Leitões Proença de Penamacor

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Leitões Proença de Penamacor

#114294 | ajrei | 16 mar 2006 18:41

Caros confrades, em especial os que tenham trabalho sobre a Beira Interior,

Encontrei umas referências a uma família Leitão Proença, ligada aos antepassados do 4º Marquês da Graciosa, na obra A Casa da Graciosa.

Concretamente, uma D. Isabel da Gama Leitão de Mascarenhas, casada com Manuel Robalo Pignatelli.

É filha de Dª. Ana Leitão Proença, e neta materna de Dª. Guiomar Leitão Proença, tudo gente que cobre o século XVII e inícios do XVIII.

Eu tenho umas Leitão, de Abitureira, Sabugal, que me têm dado muita dificuldade em tentar articular e eventualmente entroncar com alguma família do mesmo nome naquela região. Trata-se assim de mais uma tentativa para tentar aquele desiderato.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Leitões Proença de Penamacor

#114358 | jlemos | 17 mar 2006 12:36 | Em resposta a: #114294

Caro António Rei
Só por curiosidade, pois nada adianta aos dados que referiu, chamo a atenção para o facto da referida senhora figurar na base de dados do Genea em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=249742. Também a tenho nos meus dados, pois liga-se a ramo familiar meu, mas nada sabia sobre a sua ascendência. Fiquei agora a conhecer a mãe e a avó maternas, graças a esta sua intervenção.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Leitões Proença de Penamacor

#114369 | ajrei | 17 mar 2006 17:08 | Em resposta a: #114358

Caro Jorge Lemos,

Obrigado pela sua mensagem, embora realmente não me tenha adiantado nada; no entanto, serviu-lhe a si o que já é bom. Fico, portanto, satisfeito com o facto.
Caso encontre alguma informação que ligue estes Leitão, ou quaisquer outros da região, com os da Abitureira, Sabugal, agradecia-lhe que me comunicasse.

Tenho uma 3ª avó, Dª. Joaquina Augusta Leitão, a mãe dela, Dª. Anna Leitão e uma irmã da 1ª e filha da 2ª, Dª. Luiza Augusta Leitão.
São todas dadas como naturais da Abitureira, embora o apelido não seja comum naquela zona.
Todas têm tratamento de «Dª.», e pelo que sei, não lhes viria dos maridos.
Enquanto o meu bisavô Joaquim Rei e os irmão dele, todos tiveram só o apelido de «Rei», a única irmã chamou-se Dª. Maria Augusta Leitão, mantendo o apelido da mãe e o mesmo tratamento, que já era o de sua mãe, tia e avó.
Serão um ramo que provirá talvez de algum antepassado ligado ou a O.Santiago ou à O.Cristo, aquelas a que os Leitão tradicionalmente estão mais ligados.
Claro que é uma hipótese a confirmar ou não.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen