Familia de Eduardo Alves Carneiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#113955 | luisaramalhoortigao | 12 mar 2006 23:39

gostaria de conhecer todos os antecedentes geneologicos de Eduardo Alves Carneiro, nascido em S.Paio de Guimarei, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, em 1877. Estabeleceu-se como ourives, na Rua das Flores , Porto, tendo casado em 1904 com Carolina Neves de Castro, de quem teve uma filha, Otília.
Tinha sobrinhos, um dos quais Eduardo emigrou para o Brasil (Niteroí-Rio de Janeiro) na decada de 1950.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#115154 | pgirao | 26 mar 2006 21:50 | Em resposta a: #113955

Cara D. Maria Luísa Ramalho Ortigão,

Será necessário saber o nome dos pais de Eduardo Alves Carneiro para poder responder ao certo à sua pergunta, uma vez que nos assentos paroquiais dessa época só consta o primeiro nome do baptizado. Imagino que essa informação deva constar do assento de baptismo da filha, Otília, que presumo ser a Otília Etelvina de Castro Carneiro, nascida no Porto (Sé) a 12.09.1910. Consegue saber isso?

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#115327 | luisaramalhoortigao | 29 mar 2006 02:35 | Em resposta a: #115154

Estimado Sr.Pedro Girão.
Muito agradeço seus esforços no sentido de esclarecer as minhas duvidas
sobre os antecedentes do meu avô Eduardo. Na verdade nada sei para lá do que indiquei na mensagem; Já me desloquei a S.Paio de Guimarei, no intuito de encontrar família ainda viva que me pudesse ajudar, mas sem efeito. Vou então tentar através da certidãode nascimento de minha mãe Otília Etelvina. Tudo o que sei é que era uma família que se dispersou na zona de Sto Tirso e no Rio de Janeiro , há 50 anos atrás. Uma pergunta? Onde poderei consultar esses assentos de nascimento ou baptismo de minha Mãe, já que nunca os vi!
Mais uma vez grata pela sua atenção
Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#115396 | pgirao | 29 mar 2006 22:03 | Em resposta a: #115327

Cara Maria Luísa,

Já obtive a informação da localização do assento de baptismo da sua mãe. Se não se importar, preferia prosseguir esta troca de informações fora deste Fórum. O meu e-mail é pmgirao @ iol.pt

Com os melhores cumprimentos
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#115408 | rijo | 29 mar 2006 23:26 | Em resposta a: #115327

Cara Maria Luísa

Tenho nos meus costados um António Monteiro da Silva natural de S. Paio de Guimarei, filho de Anastácio Monteiro da Silva e de Ana Carneiro. A filha deste, Ana da Silva Carneiro já foi baptizada em 1874 em Requião (Famalicão). Infelizmente não tenho estes costados mais desenvolvidos, mas talvez haja aqui algum parentesco. Pela Páscoa irei ao ADP, se encontrar alguma informação que lhe interesse aviso.

Melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#115424 | luisaramalhoortigao | 30 mar 2006 02:20 | Em resposta a: #115408

Caro Luis Alves:
Muito contente fiquei com s/informação e até podemos ser parentes, já que esta familia estava muito dispersa, embora houvesse entre todos os membros que conheci, um carinho e respeito muito especiais.Eu e a minha família gostariamos de manter contacto com os parentes. Lembro ainda que há um sobrinho EDUARDO CARNEIRO, estabelecido no Brasil em Niteroi, que deve andar pelos 70 anos., e duas sobrinhas solteironas , uma delas de nome Adelaide, que residiam em S.Paio de Guimarei. Afinal são as nossas raizes e temos que as descobrir.
Obrigada pela ajuda que puder obter.
Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#115425 | luisaramalhoortigao | 30 mar 2006 02:48 | Em resposta a: #115396

Olá Pedro, você é bem rápido e começa a aproximar-se do ponto de partida.Obrigada!
Penso também que será mais fácil trocar e-mails .O meu é:

luisaramalhoortigao@sapo.pt

atenciosamente
Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#115528 | luisaramalhoortigao | 31 mar 2006 13:48 | Em resposta a: #115424

Caro Luis Alves,
Fiquei a saber que Eduardo Alves Carneiro, era filho de António Alves Carneiro e de Maria Carneiro. Talvez estes novos elementos lhe possam servir nas suas pesquisas.
Até breve
Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#127037 | atc195706 | 01 set 2006 19:40 | Em resposta a: #113955

FAMILIA DE MANOEL ALVES CARNEIRO, NATURAL DE SÃO MARTINHO DA VILA FRIA , TERMOS DE BARCELOS. SEU FILHO JOÃO ALVES CARNEIRO IMIGROU PARA O BRASIL COM APROXIMADAMENTE 12 ANOS, INDO DIRETAMENTE PARA MARIANA-MG, ONDE EM 21/06/1779 CASOU COM ANA MARIA D JESUS.
TALVEZ COM O MESMO SOBRE-NOME POSSA SER QUE SEJÃO PARENTES.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#127388 | luisaramalhoortigao | 04 set 2006 01:13 | Em resposta a: #127037

caro atc 195706 . Obrigada pelo seu contacto. No entanto penso não haver qualquer ligação entre estes 2 sobrenomes, uma vez que são provenientes de lugares bem distantes, embora no Norte de Portugal. A família do meu avô era natural de S.Paio de Guimarei - Sto Tirso, lugar onde ele nasceu. Teve sim familiares que imigraram para o Brasil, Niteroi mais tarde no ano de 1955. Após isso nada mais sei, agradeço-lhe o seu esforço já que toda a ajuda é benvinda.
O que poderia tentar everiguar era se a familia Manuel Alves Carneiro, teve porventura residencia alguma vez perto de S.Paio Guimarei.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#127390 | luisaramalhoortigao | 04 set 2006 01:34 | Em resposta a: #115396

Caro Pedro: Há muito tempo sem noticias suas, o que lamento, já que me enviou informações preciosas sobre o meu avô. Houve um mal entendido da minha parte quando escrevi que aceitava a s/ ajuda desde que não houvesse custos inerentes, quando o que eu queria dizer era que não queria que esses custos provocassem qualquer tipo de despezas ao Pedro, que já me faz um grande favor em me dar tantas dicas importantes. Pronto o que eu não quero é que ande a gastar do seu dinheiro com uma pessoa que nem conhece, e me diga só o que terei de pagar para obter as tais certidões , e onde. Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289281 | IgnezLC | 15 out 2011 20:32 | Em resposta a: #127388

Meu nome é Ignez. Sou nascida em Coimbra, por parte da família de meu pai, Lopes de Carvalho, de Sarnadela, Arganil. Minha familia MATERNA é descendente dos Alves Carneiro, e estamos a procurar nossa descendência em Portugal. Vivemos no Brasil, exatamente na cidade a qual fazem referência. NITERÓI, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

A primeira referência que temos da familia no Brasil, data do inicio do século XIX. Dois irmãos, Gabriel Alves Carneiro e Martinho Lourenço Alves Carneiro. Gabriel foi indicado por D. João, como Capitão Mor para a fundação da cidade de Niterói, quando esta foi elevada a consição de Vila, em 1819.

Lê-se em livros da história da cidade: "Aparentememte, os Alves Carneiro, de Braga, moradores de Confé-Braga"

Gabriel Alves Carneiro, nascido na Freguesia de S.Martinho de Abido em 07-11-1782. Filho de Joaquim Alves Carneiro e (n.cerca de 1754) e Maria Josefa da Silva.

Joaquim A. C., filho de Manuel Alves Carneiro e Maria Carneiro, sempre moradores de Confé-Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289297 | Luisa Soares Gomes | 15 out 2011 22:28 | Em resposta a: #289281

Inês


Obrigada pelo seu contacto.

tentarei obter mais detalhes sobre a familia do meu avô, no Arquivo MunicipaL do Porto.

Entretanto quero relembrar que o ultimo primo que emigrou para Niteroi cerca do ano 1955 também tinha o nome do meu avô.EDUARDO CARNEIRO ......(QUALQUER COISA) uma vez que era filho de uma irmã do meu avô.

Nada mais sei, para além daquilo que está no Forum, mas tentarei tudo o que fôr possivel para reunir a família


Abraços

Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289298 | IgnezLC | 15 out 2011 22:34 | Em resposta a: #289297

Maria Luisa

Por tudo que temos estudado, existe um unico patriarca da familia Alves Carneiro, que seria Manoel Alves Carneiro de Braga. Quanto mais estudo mais acredito que somos uma unica familia.

Sua familia continua por cá?
Ainda moramos em Niteroi, e a cada ano e meio, temos uma festa aonde a família se reune.
A próxima festa sera no dia 7 de janeiro.

Vou a procura de seu primo cá na cidade.

Abraços
Ignez

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289382 | Luisa Soares Gomes | 17 out 2011 01:44 | Em resposta a: #289298

Obrigada Ignez ...também creio que Manoel alves Carneiro foi o unico patriarca da família ....uma vez que as origens do meu avô SE ENCONTRAM NO DISTRITO DE bRAGA,,...

Não faço a minima ideia se ainda tenho familiares em Niteroi relacionados com os Alves Carneiro .. como meu primo Eduardo !!!daí tudo o que expus no Forum...

Tenho mta pena porque é um ramo materno que se vai perder... e que eu mto gostaria de recuperar ...

Veja p.f. o que pode fazer, pelo meu lado também continuo a procurar

Quem me dera poder estar convosco aí no dia 7 de Janeiro !!!!

Estarei pelo menos em pensamento e continuamos a procurar


Um beijo

Maria luisa

Maria Luisa Carneiro Ramalho Ortigão

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289385 | IgnezLC | 17 out 2011 03:19 | Em resposta a: #289382

Pois é Maria Luisa.
Se é, somos parentes.
E estamos todos em um grande movimento, tentando achar os parentes,
aqui no Brasil e em Portugal.
Poe exemplo, quem achou esse forum, não fui eu,
foi uma outra prima pesquisando.

Eu andei a procurar no facebook, e existem 2 Eduardo Alves Carneiro,
mais outros descendentes. Mas parece de algum pais de linhgua espanhola.

Há no orkut uma comunidade Familia Alves Carneiro,
eles têm um monograma muito parecido com o que tem em uma
bandeja de familia que minha mae tem.

Bom ...

Está programado ir a terra ano que vem.
Maio, provavelmente.
Gostaria de ver a festa da queima das fitas em Coimbra.
Quem sabe nos encontramos.
Você está em que cidade?

Beijos
Ignez

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289386 | IgnezLC | 17 out 2011 06:26 | Em resposta a: #289385

Maria Luisa, no orkut, na tal comunidade Alves Carneiro que eu citei, existe um Eduardo Alves Carneiro.
Deixei mensagem, incluido o endereço deste forum, mas pelo que observei ele nao costuma acessar.
Vamos aguardar e torcer.
Ignez

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289459 | Luisa Soares Gomes | 18 out 2011 03:11 | Em resposta a: #289385

IGNEZ


MAIS UMA VEZ OBRIGADA !!!!


BOM .... A VER QUE RESULTADOS VAMOS TER DE VOLTA

ACHO LINDO QUE VENHA A PORTUGAL NO PROX. ANO PARA A QUEIMA DAS FITAS EM COIMBRA !!! É O MÁXIMO DE ALEGRIA E JUVENTUDE


EU MORO NO PORTO ...... A 90 KMS DE COIMBRA E TEREI MUITISSIMO GOSTO DE VOS ENCONTRAR


O MEU NOME NO FACEBOOK É:

MARIA LUISA SOARES GOMES (RAMALHO ORTIGAO DE SOLTEIRA)
VAMO-NOS ADICIONAR OK?


BJINHOS

LUISA

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289560 | IgnezLC | 19 out 2011 18:25 | Em resposta a: #289459

Resumo do que temos de nossa familia, omiti detalhes.

O que nós, aqui em Niterói, temos de informação até agora, em resumo, é: Um MANUEL ALVES CARNEIRO, nascido ou que se casa, em 1739 com Maria Carneiro, tem pelo menos 2 filhos (não sabemos se teve mais). JOAQUIM Alves Carneiro (1754) e Manoel Alves Carneiro (unica referencia que temos deste MANUEL filho, é que foi padrinho de um sobrinho, Martinho (1784), filho de Joaquim - tudo em Portugal).

Sabemos de 2 filhos de Joaquim (não sabemos se teve mais). O primeiro foi GABRIEL ALVES CARNEIRO (1782) MARTINHO ALVES CARNEIRO (1784), não temos informações de outros filhos.

MARTINHO que casou-se com Dionísia Cândida Fortes e teve 3 filhos, e ai eu acho que já estávam no Rio e em Niteroi. José Alves da Silva Carneiro, José Alves Carneiro (1824) e João Alves Carneiro (1829), destes, João foi batisado na Candelária,no Rio, e Joaquim na capela da Conceição em Niterói. e Maria José Alves Carneiro (que casou-se com Manuel Jordão de Vargas e Vasconcelos). Apesar dessa referência com Niterói, ainda não conseguimos encontrar nenhum descendente aqui.

O primeiro filho de Joaquim(1754) GABRIEL, foi o Capitãp Mor da cidade de Niterói, quando esta foi elevada a condição de vila, então ainda com nome de Vila da Praia Grande. Isso corresponde ao prefeito, aquele que foi responsabilizado por organizar a cidade. Gabriel, que casou-se com Maria José Bessa, e essa é a nossa descendência, ele teve um filho José Alves Carneiro, que teve varios filhos, mas nós perdemos contato com esta descendência, mesmo sendo Niteró. Uma das filhas apenas, Alice Nabuco Caldas Alves(?) Carneiro, que casou-se com Elysio Pereira da Silva Porto, e eram nossos bisovós. Esse lado da família é a conhecida família Porto de Niterói.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Eduardo Alves Carneiro

#289579 | Luisa Soares Gomes | 19 out 2011 23:12 | Em resposta a: #289560

Ignez,

Obrigada pelos seus esforços e todo o trabalho que está a desenvolver !

Mas eu necessito de saber onde se situam as raízes portuguesas, isto é cidade, vila ou aldeia de donde são originários, para que eu possa também, fazer aqui as minhas investigações !

Será que através da vossa Secretaria de Estado da Emigração não seria possivel obter uma lista dos Alves Carneiro que chegaram ao Brasil/Niteroí entre 1950/1960?. Neste caso um homem de nome Eduardo Carneiro .... ou Eduardo Alves Carneiro... ( o tal sobrinho/afilhado do meu avô?
Eu suponho que ele foi tentar a sua sorte em Niteroí, para trabalhar com um primo que tinha uma INDUSTRIA DE PANIFICAÇÃO ...mais nada

É que toda a família próxima do meu avô vivia no seculo XX em S.Paio de Guimarei - Santo Tirso 20 kms a norte do Porto.

Como lhe disse eu nasci e vivo no Porto, sendo fácil recolher elementos no Arquivo Municipal.
Sera que o QUIRINO ALVES CARNEIRO ...poderá fornecer estes elementos também?
Fico a aguardar vossas notícias e já estou em contacto com o Quirino no FACEBOOK também
beijos
Maria Luisa

Resposta

Link directo:

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#418015 | pedromachado | 15 set 2019 15:50 | Em resposta a: #113955

Olá boa tarde , estou a fazer a minha árvore genealógica , e lado da minha avó materna é família Alves Carneiro, da freguesia de Rebordões, concelho de Santo Tirso. A minha linhagem é de José Joaquim Alves Carneiro ( trabalhou mts anos na fábrica de Negrelos, rio Vizela), que por sua vez era um dos 5 filhos de António Alves Carneiro, e neto de José Antonio Alves Carneiro..

Resposta

Link directo:

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#418188 | Luisaortigao | 22 set 2019 00:07 | Em resposta a: #113955

Boa noite
Li a sua mensagem e gostaria de poder ajudar.

Sou neta materna de Eduardo Alves Carneiro, nascido em 19 Fevereiro 1877, em S.Paio de Guimarei, concelho de Santo Tirso.
Filho de António Carneiro Alves e Maria Carneiro, moradores no lugar de Peneiros (concelho de Santo Tirso)

Neto paterno de José Carneiro e Clara Rosa
Neto materno de Joaquim Carneiro e Teresa Carneiro


Pouco mais sei sobre os seus antecedentes a não ser que seria descendente de Maria Carneiro natural de uma freguesia do concelho de VªNªFamalicão

Atenciosamente
Maria Luiza

Resposta

Link directo:

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#437156 | Paes Leme Coelho | 21 out 2021 15:31 | Em resposta a: #289281

Bom Dia Ignez a anos quero entrar em contato pois somos parentes .. bom nem sei se ira ver esta mensagem pois fazem anos

Descobri o casamento de Manoel Alves Carneiro tambem conhecido com Alves ribeiro.
Eles casaram em 1739 ,pois o 1 filho nasceu em 1740 ,o assento esta bem borrado ,mas entendesse que...
Ele e filho Natural e ela a noiva Maria Carneira e filha de Manoel Francisca e Eugenia Carneira !

Resposta

Link directo:

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#437160 | Luiza Ortigão | 21 out 2021 17:56 | Em resposta a: #437156

Gostaria de saber o local de nascimento de Manuel Alves Carneiro e Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#438709 | Paes Leme Coelho | 20 jan 2022 19:38 | Em resposta a: #437160

Boa Tarde Dona Luiza

Ele assim como seu filho foi batizado na
Freguesia São martinho de avidos braga!
batizado a 22 abril de 1754 seu pai Manoel Alves Carneiro ,as vezes chamado de Alves Ribeiro por ser do lugar de Ribeiro!

Resposta

Link directo:

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#438710 | Paes Leme Coelho | 20 jan 2022 19:43 | Em resposta a: #437160

Desculpe
você perguntou batizado de Manoel ...creio ser da mesma freguesia...mas ainda não achei ainda!
Casou antes de 1740 ...o documento que creio ser do matrimonio dele esta muito borrado ...mas se descobrir algo lhe aviso!

Resposta

Link directo:

Familia de Eduardo Alves Carneiro

#438712 | Luiza Ortigão | 20 jan 2022 20:05 | Em resposta a: #438710

Caro Paes Leme

Muito obrigada pela preciosa informação, que vem adicionar mais dados aos antecedentes do meu avô.
,
Eduardo Aves Carneiro

Se tiver novos elementos, p.favor contacte-me

Maria Luiza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 15:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen