O apelido Vilobi

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

O apelido Vilobi

#11420 | mbp | 19 out 2001 11:54

Caros amigos

Nas minhas pesquisas encontrei um apelido completamente desconhecido "Vilobi"-Maria José Vilobi de Araújo e Vasconcelos.Alguém sabe se este nome ainda existe em Portugal e qual a sua origem?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11444 | Carlos Silva | 19 out 2001 16:52 | Em resposta a: #11420

Caro Miguel Brandào Pimenta,

Nào se trata de forma portuguesa de Willougbhy?

cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11446 | artur41 | 19 out 2001 17:10 | Em resposta a: #11420

Caro Miguel Brandão Pimenta


Pode-me dizer em que contexto é que encontrou esse apelido?
Como descendo dos Araújo e Sousa e eles são parentes dos Araújo e Vasconcelos, talvez possa contribuir para o tópico em questão.
D.Maria Vilobi de Araújo e Vasconcelos viveu em que época?


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11448 | artur41 | 19 out 2001 17:34 | Em resposta a: #11444

Caro Carlos Silva


Tem toda a razão. Descendem de Albano Willoughby, cujo filho Roberto Vilobith, que tinha grande destaque em Inglaterra, veio para Portugal depois de enviuvar de sua primeira mulher Antonieta James Cubem, nobrfe senhora alemã, tendo sido cavaleiro da Ordem de Cristo. Passou-se para a Madeira, onde se casou por 1600 com D.Maria Salazar(dos Salazarea), e deixou geração numerosa de ambas as mulheres, no Funchal.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11450 | Carlos Silva | 19 out 2001 17:37 | Em resposta a: #11444

.... e sendo assim seria familia descendente de Robert Willougbhy, de origem inglesa, q. se estabeleceu no Funchal pouco depois de 1600 (e depois em Almada).

Veja o Armorial Lusitano, de Martins Zuquete (1961)

C. S.

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11451 | Carlos Silva | 19 out 2001 17:41 | Em resposta a: #11448

Caro Artur Camisào Soares,

Mandei um complemento de resposta sem ver seu elucidativo comentario.

Um abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11455 | artur41 | 19 out 2001 17:47 | Em resposta a: #11450

Caros colegas


Uma correcção e um aditamento:


a) Correcção: Maria Antonieta Cuibem(e não "Cubem")

b) Aditamento: pesquisar em


Portuguese. Ancestry.com

www.lusaweb.com/Genresources/Madeira/madeira.cfm


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11457 | mbp | 19 out 2001 17:52 | Em resposta a: #11446

Caro Artur Camisão Soares

Antes de tudo muito obrigado pela sua resposta.Encontrei estes dados no Arq. Distrital do Porto.Pesquisava um meu 5º avõ há muito tempo (o seu casamento)e só agora o encontrei .Diz no registo efectuado em Penafiel que João Rodrigues de Vasconcelos Araújo Vilobi Brito de Sotomayor(é o nome que consta)era filho de de Bernardo José da Costa Sotomayor e de Dona Maria José Vilobi de Araújo e Vasconcelos do lugar de Barrio freguesia de Santo André da vila de Sella couto de Alcobaça n. p. de Gonçalo José da Costa de Sotomayor e de D. Antónia Luisa Garção dea cidade de Lisboa e m.de António Marques de Araújo de Vasconcelos e sua mulher D. Josefa Vilobi do dito lugar do Barrio.O nascimento do meu 5º avõ data de Abril de 1780.
A propósito tenho um outro ramo Araújo e Vasconcelos que se transformou mais tarde em Vasconcelos e Mota,estes da casa e torre da Mota de Póvoa de Lanhoso mas que descendem dos Araújos da vila de Lobeos,Galiza.Este ramo dz-lhe alguma coisa.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11458 | artur41 | 19 out 2001 17:57 | Em resposta a: #11455

Caros colegas


Isto hoje está um pouco baralhado para mim. Vou dar os correctos:


Portuguese Ancestry.com

www.lusaweb.com/genresources/Madeira/madeirac.cfm

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11459 | mbp | 19 out 2001 18:00 | Em resposta a: #11450

Caro Carlos Silva

Muito obrigado pela sua resposta.De facto deconheço completamente a sua origem,mas essa pode ser uma hipótese.

Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11460 | artur41 | 19 out 2001 18:14 | Em resposta a: #11457

Caro Miguel Brandão Pimenta


Em primeiro lugar, as minhas desculpas, pois a pressa e o sistema nervoso estão-me hoje a levar a cometer erros inadmíssiveis: talvez sejam as notícias que correm nos jornais sobre a família Cadaval!?
Relativamente ao tópico, repetição dos endereços:

PortugueseAncestry.com

www.lusaweb.com/genresources/madeira/madc.cfm

Quanto ao Araújo, eu descendo efectivamente dos Araújos da vila de Lobeos, Galiza. Darei continuação aqui no Fórum ao estudo desta família.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11663 | Rui Portugal | 23 out 2001 14:39 | Em resposta a: #11460

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Sei pouco sobre a vinda dos Willoughby para Portugal.

Não sei se terá interesse para si saber que uma 5.ª avó minha, D. Ana Leonor da Silveira, depois de enviuvar de João Guedes Vilhegas de Quinhones de Mattos Cabral, sr. do morgado do Xaro em Beja e Alhos Vedros, casou 2.º vez, cerca de 1790, com Francisco Xavier Willoughby de Araújo, FCR, Cav. da Ordem de Cristo, major do exército, etc., tendo havido vários filhos deste casamento que usaram os apelidos Willoughby da Silveira, estando entre elas D. Maria da Luz Willoughby da Silveira, pelo casamento 1.ª viscondessa da Juromenha, julgo que hoje representada em França pelos seus descendentes, os actuais representantes dos Duques de Bellune.

Tenho em qualquer parte a ascendência deste Francisco Xavier Willoughby de Araújo. Procurarei encontrá-la para lha enviar.

Cunprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11680 | ajtrigueiros | 23 out 2001 20:01 | Em resposta a: #11457

Caro Miguel:

Peço desculpa por me intormeter neste tópico,com um assunto que não se refere a ele mas gostaria de entrar em contacto consigo, pois ando interessado em informações sobre os descendentes da família Miranda Ferreira e Moreira de Figueiredo, da Casa de Requiães, em Paradela (Barcelos) e soube que teria algumas informações sobre um ramo que vai para Cabeçudos, no concelho de V. N. de Famalicão. É verdade?
Se assim fosse ficava-lhe grato se entrasse em contacto comigo.

Um abraço amigo

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11869 | mbp | 26 out 2001 10:53 | Em resposta a: #11663

Caro Rui Portugal

Muito obrigado pela sua resposta e também pela cedência dos dados relativos a Francisco Xavier Willoughby de Araújo.Para mim são importantes porque neste momento estou convencido que o apelido Araújo Vilobi escrito três vezes no registo de casamento de meu 5º avô (1780) era de facto Willoughby corrompido em Velouvy conforme é explicado no Armorial Lusitano .Para este facto chamaram-me a atenção e muito bem os nossos amigos Carlos Silva e Artur Camisão Soares.Na minha opinião Vilobi é a forma minhota de Velouvy ( o padre que casou meu 5º avõ trocava o "v" pelo"b" ).De qualquer das formas só ficarei com a certeza após consultar os registos de Alcobaça que deverão estar,creio,no Arquivo Distrital de Leiria.Se não lhe desse muita maçada agradecia então o envio dos dados referentes a Francisco Xavier para o meu endereço:pimenta_m@yahoo.com

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#11912 | Vasco Jácome | 26 out 2001 21:53 | Em resposta a: #11457

Caro Miguel Brandão Pimenta

Parece-me claro que a família de que fala António Júlio Limpo Trigueiros é a que figura num estudo da sua co-autoria e publicado na “Barcelos Revista”. O ramo em questão deve ser o que resulta do casamento de Antónia Moreira, a 3-4-1690 em Paradela, com António da Silva, b. em Cabeçudos a 1-3-1661. O casal terá vivido em Cabeçudos (entre outros sítios).
Antónia Moreira era filha de António Manuel Ferreira, 1º Sr. da Casa de Requiães, e de sua m.er Ana Moreira.

Tenho cá em casa essa publicação, pelo que se interessar, facilmente lhe posso fornecer cópias. É que suponho que António Júlio pode ter dificuldade em fazê-lo, pelo menos pelos tempos mais próximos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#12816 | Rui Portugal | 13 nov 2001 16:10 | Em resposta a: #11869

Caro Miguel Brandão Pimenta,
Agradecia que me informasse se recebeu o meu mail com a ascendência de Fr.co Xavier Willaughby.
Enviei-lho para m@yahoo.com. Será que está correcto?
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#12960 | mbp | 15 nov 2001 11:25 | Em resposta a: #12816

Caro Rui Portugal

Mais uma vez os meus agradecimentos pelo o envio das informações.Acontece que não recebi o seu mail.O meu endereço é:

Pimenta_M@yahoo.com

Cumprimentos do Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#12961 | mbp | 15 nov 2001 11:30 | Em resposta a: #12816

Caro Rui Portugal


Reparei que o endereço não foi correcto.Aparece a verde apenas M@yahoo.com quando deveria aparecer Pimenta_M@yahoo.com

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#12983 | Rui Portugal | 15 nov 2001 16:58 | Em resposta a: #12961

Meu Caro Miguel Brandão Pimenta,

Esclareça-me por favor so início do seu mail é:
Pimenta M
Pimenta.M
PimentaM
Obrigado e cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#12984 | mbp | 15 nov 2001 17:06 | Em resposta a: #12983

Caro Rui Portugal

O inicio do "e mail" é Pimenta_M

Desculpe mais esta maçada

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: O apelido Vilobi

#13177 | mbp | 19 nov 2001 10:42 | Em resposta a: #12983

Caro Rui Portugal


Finalmente recebi os seus dados.Muito obrigado por tudo.


Cumprimentos


Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 00:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen