Condes da Feira / Sernancelhe

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Títulos | Pessoas | Famílias | Património

Condes da Feira / Sernancelhe

#114004 | João Calado | 13 mar 2006 15:31

Gostaria, se possível, que me esclarecessem que ligações poderão ter existido, no sec. XV/XVI, entre a Vila de Sernancelhe e os Condes da Feira.
Isto porque, num estudo que estou a levar a cabo àcerca de um antigo mosteiro existente naquela vila, encontrei no dicionário de Pinho Leal que “D. Maria Pereira, filha ou parenta dos condes da Feira, senhora de grande nobreza e muita representação, natural da villa de Sernancêlhe, irman de Pedro Álvares Pereira, também da mesma villa, achando-se viuva, e em edade avançada, emprehendeu (...) trandormá-lo [o mosteiro / convento] em convento de freiras da mesma ordem”.
Gostaria, pois, de saber algo mais tanto àcerca da referida D. Maria Pereira, falecida em 1533, como do dito irmão Pedro Álvares Pereira.
Grato pela atenção prestada,
JC

Resposta

Link directo:

RE: Condes da Feira / Sernancelhe

#127011 | dani_ | 01 set 2006 16:55 | Em resposta a: #114004

Acerca da existência de D. Maria Pereira,
existem várias desse nome com ligações à casa dos Condes da Feira:

1º - O terceiro conde da Feira, D. Mnauel Pereira, teve uma filha com esse nome que veio a ser freira em Vairão

2º - O quarto conde da Feira, D. Diogo Pereira, teve tambem uma filha com o mesmo nome, que veio a se rreligiosa

Qunato á relação entre a dita família e a vila de Sernancelhe ja não lhe posso esclarecer.

cumprimentos
Daniel Valente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 13:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen