Familias Cardigos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Familias Cardigos

#113997 | jmcsilva99 | 13 mar 2006 14:56

Parece que a origem das famílias Cardigos está no Alentejo, no entanto não consigo perceber a que ramo pertenço. Sou José Manuel Cardigos da Silva, meus avós maternos eram António Raimundo Cardigos e Luisa Alves Gaspar de Gavião, penso eu.
Será que alguém me pode dar alguma pista.
Desde já agradeço.
JMS

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117133 | dilar | 22 abr 2006 21:56 | Em resposta a: #113997

eu nome e Maria Dilar Cardigos. O meu pai ja falecido era Eugenio lopes de Morais cardigos natural do gaviao filho de Antonio de Morais Cardigos e de Maria Antonia Lopes ambos nascidos no gaviao. O meu Pai nasceu em 1920. O meu avo tinha 2 irmaos (Joaquim e Alberto) . Eu gostaria muito de conhecer a origem desta familia. Desconheco o nome dos meus bisavos. O nome Antonio Raimundo Cardigos nao me e desconhecido. Por favor envie a data de nascimento dos seus avos. com os meus cumprimentos
dilar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117143 | Pedro França | 23 abr 2006 01:13 | Em resposta a: #113997

Caro JMS:

Tive um tio-avô - António Cardigos - que casou com a irmã de meu avô materno - a tia Maria dos Remédios - da família Fialho da França Machado, do Gavião. Desta união houve uma filha única - Josefina - que vive na Figª da Foz e é professora do Ensino Secundário.
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117148 | luis262 | 23 abr 2006 02:12 | Em resposta a: #113997

Caro JMS

Também eu tenho uns parentes Cardigos, do Gavião. Uma prima do meu avô materno, Berta da Silva Pimentel http://genealogia.netopia.pt/pessoaspessoas/pes_show.php?id=291193 , casou com Joaquim Raimundo Cardigos, engenheiro, natural de Gavião.
Esta Berta que eu não sei se nasceu no Gavião, tinha vários irmãos, sendo um deles ,Alfredo da Silva Pimentel, médico, natural do Gavião e pai de Maria da Conceição Frois Gil Ferrão de Pimentel Teixeira, mais conhecida por " São", nascida em 1923 e falecida muito nova, vis a quem. a Igreja Católica iniciou um processo de beatificação.
O facto do seu avô se Ccamar também Raimundo, pode eventualmente indiciar um parentesco com estas pessoas...
Espero que estes elementos possam ajudar.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117149 | luis262 | 23 abr 2006 02:25 | Em resposta a: #117148

Caro JMS,

Corrijo: http://genealogia.netopia.pt/pesoas/pes_show.php?id=291194

Cpts.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117150 | Pedro França | 23 abr 2006 02:29 | Em resposta a: #117148

Caro Luís:

Creio que na sua mensagem se refere à "Sãozinha" que está sepultada em Alenquer, creio eu. Minha avó era muito devota da Sãozinha e a família dava-se bem com os pais dela, Pimentéis Teixeiras.
Em casa de meus avós maternos ainda encontro algumas fotos da Sãozinha, exactamente do modo como são divulgados os pastorinhos de Fátima.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117151 | luis262 | 23 abr 2006 02:40 | Em resposta a: #117150

Caro Pedro:

Exactamente caro Pedro. Chamei-lhe São porque, o meue avó me dizia que era assim que ela era chamada em família e gostava de se chamada, mas ficou realmente ase conhecida por " Sãozinha".
Um abraço
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117152 | luis262 | 23 abr 2006 02:50 | Em resposta a: #113997

Caro JMS:

Talvez, devido ao adiantado da hora, depois de um dia cansativo , ( vide as "gralhas" que passaram na minha resposta ao Pedro França... ) não consegui enviar-lhe o codigo correctamente. Mas se prcurar na Base do Genea encontrará as páginas destes Cardigos e Pimentéis.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117164 | luis262 | 23 abr 2006 13:21 | Em resposta a: #117149

Caro JMS.

Peço desculpa dos enganos de ontem, mas apesar de ser fim de semana tive um dia complicado e, àquela hora já começava a ver com os "olhos trocados", como soi dizer-se...
Assim, deverá "clicar" :

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=291194

Para além disso, esqueci-me de referir, que embora não estejam editados no Genea, o casal Berta da Silva Pimentel e Joaquim Raimundo Cardigos, teve pelo menos dois filhos:

Serafim Maria Pimentel Cardigos e Maria Celeste Pimentel Cardigos.
Se souber de mais aguma coisa sobre Cardigos ligados ao Gavião comunico.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117218 | jmcsilva99 | 24 abr 2006 08:52 | Em resposta a: #117133

Obrigado D. Maria Dilar pelas suas informações, vou saber junto dos meus pais a data de nascimento dos meus avós e qualquer informação que entretanto eu obtenha disponibilizarei.
Com os meus cumprimentos,
JMS

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117219 | jmcsilva99 | 24 abr 2006 08:54 | Em resposta a: #117143

Obrigado Pedro pelas suas informações, vou verificar junto da família se conhecem alguem que o Sr. referiu.

Melhores cumprimentos,
JMS

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117220 | jmcsilva99 | 24 abr 2006 08:57 | Em resposta a: #117148

Agradeço a sua atenção com as informações que me cedeu, vou tentar juntar esta informção às que já disponho para ver se chego a algo mais concreto.
Com os meus cumprimentos
JMS

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#117221 | Pedro França | 24 abr 2006 09:15 | Em resposta a: #117219

Caro JMS:

Tudo bem, esteja à vontade. De certeza que haverá por aí algum ponto de contacto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#119858 | aniset | 01 jun 2006 20:47 | Em resposta a: #113997

no minho, junto de Ponte de Lima há uma casa chamada" CASA DOS CARDIGOS"

M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#130988 | dilar | 12 out 2006 18:19 | Em resposta a: #117151

Eu sempre ouvi o meu Pai falar da Saozinha que tinha falecido quando tinha 17 anos. Ela era muito religiosa e na hora da morte pediu ao seu Pai para ele se converter ao catolicismo. Eu tive uma fotografia dela e tambem tenho 2 pedacos cortados do seu vestuario. A minha Avo (Maria Antonia Lopes de Morais Cardigos) gostava muito da Saozinha e acreditava que esta menina era uma Santa.
Eu aindo procuro a origem do nome Cardigos. Sera um nome judeu? Toda a minha familia que nasceu no Gaviao eram todos muito louros com olhos azuis enquanto as outras pessoas da mesma zona tem geralmente feicoes mais escuras o que me leva a pensar que podera haver uma certa influencia estrangeira. Mas nao sei se isto esta correcto. Um abraco
Dilar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#131034 | JoãoGaspar | 13 out 2006 00:42 | Em resposta a: #113997

Caros Confrades,

Eu não sei se deveria ou não poder especular neste tópico, mas tenho uma teoria relativa ao apelido Cardigos , que pode ter uma origem parecida ao apelido Caratão do qual tenho ascendencia.
veja na seguinte pagina :
http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=1682
Outros factos vejo curiosos na sua ascendencia; o apelido Gaspar, que tambem tenho, o facto de existir perto de Mação uma localidade Cardigos, e o facto de que Gavião ser muito perto de Mação.
Ora tal como João Marques, residente no Caratão/Mação se deslocou para o Fratel durante as invasões napoleonicas, seria muito natural que alguem de Cardigos, tenha fugido para o Gavião, ai se estabeleceu e adoptando o nome Cardigos, tal como João Marques, passando a ser João Marques do Caratão.
Eu lembro me de minha avó paterna, de seu nome Conceição da Silva Mendes, falar que seu pai ou avô, tinham uma propriedade em Belver, chamada Olival ao Tejo. A minha avó era de Mação, filha de Manuel Mendes Esteves cc Luisa da Silva e neta paterna de José Mendes Esteves cc Maria de Mattos.
Esta minha avó casou com Francisco Gaspar, filho de Lourenço Gaspar , que se encontra na base de dados do Genea e a sua ascendencia que o liga aos Caratão. poderá ver aqui:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/costados.php?id=579045
Com este exemplo da minha familia, que era de Mação/Fratel e tinha uma propriedade em Belver, subentendo que a mobilidade nesta região era um facto.

Espero que lhe seja util,

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Cardigos

#131055 | jmcsilva99 | 13 out 2006 09:41 | Em resposta a: #131034

Obrigado pela sua informação, vou tentar investigar com os seus dados junto da minha família do Gavião.

Resposta

Link directo:

Familias Cardigos

#374453 | FilipeCardigos | 14 out 2016 16:59 | Em resposta a: #113997

E já pensaram que podem ter família nos Açores...
Boa tarde. Sou açoriano, com origens do continente. A terra onde a maioria da família que conheço é São José das Matas, Envendos, Mação. O meu pai é do Gavião: António Manuel Lopes Cardigos, nascido em Gavião, e minha mãe: Patrícia Maria Pires Silva Cardigos, nascida em Castelo Branco. Os meus avós paternos são: Rosário Lopes (Cardigos) e Agostinho Cardigos. Os meus avós maternos são Rosa e Eduardo. A minha bisavó paterna do lado da minha avó chama-se Maria Palmira. A minha bisavó materna do lado do meu avô chama-se Maria do Rosário Mendes.
Também ando à procura das minhas origens.
Espero que tenha ajudado bem como me ajudem
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 15:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen