busco por manoel alipio mouco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

busco por manoel alipio mouco

#113961 | marcos cesar mouco | 13 mar 2006 03:13

Estou a procura de alguem da familia Mouco, o único nome que tenho é de meu bisavô "manoel alipio mouco" pois parentes que eu poderia pedir informações já morreram, se alguem tiver alguma ideia de como procurar e onde, agradeço.
Agradeço desde já se alguem puder ajudar,
Abraços,
Marcos Cesar Mouco

Resposta

Link directo:

RE: busco por manoel alipio mouco

#113965 | victorferreira | 13 mar 2006 09:41 | Em resposta a: #113961

Onde vive?
VF

Resposta

Link directo:

Onde? Quando?

#113967 | victorferreira | 13 mar 2006 09:53 | Em resposta a: #113961

Caro Marcos,
Mouco quer dizer surdo. É provável que tenha havido muitas famílias originadas em alguém com dificuldades auditivas e que, tendo essa alcunha, passou-a a descendentes.
Atenção! Não é nada de transcendente. Uma grande parte, senão todos os nomes sonantes das nossas famílias mais 'nobres' é derivado de alcunhas. Os Albergaria vêm de um senhor que, cansado da guerra, estabeleceu-se com um albergue em Lisboa. O Gonçalves Zarco era 'zarco' (zarôlho, deficiente visual). E foram grandes portugueses.
Voltando à 'família', como pode imaginar o que refere é pouco para um arranque. Refira locais, datas aproximadas (se você tiver 18 anos ou 81, o seu bisavô pode calhar em épocas bem diferentes ...). Diga onde está porque também pode ajudar a quem sugere coisas.
Não esmoreça. Continue a investigar. VF

Resposta

Link directo:

RE: Onde? Quando?

#114339 | marcos cesar mouco | 17 mar 2006 02:33 | Em resposta a: #113967

Olá Victor, agradeço muuito a sua dica e atenção, conseguir algumas informações, estarei indo atrás de mais, só não sei se irei conseguir, mas meu avô( Plinio Francisco Mouco) filho de Manoel Alípio Mouco(Bisavô procurado) tem hoje 78 anos, e supostamente, digo supostamente pq não tenho certeza, morou em um lugar chamado "catanhevri", tb falaram que fica ou ficava por perto de Coimbra. Espero que essas informações possam ajudar um pouco mais em minha procura.
Desde já agradeço,
Marcos Cesar Mouco
Obs.: Somos Brasileiros, meu avô nasceu no Brasil.

Resposta

Link directo:

'Cantanhede', boa terra.

#114396 | victorferreira | 17 mar 2006 23:39 | Em resposta a: #114339

Cantanhede, é o nome do Concelho (= Município), terra óptimo leitão assado e de vinho a condizer, e que tem várias divisões administrativas, ou Freguesias:
Ançã
Bolho
Cadima
Camarneira
Cantanhede (propriamente dita, a sede do Concelho)
Cordinhã
Corticeiro de Cima
Covões
Febres
Murtede
Ourentã
Outil
Pocariça
Portunhos
Sanguinheira
São Caetano
Sepins
Tocha
Vilamar
Agora o que precisa é mostrar esta lista de Freguesias a quem possa identificar a Freguesia de origem da pessoa que procura e a partir daí, com umas datas mesmo que aproximadas, dirigir um mail ao Arquivo Distrital de Coimbra (que está à guarda da Universidade de Coimbra) com o nome da pessoa e essa data ou intervalo plausível, e pedir (se quiser) uma fotocópia do registo de baptismo.
Mas esse é o caminho se o ancestral que procura nasceu há mais de cem anos. Se nasceu há menos de cem (faça umas contas), tem que se dirigir à Conservatória dos Registos Civis de Cantanhede (?). Mas veja no site da d g r n (Direcção Geral dos Registos e Notariado, do Ministério da Justiça) se existe essa conservatória.
Marcos, se escrever 'Cantanhede' do espaço de busca aqui mesmo acima à direita, e mudar na caixa para 'Mapas' pode descobrir onde fica Cantanhede e as suas respectivas freguesias. Ou pode escrever 'Mouco' e seleccionar na caixa 'Pessoas'. Explore um pouco mais as possibilidades deste site.
Sucesso nas suas buscas, e bom fim de semana. VF

Resposta

Link directo:

RE: busco por manoel alipio mouco

#115176 | gianemouco | 27 mar 2006 01:49 | Em resposta a: #113961

Oi Marcos, estamos buscando por descendentes de Manuel Francisco Mouco, pai de Alípio Francisco Mouco, Rita Francisca Mouco e outros... Era Casado com Feliciana Maria de Jesus. Não sabemos a data de nascimento, mas, certamente em 1800 e alguma coisa, ja que Alípio deve ser nascido em 1860 ou 1861... Sabemos que teve outros filhos, mas não sabemos o nome. Alguem da família, disse que o Alípio nasceu em Pocariça, província D'Ouro, Portugal... (estamos tentando decifrar esse enigma, para fins de arvore genealógica...)

Resposta

Link directo:

Outros Moucos ... de Cantanhede

#115199 | victorferreira | 27 mar 2006 14:01 | Em resposta a: #114339

Caro Marcos,
Repare nas coincidências:
- a nova participante deste Tópico também refere alguém chamado 'Mouco', proveniente de um local chamado Pocariça;
- deve haver mais localidades em Portugal com o nome Pocariça/Pocariço (quer dizer 'púcaro pequeno', e púcaro é um pequeno reservatório para líquidos, ou pequena penela de barro para aquecer coisas);
- a participante refere-se ao Douro, e pode ser que existam lá umas tantas pequenas localidades (Aldeias) com esse nome;
- mas ... Freguesia (a menor divisão administrativa) mesmo só há uma: e fica precisamente no Concelho de Cantanhede!
É grande a probabilidade de estarem à procura do mesmo núcleo familiar.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: busco por manoel alipio mouco

#252452 | LS | 30 mar 2010 12:24 | Em resposta a: #115176

Bondia,

Não encontrei ligação com meus antepassados mas por coincidencia sou de perto de Covões Cantanhede e meu avo era chamado Alipio, (em referencia ão bisavo que tambem era de nome Francisco), mas não era Mouco.
Alguem conhece e sabe as origems do nome Alipio e sabe se foi um prenome - nome que se usava muito ?
Cara gianemouco, voçês estão em qual régião do Brasil ?

Muito obrigado pela resposta

L. Sylvia

Resposta

Link directo:

RE: busco por manoel alipio mouco

#252524 | cfpp | 31 mar 2010 22:08 | Em resposta a: #252452

Boa tarde, simpáticos confrades e viva a boa disposição aqui existente!

Pena é que para os que estão mais distantes, não possa ser possível saborear,por agora, as delícias da terra dos vossos antepassados e tão bem sugeridas pelo sabedor victorferreira. Mas, se tiverem um pouco de paciência, procurem reservar um tempinho todos os dias, e pesquisar nos livros deste lugar e nessas datas. Talvez com sorte os achem. Foi assim que descobri um casamento e um baptizado de uns familiares. Só que nos livros que consultei existia uma lista com os nomes das pessoas que nesse ano, tinham recebido os respectivos sacramentos. Reduzia o tempo e era mais fácil localizar.

Também tenho uns Alípios a par de uns Fabrícios e Fábios mas estes "passearam -se" mais a sul (Algarve ) e consta que em família, proveniente de Itália.

Penso que não estou a quebrar nenhuma regra, já outras indicações semelhantes, aqui foram deixadas. http://etombo.com/paroquia/cantanhede.htm
Espero que tenham sorte

Saudações
M. Carlota

Resposta

Link directo:

RE: busco por manoel alipio mouco

#264609 | Barros Filho | 31 out 2010 11:41 | Em resposta a: #252524

Caro Senhor,

Hj vi sua msg na qual menciona procurar o senhor Manoel Alípio Mouco. Não sei se a minha informação poderá ajudá-lo, mas fui casado com Wanderlene Silva Mouco, filha de Manoel Mouco Filho e Maria das Graças Silva Mouco, todos residentes em Ubá, MG, na Av. Padre Arnaldo Jansen, 825 - Bairro Santa Luzia, (032) 35329914. Pelas informações que me foram chegadas, Manoel é natural de Muriaé, MG. Talvez esta informação lhe seja útil. Um forte abraço, Caio Monteiro de Barros Filho

Resposta

Link directo:

RE: Onde? Quando?

#264619 | cfpp | 31 out 2010 16:37 | Em resposta a: #114339

Caro Marcos

Recebi hoje uma notificação de resposta no meu mail. Como receio que passe despercebida, deixo-lhe aqui o aviso para ler a mensagem do confrade Caio Monteiro de Barros Filho, (que certamente a dirige ao Marcos).
Como vão as investigações?

Cumprimentos
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 17:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen