Familia Malafaia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Malafaia

#113812 | R.Miguel Nunes | 11 mar 2006 16:42

Caros confrades,

Poderão ser os ramos da familia Malafaia de: Arouca, S. Pedro do Sul, Régua, Torre de Moncorvo, Lisboa, Porto... parentes. Se sim, qual parece aos confrades ter sido o ancestral comum?

Atenciosamente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia.

#113814 | R.Miguel Nunes | 11 mar 2006 16:45 | Em resposta a: #113812

ah! e Figueira de Castelo Rodrigo... entre outras "paragens"...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia.

#113881 | R.Miguel Nunes | 12 mar 2006 10:52 | Em resposta a: #113814

renovo o pedido...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114034 | R.Miguel Nunes | 13 mar 2006 21:47 | Em resposta a: #113812

...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114053 | pinheirov | 14 mar 2006 01:00 | Em resposta a: #113812

Prezado R.Miguel Nunes

Apraz-me enviar-lhe alguns tópicos de informação com fundos comprovados.
Os de Arouca e de S. Pedro do Sul (Serrazes e Sta. Cruz da Trapa) estão efectivamente ligados. Dos de Arouca e Oliveira, um ramo se estableceu em Lisboa com descendência, e mais tarde no Norte, ramo do qual descendo em linha directa. Investigo actualmente um ramo de Trancoso, onde encontro, em 1580, meu 11° Avô, e paralelamente, um outro ramo de Lamelas, Santo Tirso, aparentemente ligado aos primeiros. Os Malafaias de Trancoso (Teles de Malafaia de Almeida Mascarenhas) aparecem por casamento com os Lopes Tavares originários de Serrazes. Quanto aos da Régua e Torre de Moncorvo, não possuo qualquer referência.
Em breve será editada uma obra do Arq. Fernando Abrunhosa de Brito (As Doze Portas de Gerações de Arouca"-"Casa Grande dos Malafaias", Séc. XVI a XVIII) na qual poderá encontrar uma vasta e detalhada informação sobre estas gerações.

Cordiais saudações,

Victor M. Pinheiro, victorpontopinheiro@umontrealpontoca
(autor: Genealogia Família Malafaia-Pinheiro, pag. Guarda-Mor)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114071 | R.Miguel Nunes | 14 mar 2006 11:27 | Em resposta a: #114053

Caro Victor M. Pinheiro,

Agradeço uma vez mais a sua amabilidade e solicitude, mas eu pesquiso à já algum tempo um ramo Malafaia cuja indicação geografica mais recuada que consegui até agora (e que infelizmente ainda apenas me remete para o sec. XIX, embora não por falta de pesquisa) se situam em Escalhão/Figueira de Castelo Rodrigo (com ligações de filiação aos Meirelles) e que posteriormente se estabeleceram próximo de Torre de Moncorvo indo ainda ligar-se por casamento aos Madeiras de Freixo de Espada à Cinta.
Qualquer novo dado agradecia que entrasse em contacto, de forma a lograr deslindar ao origem destes "meus" (por estudo apenas) Malafaia.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114111 | pinheirov | 14 mar 2006 18:55 | Em resposta a: #114071

Caro R. Miguel Nunes

Recordo de facto ter solicitado em tempos informação sobre gentes de Urros que eu confundi com Urrô. Lamento não poder ser mais útil, mas caso surja alguma outra informação relativa a esses da região de Moncorvo, não hesitarei a comunicar-lha.
Poderei no entanto acrescentar em resposta a uma das suas questões, que em relação aos de Arouca, o gerarca dos desta região terá sido um D. Rodrigo Malafaya, filho de Luis Gonçalves Malafaya (ver F.Gaio).
Por ser de interesse mútuo, grato vos ficaria também por qualquer descoberta que possa fazer da sua parte relativamente aos Malafaias que investiga.

Sempre ao dispor.
Cordialmente,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114120 | pinheirov | 14 mar 2006 20:44 | Em resposta a: #114071

Caro R. Miguel Nunes

Se Escarrigo, Almofala e Escalhão de Freixo de Espada à Cinta são os lugares e vilas que investiga, proponho-lhe passar em revista o website de «familysearch.org» onde encontrará um grande número de «Madeiras» dos quais os mais remotos, de Escalhão, são do início séc.XVII. Uma rápida leitura leva-me a pensar serem de uma e mesma família. Coincidência ou não, o nome ou apelido Miguel Nunes figura entre eles. Nemhuma referência, no entanto, a Malafaias.
Se pensa ser uma pista com interesse, e se não frequentou ainda o referido site: proceder em sequência e a partir da página principal; Search / International Genealogical Index / Laste name (Madeira) / Region (Southwest Europe) / Country (Portugal)

Cordialmente,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114133 | R.Miguel Nunes | 14 mar 2006 23:05 | Em resposta a: #114120

Caro Victor M. Pinheiro,

Agradeço mais uma vez as suas oportunas achegas, prometendo assim que tiver algum desenvolvimento da minha investigação que julge relevante, oputunamente não exitarei em entrar em contacto.
Soube à pouco tempo ainda da existência de alguns Malafaia na Murtosa e Válega/Ovar ambas as localidades no distrito de Aveiro, e não muitos distantes entre si. Seria interessante elaborar um mapa com a distribuição geográfia/temporal dos malafaia em Portugal, talvez nos ajudasse a compreender as suas movimentações e disseminação.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114152 | pinheirov | 15 mar 2006 01:01 | Em resposta a: #114133

Caro R.Miguel Nunes

É uma excelente sugestão à qual aceitarei aderir com prazer. Existe já uma soma de referências consideravel para iniciar tal trabalho. As Beiras e em particular o distrito de Aveiro, constitui a região de maior concentração, para além de algumas outras presenças no Algarve, em Silves, no séc.XV, e em várias regiões do Norte a partir do séc.XIII onde encontramos a origem dos desse apelido.
Proponho manter contacto. Viajarei para Portugal dentro de duas semanas para aí fazer uma pequena estadia e alguma investigação sobre colaterais. Caso haja oportunidade para encontro, estarei ao dispor.
Meus cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114259 | R.Miguel Nunes | 16 mar 2006 00:42 | Em resposta a: #114152

Caro Victor M. Pinheiro,

Eu enquanto jovem "aprendiz" de genealogista muito me honraria conhecer V. Ex.ª e caso tal se proporcione terei todo o prazer em me encontrar consigo, certamente muito aprenderia com a sua experiência nesta nobre "arte" da genealogia. Mas seria deveras um trabalho interessante perceber a distribuição geográfico/temporal dos Malafaia em Portugal, talvez isso nos desse algumas pistas no que respeita à sua disseminação e possiveis (hipotéticas, que obviamente poderiam ser comprovadas ou refutadas) relações, e a mim especial, algumas pistas acerca da origem do ramo de Malafaia que estudo.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#114313 | pinheirov | 16 mar 2006 22:14 | Em resposta a: #114259

Caro R.Miguel Nunes

Somos todos jovens (?) e aprendizes nestas coisas, pois que à volta da história de cada família e dos comentários e saberes de cada um, aprendemos sempre algo mais. Talvez seja este o maior atractivo deste interessante «hobby».
Se tempo e oportunidade surgir terei também prazer em fazer o seu conhecimento e aprofundar as suas intenções e objectivos. Creio que se encontra na região do Norte ou nas Beiras; quanto a mim, estanciarei pelo Norte marítimo até meados de Junho, fazendo também algumas incursões pelo interior. Encontrará numa das minhas mensagens deste tópico o meu endereço electrónico; peço-lhe que o utilize para que eu lhe envie em seguida a minha localização e contacto telefónico.

Cordialmente,
Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116265 | Fontanetti | 10 abr 2006 14:36 | Em resposta a: #114313

Prezado Ricardo,

A tempos trocamos correspondencia onde voce me prometeu que mo enviaria e pediu que eu assinasse um contrato de sigilo para me mandar as fotocopias da correspondencia trocada entre meu bisavo Malafaia emigrante no Brasil e meu tio-avo que ficara em Portugal... Imprimi o contrato e lhe enviei com copias dos meus documentos. Porem ate hoje nada de receber as copias da correspondencia que tanto me interessa. O que esta a se passar, por que nao me a envia ? No entretanto eu me mudei da Italia para Londres no UK. Agradeco imenso uma sua resposta. Terei outrossim um grande interesse em ajudar na sua pesquisa. Obrigado, Clodoaldo Fontanetti clodoaldofontanetti@yahoo.co.uk

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116272 | R.Miguel Nunes | 10 abr 2006 19:07 | Em resposta a: #116265

Caro,
Talvez por isso a acrta me tenha vindo devolvida duas vezes.
De qualquer forma me orientador alterou toda a estratégia o que me impedide de momento de enviar qq documentação, até publicação da tese.
Por tal as minhas sinceras desculpas.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116274 | Fontanetti | 10 abr 2006 19:40 | Em resposta a: #116272

Tudo bem Ricardo, e quando achas que terei acesso a tal documentacao ? Ou seja quando crees que sera publicada a tese ? Um abraco fraternal desde Londres.
Pergunto isso para evitar de te "amolar" antes da hora.
Clodoaldo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116279 | R.Miguel Nunes | 10 abr 2006 20:09 | Em resposta a: #116274

Caro Fontanetti,

Enquanto não ultrapassar as dificuldades de que lhe falei não pderei prevêr uma data em concreto, mas assim que tenha uma, entrarei em contacto consigo.
Conseguiu localizar o asento de casamento de Alfredo e Maria do Rosário? E seus assentos e nascimento? Esta é uma das dificuldades.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116281 | Fontanetti | 10 abr 2006 20:41 | Em resposta a: #116279

Ola Ricardo, esses registos todos eu os tenho. Tenho todos os registos de batismo e casamento ate cerca de 1700 em Torre de moncorvo e em Freixo de espada a Cinta. Tenho muita informacao sobre os meus ancestrais transmontanos que eu amealhei atraves dos anos. lendo o que voce escreveu aqui no Genea notei que vc tem alguma informacao equivocada e terei o maior gosto em te ajudar a dirimir as duvidas e consertar os equivocos. Mas voce coloca tudo dentro de um secretismo tao grande que confesso fica-me dificil lhe passar tudo o que tenho. Eu estava esperando que me mandasse copias das cartas do meu bisavo para comecar a colaborar de verdade com a sua pesquisa. O que voce me diz disso ? Aguardo sua resposta e por favor nao me leve a mal. Um abraco, Clodoaldo Fontanetti. 4, Melford Court - Fendall Street SW1 3HB London.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116283 | R.Miguel Nunes | 10 abr 2006 21:08 | Em resposta a: #116281

Eu na realidade já tentei enviar essas cópias, mas as mesmas me foram devolvidas por duas vezes... após isso o meu orientador me solicitou pelo menos até organizar todo o material a não tentar enviar novamente. Mas logo que o possa fazer inclusivé lhe enviarei por mail pois tenho todas as cartas processadas em word, e logo será bem mais fácil. Mas não o conseguirei fazer sem achar o rasto dos registos que lhe referi, casamento de Alfredo e Maria do Rosário e os respectivos assentos de nascimento.. senão me puder ajudar terei de perder mais alguns dias em pesquisas.. que nem sempre me são faceis devido à distância de minha residência a Bragança.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116286 | Fontanetti | 10 abr 2006 21:47 | Em resposta a: #116283

Esta bem, vou mandar esses registos agora mesmo por email. Um abraco e aguardo as cartas do meu bisavo. Clodoaldo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116287 | R.Miguel Nunes | 10 abr 2006 21:56 | Em resposta a: #116286

Caro Fontanetti,

Ficar-lhei-ei bastante reconhecido por tal gesto.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116288 | Fontanetti | 10 abr 2006 22:03 | Em resposta a: #116283

Acabei de lhe mandar os referidos registos Ricardo. Gostaria portanto que me mandasse a correspondencia do meu bisavo. Obviamente que manterei o sigilo requerido sobre as mesma. Um abraco, Clodoaldo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116289 | R.Miguel Nunes | 10 abr 2006 22:10 | Em resposta a: #116288

Caro Fontanetti,

Terei todo o prazer em lhe enviar se possivel já amanhã as referidas cartas dado, que as mesmas estão num pc na minha faculdade e numa pen que emprestei a meu oientador, e ainda, antes do envio gostaria de falar pessaoalmente com o meu orientador, mas por mim serão enviadas amanhã sem falta.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malafaia

#116373 | R.Miguel Nunes | 11 abr 2006 20:34 | Em resposta a: #116289

Caro Fontanetti,

Será possivel facultar-me mais informações acerca dos ancestrais de Alfre Malafaia e Maria do Rosário?
Será posivel que eles fossem "primos" pelo ramo dos Meireles?

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 14:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen