Manuel José Vieira e de Maria Thereza da Fonseca Vieira, natural do Porto, Cedofeita. Que tiveram dois filhos: Irene Armanda (N. 19/12/1896) e António (N. 02/05/1898)"

Será que ajudei em algo?

Rui Osório Oliveira

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório

#369202 | Lourval | 10 mai 2016 07:32 | Em resposta a: #368589

Rui,

Somente agora li sua mensagem. Pelo que entendi, você descende de Joaquim Teixeira Osório, filho de Custódio Luís Osório e Custódia Maria. Eu tenho por hipótese de que meu trisavô Júlio Teixeira é neto de Custódio Luís Osório e Custódia Maria.

Eu gostaria de identificar algum descendente por varonia deste Joaquim Teixeira Osório casado com Maria Pereira Leite, posto que eu tenho determinado o cromossomo Y de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório, quem eu acredito ser irmão deste seu antepassado Joaquim Teixeira Osório.

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório

#369203 | Lourval | 10 mai 2016 07:39 | Em resposta a: #368589

Rui,

Tenho muitas informações de sua família anotadas aqui. Dezenas de gerações de antepassados de seu bisavô. Fiz a pesquisa pois tenho realmente fé de que Joaquim Teixeira Osório é irmão de meu quarto avô José Teixeira Osório.

Você pode me escrever através de: lourval arroba hotmail ponto com

Lourval

Resposta

Link directo:

Família Teixeira Osório

#442469 | Lourval | 04 ago 2022 05:24 | Em resposta a: #113593

Bom dia !

Gostaria de entrar em contato com algum descendente dos "Teixeira Osório" de Freixo de Baixo por varonia e que tenha testado o cromossomo Y. Eu conheço o cromossomo Y de meu quarto avô José Teixeira Osório nascido cerca de 1830. Ele era o pai de Júlio Teixeira Cândido, meu trisavô. Muitos integrantes desta família Teixeira Osório imigraram para o Rio de Janeiro onde Júlio Teixeira Cândido era estabelecido.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 00:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen