Registos mais Antigos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Registos mais Antigos

#114083 | romeu | 14 mar 2006 13:57

Queria saber se registos mais antigos se encontram também nos arquivos distritais, ou se estes, antes de uma determinada data, se podem encontrar na torre do tombo. Sei que no caso de Leiria, embora sem pormenores, muitos registos foram destruídos durante as invasões francesas, pelo que só há registos de baptismos/casamentos desde há uns 200 anos, mas não sei se documentação mais antiga possa ser encontrada na torre no tombo, ou noutro local.

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114090 | JCC | 14 mar 2006 15:33 | Em resposta a: #114083

Caro Romeu (?)

Sugiro que leia o que está em:

http://genealogia.netopia.pt/home/newpes.php

Quanto à conservação dos registos os que estão na TT estão lá e os que estão nos Arquivos Distritais também aí ficam.

Isto significa que não há passagem dos documentos dos AD para a TT. O que acontece é que estão na TT registos que já lá estvam em data anterior à criação do AD. É, por exemplo, o caso do Algarve em que os registos mais antigos estão na TT e os mais modernos do AD de Faro. Mas, também como exemplo, todos os de Évora estão no AD de Evora.

Quanto a Leiria penso que é como diz, uma grande parte dos livros estão desaparecidos, sabe-se lá se para sempre.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114096 | romeu | 14 mar 2006 16:16 | Em resposta a: #114090

Obrigado pelo esclarecimento. Sou novo nestes assuntos e agradeço a ajuda.

O caso que me interessava era o de Leiria, passei pelo AD rapidamente num destes dias e apenas vi índices de registos de baptismos/casamentos a partir de cerca de 1790-1820, consoante as freguesias, devido então às invasões francesas...
Pensei que poderia haver algo mais na TT, mas então outros AD podem ter registos bem mais antigos.

Assim sendo, vai ser difícil recuar no tempo quanto aos meus ascendentes, a não ser que tenha antepassados nascidos/casados noutras regiões/distritos.

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114110 | JCC | 14 mar 2006 18:27 | Em resposta a: #114096

Mais uma sugestão. Existe, noemalmente, nos Arquivos, uma publicação, que também está on-line no site da TT, que tem o inventário dos Registos Paroquiais. Consultando essa obra ficará de imediato a saber quais os registos que existem para o Distrito de Leiria e onde se encontram.

CUmprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114114 | chartri | 14 mar 2006 19:05 | Em resposta a: #114096

Meu caro,

Para ver o que "há" em cada paróquia vá ao site do A D de Leiria: http://adleiria.iantt.pt/, veja à direita "Recursos Informativos", depois vá a "Fundos Arquivísticos", depois a "Paroquiais" e depois encontra todos os Concelhos com a lista por paróquias do que existe.

Para fazer uma pesquisa para trás de 1800 tenho procurado os actos notariais. Existem sempre testamentos e compra e venda de algumas propriedades. Mas são de difícil leitura.

Tenho também ido ao Arquivo Histórico Militar, em Lisboa. Mas para
Leiria há muitos poucos livros "Livros de Quartel Mestre". Também desapareceram na voragem das revoluções: invasões francesas e durante a “zanga real”(como lhe chamavam)

Boa sorte

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114173 | romeu | 15 mar 2006 09:19 | Em resposta a: #114114

Obrigado pela informação, ainda bem que ainda há outros registos mais antigos. Mas primeiro irei ver o que puder nos registos de baptismos/casamentos. Só é pena não ter tempo disponível já, mas em breve irei ao AD "vasculhar" o que puder.

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114283 | JoãoGaspar | 16 mar 2006 15:57 | Em resposta a: #114173

Caros Confrades,

Seguindo este topico de registos antigos deparei-me com uma duvida, eu consegui fazer alguma pesquiza caseira sobre os meus ascendentes atraves de registos paroquiais, mas somente até o seculo XVI, antes de essa data como poderei investigar? ou as investigações ficam simplesmente por aqui?


atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114305 | JCC | 16 mar 2006 20:04 | Em resposta a: #114283

Caro João Gaspar

Eu não chamaria uma "pesquisa caseira" a algo que chega ao sec XVI!!!

De qq modo aqui fica o que sei.

Os registos paroquiais começaram a ser obrigatórios após o Concílio de Trento mas, como as coisas não são imediatas nem iguais em todos os locais, os livros começam a existir a partir de meados dos anos de mil e quinhentos (meados do sec XVI).

Antes dessa data apenas nos podemos socorrer de outras fontes: testamentos, partilhas, contratos, devassas, etc., etc.

É certo que a pesquisa de familias populares se torna, para trás daquela data, muito dificil. Mas os arquivos da Câmaras Municipais têm, por vezes, muita informação por explorar que cobre também o povo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114309 | chartri | 16 mar 2006 21:12 | Em resposta a: #114283

Caro João Gaspar

Ao que explicou o nosso colega Cordovil, eu juntaria o Arquivo Histórico Militar. Com os livros de Quartel Mestre, com os registos das Milícias e Ordenanças, obtem igualmente muita informação no século XVII para cá.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114367 | JoãoGaspar | 17 mar 2006 17:03 | Em resposta a: #114305

caro João Cordovil Cardoso


Muito obrigado pela sua ajuda, tentarei então junto das camaras municipais.
Julgo tambem que as juntas de freguesia possuem os Roiz de Confessos, sera que se pode ter acesso a tais arquivos?

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Registos mais Antigos

#114368 | JoãoGaspar | 17 mar 2006 17:05 | Em resposta a: #114309

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Muito obrigado pela a sua ajuda, vou prosseguir com a minha investigação caseira.


atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen