Monteiros, de Óbidos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património | Cargos

Monteiros, de Óbidos

#113680 | josefdasilva | 09 mar 2006 11:36

Caros confrades,

Peço desculpas por estar sempre a pedir ajuda. Não sou genealogista, mas estou em busca de alguns dados para interpretar adequadamente um documento que tenho em mãos.
Desta vez procuro os Monteiros, de Óbidos, nomeadamente os que viviam no Sobral da Lagoa, os da Quinta da Capeleira (que fora a propriedade predilecta da pintora Josefa d'Óbidos) e um padre chamado José António de Figueiredo Monteiro. Tudo pelo século XVIII, início de XIX.
Terá alguém dados que me possa indicar?
Muito obrigado.

Cumprimenta-vos,

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monteiros, de Óbidos

#113685 | manelsp | 09 mar 2006 12:02 | Em resposta a: #113680

Estimado José

vá lá que já me corrigiu... Tinha percebido quinta da Papeleira e não capeleira. Desejo boa sorte nas suas investigaões, que eu também ando a investigar por outros lados, embora ainda sem resultados...
Quanto ao sacerdote em questão, estou À procura dele no site do Arquivo Distrital de Braga, nas inquirições de génere, mas até agora nada. ja direi algo
abraços
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Monteiros, de Óbidos

#113688 | josefdasilva | 09 mar 2006 12:30 | Em resposta a: #113685

Caro Manel,

Muito obrigado. Bem, não sei se existiria uma outra quinta com o nome da Papeleira. Esta Quinta da Capeleira, que ainda existe, embora arruinada (uma pena), foi da pintora Josefa e há até umas vistas que ela pintou das casas da quinta. Aqui a pintora tinha as suas naturezas mortas, as flores, todos os elementos bucólicos, etc. que tanto aparecem na sua obra. Não sei é que relação havia entre Josefa e os Monteiros que, no século seguinte, são os novos senhores da quinta. Talvez fossem descendentes da mesma família.
Obrigado. Se tiver alguma informação, diga-me, sim?

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monteiros, de Óbidos

#346115 | Isabelprat | 10 mai 2014 23:01 | Em resposta a: #113680

Caro Senhor:

Para o caso de ainda o interessar tenho Monteiros na minha família, do Sobral da Lagoa.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Monteiros, de Óbidos

#346266 | Conde | 14 mai 2014 11:37 | Em resposta a: #346115

O autor é o Rui del Negro Portugal da Silveira, mas devido ao seu estado de saúde já duvido que a obra seja ultimada o que é grande perda.Entretanto saiu o livro sobre os Ferreiras do Vale de Alcântara que já tem alguma coisa...

Resposta

Link directo:

RE: Monteiros, de Óbidos

#346297 | Isabelprat | 14 mai 2014 22:00 | Em resposta a: #346266

Caro Conde:

Muito obrigada pela sua rápida resposta. É de facto uma pena, pelo seu estado de saúde, em 1º lugar.

Seria talvez uma grande ajuda para mim. Esse livro sobre os Ferreiras de Alcântara é o do Dr Sebastião da Gama, da TT, não é verdade?

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Monteiros, de Óbidos

#346329 | Conde | 15 mai 2014 15:55 | Em resposta a: #346297

Não. É da autoria de Vasco de Quintanilha Fernandes e António de Sousa Lara e está a venda neste site.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 06:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen